• Nenhum resultado encontrado

Búzios vira palco para exposição ao ar livre com 4 Circuito Arte Búzios 2019 Pág.03

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Búzios vira palco para exposição ao ar livre com 4 Circuito Arte Búzios 2019 Pág.03"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Nesta edição

Pág.03

Pág.02

Búzios vira palco para exposição ao ar

livre com “4° Circuito Arte Búzios 2019”

O Circuito busca levar arte para a população, permitindo a conexão direta

entre artistas e público por meio de oficinas, pinturas ao ar livre.

Sonata dos Loucos estreia

com casa lotada em Araruama

Pág.03

Pág.04

25 Anos da Unimed Araruama

Praça de Boqueirão em

Silva Jardim passa por reparos

(2)

Expediente

Empresa: Saquarema Notícias Ltda | CNPJ: 01.637.014/0001-83

Fundadora Elza Mª de A. Costa Jornalista Responsável Sergio Luiz Costa DTR/RJ: 1693/08/07

Colaboração Fernanda Guterres | Willian Fernandes

Thaís Barbosa | Tamirys Mello Sede da Redação: Rua Conselheiro Macedo Soares - 117

Sala 212 - Centro - Araruama - RJ

Circulação: Estado do Rio de Janeiro Interior do Estado do Rio de Janeiro Araruama | Iguaba Grande | São Pedro Saquarema | Cabo Frio | Arraial do Cabo

| Búzios | Rio das Ostras | Silva Jardim | Maricá | Quissamã | Carapebus | Macaé | Paraty | Barra Mansa | Penedo | Resende

etc...

Contatos

(22) 99835-2200 | (22) 99749-4433

Email Geral: lagosnoticia@hotmail.com Licença Amb:publicacao.ln@gmail.com As matérias enviadas para o jornal devem ser assinadas e constar RG. O conteúdo é de inteira responsabilidade do respectivo

Produção RHC Comunicação Eireli ME Direção: Regina Helena Costa

Direitos Humanos é

tema da Feira Literária

de Iguaba

A Feira Literária de Iguaba Grande (FLIG) traz em 2019 um tema importante a ser abordado: ‘’Entre o Era uma vez... e os Direitos Humanos...’’. O imagi-nário infantil, as cantigas de roda, o folclore estarão presentes, abordando de forma sucinta os temas da atualidade, como racismo e feminicidio.

Um dos convidados para falar sobre violência nas escolas é o Professor Thiago Santos, agredido dentro de sala de aula no ano passado em Rio das Ostras. Jonathan Azevedo, do Grupo Nós no Mor-ro, dará palestra no final da tarde.

A FLIG acontecerá no próximo sábado (3) a par-tir das 9h da manhã, na Praça da Estação. A pro-gramação do evento será extensa e muito variada dentro do tema proposto, com palestras, apresen-tações de música, dança, teatro e shows de talen-tos.

O objetivo do evento, organizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, é proporcionar aos alunos e aos moradores o conta-to com a literatura de uma forma diferente, estimu-lar o hábito da leitura e conscientizar os cidadãos desde a primeira infância.

O musical com a Patrulha Canina vai abrir a sequ-ência de apresentações, seguindo com cantigas de roda das crianças da Creche Zenith. A orquestra VIVACE encerra a FLIG 2019.

Outras apresentações culturais ficam por conta dos alunos das Unidades Escolares da Rede Mu-nicipal de Ensino e por convidados selecionados. Entre as atrações estarão: o musical da escola de Sapeatiba Mirim, uma cantata da escola Nerea Es-ther, um recital de poesia criado pelos alunos da escola Osmar Magalhães e um desfile ‘’valorizan-do a diversidade cultural’’ das escolas Ernestina, e Maria Nazareth.

Além de apresentações, as escolas vão promover opções de lanches em diversas barracas monta-das pelas próprias Escolas do Município.

Fotos: Marcelo Tucano

Sonata dos Loucos estreia

com casa lotada em Araruama

O Teatro Municipal de Araruama recebeu nos dia 19, 20 e 21 de julho a estreia da peça Sonata dos Loucos. Nos três dias a casa teve lotação completa e ainda contou com cadeiras extras. A peça conta a história de um interno recém-chegado em um sanatório que resolve levar a música até os internos que lá já estão, mas sofre as consequências de uma enfermeira cruel e impiedosa. O texto de Gilsérgio Botêlho, contou com a direção de Fernando Campos e vai agora para Macaé e Rio. Em novembro eles estão de volta em Araruama.

(3)

O Circuito busca levar arte para a po-pulação, permitindo a conexão direta entre artistas e público por meio de oficinas, pinturas ao ar livre. A cidade de Búzios será transformada em uma galeria a céu aberto entre os dias 09 e 18 de agosto com o 4° Circuito Arte Búzios 2019. O evento reúne artis-tas da cidade, região e até de outros estados. Durante duas semanas os principais pontos turísticos do balne-ário irão receber a exposição ao ar livre como Orla Bardot, Rua das Pe-dras, Porto da Barra e praças. O evento conta com mais de 120 ar-tistas inscritos para esta edição, onde

vão expor suas obras em dezenas de estabelecimentos e em áreas públi-cas da cidade. O Circuito busca levar arte para a população, permitindo a conexão direta entre artistas e públi-co por meio de oficinas, pinturas ao ar livre. Também serão realizadas oficinas com diferentes modalidades artísticas, como pintura, escultura, desenho, fotografia, mosaico, pintura para crianças, Arte Urbana, pintura em espátula. Algumas dessas ofi-cinas são gratuitas para crianças e adultos e outras pagas, todas realiza-das no Espaço Cultural Zanine e Rua das Pedras.

Búzios vira palco para exposição ao ar

livre com “4° Circuito Arte Búzios 2019”

Praça de Boqueirão em Silva Jardim

passa por reparosGultua novivast

A Prefeitura de Silva Jardim, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, com o apoio da Secretaria Muni-cipal de Meio Ambiente, pensando no bem-estar e segurança da população, realizou nesta semana, uma obra de reforma na Praça Elvira Alves do Nas-cimento, em Boqueirão.

Dentre os serviços realizados, foram

feitas a reforma parcial do telhado, re-forma completa de dois banheiros pú-blicos, reparos na iluminação e reforma do parquinho de diversões, além da pintura do prédio e do ponto de ônibus. A manutenção foi finalizada nesta sex-ta-feira (26). As obras foram executa-das pela própria equipe da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

A atleta de Araruama Ana Carolina

Petti recebe mais um grau na faixa azul

Carol Petti é lutadora desde criança. Atualmente está na

equipe da Ofbrothres e Gamefigth, duas academias

renoma-das no esporte de jiu-jitsu. A atleta vai completar 18 anos e

representa Araruama em todo o Estado. Na próxima

gradua-ção receberá sua a faixa roxa.

(4)

25 Anos

Unimed Araruama

(5)
(6)

Prefeitura de Saquarema recebe doação de

lixeiras recicladas

A Prefeitura de Saquare-ma recebeu, neste sábado (27/07), 60 lixeiras produzi-das através da reciclagem das lonas utilizadas na comu-nicação visual das estruturas do Oi Rio Pro. A doação foi feita pelo escritório regional da América Latina da World Surf League, que apresentou uma campanha com o con-ceito de “zero plástico des-cartável”.

Durante a etapa do mundial de surf em Saquarema, a Prefeitura e a WSL firmaram compromisso em causar o menor impacto ambiental possível ao meio ambiente. Desta forma, todos os

plásti-cos de uso único foram aboli-dos, dando-se preferência ao uso de materiais que pudes-sem ser reciclados.

As lixeiras doadas pela WSL passarão por pinturas nas escolas públicas de Saquare-ma. Uma gincana será reali-zada entre os alunos para in-centivá-los a atuar em ações de preservação ambiental. “Saquarema recebeu uma etapa do mundial de surf nun-ca vista em toda a história. Tivemos recordes de público e uma organização que su-perou todas as expectativas. Trabalhamos em conjunto com a WSL para causar o menor impacto possível ao

meio-ambiente. Desta forma, tivemos um campeonato li-vre de plástico, sem emissão de carbono e total respeito à natureza”, afirmou a Prefeita Manoela Peres.

No mesmo dia da entrega das lixeiras, uma limpeza foi feita na praia de Itaúna, em conjunto com o Ministério Pú-blico Federal, além de uma palestra sobre sustentabilida-de e ecologia ambiental para alunos das escolas públicas de Saquarema. Um relatório completo com todas as ações realizadas durante a etapa brasileira evento foi entregue ao MPF, contendo as ações realizadas no evento.

(7)

Fórum Popular de Cultura é

realizado em Silva Jardim

Foi realizada neste mês de julho, a reunião do Fórum Popular de Cultura de Silva Jardim. O encontro aconteceu no auditório Maria Magdalena do Nascimento, na Secretaria Municipal de Turismo e Cultu-ra de Silva Jardim.

Na ocasião, estiveram presentes representantes do poder público municipal e da sociedade civil que elabora-ram propostas de eventos e atividades que possam com-por as comemorações alusi-vas ao aniversário do Patrono da cidade de Silva Jardim, Antônio da Silva Jardim.

A reunião foi iniciada com um breve histórico sobre o homenageado no intuito de enaltecer a importância da comemoração para toda a cidade e todos participaram

das discussões que terão continuidade em outra opor-tunidade.

O Secretário Municipal de Turismo, Cultura e Governo de Silva Jardim, Felipe Ro-cha, abriu a reunião, ressal-tando a importância do Turis-mo e a Cultura, atuarem em consonância.

“Não tem como desvin-cular ações complementares, muito em especial, em um município como Silva Jar-dim, pujante culturalmente e com vocação turística. Nada mais atraente em um roteiro turístico, do que a percepção de respeito e preservação da cultura local. Juntos, cultura e turismo, são impulsionadores da cadeia produtiva, o que chamo de ciclo virtuoso”, dis-se Felipe.

Na mesma ocasião, foram apresentadas as alterações realizadas pelos representan-tes do poder público munici-pal na minuta de Lei de Cria-ção do Conselho Municipal de Cultura. As alterações foram analisadas e aprovadas pelos presentes e surgiu a proposta de realizar um fórum amplo, com representantes dos ei-xos artísticos da cidade para leitura da minuta no intuito de abrir a discussão entre todos os evolvidos, dando caráter democrático ao processo.

O Fórum Amplo foi agen-dado para o mês de agosto, com data a ser definida, no Teatro Zezé Macedo. A reu-nião foi encerrada com a lei-tura de um texto do poeta lo-cal, Pablo Demétrio, lido pela Mary Lopes.

3ª Edição da Festa do

Milho em Silva Jardim

Na última sexta feira (26), começou 3ª edição da Festa do Milho na praça do bairro Boqueirão, em Silva Jardim, que se estendeu até o domin-go (28).

A programação do even-to coneven-tou com comidas típi-cas, apresentações musicais, como: O grupo Conexão Bla-ck, Hosana Class, Atos 29, Carla Marcelle e outros, além de área Kids, touro mecânico,

sorteio de brindes, entre ou-tras atrações.

No evento a Prefeita foi homenageada, pela Igreja Batista em Silva Cunha, rece-bendo uma Moção de Grati-dão, entregue pelo Pastor da Igreja, Júlio Cezar Delphino. O evento foi uma Realiza-ção da Igreja Batista de Silva Cunha, com o apoio da Pre-feitura Municipal de Silva Jar-dim.

(8)

25

ANOS

Referências

Documentos relacionados

Ações em relação à (s) língua(s) como, por exemplo, a implantação do ensino de uma língua estrangeira nas escolas ou a definição da língua oficial de um

13 - VALOR DA INSCRIÇÃO: - R$ 220,00 para Comércio e Serviços e empresários, e R$ 240,00 para Público em geral, com direito a transporte, café da manhã, almoço, coffe break,

29 do Código Penal; por ter recebido (diretamente do empresário beneficiado com a lei da permuta), para si, vantagem indevida (“propina”) para que, em conluio com membros do

Delimita-se, esta pesquisa, a partir do tempo presente, ou seja, o tempo da Festa da Polenta, uma vez que, o passado é o reconstruído, no espaço do festejo, lugar

lácia parece ser a acidose metabólica, pois o sistema esquelé-. Em alguns pacientes, a osteomalácia produz dor óssea como sua.. manifestação primária; em outros,

É também ciente da proveniência dalguns dos seus complexos e comportamentos marcados por um específico conservadorismo al- deão que ou lhe complicavam a carreira da artista

SILVA 93 CIÊNCIAS EXATAS FACE CONTROLADORIA CIÊNCIAS CONTÁBEIS MANFREDO RODE 94 CIÊNCIAS HUMANAS FACE ECONOMETRIA II CIÊNCIAS ECONÔMICAS PEDRO RODRIGUES DE. OLIVEIRA 95

- Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal que vos queiram fazer; que se alguém vos bater na face direita, lhe apresenteis também a outra; - e que se alguém quiser pleitear