• Nenhum resultado encontrado

ATA DA REUNIÃO DE DIRETORIA E DO CONSELHO DA ABAPI E DA ABAPISUL.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ATA DA REUNIÃO DE DIRETORIA E DO CONSELHO DA ABAPI E DA ABAPISUL."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

ATA DA REUNIÃO DE DIRETORIA E DO CONSELHO DA ABAPI E DA ABAPISUL. Ata da reunião da Diretoria e do Conselho da A.B.A.P.I. e da ABAPISUL realizada no dia 24 de agosto de 2014 (Domingo), das 09h00 as 10h30, na Sala Ballroom 1, localizada no Centro de Convenções do Sheraton São Paulo WTC Hotel, à Avenida das Nações Unidas, nº 12.551, na cidade de São Paulo, por ocasião do Congresso Internacional da ABPI.

Participaram da reunião: Antonio Ferro Ricci, Álvaro Loureiro Oliveira, Alexandre Fragoso Machado, Andrea Gama Possinhas, André Luiz Souza Alvarez, Carlos André Ricci, Cassiano Ricardo Golos Teixeira, Cecília Leite, Daniel Adensohn de Souza, Deborah Portilho, Eliana Jodas Cioruci, Maria Elisa Santucci Breves, Fabiano de Bem da Rocha, José Carlos Tinoco Soares, Herlon Monteiro Fontes, Frederico Franco Orzil, Milton Lucídio Leão Barcellos, Rodolfo Humberto Martinez Y Pell Jr., Rodrigo Affonso de Ouro Preto Santos, Rodrigo Dias Fontes e Laetitia M.Alice Pablo D´Hanens.

Justificaram a ausência: Eduardo Conrado Silveira, Carla Tiedemann da Cunha Barreto, Carlos Henrique de Carvalho Fróes, Marcelo Goyanes, Luiz Antonio Ricco Nunes, Lilian de Melo Silveira, Gabriel Pedras Arnaud, Gustavo Barbosa e Elisabeth Siemsen.

A reunião teve início às 09:00hs, com os esclarecimentos do Presidente, Antonio Ricci, quanto à longa pauta e ao curto espaço de tempo, tendo em vista que a reunião estava acontecendo em uma sala que foi cedida gratuitamente pela ABPI na qual ocorreria a reunião de uma das Comissões de Estudos da ABPI a partir das 11hs. Assim, a ABAPI se comprometeu com ABPI a liberar a sala de reunião até 10:45hs.

O Presidente solicitou que constasse em ata os agradecimentos da Diretoria da ABAPI para a Diretoria da ABPI, especialmente à sua Presidente - Dra. Elisabeth Kasznar Fekete, por mais uma vez e mais um ano, ceder gratuitamente um espaço do Congresso da ABPI para a realização da reunião da ABAPI.

Ato contínuo teve inicio a discussão dos assuntos da pauta, a saber:

1) Aprovação da Ata da reunião da Diretoria e Conselho realizada do dia 31 de julho de 2014. A ata foi aprovada apenas com algumas correções quanto à digitação.

2) Diretoria de Relações Institucionais.

- Relatório da reunião com a Diretoria de Patentes ocorrida no último dia 08 de agosto. O Conselheiro André Alvarez expôs o resultado da reunião que está resumida no relatório que foi distribuída a todos os presentes e que foi enviada a todos os associados (Anexo I dessa ata).

- Em relação à outra reunião ocorrida anteriormente com a Coordenação de Desenhos Industriais do INPI, André Alvarez lembrou que o INPI aceitou a sugestão da ABAPI de elaboração de diretrizes de análise de desenhos industriais e está aguardando enviarmos as sugestões. Esse trabalho será desenvolvido pelo Grupo de Trabalho de Patentes e DI.

- Andréa Possinhas expôs a dificuldade no agendamento de reunião com Vinícius Bogéa, uma vez que o Diretor de Marcas estava em férias e informou que tentará conversar com ele durante o Congresso da ABPI.

(2)

- Antonio Ricci esclareceu que manteve contatos telefônicos com o Presidente do INPI a respeito do Novo Manual de Marcas, a emissão de Certificados de Registros de Marcas, a paralisação da Delegacia do INPI/SP e está tentando agendar uma reunião para tratar da realização de um novo exame de agentes da propriedade industrial, assunto que será abordado mais adiante nos assuntos da Procuradoria.

3) Grupos de Trabalhos de Marcas e de Patentes:

A ABAPI recebeu 19 candidaturas para o GT de Marcas e 18 candidaturas para o GT de Patentes. Um dos critérios será a seleção de apenas 01 membro efetivo de cada escritório para dar maior representatividade aos GTs. O Presidente estará definindo a lista dos membros efetivos dos GTs juntamente com os Coordenadores. De qualquer forma, Antonio Ricci informou que deveremos aproveitar a maior parte dos candidatos para que todos possam participar efetivamente, ainda que participem como “membros suplentes”.

Por conta da necessidade de uma efetiva participação dos membros do GTs e considerando que muitos membros vivem em cidades diferentes dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o Presidente comunicou que estão sendo realizados testes com o serviço oferecido pelo site “GOTOMEETING.COM” que possibilitará a realização das reuniões dos GTs pela internet, assim como possibilitará a participação de Colegas em reuniões de Diretoria e Conselho da ABAPI.

4) Diretor Tesoureiro.

4.1) Relatório do Estudo realizado sobre a situação financeira da ABAPI.

Houve a distribuição aos presentes de relatório financeiro sintético abrangendo os meses de Novembro/13 a Agosto/14 com demonstrativo das Receitas (Ordinárias, Cursos, Eventos, etc..) e das Despesas (Ordinárias, Extraordinárias, Cursos, Eventos, etc.) da ABAPI. (Anexo II dessa ata). O estudo realizado pelo Presidente-Antonio Ricci e pelo Diretor-Tesoureiro Rodrigo Fontes, concluiu que existe um desequilíbrio financeiro, uma vez que as Receitas Ordinárias, advindas das contribuições sociais, não conseguem custear as Despesas Ordinárias da Associação.

Contatou-se que as contribuições sociais não sofreram reajustes entre 2003 e 2011 e o último reajuste foi realizado em 2011 pelo percentual de 8% (oito por cento). De outro lado, os novos associados gozam de um beneficio de desconto de 50% na contribuição social durante os dois primeiros anos de associação, por uma decisão de 1997 da Diretoria, o que também é um dos fatores que contribui para diminuição da receita com contribuições sociais.

Desta forma, nos últimos 11 (onze) anos e, principalmente, nos últimos 04 (quatro) anos, os Cursos promovidos pela ABAPI, notadamente os Cursos Avançados, se transformaram em atividade essencial e estratégica para o custeio das Despesas Ordinárias, gerando uma situação que não é recomendável para a saúde e o equilíbrio financeiro da Associação, conforme as boas práticas de administração financeira.

Antonio Ricci e Rodrigo Fontes entendem que não é salutar e recomendável que o equilíbrio financeiro da Associação esteja totalmente “dependente” do sucesso ou da receita gerada pelos Cursos, visto que são atividades de “risco” e nem sempre poderão gerar os resultados positivos necessários para cobrir as despesas ordinárias.

(3)

De fato, constatou-se que no exercício de 2013, apesar dos reconhecidos esforços e dedicação da Diretoria e não obstante os Cursos terem gerado um bom resultado positivo, o mesmo foi inferior às expectativas e ao resultado dos anos anteriores, não sendo suficiente para custear as despesas ordinárias, extraordinárias e investimentos, motivo pelo qual a Diretoria anterior teve a necessidade de solicitar, no mês de Dezembro de 2013, para alguns associados, um adiantamento das contribuições sociais do exercício de 2014 para equilibrar as contas no mês de Dezembro/13.

De outro lado, Antonio Ricci destacou e concluiu que a utilização dos resultados positivos dos Cursos para cobrir despesas ordinárias e extraordinárias, não permite que a Associação tenha fundos para realizar os necessários investimentos para o aperfeiçoamento dos serviços prestados pela ABAPI aos seus associados, principalmente investimentos na infraestrutura de informática e de programas de computadores necessários para aperfeiçoar os controles e processos internos; a comunicação com os associados e com a sociedade, a organização e uma melhor divulgação dos cursos e eventos, e para investimentos em projetos e medidas mais efetivas para combater a prática ilícita de remessa de boletos bancários e para esclarecer o mercado sobre a importância da contratação de agentes de propriedade industrial, devidamente habilitados, que são alguns dos projetos da atual Diretoria.

A estimativa de fluxo de caixa até Janeiro de 2015 indica claramente que a manutenção dessa situação poderá gerar um desiquilíbrio maior, principalmente afetando os pagamentos dos próximos meses de Novembro/14 e Dezembro/14, motivo pelo qual o estudo e a implantação das medidas necessárias, listadas no próximo item da Pauta, deverão ser discutidas e implementadas com urgência.

4.2) Análise e discussão sobre as sugestões apresentadas na última reunião para se buscar o equilíbrio financeiro da associação e cronograma de implantação das medidas que sejam viáveis e aprovadas, entre as quais:

(i) Revisão e redução de despesas;

(ii) Locação do auditório da ABAPI para empresas/escritórios;

(iii) Organização de Ciclos de Palestras para gerar receitas e para melhor aproveitamento do auditório;

(iv) Criação da figura do sócio institucional e benefícios que poderão ser oferecidos aos sócios institucionais;

(v) Rateio - contribuição opcional dos associados para custear algumas despesas extraordinárias já realizadas (videoconferência, linha dedicada internet e ações judiciais) e algumas despesas extraordinárias e investimentos necessários (ação judicial contra o INPI – Anuidade de Patentes, aquisição de novos computadores e novos programas de computadores, etc.);

(vi) Estudo e proposta de aumento da mensalidade na Assembléia Geral de Novembro/14 em patamares acima da simples correção monetárias dos últimos 03 anos, com o objetivo de que as contribuições sociais cubram, pelo menos, as despesas ordinárias;

(vii) Projeto especial para o aumento do número de associados e definição de maiores benefícios aos associados;

(viii) Proposta de revisão do benefício/valor de mensalidade de novos associados (que hoje possuem 50% de desconto nos dois primeiros anos) e adoção de critérios diferentes para incentivar a associação;

(4)

(ix) Maior concentração de esforços e possível profissionalização na organização dos cursos da ABAPI, em sua divulgação e na “venda dos cursos”; visando aumentar os resultados positivos dos Cursos;

(x) Oferta de quotas de patrocínios dos Cursos da ABAPI.

Abertas as discussões, o Conselheiro Rodolfo Martinez manifestou a sua concordância com o estudo e possível implementação de todos os itens propostos acima, com exceção da proposta do item “V”, com o qual manifestou a sua discordância.

O Dr. José Carlos Tinoco Soares sugeriu, como forma de atrair novos associados, que o Encontro Anual de Profissionais seja divulgado e oferecido para todo o cadastro de Agentes de PI e para advogados, oferecendo um desconto na inscrição para aqueles que se associarem à ABAPI.

Em relação à proposta do item (iii) acima o Dr. Alexandre Fragoso informou que a organização do Ciclo de Palestras para o mês de outubro e novembro já está em andamento, sendo que a Dra. Debora Portilho já sugeriu temas como “Fashion Law” e “Marcas Farmaceuticas”.

Antonio Ricci informou que a organização de cursos, eventos, ciclos de palestras é um trabalho que tem demandando um grande tempo e dedicação do Diretor de Estudos e do Presidente, assim como ocupa um grande tempo e dedicação da Secretaria da ABAPI, seja durante a organização e divulgação dos cursos, seja durante a realização dos Cursos, decorrente do atendimento das naturais e diferentes demandas de Coordenadores, Professores e Alunos.

Assim sendo, o Presidente concluiu que o Diretor de Estudos está necessitando de ajuda e de uma maior colaboração dos demais Diretores e Conselheiros, sendo que aqueles que puderem ajudar nessa atividade de organização de Cursos e Palestras serão muito bem vindos e poderão conversar com o Alexandre Fragoso. Antonio Ricci destacou e concluiu, também, que a Secretaria da ABAPI necessita de equipamentos de telefonia, computadores e programas de computadores mais modernos para atender as demandas dos Cursos e dos associados.

Por conta do grande número de propostas a serem analisadas e tendo em vista o pouco tempo disponível na reunião, o Conselheiro Honorário Herlon Fontes apresentou proposta para que o Presidente da ABAPI e o Tesoureiro, juntamente com uma Comitê Especial de trabalho, analisassem as propostas e que fosse delegado poderes para esse Comitê Especial tome as medidas que sejam necessárias para o equilíbrio financeiro da Associação. A proposta foi aprovada por unanimidade.

Antonio Ricci propôs que esse comitê especial seja denominado de “COMITÉ FINANCEIRO” e seja composto pelo Diretor Tesoureiro, pelo Presidente e também por alguns Colegas que já estão colaborando nesse assunto, indicando as seguintes pessoas: Gustavo Barbosa (Vice-Presidente), Elisabeth Siemsem (Conselheira), Andrea Possinhas (Diretora), Eduardo Conrado (Vice-Presidente) e Rodolfo Martinez (Conselheiro). A proposta foi aprovada pelos presentes.

(5)

Antonio Ricci, Eduardo Conrado e Rodolfo Martinez realizaram uma reunião com a mesma empresa que realizou o Planejamento da ABPI. Foi uma reunião bastante produtiva e instrutiva para todos, pois ficou muito claro que esse não é o melhor momento para a realização do planejamento estratégico da ABAPI, uma vez que a boa técnica recomenda que o Planejamento Estratégico seja realizado quando uma empresa goza de equilíbrio financeiro e tem como objetivo principal o crescimento a partir de uma situação de estabilidade financeira e organizacional.

Por esses motivos, o Comitê de Trabalho e o Presidente propuseram que a Diretoria, com a cooperação dos Conselheiros, concentrem os esforços e o tempo nas medidas necessárias para o equilíbrio financeiro da ABAPI para, depois, retomarmos o projeto de contratação de alguma empresa para realizar o planejamento estratégico. A proposta foi aprovada e ficou decidido que esse projeto de Planejamento Estratégico será suspenso temporariamente e poderá ser retomado ao longo do ano de 2015.

6) Diretoria de Estudos:

Alexandre Fragoso, Diretor de Estudos, informou já ter organizado um cronograma de Cursos para 2014 e 2015. Que está analisando juntamente com Antonio Ricci uma melhor estruturação e algumas mudanças nos formatos dos cursos, visando à profissionalização dos mesmos. Reiterou que será importante um maior apoio e colaboração dos Colegas da Diretoria e do Conselho, pois os cursos são ‘produtos’ oferecidos pela ABAPI que podem efetivamente trazer um bom resultado financeiro e gerar maior numero de associados.

Alexandre Fragoso está analisando, juntamente com Antonio Ricci, um projeto do Presidente para a criação de um “COMITÊ ACADEMICO” para colaborar no aperfeiçoamento e uniformização dos programas e material didático básico de todos os Cursos, principalmente os cursos intermediários e avançados, e que poderá colaborar para que os cursos possam ser organizados, implementados e divulgados com maior rapidez e eficiência em cada uma das diferentes cidades.

A oferta de cursos e palestras a distancia, através da internet, é outro projeto que está sendo analisado e que certamente poderá gerar um aumento de receitas e de associados.

Para a divulgação dos Cursos do Segundo Semestre, além da divulgação pelas mídias digitais, foram impressos 5.000 folhetos contendo informações sobre os 04 (quatro) cursos do Segundo Semestre de 2014 (2 Cursos no RJ, 01 Curso em SP e 01 Curso em POA), sendo que 1000 folhetos estão sendo distribuídos no material dos participantes do Congresso da ABPI. O restante será enviado através malas diretas especializadas para escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de empresas de pequeno e médio porte em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

Essa mala direta especializada tem por objetivo atrair um maior número de inscrições de “não associados”, cujo valor da inscrição é maior e geram maior lucratividade para os Cursos. Os gastos com a diagramação, impressão, compra de malas diretas especializadas e correio, será de, aproximadamente, R$ 7.200,00, ou seja: um investimento em divulgação que terá um custo de R$ 1.800,00 por curso.

O Conselheiro Carlos Ricci, que tem seu escritório em Salvador/BA, ressaltou a importância da realização dos cursos a distância, pois essas atividades da ABAPI ainda estão muito limitadas na reunião Sudeste e Sul e restritas às cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre.

(6)

Antonio Ricci informou que esse é um projeto que já está em andamento e que a ABAPI já está iniciando estudos de sistemas, levantamento de custos e realizando testes com alguns sistemas que poderão ser utilizados para realização de reuniões e transmissão de palestras e cursos pela internet. O sistema “Gotomeeting.com” está sendo avaliado e testado.

7) Diretoria de Comunicações.

Considerando o pouco tempo de reunião restante e a ausência justificada da Diretora de Comunicações, o Presidente sugeriu tratar esse tema na próxima reunião. Informou, entretanto, que a Diretora de Comunicações – Dra. Carla Tiedemann - enviou relatório do Comitê Editorial contendo a proposta de regras básicas e objetivas para a continua alimentação e publicação de noticias na Home Page e nas mídias sociais (“facebook e twitter) e que poderá ser discutido na próxima reunião e enviada a toda Diretoria e Conselho, após aprovação da proposta.

8) Organização do XXXII Encontro Nacional de Profissionais da Propriedade Industrial – De 19 a 21 de Setembro - Campos do Jordão/SP – Até a data dessa reunião e faltando 25 dias para o inicio do evento, estão inscritas 63 pessoas, sendo que 58 pessoas irão se hospedar no Hotel Vila Inglesa e 5 inscrições são de pessoas que irão participar do evento, mas não irão se hospedar no Hotel Vila Inglesa e ficarão em uma residência na cidade, pagando o valor da inscrição do “day use”.

Ainda há necessidade de conseguirmos a ocupação de, no mínimo, mais 14 apartamentos para que seja possível o pagamento das contas orçadas com o Hotel Vila Inglesa e com o Hotel Frontenac. A previsão é contarmos com participação de, pelo menos, 90 pessoas. O Presidente solicitou que todos que puderem façam as inscrições o quanto antes, pois o numero de apartamentos restantes não é muito grande, bem como colaborem com a divulgação do evento, inclusive durante o Congresso da ABAPI. O Folheto de divulgação estará disponível no Stand da ABAPI. Além das atividades tradicionais, um músico contratado animará as noites de 6ª. feira e de sábado.

9) Procuradoria:

- Status da ação judicial da ação judicial distribuída no dia 11 de junho p.p. para questionar a Resolução INPI 113/13 (anuidade patentes).

O Diretor Procurador – Dr. Rodrigo Ouro Preto, informou que a ABAPI protocolou, no dia 20.08.2014, agravo de instrumento, perante o TRF da 2ª. Região, contra a decisão do Juiz da 25ª. Vara da Justiça Federal do RJ que INDEFERIU a tutela antecipada (liminar) para suspender os efeitos e a aplicação do artigo 13 da Resolução 113/13. O agravo de instrumento já foi distribuído e o Relator deverá apreciar o pedido de tutela recursal da ABAPI visando suspender a aplicação da citada resolução.

- INPI – Realização de Concurso de Agente de PI – Elaboração de oficio ao INPI - Interferência da Ação Civil Publica movida pelo MF de SP.

Rodrigo Ouro Preto, Antonio Ricci e Marcello do Nascimento, mantiveram reunião na ultima 5ª.feira (21/08/14), com a Dra. Ana Maria Scartezzini, advogada que patrocina a ABAPI nessa Ação Civil Pública, com o objetivo de: (i) analisar a interferência da ACP do MF/SP e da liminar concedida naquele processo na realização de exame para API pelo INPI, uma vez que o ultimo exame foi realizado em 2009; (ii) Analisar o “status” e próximos passos nessa ACP.; (iii) Elaborar oficio ao INPI requerendo a realização de novo exame para API.

(7)

A Advogada da ABAPI - Dra. Ana Maria Scartezzini - entendeu, em princípio, que a liminar concedida pelo Juiz em 2009 suspendeu os efeitos e a aplicação dos atos normativos e resoluções do INPI que regulamentaram a matéria, inclusive aquela que regulamenta a realização de exame de API. De outro lado, Antonio Ricci e Rodrigo Ouro Preto lembraram e argumentaram que o objeto e o pedido do MPF está restrito à questão de não existência de exclusividade de atuação para os APIs perante o INPI e que a própria decisão liminar afirmou que nada impediria que o INPI continuasse organizando o cadastro dos APIs, o que poderia dar fundamento à interpretação de que o INPI poderá continuar realizando o concurso para APIs e mantendo o cadastro dos mesmos. A Dra. Ana Maria Scartezzini analisará essa questão com maior profundidade e enviará sua opinião dentro dos próximos dias.

A Procuradoria da ABAPI pretende enviar ofício ao INPI esclarecendo que não há impedimento para que sejam organizados novos exames de API e requerendo a realização de novo concurso. Antonio Ricci informou que já conversou por telefone com o Presidente do INPI visando agendar reunião com Otávio Brandelli para tratar desse assunto.

Ficou acordado com a advogada da ABAPI que tentaremos agendar despacho com o Juiz e com o MPF para esclarecer melhor a questão e poderá ser interessante convidarmos algum Colega mais experiente para participar desses despachos, visando conscientizá-los sobre a importância da profissão e levando a experiência de outros países, como Alemanha, Estados Unidos e Japão. Fabiano de Bem da Rocha sugeriu que apresentássemos uma petição embasada na petição e nas informações que a ASIPI apresentou no processo como amicus curiae, lembrando que a ASIPI não foi admitida no processo.

10) ABAPISUL: O Dr. Cassiano Teixeira, Delegado da ABAPISUL, fez o relato das duas palestras que ocorreram com a participação da Coordenadora de Marcas - Sra. Silvia Freitas - como palestrante, e que abordaram o projeto do Novo Manual de Marcas do INPI. O resultado obtido com essas palestras foi muito bom, contando com a presença de 56 pessoas em Curitiba/PR e 46 inscritos em Porto Alegre/RS. A organização do Encontro Regional da ABAPISUL em Florianópolis em Março de 2015 está em andamento e o hotel já foi escolhido, sendo que o projeto é iniciarmos a divulgação do evento a partir de novembro e dezembro/2014.

Não havendo outros assuntos a reunião foi encerrada as 10:45hs.

Maria Elisa Santucci

Referências

Documentos relacionados

Haverá apenas 01 encontro presencial no final do curso na cidade onde o aluno residir (mesmo que tenha apenas um aluno matriculado), onde o mesmo será

Thiago Henrique Alvarado propõe em seu livro, Vestidas e afeitas para serem virtuosas: as mulheres na Castela dos séculos XIV e XV, interrogar sobre os

1.1 O Processo de Seleção de candidatos para contratação de profissionais em atendimento às necessidades de excepcional interesse público no exercício do cargo de Pedagogo

Corpo de texto: A formatação corpo de texto deve ser utilizada para todos os textos de parágrafos, com as seguintes atribuições: fonte Times New Roman, estilo

6.54- Valor médio de cobre e seu desvio padrão, em µg.cm-2, e coeficiente de variação, em %, para as faces, considerando o factor sectores da rampa e sua interacção com as versões

Um teste utilizando observa¸c˜ oes de fra¸c˜ ao de massa do g´ as de aglomerados de ga- l´ axias e SNe Ia foi proposto por Gon¸calves, Holanda e Alcaniz (2012)[ 41 ]. Eles

Resumo O objetivo deste estudo foi analisar a tendência temporal dos coeficientes de detecção de casos novos de hanseníase, bruto e específico por sexo, faixa etária e forma

Ao longo período estudado as malformações do aparelho circulatório são a primeira causa de mortalidade entre as malformações congênitas no estado da Bahia (Capítulo XVII do