• Nenhum resultado encontrado

EFEITOS DE ANELAMENTOS, FILTROS E ENOVELAMENTO DO SISTEMA RADICULAR NO INÍCIO DE DESENVOLVIMENTO DE PEREIRA, CV. SELETA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EFEITOS DE ANELAMENTOS, FILTROS E ENOVELAMENTO DO SISTEMA RADICULAR NO INÍCIO DE DESENVOLVIMENTO DE PEREIRA, CV. SELETA"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

EFEITOS DE ANELAMENTOS, FILTROS E ENOVELAMENTO DO

SISTEMA RADICULAR NO INÍCIO DE DESENVOLVIMENTO

DE PEREIRA, CV. SELETA

V.R. Sampaio*

RESUMO: Observou-se o desenvolvimento vegetati¬

vo e início de produção em p e r e i r a s , cv. Seleta, s u b m e

-tidas à vários tratamentos: a) plantas ob-tidas por es¬ taquia e sofrendo anelamento simples e com substituição de tecidos, após implantação no p o m a r ; b ) plantas obti das por estaquia e deixadas enovelar o sistema radicular em vasos e c) plantas duplamente enxertadas, u s a n -do como porta-enxerto o cv. Le Conte e como filtros os cvs. Garber e Kieffer. Da avaliação apôs 5,5 anos do inicio da implantação dos primeiros tratamentos do ex-perimento, no local definitivo, concluiu-se que os empregos de filtros e anelamentos nao interferiram no d e -senvolvimento vegetativo das p e r e i r a s , que as plantas com sistema radicular enovelado retomaram desenvolvimen¬

to n o r m a l , após implantação no campo, e que as plantas iniciaram produção com a mesma idade, independentemente dos tratamentos empregados.

Termos para indexação: P e r e i r a , anelamento em

pereira, filtro em p e r e i r a , enovelamento de r a í z e s .

* Departamento de Horticultura da E.S.A. "Luiz de Q u e i roz" da Universidade de Sao Paulo 13.400 P i r a -cicaba, SP.

(2)

EFFECTS OF RINGING, INTERSTOCKS AND TWISTED ROOT

SYSTEMS TREATMENTS IN PEAR, CV. SELETA

ABSTRACT: Vegetative growth and first production

of pear cv. Seleta were observed w h e n submitted to various treatments: a) plants from cuttings were

submitted to various ringing treatments after planting b ) plants from cuttings having the root system twisted and c) plants double grafted in 'Le Conte' rootstock, w i t h 'Garber' and 'Kieffer' as interstocks. After 5.5 years from planting of the 10 treatments in the field the conclusions w e r e : 1) ringing and interstocks treatments did not interfere in the pear vegetative g r o w t h , 2) twisted root systems plants had normal growth development after planting in the field and 3) pear plants had their first production with the same age, independently of the treatments.

Index terms: P e a r , Pear ringing, Pear interstock,

Twisted roots p l a n t s .

INTRODUÇÃO

Segundo HARTMANN & KESTER (1983) existem várias razoes para o emprego da dupla enxertia na propagação de p l a n t a s . Uma delas é o de contornar certos tipos de incompatibilidade. Outra e a possibilidade do filtro possuir particular característica, nao existente nem na copa, nem no p o r t a - e n x e r t o , a qual o faz de importância n a planta no seu todo. Terceira razão para o emprego de dupla enxertia e quando o filtro pode ter influen-cia no desenvolvimento da planta.

Existem interessantes pesquisas com macieiras e p e r e i r a s , relacionadas ao emprego da dupla enxertia, com influencia na incompatibilidade e desenvolvimento das p l a n t a s . Em macieira ROBERTS & BLANEY (1967) fazem

(3)

confronto bibliográfico em seu trabalho, onde relatam influências recíprocas com as combinações entre os p o r -ta-enxertos 'EM IX' n a n i c a n t e , 'EM X V I ' vigoroso e a copa 'Starking Delicious'. Usando os porta-enxertos , ora como t a l , ora como filtro, variando a extensão deste úl timo e alterando as alturas de enxertias chegaram as conclusões: a ) a influencia dominante era do tecido de r a i z , conclusão esta em concordância com pesquisas consultadas; b ) os filtros alteraram os desenvolvimen-tos das plantas e no caso particular do 'EM IX' induziu â floração p r e c o c e , sendo que esta resposta foi propor-cional ã dimensão do filtro; c) a posição do filtro in fluenciou o tamanho da planta, assim o filtro de 'EM IX' colocado baixo no tronco reduziu o tamanho da planta.

As pesquisas de dupla enxertia com pereiras r e -ferem-se predominantemente i tentativa de obter melhor compatibilidade com os porta-enxertos de m a r m e l e i r o . Assim temos os trabalhos de LUPESCU ( 1 9 7 0 ) , GUR et alii

( 1 9 7 8 ) , LENZ & BRAUN ( 1 9 8 7 ) , onde ficam patenteados efei tos diferenciados dos filtros sobre a p r o d u ç ã o , v i g o r , a longevidade das plantas em função da variação dos d e -mais componentes.

WALIGORA (1971 e 1983) relata 2 fases de um m e s mo experimento, onde empregou 59 diferentes filtros e n tre o portaenxerto Pyrus communis v a r . caucasica, v e -getativamente propagado e a copa de 'Willians Bon Chriitien'. Constatou maiores produções para plantas com filtros. Determinou também efeitos diferenciados entre os filtros, concluindo que 'Gdula', 'Patt Secked Seedlings' e 1S a c k o r k a 1783' foram os m e l h o r e s .

Outro aspecto curioso relativo a propagação d e plantas é aquele que diz respeito ao enovelamento do sistema radicular de plantas frutíferas. 0 emprego de mudas em raízes enoveladas ê condenado pelos manuais de horticultura. A introdução de tratamentos neste sentid o , no presente experimento sentideveuse a observação r e a -lizada durante o ano de 1 9 8 2 , na região de Bonn-Meckenheim na Alemanha. Através de visita realizada em companhia do D r . Fritz L e n z , diretor do Instituto de

(4)

Fruticultura da Universidade de B o n n , a propriedade de Schmitz-Hubsch, constatou-se que as mudas de m a c i e i r a s , em porta-enxerto EM IX, eram propositadamente produzi-das dentro de vasos p l á s t i c o s , com a finalidade de for-çar o enovelamento das raízes. 0 resultado demonstrado era de sucesso.

Procurando alternativas para redução de porte de plantas e produção precoce de p e r e i r a s , procedeu-se o seguinte experimento onde os tratamentos constaram de emprego de filtros por dupla enxertia, anelamentos com inversão de casca ou introdução de casca estranha e em-prego de mudas com sistemas radiculares enovelados.

MATERIAL E MÉTODOS

0 experimento foi conduzido no campus da ESALQ, P i r a c i c a b a , Estado de Sao P a u l o . As mudas

experimen-tais foram obtidas no Departamento de Horticultura, e deram origem aos seguintes tratamentos:

- m u d a obtida por estaquia.

^2 - m u d a obtida por estaquia, sofrendo anelamento ( l , 5 c m ) , com inversão do próprio anel de casca.

- muda obtida por estaquia, sofrendo anelamento ( 0 , 2 5 c m ) , fazendo-se retirada do anel da casca.

- muda obtida por estaquia, sofrendo anelamento ( l , 5 c m ) , com substituição por anel invertido de casca de 'Garber'.

- m u d a obtida por estaquia, sofrendo anelamento ( l , 5 c m ) , com substituição por anel de casca de 'Garber'.

- m u d a obtida por estaquia, permanecendo 12 meses em vaso de barro (27 x 2 5 c m ) .

- m u d a obtida por estaquia, permanecendo 24 meses em vaso de barro (27 x 2 5 c m ) .

(5)

vaso de barro (27 x 2 5 c m ) , posteriormente anelada (l,5cm) com inversão de próprio anel de casca.

Tg - muda obtida por enxertia sobre 'Le C o n t e1. Filtro

de 'Garber' com 12,5cm de extensão.

T ^ Q - m u d a obtida por enxertia sobre 'Le Conte'. Filtro de 'Kieffer' com 12,5cm de extensão.

As copas utilizadas experimentalmente foram do cultivar Seleta, material selecionado pelo Instituto Agronômico de Campinas. Como polinizador intercalou - se o cultivar T r i u n f o , de origem semelhante.

As plantas e os porta-enxertos foram obtidos atra vês de estaquia h e r b ã c e a , repicadas para canteiro em j a -neiro de 1982. As mudas enxertadas, sofreram as opera-ções a 26/07/83 e 2 3 / 1 1 / 8 3 , respectivamente primeira e segunda enxertias.

0 plantio definitivo foi realizado em solo clas-sificado como Latossolo vermelho-escuro, série Luiz de Queiroz. Na data de 03/08/83 plantou-se os tratamentos 1, 2 , 3, 4 e 5. Na mesma data os tratamentos 6, 7 e 8 foram transplantados para vasos de barro. Os tratamen-tos 9 e 10 permaneceram no canteiro. Os tratamentratamen-tos 6, 9 e 10 foram estabelecidos a 16/08/84 e os tratamentos 7 e 8 a 12/07/85. Nestes últimos tratamentos assim como no de n? 6 as mudas foram plantadas com torrão, diferin-do das demais que foram plantadas de raízes n u a s .

Os anelamentos foram praticados no tronco das plantas, no local definitivo, nos dias 04 e 06/09/85. Constou da retirada de um anel de casca em toda a cir-cunferência do tronco. Após operação fixou-se os anéis com fitilhos plásticos. Nos anelamentos de 0,25cm, sem reposição, protegeram-se as feridas com Sphagnum, reco-berto por polietileno.

A condução experimental foi realizada com aduba-çoes periódicas, pulverizações e emprego de técnicas de quebra de dormência, pela aplicação de D N O C a 0 , 1 2 % + óleo a 3%. 0 controle do mato foi feito pelo emprego de h e r -bicidas de contacto nas linhas de planta e roçadas

(6)

mecânicas nas entrelinhas. As plantas no espaçamento de 3,50 x 4,50m, tiveram crescimento livre, sem podas ou c o n d u ç õ e s . Empregou-se como polinizador o cultivar Triunfo na proporção de 1 3 , 3 % .

0 experimento foi delineado em blocos ao acaso, com 10 tratamentos e 2 repetições. A parcela constou de 3 p l a n t a s . A avaliação foi feita através da mensuraçao dos diâmetros e alturas das p l a n t a s , medidas e s -sas tomadas anualmente. A produção de frutos iniciada em 1988/89 foi anotada.

Para possibilitar análise do experimento, fez-se comparação dos diâmetros das plantas. Para tanto deu-se nota 100 para os diâmetros medidos em 1985, data essa próxima e anterior â execução dos a n d a m e n t o s . A seguir calculou-se as percentagens de acrésico dos diâ-metros para os anos de 8 6 , 8 7 , 88 e 1989. As análises

estatísticas foram aplicadas sobre estes valores fazen-do-se transformações das mesmas para arco seno / X .

RESULTADOS E DISCUSSÃO

N a realização dos anelamentos, as plantas esta-vam iniciando b r o t a ç a o , as cascas se soltaram com

faci-lidade. As plantas do tratamento 8, nao suportaram o procedimento a d o t a d o , cinco plantas morreram e o trata-mento foi dado por perdido.

Desenvolvimento Vegetativo

As médias gerais das percentagens que expressam os desenvolvimentos das p l a n t a s , estão na Tabela 1. Esses valores foram submetidos a análise estatística, após transformação dos mesmos para arco seno / X ~ .

As médias gerais dos diâmetros e alturas das plan tas que aferiram os desenvolvimentos das pereiras no in tervalo 1 9 8 5 - 8 9 , estão expressas na Tabela 2. Melhor visualização desses desenvolvimentos pode ser obtida pe

lo exame das Figuras 1 e 2. Os períodos de desenvolvimen-to representados nestas figuras sao de inverno a inverno.

(7)
(8)
(9)
(10)
(11)

Pelo exame dos valores mensurados ressalta o p e -queno efeito dos tratamentos no desenvolvimento das plari tas de pera. Assim na Tabela 1, notase que no p r i m e i -ro ano mensurado tao somente o tratamento 4, (onde se fez o anelamento com inversão com casca de 'Garber') mostrou certa diminuição no desenvolvimento. Porem, es^ te resultado somente diferiu estatisticamente do trata-mento 7. Examinando-se os demais p e r í o d o s , verifica-se que o tratamento 4 , teve retomada normal de d e s e n v o l -vimento .

Outro aspecto curioso relacionase ao grande d e senvolvimento das plantas com sistemas radiculares e n o -v e l a d o s , (Tg e T 7 ) uma vez implantadas no local d e f i n i

-tivo. Isto é dado a observar notadamente no tratamento 7, deixando bem claro que as plantas se recuperaram d e £ se período de contenção. Deve-se ter em m e n t e , porém, que as mudas dos tratamentos 6 e 7 foram implantadas de torrão. Mesmo assim, no final destas o b s e r v a ç õ e s , rea-lizadas em 1989, as plantas do tratamento 7, eram as menores do experimento, tanto em diâmetro (6,08cm) c o -mo em altura ( 3 , 2 8 m ) . Não deve ser esquecido q u e , em-bora todas as plantas experimentais tivessem a m e s m a

idade, houve variação na época de implantação no campo. A expectativa de que as plantas duplamente enxertadas mostrassem certo nanismo, nao se confirmou. A s sim as pereiras com filtro de 'Garber' e 'Kieffer' t i -veram desenvolvimento equivalente âs plantas controle. 0 tratamento 8 foi perdido por morte das p l a n -tas. 0 anelamento com inversão do a n e l , mostrou-se mui to drástico, para aquelas plantas que haviam sido im-plantadas recentemente no campo. H a v i a , com certeza, falta de vigor suficiente para superar aquele trauma-tismo .

Produção

Outro aspecto fundamental do experimento foi a constatação do efeito dos vários tratamentos no inicio da produção de frutos. Em 1987 em resposta ao tratamento

(12)

de inverno (DNOC + óleo) observou-se fraca floração, desprezível para qualquer avaliação. Em 1988, fez-se novo tratamento de inverno (DNOC a 0,12% + óleo a 3%) n a data de 05 de agosto, observando-se alguma resposta f l o r a l , porem, predominantemente ou quase que exclusi-vamente terminal. Houve produção de frutos e as quan-tidades produzidas nos diferentes tratamentos varia-ram de 17 a 147 f r u t o s , valores estes correspondentes a média de 3 p l a n t a s .

Dessa forma constatou-se início de produção para plantas com 5,5 anos (Trats. 1, 2, 3, 4 e 5) com 4,5 anos (Trats. 6, 9 e 10) e 3,5 anos (Trat. 7 ) , de esta-belecimento das mudas no local definitivo. As produ-ções ainda sao fracas para uma analise comparativa, po rém tendem a indicar o pouco efeito dos tratamentos no adiantamento da produção das p e r e i r a s , lembrando que as mudas foram produzidas a partir de uma mesma data. Nao o b s t a n t e , as mudas com sistemas radiculares enove-lados, tiveram seus desenvolvimentos retardados, e ini ciaram produção apresentando menor porte no campo, com menor tempo de permanência naquele local. Estes dois

a s p e c t o s , p r o v a v e l m e n t e , trarão reflexos na economici-dade da cultura.

CONCLUSÕES

1. Os tratamentos de emprego de filtros e anela-mentos nao interferiram no desenvolvimento vegetativo das p e r e i r a s .

2. Pereiras com sistemas radiculares enovelados, retomaram desenvolvimento normal após plantio no cam-p o .

3. As pereiras iniciaram produção com a mesma idade independentemente dos tratamentos empregados. A p r o d u ç ã o , assim, teve início para plantas com 3,5, 4,5 e 5,5 anos de implantação no campo.

(13)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

GUR, A.; Z A M E T , D.; A R A D , E . A pear rootstock trial in Israel. Scientia Horticulturae, Amsterdam, 8(3): 2 4 9 - 6 4 , 1 9 7 8 .

HARTMANN, H . T . & KESTER, D.E. Plant propagation. 4.ed. New Jersey, P r e n t i c e - H a l l , 1983. 727p.

L E N Z , F. & BRAUN, P. Effect of rootstock and cultivar selection as well as interstocks on the growth and yield of pear cultivars. Erwerbsobstbau, New Y o r k , 29(8):243-4, 1 9 8 7 . Apud Horticultural Abstracts, Wallingford, 59(4):2689, 1989.

LUPESCU, F. The effect of the interstock on the growth and fruiting of pear trees v a r i e t i e s . Lucrari Stiintifice. Seria Agronomie, Bucarest, 1 3 : 1 7 7 - 8 9 ,

1970. Apud Horticultural Abstracts, Wallingford, 42(1):557, 1 9 7 2 .

ROBERTS, A . N . & BLANEY, L.T. Qualitative, quantitative and positional aspects of interstock influence on growth and flowering of the apple. Proceedings of the American Society for Horticultural Science, St. J o s e p h , 91:39-50, 1967.

WALIGORA, J. Studies on the effect of the interstock on the viability, yield and frost resistance of the pear cv. Willians Bon Chrétien. Arboretum Kornickie, Warsaw, 16:241-93, 1971. Apud Horticultural Abstracts, Wallingford, 42(3):5523, 1 9 7 2 .

WALIGORA, J. Studies on the effect of the interstock on the viability, yield and frost resistance of the pear cultivar Willians Bon Chrétien. P a r t . I I . Arboretum Kornickie, W a r s a w , 28:321-41, 1983. Apud Horticultural Abstracts, Wallingford, 55(1):126,

1985.

Entregue para publicação em: 27/12/89 Aprovado para publicação em: 28/06/90

Referências

Documentos relacionados

Resultados: Os parâmetros LMS permitiram que se fizesse uma análise bastante detalhada a respeito da distribuição da gordura subcutânea e permitiu a construção de

Neste capítulo, será apresentada a Gestão Pública no município de Telêmaco Borba e a Instituição Privada de Ensino, onde será descrito como ocorre à relação entre

1- A vida das comunidades recoletoras era muito difícil, devido ao frio intenso e aos animais ferozes, mas também porque era difícil encontrar comida e lugares onde se abrigarem.. 2-

Um senhorio é um território, pertencente a um Senhor (do Clero ou da Nobreza), em que podemos encontrar terras cultivadas pelos camponeses que vivem no senhorio,

c.4) Não ocorrerá o cancelamento do contrato de seguro cujo prêmio tenha sido pago a vista, mediante financiamento obtido junto a instituições financeiras, no

Como eles não são caracteres que possam ser impressos normalmente com a função print(), então utilizamos alguns comandos simples para utilizá-los em modo texto 2.. Outros

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

 No século 7, nas regiões desérticas da Arábia, um mercador chamado Muhammad, conhecido no Brasil pelo nome de Maomé, começou a pregar uma nova religião monoteísta.. 