• Nenhum resultado encontrado

Fulan ST7111 Receptor Linux com Sua Própria Plataforma Online para o Software Operacional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Fulan ST7111 Receptor Linux com Sua Própria Plataforma Online para o Software Operacional"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

TEST REPORT

04-05/2011

50 TELE-satellite — Global Digital TV Magazine — 04-05/2011 — www.TELE-satellite.com

Receptor Linux com Sua

Própria Plataforma Online

para o Software Operacional

Receptor HDTV com Ligação Online

Fulan ST7111

• O produto é tão bom quanto o apoio fornecido pelo fabricante. A

empresa Fulan tem estado nos últimos 12 anos no meio do negócio

da electrónica e realmente tem tomado esta sabedoria com coração.

Eles desenvolveram a sua própria plataforma online para os seus

receptores baseados em Linux com o sistema operacional “Spark”, para

que conseguirem chegar directamente aos seus utilizadores e fornecer

suporte de diversas formas enquanto os receptores estão a funcionar em

modo normal.

Fulan ST7111

Excelentemente designe operacional software com atendimento ao

(2)

0.55

Available online starting from 1 April 2011

TELE-satellite World

www.TELE-satellite.com/...

Arabic ةيبرعلا www.TELE-satellite.com/TELE-satellite-1105/ara/fulan.pdf

Indonesian Indonesia www.TELE-satellite.com/TELE-satellite-1105/bid/fulan.pdf

German Deutsch www.TELE-satellite.com/TELE-satellite-1105/deu/fulan.pdf

English English www.TELE-satellite.com/TELE-satellite-1105/eng/fulan.pdf

Spanish Español www.TELE-satellite.com/TELE-satellite-1105/esp/fulan.pdf

French Français www.TELE-satellite.com/TELE-satellite-1105/fra/fulan.pdf

Hebrew תירבע www.TELE-satellite.com/TELE-satellite-1105/heb/fulan.pdf

Chinese 中文 www.TELE-satellite.com/TELE-satellite-1105/man/fulan.pdf

Polish Polski www.TELE-satellite.com/TELE-satellite-1105/pol/fulan.pdf

Portuguese Português www.TELE-satellite.com/TELE-satellite-1105/por/fulan.pdf

Russian Русский www.TELE-satellite.com/TELE-satellite-1105/rus/fulan.pdf

Turkish Türkçe www.TELE-satellite.com/TELE-satellite-1105/tur/fulan.pdf

Download this report in other languages from the Internet:

51 www.TELE-satellite.com — 04-05/2011 — TELE-satellite — Global Digital TV Magazine Fulan está a oferecer esta

infra-estrutura e software para fabricantes de outros receptores, para que no fu-turo consigamos ter cada vez mais receptores que são fabricados como o sistema operativo “Spark” da Fulan´s e sua plataforma on-line.

Quando recebemos a tão--esperada embalagem de Shenzhen, na China, todo o nosso laboratório fez uma pausa no seu trabalho – por-que todos nós por-queríamos ver de perto este novo receptor Fulan. Imediatamente per-cebemos que a medida de 22x16x4 cm era relativa-mente pequena e fácil de manusear.

A parte frontal do novo Fulan ST7111 é totalmente composta por uma aba com superfície espelhada. Um vi-sor segmentado juntamente

com dois LEDs que são visí-veis no centro através deste tipo de aba. Quando abrimos a aba podemos ver sete bo-tões que podem ser usados para operar o receptor caso o controlo remoto desapa-reça misteriosamente. Além disso, também tem um leitor de cartões Conax.

Este receptor está dispo-nível em três modelos di-ferentes (DVB-S2, DVB-C e DVB-T) e representa apenas uma parte do extensivo por-tefólio de produtos Fulan. No nosso teste usamos a ver-são DVB-S2 do ST7111.

O painel traseiro do re-ceptor Fulan está bem cons-truído. Além da entrada do sintonizador típico e saída loop-through, também vai encontrar uma saída HDMI, uma saída de áudio digital, três conectores RCA para

razões: em primeiro lugar, senta-se confortavelmente e ergonomicamente na sua mão, por outro lado estão bem organizados todos os botões, legíveis e “senti-mos” que funciona perfei-tamente quando pressiona-mos. Mas a Fulan também abordou um problema par-ticular neste controlo remo-to, é um caso que nós vimos aqui nos nossos laboratórios de testes e que recebemos inúmeros emails, realmente é bastante irritante para o cliente final: se tiver mais de um dispositivo de um único fabricante, existe uma gran-de probabilidagran-de gran-de um dos controlo remotos ter o efeito indesejável de funcionar em todos os dispositivos.

A culpa disso prende-se ao facto de se economizar dinheiro, mas muitas das vezes é desleixo do fabri-cante porque não atribuem diferentes códigos para vá-rios controlo remotos de todos os seus receptores. É a única forma de um único controlo remoto poder ser atribuído a cada modelo de receptor sem grandes des-pesas. Fulan está a traba-lhar de forma diferente: eles vídeo composto e saídas de

áudio estéreo, uma interfa-ce USB 2.0 para ligação a um disco rígido externo ou stick USB, uma interface de rede RJ-45, um interruptor de corrente, bem como uma interface serial RS232.

A interface RS232 real-mente não vai fazer falta, dado que existem tantas ou-tras maneiras de ligar-se a este receptor. Para a maior parte dos casos acabaram--se os dias em que se utili-zava este tipo de interface para actualização de sof-tware ou actualização da lista de canais através de uma ligação null modem a um PC. Nós especialmente apreciamos de a Fulan ser um dos primeiros fabrican-tes de receptores a acabar com as tomadas Scart. As fichas scart são totalmente inadequadas para HDTV.

Também ficamos bastante contentes com o controlo re-moto incluído e por diversas

(3)

2

3

4

5

1

52 TELE-satellite — Global Digital TV Magazine — 04-05/2011 — www.TELE-satellite.com

conseguiram mostrar como é possível contornar este problema. O seu controlo re-moto pode alternar entre o dispositivo 1 e o dispositivo 2 e pode ser feito ao pres-sionar um simples botão.

O LED do botão standby indica qual é o dispositivo que está seleccionado: para o receptor 1 o LED fica ver-de cada vez que pressiona um botão e para o receptor 2 acende a luz vermelha. Do lado do receptor, uma entra-da dedicaentra-da no menu permi-te alpermi-ternar entre o receptor 1 e o 2 e fazer toda a etapa de programação necessária.

O fabricante também in-cluiu um botão no controlo remoto que pode ser usado para totalmente desactivar um dispositivo USB conecta-do. Ao pressionar um botão este pára toda as activida-des de leitura/gravação nes-te dispositivo e nos discos rígidos movimenta a cabeça de leitura/escrita para uma posição neutra e desliga a energia.

O manual que acompanha a nossa embalagem para testes veio apenas em In-glês mas com a expansão da plataforma Spark vai, sem dúvida, estar disponível em outros idiomas.

Tirando a tampa o recep-tor amostra o processador principal de 450 MHz, 8GB NOR Flash, 512MB NAND Flash, bem como dois 128MB DDR SDRAM módulos de memória. Também ficamos bastante impressionados pela positiva com a fonte de alimentação.

Os receptores Fulan vêm com dois sistemas operati-vos diferentes que podem ser seleccionados com a função de dual boot. Neste relatório de ensaio vamos focar o seu software

home--grown Spark e sua associa-da plataforma online.

Fulan nomeou o seu re-ceptor standard de sistema operacional Spark e quan-do ligamos pela primeira vez conseguimos perceber de imediato através do as-sistente de instalação que toma em atenção ao detalhe que foi colocado no desen-volvimento deste software. Em seis passos o assisten-te de instalação encaminha o usuário através de todas as etapas de instalação do seu novo receptor. Tem os seguintes pontos: o idioma, as configurações do relógio (o receptor funciona com um relógio de tempo real), rede, saída de vídeo, o código PIN, bem como uma variedade de outras configurações bá-sicas. Os botões P+ e P- no controlo remoto permitem que consiga alternar com fa-cilidade entre as seis etapas diferentes, facilitando bas-tante para poder recuar e fazer as correcções.

O menu principal do sof-tware Spark também está muito bem organizado e definido com uma certa ló-gica. Realmente ficamos muito impressionados com o layout geral do OSD (exi-bição no ecrã). É muito fácil de usar e você pode comu-nicar com o OSD em Inglês, Alemão, Russo, Espanhol, Italiano, Português, Turco, Polaco, Grego, Finlandês, Sueco, Farsi, Francês, Che-co, EslovaChe-co, Dinamarquês, Húngaro, Persa, Ucrania-no, RomeUcrania-no, Curdo, Bósnio, Croata, Búlgaro, Indonésio, Esloveno, Hebraico, Lituana e Sérvio.

As configurações do siste-ma podem ser usadas para ajustar uma grande varieda-de varieda-de parâmetros, tais como a resolução do sinal de vídeo

1. Adicionando um servidor FTP para download de software, plug-ins e listas de canais

2. Adicionando um transponder

3. Varredura automática de canais do Hotbird 13° Este

4. Backup de todo o sistema num dispositivo de armazenamento externo

(4)

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

(5)

17

18

19

20

22

21

16

55 www.TELE-satellite.com — 04-05/2011 — TELE-satellite — Global Digital TV Magazine

6. Estão disponíveis vários DiSEqC para cada entrada de satélite

7. Edição da lista de Favoritos 8. EPG de um canal

9. Os canais podem ser encontrados no lista de canais usando as primeiras letras do nome do canal pretendido 10. O visualizador de imagens integrado exibe correctamente as fotos digitais

11. Uma barra de informações aparece momentaneamente após a mudança de canais

12. O menu principal do ST7111 13. O ecrã mostra a disposição do títulos MP3

14. As configurações de rede 15. Resumo dos plug-ins instalados

16. Resumo dos programas gravados

17. Feeds RSS podem ser facilmente exibidos ao longo do OSD do receptor

18. A lista dos satélites pré-programados

19. Digitalização manual do transponder

20. FAQ’s on-line através da plataforma Spark

21. Recepção de notícias via plataforma Spark on-line 22. Fulan fornece uma prática plataforma online para seus clientes via Spark online

(6)

23

24

25

26

56 TELE-satellite — Global Digital TV Magazine — 04-05/2011 — www.TELE-satellite.com

HDMI, um ecrã com sinal de 4:3 num televisor de 16:9 e obviamente uma variedade de configurações de exibi-ção no ecrã. Não podemos esquecer de mencionar que este receptor é totalmente compatível com HD na me-dida em que pode fornecer um sinal de saída em 1080p por isso está perfeitamente preparado para o futuro.

A lista dos satélites pré--programados e transpon-ders inclui os satélites mais importantes da Europa e Ásia, mas também tem al-guns satélites Americanos que encontrarmos ao per-correr esta lista. Um desta-que interessante é a exposi-ção das posições de satélite num mapa do mundo direc-tamente no menu de confi-gurações. Isto permite-lhe ter uma ideia visual onde os satélites estão localizados sobre o equador.

Uma vez que este novo re-ceptor Fulan suporta DiSEqC 1.0, 1.1, 1.2 e 1.3, pode usar com instalações de antenas simples bem como com an-tenas parabólicas multifeed mais complexas que podem transportar até 16 LNBs. É óbvio, que também pode ser usado com motores DiSEqC. E porque tem todos os va-lores LOF pré-programados, pode receber sinais da

ban-da Ku e também sinais ban-da banda C, também tem ou-tros valores LOF para usar com outras faixas de fre-quência.

Se pretender usar este receptor com uma solução SCR de um único cabo, Fu-lan não se esqueceu de si, o novo receptor também suporta estes protocolos. É especialmente interessante o reconhecimento DiSEqC automático. O receptor uti-liza este recurso juntamente com a lista de satélites pro-gramados para tentar re-conhecer automaticamente quais são os sinais conecta-dos na porta do comutador DiSEqC.

Fulan projectou um visual atraente e um editor de sa-télites e transponders muito bem organizado. Podemos dizer o mesmo sobre a di-gitalização manual e auto-mática de canais. As confi-gurações correspondentes e parâmetros podem aceder através de um menu central que tem todas as funções necessárias.

Como seria de esperar num produto de grande va-lor, o ST7111 suporta varre-dura automática de apenas um canal para um ou mais satélites, mas também um scan manual de transpon-der que inclui entradas PID

23. Os parâmetros técnicos de um canal 24. Configurando entradas no timer

25. O software novo e listas de canais podem ser descarregados a partir da Internet através da plataforma Spark online

(7)

28

29

30

31

27

58 TELE-satellite — Global Digital TV Magazine — 04-05/2011 — www.TELE-satellite.com

individuais. É óbvio que a compatibilidade DVB-S2 é automaticamente reconhe-cida num receptor HDTV, o ST7111 não foi excepção: funciona com transponders DVB-S assim como trans-ponders DVB-S2 em MPEG-4.

O receptor Fulan é basi-camente um receptor que responde de forma imedia-ta, isso também pode ser confirmado na velocidade de digitalização de canais. Uma varredura do Hotbird 13° Este necessita apenas de cerca de cinco minutos para ficar concluída e conse-guiu encontrar 1,849 canais de televisão e 570 estações de rádio. Também não fi-cámos decepcionados nos testes que fizemos com o sintonizador SCPC: foi capaz de processar sem erros um transponder 12,620 GHz do Eutelsat W7 a 36° Este com uma symbolrate de apenas 2,894 Ms/sec.

Uma vez que a lista de canais pode ser preenchi-da com um número infinito de canais, não faria sentido organizar a lista antes de o receptor ser colocado em serviço quotidiano normal. Fulan ST7111 vem com um editor de lista de canais bas-tante fácil de usar e que per-mite mover, excluir, reno-mear ou bloquear de canais com um código PIN. Porque pode fazer numerosas listas de Favoritos, os canais mais conhecidos podem ser des-locados para esse local e po-der acepo-der mais rapidamen-te num momento posrapidamen-terior.

Assim que começamos a testar o novo receptor Fulan durante alguns dias, torna-va-se óbvio que a exibição da lista de canais é uma ca-racterística muito prática. Está dividida em três colu-nas. Assim como a lista dos favoritos por satélite,

prove-dor ou criptografia que pode ser seleccionado na coluna da esquerda, a coluna do meio contém as pastas indi-viduais e na coluna da direita consiste nas entradas da lis-ta do canal correspondente. Com um simples pressionar de um botão a informação do EPG actual de um canal pode ser misturada a mais de uma lista de canais.

O EPG está muito bem or-ganizado e está disponível em dois modos diferentes: o primeiro modo apresenta dez canais ao mesmo tem-po com informações sobre o programa actual ou pos-terior. O segundo modo for-nece uma visão geral de um canal até sete dias de ante-cedência. Para completar as entradas no timer podem ser feitas directamente no EPG.

E porque este receptor também é um receptor PVR, pode gravar a programação num dispositivo de arma-zenamento externo, mas também pode tirar provei-to da função time shift que vai permitir fazer uma pau-sa no programa, se tiver de se afastar do seu televisor e quando voltar continuar ver a partir do ponto em que parou. Se a taxa de trans-ferência de dados do meio de armazenamento que utiliza for suficientemente rápida, pode usar a função time shift ao mesmo tempo que está a gravar um canal em HD. O termo “suficiente-mente rápido” não é muito específico e por isso a Fulan incluiu teste de velocide velocide transferência velocide da-dos que mede a velocidade de transmissão de dados e exibe-lo graficamente e ao mesmo tempo indica se é possível a utilização do time shif e gravação de um canal em HD ao mesmo tempo.

Porque utilizamos um

dis-27. Login na Internet para aceder à plataforma Spark online 28. Acedendo ao novo manual do usuário

29. Adicionando uma nova pergunta/resposta

30. Enviando uma actualização de notícias para alguns utilizadores finais ou para todos eles

(8)

34

35

33

32

59 www.TELE-satellite.com — 04-05/2011 — TELE-satellite — Global Digital TV Magazine

32. Graças ao acesso FTP, os plug-ins também podem ser descarregados para o receptor através de um PC

33. Explicação no manual online sobre o recurso de reconhecimento automático do DiSEqC

34. A nossa actualização de notícias Spark-online que criamos aparece no receptor

35. A nossa pergunta/resposta Spark-online que criamos aparece no FAQ’s do receptor

positivo de armazenamento externo já estão prepara-das toprepara-das as gravações para usar no computador e adi-cionalmente processar para gravação num DVD. Não se perde tempo com a transfe-rência de dados via USB ou FTP.

A nossa impressão geral e positiva do ST7111 foi am-pliada ainda mais pela capa-cidade de partição e formato

de mídia de armazenamento externo directamente a par-tir do receptor. Além disso, o tempo de gravação adi-cional, o tempo de gravação standard, bem como o time sihft da memória cache po-dem ser definidos de acordo com o que o utilizador pre-tender.

Como medida de precau-ção, as configurações de lista de canais e plug-ins

podem ser copiados num dispositivo de armazena-mento externo para no caso de ter problemas no recep-tor com configurações cor-rompidas ou se acidental-mente apagar alguns canais da lista de canais, consegue imediatamente restaurar tudo.

Mas espere, ainda há mais. O receptor vem com um reprodutor multimédia que suporta uma varieda-de varieda-de formatos, como AVI, MKV, MPG, TS, WMA, WMV, M2TS, FLV, DAT, ASF e MP3. Os vídeo clips que foram uti-lizados para testar este re-curso foram correctamente processados e reproduzidos. O jukebox MP3 também não nos decepcionou, nem o vi-sualizador de imagens teve qualquer problema para exi-bir as nossas fotos JPEG de demonstração.

Se for o dono deste recep-tor Fulan, vai poder usa-lo para ouvir a sua colecção de músicas, bem como verificar as suas fotografias favori-tas. Não vai precisar de um leitor de MP3 externo ou vi-sualizador de imagens.

O ST7111 é muito eficiente quando se trata no consumo de energia: consome ape-nas 20W em funcionamento normal e 4W apenas quan-do está em deep standby. Se pretender que o receptor Fulan acorde do modo stan-dby, apenas vai ser

necessá-rio usar tanta energia como se estivesse em funciona-mento normal.

YouTube, Shoutcast, Pica-sa e RSS são serviços que os utilizadores da Inter-net actualmente utilizam. E porque a Fulan incluiu uma interface de rede no seu re-ceptor, apenas precisaria de incorporar estes serviços no receptor.

É exactamente isso que a Fulan fez. Agora já pode assistir a vídeos através do YouTube ou ouvir estações de rádio via Shoutcast. Tam-bém pode ver as últimas fotografias do seu amigo através do Picasa. E porque tem o serviço RSS, vai poder manter-se sempre actualiza-do com os eventos actuais. Se estiver a ver televisão e apanhar um grande interva-lo comercial, pode rapida-mente espreitar e ver o que está acontecendo no mundo.

Apesar de ter todos estes recursos de rede, os enge-nheiros da Fulan ainda não estavam satisfeitos. Con-seguiram levar a um nível totalmente novo e adicio-naram algumas outras es-pecialidades. Isto incluiu a expansão do software que permite outros plug-ins (pa-cotes de software de pe-queno porte que melhoram a função do receptor em áreas específicas) e o servi-dor Spark online. O plug-in calculadora está incluído no

(9)

60 TELE-satellite — Global Digital TV Magazine — 04-05/2011 — www.TELE-satellite.com nosso modelo de teste

em-bora os produtores digam que o céu é o limite.

Com o servidor Spark on-line, a Fulan pretende criar um elo de comunicação di-recta entre o fabricante do receptor e o cliente final. Isto permitiria, por exemplo, poder enviar para o cliente final as notícias sobre o re-ceptor, mas também poderia ser usado para disponibilizar os manuais de usuário, in-formação FAQ’s e outros. Também poderia ser usado para o cliente final aceder a informação de meteorologia local, bem como outras in-formações úteis. Até mesmo actualizações de software e novas listas de canais pode-riam estar disponibilizadas para o cliente.

Fulan está demonstran-do com a sua própria sorte como tudo poderia funcio-nar, mas abre possibilidades

para provedores terceiros para também usarem esta plataforma. Nos nossos tes-tes gostamos da sessão de perguntas frequentes, que contém as respostas para as inúmeras questões co-locadas por outros clientes finais, e tudo isso foi trata-do directamente no recep-tor sem ter que consultar o manual do usuário! E já que estamos a falar sobre o ma-nual do usuário, que tam-bém está disponível online numa das pastas seleccioná-veis. Se tiver alguma dúvida sobre o funcionamento do receptor, não precisa mais de se levantar do seu con-fortável sofá para obter uma resposta.

Uma vez que a Fulan pre-tende disponibilizar o sof-tware Spark a outros fa-bricantes de receptores, seriam capaz de controlar totalmente o servidor Spark

online através da Internet como utilizador autorizado.

Para isso a Fulan utiliza o AIR (Adobe Integrated Run-time), como ponto central do sistema de comutação, é uma extensão disponível para todos os browsers mais conhecidos como o Internet Explorer, Firefox, Safari, etc. Apenas precisa de alguns cliques no rato e a correc-ção correcta de dados, no-vas perguntas e respostas podem ser adicionados ao sistema, o novo software pode ser facilmente disponi-bilizado, até mesmo as notí-cias do receptor podem ser enviadas para si.

Nos testes que efectua-mos foi fácil, foi para nós a operação organizada do sis-tema que mais se destacou e como pode ver com as fotos que acompanham este rela-tório de ensaio, fomos capa-zes de aceder com facilidade

a todas as funções por meio da conta teste que foi criada para nós pela Fulan.

Fulan ST7111 vem tam-bém com a capacidade de inicializar o sistema usando Enigma 2 em vez do próprio software Spark do fabrican-te. Apenas precisa de man-ter pressionado o botão OK ao ligar o receptor e a op-ção de escolher o software operacional pretendido para usar será exibido.

Gostamos de usar o sof-tware Spark durante os nos-sos testes. Ele esteve es-tável em seu desempenho, funciona com uma grande variedade de recursos e pode ser expandido com plug-ins. Funcionou perfei-tamente com o sintonizador integrado de tal forma que foi possível a rápida mudan-ça de canais, bem como es-teve livre de problemas na recepção SCPC.

(10)

DATA

TECHNICAL

Manufacturer Fulan, 3/F, A1 Block, Cyber-Tech Zone Gaoxin AVE.7.S, Hi-Tech Industrial Park, Nanshan District,

Shezhen/China

Tel. +86-755-86153611 E-Mail ltt@fulan-soft.com Model ST7111

Function Digital HDTV receiver with various Multimedia & Internet Features, including Dual-Boot and Spark online-plattform

Channel Memory unlimited Symbolrate 2-45 Ms/sec.

SCPC compatible yes

DiSEqC 1.0 / 1.1 / 1.2 / 1.3

USALS yes HDMI Output yes Scart Connector no Audio/Video Outputs 3x RCA

Component Video Output no S-Video Output no UHF Modulator no 0/12 Volt Connector no Digital Audio Output yes EPG yes C/Ku-Band compatible yes PVR-Function yes USB 2.0 Connector yes Ethernet yes Silicon Tuner yes E-SATA no

DIAGRAM

ENERGY

Active Power

Apparent Power

Mode Apparent ActiveFactor

Regular StandBy 17 W 8 W 0.47 Active 18 W 10 W 0.55 Deep StandBy 4 W 1 W 0.25 Thomas Haring TELE-satellite Test Center Austria 61 www.TELE-satellite.com — 04-05/2011 — TELE-satellite — Global Digital TV Magazine

Os primeiros 15 minutos: Operação activa com a gravação, reprodução e mudança de canais

15 minutos seguintes: Em modo standby

Ultimos 15 minutos: Em modo deep-standby usando muito pouca energia

+

Software estável, com uma grande variedade de recursos

Varredura de canais bastante rápida Excelente qualidade de vídeo e áudio Rápido na mudança de canais

Excepcional serviço ao cliente graças à sua própria plataforma de software Spark online que também está disponível para terceiros

-O software alternativo Enigma 2 vai permitir múltiplas grava-ções ao mesmo tempo, um recurso que ainda não está disponí-vel com o software Spark

Especialista no assunto

A qualidade de áudio e ví-deo do receptor é extraordi-nária e até mesmo a nave-gação de canais foi divertida através do tempo de comu-tação de canais que demo-rara aproximadamente um segundo. A Fulan, com a sua

plataforma Spark online, deu um grande passo na direcção de atendimento ao cliente, oferece manuais, FAQs, ac-tualizações de software, bem como actualizações de notí-cias enviadas directamente para o cliente final.

Referências

Documentos relacionados

Caso o produto pelo qual o Usuário esteja fazendo a troca seja (i) de valor igual ao produto a ser trocado, a “Pegolia” processará a troca e novo prazo de entrega será informado ao

Neste cenário, a Embrapa Agroindústria Tropical como instituição responsável pela formação de cientistas do futuro promoveu o VII Encontro de Iniciação Científica da Embrapa,

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

 Forte parceria com todas as incorporadoras listadas e mais de 600 incorporadores não listados gera grandes oportunidades para a Brasil Brokers para a venda de Remanescentes;

Caso você julgue não ter elementos para avaliar, assinale a opção "não sei" e, quando considerar não pertinente, assinale "não se aplica".. Restam 5120

R$ 1.775,00 04.16.01.013-0 CRIPTORQUIDIA NEFROLITOTRIPSIA PERCUTÂNEA CATETER DUPLO "J" POSTECTOMIA VASECTOMIA RTU PROSTATA PROSTATECTOMIA PROSTATECTOMIA EM

Estudos já estão em andamento para que este processo seja substituído pela plataforma SL, utilizando o Sistema Operacional Linux com auxílio do software Samba

O principal contributo deste projeto consiste no desenvolvimento de uma plataforma que irá integrar duas aplicações móveis e uma web para permitir o agendamento