• Nenhum resultado encontrado

SERÁ QUE ATIVIDADE MINEIRA ESTA A TER ALGUM IMPACTO NA ATIVIDADE PESQUEIRA?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SERÁ QUE ATIVIDADE MINEIRA ESTA A TER ALGUM IMPACTO NA ATIVIDADE PESQUEIRA?"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

1Manuel TAQUE. Técnico do Departamento de Ambiente Aquático, Instituto Nacional de Investigação Pesqueira de Moçambique, Av. Mao Tsé

Tung, 389 C.P. 4603, Maputo– Moçambique. E-mail: m.taque@gmail.com

SERÁ QUE ATIVIDADE MINEIRA ESTA A TER ALGUM IMPACTO NA ATIVIDADE PESQUEIRA?

Um estudo de caso relacionando areias pesadas de Moma e atividade pesqueira

1

Manuel Taque RESUMO

O estudo teve como objetivo levantar e identificar possíveis impactos da atividade mineira sobre aos volumes de captura de camarão. Os impactos foram identificadas durante a fase de operação do projeto usando o método de “check-list”. Foi feita uma análise espacial da localização do empreendimento e cursos de água para determinar o grau de influência do projecto sobre os cursos de água com possível influência no ciclo ecológico e produtivo dos camarões. As capturas totais e anuais em termos absolutos para Angoche em Moma foram constantemente crescentes à decrescente de forma intercalar desde ano da instalação do empreendimento até a fase de operação, e depois da fase de operação até 2010 as capturas mostraram tendências similares a fase de instalação e operação, e de 2010 à 2013 os volumes das capturas decresceram acentuada e consideravelmente. Os volumes das capturas dos anos 2004 à 2007 mostraram uma tendência intercalar de decrescente à crescente, mas os volumes das capturas não tiveram diferenças expressivas de um ano para outro, porém de 2007 a 2013 o volume de capturas teve uma tendência decrescente, sendo mais expressiva e significativa de 2012 para 2013. A localização do empreendimento não influência no ciclo produtivo dos camarões e no nível de vazão dos cursos de rios. O decréscimo populacional do volume das capturas de camarão de certa forma se mostram globais e não localizadas, seja em populações selvagens de camarões bem como para aquacultura.

Palavras-chaves: extração de areias pesadas, volume de capturas, camarão e impactos ambientais.

(2)

1Manuel TAQUE. Técnico do Departamento de Ambiente Aquático, Instituto Nacional de Investigação Pesqueira de Moçambique, Av. Mao Tsé

Tung, 389 C.P. 4603, Maputo– Moçambique. E-mail: m.taque@gmail.com

The mining activity is having some impact on fishing activity? A case of study relating Moma heavy sands and fishing activities. Abstract

The study aimed to identify and raise potential impacts of mining activity on the volumes of shrimp catches. The impacts were identified during the operation phase of the project using the method of "check-list". A spatial analysis of the localization of the project and watercourses has been made to determine the level of influence of the project on watercourses, ecological and productive cycle of prawns.. The annual catches in absolute terms for Angoche in Moma were constantly increasing to decreasing ínterim since the project installation to operation phase, and after the operation phase by 2010 catches showed similar trends to the installation phase and operation, and in 2010 to 2013 the volumes of catches dropped sharply and significantly. Volumes of catches from 2004 to 2007 trends to decrease and grow up, but without significantly differences between one year to another, but from 2007 to 2013 the volumes of catches trend to decrease, being more expressive and significant from 2012 to 2013. The localization of the project has no effect on the cycle production of the shrimp and the river flow level these variations and fluctuations in catches volumes induce us to affirm that, the decrease in shrimp volume can not be associated with this mining project, evidently the population decline in catches shows become global and not localized, as well as, in wild populations and from aquaculture.

(3)

1Manuel TAQUE. Técnico do Departamento de Ambiente Aquático, Instituto Nacional de Investigação Pesqueira de Moçambique, Av. Mao Tsé

Tung, 389 C.P. 4603, Maputo– Moçambique. E-mail: m.taque@gmail.com

1. INTRODUÇÃO

A extração de areia pesadas em Moçambique encontra-se em fase de expansão, foram identificadas areias pesadas nas províncias de Nampula, Gaza, Zambézia e em fase de prospeção na província de Inhambane. Atualmente Moçambique conta com duas minas de extração de areia nos distritos de Moma e Angoche (MICOA, 2013).

O processo empregado nas extração de areais no distrito de Moma, utiliza dragas com bombas de sucção usando energia elétrica, que se instalam sobre plataformas flutuantes móveis com a finalidade de escavar e remover areia submersa, transportando-a, através de tubulações acopladas, para locais previamente selecionados.A espectrometria e estudo mineralógico indicam e confirmam a presença em sedimentos de areias pesadas a concentração dos seguintes minérios: Magnetita, ilmenita, hematita, leucoxena, zircão, rutilo, anatásio, pirita, goethita, limonita, titanita, granada, monazita, cassiterita, cianita, coríndon, estaurolita, epídoto, e quarto (GERMINAL, 1984).

Parte das atividades desenvolvidas por estas minas, estão a ser levados acabo junto a costa, no entanto, nos últimos tempos tem-se verificado um decréscimo no volume de capturas de camarão, e o desconhecimento dos impactos resultantes desta actividade geram discussões distintas, uma deles assenta-se no decréscimo da produtividade pesqueiras em algumas áreas adjacentes a estes projetos. Por sua vez a responsabilidade desse decréscimo é associando e amputado a estes empreendimentos, e na tentativa e ou; busca de resposta acerca do impacto que esta actividade pode ter sobre os volumes das capturas do camarão, tentou-se encontrar possíveis respostas relacionando esta atividade, e a distribuição das capturas ao longo da área de influência do projeto mineiro do distrito de Moma, com objetivo de levantar e ou; identificar possíveis impactos da atividade mineira sobre e ou; relacionada ao volume das capturas do camarão.

(4)

1Manuel TAQUE. Técnico do Departamento de Ambiente Aquático, Instituto Nacional de Investigação Pesqueira de Moçambique, Av. Mao Tsé

Tung, 389 C.P. 4603, Maputo– Moçambique. E-mail: m.taque@gmail.com

Para a realização deste trabalho foi realizada uma visita de trabalho as instalações mineiras da província de Nampula, no norte de Moçambique. Foi feita uma análise espacial do projecto para determinar a área de influência directa do projecto, mais que nessa análise considerou-se a área de influência directa do projecto os limites geográficos dos distritos de Moma e Angoche, e que consequentemente foram os locais em que foi realizado o mapeamento, colecta, visualização e confirmação da informação referente ao empreendimento.

A identificação e descrição das atividades impactantes relacionadas ao projeto em causa foram feitas com base na consulta literária e do levantamento de campo.

A identificação e a caracterização qualitativa dos impactos ambientais foram feitas a partir da utilização do método do “check-list”, que consiste, segundo Silva (1999) e Lelles (2005) na demonstração por meio de uma listagem dos impactos ambientais, quando estes, se consideram potenciais transformadoras do ambiente físico, químico, biológico e antrópico, com base nas atividades e ações geradoras de impactos conhecidos e documentados na literatura.

No sentido analítico para explicar os impactos ambientais, foi utilizado o metodo “check-list” descritivo recomendado por Silva (1994), Arruda (2000), Ludke (2000) e Brito (2001) para empreendimentos impactantes na extração de areias, seja para indústria transformadora, construção em zonas costeiras ou cursos naturais dos rios (LELLES et al, 2005)

O empreendimento das areias pesadas de Moma foi instalado em 2004 e iniciou a sua operação em 2007. A descrição das atividades impactantes é referente a fase de operação do empreendimento. A caracterização e seleção de impactos teve enfoque para o grau de magnitude e a sua relação directa com a produtividade pesqueira, quer na parte de águas interiores e ou; oceânicas, com base na matriz de Leopold proposta por Westman (1984).

Foram realizadas comparações e o relacionamento dos dados com base nos volumes das capturas anuais das pescas artesanal, semi – industrial, industrial e globais (mundiais), obtidos nos Departamentos de Estatística e de Crustáceos do Instituto Nacional de Investigação Pesqueira (IIP) de Moçambique e o relatório da Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO) de 2012 sobre os estado mundial das pescas e aquacultura. Os volumes das capturas dos camarões não foram especificadas ou estratificadas em famílias e espécies.

(5)

1Manuel TAQUE. Técnico do Departamento de Ambiente Aquático, Instituto Nacional de Investigação Pesqueira de Moçambique, Av. Mao Tsé

Tung, 389 C.P. 4603, Maputo– Moçambique. E-mail: m.taque@gmail.com

3. RESULTADOS

Com base na visita de campo realizada, consulta bibliográfica e análise espacial da localização do empreendimento de Moma e Sangage, comparação dos dados obtidos no IIP de Moçambique, o empreendimento localiza-se numa zona com pouca influência na vazão dos rios locais e numa zona não estuarina (Vide Figura 1).

.

Figura – 1. Mapa de localização do empreendimento e área de influência do projecto

Os impactos de magnitude elevada de acordo com LELLES et al (2005) que podem ter impacto na vida marinha e ecológica identificadas durante a visita e consultadas na literatura são:

 Aumento da concentração de partículas em suspensão (turbidez) no curso de água, em virtude do surgimento de fenómenos erosivos, decorrentes da exposição do solo às intempéries;

 Contaminação do curso da água causada pelos resíduos (óleos, lubrificantes) provenientes de máquinas utilizadas nos diferentes tipos de operações;

 Aumento da concentração de partículas em suspensão (turbidez) no curso de água, devido ao atrito do material mineral com o corpo líquido, durante o processo de extração de areia alteração da calha original dos cursos de água, em virtude do uso de equipamentos de extração de areia nas lagoas artificiais;

(6)

1Manuel TAQUE. Técnico do Departamento de Ambiente Aquático, Instituto Nacional de Investigação Pesqueira de Moçambique, Av. Mao Tsé

Tung, 389 C.P. 4603, Maputo– Moçambique. E-mail: m.taque@gmail.com

 Diminuição da infiltração de água no solo, devido à compactação ocasionada pelo uso de máquinas pesadas e à impermeabilização promovida pela instalação da infra-estrutura do empreendimento;

 Desregularização da vazão dos cursos de águas interiores, devido à erradicação da cobertura vegetal e da compactação do solo;

 Estresse da fauna aquática em lagos locais ocasionados pela geração de turbulência no curso de água durante a extração de areia;

 Comprometimento da vida aquática devido à diminuição da produtividade global do seu ecossistema típico, decorrente do aumento da turbidez nas coleções de água; e

 Diminuição da possibilidade de usos múltiplos da água, tendo em vista o aumento da sua turbidez e a possibilidade de sua contaminação.

Foi possível visualizar que parte dos impactos ambientais decorrentes da atividade mineira acimas alistados, tem a sua influência directa sobre os cursos de águas interiores e lagos naturais adjacentes ao projecto, mas nenhum deles com influência na bacia hidrográfica, na vazão da água para o mar e ou; alimentação dos cursos de água com influência estuarina (Figura 1).

3.1. Pesca artesanal do camarão em Angoche e Moma

As capturas totais e anuais em termos absolutos para Angoche em Moma foram constantemente crescentes à decrescente de forma intercalar desde ano da instalação do empreendimento até a fase de operação, e depois da fase de operação até 2010 as capturas mostraram tendências similares a fase de instalação e operação, e de 2010 à 2013 os volumes das capturas decresceram acentuada e consideravelmente (Figura 2).

0 100 200 300 400 500 600 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 ( t ) Anos

Volume capturas do Camarão na pesca artesanal

Angoche Moma

(7)

1Manuel TAQUE. Técnico do Departamento de Ambiente Aquático, Instituto Nacional de Investigação Pesqueira de Moçambique, Av. Mao Tsé

Tung, 389 C.P. 4603, Maputo– Moçambique. E-mail: m.taque@gmail.com

Figura 2. Gráfico em toneladas das capturas do camarão da pesca artesanal

3.2. Peca semi-industrial e industrial no Banco de Sofala

Os volumes das capturas dos anos 2004 à 2007 mostraram uma tendência intercalar de decrescente a crescente, mas os volumes das capturas não tiveram diversas expressivas de um ano para outro, porém de 2007 a 2013 o volume de capturas teve uma tendência decrescente, sendo mais expressiva e significativa de 2012 para 2013 (Ver - Figura- 3).

3.3. Capturas globais (mundiais)

Estatísticas disponíveis de volumes de capturas detalhadas de países desenvolvidos e em vias de desenvolvimento em termos absolutos, comparando os anos 2004 – 2010 não excederam a 1.4%, variando entre 72,1 e 73,3 milhões de toneladas anuais (FAO, 2012). Por outro lado, no oceano pacífico na parte norte e nordeste a produção total dos recursos pesqueiros demonstrou um crescimento contínuo desde o início do 2000 ate meados de 2010 comparativamente com os

0 1000 2000 3000 4000 5000 6000 7000 8000 9000 10000 20042005200620072008200920102011201120122013 (t) Anos

Volume de capturas do Camarão no Banco de Sofala

(8)

1Manuel TAQUE. Técnico do Departamento de Ambiente Aquático, Instituto Nacional de Investigação Pesqueira de Moçambique, Av. Mao Tsé

Tung, 389 C.P. 4603, Maputo– Moçambique. E-mail: m.taque@gmail.com

1968, 1976 e 1987. Enquanto os mares mediterrâneos e negro, oceano atlântico no sudoeste, oceano índico no geral aparecem ser áreas que registam um decréscimo acentuado dos volumes de captura desde 2007 à 2012 atingindo 15 e 30 por cento, respectivamente (Op. Cit).

4. Discussão

O decréscimo do volume de capturas de camarão pode estar relacionado a combinação de factores ambientais e o esforço de pesca (GAMERSROLD e HONGUANE, 1995; PALHA de SOUSA 2002; ABDULA, 2008; Apud RIP, 2010). Embora FAO (2012) enfatiza que o aquecimento global gradual, associado às modificações físicas que provoca, e uma frequência acrescida de fenómenos meteorológicos extremos, exercem pressões sobre os recursos naturais e os ecossistemas. Ainda assim, algumas espécies desde 1990 podem se considerar sub exploradas e sobre pressão de pesca insustentáveis devido ao seu valor económico (TENREIRO e dos SANTOS, 1995; PALHA de SOUSA, et al., 2011). Além disso o ciclo hidrometeorológico e as relações entre as espécies podem causar a migração das espécies, e outros mecanismos de defesa e adaptação a redes de arrasto (BRITO, 2010 Apud PALHA de SOUSA, et al., 2011) que podem influenciar na diminuição do volume de capturas.

A partir de 2007 a pesca semi-industrial e industrial no Banco de Sofala decresceu gradualmente e sendo expressivo de 2012 à 2013, se bem que a pesca artesanal do camarão tenha mostrado uma tendência crescente na área de influência directa do projecto até meados de 2010, estas variações e flutuações nos volumes de capturas nos induzem afirmar que o este decréscimo no volume de capturas, não pode estar associada a actividade mineira deste projecto, evidentemente o decréscimo populacional das capturas de camarão de certa forma se mostram globais e não localizadas, seja em populações selvagens de camarões bem como para aquacultura, que de acordo com Omar (2003) citado por RAF (20013) a partir de 2010 a sua produção aquícola decresceu acentuadamente em Moçambique. Porém as capturas anuais por área de pesca e espécies quando estratificadas por pais e regiões podem variar consideravelmente, e todas essas variações combinados pode ter certa influência sobre as capturas totais e mundiais.

(9)

1Manuel TAQUE. Técnico do Departamento de Ambiente Aquático, Instituto Nacional de Investigação Pesqueira de Moçambique, Av. Mao Tsé

Tung, 389 C.P. 4603, Maputo– Moçambique. E-mail: m.taque@gmail.com

Alguns fatores não explorados neste estudo, como a diminuição e ou; aumento das artes vivas, incluindo as artes nocivas a pesca, o impacto de doenças nos recursos pesqueiros, a redução do número de pescadores artesanais, profissionais e a redução de embarcações de pesca o movimento dos navios para carregamento e descarregamento de minerais, bem como logística do projeto sobre os nichos ecológicos ou corredores marinhos na área de influência do projeto podem ter influenciado para a redução do volume de capturas.

5. Conclusão

Ao existir algum relação entre a atividade mineira e a diminuição do volume das capturas do camarão e que seja localizável ao nível adjacente do projecto, existirá, mas não na perspetiva de causa e efeito, pois o decréscimo populacional do volume das capturas de camarão de certa forma se mostram globais e não localizadas, seja em populações selvagens de camarões bem como para aquacultura.

6. Recomendações

O estudo do impacto ambiental deste projecto não mostra os valores inicias dos parâmetros de qualidade da água, o que dificulta perceber se antes e depois da instalação do projecto existiram diferenças nos parâmetros de qualidade da água, bem como factores biológicos, químicos e físicos da água que possam influenciar no crescimento do camarão e ou; habitat para o crescimento do camarão, assim recomendamos uma avaliação da qualidade de água e sedimentos do material mineral que por ventura pode estar depositada no fundo do mar junto as correias de transporte dos minérios.

(10)

1Manuel TAQUE. Técnico do Departamento de Ambiente Aquático, Instituto Nacional de Investigação Pesqueira de Moçambique, Av. Mao Tsé

Tung, 389 C.P. 4603, Maputo– Moçambique. E-mail: m.taque@gmail.com

7. Referências bibliográficas

ABDULA, S. 2008. Uma contribuição na investigação de potenciais relações para a previsão da captura total de camarão do Banco de Sofala. Tese de Mestrado. Universidade A Politécnica. Maputo.

ARRUDA, P. R. R. 2000.Avaliação qualitativa de impactos ambientais decorrentes de empreendimentos hidroelétricos. 2000. 117f. Tese (Doutorado em Ciência Florestal) – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG:

BRITO, A. 2010. Studies on the ecology and catchability of Penaeid shrimps from Sofala Bank, Mozambique: Implications for management and sustainability of the fishery. Ph.D dissertation. Florida A e M University, USA.

BRITO, E. R. 2001. Avaliação qualitativa de impactos ambientais decorrentes do empreendimento denominados “praias fluviais” no Estado de Tocantins. Dissertação de Mestrado em Ciência Florestal – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG: 2001.

FAO. 2012. O estado do mundial da pesca e aquicultura. Disponivel em http://www.fao.org/docrep/012/i0765pt/i0765pt09.pdf acesso stembro 29/10/2014

GERMINAL.1984.offshore mineral resources proceedings, 2nd international seminar. France. LELLES, L.C.; Elias S. Griffith, J.J. e Martins, S.V. 2005. Perfil ambiental qualitativo da extração de areia em cursos de água R. Árvore, Viçosa-MG, v.29, n.3, p.439-444.

(11)

1Manuel TAQUE. Técnico do Departamento de Ambiente Aquático, Instituto Nacional de Investigação Pesqueira de Moçambique, Av. Mao Tsé

Tung, 389 C.P. 4603, Maputo– Moçambique. E-mail: m.taque@gmail.com

LUDKE, R. L. 2000. Impactos ambientais da exploração florestal, em regime de manejo sustentável, praticada na várzea e na terra-firme, Estado do Amazonas – Brasil. 2000. 186 f. Dissertação (Mestrado em Ciência Florestal) – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa,

MICOA, 2013. Relatório Nacional sobre Ambiente Marinho e Costeiro, DNGA, Maputo.

OMAR, I. 2013. Mozambique Shrimp Aquaculture Production, 2004 – 2012 Regional white spot workshop. Antananarivo, Madagascar.

PALHA de SOUSA, L.; ABDULA, S. e BRITO; A. 2011. Estado do conhecimento sobre a pescaria de camarão do Banco de Sofala (Moçambique) em 2011 RIP No. 29 pp. 2-17. Maputo.

RAF. 2013. Case Study of the Outbreak of White Spot Syndrome Virus at Shrimp Farms in Mozambique and Madagascar: Impacts and Management Recommendations Presentation given at the: Madagascar/Mozambique regional white spot workshop. Antananarivo, Madagascar.

SILVA, E. 1994. Avaliação qualitativa de impactos ambientais do reflorestamento no Brasil. 1994. 309. Tese (Doutorado em Ciência Florestal) – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG:

SILVA, E. Técnicas de avaliação de impactos ambientais. Viçosa, MG: CPT, 1999. 64p.

WESTMAN, W. 1984. Ecology assessment and environmental planning. New York, John W. & Sons.USA.

Referências

Documentos relacionados

Costa (2001) aduz que o Balanced Scorecard pode ser sumariado como um relatório único, contendo medidas de desempenho financeiro e não- financeiro nas quatro perspectivas de

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Os interessados em adquirir quaisquer dos animais inscritos nos páreos de claiming deverão comparecer à sala da Diretoria Geral de Turfe, localizada no 4º andar da Arquibancada

Acreditamos que o estágio supervisionado na formação de professores é uma oportunidade de reflexão sobre a prática docente, pois os estudantes têm contato

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Daí que o preâmbulo, seja por indicar os fins a serem atingidos pelo ordenamento constitucional e, por isso, ser capaz de influenciar a interpretação dos seus preceitos, não pode

2 - OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é avaliar o tratamento biológico anaeróbio de substrato sintético contendo feno!, sob condições mesofilicas, em um Reator

O gerenciamento do custo da capacidade, há um consenso, inicia-se quando os recursos são organizados para o desenvolvimento de uma atividade e perdura enquanto