• Nenhum resultado encontrado

O CONHECIMENTO DE DEUS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O CONHECIMENTO DE DEUS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Palavra Viva – 3º trimestre 2016

O CONHECIMENTO DE DEUS

LIÇÃO 1 – A DITADURA DA IGNORÂNCIA Objetivo

Ao final da lição, o aluno deverá saber que Deus deseja que seu povo o conheça, repudiar o pensamento moderno, que despreza o conhecimento de Deus, e sentir-se motivado a buscar uma relação verdadeira com o Criador mediante o estudo diligente da Escritura.

Professor, neste estudo você vai comunicar que...

A falta do conhecimento de Deus é um empecilho para o desenvolvimento de uma relação verdadeira com o Criador.

Saiba por que esta lição é importante

Professor, as lições deste trimestre foram adaptadas dos livros O conhecimento de Deus e

Havendo Deus falado, de J. I. Packer, ambos publicados pela Editora Cultura Cristã. Elas propõem uma

investigação sobre o conhecimento de Deus, focando nas implicações práticas para a vida da igreja em nossos dias e em como esse conhecimento poderá conduzir crentes do século 21 a uma experiência mais enriquecedora na comunhão e ao desfrute da presença de Deus.

Esta lição é importante para apresentar aos alunos o grave problema da falta de conhecimento de Deus, que é descrito como a ditadura da ignorância. Além disso, ela os incentivará a avaliar o perigo que correm por causa desse descompromisso da igreja contemporânea com a pregação da palavra de Deus.

LIÇÃO 2 – ANOREXIA ESPIRITUAL Objetivo

Ao final da lição, o aluno deverá reconhecer a gravidade e as consequências da infidelidade na pregação do evangelho, desejar o genuíno alimento espiritual e adotar ações que contribuam para a restauração da saúde da igreja em nossos dias.

Professor, neste estudo você vai comunicar que...

A infidelidade na pregação bíblica impossibilita o cristão de ter uma vida espiritual saudável e madura e estabelece um processo de falência da igreja em nossos dias.

Saiba por que esta lição é importante

Há muitos crentes que estão fracos e doentes na fé. Eles não desejam o genuíno alimento espiritual. Além disso, há o crescente enfraquecimento da pregação bíblica fiel. Esse cenário caótico estabelece o processo de falência de muitas igrejas. Seus alunos precisam reconhecer esse problema, seus efeitos, bem como os elementos que podem reverter a falta de saúde espiritual na igreja, causado pelo enfraquecimento da pregação bíblica fiel. Por meio desta lição você pode demonstrar a importância das Escrituras como ferramenta de restauração do padrão de fé e prática da igreja cristã.

LIÇÃO 3 – CONHECER E SER CONHECIDO Objetivo

Ao final da lição, o aluno deverá reconhecer as barreiras que o impedem de crescer no conhecimento de Deus, dispor-se a lutar para superar essas barreiras e fazer do conhecimento de Deus um alvo para seu dia a dia.

(2)

Professor, neste estudo você vai comunicar que...

As principais barreiras para o conhecimento de Deus estão dentro do nosso coração e precisam ser vencidas para que o conheçamos e o amemos acima de todas as coisas.

Saiba por que esta lição é importante

Apesar da transgressão do homem no Éden, o Senhor Deus, em toda a sua glória e majestade, se faz conhecer por meio da obra da criação e, especialmente, pelas Sagradas Escrituras. Ele nos chama, por meio de Cristo, para um relacionamento vivo e transformador. Seus alunos precisam ser lembrados de que foram criados para conhecer e reconhecer Deus como Senhor, devotando a ele obediência.

LIÇÃO 4 – O DEUS QUE SE REVELA Objetivo

Ao final da lição, o aluno deverá saber que Deus pode e quer ser conhecido, poder descrever a origem, o método e o processo da revelação especial e alicerçar sua fé sobre os princípios da inspiração, inerrância e infalibilidade das Escrituras.

Professor, neste estudo você vai comunicar que...

Deus pode e quer ser conhecido e a Escritura é fonte segura do conhecimento de Deus. Saiba por que esta lição é importante

O desprezo do mundo pela palavra de Deus não é novidade. Contudo, esse desprezo tem sido presente na vida de muitos cristãos que, de modo velado ou não, acabam tratando a Bíblia como um livro comum. Nesse contexto, seus alunos precisam reconhecer a importância da Escritura, compreender a ligação intrínseca entre a natureza perfeita de Deus e a sua Palavra perfeita. Ao mesmo tempo, eles têm de ser desafiados a fortalecer a confiança na Escritura como fonte segura do conhecimento de Deus, considerando sua origem, necessidade e natureza confiável. A lição de hoje os ajudará nisso.

LIÇÃO 5 – O DEUS TRINO Objetivo

Ao final da lição, o aluno deverá saber o significado e o valor prático da doutrina da Trindade, ter mais consideração pela obra da Trindade em sua vida, expressando gratidão, amor, contrição e entrega total e ser capaz de enumerar as obras da Trindade em sua salvação.

Professor, neste estudo você vai comunicar que...

A doutrina da Trindade colabora para que cresçamos em um relacionamento vivo, pessoal e profundo com Deus.

Saiba por que esta lição é importante

A doutrina da Trindade é uma das mais importantes no cristianismo. Contudo, nem sempre é dada a devida importância ao seu significado e valor prático. Dito de outro modo, as pessoas não sabem “para que ela serve”. A proposta desta lição é mostrar os seus desdobramentos para a vida cristã, a fim de que seus alunos tenham mais consideração por ela e sejam estimulados a se envolver, cada vez mais, com o Deus Trino.

(3)

LIÇÃO 6 – O DEUS IMUTÁVEL Objetivo

Ao final da lição, o aluno deverá entender a base bíblica da doutrina da imutabilidade divina, sua importância e sua aplicabilidade na vida dos crentes.

Professor, neste estudo você vai comunicar que...

O cristão que entende a importância da imutabilidade divina, como revelada nas Escrituras, procura viver o padrão de Deus para a sua vida no amor, na adoração e na piedade.

Saiba por que esta lição é importante

Muitas aplicações podem ser feitas a partir do conhecimento do Deus imutável. Esta lição dá apenas uma pista de como elas podem ser levantadas e direcionadas à vida de todos. Note que tomamos como exemplo o amor e destacamos o modo como a imutabilidade de Deus nos ensina a amar. Além disso, aplicamos a imutabilidade à ideia de uma consciência prática da vida. Estes são exemplos que podem ser estendidos a outras áreas. Seus alunos precisam perceber que o conhecimento de Deus não é apenas um feixe de informações a respeito dele, mas uma valiosa ferramenta para a transformação da vida do crente.

LIÇÃO 7 – A MAJESTADE DE DEUS Objetivo

Ao final da lição, o aluno deverá contemplar a majestade de Deus revelada na criação, na redenção e em sua vida, conscientizar-se de que é pequeno e limitado e saber a importância do conhecimento da majestade de Deus e suas implicações práticas para a vida cristã.

Professor, neste estudo você vai comunicar que...

Quando o ser humano tem a percepção da majestade de Deus, seu culto, seu amor, seu serviço e todas as áreas de sua vida são tomadas de uma intensa e profunda reverência. Isso é viver em temor. Saiba por que esta lição é importante

A majestade de Deus tem sido completamente desconsiderada por grupos de crentes que não tratam Deus com a devida reverência. Há pregadores que colocam Deus na mesma posição dos seres humanos. Quando o cultuam, parecem estar lidando com um ser igual a si mesmos. A reverência ao Senhor precisa ser urgentemente resgatada. Você e sua classe têm um papel importante nisso.

LIÇÃO 8 – O DEUS QUE SABE Objetivo

Ao final da lição, o aluno deverá saber que os propósitos de Deus são sábios, sentir-se desejoso de conhecer a sabedoria de Deus e ser capaz de discernir entre a sabedoria divina e a sabedoria humana.

Professor, neste estudo você vai comunicar que...

A sabedoria de Deus consiste na capacidade divina de aplicar seu conhecimento pleno ao alcance de seus objetivos, de forma que ele seja glorificado e que isso assegure ao crente confiança em seus caminhos.

Saiba por que esta lição é importante

O mundo parece viver sob a sombra de constantes ameaças. Questões relacionadas ao futuro, sejam expectativas econômicas ou alianças políticas, são sempre incógnitas e, vez por outra, nos surpreendem e causam espanto pelo fato de que a sabedoria humana é movida pelo orgulho. Os

(4)

homens agem soberbamente, buscando benefícios próprios e mudam de ideias a qualquer momento sem a menor necessidade de dar explicações.

Seus alunos precisam crer que, na perspectiva divina, tudo está sob controle. Ele já determinou, por sua sabedoria santa e justa, todos os caminhos do mundo e o governa soberanamente. Esta é uma boa hora para lembrar seus alunos da soberania de Deus, que faz tudo convergir para a sua glória.

LIÇÃO 9 – O DEUS QUE FALA Objetivo

Ao final da lição, o aluno deverá entender como Deus fala na história, dispor-se a ouvir com mais sensibilidade e interesse quando Deus fala e avaliar o quanto é sensível à voz divina e ajudar aqueles que ainda não têm esse discernimento porque são novos na fé.

Professor, neste estudo você vai comunicar que...

A voz de Deus é poderosa, desde a criação e em toda a história do mundo. Ele fala, por meio da sua Palavra e do seu Filho. Quem o ouve e obedece pode experimentar um relacionamento verdadeiro e viver segundo o que ele determina.

Saiba por que esta lição é importante

O mundo tem andado muito barulhento. São muitas vozes, muitos sons, muitos ruídos que atrapalham a comunicação entre as pessoas. Ninguém para pra ouvir o que os outros têm a dizer. Esta lição é importante porque abre os ouvidos daqueles que estão confusos e propõe uma visão do conhecimento de Deus que se espalha quando simplesmente o ouvimos. Quando Deus fala, é prudente ouvir e obedecer. Sua classe deve estar consciente disso.

LIÇÃO 10 – O DEUS QUE AMA Objetivo

Ao final da lição, o aluno deverá saber que, em Cristo, Deus manifesta seu infinito amor por seu povo; alegrar-se e agradecer ao Senhor por ser alvo desse amor e dispor-se a obedecer a Deus, sendo fiel a ele; e proclamando esse amor que o alcançou.

Professor, neste estudo você vai comunicar que...

A aplicabilidade do amor de Deus nos eventos da história humana é uma prova de que ele é sublime, eterno e incondicional. Conhecer, desfrutar e compartilhar esse amor é algo maravilhoso e incomparável.

Saiba por que esta lição é importante

Temos vivido dias difíceis por causa de guerras, violências, atentados e crimes praticados em nome do “amor”. Nesse contexto, seus alunos precisam analisar e compreender a maneira como o amor de Deus mudou a história do mundo e como tem transformado, dia a dia, a história de pessoas simples, quando são confrontadas com a verdade do evangelho da graça. Ser amado por Deus é uma certeza que seus alunos não devem perder de vista.

LIÇÃO 11 – O DEUS IRADO Objetivo

Ao final da lição, o aluno deverá saber que a ira de Deus se manifesta contra toda forma de pecado, temer as consequências da manifestação da ira divina e se esforçar para ter uma vida santa.

(5)

Professor, neste estudo você vai comunicar que...

A ira divina não é oposta ao seu amor. Ela é contra o pecado e revela o amor de Deus, quando corrige, disciplina e restaura os seus filhos, mas também é perfeitamente justa e santa ao punir os ímpios.

Saiba por que esta lição é importante

Há um senso comum que afirma que a justiça de Deus tarda, mas não falha. Portanto, se até mesmo os ímpios creem nessa justiça, muito mais aqueles que conhecem o Deus vivo e verdadeiro, cuja ira se manifesta contra toda forma de impiedade. A Bíblia afirma que “horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo”, por isso, nada de “enfeitar” ou “maquiar” os traços da justiça pura e santa de Deus contra o pecado. Sua ira é uma prova de que, por ser santo, puro, justo e bom, ele tem todo poder para punir aquele que contraria a sua vontade. Seus alunos devem estar cientes de que com Deus não se brinca. Alerte-os a se esforçarem para viver segundo a palavra de Deus nesses dias maus.

LIÇÃO 12 – O DEUS QUE PAGA O PREÇO Objetivo

Ao final da lição, o aluno saberá como é o processo jurídico da propiciação e da justificação e, em gratidão a Deus, se comprometerá a ter uma vida de santidade e obediência.

Professor, neste estudo você vai comunicar que...

Deus pagou o preço pela nossa justificação, quando cumpriu sua justiça por meio de Cristo. O que devemos a ele agora é uma vida de santidade e obediência.

Saiba por que esta lição é importante

Seus alunos sabem qual é a importância do pagamento proposto no sangue de Jesus e do propósito de Deus de nos fazer seus filhos? De que modo o amor de Deus se encaixa nesse processo jurídico de salvação? Esta aula oferecerá a oportunidade de ajudar seus alunos a aprofundarem a compreensão desse processo.

LIÇÃO 13 – A SUFICIÊNCIA DE DEUS Objetivo

Ao final da lição, o aluno deverá refletir sobre a singularidade e a suficiência de Deus e de seu plano redentivo, depender da Escritura para aprofundar-se no conhecimento de Deus e decidir viver para glorificá-lo, sendo sal e luz na sociedade.

Professor, neste estudo você vai comunicar que...

Deus é suficiente por ser o Senhor sobre todas as coisas. Por sua palavra, ele dirige a vida dos crentes, que devem honrá-lo em todos os seus caminhos, sendo influenciadores nessa geração perversa e corrupta.

Saiba por que esta lição é importante

Cada dia mais é necessário demonstrar compreensão da fé cristã. Seus alunos participam de grupos de estudos bíblicos, além do programa da escola dominical? Eles desejam conhecer melhor o Senhor, vivendo mais perto dele, a fim de serem sal e luz na sociedade, ou se acostumam com aquilo que ouvem semanalmente e não estão em condições de aplicar isso em seu viver diário? É hora de verificar se o conhecimento de Deus adquirido nessas treze lições levaram sua classe a saber mais do caráter de Deus e se dispor a trabalhar pela expansão do seu reino.

Referências

Documentos relacionados

Mas agora preste atenção: se Ele dissesse que Deus e o Seu Filho também fossem a mesma Pessoa, ele teria que anular tudo o que disse anteriormente quando falou

Ressalta-se que, durante o estudo, houve o interesse manifestado pelos adolescentes em discutir temas relacionados à contracepção e sexualidade de forma ampliada, além

[r]

Este ensaio deve ser executado de acordo com a norma NBR 9326. Montar duas configurações de ensaio com 4 conectores cada, sendo um com o condutor tronco e derivação

A partir dos pressupostos teóricos de Mikhail Bakhtin, sobre o cronotopo narrativo e seu papel na evolução dos gêneros narrativos, de Roberto González Echevarría, de Ángel Rama e

Não por acaso o apóstolo Paulo relaciona o amor como um fruto do espírito (Gl 5.22-23). Já vimos então que amor é atitude, mais que sentimento, e que também é um

O povo de Deus precisa aprender a amar O povo de Deus precisa aprender a amar com coerência ao amor recebido em Cristo.. com coerência ao amor recebido em

Foi Deus quem tudo criou, Com Amor no coração, Ouçam bem a linda história, Que nos conta a aranha São:. Deus olhou para a terra… e viu que era bom Deus olhou para os animais…