• Nenhum resultado encontrado

Cidades para a Vida Cidades Contra a Pena de Morte

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Cidades para a Vida Cidades Contra a Pena de Morte"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Cidades para a Vida

Cidades Contra a Pena de Morte

30 de Novembro de 2008

Actividades a serem desenvolvidas pelos Municípios Participantes

Águeda

 Subscrição pela autarquia do Apelo para uma Moratória à Pena de Morte, para que em todo o mundo seja abolida esta forma cruel e desumana de punição.

 Disponibilização do texto do Apelo para uma Moratória à Pena de Morte para que possa ser assinado por todos os munícipes. Estará acessível em diversos espaços públicos, como a Piscina Municipal, o Fórum, a Biblioteca e o Gabinete de Atendimento ao Munícipe.

Sitio na Internet da Autarquia local www.cm-agueda.pt

Alter do Chão

 Iluminação do Castelo, nos dias 29 e 30 de Novembro.

 No dia 29, apresentação do livro “As Forcas do Distrito de Portalegre – 140 Anos Após a Abolição da Pena de Morte”, de Jorge Oliveira e Ana Cristina Tomás, e breve alocução sobre a Pena de Morte proferida pelo Núcleo de Estremoz da Amnistia Internacional Portugal. Pelas 15 horas, no Centro Interpretativo do Castelo de Alter do Chão.

Sitio na Internet da Autarquia local www.cm-alter-chao.pt

Alvito

 Iluminação do Pelourinho.

 Actividades diversas a serem desenvolvidas com as escolas do concelho.

(2)

Aveiro

 Iluminação dos seguintes edifícios, a partir das 18 horas: . Museu da Cidade

. Edifício da Antiga Capitania . Praça Joaquim Melo Freitas . Pelourinho de Esgueira

 Concentração na Praça Joaquim Melo Freitas, no dia 30, pelas 18 horas, onde irá decorrer um acto simbólico de iluminação do obelisco de evocação aos mártires da liberdade. Os munícipes são convidados a colocarem uma vela no local, em nome das vítimas de pena de morte.

Sitio na Internet da Autarquia local www.cm-aveiro.pt

Barcelos

 Iluminação do Pelourinho.

Sitio na Internet da Autarquia local www.cm-barcelos.pt

Benavente

 Iluminação do Pelourinho.

Sitio na Internet da Autarquia local www.cm-benavente.pt

Câmara de Lobos

 Iluminação do edifício da Câmara Municipal.

Sitio na Internet da Autarquia local www.cm-camaradelobos.pt

Carregal do Sal

 Iluminação dos Pelourinhos de Currelos e de Oliveira do Conde.

Sitio na Internet da Autarquia local www.carregal-digital.pt

Cascais

 Iluminação do Marco do Termo, no largo fronteiro à Lota, em frente à Capitania.

 Subscrição, pela Câmara e pela Assembleia Municipal, do Apelo para uma Moratória à Pena de Morte, que exige que esta forma cruel e desumana de punição seja abolida em todo o mundo.

(3)

 O Apelo para uma Moratória à Pena de Morte vai estar disponível ao público, para que todos os munícipes possam assinar, no Serviço de Atendimento ao Munícipe, na rede de lojas “Geração C” (em Cascais, Carcavelos e Alcabideche) e nas Bibliotecas Municipais de Cascais e S. Domingos de Rana.

Sitio na Internet da Autarquia local www.cm-cascais.pt

Castro Verde

 Iluminação, na noite de 29 para 30 de Novembro, do obelisco presente na Praça do Município, à frente do edifício da Câmara Municipal local.

 Caminhada no dia 30 de Novembro que visa assinalar a vida e mostrar a oposição à pena de morte. Serão oferecidas t-shirts com o slogan “Cidades para a Vida – Castro Verde – 30 de Novembro de 2008”.

 Dia 28 de Novembro, sexta-feira, será entregue a todas as escolas do concelho um exemplar da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que a 10 de Dezembro celebra 60 anos, e será promovida a sua leitura, como forma de sensibilizar os mais novos para o Direito à Vida e para a crueldade que é a Pena de Morte.

Sitio na Internet da Autarquia local www.cm-castroverde.pt

Celorico da Beira

 Iluminação do Pelourinho.

Sitio na Internet da Autarquia local www.cm-celoricodabeira.pt

Estremoz

 Iluminação do edifício da Câmara Municipal, onde estará um painel alusivo ao Dia das “Cidades para a Vida – Cidades Contra a Pena de Morte”.

 A 03 de Dezembro, pelas 18 horas, decorrerá uma sessão pública sobre a Pena de Morte, na Biblioteca Municipal, que será dinamizada pelo Núcleo de Estremoz da Amnistia Internacional Portugal e pelo Clube dos Direitos Humanos.

Sitio na Internet da Autarquia local www.cm-estremoz.pt

Faro

 Iluminação do Arco da Vila, um dos ex-libris da cidade, onde estará uma faixa alusiva ao Dia das “Cidades para a Vida – Cidades Contra a Pena de Morte”.

(4)

Freixo de Espada à Cinta

 Iluminação do Pelourinho.

Sitio na Internet da Autarquia local www.cm-freixoespadacinta.pt

Góis

 Iluminação do Monumento da Solidariedade.

Sitio na Internet da Autarquia local www.cm-gois.pt

Guarda

 A definir.

Sitio na Internet da Autarquia local www.cm-guimaraes.pt

Guimarães

 Iluminação de todo o centro histórico.

Sitio na Internet da Autarquia local www.cm-guimaraes.pt

Lagoa (Algarve)

 A definir.

Sitio na Internet da Autarquia local http://municipiodelagoa.net/website/

Lisboa

 Reforço da iluminação do Pelourinho.

 Alusão ao Dia das “Cidades para a Vida – Cidades Contra a Pena de Morte” no programa de actividades que vão decorrer no dia 30, no Terreiro do Paço.

Sitio na Internet da Autarquia local www.cm-lisboa.pt

Lourinhã

 A página oficial na Internet da Câmara Municipal vai ter acesso directo à página da Comunidade de Sant’Egidio, onde está o Apelo para uma Moratória à Pena de Morte, que todos os cidadãos podem assinar.

(5)

Odivelas

 Iluminação de dois monumentos de especial importância para o concelho, o “Memorial de Odivelas” e a “Quinta da Memória”.

Sitio na Internet da Autarquia local www.cm-odivelas.pt

Mangualde

 Iluminação da Capela de Nossa Senhora do Desterro no dia 28.

 Nesse mesmo dia, a Capela de Nossa Senhora do Desterro será visitada pelos alunos das escolas do concelho, onde lhes será explicado o objectivo do Dia das “Cidades para a Vida – Cidades Contra a Pena de Morte” e será feito o enquadramento histórico da aplicação da Pena de Morte em Portugal.

 Estará patente na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves / Casa da Cultura uma exposição de trabalhos relacionados com a Pena de Morte, que foram realizados pelos alunos das escolas do concelho.

 A autarquia vai assinar o Apelo para uma Moratória à Pena de Morte, que pretende acabar com a Pena de Morte no mundo, e convidará os munícipes a fazerem o mesmo.

Sitio na Internet da Autarquia local www.cmmangualde.pt

Matosinhos

 Iluminação do Pelourinho.

 O Núcleo de Matosinhos fará uma concentração no local.

Sitio na Internet da Autarquia local www.cm-matosinhos.pt

Moita

 Iluminação do Pelourinho de Alhos Vedros.

Sitio na Internet da Autarquia local www.cm-moita.pt

Pampilhosa da Serra

 Iluminação do Pelourinho.

(6)

Porto de Mós

 O Pelourinho, que está iluminado nesta época natalícia, estará neste dia iluminado para mostrar que Porto de Mós está contra a pena de morte.

Sitio na Internet da Autarquia local www.municipio-portodemos.pt

Santa Cruz da Graciosa

 Iluminação dos Paços do Município

 A autarquia irá assinar o Apelo mundial para uma Moratória à Pena de Morte, que exige que esta forma cruel e desumana de punição seja abolida em todo o mundo.

 A Câmara Municipal irá ainda colaborar com outras iniciativas destinadas a sensibilizar os cidadãos para a necessidade de acabar com a pena capital no mundo.

Sitio na Internet da Autarquia local cm-graciosa.azoresdigital.pt

Setúbal

 Iluminação do Pelourinho e painel explicativo do Dia das “Cidades para a Vida – Cidades Contra a Pena de Morte”.

 A autarquia irá assinar o Apelo mundial para uma Moratória à Pena de Morte, que exige que esta forma cruel e desumana de punição seja abolida em todo o mundo.

Sitio na Internet da Autarquia local www.mun-setubal.pt

Tavira

 Iluminação do Pelourinho, na Praça da República.

 Actividades diversas sobre o Dia contra a Pena de Morte nas escolas do concelho.

Sitio na Internet da Autarquia local www.cm-tavira.pt

Torres Vedras

 O Pelourinho, que está iluminado nesta época natalícia, estará neste dia iluminado para mostrar que Torres Vedras está contra a pena de morte.

Sitio na Internet da Autarquia local www.cm-tvedras.pt

Vila Real

 Iluminação do Pelourinho e, no local, haverá uma tarja explicativa do Dia das “Cidades para a Vida – Cidades Contra a Pena de Morte”.

Referências

Documentos relacionados

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

O termo extrusão do núcleo pulposo aguda e não compressiva (Enpanc) é usado aqui, pois descreve as principais características da doença e ajuda a

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Preliminarmente, alega inépcia da inicial, vez que o requerente deixou de apresentar os requisitos essenciais da ação popular (ilegalidade e dano ao patrimônio público). No

O objetivo do presente estudo foi conhecer os principais agentes etiológicos causadores de bacteremias no Hospital Universitário Júlio Müller no ano de 2007,

Tabela de Preços Supremo | São Paulo - Capital Data das tabelas: Setembro/2020 até Agosto/2021 Atualização do material: Setembro/2020.. 515 F

A escola turca de Çarşamba era uma escola moderna, tinha boas instalações e equipamentos avançados, os alunos mostraram muito prazer em receber-nos e

The Interest processing at each NDN node involves three tables: (i) the Content Store (CS) that is used to cache incoming Data packets; (ii) the Pending Interest Table (PIT) that