• Nenhum resultado encontrado

r e l a t ó r i o p r o j e t o c l i c a r

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "r e l a t ó r i o p r o j e t o c l i c a r"

Copied!
30
0
0

Texto

(1)

r e l a t ó r i o

o

j

e

t

o

c

l

i

c

a

r

2

0

0

7

(2)
(3)

E

STERELATÓRIO REFERE

-

SE ASAÇÕES DESENVOLVIDAS PELO

P

ROJETO

C

LICARDURANTE OANO

de 2007. Traz informações relacionadas ao cotidiano do projeto incluindo as ações educacionais como os programas de acompanhamento escolar e bolsa estudo, as oficinas de expressão e criação de vídeos, de formação de cooperativa e

reciclagem de papel (Quebra Industrial); quadro resumo com objetivos, ações desenvolvidas e resultados atingidos; números do atendimento e perfil dos participantes, a presença na midia, as atividades mês a mês e parceiros. Destaques em 2007:

• parceria com o Senac unidade Tito, para inserção de jovens em programa de bolsa aprendiz em empresas da região da Lapa e cursos

profissionalizantes.

• menção honrosa do Prêmio Mário Covas outorgada pelo Governo do Estado de São Paulo e FUNDAP.

• doação de 24 computadores pela Intel.

• realização de oficinas semanais de contação de histórias, arte-educação, fotografia e vídeos.

• oficinas de isoporgravura, coordenadas pelo educador Diego Ruiz Ferreira. • criação de jogos (quebra cabeças, jogo da memória), coordenada pelos

educadores Felipe Roa e Thais Barreira.

• criação de vídeos ilustrativos das ações semanais do Clicar, pelo educador Douglas C. Rocha.

• debates, envolvendo jovens e crianças participantes do Clicar, sobre Zumbi dos Palmares, cidadania e o Estatuto da Criança e do Adolescente.

in

tr

o

d

u

ç

ã

o

(4)
(5)

C

RIANÇASEJOVENSCONSTITUEM AMAIORIADOPÚBLICO VISITANTEDA

E

STAÇÃO

C

IÊNCIADA

Universidade de SÃO Paulo. Em 1995, o Centro de Estudos e Pesquisa da Criança e do

Adolescente - CEPECA, atualmente uma OSCIP, realizou a pedido do centro de ciências uma pesquisa participativa junto aos meninos e meninas em situação de rua que

visitavam, com inusitada freqüência e curiosidade, as exposições da Estação Ciência. A pesquisa propiciou visualizar um perfil preliminar desse segmento de visitantes e traçar os indicadores de interesse pelo espaço, levando a proposição de um projeto de atendimento direcionado a esse público.

Assim, o Clicar foi se construindo, desde janeiro de 1996, tendo como foco a criação de um espaço educativo integrado a proposta da Estação Ciência e o atendimento aos interesses das crianças e jovens.

Em 1996 não havia um espaço físico delimitado para o desenvolvimento das ações educativas , e em meados de 1997 a Petrobras entrou como parceira do Projeto. A partir de 2000, a empresa doou um espaço especialmente voltado para os

participantes do Clicar.

Computadores, muitos softwares educativos, acesso a internet, biblioteca, mesas e materiais para jogar, desenhar, pintar, brincar... aprender.

A ação educativa é desenvolvida por educadores e estagiários vinculados ao CEPECA e a USP, com o sentido de estimular o acesso ao conhecimento, sem deixar de levar em conta as características do universo das crianças e jovens. A participação é espontânea e não é necessário matrícula para que todos sejam integrados as atividades do dia. Para nós, o retorno significa engajamento e desejo de se vincular ao projeto.

A partir de 2002, a Petrobras passou a patrocinar o Projeto Clicar através de um contrato com o Cepeca, possibilitando a contratação de educadores, aquisição de

p

ro

je

to

c

li

c

a

r:

1

9

9

6

a

2

0

0

7

(6)

o b je tiv o s e sp e c ífi c o s re su lta d o s a tin g id o s e a ç õ e s d e se n vo lv id a

s • Desenvolvimento de ações educativas para 1.145 crianças e jovens,

durante 236 dias em 2007, de terça a sábado, com acesso livre e/ ou dirigido ao computador; leitura e contação de histórias; oficinas de arte educação, de ciências, de papel reciclado; sessões semanais de cinema; espetáculos teatrais; visitas dirigidas a exposições da Estação Ciência e outros centros culturais e museus. • Atendimento médio diário a 45 participantes no período da tarde e

20 participantes no período da manhã (terças e quintas). • Realização de oficinas de expressão (as quintas) no Galpão/

Cepeca.

• Ampliação do repertório cultural e acesso à cultura digital de forma continuada e com apoio de educadores.

• Desenvolvimento de competências e habilidades para a vida pessoal e social.

• Uso de forma construtiva do tempo livre de crianças e jovens. • Realização de vídeos semanais com “making off” dos trabalhos e

oficinas.

• Desenvolvimento de jogos, vídeos, animações e continuidade na atualização de blog do projeto, por crianças e jovens participantes do projeto.

• Disponibilização de equipamentos e materiais de qualidade (computadores e periféricos, vídeo câmeras, máquinas fotográficas, materiais para artes plásticas, livros, jogos educacionais, diversos software educativos) e manutenção permanente do espaço físico e dos equipamentos disponíveis.

• Proporcionar espaço lúdico, de liberdade de expressão e de aprendizado significativo a 100% das crianças e jovens participantes das ações educacionais do projeto Clicar.

• Atendimento anual a 20 jovens participantes do programa bolsa estudo. • Realização de programa

educacional com grupo de adolescentes (quartas) visando a organização de trabalhos por meio de cooperativismo e economia solidária, tendo papéis reciclados e objetos utilitários derivados como produto (Quebra Industrial).

• Ações de acompanhamento escolar e familiar.

• Realização de reuniões periódicas com as mães ou responsáveis legais dos participantes do programa (4 reuniões anuais). • Bolsa mensal, auxílio para

alimentação e transporte. • Incentivar a adesão e

freqüência de jovens ao ensino formal, apoiando-os na superação de

dificuldades para o retorno e permanência à escola, por meio de programa de acompanhamento escolar a participantes matriculados no ensino formal.

(7)

o

b

je

ti

v

o

s

&

r

e

s

u

lt

a

d

o

s

O

FERECER ESPAÇODE INCLUSÃOSOCIALEACESSOAOCONHECIMENTO EA CULTURADIGITAL

,

POR

meio de ações educativas, artísticas e culturais, para 900 crianças e jovens/ano, em situação de vulnerabilidade social, frequentadores dos espaços educacionais da Estação Ciência/USP e do Galpão/Cepeca.

• Realização de:

> encontros diários da equipe com duração de 30 minutos, após o término do atendimento as crianças e jovens.

> encontros pedagógicos quinzenais com duração de 3 horas.

> elaboração, leitura coletiva e reflexão em grupo de: notas, relatos, registros contendo a perspectiva individual das ações educativas, vínculos e processos de aprendizagem, com periodicidade mensal.

• Acompanhamento e supervisão permanente das ações desenvolvidas pelos educadores e estagiários.

• Apoio a apresentação de trabalhos e ou participação em congressos, seminários, cursos e oficinas.

• Disponibilização de documentos, relatórios, fotos e produções dos participantes no site

www.projetoclicar.org.br.

• Promover espaço de reflexão com relação à metodologia educativa, ferramentas pedagógicas utilizadas e processos de vínculo e de aprendizagem da prática do projeto, junto aos educadores e estagiários.

• Fortalecer o vínculo institucional com organizações educacionais, sociais e

comunitárias da Lapa, bem como promover a articulação com instituições governamentais (municipal e estadual) e não governamentais, com objetivo de obter resultados concretos na assistência e defesa dos direitos das crianças e jovens participantes das ações do projeto.

• Contato permanente com o Conselho Tutelar da Lapa para troca de informações e ações conjuntas na defesa dos direitos de crianças e jovens participantes do projeto.

• Formalização de parceria com o SENAC (unidade Tito) com objetivo de inserção de jovens em processos seletivos para vagas de aprendiz em empresas da região da Lapa e em cursos profissionalizantes.

• Parceria com a Biblioteca Mario Schenberg, com acesso garantido às crianças participantes do Clicar em espetáculos e sarau de contadores de histórias. Doação de livros.

• Parceria com a Intel para doação de computadores e realização de programa de voluntariado. re su lta d o s a tin g id o s e a ç õ e s d e se n vo lv id a s o b je tiv o s e sp e c ífi c o s

(8)
(9)

E

M

2007

ONÚMERO DE PARTICIPANTESFOI DE

1.145

CRIANÇASEADOLESCENTES

,

TOTALIZANDO

6.895 atendimentos.

O Clicar funcionou de terça a sabado, durante 236 dias, com média diária de 45 participantes.

Perfil Gênero

A relação entre o percentual de meninos (81%) e meninas (19%) participantes do projeto, apresenta a mesma tendência de anos anteriores.

Idade

A faixa etária de maior presença situa-se entre 13 e 17 anos (59%), seguida da faixa entre 7 e 12 anos (22%).

Escolaridade

O percentual de crianças e jovens matriculados no ensino formal tem aumentado gradativamente desde 2001, superando o número de não matriculados a partir de 2004. Em 2007, 84% dos participantes estava matriculado em ensino regular, sendo 80% entre a 3ª e 7ª série do ensino fundamental.

Os dados porém demonstram que, mesmo com o aumento do número de matriculados no ensino formal, há uma defasagem relevante entre faixa etária e série cursada. Também cabe ressaltar o inexpressivo percentual de matriculados no ensino médio dentre os participantes do projeto.

d

a

d

o

s

d

e

a

te

n

d

im

e

n

to

(10)
(11)

Trabalho

Em 2007, 52% crianças e jovens participantes do Clicar, afirmaram que trabalham em diversas atividades de geração de renda. Não ocorreram mudanças com relação ao ano anterior, o que demonstra a dificuldade que há em erradicar o trabalho infantil, mesmo com a tendência de aumento no número de crianças matriculadas regularmente na escola. Entre os trabalhos relacionados, os mais citados são: cuidar de carros; venda de doces, entrega de folhetos; coleta de papelão e latas; ajudante em feiras livres, em construção, oficina mecânica, padarias e supermercados.

Origem

Consideramos dados de origem aqueles relativos ao município e bairro referido pela criança ou jovem como local de moradia ou permanência no caso de moradores de rua.

Com relação aos dados de origem, ou seja, município de moradia ou permanência, no caso de moradores de rua, 85% das crianças e jovens participantes do Clicar em 2007 são do Município de São Paulo. Como em anos anteriores a maioria pertence aos distritos da região norte de São Paulo (Brasilândia, Pirituba, Perus, Freguesia do Ó, Cachoeirinha e Jaraguá).

d

a

d

o

s

d

e

a

te

n

d

im

e

n

to

(12)
(13)

Janeiro

• inicio do atendimento as crianças e jovens ,2/01.

• reunião com Coordenação de Atendimento a criança de rua das subprefeituras da Lapa e Pinheiros, 10/01.

• seleção de novos estagiários, 22/01. Fevereiro

• Planejamento das ações educativas a serem desenvolvidas em 2007:

organização, análise e revisão das ações do ano anterior; planejamento de oficinas de contação de histórias e arte educação, organização da equipe em sub equipes por área de atendimento; redefinição de uso de materiais

pedagógicos, pesquisa de novos software e jogos; redefinição de papéis e responsabilidades, objetivos e metas.

Março

• 4 jovens encaminhados pelo Clicar (participantes do Clicar há mais de 5 anos), selecionados em vagas para aprendiz, por empresas da região da Lapa. Essa ação também inclue a participação em curso de formação oferecido pelo SENAC unidade Tito,bolsa de 1 salário mínimo mensal, auxilio transporte e alimentação. O Clicar participa acompanhando os jovens, em suas vindas as quartas feiras e no contato permanente com os responsáveis pelo curso do SENAC.

Abril

• 1ª turma de 2007 da Oficina Clicar na 3ª Idade da Universidade Aberta: oficina

e

v

e

n

to

s

e

a

ti

v

id

a

d

e

s

(14)
(15)

Junho

• Participações de educadores e coordenação da equipe nos seguintes seminários: • 1° Seminário Internacional sobre atenção, proteção e prevenção a crianças

e adolescentes vulneráveis a violência doméstica - AASPTJ/SP - SMDAS/Pref. Municipio de São Paulo, FAAP, 27/06.

• Lançamento do Relatório Mundial sobre a Situação da População Mundial 2007, Fundo da População das Nações Unidas/SMDAS/Pref.São Paulo, 27/06. • Conferência Regional de Assistência Social da Cidade de São Paulo. Julho

• Participação na VII Conferência Municipal de Assistência Social da Cidade de São Paulo.Centro de Convenções do Anhenbi, 26 e 27/07.

Agosto

• Ida ao jogo de basquete - “Basketball Without Borders”, a convite do Consulado Geral dos Estados Unidos, 20 participantes, Esporte Clube Pinheiros, 3/08.

• Ida ao espetáculo teatral Pequenos Milagres do Grupo Galpão, a convite da Petrobras, 20 crianças e jovens, Teatro SESC Consolação,1/08.

• Apresentação do trabalho desenvolvido pelo programa de reciclagem do Clicar - Quebra Industrial, a convite da coordenação do Programa de Ensino para o Trabalho, 5 jovens e 2 educadores, SENAC unidade Tito, 29/08.

• Ida a Biblioteca Mario Schenberg, contadores de histórias, 10 crianças, 30/08. Setembro

• Apresentação sobre o Projeto Clicar em Simpósio,a convite da organização do

e

v

e

n

to

s

e

a

ti

v

id

a

d

e

s

(16)
(17)

Setembro

• Participação de educadores nos seguintes eventos:

• II Seminário Juventude e Politicas Públicas - Formas de Fazer Cultura. Centro Cultural da Juventude, 26 e 27/09.

• Conferência Estadual de Assistência Social. Centro de Convenções do Anhembi. São Paulo, 27 e 28/09.

• 2ª turma de 2007 da Oficina Clicar na 3ª idade - Integrando a programação semestral da Universidade Aberta da Terceira Idade da USP, o Clicar

desenvolveu uma oficina de informática e internet para 20 pessoas. Essa foi a 7ª edição de oficinas oferecidas a esse segmento, e que apresentou grande repercussão na mídia, com um número expressivo de inscrições (mais de 100 pessoas), 26 a 28/09. Outubro

e

v

e

n

to

s

e

a

ti

v

id

a

d

e

s

Visita da EMEF Ernani Silva Bueno - 22/08 - As crianças e adolescentes participantes das atividades do Clicar nesse dia, receberam 44 adolescentes da 7ª série da Escola Municipal Ernani Siva Bueno. O foco da visita foi o uso dos laptops XO - “o computador de 100 dolares” do projeto One Laptop per Children - OLPC. O pessoal da escola veio com seus laptops e a interação com as crianças do Clicar aconteceu a partir da conversa mediada pelos educadores do projeto, sobre o uso do computador para brincar, estudar, escrever, fotografar e acessar a internet.

(18)
(19)

Outubro

• 3ª turma de 2007 da Oficina Clicar na 3ª idade - Integrando a programação semestral da Universidade Aberta da Terceira Idade da USP, o Clicar desenvolveu mais uma oficina de informática e internet no periodo da manhã, 15 pessoas, 16 a 18/10.

Novembro

• Visita a Exposição Di Cavalcanti - 110 Anos de Flores e Amores na BM&F e ida ao Edificio Altino Arantes (torre do Banespa) - 15 crianças e jovens participantes do Bolsa Estudo e educadores, 23/11.

Dezembro

e

v

e

n

to

s

e

a

ti

v

id

a

d

e

s

Construindo terrários no Clicar, com o Projeto Mão na Massa da Estação Ciência, 11/10. A atividade envolveu 30 crianças e foi desenvolvida pela equipe de educadores do projeto Mão na Massa, de alfabetização científica e que atua em escolas municipais e estaduais.

(20)
(21)

Dezembro

• Reforma do espaço Clicar: pintura das paredes e teto, colocação de fórmica em bancos e mesas, aquisição de estantes e uma nova mesa para atividades de artes plásticas.

• Reunião do programa de bolsa estudo com a presença de todas as mães dos participantes do programa de incentivo e acompanhamento escolar do Clicar, de educadores e coordenação para avaliação das ações em 2007. Este ano ocorreu 100% de aprovação na escola dos participantes do programa. Depois

Voluntariado da Intel e visitas ao Clicar (6/12)

Para acompanhar a vinda do Dr. Craig Brrett (CEO da Intel), que não pode comparecer ao projeto, recebemos as visitas de representantes de várias

instituições parceiras e do patrocinador do Clicar: José Aparecido Barbosa e Ivan Toledo de Albuquerque (Petrobras), Mark Kendrick e Eva Reichmann (Consulado Geral dos Estados Unidos), prof. Wilson Teixeira (Estação Ciência/USP), Eneida Fausto (Mube) e profa. Luciana Barreira (Cepeca).

Nesse dia, participaram de todas as atividades junto as crianças do Clicar, 3 voluntários, funcionários da Intel: Monica, Wilson e Marcelo.

A imprensa também esteve presente: programa Olhar Digital da Rede TV (matéria veiculada em 16/12) e o repórter especializado em midia digital Mario Nagano (post no blog http://mnagano.wordpress.com/2007/12/07/).

(22)
(23)

Cinema Clicar

Toda sexta feira, desde 1998, acontece uma sessão de cinema para os participantes do Clicar. A idéia de se criar um espaço semanal para essa atividade surgiu a partir da contação diária de histórias. As sessões ocorrem quase sempre no auditório da Estação Ciência com filmes dublados. Já tivemos ciclos de filmes clássicos, de cinema mudo, de cinema brasileiro, festivais de desenhos e de curtas metrgens.

Destaques de 2007

Dezembro

• Comemoração de Final de Ano

• Construção de árvore de Natal com enfeites contendo desejos para o Ano Novo, 20/12.

• Cinema especial, panetone e refrigerantes, 19/12.

• Jogo de futebol e lanche coletivo, na quadra da Estação Especial da Lapa, 20/12.

Prêmio Mário Covas - Menção Honrosa para o Projeto Clicar - 17/12

A Estação Ciência/USP através do Projeto Clicar, recebeu a Menção Honrosa na categoria Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação. O prêmio, lançado em 2004, reconhece anualmente, as melhores práticas de gestão pública em nível estadual. É uma iniciativa da Secretaria de Gestão Pública do Estado de São Paulo e da FUNDAP.

(24)
(25)

m

íd

ia

e

m

2

0

0

7

TV • Rede Globo - Programa “Ação” - exibido 01/12. • Rede TV - “Olhar Digital” - exibido 16/12.

• Radio CBN - Programa CBN Tecnologia da Informação.

Impressa • Revista A REDE – 1/1/2007

• Boletim Educacional e Cultural da APEOESP – 14/02. • Diário Oficial do Estado de São Paulo – 15/02. • Jornal Lapa News – 24/02.

• Jornal Nosso Bairro – 23/06. • Jornal Lapa News – 23/06.

• Agência USP de Noticias – 25/07. • Diário de São Paulo – 27/07. • Jornal Agora São Paulo – 25/07. • O Estado de São Paulo – 24/09.

Eletrônica • mnagano.wordpress.com – 12/07. • IDG Now! – 08/07. • viajelatinoxarxagroga2007.blogspot.com – agosto. • www.saopaulo.sp.gov.br – 12/07. • www2.prefeitura.sp.gov.br – 02/07. • www.acessasp.sp.gov.br – 12/07. • www.derwood.eti.br – 12/07.

(26)
(27)

patrocinador

PETROBRAS – PETROLEO BRASILEIRO S.A. parceiros em 2007

INTEL – doação de microcomputadores e voluntariado.

SENAC unidade Lapa Tito – vagas no Programa de Educação para o Trabalho -apoio para colocação em vagas para aprendiz junto a empresas da região da Lapa e vagas em cursos profissionalizantes e de iniciação ao trabalho.

CONSELHO TUTELAR DA LAPA – parceria em ações na defesa de direitos de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

BIBLIOTECA MARIO SCHENBERG – doação de livros e convites para eventos de contadores de histórias.

CONSULADO GERAL DOS ESTADOS UNIDOS / SÃO PAULO – convites para espetáculos e evento esportivo.

ESTAÇÃO ESPECIAL DA LAPA – cessão de quadra de esportes e doação de lanches. MENINAS DO CONTO – apresentação de espetáculo teatral.

INSTITUTO SALA 5 – revista Menisquência.

p

a

tr

o

c

in

a

d

o

r

&

p

a

rc

e

ir

o

s

(28)
(29)

Coordenação

Maria Cecília Toloza de Oliveira e Costa Dirce Maria Freitas Pranzetti

Educadores e Estagiários

Beatriz Magon P. Cerqueira (1° semestre) Diego Ruiz Ferreira

Douglas Carvalho Rocha Elisangela N. Santana Erick Moraes (1° semestre) Felipe Andres Calderón Roa Livia Lima Paiva

Luis Eduardo dos Santos Araújo Maria José J. Sá Teles

Thais Pranzetti Barreira Voluntária Aurora Aguiar

e

q

u

ip

e

e

m

2

0

0

7

(30)

patrocínio realização

projeto clicar . clicar@eciencia.usp.br . www.projetoclicar.org.br

Referências

Documentos relacionados

Após ouvir as hipóteses dos alunos a respeito dos impactos do bombardeio sobre a casa de Youssef, peça que compartilhem suas impressões dos acontecimentos narrados entre as páginas

Fazendo parte da Cresol Confederação, que abrange 17 estados e mais de 630 mil cooperados, a Cresol trabalha com foco no atendimento personalizado, fornecendo soluções

Ainda, indica-se que o presente relatório é elaborado a partir dos seguintes documentos que seguem anexos: 1) Questionário elaborado pela Administração Judicial contendo as

A JMT Agropecuária é sociedade empresária de responsabilidade limitada, cujos sócios são JMT Administração e Participações Ltda., José Moacyr Teixeira Neto, Maria Consuelo

Segundo o ARTIGO 4, a entidade patronal tem de informar os respectivos funcionários dos riscos existentes no local de trabalho, fornecer Equipamentos de Protecção Individual

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL - 2° PROFESSOR - NÃO

• Uma provisão para riscos gerais de crédito, de 1% sobre o valor do saldo vivo de cada garantia, líquido da contragarantia do Fundo de Contragarantia Mútuo, nos termos do Aviso

Termina hoje o prazo de 10 dias fixado pelos trabalhado- res para que a empresa au- mente seus salários em ba- ses idênticas ao pessoal de energia elétrica, do