• Nenhum resultado encontrado

Obra que se vê. Retomada a tradição. Mudem o traçado!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Obra que se vê. Retomada a tradição. Mudem o traçado!"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

3ª Série Nº 18 Dezembro de 2007

Mudem

o traçado!

População e órgãos autárquicos exigem que o Governo e a REN alterem o traçado da linha de muito alta tensão, entre Fernão Ferro e Trafaria.

Pág. 44

Retomada a tradição

Obra

que se vê

Trabalhos já concluídos, como os realizados no mercado, no cemitério e em ruas e calçadas, ou ainda em curso, como a reabilitação da sede da Junta, sobressaem nos relatórios apresentados à Assembleia de Freguesia em 2007. Aí são incluídas também iniciativas culturais e desportivas,

realizadas com as associações, e acções variadas dirigidas a crianças e seniores. Vê-se na freguesia o resultado do trabalho da autarquia.

Pág. 55 Pág. 113

(2)

Junta de Freguesia de Caparica

Dezembro de 2007

2

Administração Geral e Finanças Relações Públicas Recursos Humanos Obras e Equipamento

Património Habitação e Urbanismo (Comissões de Co-proprietários)

Transportes

Atendimento 2ª. feira às 16h00

José Alberto Santos Cabete

Secretário

Abastecimento Público e Mercado Movimento Associativo Iniciativas Culturais e Desportivas

Ambiente (Higiene, Limpeza e Espaços Verdes)

Atendimento 2ª. feira às 18h30

António de Bastos Ferreira

Tesoureiro

Cemitério

Trânsito, Toponímia, Iluminação Pública e Abrigos

Atendimento 3ª. feira às 18h00

João Paulo Santos Correia Oliveira

Vogal

Parques Infantis Parques Desportivos

Informação Ocupação da Via Pública

Atendimento 6ª. feira às 19h00

Vanda Assunção Nunes Marques

Vogal

Educação Acção social

Saúde

Atendimento 4ª. feira às 17h30

Os interessados em agendar reuniões com os membros da Junta de Freguesia no quadro dos horários de atendimento disponibilizados, podem fazê-lo na secretaria da Junta no decurso do horário normal de funcionamento.

Horários de funcionamento dos serviços

Secretaria

De 2ª a 6ª feira, das 9h00 às 12h15 e das 14h00 às 17h15 Contacto: 212954688

Mercado

De 3ª feira a domingo, das 07h00 às 14h00 Contacto: 212950725

Cemitério

O cemitério encontra-se aberto todos os dias a partir das 08h45 até às 16h45. Diariamente, o horário para a realização de funerais é

entre as 09h00 e as 12h30, e entre as 14h00 e as 16h30 A secretaria do cemitério funciona de 2ª a 6ª feira,

das 08h30 às 11h45, e das 13h30 às 16h45 Contacto: 212955231

Cobrança de água

Dias úteis, 2ª a 6ª, entre as 09h00 e as 12h30, e entre as 14h15 e as 17h15

Contacto: 212950725

Teresa Paula de Sousa Coelho

Presidente

Largo da Torre 2829-503 CAPARICA

Telefone: 21 295 46 88 Fax: 21 295 74 68

E-mail: geral@jf-caparica.pt www.jf-caparica.pt

Apoio psicossocial

Tendo como responsável técnico um psicólogo cuja especialidade está directamente vocacionada para a área da terapia familiar, reali- zam-se na Junta de Freguesia consultas de apoio psicossocial com periodicidade quinzenal.

As populações podem aceder a este serviço da autarquia sem qualquer custo, estando as consultas particularmente direccionadas para pessoas que necessitem de acompanhamento adequado a si- tuações de desajustamento familiar, alterações de comportamento, va- riabilidade emocional e afectiva, dependência de drogas e alcoolismo.

O apoio psicossocial pode ser o primeiro passo para a resolução de problemas daquele foro, ou para o encaminhamento para espe- cialistas e instituições que o psicólogo considere mais adequadas a cada caso.

A frequência das consultas exige marcação prévia na secre- taria da Junta de Freguesia durante o horário regular de funcio- namento da mesma. As consultas decorrem na primeira e na ter- ceira quinta-feira de cada mês, entre as 12h30 e as 14h00.

(3)

3

www.jf-caparica.pt

A

A época natalícia favorece um espírito geral de entendimento. Ao desejarmos sincera- mente, uns aos outros, um feliz Natal e um Ano Novo melhor - como nós desejamos, do coração, a todos os que vivem e trabalham na Caparica -, não podemos deixar de questionar: "Se todos desejamos, por que não se concretiza o desejo?". A verdade é que não bastam os votos, são necessárias vontades firmes e esforços árduos.

Apesar das dificuldades - tanto as que se colocam ao nível dos meios, atribuídos pelo Estado, para o exercício do poder autárquico nas freguesias, como aquelas que o actual Governo e ou- tros que o antecederam vêm criando à generalidade da nossa população -, temos tentado cum- prir os objectivos que apresentámos em Outubro de 2005.

Para além das obras e iniciativas realizadas, um resultado importa salientar: vencendo um e outro contratempo, temos conseguido juntar vontades e esforços, para fazer valer os interesses da freguesia e da população. Em várias matérias importantes, que ultrapassam os poderes atri- buídos à Junta, essa união actuante é o meio mais eficaz que todos temos ao nosso dispor, no- meadamente:

- na luta por um novo traçado para as linhas de muito alta tensão da REN e para que novos problemas semelhantes não nos desassosseguem a breve prazo;

- pela reabilitação dos bairros do ex-PIA , onde milhares de pessoas parecem viver em "terra de ninguém", pois os problemas arrastam-se sem solução, enquanto se desenvolve o Estudo Es- tratégico de Almada Poente, depois de o Governo ter excluído a zona do PDM de Almada;

- para melhorar os transportes públicos;

- para termos na freguesia o posto da GNR, com terreno destinado na zona do ex-PIA e que estaria a aguardar a já concretizada reestruturação das forças policiais.

Temos na freguesia um dos maiores pólos universitários do País. O Madan Parque vai dar con- tinuidade às empresas de novas tecnologias. Nasceu um novo hotel na Aldeia dos Capuchos. O Metro do Sul do Tejo chegou finalmente ao Monte.

Para conquistarmos novos progressos, para que os anos vindouros sejam melhores, vamos continuar a unir vontades e esforços. A Caparica merece.

Desejamos um feliz Natal e um Ano Novo melhor.

Boletim informativo da Junta de Freguesia de Caparica

Periodicidade: trimestral Tiragem: 13 mil exemplares Depósito legal N.º 173215/01

Coordenação editorial e redacção: Abcedária, comunicação e secretariado, lda.abcedaria@abcedaria.pt Design e paginação: Isabel Pina

Impressão: Offset Mais Artes Gráficas SA, Venda Nova, Amadora

Teresa Coelho

Presidente da Junta de Freguesia de Caparica

E d i t o r i a l

Juntar vontades e esforços

(4)

4

Dezembro de 2007

Festejos de Natal

Os eleitosda autarquia, os trabalhadoresda Junta de Freguesia e suas famílias reuniram- se, em convívio natalício, no dia 15 de Dezembro, num encontro lúdico e que procura o re- conhecimento dos objectivos alcançados e a celebração de um trabalho conjunto.

A Festa de Natal dos reformados, pensionistas e idosos da Freguesia teve lugar no dia 17 de Dezembro, às 15 horas, na Escola Secundária do Monte de Caparica. Numa tarde de festa, imbuída no espírito natalício, promoveu-se o convívio e estimulou-se os valores da soli- dariedade e da amizade, com a animação do Grupo Musical ABC e a realização de um lan- che para todos.

"Sorriso"

Nos dias 3 e 4 de Dezembro, com sessões de manhã e de tarde, no Grande Auditório do Instituto Egas Moniz, teve lugar a edição de 2007 do "Sorriso de Natal". No âmbito do pro- tocolo celebrado pela Junta com o Teatro Extremo, todas as crianças da freguesia puderam as- sistir à peça "Pedro e o Lobo" e receberam um lanche e uma prenda de Natal.

Informação escrita

da Presidente da Junta à Assembleia

Obra

que se vê

Cumprindo a obrigação legal, o executivo apresentou à Assembleia de Freguesia detalhada informação sobre a actividade desenvolvida. Os três documentos referentes a 2007 sintetizam a obra que se vê

na Freguesia.

No ccemitério, fforam cconstruídos 1170 realizados ttrabalhos dde cconstrução Foram ffeitos ttrabalhos dde mmanutenção ddos eedifícios ee llogradouros ddas eescolas pprimárias

(1.º cciclo ddo EEnsino BBásico)

Na primeira reunião de 2008, a Assembleia analisará e votará o relatório de activi- dades do ano que está a che-

gar ao fim. As informações escri- tas, apresentadas em cada uma das reuniões do órgão delibera- tivo que até agora tiveram lugar, durante 2007, abrangem o perí- odo de Janeiro a Agosto.

A par do trabalho realizado com o Município, em colaboração ou por protocolos de descentrali- zação, são referenciadas obras de manutenção e reparação de ruas, do mercado e do cemitério, iniciativas promovidas com o mo- vimento associativo, variadas ac- ções dirigidas a crianças e a se- niores, bem como os apoios financeiros atribuídos a associa- ções e instituições.

É neste período que são ini- ciados os trabalhos de reabilita- ção das instalações da sede da Junta, conforme protocolo assi- nado com a Câmara Municipal de Almada. Estas obras visam me- lhorar as condições de funciona- mento dos serviços e de atendi- mento dos moradores.

No final de Agosto, a autarquia contava com 37 funcionários, 24 dos quais eram efectivos. No in-

(5)

5

www.jf-caparica.pt

Comissão de luta lançou abaixo-assinado

Mudar

o traçado da REN

Prossegue a recolha de assinaturas, para que o Governo e a REN alterem o traçado da linha de muito alta tensão entre Fernão Ferro e Trafaria.

Esta mais recente iniciativa partiu de uma Comissão de Luta pela Alteração do Traçado da Linha de Muito Alta Tensão no Concelho de Almada, constituída a 13 de Novembro e que foi recebida, dia 19, por Teresa Paula

Coelho. A Presidente da Junta de Freguesia de Caparica foi mesmo a primeira subscritora deste abaixo-assinado, dirigido ao Governo, através dos ministros do Ambiente e da Economia.

A 26 de Abril, na Assembleia de Freguesia, por proposta dos eleitos nas listas da CDU, tinha sido aprovada por unanimidade uma moção sobre esta matéria. Também por unanimidade, a Assembleia Municipal de Almada rejeitou, no final de 2006, a opção da REN. Outras tomadas de posição semelhantes foram assumidas nos últimos meses.

O abaixo-assinado, publicado no sítio Internet da JF de Caparica, lembra que, no concelho, a linha eléctrica preconizada pela REN atravessa zonas habitacionais e de equipamentos colectivos, nas freguesias de Charneca de Caparica, Caparica e Trafaria, onde ficarão colocados 46 postes, com uma altura entre 17 e 50 metros. Na Capa- rica, a REN pretende instalá-los desde a zona do Lazarim, Areeiro, Pêra do Meio, Quinta dos Cavaleiros e Quinta da Bica.

Defende-se, no documento, que o forte campo electro- magnético, gerado pelas linhas de muito alta tensão e cujos impactos reais na saúde humana estão por apurar, desaconselha, por questões de precaução, a instalação deste tipo de equipamento junto a zonas habitacionais.

Os promotores e subscritores registam que o traçado em causa não respeita as recomendações da Câmara Municipal de Almada e os apelos da Assembleia Municipal, bem como as recomendações da Comissão de Avaliação, quanto à necessidade de afastamento de postes de apoio de áreas urbanas.

No abaixo-assinado propõe-se a alternativa que a CMA indicou em Março de 2006, durante a fase de discussão pública: um percurso junto à A2. Reclama-se ainda a revisão do projecto de execução, considerando, nomeada- mente, o devido afastamento das zonas habitacionais e o enterramento da linha em alguns troços.

Foram rreparadas ccalçadas em ddiversos llocais dda ffreguesia 0 nnovos oossários ee fforam

e rreparação dde ccalçada

ício do ano, faleceu Alfredo San- tos, que trabalhava há vários anos como coveiro nesta fregue- sia.

Na Primavera e no Verão, pro- curou-se continuar a investir na melhoria das condições de traba- lho, com a aquisição de farda- mentos e equipamento de pro- tecção. Foram realizados trabalhos de beneficiação nos balneários do estaleiro de obras

e melhoramentos nas instala- ções destinadas ao pessoal.

No Mercado Municipal do Monte de Caparica, foram re- alizadas obras na zona de re- trosaria.

Em diversos locais da fre- guesia foram reparadas calça- das, colocados ou reparados sinais de trânsito e placas to- ponímicas, instalados abrigos em paragens de autocarros.

Saiba que...

Ao longo dos primeiros oito meses do ano, de acordo com os relatórios trimestrais já apresentados, foram emitidos 1531 atestados, 22 cartas de

caçador, 174 licenças de caní- deos. Foram cobradas 23618 facturas de água, o que re- presenta uma média mensal de 2952 recebimentos. . No apoio psicossocial gra- tuito registaram-se 57 consultas.

Igualmente à data de 31 de Agosto, estavam recenseados na freguesia 15082 eleitores activos (14685 nacionais e 397 estrangeiros).

(6)

6

Dezembro de 2007

A par da gestão diá- ria do Mercado Munici- pal do Monte de Capa- rica, a Junta concretizou em 2007 alguns benefí- cios, que vieram dar mais vida a este impor- tante equipamento da freguesia.

No início do ano, fo- ram colocadas grelhas na zona envolvente do mercado e foi pintada a zona do terrado. . Em diversas oca- siões, ao longo do ano, foram levantadas algu- mas bancas de retrosa-

Serviço gratuito

de recolha de resíduos

Trate

os monos como eles merecem

O serviço de recolha de monos domésticos e aparas de jardim, assegurado gratuitamente pela Junta de Freguesia, está ao dispor de todos os moradores.

Por monos designa- se, de forma geral, ob- jectos de grande volume e sem utilidade para os seus possuidores (mo- bílias velhas, colchões, electrodomésticos, etc.).

Por aparas de jar- dim entende-se todos os desperdícios naturais resultantes da constru- ção ou manutenção de jardins particulares (er- vas arrancadas, relva cortada, troncos, etc.).

O serviço gratuito de recolha de monos e de aparas de jardim, no do-

micílio dos moradores, pretende ser mais um contributo para resolver o problema da acumula- ção de resíduos, pro- movendo uma recolha mais eficiente e man- tendo a freguesia mais limpa, objectivos que re- querem um maior em- penhamento por parte dos habitantes da fre- guesia.

Como usar

Quando quiser livrar- -se de monos e de apa-

ras de jardim, comece por contactar a Junta de Freguesia, através do número de telefone gratuito 800 205 061, para comunicar os seus dados identificativos (nome, endereço e tele- fone) e informar de que resíduos se quer desfa- zer. No dia, local e ho- rário que lhe forem indi- cados, deverá colocar os monos e aparas de jardim, na via pública, para que se proceda à recolha.

Não custa nada.

Mercado com

mais vida

rias e foi feita a limpeza do local. Na Primavera foi substituída a cober- tura, na zona de retro- saria. No Verão, foram adquiridos e montados 16 módulos, para subs- tituição das bancas de retrosaria.

No dia 19 de Setem- bro foram a hasta pú- blica diversas bancas e duas lojas, tendo sido atribuídas as bancas N.º 11 (retrosaria), N.º 23 e N.º 24 (ambas de frutas e hortaliças) e a loja N.º 2 (bazar).

(7)

7

www.jf-caparica.pt

A empresa concessionária iniciou, a 30 de Novembro, os testes da "Linha 3" e, no dia 15 de Dezembro, teve lugar a inaugu- ração do troço do Metro Sul do Tejo, desde a Cova da Piedade até à Universidade, passando pelas estações de Ramalha, Pra- gal, Boa Esperança, Fomega e Monte de Caparica.

Nos últimos dias, até à entrada em funcionamento, seria ainda necessário recuperar a parte entre a A2 e o Monte de Caparica, pronta há vários meses mas entretanto danificada por actos de vandalismo. .

A primeira linha do Metro Sul do Tejo começou a funcionar em Maio, ligando Corroios e a Cova da Piedade, mas sem ligação a importantes interfaces, como a estação de comboios do Pragal ou a estação fluvial de Cacilhas, embora o preço dos bilhetes fosse já idêntico ao previsto para quando toda a rede estiver operacional.

Realojamentos no Raposo

Os moradores do bairro de casas pré-fabricadas, no Raposo, foram realojados pela Câmara Municipal em prédios

na freguesia, habitando agora casas dignas.

Os terrenos onde estavam as anteriores casas estão agora

desocupados e limpos.

Inauguração no dia 15 de Dezembro

Metro chega à Freguesia

(8)

8

Dezembro de 2007

Na abertura teve lu- gar um momento espe- cial: o reconhecimento público da Freguesia para com algumas pes- soas, que contribuíram para o desenvolvimento e enobrecimento do nome da Caparica. Na- turais e habitantes da Caparica, os nomes dos homenageados foram sugeridos pelas asso- ciações e colectivida- des. Com idades e currículos muito diversi- ficados, foram chama-

dos ao palco, para re- ceberem uma oferta simbólica da Junta de Freguesia e os aplausos do público presente na cerimónia de abertura das festas, tanto perso- nalidades com décadas de dedicação à Capa- rica e a quem nela vive, como jovens campeãs e campeões em várias modalidades desporti- vas.

Da lista de homena- geados fizeram parte:

Adelaide Lopes, Alberto

Chaíça, Alberto Costa, António Dias Correia, Artemiza Sá, Benvinda Costa, Carla Neves Ro- drigues, Carlos Gonçal- ves Teixeira, Cátia Luís Costa, Daniel Costa, Eduardo Silva Ferreira,

Eva Costa, Helder Ma- deira, Helder Brito e Hé- lio Martins, Inês Car- valho, Jaime Almeida, Jessica Semedo, Joana Mendes, Joana Raposo, José Carlos Saraiva Sé- cio, José Manuel Araújo, Leonel Garcia Nunes, Madre de Deus Figueira Quintela, Manuel Mar- ques Couto, Maria de Lurdes Penalva Barral, Maria Lucinda de Al- meida Vicente, Mónica Mendes, Nelson Ribeiro, Norberto Costa, Padre Domingos Morais, Pe- dro Manuel Leitão Ma- tosa, Telmo Lourenço, Vera Lúcia Tavar.

Da Comissão de Fes- tas no Monte de Capa- rica fizeram parte o Clube Recreativo União Raposense, o Clube Re- creativo e Desportivo da Banática, a Sociedade de Recreio e Beneficên- cia do Porto Brandão e o Monte de Caparica Atlético Clube.

Na 7.ª Festa das Co- lectividades participa- ram o Monte de Capa- rica Atlético Clube, o Centro de Convívio da

CHUT2, o Clube Re- creativo e Desportivo da Banática, o Clube Re- creativo União Rapo- sense, a Associação de Moradores da Urbaniza- ção da CHUT/Banática, o Grupo Recreativo Zip- Zip da Fomega, o Agru- pamento 54 do Corpo Nacional de Escutas, a Comissão da Igreja de Nossa Senhora do Monte de Caparica, o Clube Recreativo "Os Estrelas", o Grupo Des- portivo e Recreativo Ma- nobrense, a Sociedade de Recreio e Beneficên- cia do Porto Brandão e a Associação Cultural Capa Rica.

Ao longo destes dez dias de festa, vários gru- pos musicais animaram as noites caparicanas.

Entre música e carro- céis, os caparicanos pu- deram igualmente per- correr a tenda de exposições das Colecti- vidades representadas nas Festas, este ano com uma exposição de fotografias da Fregue- sia, da autoria do fotó- grafo José Guimarães.

Nas festas do Verão

Méritos reconhecidos

De 27 de Julho a 5 de Agosto

decorreram, com reconfirmado

sucesso, as Festas Populares do

Monte de Caparica e a 7.ª Festa

das Colectividades, levadas a cabo

pelo esforço da Junta de Freguesia,

das associações e instituições e de

dezenas de activistas.

(9)

9

www.jf-caparica.pt

Grupos da Escola Bá- sica 1 e do Jardim de In- fância N.º 1 do Monte de Caparica participa- ram nas "Marchas das Escolas e Instituições de Infância e Solidarie- dade Social" do con- celho, na manhã de 22 de Junho, na Praça da Liberdade, em Almada.

Nas marchas popula- res, aplaudidas por mi- A exposição itine- rante "Porto Brandão - A Terra e o Tejo" está, até 11 de Janeiro, na Escola Superior de Saúde Egas Moniz, seguindo depois para a Escola Secundá- ria Fernão Mendes Pinto (de 14 a 22 de Janeiro).

Organizada pelo Centro de Arqueologia de Almada, com o apoio da Junta de Freguesia de Caparica, a exposi- ção começou o seu per- curso a 10 de Novem- bro, na Estação Fluvial do Porto Brandão. De 15 a 26 de Novembro, esteve na Estação Fe- rroviária do Pragal. De 26 de Novembro a 3 de Dezembro, pôde ser vista na Escola Secun- dária do Monte de Ca- parica e, de 3 a 13 de Dezembro, na Escola Secundária Cacilhas- Tejo.

No PPorto BBrandão, ppor iiniciativa dda CCMA, ffoi rrecentemente aaberto uum nnovo pparque iinfantil e aa aancestral ccapela bbeneficiou dde oobras dde rrestauro

Valorizar o passado e o presente de Porto Brandão

"A Terra e o Tejo"

Até 26 de Maio, a ex- posição estará patente ainda na Escola Básica Integrada e Jardim de Infância do Monte de Caparica (22 de Janeiro a 7 de Fevereiro), na Estação Fluvial de Be- lém (17 a 31 de Março)

e no Hospital Garcia de Orta (5 a 26 de Maio).

Em datas ainda a defi- nir, ficará instalada no Museu da Cidade de Al- mada, no Almada Fórum e na Faculdade de Ciên- cias e Tecnologia.

"Porto Brandão - a

Terra e o Tejo" é des- crita pelos promotores como uma exposição iti- nerante que pretende valorizar um dos nú-

cleos ribeirinhos do con- celho de Almada, atra- vés da divulgação do seu património e da sua história.

Caparica bem representada nas Marchas do concelho

lhares de pessoas, na noite de S. João, na Avenida da Aliança Povo-MFA, e na final do

concurso, a 6 e 7 de Julho, no Complexo Mu- nicipal dos Desportos Cidade de Almada, par-

ticiparam a Associação Cultural Capa Rica, que ganhou o terceiro pré- mio da classificação ge-

ral, e o Centro Comuni- tário do PIA 2, que ficou classificado em quarto lugar.

(10)

10

Dezembro de 2007

Representações das colec- tividades e associações da fre- guesia integraram-se, no dia 25 de Abril, no já tradicional desfile concelhio, pelas arté- rias de Almada, com concen- tração na Praça do MFA, lar-

Nova biblioteca na EB1/JI N.º 2

Na tarde de 18 de Outu- bro foi inaugurada, com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Al- mada, uma nova biblioteca escolar na Escola Básica 1 e Jardim de Infância N.º 2, no Monte de Caparica. A nova biblioteca está dotada de um "centro de recursos", com material audiovisual e de informática.

A par de alunos e pro- fessores, a festa de aber- tura da biblioteca contou também com a participação da Presidente da Junta de Freguesia de Caparica. .

O Dia Mundial da Criança foi festejado com uma série de iniciativas, promovidas pela Junta de Freguesia, em con- junto com o Teatro Extremo, no âmbito do protocolo assi- nado entre a autarquia e esta companhia. .

Com a participação de quase um milhar de crianças e uma centena de adultos, as

Festa dos 33 anos do 25 de Abril

actividades decorreram no dia 1 de Junho, no Parque da Paz, envolvendo a EBI/JI do Monte de Caparica, as EB1/JI N.º 1 e N.º 2, do Monte de Ca- parica, o Centro Social e Pa- roquial do Cristo Rei, o Centro Comunitário do PIA 1, o Cen- tro de Educação e Desenvol- vimento do Monte de Caparica - Casa Pia de Lisboa, e a Creche

Dia Mundial da Criança

teve festa no Parque da Paz

Popular do Monte de Caparica.

Ao longo do dia, houve jo- gos tradicionais, brinquedos insufláveis, uma aula de Yoga (só para o 1.º Ciclo) e diver- sos espectáculos: "Biblioteca Extravagante", da companhia Salto no Escuro; "Encubando la Luna", da companhia Azul- killas; "Et de fil en Aiguille", da companhia Théatre Camélia.

Dia Internacional da Mulher

No dia 8 de Março, os eleitos da Junta distribuíram às mulheres, na freguesia, flores e um postal, com um dos "Desenhos da Prisão", de Álvaro Cunhal, e um po- ema de Maria Eugénia Cu- nhal, do livro "Silêncio de Vidro".

Acesso gratuito à Internet

Estão em funcionamento na Freguesia quatro postos públicos de acesso grtuito à Internet:

- no Clube Recreativo União e Capricho, , - no Centro de Convívio

da CHUT 2,

- na Sociedade de Recreio da Vila Nova,

- no Clube Recreativo e Desportivo da Banática.

O horário pode ser con- sultado em cada associa- ção.

gada de pombos e de balões, e deposição de coroas de flo- res junto ao monumento aos perseguidos.

As comemorações da revo- lução de 25 de Abril de 1974 são um momento especial,

tanto na memória colectiva do povo da Caparica, como para as associações da freguesia, enquanto herdeiras de toda uma tradição de democracia que tem as suas origens ainda antes do derrube do fascismo.

(11)

11

www.jf-caparica.pt

A escola tem capaci- dade para 800 alunos e a sua construção, com um custo de cerca de cinquenta mil euros, foi financiada pela Câmara da Almada, no quadro das relações de coope- ração com o Kwanza Sul.

Outros estabeleci- mentos de ensino estão a ser construídos, em moldes semelhantes, no Waku Kungo, na Conda e em Porto Amboim.

Para aquela região fo- ram dirigidos, nos últi- mos dez anos, diversos

A Presidente da Junta de Freguesia integrou a delegação do concelho de Almada, que em Outubro se deslocou à província angolana do Kwanza Sul, a convite do respectivo Governo Provincial, para inaugurar uma escola primária, no bairro das Salinas, no Sumbe.

outros apoios, como ma- terial escolar, uma bi- blioteca, apoio técnico e divulgação turística, me- dicamentos, roupas, li- vros, brinquedos, viatu- ras e um tractor (este para uma cooperativa de mulheres).

Nesta história de co- operação, assente num acordo de geminação entre Almada e a cidade piscatória de Porto Am- boim, assinado em 1997, entra a EB1/JI N.º 1, do Monte de Capa- rica, desde que, no final de 2004, começaram a

ser estabelecidos laços de geminação envol- vendo alunos e profes- sores de escolas de Al- mada (do Monte de Caparica, do Laranjeiro, da Cova da Piedade e da Costa de Caparica).

Este projecto das "esco- las solidárias" abrange a construção dos quatro estabelecimentos de en- sino em Angola, o en- contro entre as comuni- dades escolares, iniciativas de coopera- ção e solidariedade en- tre populações estudan- tis, e o estímulo do interesse por conhecer outras realidades socio- culturais e educativas - como relatámos no Bo- letim N.º 14.

Da manifestação de interesse recíproco do estabelecimento de rela- ções de intercâmbio, particularmente na pro- moção de acções e iniciativas na área da

educação, surgiu a ce- lebração da Declaração de Entendimento e Co- operação entre a Fre- guesia de Caparica e o Município do Sumbe.

Dez anos de "ukamba"

Uma campanha de solidariedade com o povo do Kwanza Sul de- corre de 1 de Dezembro a 15 de Janeiro. Deno- minada "Dez anos de ukamba" (palavra que, no dialecto local, o kim- bundo, significa ami- zade), a campanha as- sinala o 10.º aniversário do acordo de gemina- ção de Almada e Porto Amboim, promovendo a recolha de fundos atra- vés da venda de alguns objectos exclusivos (cadernos, blocos, aven- tais, chávenas e pires, taças). As verbas anga- riadas reverterão, atra- vés da CMA, para acti-

vidades e projectos no âmbito da cooperação com a província do Kwanza Sul.

As peças desta cam- panha podem ser adqui- ridas na Junta de Fre- guesia de Caparica, bem como nas restantes juntas do concelho, em instituições de solidarie- dade social, nos servi- ços de atendimento dos SAMS e da CMA, no Solar dos Zagallos (So- breda), no Fórum Muni- cipal Romeu Correia (Al- mada), no Museu da Cidade (Cova da Pie- dade) e no mercado de Natal "Amigo da Terra"

(Praça da Liberdade, Al- mada).

Também até 15 de Janeiro, os dez anos de geminação e o desen- volvimento da coopera- ção são objecto de uma exposição, no Fórum Romeu Correia (sala Pablo Neruda).

Caparica presente na solidariedade com Angola

Inaugurada escola no Kwanza Sul

(12)

12

Dezembro de 2007

Actualize o seu

recenseamento eleitoral

Vive na nossa freguesia mas ainda não está cá recen- seado ou recenseada? A qual- quer momento pode actualizar a sua inscrição, bastando para tal dirigir-se à Junta de Fre- guesia, no horário normal do expediente, e apresentar o seu Bilhete de Identidade indi- cando a residência actual.

Isto vai tornar-lhe mais fácil exercer o seu direito de voto, em próximos actos eleitorais ou referendos (convocado qualquer um destes sufrágios, o recenseamento é suspenso 60 dias antes).

Mas fica também a ganhar, juntamente com todos os que vivem e trabalham na Capa- rica, porque os meios atribuí- dos pela Administração Cen- tral às freguesias dependem do número de eleitores recen- seados. No nosso caso, os inscritos nos cadernos eleito- rais - cerca de 15 mil - são bastante menos que os cida- dãos portugueses, maiores de 18 anos, a residir na área da freguesia.

Para os que estão nesta si- tuação, a inscrição no recen- seamento eleitoral é obrigató- ria. Para alguns estrangeiros residentes, o recenseamento é voluntário (caso dos cidadãos de países da União Europeia e dos cidadãos de Cabo Verde e do Brasil, estes a viver em Portugal há mais de dois anos).

Um ""Baile SSénior" ddecorreu, na ttarde dde ssábado, ddia 220 de OOutubro, nno CClube Recreativo OOs EEstrelas ((na Fonte SSanta), nno ââmbito ddas comemorações ddo MMês ddo Idoso.

Ida

ao Politeama

A Junta de Freguesia orga- nizou uma ida ao Teatro Poli- teama, para assistir ao espec- táculo "Música no Coração", no dia 21 de Junho, envol- vendo reformados, pensionis- tas e idosos. .

O programa Alma Sénior, lançado pela Câmara Munici- pal de Almada, as juntas de freguesia e as associações desportivas, tem tido boa ade-

Ao longo do ano, tem sempre estado acima de 80 o número de pessoas, com 60 anos ou mais, que aderiram ao desafio do exercício físico como actividade regular.

Mais de 80 praticantes aderiram à Alma Sénior

são na Caparica (com o nú- mero de inscrições a superar as previsões).

Para que os seniores te- nham uma vida saudável, au-

tónoma e com qualidade, o programa estimula a prática regular de actividades físicas e desportivas, com acompanha- mento de técnicos com forma- ção adequada, pois trata-se de uma população com necessi- dades específicas e que tem tendência para crescer a cada ano que passa.

As actividades regulares in- cluídas no programa Alma Sé- nior são a ginástica de manu- tenção (aulas de 45 minutos) e a hidroginástica (aulas de 40 minutos). Há ainda actividades ocasionais, como passeios ambientais ou uma festa final.

Os interessados puderam ins- crever-se, em Setembro, para praticarem uma modalidade, duas vezes por semana, ou duas modalidades (dois dias de ginástica e um de hidrogi- nástica).

(13)

13

www.jf-caparica.pt

Casamento "à moda antiga" no passeio ao Cantar de Galo

Dezenas de reformados, pensionistas e idosos participaram no passeio, organizado pela Junta de Freguesia, ao Cantar de Galo, na Herdade do Cascavel, no concelho de Coruche, onde foi recriado o cenário de um casamento "à moda antiga".

A iniciativa realizou-se no dia 5 de Maio de 2007 e os visitantes foram convidados a desempenhar papéis de personagens in- dispensáveis a uma boa boda: a noiva e o noivo, as cozinheiras, os padrinhos, os pais dos noivos, os convidados...

Houve cortejo nupcial, ao som da concertina. Houve copo-de-água e baile, que continuou pela tarde fora, apenas interrompido para lanchar.

Retomada a tradição da Romaria dos Círios

Apesar da chuva, muitas pessoas fizeram questão de participar, dia 30 de Setembro, na primeira Romaria dos Círios da Caparica, desde há seis décadas, e apoiar, assim, a iniciativa autárquica

de retomar esta tradição.

O percurso foi alterado, de- vido ao mau tempo, que im- pediu a realização da Romaria nos Capuchos - o local inicial- mente previsto para concluir a romagem, já que foi, logo de início, excluída a possibilidade de ir até ao Cabo Espichel.

Com algumas centenas de pessoas, muitas delas trajadas segundo os preceitos religio- sos e tradicionais, e algumas deslocando-se a cavalo, o cor- tejo partiu do Largo da Igreja do Monte de Caparica, em di- recção ao Largo da Torre. De- teve-se uns momentos frente

à sede da Junta e seguiu de- pois até à Charneca de Capa- rica,onde o pároco desta fre- guesia, Padre Honório, realizou a missa campal. O al- moço decorreu no Pavilhão da Charneca de Caparica. . Pelo caminho, foi possível apreciar o gesto de várias pes- soas que, para a ocasião, de- coraram as suas janelas e saudaram a passagem da ro- maria. Noutras casas, ao longo do percurso inicialmente anun- ciado, também houve gestos semelhantes, com várias pes- soas a aguardar o cortejo, pois

não sabiam ainda das altera- ções havidas.

Durante o dia, foram asse- guradas várias deslocações aos Capuchos, disponibili- zando-se um autocarro para transportar as pessoas dali para o local da missa e do al- moço.

A Junta de Freguesia, pela voz da presidente, assinalou que o esforço dos organizado- res e dos participantes, apesar de tudo, permitiu reiniciar uma tradição que se espera reafir- mar nos próximos anos. .

(14)

14

Dezembro de 2007

Com a participação de dirigentes das princi- pais associações com actividade desportiva e da presidente da Junta e outros membros do executivo, esta iniciativa veio consolidar a coo- peração entre a autar- quia e as associações.

Representou ainda um contributo da freguesia

Fórum do Desporto consolida cooperação

Para debater a situação da prática desportiva na Caparica e as soluções para o seu

desenvolvimento, contribuindo para a satisfação das necessidades da população e o incremento da saúde e do bem-estar dos caparicanos, reuniu a 2 de Março o Fórum do Desporto da freguesia.

R

Reeccoollhhaa g

grraattuuiittaa d

dee

vviiaattuurraass

Não ssabe oo qque ffazer ccom oo vvelho aautomóvel?

O abandono da sua velha viatura na via pública não é a atitude correcta. A Junta de Freguesia de Caparica tem ao seu dispor um serviço gratuito de recolha de viaturas de- gradadas ou abandonadas.

Para aceder ao serviço basta obter os impressos "Entrega Voluntária de Viatura" no sí- tio da Internet da JF de Caparica e entrega-los em mão na secretaria da Junta. Faça- se ainda acompanhar dos documentos referentes ao veículo, as chaves do mesmo e uma fotocópia do bilhete de identidade.

Quer pprestar iinformação

sobre uuma vviatura aabandonada?

Vá ao sítio Internet da JF de Caparica, em www.jf-caparica.pt, imprima o documento ne- cessário e faça-o chegar aos nossos serviços.

A Junta encaminha todos os pedidos de remoção de veículos para a ECALMA, empresa municipal que se dedica à recolha de automóveis abandonados ou em fim de ciclo útil.

para o fórum concelhio, que viria a realizar-se no dia 31 de Março. . Como exemplo do só- lido edifício de confiança e trabalho solidário já erguido pela Junta e as associações populares, foi apontada a Festa das Colectividades, cuja sé- tima edição estava en- tão em preparação. No campo do desporto, a par do apoio da autar- quia às iniciativas dos clubes (como a Corrida da Freguesia, anual-

mente promovida pelo CRU Raposense, ou o torneio bienal de karaté, organizado pelo CCDC da CHUT 2, ou como o Caparica Futsal, um tor- neio organizado conjun- tamente por três asso- ciações em dois campos de futebol), destacam- se os Jogos Desporti- vos. Estes têm a sua origem na animação desportiva lançada pela Junta logo após o 25 de Abril de 1974, e já pas- saram por diferentes fa-

ses.

No ano de 2006, fo- ram atribuídos pela Junta de Freguesia, às associações e institui- ções, apoios no valor to- tal de 14 920,80 euros, 42 por cento dos quais (6 312,84 euros) desti- nados a actividades desportivas. Mais de metade das verbas (7 500 euros) foram atribu- ídas como apoio aos planos de actividade;

nestes, 64 por cento das verbas foram para acti-

vidades desportivas (inscritas nos planos de actividade).

Dispondo também de verbas escassas, a Junta não reduz a co- operação com o movi- mento associativo des- portivo à concessão de apoios financeiros, as- sumindo-se como par- ceiro solidário, na exi- gência de que o Estado cumpra aquilo a que a Constituição o obriga: o direito de todos à cultura física e ao desporto. .

(15)

15

www.jf-caparica.pt

A edição de 2007 da Corrida da Freguesia de Caparica teve lugar no dia 28 de Outubro e con- tou com a participação de 68 atletas femininas e 83 masculinos, nos diversos escalões, percorrendo as principais artérias da freguesia.

Organizada pelo Clube Recreativo União Rapo- sense, em parceria com a Junta de Freguesia, e aberta a todos os atletas, federados ou não, a prova contou este ano com representações de onze clu- bes.

Partindo da Rua do Raposo, nas imediações da sede do clube organizador, foram traçados cinco percursos. O mais longo, de nove mil metros, foi feito pelos atletas dos escalões juniores, seniores, pré-veteranos e veteranos (masculinos), e chegou até ao Lazarim e à Rua Vasco da Gama, passando pela Rua do Moinho, pelo Largo da Fomega, pela Alameda Timor Lorosae, pela Rotunda da Univer- sidade e pelo Largo da Torre.

As atletas juvenis, juniores, seniores, pré-vete- ranas e veteranas e os juvenis tiveram que vencer um percurso de três mil metros, os iniciados - 1700 metros; os benjamins B - 600 metros; e os benja- mins A - 300 metros.

Caparica Futsal 2007

Jogos Desportivos na Fomega

e na Fonte Santa

O Grupo Recreativo ZIP-ZIP da Fomega organi- zou torneios de dominó belga e snooker, que ter- minaram no dia 15 de Julho

O Clube Recreativo "Os Estrelas", da Fonte Santa, realizou um torneio de damas, durante o mês de Junho.

Os torneios integraram-se nos Jogos Desporti- vos da Caparica 2007, promovidos com o apoio da Junta de Freguesia.

A selecção nacional da Karate-Do Portugal Shotokan alcançou ex- celentes resultados no 9.º Campeonato Mun- dial de Karaté da Funa- koshi Shotokan Karate Association, em Inglate- rra.

O campeonato decor- reu em Inglaterra, no Complexo Desportivo K2, da cidade de Cra- wley, no fim de semana de 13 e 14 de Outubro, com a participação de mil atletas, oriundos de 20 países. Portugal, através da Karate-Do Portugal Shotokan, es- teve representado nos escalões femininos (6 atletas) e masculinos (15 atletas).

Dos resultados da se- lecção portuguesa des-

Corrida da Freguesia com 150 atletas

Os ccampeões do CCCDC CHUT2 ee oos seus mmestres, José CChagas e CCristina Mendes, à cchegada ao aaeroporto de LLisboa

CHUT2

tem campeões

no karaté mundial

tacam-se, nas provas de

"kumité" (combate) e

"kata" (forma), quatro dos representantes do Centro de Convívio, Desporto e Cultura da CHUT2: Bruno Amaral (2.º lugar em "kumite", individual); Joana Men-

des (1.º lugar em "ku- mite", individual, e 3.º lu- gar em "kata", individual);

Mónica Mendes (2.º lu- gar em "kata", indivi- dual); e Nelson Ribeiro (1.º lugar em "kumite", individual, e 3.º lugar em

"kumite", equipa). .

Na sua terceira edição, que arrancou a 30 de Junho, o Torneio de Fut- sal da Freguesia, aberto a iniciados, juvenis, ju- niores e seniores, foi organizado pela Socie- dade de Recreio e Be- neficência do Porto Brandão e pelo Grupo Desportivo e Recreativo

Manobrense. Os jogos decorreram nos polides- portivos dos dois clubes.

No torneio participaram quatro equipas juniores e duas seniores. . Os mais jovens con- cluíram com a seguinte classificação: 1.º lugar, Romei-rense; 2.º, Asilo;

3.º, Bela Vista; e 4.º,

Mano-brense; o melhor marcador foi Tiago Dionísio, do Romeiren se, e a equipa do Manobrense foi recon- hecida pelo seu fair-play.

O jogo dos seniores teve como resultado fi- nal 6 golos para o Manobrense e 5 para o Bela Vista.

(16)

Boletim IInformativo NN.º 118 Dezembro dde 22007 www.jf-ccaparica.pt

Dez anos de “ukamba”

Ofereça peças da

campanha de solidariedade com o povo do Kwanza Sul, que decorre até 15 de Janeiro, assinalando os dez anos de amizade da geminação de Almada e Porto Amboim.

Festas de Verão

Pág. 88

“A Terra e o Tejo”

A exposição itinerante

"Porto Brandão - A Terra e o Tejo", organizada pelo Centro de Arqueologia de Almada, com o apoio da JF Caparica, prolonga-se até 26 de Maio.

Pág. 99 Pág. 110

Pág. 114

N E S T E N Ú M E R O

As Festas Populares do Monte de Caparica e a 7.ª Festa das Colectividades da freguesia decorreram de 27 de Julho a 5 de Agosto, com reconfirmado sucesso.

Fórum

do Desporto

Junta e associações estão

solidárias, no esforço para

que seja cumprido o direito

de todos à cultura física

e ao desporto, consagrado

na Constituição.

Referências

Documentos relacionados

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

Ao fazer pesquisas referentes a história da Química, é comum encontrar como nomes de destaque quase exclusivamente nomes masculinos, ou de casais neste caso o nome de destaque

Nesse sentido, a última parte deste trabalho objetiva estudar o efeito da adição de partículas cristalinas (quartzo, alumina e zirconita) sobre

Este estudo apresenta como tema central a análise sobre os processos de inclusão social de jovens e adultos com deficiência, alunos da APAE , assim, percorrendo