• Nenhum resultado encontrado

Por um PSOL que Ouse Lutar. Por uma alternativa de esquerda independente. Tese do PSOL que Ousa Lutar ao VII CNPSOL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Por um PSOL que Ouse Lutar. Por uma alternativa de esquerda independente. Tese do PSOL que Ousa Lutar ao VII CNPSOL"

Copied!
49
0
0

Texto

(1)

Por um PSOL que Ouse Lutar. Por uma alternativa de esquerda independente.

Tese do PSOL que Ousa Lutar ao VII CNPSOL

1- O VII CNPSOL ocorre em um momento trágico. São mais de 450 mil mortes por COVID-19, desemprego recorde, aumento da fome, da pobreza, da miséria, da concentração de renda e riqueza e continuidade da crise econômica. O sistema de saúde tem estado sempre à beira do caos; a vacinação segue lenta e descontínua.

2- Nos posicionamos contrários à realização do VII CNPSOL este ano. Não há condições sanitárias para um evento com milhares de pessoas no país. Sabemos que o congresso ocorre em situações desiguais, com regiões com maiores dificuldades para adotar medidas sanitárias adequadas. Temos também uma base popular digitalmente excluída, impedindo sua participação virtual. Participaremos desse processo cientes de que precisamos disputar os rumos do partido e faremos chegar aos filiados e filiadas nosso protesto com a manutenção do VII CNPSOL.

3- O VII CNPSOL ocorrerá em uma situação de piora nas condições de vida do povo, que tem de escolher entre morrer de fome, de Covid-19 ou pela violência policial.

Cresce o arrocho do capital sobre o trabalho em geral, atingindo mais os setores empobrecidos da classe trabalhadora, desempregados, subempregados, os negros e negras, a juventude periférica e todos/todas os/as que sofrem maior superexploração.

4- Cresceu também a violência doméstica e familiar contra as mulheres. Com mais tempo em casa em um quadro de piora das condições econômicas, sua vulnerabilidade aumenta. No período de março a setembro de 2020, 497 mulheres foram vítimas de feminicídio. A proliferação dos armamentos contribui para agravar esse quadro. Há também a ausência de políticas públicas para doenças psíquicas e emocionais, que se agravaram com o isolamento físico e a crise econômica.

5- As operações policiais nas periferias se intensificaram, dando continuidade ao genocídio de negros(as) jovens, adolescentes, crianças e os crescentes casos de LGBTfobia.

6- O Governo Bolsonaro também vem aplicando uma política de genocídio das populações indígenas e de destruição do meio ambiente. Diversas comunidades indígenas foram abandonadas à própria sorte, tudo em defesa dos interesses do agronegócio e da mineração.

7- Tudo isso em um quadro geral de maior dependência econômica e tecnológica, de maiores desigualdades regionais, de privatizações, de desindustrialização e de reprimarização da economia.

Crise, conflito interimperialista e Resistência Popular

8- A recente demonstração de vitalidade da luta do povo em vários países da América

Latina mostra que a Resistência Popular Internacional continua viva e que pode

voltar com força após a período mais duro da pandemia. Exemplos são a revolta

popular na Colômbia e a vitória democrática e popular na Constituinte e eleições

municipais no Chile; as derrotas do golpismo e do ultraliberalismo na Bolívia e na

Argentina e o descredenciamento do golpista venezuelano Guaidó pelos EUA.

(2)

9- A crise estrutural do capitalismo, que já vinha se aprofundando em 2019, ao convergir com a pandemia se tornou a mais profunda desde 1929. O discurso ideológico do “livre mercado” naufragou, e agora todas as potências estão investindo pesadamente para apoiar seus oligopólios e incentivar a retomada da economia, mas mantendo uma dura exploração da classe trabalhadora e opressão dos povos dos países dependentes.

10-A vitória de Biden também mostrou uma derrota da ofensiva conservadora e a energia do povo estadunidense em luta, mas ele é apenas mais uma versão do imperialismo violento dos EUA. Os EUA procuram agora reconstruir seus laços com a União Europeia (UE) e países asiáticos para enfrentar a China em aliança com a Rússia na disputa interimperialista, na qual, durante o governo Trump, os EUA sofreram importantes derrotas. Mas, tanto a crise econômica como o conflito imperialista contribuem para manter incertezas e a instabilidade geopolítica internacional.

11-Para as classes trabalhadoras e os povos oprimidos, o resultado continua dependendo do renascimento de uma esquerda revolucionária com capacidade dirigente e base de massas e da ampliação da solidariedade internacional.

Brasil: crise social e instabilidade política no governo Bolsonaro

12-O período atual é de reforço da hegemonia burguesa no Brasil, isto é, não estamos em uma crise de hegemonia. Esta foi reforçada, inclusive pelas experiências do PT nos governos. Em paralelo existe uma resistência popular, mas, no momento, ela está frágil, desorganizada e sem direção combativa.

13-O governo Bolsonaro segue sob tutela militar, civil e burguesa, sob a égide dos interesses do capital. No caso das Forças Armadas, trata-se de um processo mantido após a ditadura militar burguesa, agora com forte presença direta de generais e oficiais no governo, e que ocorre entre tensões, pressões e acordos entre setores do governo, do “mercado”, do Congresso e do Judiciário.

14-Bolsonaro é um neofascista, encabeçando um governo de extrema direita, em uma democracia representativa liberal burguesa, porém mais arbitrária e autoritária. Seu governo nunca deixa de ter os interesses do capital à frente. Mas ele procurará garantir seus interesses pessoais, num movimento contraditório para atender suas bases sociais e, ao mesmo tempo, às pressões do mercado. Ele sempre está pensando em dar um golpe, mas agora seu foco é manter sua base social e política para barrar o impeachment e disputar as eleições de 2022.

15-As eleições do Congresso Nacional (Câmara e Senado) estão nessa lógica. Foi uma vitória de Bolsonaro, mas o “Centrão” cobra seu preço em negociações que dependerão do conjunto de interesses do grande capital (como a privatização da Eletrobras), da elite política, dos militares e outros. Isso contrasta com a visão de setores do PSOL que defenderam o apoio subalterno à direita liberal na eleição da Câmara dos Deputados.

16-As trocas ministeriais foram rearranjos, cedendo a algumas pressões do grande capital, como o afastamento do ministro das Relações Exteriores (Ernesto Araújo), dos militares, do Centrão, mas mantendo áreas subordinadas aos interesses particulares de Bolsonaro.

17-A queda de Bolsonaro nas pesquisas de opinião é um dado positivo, mas falta

muito para 2022. Bolsonaro continuará contando - caso não se desenvolva o

impeachment e a depender dos desgastes nacional e internacional - com muitos

recursos. A possível diminuição da pandemia, um alívio do quadro econômico e

medidas paliativas podem render-lhe frutos políticos e eleitorais. Por outro lado, a

(3)

redução do risco de contaminação e o afrouxamento do isolamento social vão criar melhores condições para a retomada das mobilizações e uma melhora da resistência popular, momento para o qual o PSOL e as organizações populares precisam se preparar.

O Poder Judiciário, o Mercado e as Forças Armadas

18- No Judiciário, vimos a desmoralização da Lava Jato (Sérgio Moro e procuradores).

As decisões de Fachin e do STF, anulando as condenações de Lula, indicaram que a Lava Jato foi um instrumento político para inviabilizar eleitoralmente Lula em 2018; essa reversão é uma importante vitória democrática.

19-A instalação da CPI da COVID-19, imposta pelo STF, tem colocado na vitrine os erros do governo federal na pandemia, o que vai ampliar seu desgaste e fornecer ainda mais elementos para novos pedidos de impeachment. Mas também pode fortalecer nomes da direita oposicionista.

20-O silêncio dos comandantes militares e dos “militares do governo” sobre essas questões gerou uma nova crise no governo, que se manifestou nas mudanças ministeriais envolvendo setores das Forças Armadas. Causou incômodo a Bolsonaro a posição do Exército a favor das medidas orientadas pela OMS e a recusa em se envolver com os atuais objetivos golpistas do presidente.

21-Outra derrota importante do governo no STF foram os arquivamentos dos casos de Boulos, Felipe Neto e Sonia Guajajara, iniciados com base na Lei de Segurança Nacional e o apoio às ações da PF contra Ricardo Salles.

22-Entre setores empresariais há resistência ao impeachment, seja pela afinidade com as reformas que o governo tem feito, seja por acreditarem que o impeachment geraria mais instabilidade. Porém, existe pressão para ações que reduzam os impactos da pandemia e por celeridade na vacinação para a plena retomada econômica.

23-Essas crises constantes geraram maior isolamento de Bolsonaro, a necessidade de fazer concessões e o enfraquecimento do setor neofascista no governo, além do estranhamento com chefes militares da ativa. Mas, por outro lado, resultou na tentativa de blindar-se contra o impeachment e investigações de sua família e aliados. O cenário segue incerto.

O latifúndio, a monocultura, a mineração e as resistências das lutas territoriais 24- Em sua fase neoliberal, o capitalismo reorganiza o espaço mundial, instituindo

uma nova divisão internacional e territorial do trabalho, consolidando o processo de globalização da produção e do consumo. No Brasil, a nova ordem mundial transforma o espaço, reprimarizando a economia e fortalecendo os latifundiários modernos. A adesão do Brasil ao neoliberalismo, que vem flexibilizando as leis ambientais para uma maior exploração da natureza, continua avançando e produzindo crises.

25- A flexibilização das leis ambientais, inclusive do Código Florestal, iniciada nos

governos do PT permitiram avanço “legal” do agronegócio e da mineração, que

cresceram na base da grilagem, da pistolagem, do desmatamento, de queimadas e

pela expulsão de povos e comunidades originárias, quilombolas e tradicionais.

(4)

26-No atual governo, esse avanço não é somente devido à política de Bolsonaro, mas também de todos os governos estaduais, inclusive do PT e PCdoB, que dão sustentação ao MATOPIBA (áreas de remanescentes de Cerrado dos Estados do MA, TO, PI, e BA, entregues ao agronegócio desde 2015).

27-O avanço do agronegócio e da mineração está tão violento que, mesmo que o projeto de “legalização” da mineração em terras indígenas não seja aprovado, o crescimento dos garimpos nesses territórios já é uma realidade. Com isso, restam aos povos originários, que sempre resistiram em seus territórios, buscarem apoio nacional e internacional para frear a sanha do capital e o neofascismo bolsonarista.

É inadiável organizar os povos originários, quilombolas e tradicionais tanto para enfrentar o governo ecocida e etnocida de Bolsonaro como para construir uma alternativa democrática e popular, rumo ao socialismo e que reconheça a diversidade natural e cultural do país.

O isolamento internacional e as derrotas neofascistas

28- O que se pode constatar em 2021 é que as posições de cunho neofascista, anti- China e pró Trump sofreram derrotas no governo e no parlamento. Essa situação é consequência da pandemia no país, que reforça o isolamento internacional de Bolsonaro, acentuado com a derrota de Trump. O avanço da extrema-direita internacional, associada com mercadores da fé das igrejas neopentecostais, é possível de ser barrado, cabendo ao PSOL e às organizações populares disputarem essas bases sociais para outro projeto político.

29-Nesse quadro, a China obteve importantes vitórias. A chinesa Huawei não foi banida do leilão da Internet 5G, Eduardo Bolsonaro foi derrubado da presidência da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, a latifundiária Kátia Abreu (entusiasta pró-China) assumiu a presidência da mesma Comissão no Senado e o ícone anti-China Ernesto Araújo caiu do Ministério.

30-Além disso, continuam as grandes contradições em torno do acordo Mercosul- União Europeia. A diplomacia e a política ambiental do governo prejudicam o diálogo, mas o fato é que esse acordo é nocivo aos interesses populares e nacionais, independente da retórica “verde”.

31-Carlos Alberto França, o novo titular da pasta, é considerado um pragmático e está se afastando da linha delirante anterior, com vistas a melhorar o diálogo com outras nações, mas sempre no interesse do grande capital. Isso confirma a dependência pragmática da burguesia brasileira em relação às principais nações imperialistas (EUA, China, Europa e Japão). Ao mesmo tempo, mostra que os interesses pragmáticos do grande capital no Brasil estão acima do bolsonarismo.

A agenda neoliberal segue andando

32-No Congresso Nacional, a agenda liberal segue andando. Parcela dos porta-vozes do mercado teme que os interesses particulares de Bolsonaro, incluindo a reeleição em 2022, podem sacrificar parte das reformas antinacionais e antipopulares. Mas as pressões aumentam, e as privatizações da Petrobrás e da Eletrobrás, mesmo que lentamente, seguem seu curso.

33- O auxílio emergencial foi aprovado contra a posição original de Guedes e com as

ambiguidades de Bolsonaro. O texto-base da “PEC Emergencial” permite ao

governo pagar até R$ 44 bi de auxílio por fora do teto de gastos. Mas endurece a

contenção fiscal e o controle de despesas com pessoal.

(5)

34-A paralisia da Reforma Administrativa, em decorrência das dificuldades de tramitação de uma PEC dessa complexidade e das pressões dos sindicatos, não impede que Bolsonaro siga com a política de arrocho sobre os(as) servidores públicos. Mesmo com algumas categorias conseguindo furar o bloqueio, os que atuam na Administração Direta, Autárquica e Fundacional seguem com defasagem salarial. A PEC 186 foi fundida à PEC dos fundos e, mesmo desidratada, foi aprovada como chantagem para reestabelecer o auxílio emergencial. Foi estendido o congelamento salarial, sem prazo, e foram criados gatilhos para contenções orçamentárias que acirram o arrocho fiscal, prejudicando ainda mais os investimentos em educação, saúde, moradia, etc.

35-Além disso, em meio ao momento mais grave da pandemia, a bancada bolsonarista apresentou a PL 5595/2020, que coloca a Educação como serviço essencial, obrigando que profissionais da educação voltem ao trabalho presencial sem vacinação em massa. Isso coloca em risco a vida de estudantes, docentes e demais trabalhadores(as) da educação e de toda a população.

A antecipação das eleições de 2022

36-A recuperação das condições legais de Lula foi uma importante vitória democrática contra as arbitrariedades da Lava Jato. Mesmo com nossas divergências com o PT, sempre afirmamos que o impeachment de Dilma Rousseff foi um golpe e que as condenações de Lula foram arbitrárias, baseadas num processo seletivo e manipulado.

37-As declarações de Lula já apontam sua estratégia eleitoral. Por um lado, sinaliza com a mesma política de conciliação de classe em prol do grande capital que marcou seus governos. Suas falas têm muitas contradições com o que foi feito concretamente. Por exemplo, defendeu a indústria nacional, quando o resultado de seus governos foi desindustrialização e desnacionalização, além de aprofundamento da concentração fundiária e mais enriquecimento do capital financeiro e aumento de nossa dependência. Mas a candidatura de Lula está mexendo no tabuleiro de todas as forças, pois ele tende a ir ao 2º turno e disputar a presidência.

38-A direita tradicional terá que acelerar as tratativas em busca de uma liderança e um eixo político unitário, pois suas candidaturas terão dificuldades para ir ao 2º turno se ficarem espremidas na polarização Bolsonaro x Lula.

39-Ciro Gomes ficou em situação difícil por não conseguir ser alternativa de parte da direita liberal e não se constituir como grande referência da esquerda. Assim, ele está se colocando como um anti-Lula palatável à direita.

40-A extrema-direita também está reagindo, intensificando a propaganda negativa via fake news contra a esquerda em geral e Lula/PT em particular. Também retomou seu discurso contra o STF e o sistema eleitoral, visando deslegitimar uma possível derrota em 2022.

41-Os setores à esquerda, como o PSOL, também se veem pressionados a abdicar de suas candidaturas próprias em nome de uma frente, liderada por Lula, para derrotar Bolsonaro. Essa pressão se dá tanto internamente, a partir de setores com posições conciliadoras e rebaixadas programaticamente, como também de parte dos setores explorados e oprimidos que anseiam por derrotar Bolsonaro em 2022

“de qualquer jeito”.

(6)

42-O início precoce do jogo de 2022 está deixando o PT focado nas eleições, evitando conflitos que coloquem em Lula a pecha de radical. Já está à procura de alianças, um vice à direita e apoio de frações do capital. Assim, tende a piorar a vacilação do PT com o Fora Bolsonaro/Mourão. O que Lula/PT quer é que sua candidatura seja de centro, com aparência de centro-esquerda, em aliança com a direita e com apoio da esquerda. Mas, com a situação das instituições brasileiras e a correlação de forças atual, o desenvolvimento dentro da institucionalidade até as eleições de 2022 e a posse dos eleitos não estão garantidos.

A luta pelo Fora Bolsonaro/Mourão e o PSOL como alternativa de esquerda em 2022

43-O PSOL deve afirmar no VII CNPSOL que terá candidaturas próprias em 2022, sem perder o foco no que deve ser seu objetivo hoje: o fortalecimento de um amplo movimento de massas pelo Fora Bolsonaro/Mourão! Vacina para todos já! e Auxílio Emergencial. Barrar Bolsonaro e Mourão agora é barrar o projeto do genocídio do nosso povo!

44-Esse movimento deve articular lutas imediatas com uma Plataforma de Emergência que parta das questões mais concretas que atingem a maioria do povo e articule- as com a disputa por uma nova alternativa de poder democrática e popular sob hegemonia dos trabalhadores/trabalhadoras (antimonopolista, antilatifundiário, anti- imperialista, contra todos as opressões, ecossocialista e democrático radical) para superar a crise econômica e sanitária, rumo ao socialismo. Só assim superaremos a pobreza e a fome em nosso país.

45-Partindo desses elementos programáticos, devemos ser parte de iniciativas de mobilização social, mesmo com os limites atuais. O quadro geral ainda é incerto, mas se desenha no Brasil uma situação em que as tensões sociais ficarão explícitas, combinando desemprego, queda da renda, precarização do trabalho, aumento da violência e uma crise sanitária cuja superação ainda não se vê. À medida que a pandemia ceda e a vacinação se amplie, as mobilizações presenciais serão retomadas. Mas as direitas também vão disputar a insatisfação popular.

46-É no curso dessas lutas que o PSOL deve afirmar que terá candidatura própria para Presidência da República em 2022. Por isso estamos engajados na pré- candidatura de Glauber Braga para a Presidência da República. O Brasil tem eleições em dois turnos, tornando possível que o partido se afirme no 1º turno, em nível nacional e estadual, e unifique forças contra os setores antinacionais e antipopulares no 2º turno. Não há por que o PSOL, desde já, não se colocar para o processo com um projeto verdadeiramente de esquerda e com perspectiva socialista.

47-O neodesenvolvimentismo do PT – com uma política neoliberal mitigada por maior atuação do Estado em uma conciliação de classe sob hegemonia burguesa – provou que não pode enfrentar os desafios nacionais com base nos interesses do povo trabalhador, de forma a se contrapor à dependência histórica e construir uma verdadeira democracia no Brasil. Esse modelo também gerou a domesticação de parte dos movimentos sociais que foram incorporados à política de conciliação de classes.

48- Por tudo isso, o partido deve iniciar em 2021 um ciclo de debates com sua

militância, ativistas dos movimentos sociais, partidos de esquerda e intelectuais,

(7)

para construir um Programa de Governo. No início de 2022, deve realizar uma Conferência para analisar o quadro e, em se confirmando as tendências eleitorais atuais, consolidar a posição por candidatura própria.

Diretrizes programáticas do PSOL

49- O PSOL deve sair do seu congresso com o objetivo de apresentar em 2022 um programa democrático e popular dirigido pela classe trabalhadora (antimonopolista, antilatifundiário, anti-imperialista, contra todas as opressões, ecossocialista e democrático-radical). Um projeto de transição ao socialismo. Nesse projeto não cabe a associação com o grande capital em torno do “desenvolvimentismo”. Um projeto que enfrentará reação burguesa nacional e internacional e que deve ser sustentado por ampla mobilização popular. O enfrentamento da crise e da dependência passa pela revogação de todas as contrarreformas neoliberais que atacam o mundo do trabalho, notadamente a trabalhista, previdenciária e o Teto de Gastos.

50-A auditoria e suspensão do pagamento da dívida pública e da dívida externa são medidas fundamentais; além destas: reestatização das grandes empresas privatizadas durante os governos pós 88, incluindo as já semi-privatizadas (Petrobras, Banco do Brasil, Caixa Econômica e Correios); estatização do sistema financeiro e constituição de um núcleo de empresas estratégicas estatais, de modo a garantir um processo de enfrentamento do imperialismo e rompimento da dependência nacional. Mas as empresas estatais devem ser democratizadas, com participação da classe trabalhadora e setores populares em suas direções, criando assim mecanismos de controle social da economia.

51-Outras medidas de primeira hora serão a reforma agrária antilatifundiária sob controle dos trabalhadores e trabalhadoras; a reforma urbana popular contra a gentrificação e que seja instrumento de democratização da cidade; efetiva distribuição de renda e elevação significativa do valor real dos salários; reforma tributária que sobretaxe a especulação financeira, as grandes fortunas, elimine os impostos indiretos e favoreça o combate à sonegação e à corrupção.

52-Devemos formular e construir uma política externa anti-imperialista, que se expresse na solidariedade a todos os povos oprimidos, permitindo maior integração econômica e a formação de blocos políticos e comerciais que permita aos países subjugados pelo imperialismo desenvolverem suas capacidades econômicas, tecnológicas e sociais.

53-É necessário enfrentar a crescente criminalização das lutas, com garantia dos direitos sindicais e da livre organização da classe trabalhadora - desde o nível nacional ao interior das empresas - e pela garantia das liberdades democráticas, sem qualquer punição aos lutadores do povo.

54-Defendemos a democratização da propriedade e do acesso aos meios de comunicação de massas.

55-Combateremos e reverteremos as reformas políticas e eleitorais que restringem a

participação popular. Defendemos novas regras de composição do Senado,

diversificando-o em termos de raça e gênero. Também é importante a

regulamentação dos dispositivos constitucionais que viabilizam o plebiscito, o

referendo e a iniciativa popular na proposição das leis. Defendemos também o

fortalecimento e ampliação dos organismos de controle do Poder Judiciário como

meios de sua democratização.

(8)

56-Devemos denunciar e defender o fim da tutela militar sobre as instituições políticas, assim como a democratização das Forças Armadas, combatendo a doutrina da

"Segurança Nacional" e desmilitarizando as polícias.

57-Nossa política de segurança pública deve se orientar pelo respeito aos Direitos Humanos e ter uma nova relação com as comunidades mais empobrecidas de nosso país, sendo parte do desenvolvimento de políticas que garantam o bem- estar geral da população. Devemos garantir condições adequadas aos trabalhadores e trabalhadoras da segurança pública, bem como o exercício dos seus direitos civis e políticos, inclusive de sindicalização.

58-Combateremos todas as medidas e projetos de leis obscurantistas, que atacam a educação laica e crítica e perpetuam o machismo, o racismo, a LGBTfobia e outras ideologias reacionárias.

59-Somos contra todos os tipos de opressão e a favor das lutas dos movimentos de mulheres, negros, LGBTTTQI

+

. Defendemos a legalização do aborto e os direitos sociais, sexuais e reprodutivos das mulheres e LGBTTTQI

+.

Também defendemos o fim da intolerância religiosa, do genocídio dos povos indígenas, da guerra às drogas, da violência obstétrica, doméstica e familiar e do feminicídio. Vamos lutar em defesa da educação pública e da autonomia universitária.

60-Para radicalizar a democracia e reverter a sub-representação das mulheres na política. O PSOL deve defender a incorporação paritária das mulheres nas estruturas de Governo; elas devem participar também de ministérios estratégicos.

Defendemos paridade de gênero nos parlamentos federal, estadual e municipal.

61-As pautas de luta dos povos indígenas são as nossas pautas, assim como de outras populações tradicionais como os quilombolas. Mais que isso, são nossa inspiração histórica de resistência. Junto à resistência dos povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos, camponeses pobres, atingidos por barragens, estaremos firmes na defesa do meio ambiente, contra o aprofundamento das agressões pelos latifundiários e mineradores.

62-O racismo é estrutural na sociedade de classes no Brasil e não só impede que indígenas, negros e negras tenham acesso digno aos serviços públicos e aos postos de comando do Estado e dos espaços privados, como é ferramenta de extermínio de uma parcela de nosso povo. O racismo está enraizado nas instituições públicas e privadas, sejam elas empresariais, jurídicas, políticas e religiosas.

63-A emancipação da classe trabalhadora só terá sucesso se considerar que a luta por uma sociedade sem exploração no Brasil passa pelo combate ao racismo e pelo reconhecimento do protagonismo de indígenas, negros e negras.

64-Portanto, a luta histórica dos povos indígenas e do povo negro é parte essencial do processo de construção da resistência da classe trabalhadora de hoje, contra a política de morte e a dominação burguesa.

65-No Brasil, assistimos à ampliação da espoliação da natureza. O latifúndio usa o fogo de forma criminosa para destruir o Cerrado, a Amazônia, a Mata atlântica, a Caatinga, os Pampas e Araucárias e para fazer avançar a grilagem. Teremos um claro compromisso de defesa do rio Amazonas, São Francisco, Doce, dos Sinos e Camaquã, entre diversos outros locais e santuários da natureza.

66-Nosso projeto é ecossocialista. O principal sentido desse projeto é o de respeito à

natureza e à vida, sob novas bases sociais e valores culturais, levando em

consideração os saberes e as experiências ancestrais.

(9)

É preciso democratizar o PSOL

67-O funcionamento do PSOL é muito precário pelas seguintes razões: 1) filiação massiva sem critérios; 2) congressos despolitizados; 3) estruturas de direção cupulistas; 4) os setoriais e instâncias de base não possuem organização, atuação e mobilização ativa, etc. A realização do VII CNPSOL em plena pandemia agrava mais essas características.

68-Para enfrentarmos os desafios da conjuntura é fundamental que o partido tenha uma estrutura de participação dos seus filiados. Nesse sentido, defendemos mudanças para democratizar o partido e dar maior regularidade às suas instâncias.

69-Atualmente o partido não tem regra para a eleição de direções municipais, o que permite que direções estaduais componham, mudem ou destituam direções municipais ao seu bel prazer. O VII CNPSOL deve apontar critérios de composição e funcionamento regular do PSOL nos municípios.

70-O fundamental é ter um partido mais estruturado e com espaços de debate e convivência, preparando-se e desenvolvendo ações para a luta social.

Tarefas táticas na conjuntura

71-O PSOL deve realizar/ fortalecer as seguintes iniciativas:

a) Ampliar a campanha pelo Fora Bolsonaro/Mourão! Em defesa dos direitos sociais, da soberania nacional e das liberdades democráticas;

b) Participar ativamente das campanhas Vida, Pão, Vacina e Educação e Vacina para Todos (as) Já!, exigindo dos governos federal, estadual e municipais um plano nacional de imunização que garanta acesso a vacinas contra a covid-19 para todos e todas o mais rapidamente possível;

c) Atualizar, divulgar e debater uma Plataforma de Emergência com os mais amplos setores democráticos, populares e socialistas;

d) Defender o SUS dos ataques privatizantes e das ameaças de cortes nos percentuais constitucionais de financiamento;

e) Por medidas sanitárias que garantam a preservação da vida e contenham a proliferação da COVID-19 com alternativas concretas e imediatas;

f) Apoiar a luta em defesa da Saúde Mental, da Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial;

g) Defender e realizar campanhas para a implementação imediata de medidas fiscais e tributárias que ampliem o gasto público e tornem o sistema tributário brasileiro progressivo;

h) Pela ampliação do valor do Auxílio Emergencial para um salário-mínimo, transformando-o em um programa de Renda Mínima permanente;

i) Organizar campanhas de solidariedade para os sem-teto, sem-terra, quilombolas e indígenas, com a meta de ampará-los durante a pandemia. Participar das campanhas de arrecadação de alimentos e itens de higiene pessoal. Denunciar publicamente a situação de abandono dessas comunidades por parte do Estado e defender a Titulação das Terras Quilombolas e a Demarcação das Terras Indígenas Já!

j) Construir e participar das campanhas contra a violência de gênero e feminicídio e a

favor da segurança e da vida das mulheres;

(10)

k) Pela descriminalização e legalização das drogas, com o desenvolvimento de mecanismos de produção e comércio sob controle do Estado. Pela construção de políticas públicas humanizadas para tratamento dos dependentes.

l) Contra o genocídio e o encarceramento da juventude negra! Pelo fim da incursão policial nos territórios negros na pandemia. Organizar e participar das lutas do movimento negro.

m) Organizar e participar das mobilizações e atividades virtuais e presenciais apontadas pelas centrais, entidades estudantis, FONASEFE, Frente Povo Sem Medo e Brasil Popular e pelo PSOL em defesa da educação, do serviço público, contra a Reforma Administrativa (PEC 32) e pela derrubada do teto de gastos (EC 95), que destroem o serviço público e retiram verbas da saúde e da educação.

n) Reocupar as ruas! Retomar a mobilização social nas mais diversas e seguras formas possíveis.

FORA BOLSONARO E MOURÃO!!

PELA CONSTRUÇÃO DE UMA ALTERNATIVA DE ESQUERDA PARA 2022, SEM DEIXAR DE LUTAR AGORA!

EM DEFESA DA HISTÓRIA DE RESISTÊNCIA E LUTA DO NOSSO POVO!

Assinam a Tese:

Amazonas

1. Ana Jessica Martins De Medeiros- Estudante, Manaus;

2. Andre Luiz Martins De Medeiros- Estudante, Manaus;

3. Audiro De Magalhães Filho, PSOL Humaitá;

4. Carlos Alberto Dos Santos Noel- Medico, Iranduba;

5. Carlos Augusto Dos Santos- Professor, Manaus;

6. Delcid Dias Da Silva- Agricultor, Iranduba;

7. Ediane Pinto Da Silva- Domestica, Iranduba;

8. Erickson Morais De Medeiros Sec De Filiação Do D.E Psol, Manaus;

9. Erika Maira Medeiros Do Nascimento- Fono, Manaus;

10. Francisco Araujo De Vasconcelos Filho- Sec De Org Psol, Manaus;

11. Gerson Goncalves De Medeiros Sec Geral Mun. Psol, Manaus;

12. Helio Bosco Da Silva Feitosa- Mecânico, Iranduba;

13. Hercules Castelo Branco Dias- Enfermeiro, Iranduba;

14. João Fernandes Mourão- Autônomo, Manaus;

15. Joao Maciel Da Silva- Presidente Do Psol, Iranduba;

(11)

16. John Antonio Oliveira Dos Santos- Estudante, Manaus;

17. Jose Luciano Alves Moreira- Autônomo, Iranduba;

18. Jose Ribamar Dos Santos, Humaitá;

19. Luciene Carvalho Dos Santos, Humaitá;

20. Luiz Carlos Carvalho Sena- Autônomo, Manaus;

21. Luiz Henrique Marques Ferreira, Humaitá;

22. Manoel Barbosa Da Silva, Humaitá;

23. Manoel Barbosa Da Silva, Humaitá;

24. Maria Maudia Teodosio De Freitas- Domestica, Iranduba;

25. Mariane Louzeiro Barros-Domestica, Iranduba;

26. Mauri Maurilio Dos Santos, Humaitá;

27. Nivea Kathleen Lima Morais, Humaitá;

28. Odemir Da Silva Lessa, Humaitá;

29. Pericles Moraes Balbi- Estudante, Manaus;

30. Raimundo Goncalves Nogueira Professor, Iranduba;

31. Raimundo Nonato Pereira Da Silva- Professor, Manaus;

32. Ramon Yamane Oyama- Engenheiro, Manaus;

33. Rogério De Souza Lima, Humaitá;

34. Rosauro De Jesus Gomes De Lima, Humaitá;

35. Sebastião Monteiro Cunha, Humaitá;

36. Sebastião Monteiro Cunha, Humaitá;

37. Theodora Rodrigues Machado Domestica, Iranduba;

38. Valeria Amorim De Souza, Humaitá;

Bahia

39. Abel Souza Lima, Mstb - Dl, Psol Salvador;

40. Adalgisa Dos Santos Barreto, Mstb - Dl, Psol Salvador;

41. Adam Ferreira Marques , Psol Salvador;

42. Adeilda Dos Santos Souza, Secretária Geral, Psol Candeias;

43. Adelia Bibiana Da Silva, Mstb - Dl, Psol Salvador;

44. Adelson Dos Santos Silva, Mstb - Dl, Psol Salvador;

(12)

45. Ademir Silva, Tesoureiro, Psol-Poções;

46. Adriana Almeida – Psol Camaçari;

47. Adriana Pereira – PSOL Salvador;

48. Adriano Ferreira Dos Santos, Psol Salvador;

49. Adriano Marinho Pinto Souza - Policial Antifascista E Psol Porto Seguro;

50. Adriele Bahia De Araújo Brandão,Mstb - Dl, Psol Salvador;

51. Adriele Pereira Passos Santos, Mstb - Dl, Psol Salvador;

52. Adson Bizerra, Psol Salvador;

53. Ailton Macedo Silva. Barra Da Estiva;

54. Ailton Silva Damasceno, Mstb - Dl, Psol Salvador;

55. Ailza Rodrigues Dias, Mstb - Dl, Psol Salvador;

56. Alan Cordeiro De Jesus, Psol Santo Amaro;

57. Alan Santos Reis, Psol Salvador;

58. Alberico Valeriano Dos Santos, Mstb - Dl, Psol Salvador;

59. Alberto Leonel De Jesus, Mstb - Dl, Psol Salvador;

60. Aldeci Jesus De Oliveira, Psol Salvador;

61. Aldira Morais De Carvalho, Mstb - Dl, Psol Salvador;

62. Alessandra Costa Santos, Psol Salvador;

63. Alessandra Moreira De Jesus Barbosa, Psol Salvador;

64. Alessandro Lima Santos, Mstb - Dl, Psol Salvador;

65. Alex Ribeiro Da Silva, Mstb - Dl, Psol Salvador;

66. Alex Teixeira Oliveira, Mstb - Dl, Psol Salvador;

67. Alexandre Pereira Santos, Mstb - Dl, Psol Salvador;

68. Alexandre Silva De Andrade, Mstb - Dl, Psol Salvado;

69. Alexsandro Da Silva Barbosa, Mstb - Dl, Psol Salvador;

70. Alexsandro De Sant Anna Costa, Psol Santo Amaro;

71. Alexsandro Gomes Dos Santos, Psol Cachoeira;

72. Aliane Silva Dos Santos, Mstb - Dl, Psol Salvador;

(13)

73. Alice Dos Santos Franco, Mstb - Dl, Psol Salvador;

74. Aline Silva Dos Santos, Mstb - Dl, Psol Salvador;

75. Alisson Lima, Psol Salvador;

76. Almir Carvalho Da Silva, Mstb - Dl, Mstb - Dl, Psol Salvador;

77. Almir Rubens De Santana, Psol Salvador;

78. Aloisia Santos Nascimento, Psol Salvador;

79. Altair Cerqueira – Psol Camaçari;

80. Altair Dos Santos Cerqueira, Psol Camaçari;

81. Altamira De Jesus Santos, Mstb - Dl, Psol Salvador;

82. Alyne Roberta Neves Costa, Servidora pública e poeta – Psol Salvador;

83. Amanda Alves Da Silva, Mstb - Dl, Psol Salvador;

84. Ana Bueno – Diretora Do Sispec – Psol Camaçari;

85. Ana Carla De Jesus Nascimento, Mstb - Dl, Psol Salvador;

86. Ana Carolina Assis Dos Santos,Mstb - Dl, Psol Salvador;

87. Ana Cristina Bueno dos Santos – PSOL Salvador;

88. Ana Cristina Da Silva Barbosa,Mstb - Dl, Psol Salvador;

89. Ana Ilza Alves Teixeira, Mstb - Dl, Psol Salvador;

90. Ana Lucia De Jesus Santos, Mstb - Dl, Psol Salvador;

91. Ana Lucia Silva (Donana) - PSOL de Lauro de Freitas e Movimento Quilombola;

92. Ana Lucia Silva (Donana) - PSOL De Lauro De Freitas E Movimento Quilombola 93. Ana Maria Dos Santos De Jesus, Psol Salvador;

94. Ana Paula Costa Ferreira,Mstb - Dl, Psol Salvador;

95. Ana Paula Gois, Psol Salvador-Ba;

96. Ana Paula Nascimento Dos Santos Oliveira, Mstb - Dl, Psol Salvador;

97. Ana Vaneska Dos Santos Almeida, Psol Salvador;

98. Anderson Costa Ferreira, Psol Salvador;

99. Anderson Ferreira Dos Santos, Psol Salvador;

100. Anderson Luís Santos Silva, Psol Salvador;

(14)

101. Andre Da Silva Marques, Psol Santo Amaro;

102. Andre Luis Soares Dos Santos, Mstb - Dl, Psol Salvador;

103. Andreia Cristina De Jesus Santos Miranda, Mstb - Dl, Psol Salvador;

104. Andreia Oliveira Da Silva, Psol Salvador;

105. Ane Shirley Souza Santos - Militante Psol Ilhéus;

106. Ângela Das Graças Oliveira Santos, Secretária De Organização Psol –Poções;

107. Angela Dos Santos Barbosa, Mstb - Dl, Psol Salvador;

108. Angela Maria Santos Da Cruz, Mstb - Dl, Psol Salvador;

109. Angélica De Jesus Santos, Mstb - Dl, Psol Salvador;

110. Angelina Bispo Da Silva Dos Santos, Mstb - Dl, Psol Salvador;

111. Antonia Maria Dos Santos, Mstb - Dl, Psol Salvador;

112. Antonio Carlos Cardoso Dos Santos, Psol Camaçari;

113. Antônio Cláudio da Silva Pires – PSOL Salvador 114. Antonio Carlos Jesus De Sousa, Psol Salvador;

115. Antonio Carlos Pereira Dos Santos, Mstb - Dl, Psol Salvador;

116. Antonio De Holanda Freire, Mstb - Dl, Psol Salvador;

117. Antonio Jorge Fonseca Sanches De Almeida, Psol Salvador;

118. Antonio Jose Da Silva Junior, Mstb - Dl, Psol Salvador;

119. Antonio Reis Pereira, Psol Salvador;

120. Antonio Sergio Nascimento De Paulo, Psol Salvador;

121. Antonio Severino Vieira Da Silva, Mstb - Dl, Psol Salvador;

122. Antonio Silva Dos Santos, Mstb - Dl, Psol Salvador;

123. Antonio Souza Da Silva, Mstb - Dl, Psol Salvador;

124. Ariana Araujo Santos Oliveira, Mstb - Dl, Psol Salvador;

125. Arlene Da Conceição Barreto, Mstb - Dl, Psol Salvador;

126. Arlene Nascimento Silva, Mstb - Dl, Psol Salvador;

127. Arlete Rodrigues Dias, Mstb - Dl, Psol Salvador;

128. Atalanta Guimarães Góes - Estudante Ufsb E Militante Do Psol Porto Seguro;

(15)

129. Atos Rodrigo Lima Santos – Estudante Ifba, Psol Porto Seguro;

130. Barbara Maria Martins Da Silva, Psol Salvador;

131. Beatriz De Carvalho Silva, Mstb - Dl, Psol Salvador;

132. Beatriz Menezes Dos Santos, Mstb - Dl, Psol Salvador;

133. Belaniza Acioly Varges -Professora- Presidenta Do Psol Cândido Sales;

134. Belvan Passos Da Paixão Conceição, Psol Salvador;

135. Bernadete De Oliveira Dos Santos. Barra Da Estiva, Bahia;

136. Bianca Da Conceição, Psol Cachoeira;

137. Bianca Nunes De Sousa – Núcleo Lgbtqia+ - Executiva Psol Feira De Santana;

138. Bruno Tito Pereira – Tito, Psol Salvador;

139. Bruno Vilas Boas – PSOL Salvador

140. Camila De Sá Freitas, Mstb - Dl, Psol Salvador;

141. Camila Reis Hosoy, Mstb - Dl, Psol Salvador;

142. Carlo El Chami Manzins Junior, Psol Camaçari;

143. Carlo Ele Chamy – Psol Camaçari;

144. Carlos Alberto Do Patrocínio Júnior, Psol Salvador;

145. Carlos André Alves Pereira Sousa, Secretário Geral, Psol-Poções;

146. Carlos Antonio Pereira Dos Santos, Psol Salvador;

147. Carlos Eron Batista Alves Junior, Psol Mata De São João;

148. Carlos José Ribeiro Bastos Junior (China), Psol Salvador;

149. Carlos Magno Alves Da Cruz, Secretário De Comunicação, Psol Castro Alves;

150. Carlos Miguel Da Conceicao Junior, Psol Salvador;

151. Carlos Osvaldo Ferreira, Psol Cachoeira;

152. Carlucio Silva Varges, Psol Cândido Sales;

153. Caroline Candeias Do Carmo, Psol Salvador;

154. Caroline De Araújo Lima – Militante Feminista, 8m Porto Seguro, Aps/Psol;

Presidente Do Psol Porto Seguro, Setorial Nacional De Mulheres Do Psol; Professora Da Uneb;

(16)

155. Caroline Santos Lima – Historiadora, Militante Do Psol Eunápolis;

156. Cassiane Ferreira Paixão, Psol Salvador;

157. Cauim Benfica - Antirracista, Professor Das Redes Estadual Da Bahia E Municipal De Porto Seguro. Filiado A Aplb - Sindicato E Militante Da Aps/Psol. Mestre Em Ensino E Relações Étnico-Raciais Pela Ufsb. Integrante Do Gelpoc - Grupo De Pesquisa Em Linguagens, Poder E Contemporaneidade.

158. Cecilia Dasdores De Souza Silva, Psol Salvador;

159. Cecílio Coelho Neto – Educação Básica, Psol Vitória Da Conquista;

160. Celia Ferreira Dos Santos, Psol Salvador;

161. Celia Magna Nunes Silva Dos Santos, Psol Camaçari;

162. Célia Magna Silva – PSOL Salvador;

163. Célia Silva – Psol Camaçari;

164. Celinalva De Almeida, Psol Madre De Deus;

165. Celineide Souza De Carvalho, Psol Salvador;

166. Celino De Jesus Da Cruz – Quilombola, Militante Psol Ilhéus;

167. Cintia Glória Lima - Movimento Estudantil Uneb E Do Psol Eunápolis;

168. Claudia Ferreira Dos Santos, Psol Salvador;

169. Claudio Amadeus Costa - Psol Santa Cruz Cabrália;

170. Cleto Lima Pereira, Psol Salvador;

171. Cloves Viana, Psol Salvador;

172. Cremilson Machado Da Conceição, Psol Salvador;

173. Crislane Conceição De Souza, Psol Salvador, Psol Salvador;

174. Cristiano Raykil Pinheiro – Ifba, Psol Porto Seguro;

175. Cristina Sena Da Silva, Psol Araci-Ba;

176. Daniela De Jesus Ferreira - Executiva Psol Feira De Santana;

177. Danilo Pereira Dos Santos, Psol Salvador;

178. Debora Ramos Dos Santos Conceição, Psol Salvador;

179. Deise De Jesus Santos Matos, Psol Salvador;

180. Dejanira Costa Santos, Psol Salvador;

181. Delaine Silva Santos - Militante Psol Ilhéus;

182. Dely Silva Dias - Asterra, Psol Porto Seguro;

183. Denilson Campos Neves, Psol Salvador;

184. Denise Marcia De Andrade Carneiro, Psol Salvador;

185. Denise Márcia De Andrade Carneiro, Psol Salvador;

186. Denise Silva De Souza, Psol Salvador;

187. Denival Dos Santos Da Silva, Psol Salvador;

188. Diego Cordeiro De Jesus, Psol Santo Amaro;

189. Diego Da Silva Leal Diniz: Núcleo Lgbtqia+ Psol – Feira De Santana;

190. Diego Santos Da Cruz, Direção Municipal, Psol Barreiras;

(17)

191. Dilmar Pereira;

192. Djalma Araújo Dos Santos, Psol Candeias;

193. Domingos De Jesus Da Cruz – Quilombola, Militante Psol Ilhéus;

194. Domingos Santos Porto - Asterra, Psol Porto Seguro;

195. Doralice Silva Santos - Militante Psol Ilhéus;

196. Douglas Mascarenhas – Psol Camaçari;

197. Douglas Mascarenhas – PSOL Salvador;

198. Ebano Francisco Souza Franca, Presidente, Psol Santo Amaro;

199. Eberton Santos Dos Santos, Psol Salvador;

200. Edemir Brasil Ferreira, Psol Salvador;

201. Edenivaldo Santos Do Amor Divino, Psol Salvador;

202. Edevard França Pinto Jr. - Professor Da Ed. Básica; Psol Porto Seguro;

203. Edileuza Da Conceicao, Psol Salvador;

204. Edileuza Fernandes Dias – Urc, Psol Santa Cruz Cabrália;

205. Edimundo Da Silva Sacramento, Psol Salvador;

206. Edinoaldo Dias Ferreira – Asterra, Psol Vitória Da Conquista;

207. Edio Ribeiro Dos Santos - Asterra, Psol Porto Seguro;

208. Edlene Alves Santos, Psol Salvador;

209. Edleuza Santos Costa, Psol Salvador;

210. Edmílson Sacramento Nascimento, Psol Castro Alves;

211. Edna Maria Silva Neves, Psol Salvador;

212. Ednei Santana Pereira, Psol Salvador;

213. Ednei Santana Santiago, Psol Cândido Sales;

214. Edneide Nunes Da Silva, Psol Salvador;

215. Ednelsa Alencar Santana Dos Santos, Psol Salvador;

216. Edvaldo Santos Barbosa, Psol Salvador;

217. Eladyr Boaventura Raykil - Professora Do Ifba E Militante Do Psol Porto Seguro;

218. Elaine Lucia Araujo Dos Santos, Psol Salvador;

219. Elane Andrade Correia Lima, Psol Salvador;

220. Élder Gomes Dos Santos, Psol Salvador;

221. Elenilson Dos Santos, Psol Salvador;

222. Eli Santos Fonseca, Psol Dias D'ávila;

223. Eliana De Jesus Pereira, Mstb - Dl, Psol Salvador;

224. Eliana Pereira Oliveira, Psol Salvador;

225. Eliana Pereira Sousa, Psol Salvador;

226. Elias Araujo Da Silva, Mstb - Dl, Psol Salvador;

227. Eliene Maria De Jesus - Asterra, Psol Porto Seguro;

228. Elisangela De Jesus Santos, Mstb - Dl, Psol Salvador;

229. Eliseu Dos Santos Ramos, Psol Salvador;

230. Elisio Sampaio Da Cruz, Mstb - Dl, Psol Salvador;

231. Elivanete Da Silva Macedo, Psol Salvador;

232. Elizabete Alencar Dos Santos, Profissional De Saúde, Psol Salvador;

233. Elson Correia Cazumbá - Psol São Gonçalo Dos Campos;

234. Elson Correria Cazumbá;

235. Emanoel Tadeu De Oliveira Dias, Psol Salvador;

236. Emile Maira Dos Santos Bastos, Mstb - Dl, Psol Salvador;

237. Enoque Silva De Araujo, Mstb - Dl, Psol Salvador;

238. Erica Dos Santos Cordeiro, Psol Salvador;

(18)

239. Erica Pereira Oliveira, Psol Salvador;

240. Erica Santos De Souza, Mstb - Dl, Psol Salvador;

241. Erica Santos Felix Da Silva - Militante Psol Ilhéus;

242. Eriel Barroso Carneiro, Mstb - Dl, Psol Salvador ;

243. Erivaldo De Jesus Das Virgem (Phill Bala) – Psol Feira De Santana;

244. Eronides Soares Dos Santos, Mstb - Dl, Psol Salvador;

245. Esmeraldo Lima Dos Santos, Psol Salvador;

246. Estelita Jesus Santos, Mstb - Dl, Psol Salvador;

247. Ester Lima Santos – Militante Da Aps/Psol; Militante Feminista, Pajeú, Movimento Estudantil Da Ufes;.

248. Etelvina Souza Dos Santos, Mstb - Dl, Psol Salvador;

249. Eunice Maria Santos, Psol Salvador;

250. Euvaldo Cotinguiba Gomes – PSOL Vitoria da Conquista;

251. Evando Santos Da Cunha, Mstb - Dl, Psol Salvador;

252. Evani Barauna Carvalho, Mstb - Dl, Psol Salvador;

253. Evanice De Jesus Lima, Mstb - Dl, Psol Salvador;

254. Fabiane Costa De Jesus, Mstb - Dl, Psol Salvador;

255. Fabiano Brito Dos Santos, Psol Salvador;

256. Fabio Ferreira Silva, Psol Salvador;

257. Fábio Luiz Rocha Matos, Psol De Alagoinhas;

258. Fabiola Almaço – Psol Camaçari;

259. Fabiola Cruz De Almaco, Psol Camaçari;

260. Felix Fagundes Lopes, Mstb - Dl, Psol Salvador;

261. Fernanda De Castro – Funai, 8m Porto Seguro, Psol Porto Seguro;

262. Fernanda Ellen Lucena Dos Santos, Psol Barreiras;

263. Fernanda Jesus – PSOL Salvador;

264. Fernanda Mendes Lima, Psol Salvador;

265. Fernanda Oliveira Dos Santos, Mstb - Dl, Psol Salvador;

266. Fernando Dos Santos, Mstb - Dl, Psol Salvador;

267. Firmino Soares Da Silva, Psol Salvador;

268. Flávia Antonia Da Silva, Mstb - Dl, Psol Salvador;

269. Flávia Santana Cruz, Mstb - Dl, Psol Salvador;

270. Florisvaldo Dos Santos, Psol Castro Alves;

271. Francilene Monteiro De Souza De Sena, Mstb - Dl, Psol Salvador;

272. Francis Paulo Da Silva Barbosa, Mstb - Dl, Psol Salvador;

273. Francisca Paula Macedo Correia, Mstb - Dl, Psol Salvador;

274. Francisco Cancela – Militante Da Aps/Psol; Militante Indigenista; Membro Do Diretório Municipal Do Psol Porto Seguro; Professor Da Uneb;

275. Francisco Santana Dos Santos, Psol Salvador;

276. Fred Dantas Bitencourt, Psol Dias D'ávila;

277. Gabriela Ramos Da Silva, Mstb - Dl, Psol Salvador;

278. Gabriela Ribeiro De Oliveira Dos Santos. Barra Da Estiva;

279. Gabriele Dos Santos Torres, Psol De Paulo Afonso;

280. Geane Lima Dos Santos, Psol Salvador;

281. Geneval Silva Santana, Psol De Feira De Santana;

282. Genivaldo Santos Da Silva, Psol Araci;

283. Geovaldo Dos Santos Pereira, Psol Salvador;

284. Geovaldo Santos – PSOL Salvador;

285. Geovani De Jesus Silva – Aplb, Uneb Xviii, Psol Porto Seguro;

286. Gerson De Jesus Silva, Psol Salvador;

287. Gerson Santos De Brito, Psol Salvador;

(19)

288. Gesner Braga Filho, Psol Salvador;

289. Gidalva Faustino Dos Santos, Psol Salvador;

290. Gilcimara Xavier Santos - Militante Psol Ilhéus;

291. Gildete Almeida Lima De Cerqueira, Psol Salvador;

292. Gilmar Araujo Da Hora, Psol Araci;

293. Gilmar Lobo, Psol Castro Alves;

294. Gilmar Santos De Jesus, Psol Salvador;

295. Gilson Batista Dos Santos, Movimento Consciência Negra Todo Dia;

296. Gilvan Lopes Nery, Psol Salvador;

297. Gilvan Passos Da Paixão Conceição, Psol Salvador;

298. Gilvanci Lima Silva, Psol Salvador;

299. Girlane Dornelas – Tesoureira Psol Camaçari;

300. Girlane Dornelas Da Silva, Tesoureira, Psol Camaçari;

301. Girlene Da Paixão Trigueiro, Psol Salvador;

302. Girlene Da Paixão Trigueiro, Psol Salvador;

303. Gisonita Moreira Do Nascimento Pereira, Mstb - Dl, Psol Salvador;

304. Gissilene Cordeiro Dos Reis, Secretária De Movimentos Sociais, Psol Santo Amaro;

305. Hamilton Moreira De Assis, Psol Salvador;

306. Helder Carlos – Psol Camaçari;

307. Helder Carlos Dos Reis Santos, Psol Camaçari;

308. Helia Maria Ferreira De Souza, Mstb - Dl, Psol Salvador;

309. Hildete Bárbara Da Silva Santos, Psol Castro Alves;

310. Hilton Barros Coelho, Deputado Estadual, Psol Salvador;

311. Ian Carlos Xavier Araujo Da Hora, Psol Araci;

312. Iasmin Janiele Oliveira Silva – PSOL Salvador;

313. Iasmin Janielle – Psol Camaçari;

314. Igor Oliveira – Presidente Psol Camaçari;

315. Ildo Rodrigues Oliveira - Psol Santo Estevão;

316. Inácia Maria Santos Nascimento, Psol Salvador;

317. Ingrid Santos Da Purificação, Mstb - Dl, Psol Salvador;

318. Iracy Almeida Vieira, Mstb - Dl, Psol Salvador;

319. Irani Castro Bomfim - Militante Psol Ilhéus;

320. Isabel Cristina Alves Da Cruz, Secretária De Formação Política, Psol Castro Alves;

321. Isabela Silva Santos, Psol Salvador;

322. Isac tolentino de Araújo Junior, Psol Salvador;

323. Isaneide Almeida Santos, Psol Salvador;

324. Isis Brito Lima, Psol Salvador;

325. Isis Nielsa Alves Da Silva Santos, Psol Cândido Sales;

326. Ismael Costa;

327. Itamara Santos Da Silva, Mstb - Dl, Psol Salvador;

328. Itana Santos De Carvalho, Mstb - Dl, Psol Salvador;

329. Ivana Moreira Santos, Mstb - Dl, Psol Salvador;

330. Ivanete Marques Torres Cancela – Psol Porto Seguro;

331. Ivanildes Cardoso Dos Santos, Psol Salvador;

332. Ivo Carvalho Da Silva, Mstb - Dl, Psol Salvador;

333. Jaceline Oliveira Da Silva, Psol Salvador;

334. Jacineide Silva Lima, Psol Salvador;

335. Jailda Souza Acioly Lima, Psol Cândido Sales;

(20)

336. Jairo Cedraz De Oliveira, Psol De Feira De Santana;

337. Jandira Ferreira França Lima, Psol Salvador;

338. Jane Anjos – PSOL Salvador;

339. Jaquison Conceição De Souza, Psol Salvador;

340. Jean De Almeida Santos, Mstb - Dl, Psol Salvador;

341. Jeane De Jesus Lima, Mstb - Dl, Psol Salvador;

342. Jeane Pereira Dos Santos, Mstb - Dl, Psol Salvador;

343. Jefferson Lima Santos - Militante Psol Ilhéus;

344. Jennifer Lingerfelt De Araujo Carneiro, Psol Salvador;

345. Jeremias Souza – Militante Da Aps/Psol; Militante Policial Antifascista; Psol Porto Seguro;

346. Jessica De Jesus Silva, Mstb - Dl, Psol Salvador;

347. Jesumario Carvalho Da Silva, Mstb - Dl, Psol Salvador;

348. João Batista Dos Santos, Psol Salvador;

349. João Gabriel Alves, Psol Salvador;

350. João Marcelo Ramos Da Rocha, Psol Candeias;

351. João Paulo Fraga Diniz Guerra, Psol Salvador;

352. João Paulo Moreira Ferreira – PSOL Salvador

353. João Vítor Câncio Do Vale Gomes: Núcleo De Meio Ambiente Do Psol Feira;

354. Joaozito Alves Matos, Psol Salvador;

355. Jocilene Alves Dos Santos , Psol Salvador;

356. Joeliton Silva De Menezes, Psol Salvador;

357. John Lennon Silva Cerqueira Morais - Asterra, Psol Porto Seguro;

358. Joice Da Cruz Freitas, Psol Salvador;

359. Joilson Oliveira Santos - Militante Psol Uruçuca;

360. Jones Da Cruz - Militante Psol Ilhéus;

361. Jorge Antonio Ribeiro, Estudante, Psol Salvador;

362. Jorge Da Cruz Vieira, Psol Salvador;

363. Jorge Luiz Santos - Presidente Municipal Do Psol De Ilhéus;

364. Jorge Matos Correia Filho, Mstb - Dl, Psol Salvador;

365. Jorge Mauricio Alves Dos Santos – Militante Psol Ilhéus;

366. Jorge X Vieira – PSOL Salvador;

367. Josadabes Souza Lemos - Militante Psol Ilhéus;

368. Jose Carlos Dos Santos, Mstb - Dl, Psol Salvador;

369. Jose Clecio Soares Alves, Mstb - Dl, Psol Salvador;

370. José Cosme Nascimento De Jesus Dos Reis - Militante Psol Ilhéus;

371. Jose Luis Dos Santos Souza, Mstb - Dl, Psol Salvador;

372. Jose Luiz Ribeiro De Miranda - Asterra, Psol Porto Seguro;

373. Jose Mario Silva Roiz - Militante Psol Ilhéus;

374. José Nascimento De Jesus Conceição, Mstb - Dl, Psol Salvador;

375. José Paulino Reis Da Silva, Psol Camaçari;

376. Jose Pereira de Santana Neto;

377. José Welito Mendes Dos Santos, Psol Dias D'ávila;

378. José Willian Oliveira dos Santos – PSOL Salvador 379. Joselita Ferreira Nunes, Psol Salvador;

380. Joselita Santos Teixeira, Psol Salvador;

381. Joselito Miranda Ferreira, Psol Salvador;

382. Josemar Da Silva Nunes, Presidente, Candeias;

383. Josemir Da Conceição Do Lago, Psol Cachoeira;

384. Josenildo Conceição Lima, Psol Entre Rios;

385. Joseval Silva Santana, Psol Salvador;

386. Josevaldo Gomes Da Silva – Quilombola, Militante Psol Ilhéus;

387. Josiene Ribeiro Fernandes, Psol Salvador;

(21)

388. Juarez Dantas Silva, Psol Salvador;

389. Juciara Bispo Dos Santos, Psol Salvador;

390. Juciara Santos Santana, Psol Salvador;

391. Jucilene De Jesus Santos - Militante Psol Ilhéus;

392. Julia Neta Souza De Almeida, Mstb - Dl, Psol Salvador;

393. Juliana Guimarães Rosa – Setorial Ecossocialista Do Psol, Militante Da Aps E Do Psol Porto Seguro;

394. Juliana Mendes De Oliveira, Psol Salvador;

395. Juliano Costa Pinto, Psol Salvador;

396. Juscelina Gomes Da Silva, Mstb - Dl, Psol Salvador;

397. Jusmaraci Santana Lopes, Psol Camaçari;

398. Jusmaracy Lopes – Psol Camaçari;

399. Jussara Dos Santos De Jesus, Psol Salvador;

400. Karina Maria Machado Matos, Psol Salvador;

401. Karla Samara Souza – Estudante De Contábeis – Psol Camaçari;

402. Kátia Rocha Almeida, Professora Da Rede Estadual De Ensino;

403. Khalil Piloto (Nome Social) - Foi Co-Candidato A Vereador Pelo Psol Na Mandata Trans Coletiva, Militante Do Psol Porto Seguro (Nome De Batismo: Khalila Leilane De Santana Piloto);

404. Laiane Reis Soares: Psol Feira De Santana;

405. Laudi Goiana Da Silva, Psol Dias D'ávila;

406. Lazara Aparecida Oliveira Da Cruz, Psol Salvador;

407. Leda Maria Martins Da Silva Filha, Psol Salvador;

408. Leomaria Brito Da Hora Ferreira, Psol Salvador;

409. Leticia Souza De Oliveira, Psol Salvador;

410. Lidiane Oliveira Soares, Psol Cândido Sales;

411. Liliane Alves Santos, Psol Salvador;

412. Livia Azevedo, Psol Salvador;

413. Lívia Lingerfelt Araujo De Azevedo, Psol Salvador;

414. Luana Silva Souza, Mstb - Dl, Psol Salvador;

415. Lucas Santos Dias, Mstb - Dl, Psol Salvador;

416. Lucas Souza De Oliveira, Psol Salvador;

417. Lúcia Helena Bernardes Santos De Almeida, Psol Salvador;

418. Luciana Alves Dos Santos, Psol Salvador;

419. Luciana Cristina Teixeira De Souza, Psol Salvador;

420. Luciane Cândida De Oliveira Pereira, Movimento Consciência Negra Todo Dia, Psol-Poções;

421. Luciano Santos – Psol Camaçari;

422. Luciano Santos Silva, Psol Vitoria Da Conquista;

423. Luciano Souza Santos, Psol Salvador;

424. Lucicleide Dos Santos – Psol Camaçari;

425. Lucimeire De Jesus Santos, Mstb - Dl, Psol Salvador;

426. Lucineide Conceição Da Cruz - Militante Psol Ilhéus;

427. Luis Augusto Bomfim De Queiroz, Psol Salvador;

428. Luis Barauna Ribeiro, Psol Salvador;

429. Luiz Augusto Honorino Ferreira – PSOL Salvador;

430. Luiz Cesar Dos Santos Miranda, Secretário (A) De Formação Política, Psol Candeias;

431. Luiz Cláudio Martins, Auditor Fiscal Da Receita Federal;

432. Luiz Flávio Godinho, Psol Salvador;

433. Luiz Gomes – Professor – Psol Camaçari;

434. Luiz Mario Santos Dourado, Psol América Dourada;

435. Luiza Souza Da Conceição - Militante Psol Ilhéus;

(22)

436. Luzinete Nunes Dos Santos, Psol Salvador;

437. Luma Pereira – PSOL de Porto Seguro 438. Mãe Iara De Oxum, Psol Salvador;

439. Maiane Santana De Andrade - Militante Psol Ilhéus;

440. Manoel Cícero Santiago Da Cruz, Psol Salvador;

441. Manoel Dos Santos Reis - Militante Psol Ilhéus;

442. Manoel Fernandes Dos Santos Filho – Militante Psol Ilhéus;

443. Manuel Clodoaldo De Oliveira Dos Santos. Barra Da Estiva;

444. Manuela Do Espirito Santo Reis, Psol Salvador;

445. Marailton França Bandeira - Militante Psol Ilhéus;

446. Márcia Bizet – Psol Camaçari;

447. Marcia Cristina Dos Santos Biset, Psol Camaçari;

448. Marcia Regina Ferreira Dos Santos, Psol Salvador;

449. Marcia Santos Xavier, Psol Salvador;

450. Marcos Antônio Pinto, Psol Salvador;

451. Marcos Musse Mesquita Macedo, Psol Salvador;

452. Marcos Roberto Ferreira Dos Santos, Psol Salvador;

453. Marcos Rogério Beltrão Dos Santos, Primeiro Secretário (A) De Finanças, Psol Correntina;

454. Marcos Vinícius Silva Santos, Psol Dias D'ávila;

455. Marcus Vinícius Cruz De Santana, Psol Castro Alves;

456. Maria Da Gloria Oliveira Cerqueira, Psol Salvador;

457. Maria Da Paz Oliveira Cerqueira, Psol Salvador;

458. Maria De Lourdes Marques Da Silva, Psol Salvador;

459. Maria De Lourdes Santana De Oliveira. Barra Da Estiva;

460. Maria Do Carmo Oliveira Da Silva, Psol Salvador;

461. Maria Do Socorro Jamilda Fran De Sousa Lima;

462. Maria Esperança Santana Franca Cancela– Assistente Social, Psol Porto Seguro;

463. Maria Lucia Pereira – PSOL Salvador;

464. Maria Rosalina Neri Neta, PSOL Salvador;

465. Maria Salvadora Gomes Dos Santos, Psol Salvador;

466. Maria Vanda Queiroz Da Conceicao, Mstb - Dl, Psol Salvador;

467. Mariana Santana Lima, Psol Salvador;

468. Mariana Torres Cancela – Médica, Psol Porto Seguro;

469. Mariane Ramos Pereira – Psol Tucano;

470. Marilene De Jesus Novais, Psol Salvador;

471. Marilton Gomes Bandeira - Militante Psol Ilhéus;

472. Marinalva Cândida De Jesus - Urc, Psol Santa Cruz Cabrália;

473. Mario Diniz Xavier De Oliveira, Direção Estadual, Psol Salvador;

474. Mario Faustino Torres Calixto – Quilombola, Militante Psol Ilhéus;

475. Marise Da Silva Castro, Mstb - Dl, Psol Salvador;

476. Marivaldo Da Silva Cerqueira, Psol Salvador;

477. Marli Alves De Araujo, Psol Salvador;

478. Marlice Maria Santos, Psol Salvador;

479. Marta Cristina Cruz De Santana, Psol Castro Alves;

480. Martim Arantes - Militante Do Movimento Das Vilas E Do Psol Porto Seguro;

481. Mary Alves Dos Santos, Psol Salvador;

482. Mateones Bomfim Vieira - Urc Psol Porto Seguro;

483. Mauricio Brito, Psol Salvador;

484. Maurício Jadson Da Conceição Santos, Psol Cachoeira;

(23)

485. Maurício Souza Matos - PSOL Conquista;

486. Meire Lúcia Alves Dos Reis, Psol Salvador;

487. Merivaldo Xavier Dos Santos, Psol Salvador;

488. Miguel Clarindo Araújo, Presidente Da Associação Das Comunidades Quilombolas De Lagoa Do João, Pimenteira E Vassouras Psol-Poções;

489. Milton Alves Duarte Junior, Psol Cachoeira;

490. Miquéias Silva – Psol Camaçari;

491. Miqueias Silva Bacelar – PSOL Salvador;

492. Miqueias Silva Bacelar, Psol Camaçari;

493. Miralva Alves Nascimento, Psol Salvador;

494. Mirela Sarai Silva Cerqueira, Psol Camaçari;

495. Mônica Da Cruz, Psol Castro Alves;

496. Monica Da Silva Dos Santos, Psol Salvador;

497. Monique Maria Silva Da Cruz Borges, Secretária Geral, Psol Santo Amaro;

498. Nadjane Cristina Silva Dos Santos, Psol Salvador;

499. Naiara De Santana, Psol Salvador;

500. Naiara Ferreira Ribeiro, Mstb - Dl, Psol Salvador;

501. Natalia Silva Dos Santos, Psol Salvador;

502. Natalicio Souza Brito – Urc Psol Porto Seguro;

503. Natanael Almeida Dos Santos, Psol Salvador;

504. Nedson Gomes Dos Santos, Psol Salvador;

505. Neilton Brito Do Nascimento, Mstb - Dl, Psol Salvador;

506. Neilton Castro Da Cruz – Professor Da Educação Básica, Aplb, Psol Porto Seguro;

507. Neilton Rocha Vieira, Psol Salvador;

508. Nelian Cruz Goldiman - Dirigente Do Psol Ilhéus;

509. Nelson Santana Dos Santos, Ex - Vereador, Psol Salvador;

510. Nelson Santana Dos Santos, Psol Salvador;

511. Ney Marcos Santos Sales, Psol Salvador;

512. Nilton Santos – Direção Do Psol Camaçari;

513. Nivaldo De Souza Andrade – Quilombola, Militante Psol Ilhéus;

514. Norma Dos Santos – Psol Camaçari;

515. Norrmando Raimundo de Lima Júnior – PSOL Jacobina 516. Omar Costa Ribeiro, Psol Vitoria Da Conquista;

517. Orlando Helber Silva Santos, Psol Salvador;

518. Osvaldo Cordeiro Alves, 2 ° Secretário De Organização Estadual, Psol Santo Amaro;

519. Osvaldo De Almeida Moura Araci;

520. Paloma Souza – Psol Feira De Santana;

521. Pamela Santos Dos Santos, Psol Salvador;

522. Paola Dalva Maria José Mendonça Pinto Dos Santos, Psol Salvador;

523. Patricia Michelle Monteiro Cruz, Psol Salvador;

524. Paulo Alves Araújo - Militante Psol Ilhéus;

525. Paulo Roberto Araújo Dos Santos – Dirigente Do Psol Ilhéus;

526. Paulo Roberto Baqueiro Brandão, Psol Barreiras;

527. Paulo Roberto Santana De Almeida, Psol Salvador;

528. Paulo Sérgio Ribeiro (Paulo Proposta), PSOL Lauro de Freitas e Movimento Popular;

529. Paulo Sérgio Ribeiro (Paulo Proposta), PSOL Lauro De Freitas E Movimento Popular;

(24)

530. Pedro Cardoso Dos Santos, Psol Salvador;

531. Pedro Felipe Costa Pereira - Atleta, Professor Da Ed. Básica, Dirigente Do Dm Psol Porto Seguro;

532. Pedro Henrique Bomfim Da Franca, Psol Santo Amaro;

533. Pedro Ivo Campinho Buzzatto Ferreira, Psol Dias D'ávila; Presidente Psol-Poções;

534. Priscila Do Sacramento Ribeiro, Psol Camaçari;

535. Priscila Martins – Psol Salvador;

536. Priscila Ribeiro – Psol Camaçari;

537. Quemile Almeida Dos Santos, Psol Salvador;

538. Rafael (Digal) Santos Da Silva, Psol Salvador;

539. Rafael Moreira Menezes - Psol Feira De Santana;

540. Rafael Pereira Oliveira, Psol Salvador;

541. Rafaela Alves Gomes - Militante Psol Ilhéus;

542. Rafaela Cardoso – Executiva Estadual Do Psol;

543. Rafaela Da Conceição, Psol Salvador;

544. Raimundo De Araujo Almeida, Psol Salvador;

545. Raimundo Dos Santos Santiago, Psol Salvador;

546. Raíssa De Jesus Nascimento, Psol Camaçari;

547. Raissa Martins – Psol Ilhéus – Ba;

548. Rebeca Da Silva Santos, Psol Salvador;

549. Reina Vieira Lima, Psol Salvador;

550. Reinaldo Conceição Dos Santos, Psol Candeias;

551. Reinan Ribeiro – Militante Da Aps/Psol; Membro Do Diretório Municipal Do Psol Porto Seguro; Agente De Saúde E Militante De Defesa Do Sus;

552. Renata Da Silva Santos - Enfermeira- Psol Feira;.

553. Renata Goldiman Dos Santos - Militante Psol Ilhéus;

554. Rita De Cassia Alves Da Cruz, Psol Castro Alves;

555. Rita De Cassia Ferreira Dos Santos, Psol Salvador;

556. Rita De Cassia Ferreira Dos Santos, Psol Salvador;

557. Rivaldo Moraes, Aft, Psol Salvador;

558. Robson Pereira Oliveira, Psol Salvador;

559. Robson Vieira Dos Anjos, Psol Santa Maria Da Vitória;

560. Rodrigo Costa Araújo Souza, Psol Salvador;

561. Rodrigo Henrique – Psol Camaçari;

562. Rodrigo Henrique Dos Santos Araujo, Psol Camaçari;

563. Rogério Ferreira, Psol Salvador;

564. Rogerio Santos Dos Anjos, Psol Salvador;

565. Rômulo Beraldo Viana Portela, Psol Salvador;

566. Ronaldo Andrade – Psol Camaçari;

567. Ronaldo Da Conceicao Andrade, Psol Camaçari;

568. Ronaldo Naziazeno, Psol Salvador;

569. Rosalia Pereira Teixeira, Mstb - Dl, Psol Salvador;

570. Rosangela Rebouças Santos, Psol Salvador;

571. Rosany De Oliveira Silva, Psol Camaçari;

572. Rosany Souza – Psol Camaçari;

573. Rosany Souza Oliveira – PSOL Salvador;

574. Rose Meire Da Silva , Psol Salvador;

575. Roseni Bruno Dos Santos, Psol Salvador;

576. Rosilene Pereira Da Silva, Psol Salvador;

577. Rozana Correia Da Silva, Psol Salvador;

578. Rubem Ferreira Da Conceição, Psol Cachoeira;

(25)

579. Rubenilde Torres Da Silva – Professora Da Educação Básica, Psol Porto Seguro;

580. Rufino Lázaro De Neiva De Lima, Psol Cachoeira;

581. Rute De Souza Santos, Mstb - Dl, Psol Salvador;

582. Rute Silva Santos, Psol Salvador;

583. Sandra Barbosa - Psol Salvador;

584. Sandra Regina Ramos Dos Santos – Asterra, Psol Porto Seguro;

585. Selma Barbosa De Souza – Psol Castro Alves;

586. Selma De Jesus Bomfim - Asterra, Psol Porto Seguro;

587. Sidneia Andrade Da Silva, Psol Correntina;

588. Silvana Souto França - Militante Psol Ilhéus;

589. Silvio Izael Dos Santos, Psol Salvador;

590. Sinval Silva De Araújo, Psol Salvador;

591. Sival Patrocínio Souza, Psol Salvador;

592. Solange Couto Ferreira, Psol Salvador;

593. Sonia Reis, Psol Salvador;

594. Tailana Campos – Psol Camaçari;

595. Tainara Souza Santos, Psol Salvador;

596. Tais Ferreira Dos Santos, Psol Salvador;

597. Taís Silva Dos Santos, Psol Salvador;

598. Taline Teixeira Santos, Psol Salvador;

599. Tamires De Jesus – Psol Camaçari;

600. Tamires Gonçalves – Psol Camaçari;

601. Tania Sonize Valverde Santos;

602. Tania Souza Santos, Mstb - Dl, Psol Salvador;

603. Tarcísio Sobinho Traquilli De Aguiar, Psol Salvador;

604. Tatiana De São Paulo Dos Santos, Psol Salvador;

605. Tatiane Carvalho Da Silva, Mstb - Dl, Psol Salvador;

606. Tatiane Araújo dos Santos;

607. Tereza Cristina Dos Santos Lima, Mstb - Dl, Psol Salvador;

608. Thais de Nazaré dos Santos Bastos – PSOL Salvador;

609. Thais Souza Santos, Mstb - Dl, Psol Salvador;

610. Thalison Almeida – Militante Da Aps/Psol; Psol Porto Seguro;

611. Thamires Silva - Psol Salvador;

612. Thauana Pereira – Psol Camaçari;

613. Thauana Santos Pereira, Psol Camaçari;

614. Tiago Bruno Dos Santos, Psol Salvador;

615. Ubiracira Vieira Lima, Psol Salvador;

616. Ubiratan Miranda De Andrade, Mstb - Dl, Psol Salvador;

617. Ueverton Silva Costa, Psol Camaçari;

618. Uheider Pires Souza, Psol Salvador;

619. Uia Dias, Professor - PSOL Porto Seguro;

620. Uiliames Santos De Assis, Psol Salvador;

(26)

621. Uilma Batista – Psol Camaçari;

622. Uilma Batista Alves Junior – PSOL Salvador;

623. Uilma Silva Batista, Psol Camaçari;

624. Valéria Santos Paixão - Militante Psol Ilhéus;

625. Valteon Barbosa Nascimento - Militante Psol Ilhéus;

626. Valter Teles Dos Santos, Psol Salvador;

627. Van Borges (Nome Social), Militante Lgbtqia+, Foi Co-Candidata A Vereadora Pelo Psol Na Mandata Trans Coletiva, Mulher Trans E Militante Do Psol Porto Seguro (Nome De Batismo: Wanderson Borges De Souza);

628. Vanessa Cristina Costa Matos, Psol Salvador;

629. Vanessa Luiz, Psol Salvador;

630. Vanise Dos Santos Silva - Psol Feira De Santana;

631. Vanuza Maria de Souza Pojuca;

632. Virgilio Sena Nery, Psol Salvador;

633. Vivaldo Pereira Rocha, Tesoureiro Do Psol De Cândido Sales;

634. Wagner Carlos Vieira De Carvalho, Psol Salvador;

635. Wagner Moreira Campos, Psol Salvador;

636. Wallison Pereira – Psol Camaçari;

637. Wallisson Dos Santos Lima – Núcleo Meio Ambiente Psol – Feira De Santana;

638. Wellington Da Silva Barbosa, Mstb - Dl, Psol Salvador;

639. Wellington Dos Santos - Psol Feira De Santana;

640. Yaci Maia Matta, Psol Salvador;

641. Yuri Santana Cerqueira – Psol Tucano;

642. Zenildo Costa Mendes – Quilombola, Militante Psol Ilhéus;

643. Zilmar Alverita da Silva, Psol Salvador;

644. Zuleica Pereira Rosado, Psol Salvador;

Brasília

645. Carlos Mauro – Oposição Bancária De Brasília – PSOL Bsb 646. Ivone Vidal - Oposição Bancária De Brasília – PSOL Bsb

Espírito Santo

647. Adeilson Gomes dos Santos – Psol de Conceição da Barra;

648. Ademilson Marinho – Psol da Serra

649. Adriana Félix dos Santos Oliveira Rangel - Psol de Linhares

650. Adriana Lopes – Psol de Conceição da Barra

651. Adriana Maria Gonçalves – Psol Colatina e SISPMC

652. Adriana Pinto de Castro – Psol de Vila Velha

653. Ágatha de Almeida Santos - Psol de Cachoeiro de Itapemirim

654. Agnaldo Mendes da Silva – Psol de Vitória

655. Ailton de Andrade Vieira dos Santos – Psol de São Gabriel a Palha

656. Alan Vieira de Menezes Santos – Psol de Linhares

Referências

Documentos relacionados

4- CRIZ DOS SANTOS SILVA: FILIADA AO PSOL 5- FORTUNATO MARTINS FILHO: FILIADO AO PSOL 6- FRANCISCA FERREIRA DA SILVA: FILIADA AO PSOL 7- GILSON DE MENEZES SILVA: FILIADO

Compreendendo as diferenças e pluralidades existentes no interior do partido, estas que nos tornam um polo de reorganização da esquerda nacional, devemos buscar a construção de

Também estivemos integrados nas principais lutas sociais do período, como no ato do 8 de Março, na Marcha das Mulheres Negras, nos atos contra os desmontes de

Dito isto, opinamos que o PSOL Maranhão deve assumir, a partir desse Congresso, a tarefa de se localizar na luta de classes no estado, como uma alternativa

Resumo: o presente artigo busca mostrar o processo migratório em direção a Boa Vista e às múltiplas territorialidades existentes no espaço urbano da cidade. Com uma

Os três participaram da audiência pública promovida pelo Ministério da Saúde na última terça – um dia antes de a pasta confirmar a vacinação de crianças de 5 a 11

 O povo vai ampliando sua participação na luta por seus direitos, mas essa luta só terá consequências se for organizada e avançar a unidade dos setores e

A justificativa para se adotar um modelo com câmbio flutuante como suporte teórico é que no regime de bandas, quando a taxa de câmbio encontra-se no interior das bandas, ela