• Nenhum resultado encontrado

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

3ª PPA de Geografia / 9º ano / Prof. Edvaldo / Pág. 1

Aluno(a):

Ano: 9º Turma: Data Nota

Professor: Edvaldo de Oliveira Valor da Prova: 20 pontos Orientações gerais:

1) Número de questões desta prova: 10

2) Valor das questões: Abertas (10): 2,0 pontos cada.

3) Provas feitas a lápis ou com uso de corretivo não têm direito à revisão.

4) Aluno que usar de meio ilícito na realização desta prova terá nota zerada e conceituação comprometida.

5) Tópicos desta prova:

- Conteúdos do terceiro caderno.

1ª Questão: O gráfico mostra uma evolução, em termos gerais, da tendência da população ativa por setores da economia típica dos países desenvolvidos.

Com base no gráfico, assinale a alternativa correta

a) O setor secundário foi aumentando progressivamente até por volta dos anos 60 do século XX, quando passou a declinar em razão da recessão econômica e do deslocamento das indústrias para os países periféricos.

Colégio XIX de Março

Educação do jeito que deve ser

2017

3ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA – QUESTÕES FECHADAS

(2)

3ª PPA de Geografia / 9º ano / Prof. Edvaldo / Pág. 2

b) Com a industrialização e a mecanização do campo, o setor primário passou a apresentar um decréscimo contínuo de sua população ativa, característica dos Estados Unidos mas não dos países europeus, onde continua a prevalecer a agricultura intensiva.

c) Com a intensa urbanização dos países europeus na segunda metade do século XX, quando passou a ocorrer a entrada maciça de imigrantes do Terceiro Mundo, deu-se a hipertrofia do setor terciário.

d) O setor primário veio decrescendo continuamente desde o século passado, o que levou os países desenvolvidos a investirem cada vez mais na agricultura de plantation de suas colônias – tanto foi assim que, hoje, nenhum deles tem uma produção agrícola significativa em seu território.

e) O setor terciário cresceu moderadamente até por volta dos anos 70 do século XX, quando passou a crescer aceleradamente em consequência da revolução tecnocientífica que liberou força de trabalho nas indústrias de produção.

2ª Questão: Observe a ilustração a seguir.

No Brasil, a exploração da criança não difere muito daquela que ocorre em outras áreas do mundo. Embora tenha sido observada uma redução percentual, a quantidade de crianças exploradas ainda impressiona o País.

Levando-se em consideração o comentário apresentado e a ilustração reproduzida acima, é correto afirmar que

a) a exploração do trabalho da criança e do adolescente é exclusiva do Brasil.

b) as atividades ilícitas e insalubres se destacam entre aquelas em que as crianças têm considerável participação.

c) geralmente os tipos de trabalho exercidos por crianças são adequados à sua saúde.

(3)

3ª PPA de Geografia / 9º ano / Prof. Edvaldo / Pág. 3

d) a queda verificada no percentual de crianças e adolescentes que trabalham é um indicador de que a sociedade tem segui do as recomendações do Estatuto da Criança e do Adolescente.

e) a maior participação de jovens e crianças no mercado de trabalho é um indicativo de melhoria na qualidade de vida.

3ª Questão:

Um dia, os imigrantes aglomerados na amurada da proa chegavam à fedentina quente de um porto, num silêncio de mato e de febre ama rela. Santos. É aqui!

Buenos Aires é aqui! – Tinham trocado o rótulo das bagagens, desciam em fila. Faziam suas necessidades nos trens dos animais onde iam. Jogavam-nos num pavilhão comum em São Paulo. – Buenos Aires é aqui! – Amontoados com trouxas, sanfonas e baús, num carro de bois, que pretos guiavam através do mato por estradas

esburacadas, chegavam uma tarde nas senzalas donde acabava de sair o braço escravo. Formavam militarmente nas madrugadas do terreiro homens e mulheres, ante feitores de espingarda ao ombro.

Levando-se em consideração o texto de Oswald de Andrade e a pintura de Antonio Rocco – ambos fazem referência à imigração europeia para o Brasil – , é correto afirmar que

a) a visão da imigração presente na pintura é trágica e, no texto, otimista.

b) a pintura confirma a visão do texto quanto à imigração de argentinos para o Brasil.

c) os dois autores retratam dificuldades dos imigrantes em sua chegada ao Brasil.

d) Antonio Rocco retrata de forma otimista a imigração, destacando o pioneirismo do imigrante.

e) Oswald de Andrade mostra que a condição de vida do imigrante era melhor que a dos extraditados.

(4)

3ª PPA de Geografia / 9º ano / Prof. Edvaldo / Pág. 4

4ª Questão: Observe o mapa a seguir.

Considerando os principais fluxos migratórios que envolvem brasileiros, assinale a alternativa correta.

a) Os maiores fluxos ocorrem em direção à Europa, devido às melhores condições de vida encontradas nesse continente, possíveis tanto para pessoas do próprio espaço europeu como para imigrantes.

b) O Japão é o país que oferece as melhores condições de vida aos brasileiros;

a ascendência japonesa dos imigrantes permite que eles não venham a sofrer qual quer tipo de discriminação.

c) O grande fluxo de brasileiros para o Paraguai ocorre em função do intenso comércio na tríplice fronteira (Brasil- Paraguai-Argentina).

d) O fluxo mais intenso ocorre em direção aos Estados Unidos, onde brasileiros trabalham em funções de baixo status social, como garçom, motorista de táxi e empregada doméstica ou como profissionais liberais.

e) Os brasileiros que vivem na Europa não sofrem xenofobia por parte da população local, pois apresentam mesma origem linguística e mesma prática religiosa, fatores que facilitam sua inclusão.

5ª Questão: Notícias vindas da Espanha davam conta da situação de turistas brasileiros recém-chegados àquele país. Com base na charge abaixo, que estabelece conformidade e sentido com as referidas notícias, assinale a alternativa que mais se aproxima da realidade vivida por esses turistas.

(5)

3ª PPA de Geografia / 9º ano / Prof. Edvaldo / Pág. 5

a) A ilustração mostra a forma carinhosa como os turistas brasileiros são recebidos: com festa.

b) Poucos brasileiros visitam a Espanha, o que é motivo de tamanha festa.

c) O povo espanhol é expansivo por natureza, característica evidenciada na explosão de alegria que ilustra a charge.

d) Os brasileiros são bem recebidos na Espanha; sempre há, para eles, bons empregos nesse país.

e) A caricatura mostra que o brasileiro foi recebido, naquele momento, com desconfiança – daí porque representá-lo como que lançado em uma arena de touradas.

6ª Questão: A partir da década de 1990, várias legis lações regulamentaram em torno da reforma agrária no Brasil. Entre elas, destacam-se

1. Alteração da Lei do Rito Sumário: regulamentou a imediata posse, pelo governo, das terras em processo de desapropriação para fins de reforma agrária; a posse efetivar-se-à após depósito judicial correspondente ao preço oferecido pelas benfeitorias e após o lançamento dos Títulos da Dívida Agrária, para pagamento do valor da terra nua.

Assim, mesmo que o proprietário entre com contestação judicial contra qualquer aspecto do processo de desapropriação, a posse da terra por parte do Governo passa a ser imediata.

2. Aumento do Imposto Territorial Rural para os proprietários de grandes extensões de terra que revelem pequeno grau de utilização produtiva; esse aumento pode chegar a 20% do valor da propriedade.

3. Proibição de que a propriedade rural ocupada por trabalhadores rurais sem- terra seja vistoriada ou desapropriada para fins de reforma agrária durante a ocupação e nos dois anos seguintes à sua desocupação.

Considerando o teor dessas legislações, pode-se dizer que

a) todas elas representam vitórias políticas decorrentes da organização dos movi mentos sociais no campo, que tomaram grande impulso ao longo dos anos de 1990.

b) demonstram a força política dos grandes latifundiários, pois reduzem a ação dos movimentos de luta pela terra e implementam o pagamento das terras desapropriadas.

c) refletem interesses opostos, pois em parte atendem demandas dos movimentos de luta pela terra e, por outro, protegem interesses dos proprietários de terras.

(6)

3ª PPA de Geografia / 9º ano / Prof. Edvaldo / Pág. 6

d) ilustram a postura política dos governos da década de 1990 que, pressionados pelo avanço dos movimentos sociais, resolveram os conflitos por posse de terra no País.

e) representaram um retrocesso, pois impediram ou restringiram a aplicação das leis da reforma agrária aprovadas na Constituição de 1988.

7ª Questão: Analise o trecho da canção Tempo, de Gilberto Gil.

Rei Não me iludo

Tudo permanecerá do jeito que tem sido

Transcorrendo Transformando

Tempo e espaço navegando todos os sentidos

Pães de Açúcar Corcovados

Fustigados pela chuva e pelo eterno vento

Água mole Pedra dura

Tanto bate que não restará nem pensamento

Tempo rei, ó, tempo rei, ó, tempo rei

Transformai as velhas formas do viver.

O trecho faz alusão direta a dois processos geomorfológicos:

a) dobramento e abaixamento.

b) assoreamento e faturamento.

c) lixiviação e escarpamento.

d) abrasão e soerguimento.

e) erosão e esculpimento.

8ª Questão: Casal de agricultores trocou São Paulo por um sítio em Ibiúna (Grande São Paulo) para produzir hortaliças e frutas orgânicas em apenas um hectare.

O sítio chamado Santa Edwiges recebeu uma tecnologia usada pelos incas (civilização andina que existiu entre 1200 a 1533) para a área em declive. Eles colheram mais de 20 variedades de hortaliças por semana. A falta de preparo inicial fez com que a primeira semeadura fosse levada por forte chuva, descendo pela ribanceira abaixo e desembocando no rio que corta a propriedade. (Revista Globo Rural, agos. 2017.)

Considerando o texto e a descrição da área topográfica, qual seria a solução mais adequada quanto ao uso do solo?

a) Curvas de nível, para aproveitar a planura da área do latifúndio.

b) Mecanização e adubação adequadas a um minifúndio.

c) Canteiros construídos em forma de degraus (terraceamento), para fazer a água de chuva escoar com menos força para o rio que corta o minifúndio.

d) Arborização da área do latifúndio por exploração.

e) Seleção de sementes e espécies do latifúndio por dimensão.

(7)

3ª PPA de Geografia / 9º ano / Prof. Edvaldo / Pág. 7

9ª Questão: Observe a tirinha publicada pela Folha de S.Paulo, em 15 out.

1999.

Tendo em vista o conteúdo apresentado e seus conhecimentos sobre população e os problemas urbanos, assinale a alternativa correta.

a) A mendicância, o uso de drogas e o uso de armas são evidências das condições de vida urbana, que não são satisfatórias devido, apenas, à má distribuição de renda.

b) A mendicância, o uso de drogas, a inalação de substâncias tóxicas e o uso de armas, incitando à violência e à criminalidade, são aspectos que levam ao temor e à insegurança urbana, o que faz com que pessoas privilegiadas utilizem carros blindados para se protegerem e vivam em áreas de “enclaves”

fortificadas.

c) O desejo de que melhores condições devida, como o acesso à educação, à saúde e ao lazer, sejam proporcionadas a todos os habitantes da cidade é importante fator do êxodo rural.

d) O carro blindado é privilégio de poucos e é um luxo, pois a segurança na cidade não exigiria tal gasto; os demais personagens da tirinha são típicos apenas da periferia urbana.

e) A exclusão social é a única responsável pelas situações apresentadas; o excluído social transforma-se obrigatoriamente em mendigo, drogado ou bandido. A cidade proporciona maior ocorrência dessas situações.

(8)

3ª PPA de Geografia / 9º ano / Prof. Edvaldo / Pág. 8

10ª Questão: Os conflitos gerados pela posse da terra ainda continuam agitando o meio rural brasileiro, haja vista a atuação do MST, que rei vindica mais assentamentos e reforma agrária.

O lado mais visível e cruel dos conflitos sociais no campo é o da violência.

Damos conta, no noticiário, de inúmeros atos de violência física praticados contra trabalhadores rurais que reivindicam a posse de terras, vinculados ou não ao MST. Esses atos envolvem violência física, constrangimentos, discriminação, ameaça, destruição de bens e lavouras, invasão de terras indígenas, aliciamento de menores para o trabalho, prostituição, entre outros.

Figura: Mídia Objetivo

Avaliando as informações apresentadas, concluímos que

a) as invasões cresceram, mas os assentamentos não aumentaram.

b) o número de famílias sem-terra é cada vez maior; que os assentamentos aumentaram, mas não o suficiente para solucionar o problema; e que os conflitos aumentaram, envolvendo mais famílias.

c) os assentamentos aumentaram e as invasões também, mas a participação familiar diminuiu.

d) os assentamentos cumpriram com sua finalidade, envolvendo todas as famílias, que não participaram mais de conflitos.

e) os conflitos são bem menores proporcionalmente e que as famílias envolvidas são cada vez menos numerosas.

Referências

Documentos relacionados

( ) Gostaria de ser respeitada se pedir uma cesariana após conhecer a dor do parto, ainda que esteja tudo bem comigo e com o bebê - e mesmo sabendo dos riscos atribuídos à

Uma grande vantagem em receber dividendos e fazer com que esse valor possa ser um fator multiplicador de renda, onde com esse retorno o investidor possa comprar mais ações

A tabela abaixo apresenta as temperaturas de ebulição (TE), para três líquidos à pressão atmosférica. b) as interações intermoleculares presentes no etanol são mais

Ao usar a notação de parentesco, tendo como referência as demais atividades, as alunas e alunos passaram a indagar as noções de família e as relações de gênero

Serviço de Nomes e encaminhamento de RPCs Máquina A cliente Máquina B servidor rpcbind Cliente stub stub call ( binding handle n° interface , n° função , parâmetros )

Esta pesquisa teve como objetivo analisar a composição e estrutura de comunidade vegetal de quatro fitofisionomias no Pantanal de Poconé, estado de Mato Grosso, partindo do

Entidade Sede Social Actividade Principal Detentores de Capital % do Capital Detido em 2014 Obs. Explora os dois aterros sanitários para onde são encaminhados os

“A superação e não a ruptura se dá na medida em que a curiosidade ingênua, sem deixar de ser curiosidade, pelo contrário, continuando a ser curiosidade, se criticiza.”