• Nenhum resultado encontrado

ENGENHEIRO COELHO REALIZA FESTA DAS CRIANÇAS NESTA TERÇA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "ENGENHEIRO COELHO REALIZA FESTA DAS CRIANÇAS NESTA TERÇA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Ano XII - Nº309 EDIÇÃO DIGITAL

ENGENHEIRO COELHO REALIZA FESTA DAS CRIANÇAS NESTA TERÇA

A Prefeitura Muni-

cipal de Engenheiro Coelho realiza, nes-

ta terça-feira (12), a Festa das Crianças. O

evento, que vai seguir todos os protocolos

sanitários para a Co- vid-19, acontece das

10h às 16h no Parque d e E x p o s i ç ã o J o ã o Cardoso.

Página 2

UNASP inaugura Escritório Modelo do curso de Direito

Haitiana que mora no Brasil reencontra filho de 11 anos após permissão judicial para

adolescente viajar ao país

O curso de Direito do UNASP, campus Enge- nheiro Coelho, inau- gurou nesta terça-feira (05), o Escritório Mo- delo, que vai funcionar

como um laboratório para a prática jurídica destinada aos alunos.

O novo espaço fica na frente do UNASP, ao lado da Clínica de Psi-

cologia. Os primeiros estudantes a realizarem atividades serão os que estão no período do cur- so em que já se exige o estágio obrigatório.

Há oito anos, a hai- tiana Tionisie Pierre se mudou com marido e

três filhos para o Bra- sil, mas deixou parte do

“coração” no país na-

tal. Um filho, que atual- mente tem 11 anos, ficou para trás.

Prefeito Dr. Zeedivaldo entrega veículos para a segurança pública

e secretaria de obras

CRB x Guarani: veja onde

assistir, escalações, desfalques e arbitragem

Página 6 Página 3 Página 8

O Prefeito de Enge- nheiro Coelho, Dr. Zee- divaldo Alves de Miran- da, entregou na manhã

desta sexta-feira (15), veículos para a Secreta- ria Municipal de Segu- rança Pública, Trânsito e

Defesa Civil e, também, para a Secretaria Muni- cipal de Obras e Serviços Públicos.

Estádio Rei Pelé, em Maceió, recebe o jogo entre CRB e Guarani

— Foto: Celio Junior/

AGIF

CRB e Guarani con- tinuam firmes na luta pelo acesso e fazem um confronto direto na 30ª rodada da Série B. Pró-

ximos na classificação, os times se enfrentam nesta sexta, às 19h (de Brasília), no Estádio Rei Pelé, em Maceió.

Página 2

(2)

O mês de setembro foi bastante agitado no Centro Universi- tário Adventista de São Paulo (UNASP). A instituição promoveu a campanha do Se- tembro Amarelo com o slogan “Viva a vida”

nos três campi, São Paulo, Hortolândia e E n g e n h e i r o C o e - lho, abordando temas como depressão e sui- cídio. Várias ações fo- ram realizadas com o objetivo de promover a conscientização e prevenção da doença.

De acordo com da- dos apresentados pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública, di- vulgado em junho des- te ano, 12.895 pessoas tiraram suas vidas no Brasil no último ano.

Outra pesquisa rea- lizada pela insurtech Azos, que utilizou com base dados do Ins- tituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE) e o histórico de mortes disponibi- lizado pelo governo federal pelo dados.

gov.br, apontou que a maior incidência de

mortes por suicídio está entre jovens de 2 1 a 3 0 a n o s . T a i s pesquisas apontam a relevância do tema e a necessidade de dar a devida atenção a este cenário.

Campus Hortolân- diaE m H o r t o l â n d i a , além das ações inter- nas no campus, os alu- nos do curso de psico- logia, assistidos pela coordenação do curso, foram até o shopping da cidade e realiza- ram várias ações. Dis- tribuíram panfletos informativos, mon- taram um stand com b a n n e r s e c a r t a z e s e fizeram apresen- tações abordando o tema aos visitantes.

Na praça de alimenta- ção, as famílias foram surpreendidas com u m f l a s h m o b c o m participação do gru- po Tom de Vida. No mesmo final de sema- na, foi realizada uma caminhada em parce- ria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Hortolân- dia, onde distribuíram

folhetos informativos e trouxeram orien- tações importantes sobre o tratamento da depressão e prevenção ao suicídio.

Caminhada com ações no parque

O advogado Ivair de Macedo, diretor tesoureiro da OAB de Hortolândia partici- pou da caminhada e aprovou a ação. De acordo com o diretor, a ideia da caminhada veio ao encontro da necessidade do Se- tembro Amarelo, já que em sua área cos- tuma ter muitos casos de suicídios. Macedo conta que, nos últi- mos dois anos, dois a d v o g a d o s t i r a r a m a própria vida. “Por c o n t a d e s i t u a ç õ e s como essa achamos importante fazer uma c a m i n h a d a v o l t a d a à saúde e principal- mente ao combate do suicídio”, explica.

Os alunos da educa- ção básica escreveram mais de 400 cartas com mensagens posi- tivas, as cartas foram distribuídas em todas

as ações externas. Foi montado um divã no parque da cidade no qual alguns profissio- nais de psicologia pu- deram conversar com pessoas que passavam pelo local.

Campus Engenhei- ro Coelho

O c a m p u s E n g e - nheiro Coelho esteve todo decorado ao lon- go do período, com materiais informati- vos distribuídos pelo internato e com pro- gramações especiais abordando o assunto.

Na última semana foi m o n t a d o u m t ú n e l com experiências prá- ticas no qual os alunos puderam interagir e aprender de maneira didática sobre o tema.

A aluna de jorna- lismo, Paula Orling, acredita que a ativida- de a ajudou a apliar o conhecimento sobre o assunto, a saber como lidar e também como ajudar quem precisa.

“Eu achei essa expe- riência super legal porque, muitas vezes, a gente não tem noção nenhuma de como li-

dar com a ansiedade e com as dificuldades, e com certeza esse túnel me ajudou a perce- ber formas diferen- tes de lidar quando a ansiedade e as preo- cupações chegam, e também ajudar outras pessoas que passam por dificuldades e me procuram, pedem aju- da e eu não sei como agir”, declara.

Túnel experimental Campus São Paulo O tema do Setembro Amarelo foi abordado em várias programa- ções no campus São Paulo. A doutora Stela Barbosa, terapeuta e especialista em ado- lescência, que traba- lha com adolescentes vulneráveis no setor público, realizou uma palestra para os alu- nos e conversou com eles sobre o assunto.

A campanha tam- bém foi assunto na transmissão, feita de forma on-line, da Ca- pela “Café no Bulling”, programa espiritual voltado para os estu- dantes e apresentado pelo com o pastor e ca-

pelão do colégio, Ro- berto Conti. A neurop- sicopedagoga Rosan- gela Moraes também realizou uma palestra via Zoom para os es- tudantes com dicas sobre como cuidar da saúde mental, sua es- pecialidade. O pastor Robson Aleixo, líder espiritual do campus, também realizou uma semana de oração com assuntos relacionados a campanha.

Todas as ações re- alizadas tanto para o público externo quan- to internamente para os alunos tiveram o mesmo objetivo, tra- zer conhecimento e informação para que a comunidade saiba como cuidar da sua saúde mental, quando e onde buscar ajuda, e como ter empatia pelo próximo e preparar a todos para auxiliar àqueles que precisam.

A campanha do Se- tembro Amarelo de- monstra na prática a cultura da instituição de servir a Deus e ao próximo.

Fonte: Unasp

A Prefeitura Muni- cipal de Engenheiro Coelho realiza, nes- ta terça-feira (12), a Festa das Crianças. O evento, que vai seguir todos os protocolos sanitários para a Co-

vid-19, acontece das 10h às 16h no Parque d e E x p o s i ç ã o J o ã o Cardoso.

Durante o dia as crianças vão receber lanches, sucos, pipo- ca e doces, além de

poder se divertir com brinquedos infláveis, com palhaços, música, além da caravana kis Sicredi.

Entre as atrações, também estará dis-

ponível uma carreta, com som e persona- gens animados, que vai levar as crianças para o local do even- to. A organização do evento preparou qua- tro horários de partida

em diferentes pontos da cidade, sendo eles:

as 10h – Residencial S o n h o M e u , 1 0 h 3 5 – Praça Luiz Fávero, 11h – Ginásio de Es- portes Mário Covas e as 11h30 – Jardim

Mercedes. Um ônibus estará disponível para as crianças do Bairro Universitários, saindo da praça as 9h30. Em seguida, a carreta vai fazer trajetos regula- res pela cidade.

A estrada rural que interliga a Rodovia Professor Zeferino Vaz com a Estrada Muni- cipal Pastor Walter Boger irá ganhar uma nova denominação.

Com a revitalização do Parque Industrial,

a via será chamada de Avenida das Indús- trias (EM-032) e irá ganhar malha asfáltica em toda a sua exten- são e passará a ser um corredor para o trans- porte público coletivo do município.

A informação foi anunciada pelo Prefei- to Zeedivaldo Miranda (PSB) durante parti- cipação ao Programa Portal ON Entrevista.

”Ali nós vamos asfaltar e vai virar um corretor.

Nós vamos inclusive entrar em votação, vai chamar Estrada Municipal 032 com o nome de Avenida das Industria. Vou agora me reunir com a Rota das Bandeiras para aprovar um retorno”,

prometeu.

A via fará parte de um corredor para o t r a n s p o r t e p ú b l i c o municipal, que se - gundo o prefeito será gratuito. “Nós vamos colocar dois ônibus, circular de graça. Ele

vai sair da rodoviária, vai passar pela prefei- tura, passar no jardim Minas Gerais, e passar pelo complexo indus- trial. Ele vai passar na porta universidade até o bairro jacarandá e retorna”, anunciou.

O Prefeito de Enge- nheiro Coelho, Dr. Zee- divaldo Alves de Miran- da, entregou na manhã desta sexta-feira (15), veículos para a Secreta- ria Municipal de Segu- rança Pública, Trânsito e Defesa Civil e, tam- bém, para a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos. Ao todo, foram entregues duas motos, uma via-

tura e um trator do tipo pá carregadeira. Além do prefeito, estiveram presentes autoridades públicas, secretários, diretores e vereadores.

Os veículos foram entregues durante ceri- mônia em local aberto, respeitando os proto- colos de saúde devido a pandemia. Eles serão utilizados para o patru-

lhamento ostensivo na cidade e para a reali- zação dos trabalhos da secretaria de obras.

“Esse é mais um exemplo de cuidado com o dinheiro público.

Esses veículos estavam encostados, sucateados, e, agora, estão servin- do a população. São veículos que voltam a servir a população e que estavam abandonados

e sucateados”, disse o prefeito, Dr. Zeedival- do.

Entre os veículos es- tão as motocicletas, que estavam há mais de três anos paradas, que a par- tir de agora, vão servir no patrulhamento os- tensivo da cidade. Outro veículo, um Chevro- let Spin, também volta para ser utilizado pela

Guarda Municipal.

Pá carregadeira Outro veículo que está sendo disponibi- lizado de forma oficial para a população é a pá carregadeira. O ma- quinário foi recebido através de uma emenda parlamentar do Depu- tado Federal Marcos Pereira e teve uma con- trapartida financeira da prefeitura.

“Quero agradecer ao deputado Marcos Perei- ra pela indicação e envio da emenda parlamentar que possibilitou a aqui- sição dessa máquina.

Esse equipamento vai nos auxiliar na manu- tenção das estradas ru- rais da nossa cidade, que são muito impor- tantes para os nossos produtores rurais”, fi- nalizou o prefeito.

UNASP realiza ações tricamp para a campanha do Setembro Amarelo

ENGENHEIRO COELHO REALIZA FESTA DAS CRIANÇAS NESTA TERÇA

ESTRADA GANHA NOVO NOME E SERÁ ASFALTADA EM ENGENHEIRO COELHO

Prefeito Dr. Zeedivaldo entrega veículos para a

segurança pública e secretaria de obras

(3)

Atenção, estudan- tes, pais e responsá- veis. Vocês sabiam que o Programa En- sino Integral (PEI) foi ampliado e vai ofere- cer, a partir do próxi- mo ano letivo, mais de um milhão de vagas?

A rede vai contar, no total, com 2029 esco- las estaduais do PEI, espalhadas em 457 cidades (alcance de 70,8%). Destas, 952 novas unidades esco- lares. Serão 149 novos municípios atendidos.

A t u a l m e n t e , s ã o 448 mil estudantes do ensino fundamental e ensino médio benefi- ciados em 1.077 esco- las, de 308 cidades.

O número de escolas do PEI irá aumentar em quase 6 vezes em comparação a 2018, quando o programa estava presente em 364 unidades escola- res. Na época, eram ofertadas 115 mil va- gas.Com o avanço, a partir do próximo ano letivo, serão 261 es- colas do PEI de Anos Iniciais (1° ao 5°ano),

1563 de Anos Finais (6° ao 9°ano) e 1570 de ensino médio (que r e p r e s e n t a m 1 8 % , 42,6% e 43% da rede estadual, respectiva- mente).

O que é o PEI?

C r i a d o e m 2 0 1 2 , o programa poten- cializa a melhoria da aprendizagem e o de- senvolvimento inte- gral dos estudantes, nas dimensões inte- lectual, física, socio- emocional e cultu - ral, por meio de um modelo pedagógico articulado a um Mo- delo de Gestão. São trabalhadas práticas p e d a g ó g i c a s , c o m o Tutoria, Nivelamento, Protagonismo Juvenil com Clubes Juvenis e Líderes de Turma, além de componentes curriculares específi- cos, como Orientação de Estudos e Práti- cas Experimentais, que potencializam a formação integral do estudante a partir do seu Projeto de Vida.

São dois formatos:

7h e 9h. No primeiro, as escolas oferecem

dois turnos – das 7h às 14h e das 14h15 às 21h15. No turno úni- co, as aulas ocorrem entre 7h e 16h.

Como posso efetuar a matrícula dos meus filhos no PEI?

Interessados que não possuem matrí- c u l a a t i v a n a r e d e puderam realizar a solicitação de vaga entre 23/08 e 17/09, i n c l u s i v e i n d i c a n - do interesse no PEI.

Aqueles que não fize- ram a solicitação no período anterior, po- dem realizar a inscri- ção a partir de 06/12, por meio da Inscri- ç ã o d e A l u n o F o r a d a R e d e , d e f o r m a online, na Secretaria Escolar Digital (SED), ou presencialmente em qualquer unidade da rede pública e nos postos do Poupatem- po, conforme agen- damento prévio. Ao preencher a ficha, é necessário indicar o interesse em cursar o ensino integral.

Os estudantes que já estão na rede pú- blica do Estado de São

Paulo e tem interesse em cursar o ensino integral podem so- licitar a transferên- cia para as unidades PEI antes do início do ano letivo, entre 3 e 6/01/2022, por meio da plataforma SED, pelo perfil do respon- sável cadastrado, ou em qualquer escola da rede pública.

Onde estão as esco- las PEI?

Atualmente, já es- tão em funcionamen- to 1.077 escolas de en- sino integral (https://

w w w . e d u c a c a o . s p . gov.br/wp-content/

u p l o a d s / 2 0 2 1 / 1 0 / 1077-ESCOLAS-PEI.

pdf) e a partir do pró- ximo ano serão 952 no- vas unidades (https://

w w w . e d u c a c a o . s p . gov.br/wp-content/

u p l o a d s / 2 0 2 1 / 1 0 / L i s t a - 9 5 2 - C O N - S O L I D A D A - e s c o - l a s - P E I - 2 0 2 2 . p d f ) , com um total de 457 municípios atendi- d o s ( h t t p s : / / w w w . e d u c a c a o . s p . g o v . b r / w p - c o n t e n t / u p l o a d s / 2 0 2 1 / 1 0 / 457-MUNIC%c3%8d-

PIOS.pdf).

E qual é o impacto das escolas do PEI na aprendizagem?

Os investimentos na jornada integral refletem em melhores resultados. Em 2019, o Índice de Desenvol- vimento da Educação Básica (IDEB) indicou que:– Escolas PEI cres- ceram 1,2 ponto; en- quanto as regulares, 0,6;– Das escolas esta- duais de ensino médio de São Paulo, as 33 melhores colocadas no ranking são PEIs;

– 9 das 10 primei- ras colocadas de en- sino fundamental são PEIs;

– No primeiro ano, o ganho da escola já é de 32%.

P a n o r a m a 2 0 1 8 - 2022Número de esco- las: de 364 para 2029 (+5,6 vezes)

N ú m e r o d e v a - gas: de 115 mil para 1.026.000 (+8,7 ve- zes)Número de municí- pios: de 140 para 457

(+3,2 vezes)

100% das Direto- rias de Ensino aten- didas

Vínculo escolar e desenvolvimento

“Não é sobre ter mais tempo. É mais do que isso”, resu- me o Secretário da E d u c a ç ã o d o E s t a - do, Rossieli Soares.

“É relevante tudo o que o aluno faz neste tempo. Por exemplo, no PEI, o estudante vai ter um professor atuando como tutor individual. Os jovens vão poder falar sobre Projeto de Vida, orga- nização e orientações de estudo e participar de Clubes Juvenis, onde os estudantes, de forma protagonis- ta e autônoma, criam projetos de temas re- lacionados ao Proje- to de Vida. Isso sem falar de ações expe- rimentais para colo- car a ‘mão na massa’.

Enfim, uma série de o p o r t u n i d a d e s q u e fortalecem o vínculo escolar e promovem o desenvolvimento”, resume Rossieli.

O Governador João Doria anunciou nesta sexta-feira (15), data em que se comemora o Dia do Professor, investimentos no va- lor de R$ 1,55 bilhão para o pagamento do abono salarial a apro- ximadamente 190 mil servidores do quadro do magistério da rede pública estadual, in- cluindo os temporá- rios. O Projeto de Lei que autoriza o paga- mento do abono será enviado para a As- sembleia Legislativa de SP ainda no mês de outubro.

“ T r a b a l h a m o s a o longo dos últimos 60 dias para poder fazer a homenagem ao Dia dos Professores ser de fato uma lição de amor e de reconhecimen- to. Vamos destinar R$ 1,55 bilhão para o pagamento de 190 mil profissionais do magistério, uma ação inédita de reconheci- mento do Governo de SP”, destacou Doria.

O anúncio foi feito durante o encontro

promovido pela Secre- taria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) com a pre- sença do Secretário Rossieli Soaras e de 1,7 mil profissionais da Educação, no au- ditório Simón Bolivar do Memorial da Amé- rica Latina. Durante o evento, Doria tam- bém realizou homena- gem a 11 profissionais de Educação, com a entrega da Medalha M M D C C a e t a n o d e Campos.

O p a g a m e n t o d o abono salarial aconte- cerá logo após aprova- ção do Projeto de Lei pela Alesp. A medida tem por objetivo cum- prir o novo mínimo de 70% de gastos de pessoal, estabelecido pelo Fundo Nacional d e D e s e n v o l v i m e n - to para a Educação Básica (Fundeb), em caráter excepcional e transitório.

T o d o s o s p r o f i s - sionais do quadro do magistério com exer- cício efetivo no ano de 2021, efetivos ou

não, receberão o be- nefício. Integram o quadro do magistério:

dirigentes regionais de ensino, diretores de escola, professores da educação básica I (PEB I), professores da educação básica II (PEB II), professores II, supervisores de en- sino e coordenadores pedagógicos.

O valor pago será proporcional à jorna- da de trabalho, cal- culada com base no tempo de serviço do profissional na rede estadual durante o ano e sua frequência. O servidor que manteve vínculo ativo na Se- duc-SP durante o ano inteiro de 2021, rece- berá um valor referen- te aos 12 meses. Caso não tenha trabalhado o ano todo, receberá um valor proporcio- nal ao seu tempo na rede. Por exemplo, os professores com carga horária de 65 horas vão receber R$ 16,2 mil e aqueles com 60 horas vão receber R$

15 mil.

O S e c r e t á r i o d a E d u c a ç ã o , R o s s i e l i Soares, destacou que o pagamento é uma ação inédita que de- monstra o reconheci- mento do Governo de SP aos profissionais do magistério da rede estadual. “Os profes- sores e profissionais do magistério tiveram de se reinventar nesta pandemia. E o Go - verno de SP mostrou claramente o valor que dá a Educação neste período”, destacou.

Diferentemente do bônus, o pagamento do abono salarial não está atrelado a metas e não será incorporado aos vencimentos. Tra- ta-se de uma medida excepcional para o ano de 2021.

Homenagem

Após o anúncio, um total de 11 profissio- nais da Educação re- ceberam a Medalha M M D C C a e t a n o d e Campos, maior hon- raria concedida pelo Estado de São Paulo na área da Educação.

O s h o m e n a g e a d o s

foram selecionados por meio do projeto Reconhecer, da Se- duc-SP, criado para incentivar e valorizar os profissionais que se destacaram no desen- volvimento de ações educativas durante o período de pande- m i a p e l a C o v i d - 1 9 e q u e p r o m o v e r a m maior engajamento n a a p r e n d i z a g e m e desenvolvimento dos estudantes.

Lista dos homena- geados:

1. Elisa Aparecida da Silva – Diretora da EE Professora Dir- ce Leopoldina Cintra Villas Boas – DE Pin- damonhangaba

2 . A n a P a u l a D o Carmo – Diretora da E E Barão do Rio Branco – DE Piracicaba

3. Giulianna Faria Silva – Diretora da EE Antonio Lerario – DE Jacareí

4. Paula Beatriz de Souza Cruz – Diretora da E E Santa Rosa de Lima – DE Sul

5. Jucilane Araújo Freitas – Diretora da

E E Heckel Tavares – DE Leste 2

6. Maria José Bar- reto da Silva – Profes- sora da EE Professora Claudirene Aparecida José da Silva – DE Sul 3

7. Bárbara Danie- la Guedes Rodrigues – P r o f e s s o r a d a E . E. Prof. Sebastião de Oliveira Rocha (PEI) – DE São Carlos

8. Eliane Marques Rocha – Professora da EE Professora Amira Homsi Chalella – DE São José do Rio Preto

9. Mayara Evelyn de Souza Abreu – Profes- sora da E E Professor Rafael Orsi Filho – DE Sorocaba

10. Silverli Stuque A l v e s – P r o f e s s o r a da classe hospitalar do Hospital Infanto Juvenil de Barretos – Hospital de Amor, vinculada à E E Prof.

Benedito Pereira Car- doso – DE Barretos

11. Renilda Peres de Lima – Secretária Executiva – Seduc-SP

O Governo de São Paulo lançou nesta sexta-feira (15) uma campanha com infor- mações sobre as 2.029 escolas de tempo inte- gral da rede estadu- al de ensino. A peça de um minuto será veiculada em canais

d e t e l e v i s ã o , r e d e s sociais oficiais, revis- ta, jornal impresso e portais até o dia 28 de outubro.

A n o v a e x p a n s ã o do Programa de En- sino Integral (PEI) foi anunciada dia 8 de outubro e vai ofertar

mais de um milhão de vagas em 457 municí- pios, a partir de 2022.

D a s 2 . 0 2 9 e s c o l a s , 952 novas unidades passam a integrar a iniciativa a partir do próximo ano letivo.

D u r a n t e a p e ç a , produzida pela agên-

cia Ogilvy, o Governo de São Paulo também d e s t a c a o e n v i o d e recursos às unidades escolares, o que pos- sibilitou a reforma de 99% das escolas estaduais, e a criação do Bolsa do Povo Edu- cação para Estudante

para combater a eva- são escolar, com pa- gamento de R$ 1 mil por ano letivo para 300 mil alunos.

A t u a l m e n t e s ã o 1.077 escolas de ensi- no integral espalha- das em 308 cidades.

Em 2022, serão 952

novas escolas de en- sino integral em São Paulo, com um total d e 4 5 7 m u n i c í p i o s a t e n d i d o s . A n o v a campanha poderá ser vista nas redes sociais e demais canais ofi- ciais do Governo de São Paulo.

Expansão do Ensino Integral: conheça as escolas participantes e como fazer a matrícula

Governo anuncia R$ 1,5 bi de abono salarial para até 190 mil servidores do magistério

SP lança campanha para alunos se inscreverem nas 2 mil escolas de tempo integral

No ano que vem, 2.029 escolas do PEI espalhadas por todo o Estado oferecerão mais de 1 milhão de vagas

Cerimônia homenageou 11 profissionais que receberam a Medalha MMDC Caetano de Campos por atuações de destaque na área da Educação

Rede estadual de ensino terá expansão do Programa de Ensino Integral (PEI) em 2022

(4)

A Câmara Municipal de Engenheiro Coelho não autorizou o pedido de empréstimo de R$ 5 milhões feito pelo pre-

feito Zeedivaldo Miran- da (PSB). O valor seria liberado pela Caixa Eco- nômica Federal, através da linha de crédito do

Financiamento à Infraes- trutura e ao Saneamento (FINISA). No entanto, no projeto enviado ao legislativo não citava a

destinação do dinheiro e nem detalhava como seria quitado.

O pedido entrou na pauta da sessão extra- ordinária do dia 01 de outubro e foi derrotado por 7 votos contrários e apenas 3 favoráveis ao empréstimo. Votaram a favor do empréstimo de R$ 5 milhões os verea- dores Neyzinho (PSB), Marlon (PSB) e Simão Mendes (PTB). Os vo- tos contrários foram de Paulo (PSDB), Jorge (Po- demos), Flávia (PRTB), Domingos (MDB), Wa- shington (Podemos), Wagnão (PSD) e Salvador (Cidadania).

Segundo alguns ve- readores, o projeto de empréstimo não citava

a destinação do recurso e nem como a prefeitura iria arcar com o paga- mento dos valores.

Falta de tempo

Ao Portal Coelhense, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Enge- nheiro Coelho, afirmou que a derrota foi por falta de tempo para discutir o projeto. “A Administra- ção entende que devido a falta de tempo para a apresentação do projeto aos nobres vereadores, uma vez que a caixa eco- nômica tinha um prazo pra o município para ade- são. O prazo atrapalhou e não deu tempo para discutir o projeto onde entrou de última hora em extraordinária”, destaca.

Segundo a Prefeitura

o valor de R$ 5 milhões ficaria pré-aprovado e o parte do recurso se- ria gasto no distrito in- dustrial. “Valor ficaria pré aprovado de 5000 milhões. 1 milhão seria destinado para distrito industrial. O projeto é importante uma vez que vai aplicar o recurso onde gera emprego e renda para a população. Gera- ção de emprego é um dos pontos onde temos que investir pesado na nossa cidade”, esclarece.

O 15. “Se a Caixa dis- ponibilizar novamente o programa vai colocar em discussão novamente junto ao legislativo para um melhor entendimen- to”, encerra.

A TV Globo apurou que o relatório final da CPI da Covid deve pedir o indiciamento do presidente Jair Bol- sonaro por 11 crimes na condução da pandemia.

Ministros, ex-ministros e filhos do presiden- te também devem ser responsabilizados por crimes relacionados ao enfrentamento da Co- vid-19.

Em quase seis meses de CPI, os senadores interrogaram 59 pes- soas. As mais de mil páginas do relatório do senador Renan Calhei- ros (MDB-AL) devem trazer o “Raio X” dos comportamentos e ati- tudes do presidente Jair

Bolsonaro e de três de seus filhos, de ministros e ex-ministros durante a pandemia, além de vários outros investi- gados.

O documento deve apontar 11 crimes que teriam sido cometidos pelo presidente Jair Bolsonaro:

● Epidemia com resultado de morte;

● Infração de me- dida sanitária preven- tiva;

● Charlatanismo;

● Incitação ao cri- me;● Falsificação de documento particular;

● Emprego irregu- lar de verbas públicas;

● Prevaricação;

● Genocídio de in- dígenas;

● Crime contra a humanidade;

● Crime de respon- sabilidade - por viola- ção de direito social e incompatibilidade com dignidade, honra e de- coro do cargo;

● Homicídio co- missivo por omissão no enfrentamento da pandemia;

O relatório também deve pedir o indicia- mento de:

● senador Flávio Bolsonaro (Patriota- -RJ): advocacia admi- nistrativa; incitação ao crime; improbidade ad- ministrativa;

● deputado Eduar-

do Bolsonaro (PSL-SP):

incitação ao crime;

● vereador Carlos Bolsonaro (Republica- nos-RJ): incitação ao crime;

● Três ministros do governo Bolsona- ro: Marcelo Queiroga (Saúde), Onyx Loren- zoni (Secretaria-Ge- ral) e Wagner Rosário (Controladoria Geral da União);

● Dois ex-minis- tros: Eduardo Pazuello (Saúde) e Ernesto Araú- jo (Relações Exterio- res).

O relatório será lido na próxima terça-feira (19), e a previsão é de que a votação ocorra na quarta (20).

Se aprovado pela maioria dos senadores da CPI, o relatório será enviado à Procurado- ria-Geral da República (PGR), que terá a tarefa de conduzir as investi- gações sobre os indicia- dos com foro privilegia- do, como o presidente Bolsonaro, ministros e parlamentares federais.

O relatório ainda será encaminhado para a primeira instância do Ministério Público Fe- deral dos estados, que terão a tarefa de levar à frente as apurações que envolvem outros indiciados.

Cópias das investi- gações serão encami- nhadas também para

Polícia Federal e Re- ceita Federal, além do Tribunal Penal Inter- nacional, por causa das acusações de genocídio de indígenas e crimes contra a humanidade.

Versões

Saiba abaixo o que dizem os citados:

O Palácio do Planalto não se manifestou sobre o assunto.

O senador Flávio Bol- sonaro afirmou que as acusações contra ele e o governo não têm base jurídica e não fazem sentido.

Os demais citados foram procurados, mas não responderam até a publicação desta repor- tagem.

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta quin- ta-feira (7) a favor de liberar a participação de artistas em eventos de arrecadação de re- cursos para candidatos nas eleições 2022.

Os ministros tam- bém devem decidir so- bre a possibilidade de retorno dos chamados

“showmícios” com par- ticipação não remune- rada de artistas. Esse tipo de evento é proi- bido desde 2006. Neste tema, até as 16h15, o placar era de 5 votos a 2 pela manutenção da proibição.

O julgamento teve início nesta quarta com o voto do relator, mi- nistro Dias Toffoli. Ele votou contra o retorno dos showmícios, remu- nerados ou não, mas a favor de artistas em eventos para arrecadar recursos de campanha (veja detalhes abaixo).

A ação foi apresen- tada pelos partidos

PT, PSB e PSOL, que defendem que as apre- sentações gratuitas de- vem ser liberadas e que a proibição fere a liber- dade de expressão.

O julgamento foi in- terrompido e deve ser retomado nesta quinta (7). No primeiro dia de análise, o placar foi de 3 a 0 para manter a proibição a “show- mícios”, e 2 a 1 pela liberação de artistas em eventos de arreca- dação.

A ação foi apresen- tada pelos partidos PT, PSB e PSOL, que defendem que as apre- sentações gratuitas de- vem ser liberadas e que a proibição fere a liber- dade de expressão.

O processo eleito- ral de 2022 começou na última quarta-feira (4), com a abertura do código-fonte das urnas eletrônicas. Veja no vídeo abaixo:

00:00/04:08

Eleições 2022: TSE iniciou processo de

inspeção do sistema das urnas eletrônicas

Voto do relator Em seu voto, Toffoli afirmou que “não há nenhuma vulneração à liberdade de expressão a partir da proibição de showmícios e eventos assemelhados, remu- nerados ou não”.

J á e m r e l a ç ã o a eventos com artistas para arrecadação de recursos para campa- nha, Toffoli entendeu que é uma modalidade de doação que propor- ciona ao eleitor partici- par do projeto político de sua escolha.

Toffoli citou decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que, no ano passado, liberou a realização de “live”

pelo cantor e compo- sitor Caetano Veloso a fim de arrecadar fun- dos para a campanha de Manuela D’Ávila (PCdoB), candidata à Prefeitura de Porto Alegre.

Naquela ocasião, o TSE entendeu que não

poderia proibir a rea- lização de um evento que ainda não havia ocorrido, o que impli- caria em censura.

“Diferentemente do que ocorre nos show- mícios, no caso das apresentações artísti- cas não está em jogo o livre exercício do voto.

Trata-se de mecanismo direcionado àqueles que já aderiram”, ar- gumentou.

Também na quar- ta, o ministro Nunes Marques divergiu do relator e votou contra a possibilidade dos dois tipos de eventos artís- ticos. Já Alexandre de Moraes acompanhou Toffoli.

Nunes Marques – votou contra showmí- cios e contra artistas em eventos de arreca- dação.

Alexandre de Mo- raes – acompanhou o relator.

“Há uma diferença [entre showmício e arrecadação] porque quem vai ao evento de

arrecadação e quem paga para entrar ou colabora é aquele que participa da vida po- lítica, é um eleitor do candidato. E estarí- amos a restringir o mundo artístico”, dis- se.Luís Roberto Barro- so – votou por liberar showmícios e artistas em eventos de arreca- dação.

“ E n t e n d o q u e h á uma violação à liber- dade de expressão. O que os artistas pedem é o direito de partici- pação desde que não remunerada. Porque aí é um espontâneo exer- cício da manifestação política, diferente do cachê, que pode ense- jar o abuso do poder econômico.”

E d s o n F a c h i n – acompanhou o relator.

“A toda cidadã, a todo cidadão é facul- tado contribuir com o produto de suas apti- dões pessoais e assim também da arte e dos artistas em favor da

constituição fenomê- nica dos recursos pecu- niários ou não em pro- veito de determinado candidato”, afirmou.

Rosa Weber – acom- panhou o relator.

“O showmício de- manda promoção da candidatura, já a ar- recadação tem intui- to de captar recursos privados para campa- nha. Nada impede que eventual abuso seja sancionado”, disse a ministra.

C á r m e n L ú c i a – acompanhou o voto de Barroso, para permitir as duas hipóteses.

“O silêncio dos artis- tas tem custado muito caro à democracia bra- sileira, afirmou. A mi- nistra citou o desafio de proibir showmícios em meio a um “faroeste digital”, com influen- ciadores e artistas com milhões de seguido- res, mas que o “eleitor andou”. “Cala boca já morreu, quem manda no meu voto sou eu.”

Câmara nega autorização para Prefeitura emprestar R$ 5 milhões

CPI deve pedir indiciamento de Bolsonaro, filhos do presidente, ministros e ex-ministros

STF tem maioria a favor de liberar artistas em evento de arrecadação de campanhas

Projeto de empréstimo não foi descartado pela administração municipal, caso o banco libere novamente o recurso

Parecer do relator Renan Calheiros (MDB-AL) será lido no próximo dia 19 e votado no dia 20. Se aprovado, relatório será enviado à PGR, que conduzirá investigações sobre indiciados com foro.

Supremo também julga se retoma a permissão para ‘showmícios’, proibidos desde 2006. Partidos argumentam que vedações

contrariam a liberdade de expressão.

(5)

1.800 PESSOAS NÃO RETORNARAM PARA 2ª DOSE DA VACINA CONTRA COVID

Comitê de agência americana recomenda dose de reforço da vacina contra a Covid-19 da Janssen

Comitê de agência americana recomenda dose de reforço da vacina contra a Covid-19 da Janssen

SALA DE VACINAS VAI FUNCIONAR NO DOMINGO (10) E SEGUNDA-FEIRA (11)

Engenheiro Coelho já aplicou mais de 28 mil doses de vacinas contra a Covid-19 des- de o início do processo de imunização da po- pulação. O número é a somatória da primei- ra, segunda e terceira dose, incluindo a de aplicação única. Mas os índices poderiam estar melhores. Mais de 1,8 mil coelhenses ainda não retornaram para receber a segunda dose e completar o ciclo va- cinal.

A imunização só é completa com o rece- bimento das duas doses protocolares dos imu-

nizantes. Se elas, o or- ganismo não completa e o ciclo de imunidade contra o novo corona- vírus. Em Engenheiro Coelho as vacinas es- tão disponíveis, mas muitos tem deixado de procurar o imunizante.

De acordo com le- vantamento da secre- tária de Saúde do mu- nicípio, mais de 1,8 mil pessoas ainda não retornaram para com- pletar o ciclo de duas doses. A diretora de Vigilância em Saúde, Marli Antunes Vieira dos Reis, faz um alerta.

“Somente comple- tando o ciclo vacinal

é que a pessoa estará completamente imuni- zada contra a covid-19.

Existem muitas pesso- as que já podem rece- ber a segunda dose, po- rém, não comparecem para receber a segunda dose.”, destaca Marli.

Segundo dados do v a c i n ô m e t r o d a S e - cretária de Saúde do Estado de São Paulo, Engenheiro Coelho já aplicou 28.104 doses de imunizantes con- tra a Covid-19, sen- do 16.088 de primeira dose, 10.967 de segun- da dose, 417 de tercei- ra dose e 632 doses únicas.

Um comitê consul- tivo independente da a g ê n c i a r e g u l a d o r a norte-americana (FDA, sigla em inglês) reco- mendou nesta sexta- -feira (15) uma dose de reforço para a vacina da Janssen contra a Covid-19.

O imunizante, de- senvolvido pela bra- ço de vacinas da far- macêutica americana Johnson & Johnson, é aplicado em regime de dose única.

A recomendação do grupo de especialistas, é de que a “dose extra”

seja aplicada com um mínimo de dois meses

após a primeira.

● C o m p a r t i l h e essa notícia por What- sApp● C o m p a r t i l h e essa notícia por Tele- gramMais cedo, repre- sentantes da farma- cêutica defenderam a vacinação a partir dos seis meses da primeira dose, segundo acompa- nhamento da resposta imunológica de pacien- tes (leia mais adiante).

A recomendação do comitê independen- te não é definitiva, e nem obrigatória, mas a agência reguladora normalmente a segue

à risca.

Se a FDA aprovar o reforço da Janssen, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) fará re- comendações específi- cas sobre quem poderá recebê-la.

LEIA TAMBÉM:

● Vacina da Jans- sen: 12 pontos sobre eficácia, variantes, re- ações e validade do imunizante

● UFMG vai testar aplicação de dose de reforço da Janssen

Reforço no Brasil O i m u n i z a n t e d a Janssen é o único em

uso no Brasil que é administrado em ape- nas uma dose. Ele tem autorização para uso emergencial, aprovado em março.

No mesmo mês, o Ministério da Saúde fe- chou um acordo com a Janssen para a compra de 38 milhões de doses da vacina.

Até o fim desta quin- ta, 4,68 milhões de pessoas foram vacina- das com o imunizante da Janssen no país e novas entregas estão previstas para acon- tecer em novembro e dezembro.

Em agosto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pe- diu que a farmacêutica informasse os dados de estudos sobre o reforço ou revacinação do seu imunizante.

O objetivo, segundo a Anvisa, era de an- tecipar informações que permitam avaliar o cenário em torno da necessidade ou não de doses adicionais das vacinas em uso no Brasil.

No país, a Universi- dade Federal de Minas Gerais (UFMG) vai co- meçar a testar a aplica- ção da dose de reforço

da Janssen a partir de novembro.

A instituição par- ticipou dos testes da vacina com dose úni- ca e contou com 470 voluntários. Agora, os participantes tomarão a nova dose e serão monitorados até o fim de 2022.

‘Reforço aumenta proteção’

Em setembro, a far- macêutica divulgou re- sultados de um estudo interno em que, segun- do eles, a segunda dose da Janssen aumentou a eficácia para 94% con- tra as formas modera- das e graves da doença.

Um comitê consul- tivo independente da a g ê n c i a r e g u l a d o r a norte-americana (FDA, sigla em inglês) reco- mendou nesta sexta- -feira (15) uma dose de reforço para a vacina da Janssen contra a Covid-19.

O imunizante, de- senvolvido pela bra- ço de vacinas da far- macêutica americana Johnson & Johnson, é aplicado em regime de dose única.

A recomendação do grupo de especialistas, é de que a “dose extra”

seja aplicada com um mínimo de dois meses

após a primeira.

● C o m p a r t i l h e essa notícia por What- sApp● C o m p a r t i l h e essa notícia por Tele- gramMais cedo, repre- sentantes da farma- cêutica defenderam a vacinação a partir dos seis meses da primeira dose, segundo acompa- nhamento da resposta imunológica de pacien- tes (leia mais adiante).

A recomendação do comitê independen- te não é definitiva, e nem obrigatória, mas a agência reguladora normalmente a segue

à risca.

Se a FDA aprovar o reforço da Janssen, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) fará re- comendações específi- cas sobre quem poderá recebê-la.

LEIA TAMBÉM:

● Vacina da Jans- sen: 12 pontos sobre eficácia, variantes, re- ações e validade do imunizante

● UFMG vai testar aplicação de dose de reforço da Janssen

Reforço no Brasil O i m u n i z a n t e d a Janssen é o único em

uso no Brasil que é administrado em ape- nas uma dose. Ele tem autorização para uso emergencial, aprovado em março.

No mesmo mês, o Ministério da Saúde fe- chou um acordo com a Janssen para a compra de 38 milhões de doses da vacina.

Até o fim desta quin- ta, 4,68 milhões de pessoas foram vacina- das com o imunizante da Janssen no país e novas entregas estão previstas para acon- tecer em novembro e dezembro.

Em agosto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pe- diu que a farmacêutica informasse os dados de estudos sobre o reforço ou revacinação do seu imunizante.

O objetivo, segundo a Anvisa, era de an- tecipar informações que permitam avaliar o cenário em torno da necessidade ou não de doses adicionais das vacinas em uso no Brasil.

No país, a Universi- dade Federal de Minas Gerais (UFMG) vai co- meçar a testar a aplica- ção da dose de reforço

da Janssen a partir de novembro.

A instituição par- ticipou dos testes da vacina com dose úni- ca e contou com 470 voluntários. Agora, os participantes tomarão a nova dose e serão monitorados até o fim de 2022.

‘Reforço aumenta proteção’

Em setembro, a far- macêutica divulgou re- sultados de um estudo interno em que, segun- do eles, a segunda dose da Janssen aumentou a eficácia para 94% con- tra as formas modera- das e graves da doença.

Apesar do feriado pro- longado e do ponto facul- tativo na cidade, a Sala de Vacinas de Engenheiro Coelho vai funcionar no domingo (10) e na segun- da (11), das 9h às 16h. O objetivo é manter a va- cinação contra Covid-19 e a multivacinação, que acontece durante todo o mês de outubro.

Segundo a Diretora de Vigilância em Saúde, Marli Antunes Vieira dos Reis, “nossas equipes vão

trabalhar nestes dias para atender a maior quanti- dade possível de pesso- as. Sabemos que muitas pessoas não conseguem vir até a Sala de Vacinas durante os dias úteis. Por isso, vamos aproveitar que muitas pessoas vão estar em casa para manter o atendimento”.

Segunda Dose

Apesar de o município já ter iniciado a aplicação da terceira dose, muitas pessoas ainda não com-

pletaram o esquema va- cinal recebendo a segunda dose da vacina contra covid-19.

“É muito importante que as pessoas retornem ao posto de vacinação para receberem a segunda dose, conforme a orienta- ção do fabricante”, refor- çou Reis.

De acordo com levan- tamento da saúde, mais de 1,8 mil pessoas ain- da não retornaram para completar a vacinal.

“Somente completan- do o ciclo vacinal é que a pessoa estará completa- mente imunizada contra a covid-19. Existem muitas pessoas que já podem receber a segunda dose, porém, não comparecem para receber a segunda dose.”, completou reis.

Multivacinação

A campanha de mul- tivacinação continua durante todo o mês de outubro. Essa é uma opor- tunidade de regularização

da carteira de vacinação de crianças e adolescentes até 15 anos.

Dentre as vacinas que estarão disponíveis no posto na campanha es- tão: BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Va- cina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conju- gada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre ama- rela, Tríplice viral (Saram-

po, rubéola, caxumba), Tetraviral (Sarampo, ru- béola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadri- valente (Papilomavírus Humano).

Serviço

Multivacinação e Co- vid-19

Sala de Vacinas

Rua 13 de maio, 103 – Centro

Domingo (10) e Segun- da-feira (11)

8h às 16h

Imunizante é aplicado em regime de dose única. Dose ‘extra’ poderá ser aplicada após dois meses da primeira aplicação para adultos nos EUA.

Imunizante é aplicado em regime de dose única. Dose ‘extra’ poderá ser aplicada após dois meses da primeira aplicação para

adultos nos EUA.

(6)

Estádio Rei Pelé, em Maceió, recebe o jogo entre CRB e Guarani — Foto: Celio Junior/AGIF

CRB e Guarani con- tinuam firmes na luta pelo acesso e fazem um confronto direto na 30ª rodada da Série B. Próxi- mos na classificação, os times se enfrentam nesta sexta, às 19h (de Brasília), no Estádio Rei Pelé, em Maceió.

+ Confira a classifica- ção da Série B

O CRB está em quinto lugar no campeonato, com 48 pontos, e tenta terminar a rodada no G-4.

Para isso, precisa quebrar um incômodo jejum de vi- tórias em casa neste Bra- sileiro. Já são seis jogos sem ganhar no Rei Pelé, e essa dificuldade tem aumentado a pressão em cima dos jogadores. Na

semana passada, o time foi batido pelo Botafogo por 2 a 0, no Rio, e vive um momento de insta- bilidade. A torcida vai ao jogo e espera uma reação imediata.

O Guarani aparece em sétimo lugar, com 45 pon- tos, e precisa pontuar para não deixar os adver- sários à frente abrirem distância no G-4. O Bugre vem de vitória por 3 a 0 sobre o Londrina, o que acabou com uma sequên- cia de três jogos sem ven- cer na competição. Agora a expectativa é por voltar a vencer fora de casa e dar um passo importante na luta pelo acesso.

Ingressos: o CRB colo- cou três mil bilhetes à dis- posição da torcida (veja detalhes). Os sócios não pagam, mas vão receber um voucher do clube, por

SMS ou email. Os bilhetes estão sendo vendidos por R$ 5 (para 50 pessoas que comprovem ser de baixa renda), R$ 150 (inteira) e R$ 75 (meia), para ar- quibancadas, e R$ 400 (inteira) e R$ 200 (meia), para cadeiras.

Transmissão: SporTV e Premiere, com narra- ção de Henrique Guidi, e comentários de Conrado Santana e Fabiola Andra- de. O ge acompanha em Tempo Real, com vídeos.

CRB - Técnico Allan AalDuas baixas importan- tes por suspensão preocu- pam o treinador do Galo.

Allan não conta com o meia Diego Torres e o za- gueiro Caetano, dois dos destaques do time, e deve optar por Renan Bressan na armação e Roberto na defesa. No meio-campo,

Marthã pode ganhar uma chance no lugar de Clau- dinei, e Jean Patrick dis- puta posição com Wesley.

Depois de cumprir sus- pensão, o atacante Pablo Dyego deve voltar ao time para substituir Alisson Farias.

Provável escalação:

Diogo Silva; Reginaldo, Gum, Roberto e Gui- lherme Romão; Marthã (Claudinei), Wesley (Jean Patrick) e Renan Bressan;

Jajá, Pablo Dyego e Nico- las Careca.

Quem está fora: Diego Ivo (joelho), Erik (sus- penso), Diego Torres (suspenso) e Caetano (suspenso).

Pendurados: Claudi- nei, Diogo Silva, Ewa- ndro, Alisson Farias, Alexandre Melo, Gum, Júnior Brandão e Regi- naldo.

Guarani - Técnico: Da- niel Paulista

O Guarani vem com duas baixas importantes para a rodada. Uma delas é o volante Rodrigo An- drade, que está suspenso após ter acumulado três amarelos. Índio deve ser o substituto. A outra é Júlio César, poupado por conta do desgaste físico. A saída do atacante deixou a dis- puta em aberto na linha ofensiva, mas a tendência é que a vaga fique com Allan Victor.

Além disso, o Bugre conta com o retorno do zagueiro Ronaldo Alves, que cumpriu suspensão na última rodada, e deve retomar a posição na de- fesa.

Provável escalação:

Rafael Martins, Diogo Mateus, Thales, Ronaldo Alves e Bidu; Bruno Sil-

va, Índio e Régis; Bruno Sávio, Allan Victor (Ma- xwell) e Júnior Todinho.

Quem está fora: Rodri- go Andrade (suspenso), Júlio César (poupado);

Tití (rompimento do li- gamento cruzado anterior do joelho direito) e Rafael Costa (recuperação de cirurgia no joelho).

Pendurados: Carlão, Diogo Mateus, Eliel, Lu- cão do Break, Mateus Ludke e Rafael Martins.

● Árbitro: Heber Roberto Lopes - SC

● Assistente 1: Éder Alexandre -SC

● A s s i s t e n t e 2 : Johnny Barros Oliveira -SC● Árbitro de vídeo:

Igor Junio Benevenuto de Oliveira - MG

● A s s i s t e n t e d o VAR: Felipe Alan Costa - MG

Sem a possibilidade de permanecer para o Campeonato Paulista, Roger se despediu da Inter de Limeira nesta quinta-feira.

Por meio das redes sociais, o ex-atacante valorizou a passagem pelo clube, onde foi joga- dor, dirigente e também treinador, e projetou a sequência da carreira de técnico, em busca de

“um novo desafio”.

Ele deixa o cargo com 66,6% de aproveitamen- to, em sua primeira ex- periência à beira do gra- mado. Foram seis jogos no comando da Inter na reta final da primeira fase da Série D, com quatro vitórias e duas derrotas.

Roger vai seguir car- reira como técnico — Foto: TV Vai Leão

Antes gerente de fute-

bol do clube, ele assumiu o time depois da demis- são do técnico Dyego Co- elho e quase conseguiu a classificação para o mata-mata: o Leão ficou sem a vaga pelo saldo de gols: -3 contra -2 do Bangu.

- Pela bela experiência que tive no comando téc- nico da Inter de Limeira, darei prosseguimento à minha carreira de trei- nador. No próximo mês,

concluirei a Licença B da CBF Academy e, para- lelo a isso, estudarei as propostas para um novo desafio em minha carrei- ra - escreveu Roger.

Veja abaixo a posta- gem na íntegra:

A Inter também usou as redes sociais para fa- zer um agradecimento a Roger e deixar as portas abertas para um reen- contro entre as partes no futuro:

- A Inter agradece os serviços prestados, sempre marcado pela competência, dedicação e profissionalismo. Com o fim deste ciclo, o clube deseja muita sorte e todo sucesso, sendo certo que nossas portas sempre estarão abertas para ele.

Aos 36 anos, Roger resolveu se lançar como treinador quase três me- ses após pendurar as chuteiras.

De história na Ponte Preta e passagens por Corinthians, Botafogo, Internacional, Ceará, entre outros clubes, ele anunciou a aposenta- doria dos gramados em 17 de maio, quando também já revelou que viraria imediatamente gerente de futebol da Inter para pouco depois assumir o time à beira do campo durante a campa- nha na Série D.

A Ponte Preta encer- rou a preparação para o duelo com o Náutico com um treino aberto no Majestoso na ma- nhã desta sexta-feira.

A atividade pôde ser acompanhada por só- cios-torcedores e con- selheiros do clube.

Durante o treino, Gilson Kleina dividiu a equipe entre titulares e

reservas e armou a Ma- caca com três novida- des entre os 11 iniciais.

A primeira delas foi o goleiro Ivan, de volta após ser ter sido pou- pado na última rodada, contra o Avaí, por conta de dores no tornozelo.

A segunda é o za- gueiro Rayan. Livre de suspensão, o defensor

retoma a posição de Ednei no miolo de zaga.

Por fim, a Macaca treinou também com Rodrigão entre os titu- lares. O atacante volta após ter ficado afastado por conta de uma amig- dalite e assume o posto que vinha sendo ocupa- do por João Veras.

Assim, uma provável Ponte tem Ivan, Kevin,

Fábio Sanches, Rayan e Rafael Santos; André Luiz, Marcos Júnior e Léo Naldi; Richard, Moisés e Rodrigão.

O time reserva da Ponte teve, na ativida- de, Albuquerque, DG, Ednei e Hermes; Yago Henrique, Camilo e Matheus Anjos; Iago, Veras e Niltinho.

Cleylton, com uma

lesão no tendão da musculatura posterior da coxa esquerda, e Fessin, em fase final de transição acompanha- ram a atividade do lado de fora, assim como o zagueiro Thiago Lopes, também completando o processo de recupe- ração.

Ponte Preta e Náu- tico se enfrentam nes-

te sábado, às 16h, no Majestoso. A partida é válida pela 30ª rodada da Série B.

+ CLIQUE AQUI e leia mais sobre a Ponte

Sem vencer há três jogos - dois empates e uma derrota, a Macaca tem 34 pontos, quatro a mais que o Londrina, que abre a zona de re- baixamento.

Melhores momentos de São Paulo 2 x 1 Santos pela 10ª rodada do Campeona- to Paulista

Há 573 dias, São Paulo e Santos estrearam na era pandêmica do fute- bol brasileiro. O clássico no Morumbi, válido pelo Paulistão, abriu a rotina dos times sem público, em virtude do avanço da Covid-19 no país, e agora também inaugura o re- torno do público ao mes- mo estádio (o Governo estadual liberou desde o último dia 4 a presença de 30% da capacidade).

Neste período de mais de um ano, as duas for- mações mudaram bas- tante, assim como todo o panorama dos clubes.

O São Paulo disputou o título brasileiro de 2020, demitiu Fernando Diniz, enfrentou problemas com a torcida e saiu do jejum de títulos com o troféu do Paulistão de 2021.

Por outro lado, o San- tos esteve em uma final de Copa Libertadores e contou três treinadores desde a saída de Jesualdo Ferreira, o comandante naquela ocasião. Um des- ses técnicos é justamente Fernando Diniz, que diri- giu o São Paulo na vitória por 2 a 1 de 14 de março de 2020.

O São Paulo que bateu o Santos há quase dois anos tinha Lucas Perri; Juan- fran, Arboleda, Bruno Alves (Pablo) e Reinaldo;

Tchê Tchê, Daniel Alves e Igor Gomes (Hernanes);

Antony, Alexandre Pato e Vitor Bueno.

Juanfran, Tchê Tchê, Daniel Alves, Hernanes, Alexandre Pato e Antony deixaram o Morumbi em cenários distintos. O es- panhol não renovou o contrato, e o volante foi emprestado para o Atléti- co-MG. Sem espaço com Crespo, Hernanes rescin-

diu. Pato também encer- rou o compromisso com o Tricolor antes do fim.

Dani Alves e Antony, por outro lado, viveram situações distintas nes- te período. O veterano rescindiu o contrato e deixou o São Paulo sob clima conturbado, após apresentação com status de ídolo. Por outro lado, Antony brilha no Ajax, da Holanda, ostenta uma medalha de ouro olímpica e atualmente se encontra com a seleção brasileira que disputa as Eliminató- rias sul-americanas.

Herói daquela noite com dois gols, Pablo per- deu espaço e prestígio com os torcedores. O camisa 9 dificilmente começará o duelo desta quinta-feira como titular e vê nomes como Luciano e Rigoni, que chegaram ao Morum- bi durante a pandemia, se destacarem.

O provável Tricolor

para o duelo é: Tiago Vol- pi, Igor Gomes (Bruno Alves), Miranda, Léo e Welington; Luan, Liziero, Nestor e Gabriel Sara (Cal- leri); Rigoni e Luciano.

00:00/01:31

Alexandre Lozetti ana- lisa São Paulo x Santos, pela 24ª rodada do Bra- sileirão

Já o Santos...

O Santos também era completamente diferente.

Comandado por Jesualdo Ferreira, demitido poucos meses depois, o Peixe en- trou em campo naquela noite com Everson, Pará, Lucas Veríssimo, Luan Peres e Felipe Jonatan;

Carlos Sánchez, Jobson e Diego Pituca; Arthur Gomes, Yuri Alberto e Soteldo.

Da escalação titular, apenas Pará, Felipe Jo- natan, Sánchez e Jobson seguem no Santos. Além disso, só o lateral-esquer- do e o meia uruguaio são

titulares - o lateral-direito perdeu a vaga justamente no clássico desta quinta- -feira, e o volante rompeu o ligamento cruzado do joelho direito.

O primeiro entre os titulares naquela noite a deixar o Santos foi o go- leiro Everson. Ele entrou em litígio com o clube durante a pandemia do novo coronavírus, mas o técnico Cuca ainda con- seguiu reverter a situação e reintegrá-lo ao elenco.

Pouco depois, o Atlético- -MG tirou o jogador da Vila Belmiro.

Yuri Alberto, conside- rado uma promessa das categorias de base do San- tos, não chegou a um acor- do para renovar contrato, que já estava perto do fim à época. O centroavante, então, trocou o Peixe pelo Internacional, onde tem feito sucesso.

Lucas Veríssimo, Luan

Peres, Diego Pituca e So- teldo permaneceram no time titular até depois do fim da Libertadores de 2020, que terminou em janeiro de 2021. Todos foram vendidos e abriram lacunas no Peixe.

Arthur Gomes, autor do único gol do Santos na derrota por 2 a 1 para o São Paulo, foi empresta- do ao Atlético-GO pouco depois do clássico e depois negociado com o Estoril, de Portugal, já em 2021.

Promessa da base do Pei- xe, ele deixou a Vila Bel- miro sem corresponder às expectativas.

Mais de um ano de- pois, o Santos entrará em campo nesta quinta-feira com: João Paulo; Vinícius Balieiro, Emiliano Veláz- quez e Wagner; Marcos Guilherme, Camacho, Vi- nícius Zanocelo, Carlos Sánchez e Felipe Jonatan;

Marinho e Léo Baptistão.

CRB x Guarani: veja onde assistir, escalações, desfalques e arbitragem

Roger se despede da Inter com 66% de

aproveitamento e mira “novo desafio” como técnico

Escalação da Ponte: em treino aberto, Kleina arma time com três novidades para encarar o Náutico

São Paulo x Santos: clássico abriu fase sem torcida e agora marca o retorno de público; o que mudou?

Tudo o que você precisa saber sobre o jogo desta sexta, às 19h, pela 30ª rodada da Série B

Ex-atacante teve quatro vitórias em seis jogos pelo Leão na reta final da Série D

Macaca fez atividade com presença de público no Majestoso

Tricolor e Peixe perderam nomes importantes e se reencontram com formações diferentes

(7)

“Reinvenção” é uma das palavras mais re- lacionadas aos artis- t a s b r a s i l e i r o s n o s últimos tempos, por conta da pandemia de Covid-19. E reinven- tar-se é necessário não por opção, mas porque muitos pro- fissionais cuja renda provém da arte per- deram o “ganha-pão”

com os espaços artísti- cos fechados. O trunfo de se manter em cena fica mais acessível para aqueles que se adequam às versões audiovisuais.

É neste contexto que bailarinos e core- ógrafos que estiveram na 12ª Bienal Sesc de Dança, ambien - tada exclusivamente nas plataformas digi- tais pela primeira vez, contam ao g1 como está sendo fazer arte através de telas, com a busca por novos ân- gulos e edições audio- visuais.

Ao vivo, mas sem público presente

Ao longo de toda a 12ª edição da Bienal de Dança, os espetá- culos apresentados à s 1 9 h o c o r r e m a o vivo, com transmis- sões para “cadeiras vazias” feitas dos tea- tros de unidades Sesc S ã o P a u l o , e m s u a maioria, e de duas em Campinas (SP).

Em contrapartida, as obras ficam dispo- níveis “on demand”, ou seja, o tempo todo nas plataformas digi- tais - o amplia a possi- bilidade de atingir um público maior.

“Eu, particularmen- te, danço para pesso- as. Elas não estão ali no teatro, mas eu sei que elas estão assis- tindo. A gente tem um retorno, tanto no chat do YouTube, quanto no Instagram, então sabemos que elas es- tão ali, às vezes trans- mitindo e repostando.

Eu performo para elas e isso é emocionante”, conta Karin Serafin.

Para a bailarina, a apresentação em telas não tem calor huma- no, mas ainda tem a emoção. Por isso, quando agradece ao final do espetáculo, para a câmera, ela agradece a cada um que está prestigiando naquele momento”.

A bailarina integra o Grupo Cena 11, que marcou a estreia desta edição do festival de dança contemporânea com a peça “Matéria Escura”. Para isso, conta Karin, foi ne- cessário reconfigurar o espetáculo pensado num modelo híbri- do, ou seja, ao vivo e transmitido.

A artista revela ain- da que foi emocionan- te estar no palco pela primeira vez, desde que a pandemia che- gou.“Fazia muito tempo que a companhia não

saía de Floripa (SC), nem se encontrava.

Desde que começou a pandemia, a gen- te ficou em casa, en- saiando por videocha- madas. Até fizemos alguns experimentos, algumas performan- ces, mas cada um na sua casa. Foi emo- cionante chegar no teatro”, compartilha Karin.

Roteirização

Já Jaqueline Eles- bão criou o solo “Des- pacho Deferido” du- r a n t e a p a n d e m i a , portanto, já pensando no audiovisual como único recurso possível para o momento.

“A transmissão foi em um lugar espera- do, vazio. A grande novidade foi pensar no audiovisual, em um roteiro. Eu gosto de saber um pouquinho de tudo, ainda mais assinando a direção, então participei do roteiro, mas ele foi muito da aceitação do espetáculo”, conta.

A bailarina condu- ziu o roteiro pensan- do na sensação que queria passar para o público em casa.

Como intérprete, ela compartilha que não houve sensação de es- tranhamento, e que a diferença significativa foi sentida nas outras etapas do processo.

“Durante, eu não tive a dimensão, no fazer não dá para sen- tir. Acho que fica mais evidente essa mudan- ça [do conteúdo áudio visual] no antes e no pós”, pondera.

‘Despacho Deferi- do’, de Jaqueline Eles- bão — Foto: Reprodu- ção/Redes sociais

Pandemia: lado po- sitivo entre efeitos colaterais

A p e s a r d a s d i f i - culdades geradas por agendas canceladas e/

ou adiadas, há artistas que conseguiram se manter ativos e criati- vos no período de difi- culdade. Mais do que isso, eles enxergam, como lado positivo do acontecimento, a multiplicação de lin- guagem a partir das telas.

Jaqueline pondera que o formato virtual provocou a criação de artes híbridas, o que foi algo interessante e que tende a perma- necer mesmo com as teatros cheios.

“A arte começa a dialogar com outras linguagens. Para nós, artistas, é um desa- fio maravilhoso. Me- diante tantas coisas ruins da pandemia, isso pode ser bom. Um novo acesso à arte”, pontua.

A bailarina cita o coletivo Pico Preto, dirigido por ela, que tem trabalhos audiovi- suais. “Me interessou o processo de enten- der o espetáculo como todo, algo comercial e

também sendo artísti- co. Com certeza eu vou mantê-lo”, completa.

R u b e n s O l i v e i r a , coreógrafo e bailarino do “Yebo Musical”, avalia que fazer um trabalho on-line insti- ga a propor linguagens e narrativas novas em suas estruturas.

“Nós, artistas, es- tamos a todo tempo ressignificando nosso fazer artístico, acredi- to eu, porque a arte é uma expressão muito fiel às questões de uma sociedade”, opi- na.Ele explica que pro- pôs que os artistas do espetáculo “Yebo Musical” ficassem em roda, visto que não faria sentido estar de frente para as cadei- ras vazia. Com isso, conseguiu valorizar a interação musical, corporal e energética do elenco.

“Fiquei muito satis- feito com o resultado.

A câmera no detalhe foi um desafio, nos faz lembrar o tempo todo que estar em cena é estar inteiro, onde en- tramos em um estado de presença absoluta”, lembra.

Trecho do espetá- culo ‘Yebo Musical’, de Rubens Oliveira

— Foto: Reprodução/

Redes sociais

Olhar direcionado Para a artistas e antropóloga Luciane Ramos Silva, que es- trelou “Na Fresta da Certeza - O Vermelho Escuro na Bienal”, a dança com mediação da tela e capturada por lentes definem, em certa medida, o que será visto, tornan- do-se assim uma outra dança.

“ A s d e c i s õ e s d e corte direcionam o olhar e perspectiva.

No limite de tempo e recursos, procura- mos na condução da câmera garantir espa- ços de respiro, espa- ços para que a pessoa espectadora pudesse imaginar. A câmera pode ser determinis- ta se não cuidarmos.

Tive uma equipe mui- to competente para alinhavar tudo isso”, reconhece.

A a r t i s t a p o n t u a que algumas questões ainda precisam ser aprimoradas, como a luz, que modifica a graduação de acordo com a plataforma que está sendo assistida.

“A transmissão ao vivo traz uma série de pequenos detalhes de plataformas, por exemplo. Ao transmi- tir para o YouTube, a luz é outra, fica tudo mais escuro, e, traba- lhando com um elenco de pele escura, isso precisou ser avalia- do”, revela.

“Penso que a situa- ção do ‘ao vivo’ exigiu acionar também nos- sas tecnologias cor-

porais de esquiva e de gerar respostas rápi- das”, completa.

‘Na Fresta da Certe- za’, de Luciane Ramos Silva — Foto: Matheus Jose Maria

Intrigante e conec- tadoA c o s t u m a d a c o m ambiente acadêmi- co e experiências de presença física, Adnã Ionara, mestranda em artes da cena na Uni- versidade Estadual de Campinas (Unicamp), considera intrigante a estreia sem público e on- line na Bienal Sesc de Dança com o e s p e t á c u l o I m a l ẹ̀

Inú Ìyágbà.

“A experiência de apresentar num palco para ‘plateia vazia’ foi, no mínimo, intrigan- te. Em vários aspectos possíveis. Eu sempre d a n c e i p r o c u r a n d o me conectar com as pessoas com o olhar.

Na tela, foi totalmente diferente, mas quando eu estabeleci esse con- tato com as pessoas que estão assistindo pela tela fez sentido.

Eu não estava ali dan- çando para as pessoas, estava dançando com elas”, diz.

Para ela, o sentido se revela enquanto comunicação. “É di- ferente, é novo. As mudanças nem sem- pre são doces, mas são necessárias. Comecei a entender o peso, mas também o gostoso da- qui quando eu revisi- tei o registro. É difícil e ao mesmo tempo bom”, conclui a úni- ca representante de Campinas no festival.

Os espetáculos da Bienal ficarão dispo- níveis on demand nos

canais do Sesc São Paulo, realizador da Bienal de Dança com apoio da Prefeitura Municipal de Cam- pinas e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Toda a programação é gratui- ta e on-line.

Programação deste domingo (10)

19h (ao vivo): O Que Mancha - Beatriz Sano e Eduardo Fukushima (São Paulo)

- A peça de dan- ça teve origem numa pesquisa sobre flanar, o andar ociosamente, sem rumo nem senti- do certo. Na impos- sibilidade da estreia presencial, porém, Be- atriz Sano e Eduardo F u k u s h i m a , c o r e ó - grafos e dançarinos, a reelaboraram em formato de vídeo. Do quadrado de madeira no meio do palco, es- paço em que pisaram para ensaio aberto em tempos pré-pande- mia, até a atual con- centração nos limites da tela, é desejo fazer vibrar justamente os corpos enquadrados.

- A palavra mancha surgiu da relação voz e movimento. Sano e Fukushima querem expandi-la e explodi- -la no corpo e trans- formá-la em quali- dade de movimento, valorizando, inclusi- ve, as dissonâncias das vozes, fazendo da

“mancha” a marca nos corpos.

21h: Corpo Tão Im- permanente... – Peter Sellars (EUA/China/

Holanda/Índia)

- A cantora do sul da Índia Ganavya Do- raiswamy, o dançari- no de improvisação Michael Schumacher,

o calígrafo Wang Don- gling e o diretor Peter Sellars criaram uma meditação simultânea de pouco mais de uma hora que explora duas páginas deste texto visionário, colaboran- do em ciberespaço de Portland, Amsterdã e Hangzhou.

- Sua troca atin- ge três continentes e três formas de arte como um filme feito em tempo real. Des- dobrando-se a cada respiração, sua per- formance comparti- lhada e concentrada retira o texto sagrado da página. Palavras se tornam ações e corpos inspirados se tornam os portadores da dor aguda, da cura profun- da e da transformação radical do texto.

12ª Bienal Sesc de Dança

● Quando: 2 a 10 de outubro

● Onde assistir:

@SescAoVivo (Insta- gram), youtube.com/

sescsp e página do sesc.digital

● Quanto: gratui- to● Mais informa- ções: http://www.bie- n a l d e d a n c a . s e s c s p . org.br

Acervo

O S e s c T V d i s p o - nibiliza, no site do canal, um acervo de dança contemporânea audiovisual de aproxi- madamente 176 obras de dezenas de com- panhias diferentes, incluindo entrevistas com artistas, fotos e informações sobre cada montagem. A sé- rie é uma produção do Sesc desde 2006, com a direção de Antônio Carlos Rebesco.

Artistas ‘dançam conforme a música’ e se

reinventam para fazer apresentações virtuais na Bienal Sesc de Dança

Bailarinos e coreógrafos relatam ao g1 os desafios para criar espetáculos on-line e as percepções que têm da novidade imposta pela

pandemia. Veja também a programação do último dia.

Referências

Documentos relacionados

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, confirmou em entrevis- ta coletiva hoje (25) a aplicação de uma dose de reforço da vacina contra a covid-19 para idosos acima de 70

Juíza de Direito da 28ª Vara Cível do Foro Central da Capital/SP, na forma da lei, FAZ SABER, aos que o presente Edital de 1º e 2º Leilão do bem imóvel, virem ou dele

Portanto, para idosos e pessoas imunocomprometidas que receberam uma série primária padrão de duas doses da vacina contra COVID-19 BIBP, a OMS recomenda uma dose adicional,

O Paraná atingiu na sex- ta-feira (30) a marca de 6 milhões de pessoas que re- ceberam ao menos uma dose da vacina contra a Covid-19.. Somando os que tomaram a primeira dose e

Se você for infectado pouco antes de tomar a vacina, você ainda pode pegar a COVID-19 – e passar ela para outras pessoas.. Posso tomar a vacina contra a COVID-19 se eu tiver alergias

Saúde (OMS), que aponta que o público entre 5 e 14 anos é o mais afetado pela nova onda de Covid-19 na Europa e, apesar do menor risco em relação a outras faixas etárias, nenhuma

VULNERÁVEIS – Mais de 2,5 milhões de mineiros que já poderiam receber o reforço da vacina contra a Covid-19 ainda não tomaram a terceira dose..

O governador João Doria anunciou nesta quarta-feira (29) a aplicação da dose adi- cional contra covid-19 para todos os profissionais de saúde de São Paulo a partir da