• Nenhum resultado encontrado

A educação no Século XX e XXI

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "A educação no Século XX e XXI"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Hoje vamos apresentar um texto onde mostra trabalhos de diferentes representações e neste poste vamos falar um pouco mais aprofundado de “A educação no Século XX e XXI”

mostrando seus pontos principais.

Os pontos principais das técnicas da educação e métodos, mostrando como pode ser aplicada na educação de crianças e jovens.

A educação no Século XX e XXI

O ensino fundamental, reservado às crianças de 7 a 12 anos, passou a compreender quatro anos, ao termino dos quais era necessário passar em um exame de admissão para ascender ao nível ginasial, este com duração de mais quatro anos.

O ensino médio também foi reformulado, os conteúdos ministrados passaram a visar o duplo objetivo de fornecer cultura geral e preparar para o vestibular. Teoricamente a preocupação do governo passou a ser desenvolver a personalidade e cultura do indivíduo, preparar para a vida familiar e a iniciação ao trabalho.

As Experiências Pedagógicas da Atualidade

Nos dias atuais a pedagogia deve se colocar bem a frente da educação, buscando novas formas de ensinar de uma maneira simples e complexa.

(2)

Existem diversas experiencias que contribui bastante para a educação, de uma forma que a cada dia surgem novas experiencias, como brincadeiras que desenvolvem bastante os alunos, modo de aplicar atividades, recursos tecnológicos e outros.

Brincar e Dançar

A Educação Física apresenta, como uma de suas propostas, capacitar o aluno para ser um praticante lúcido e ativo, de forma que o esporte possa ficar arraigado nos demais

componentes da cultura da corporeidade em sua vida. Um dos grandes desafios do educador é escolher com êxito e atenção, o que ensinar e de que maneira ensinar.

(3)

Vídeo Sobre as Experiências Pedagógicas da Atualidade:

O Método Montessori

O Método Montessori é o resultado de pesquisas científicas e empíricas desenvolvidos pela médica e pedagoga Maria Montessori. É caracterizado por uma ênfase na autonomia, liberdade com limites e respeito pelo desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança.

A criança é o centro do método montessoriano e o professor tem o papel de acompanhador

(4)

do processo de aprendizado. Ele guia, aconselha, mas não dita e nem impõe o que vai ser aprendido pela criança.

Maria Montessori

Foi uma educadora, médica, cristã católica e pedagoga. Conhecida pelo método educativo que desenvolveu e que ainda é usado hoje em escolas públicas e privadas mundo afora.

Destacou a importância da liberdade, da atividade e do estímulo para o desenvolvimento físico e mental das crianças. Para ela, liberdade e disciplina se equilibrariam, não sendo possível conquistar uma sem a outra. Adaptou o princípio da auto-educação, que consiste na interferência mínima dos professores, pois a aprendizagem teria como base o espaço escolar e o material didático.

Vídeo Sobre o Método Montessori:

Os Grandes teóricos da Pedagogia

Os pensadores que colabotraram com a educação ne a pedagogia, crianram a Epistemologia Genética, que é entendida como o estudo dos mecanismos do aumento dos conhecimentos.

Convém esclarecer que as teorias de Piaget têm comprovação em bases científicas. Ou seja, ele não somente descreveu o processo de desenvolvimento da inteligência mas,

experimentalmente, comprovou suas teses.,

J. Dewey

John Dewey foi um filósofo e pedagogista norte-americano. Dewey foi um dos principais representantes da corrente pragmatista inicialmente desenvolvida por Charles Sanders Peirce, Josiah Royce e William James. Ele também escreveu extensivamente sobre

(5)

pedagogia, onde é uma referência no campo da educação moderna.

J. Piaget

Jean Piaget é o mais conhecido dos teóricos que defendem a visão interacionista do desenvolvimento. Ele considerou que se estudasse cuidadosa e profundamente a maneira pela qual as crianças constroem as noções fundamentais de conhecimento lógico, tais como:

tempo,espaço,objeto,causalidade e outros poderia compreender a gênese (ou seja, o nascimento) e a evolução do conhecimento humano.

Vídeo Sobre os grandes teóricos da pedagogia:

tendência da Educação Contemporânea

Nos dias atuais, sabemos muito bem o quanto os alunos estão focados em tecnologia, o quanto eles adoram copiar e colar da internet; inclusive copiam tão bem que muitas vezes nem formatam o texto. Sabemos também das influências dos celulares, tabletes e outros aparelhos de alta tecnologia que invadem o espaço do professor e interferem nitidamente no processo de ensino aprendizado.

(6)

Com toda essa questão a educação busca fazer com que os docentes procurem formas de implementar mais tecnologia junto aos alunos, para que não se deixe levar por esse fato.

A educação contemporânea vai em busca de novos métodos, novos alvos de atingir um patamar que quanto mais tecnologia maior vai ser o aprendizado.

Os Organismos Internacionais

Em virtude da recente ampliação da integração geoeconômica global, as organizações tornaram-se atores importantes no cenário mundial, com a missão de estabelecer um ordenamento das relações intranacionais de poder e influência política, para ajudar na educação.

Vídeo Sobre educação contemporânea:

(7)

Perspectiva para Escola no Futuro

A escola no futuro é um assunto bastante complicado, que muitas pessoas ficam pensando, mas para a escola do futuro deve-se pensar em diversas maneiras e normas que ajudem não só os alunos, mas principalmente os colaboradores das escolas.

As escolas do futuro segundo alguns pesquisadores, vai bater em cima dos melhores estudos para que os aproveitamento dos alunos seja o melhor possível e baseado em comportamento escolar e métodos de ensino diversificados.

O que os Jovens Pensam?

A juventude acredita na “educação”, mas, questiona, principalmente, os aspectos didático- pedagógicos adotados nas práticas docentes, e apontam mudanças importantes neste quesito para que a escola cumpra seu papel social, não afastando a juventude dos seus sonhos e de suas perspectivas de futuro.

(8)

Vídeo Sobre escola do futuro:

FIM

Chegamos ao fim de uma lista que foi recheada de conteúdos, e hoje falamos de A educação no Século XX e XXI com suas características. Se você gostou do assunto e do texto,

compartilha nas redes sociais, e ajude a divulgar nossos trabalhos. Você também pode acessar as nossas redes sociais.

Referências

Documentos relacionados

A motivação para o desenvolvimento deste trabalho, referente à exposição ocupacional do frentista ao benzeno, decorreu da percepção de que os postos de

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Esta pesquisa discorre de uma situação pontual recorrente de um processo produtivo, onde se verifica as técnicas padronizadas e estudo dos indicadores em uma observação sistêmica

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação