• Nenhum resultado encontrado

Rev. Assoc. Med. Bras. vol.52 número3

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Rev. Assoc. Med. Bras. vol.52 número3"

Copied!
1
0
0

Texto

(1)

Rev Assoc Med Bras 2006; 52(3): 125-37 137

A

A

A

A

A

creditação

creditação

creditação

creditação

creditação

T

EMAABORDADO

AAAAA

TUALIZAÇÃO

TUALIZAÇÃO

TUALIZAÇÃO

TUALIZAÇÃO

TUALIZAÇÃO

EM

EM

EM

EM

EM

DIAGNÓSTICO

DIAGNÓSTICO

DIAGNÓSTICO

DIAGNÓSTICO

DIAGNÓSTICO

DD

D

DAAAAA

D

O

OO

OOTITE

TITE

TITE

TITE

TITE

MÉDIA

MÉDIA

MÉDIA

MÉDIA

MÉDIA

AGUD

AGUD

AGUD

AGUD

AGUDAAAAA

NA

NA

NA

NA

NA

INFÂNCIA

INFÂNCIA

INFÂNCIA

INFÂNCIA

INFÂNCIA

, , , , ,

BASEAD

BASEAD

BASEAD

BASEAD

BASEADAAAAA

EM

EM

EM

EM

EM

EVIDÊNCIAS

EVIDÊNCIAS

EVIDÊNCIAS

EVIDÊNCIAS

EVIDÊNCIAS

EEEEE

CENTRAD

CENTRAD

CENTRAD

CENTRAD

CENTRADAAAAA

NO

NO

NO

NO

NO

PPPPPACIENTE

ACIENTE

ACIENTE

ACIENTE

ACIENTE

Eulália Sakano; Luc L. M. Weckx; Moacyr Saffer; Wanderley Marques Bernardo

Especialidade de abrangência: Otorrinolaringologia e Pediatria

Diretriz a ser consultada: Diagnóstico da otite média aguda na infância

1. Na otite média aguda (OMA), como diferenciar, pelos sintomas e sinais, infecção bacteriana de viral? Em relação a esta questão é falso afirmar que: a -A probabilidade do diagnóstico de OMA em crianças menores de 4 anos, com infecção de vias aéreas superiores (IVAS), associada a dor de ouvido, é 7,5 vezes maior do que na ausência de dor.

b -Os casos com cultura positiva têm sinais e sintomas significa-tivamente mais severos do que os casos com cultura negativa. c -O abaulamento e a hiperemia de membrana timpânica (MT) são os dois sinais mais importantes no diagnóstico diferencial com cultura negativa.

d -A presença de miringite bolhosa define etiologia viral. 2. Quanto à etiologia da OMA por S Pneumoniae, é falso afirmar que:

a -A contagem sangüínea de leucócitos total e de neutrófilos é significativamente maior nos casos de cultura negativa, do que naqueles de S Pneumoniae.

b -A probabilidade de etiologia por S Pneumoniae quando na presença de alterações severas na membrana timpânica é 5,8 vezes maior.

c -A probabilidade de etiologia por S Pneumoniae quando na presença de dor de ouvido e temperatura retal (Tret) = 38ºC é 3 vezes maior.

d -A probabilidade de etiologia por S Pneumoniae quando na

presença de alterações severas na membrana timpânica e Tret = 38ºC, no verão, é 5 vezes maior.

3. Em relação à etiologia da OMA por H Influenza, é falso afirmar que:

a -Os casos de H Influenza têm sinais e sintomas significati-vamente mais severos do que os casos com cultura negativa.

b -A probabilidade de etiologia por H Influenza quando na presença de conjuntivite purulenta é 9,5 vezes maior. c -A probabilidade de etiologia por H Influenza quando na presença de conjuntivite purulenta, e com história prévia de OMA, é 13 vezes maior.

d -A contagem de neutrófilos é significativamente maior nos casos de cultura negativa do que naqueles de H Influenza. 4. Quais aspectos otoscópicos sugerem OMA? Qual a contribuição da timpanometria na OMA?

a -Na presença de abaulamento da membrana timpânica (MT), a probabilidade de a criança ter OMA é 51 vezes maior do que não ter (IC 95%: 36-73).

b -Na presença de cor opaca da MT, a probabilidade de a criança ter OMA é 34 vezes maior (IC 95%: 28-42).

c -A timpanometria aumenta em 20% a 30% a quantidade de OMA diagnosticadas.

d -O pico de pressão timpanométrico (PPT) negativo (< -100), em criança menor de 2 anos, sugere infecção viral (OR: 4,1, para cultura negativa).

RESPOSTADA ATUALIZAÇÃOEM DIAGNÓSTICODE DOENÇASDA TIREÓIDE (Publicado na RAMB 2006; 52(2): ?)

1 - A dosagem de T3 também tem boa acurácia no diagnóstico do hipotireoidismo, principalmente na fase inicial, auxiliando na definição do diagnóstico (alternativa “c”).

2 - Fisiologicamente, o hiperestrogenismo gestacional leva a uma diminuição dos níveis de globulina ligadora de tiroxina (TBG) e, conseqüentemente, diminuição nos níveis de T4 e T3 totais, podendo confundir a situação com hipotireoidismo (alternativa “d”).

3 - Paciente com bócio uninodular. Exames mostram TSH < 0,01mU/ml, T4 livre 2,1 ng/dl, T3 358 ng/dl, TRAB 8% de inibição, ATPO 21 U/ml; cintilografia mostra nódulo único em lobo esquerdo, assumindo o funcionamento da tireóide. Pode-se tratar de Doença de Graves, pois cerca de 5% a 10% dos portadores têm TRAB e ATPO negativos (alternativa “c”).

4 - Paciente de 27 anos, sexo feminino, com diagnóstico estabelecido de Doença de Graves há 4 meses, em uso de Propiltiouracil (PTU). Clinicamente em eutiroidismo, TSH 0,1m/L (ref 0,5-4,5), T4 livre 1,4ng/dl (ref 0,8-1,8), T3 170 ng/dl (ref 80-190). Deve-se aumentar a dose do PTU, pois o TSH sozinho é o melhor parâmetro no acompanhamento do tratamento do hipertiroidismo, já que este não demora muito para se normalizar (alternativa “c”).

Referências

Documentos relacionados

Considerou-se como resultado adequado à nor- malidade envolvendo o desenvolvimento da alimen- tação: ausência de recusa alimentar e de náusea e/ ou desconforto perante o

Neste trabalho foram avaliadas a estabilidade do figo-da-índia em pó acondicionado em embalagens laminadas durante 100 dias de armazenamento, sob condições

O trabalho tem como objetivo discutir acerca do carcinoma epidermoide de palato mole, suas principais características clínicas, histológicas e prevalência, critérios

A análise do patrimônio histórico edificado e a necessidade de sua preservação geral são essenciais para a formação de uma sociedade que valoriza suas origens e a história de

Resumo do projeto de tese: estudamos duas classes de problemas el´ıpticos singulares em subdom´ınios euclidianos envolvendo o operador N-Laplaciano e n˜ ao-linearidades com

• Se estivermos falando de um computador com problemas em uma grande empresa, os procedimentos serão diferentes daqueles em uma pequena empresa, ou para o caso de... Tipos de

Analisou-se também a participação brasi- leira recente no mercado chinês e seu potencial de crescimento para os próximos anos, com base nos seguintes critérios: i) market share

No futuro, será importante e interessante realizar este questionário a um maior número de donos, uma vez que devido à pequena amostra inquirida, muitas das ilações