• Nenhum resultado encontrado

JUIZADO ESPECIAL DA FAZENDA PÚBLICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "JUIZADO ESPECIAL DA FAZENDA PÚBLICA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

CONFLITO NEGATIVO DE COMPETÊNCIA. AÇÃO DE INDENIZAÇÃO. PERÍCIA. JUIZADO ESPECIAL DA FAZENDA PÚBLICA.

Conforme disposição do disposto no § 4º do art. 2º da Lei nº 12.153/09, onde estiver instalado o Juizado Especial da Fazenda Pública, a sua competência é absoluta.

Eventual necessidade de prova pericial, por si só, não afasta tal competência, uma vez que o art. 27 da Lei nº 12.153/009 prevê a aplicação subsidiária das leis dos Juizados Especiais Estadual e Federal ao Juizado Especial da Fazenda Pública (Leis nº 9.099/1995 e nº 10.259/2001), as quais autorizam a realização de perícia.

O valor dado a causa inferior a sessenta salários mínimos define a competência do Juizado Especial da Fazenda Pública, considerando os demais requisitos legais.

Precedentes jurisprudenciais.

CONFLITO NEGATIVO DE COMPETÊNCIA JULGADO PROCEDENTE.

CONFLITO DE COMPETÊNCIA SEXTA CÂMARA CÍVEL Nº 70059248575 (N° CNJ: 0117420-

31.2014.8.21.7000)

COMARCA DE SANTO ÂNGELO

JUIZA DE DIREITO DA 3 VARA CIVEL DA

COMARCA DE SANTO ANGELO SUSCITANTE

JUIZ DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL DA

FAZENDA PUBLICA DA COMARCA SUSCITADO

ADRIANA LANG INTERESSADO

MUNICIPIO DE ENTRE-IJUIS INTERESSADO

A C Ó R D Ã O

(2)

Vistos, relatados e discutidos os autos.

Acordam os Desembargadores integrantes da Sexta Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado, à unanimidade, em dar provimento ao conflito de competência.

Custas na forma da lei.

Participaram do julgamento, além do signatário, os eminentes Senhores DES. LUÍS AUGUSTO COELHO BRAGA (PRESIDENTE) E DES.

NEY WIEDEMANN NETO.

Porto Alegre, 08 de maio de 2014.

DES. GIOVANNI CONTI, Relator.

R E L A T Ó R I O

DES. GIOVANNI CONTI (RELATOR)

Trata-se de conflito negativo de competência suscitado pelo JUIZ DE DIREITO DA 3ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE SANTO ÂNGELO em face da decisão do JUIZ DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL DA FAZENDA PÚBLICA DA COMARCA DE SANTO ÂNGELO.

Sustenta o juízo suscitante que a competência para conhecer e julgar o feito é do juízo suscitado, uma vez que o valor da causa enquadra- se nas hipóteses de competência do Juizado Especial da Fazenda Pública.

Refere, ainda, que a alegada necessidade da realização de prova pericial não teria o condão de afastar a competência do Juizado Especial para processar e julgar a causa, uma vez que a hipótese não está elencada nas exceções à regra disposta no § 1º, do art. 2º, da Lei Federal nº 12.153/2009.

Pede seja conhecido e acolhido o conflito, declarando-se a competência do juízo suscitado.

(3)

Presente informações do juízo suscitado, aludida pelo artigo 119 do CPC, uma vez que a decisão por ele proferida e juntada às fls.

114/115, suficiente ao esclarecimento da sua convicção acerca da competência para julgamento da lide.

O Ministério Público opinou pela procedência do Conflito Negativo de Competência.

É o relatório.

V O T O S

DES. GIOVANNI CONTI (RELATOR) Eminentes colegas.

Merece ser acolhido o conflito de competência.

A ação principal, ajuizada por Adriana Lang contra o Município de Entre-Ijuis, tem por objeto a indenização com obrigação de fazer em razão de alagamento de seu imóvel decorrente de obras realizadas pela municipalidade nas proximidades de sua residência.

Distribuído o feito para o Juizado Especial da Fazenda Pública, este entendeu por declarar-se incompetente e determinar a remessa dos autos para uma das Varas Cíveis.

A Lei nº 12.153/2009, que dispõe sobre os Juizados Especiais da Fazenda Pública no âmbito dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios, dispõe no seu artigo 2º:

“Art. 2º. É de competência dos Juizados Especiais da Fazenda Pública processar, conciliar e julgar causas cíveis de interesse dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios, até o valor de 60 (sessenta) salários mínimos.

§ 1º Não se incluem na competência do Juizado Especial da Fazenda Pública:

I – as ações de mandado de segurança, de desapropriação, de divisão e demarcação, populares,

(4)

por improbidade administrativa, execuções fiscais e as demandas sobre direitos ou interesses difusos e coletivos;

II – as causas sobre bens imóveis dos Estados, Distrito Federal, Territórios e Municípios, autarquias e fundações públicas a eles vinculadas;

III – as causas que tenham como objeto a impugnação da pena de demissão imposta a servidores públicos civis ou sanções disciplinares aplicadas a militares.

§ 2º Quando a pretensão versar sobre obrigações vincendas, para fins de competência do Juizado Especial, a soma de 12 (doze) parcelas vincendas e de eventuais parcelas vencidas não poderá exceder o valor referido no caput deste artigo.

§ 3º (VETADO)

§ 4º No foro onde estiver instalado Juizado Especial da Fazenda Pública, a sua competência é absoluta”.

Conforme disposição do § 4º do art. 2º da Lei nº 12.153/09, onde estiver instalado o JEFP, a sua competência é absoluta.

A competência dos Juizados Especiais da Fazenda Pública está definida na Resolução nº 837/2010-COMAG, mantendo sua competência originária para as causas com valor até 30 salários mínimos para as ações de interesse do Município e até 40 salários mínimos para as ações de interesse do Estado, ficando ressalvadas as exceções previstas nos §§ 1º e 2º do art. 2º da Lei nº 12.153/2009. A Resolução nº 887/2011- COMAG, ampliou a competência do Juizado Especial da Fazenda Pública às causas com valor até 60 salários mínimos.

É, portanto, o valor da causa o critério definidor da competência absoluta no âmbito do Juizado Especial da Fazenda Pública na esfera estadual.

No caso dos autos, a questão cinge-se a necessidade da realização de prova pericial que, por si só, não afasta a competência do Juizado Especial da Fazenda Pública para processar e julgar a demanda.

(5)

Neste sentido a Jurisprudência:

AGRAVO DE INSTRUMENTO. SERVIDOR PÚBLICO ESTADUAL. ADICIONAL DE INSALUBRIDADE.

COMPETÊNCIA DO JUIZADO ESPECIAL DA FAZENDA PÚBLICA. 1. Compete ao Juizado Especial da Fazenda Pública o julgamento de causas de ações de interesse do Estado do Rio Grande do Sul e do Município até o valor certo e determinado de 40 e 30 salários mínimos, respectivamente. 2. Competência absoluta do Juizado Especial, consoante o que dispõe o § 4º do art. 2º da Lei nº 12.153/09. 3. Necessidade de prova pericial que não afasta a competência do Juizado Especial, já que possível sua produção segundo o previsto na Lei nº 9.099/95. POR MAIORIA, NEGARAM PROVIMENTO AO AGRAVO DE INSTRUMENTO. (Agravo de Instrumento 70054231204, Terceira Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Matilde Chabar Maia, Julgado em 05/09/2013)

SERVIDOR PÚBLICO INATIVO. AÇÃO DE REVISÃO DE ATO DE APOSENTADORIA. PEDIDO DE PERÍCIA MÉDICA. CONFLITO NEGATIVO DE COMPETÊNCIA. COMARCA DE PORTO ALEGRE.

VARA DO JUIZADO ESPECIAL DA FAZENDA PÚBLICA E 7ª VARA DA FAZENDA PÚBLICA.

RESOLUÇÃO NO 837/2010, DO COMAG E LEI Nº 12.153/09. A Resolução nº 767/2009, do Conselho da Magistratura estabeleceu competir à 9ª Vara da Fazenda Pública o julgamento das ações de interesse do Estado, até o valor certo e determinado de 40 (quarenta) salários mínimos. Todavia, a Resolução nº 837/2010 - COMAG alterou a competência para julgamento da questão posta para o Juizado Especial da Fazenda Pública de Porto Alegre, a partir de 23-06- 2010. No caso, o objeto da ação não está elencado no rol taxativo do § 1º, do artigo 2º, da lei federal 12.153/2009 e, ademais, o valor de alçada atribuído à causa coaduna-se com a referida Resolução e está de acordo com a matéria versada no feito, subordinando- a, em conseqüência, à jurisdição do Juizado Especial da Fazenda Pública, em razão da competência.

Eventual necessidade de realização de prova pericial requerida em ação de revisão de ato administrativo

(6)

não afasta a competência do Juizado Especial da Fazenda Pública para a apreciação do feito. Incidência do disposto no art. 27 da Lei nº 12.153/09, que, por autorizar a aplicação subsidiária da legislação processual e das Leis nºs 9.099/95 e 10.259/2001, permite a realização da perícia. CONFLITO NEGATIVO DE COMPETÊNCIA IMPROCEDENTE.

(Conflito de Competência Nº 70044181642, Quarta Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator:

José Luiz Reis de Azambuja, Julgado em 25/08/2011)

Eventual necessidade de prova pericial, por si só, não afasta tal competência, vez porque o art. 27 da Lei nº 12.153/009 prevê a aplicação subsidiária das leis dos Juizados Especiais Estaduais e Federal ao Juizado Especial da Fazenda Pública (Leis nº 9.099/1995 e nº 10.259/2001), as quais autorizam a realização de perícia.

Nestes termos, JULGO PROCEDENTE O CONFLITO DE COMPETÊNCIA e reconheço a competência do magistrado do Juizado Especial da Fazenda Pública da Comarca de Santo Ângelo para processar e julgar a demanda.

É o voto.

DES. LUÍS AUGUSTO COELHO BRAGA (PRESIDENTE) - De acordo com o(a) Relator(a).

DES. NEY WIEDEMANN NETO - De acordo com o(a) Relator(a).

DES. LUÍS AUGUSTO COELHO BRAGA - Presidente - Conflito de Competência nº 70059248575, Comarca de Santo Ângelo: "DERAM PROVIMENTO AO CONFLITO DE COMPETÊNCIA. UNÂNIME."

Julgador(a) de 1º Grau:

Referências

Documentos relacionados

O empregado no desempenho de sua atividade de Encarregado de Elétrica está exposto de modo habitual e permanente, durante toda a jornada de trabalho ao agente físico (ruído)

Não estão cobertas pela garantia todas as partes que resultem defeituosas por causa de negligência e/ou descuido no uso (falta de observação das instruções para o funcionamento

A necessidade de produção de prova pericial complexa não influi na definição da competência dos juizados especiais da Fazenda Pública.. Agravo Regimental

Trata-se de Conflito Negativo de Competência suscitado pela Juíza de Direito do Juizado Especial Cível da Comarca de Juiz de Fora, em face do Juiz de Direito da Vara da Fazenda

2º da Lei Federal nº 12.153/2009: "É de competência dos Juizados Especiais da Fazenda Pública processar, conciliar e julgar causas cíveis de interesse dos Estados, do

Escalões de formação estão no bom caminho Nos escalões mais novos, o últi- mo fim-de-semana ficou mar- cado pela realização de quatro jogos no Pavilhão Municipal de Castelo

Como a Lei que instituiu o Juizado especial da Fazenda Pública (Lei 12.153/2009) prevê em seu artigo 10 que, nas ações que se processam sob esse sistema processual, possa

Sistema de execução de sentença nos Juizados Especiais da Fazenda Pública ..... Cumprimento da