• Nenhum resultado encontrado

Não Só de Gerenciamento de Projetos Vive o Gerente de Projetos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Não Só de Gerenciamento de Projetos Vive o Gerente de Projetos"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

Não Só de Gerenciamento de Projetos

Vive o Gerente de Projetos

(2)

ÍNDICE 2

NÃO SÓ DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS VIVE O GERENTE DE PROJETOS

Introdução

Tecnologia e o Gerente de Projetos

Governança e Gestão de Serviços de TI Segurança da Informação

Cloud Computing

Gestão Estratégica de Negócios e o Gerente de Projetos

Gestão de Processos de Negócios (BPM) Arquitetura Corporativa

07 06 05 03

12 13 14

15

18

19 08

09 10 11

Governança de Projetos, Programas e Portfólio

Gestão de Mudanças Organizacionais e Crises Análise Estratégica e Financeira

Habilidades Pessoais do Gerente de Projetos

Conclusão

Sobre a Projectlab

Índice

(3)

ÍNDICE 3

NÃO SÓ DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS VIVE O GERENTE DE PROJETOS

Em um ambiente empresarial de constantes mudanças e evolução tecnológica, o gerente de projetos não pode mais ficar restrito somente ao conhecimento técnico de sua área de especialização.

Ele precisa se aprofundar em áreas de conhecimento adjacentes, que têm relevância à sua atuação como gerente de projetos para agregar valor às organizações envolvidas.

Com o tempo, o profissional precisa dominar outras técnicas, ferramentas, habilidades e conhecer o jargão de outras esferas que não a dele para comunicar-se melhor e entender as necessidades de seus stakeholders. Entre essas áreas podemos destacar a Gestão de Processos (BPM), Análise de Negócios, Tecnologia da Informação, Governança,

Mudanças Organizacionais, Gestão Estratégica de Negócios, Inovação, etc. E permeando todas essas áreas complementares, está o desenvolvimento das habilidades pessoais, os chamados soft skills, que são a base de qualquer carreira profissional de sucesso à longo prazo.

O gerente de projetos deve transitar entre as diversas áreas da organização para potencializar os resultados da empresa com projetos de melhor performance.

Essa formação multidisciplinar permite ao gerente de projetos transitar entre as diversas áreas da organização, desenvolver uma visão holística sobre o negócio e potencializar os resultados da empresa

Introdução

(4)

ÍNDICE 4

NÃO SÓ DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS VIVE O GERENTE DE PROJETOS | INTRODUÇÃO

com projetos de melhor performance. Ademais, contribui para que o gerente de projetos se desenvolva como líder em diversas frentes, não apenas na sua área de atuação, destacando-se na empresa e no mercado como um profissional completo.

A partir de 01 de dezembro de 2015, os detentores de certificados PMI terão que cumprir exigências de educação.

Não é à toa que o PMI reestruturou todo o seu processo de recertificação e obtenção dos PDUs. A partir de 01 de dezembro de 2015, os detentores de certificados PMI terão que cumprir exigências de

educação em 3 áreas principais, que chamam de Triângulo do Talento: Conhecimento Técnico em Gerenciamento de Projetos, Conhecimento em Gestão Estratégica e Negócios, e Habilidades de Liderança (leia-se Habilidades Pessoais em geral).

Em nossa próxima publicação vamos detalhar toda essa mudança dos PDUs. Aguarde!

Neste e-book vamos percorrer algumas dessas áreas em que o gerente de projetos tem que “ter um pé” além do conhecimento técnico de projetos.

Pronto para descobrir onde mais você pode atuar?

Boa leitura!

(5)

ÍNDICE 5

NÃO SÓ DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS VIVE O GERENTE DE PROJETOS

Tecnologia e o Gerente de Projetos

A agilidade com que a tecnologia tomou conta das empresas e da maioria das atividades que envolvem projetos nos permite dizer que dificilmente um gerente de projetos conseguiria executar todas as suas atribuições sem nenhuma interface com o setor de TI. As próprias ferramentas utilizadas na gestão de projetos estão intrinsecamente ligadas a esse setor, como softwares de gestão de projetos, dashboards de controle e dispositivos móveis que permitem um fluxo de comunicação mais intenso entre as partes interessadas. Além disso, a área de TI hoje em dia está praticamente presente em todos os importantes projetos da empresa, pois todas as soluções têm alguma ligação com sistemas ou outra tecnologia. Assim, o pessoal da TI é sempre um stakeholder importante a considerar.

Nesse sentido, um bom gerente de projetos deve conhecer o funcionamento dessa área tão importante, entender suas necessidades e exigências, compreender o pensamento dos profissionais que nela atuam e saber estabelecer conexões que facilitem o seu próprio trabalho e melhorem a performance de seus projetos.

Existem diversos conhecimentos que o gerente de projetos deve adquirir na área de tecnologia da informação para executar o seu trabalho com maestria, geralmente atrelados à atividade principal da empresa, mas alguns são comuns à maioria dos negócios e podem fazer toda a diferença na carreira de um gerente de projetos que esteja almejando uma posição no PMO da empresa — ou até mesmo a liderança de uma equipe específica.

(6)

ÍNDICE 6

NÃO SÓ DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS VIVE O GERENTE DE PROJETOS | TECNOLOGIA E O GERENTE DE PROJETOS

Como a tecnologia da informação permeia todas as atividades empresariais, é natural que a inteligência competitiva da empresa, bem como suas informações financeiras, técnicas e administrativas estejam armazenadas em sistemas de informação. É nesse cenário que entra a governança e a gestão de serviços em TI, que têm como objetivo desenvolver controles eficazes para garantir que a área de TI esteja sempre alinhada à estratégia da empresa sendo o mais eficiente possível, com qualidade e menor custo.

As melhores práticas para se desenvolver esse tipo de controle estão inseridas nos frameworks do COBIT e ITIL. No COBIT o foco é no alinhamento estratégico da TI com o negócio, compliance regulatório, priorização de recursos e investimentos de TI, gestão da estrutura, processos e operação, além da medição de desempenho. Tão importante quanto gerenciar os processos com o COBIT é estabelecer melhores práticas de gestão de serviços com o ITIL, e o gerente de projetos que atua na área de serviços

Governança e Gestão de Serviços de TI

(7)

ÍNDICE 7

NÃO SÓ DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS VIVE O GERENTE DE PROJETOS | TECNOLOGIA E O GERENTE DE PROJETOS

não pode prescindir desse conhecimento se quiser se destacar.

Com o ITIL você promove uma verdadeira mudança na prestação de serviços elevando a qualidade das entregas, a integração entre equipes, o fluxo de comunicação, a produtividade e a eficiência com uma redução de custos significativa. O que contribui diretamente para melhorar a performance dos projetos como um todo.

Obter uma certificação Foundation do ITIL ou do COBIT é uma excelente maneira de aprofundar os conhecimentos e compreender o quão importante é manter processos de TI bem elaborados e executados para não impactar negativamente nas operações da empresa, não apenas no PMO, mas nos demais setores envolvidos.

Segurança da Informação

De nada adiantam sistemas de informação altamente eficazes no armazenamento e fidedignidade dos dados se não há segurança para essa informação.

Sendo assim, outra questão altamente relevante que deve ser de conhecimento do gerente de projetos são os conceitos e boas práticas de segurança da informação que fazem parte da inteligência organizacional.

(8)

ÍNDICE 8

NÃO SÓ DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS VIVE O GERENTE DE PROJETOS | TECNOLOGIA E O GERENTE DE PROJETOS

Cloud Computing

Por fim, o gerente de projetos deve estar familiarizado com o ambiente de nuvem (cloud computing), já que a tendência é de que mais e mais empresas passem a trabalhar dessa forma.

Tendo seus dados, processos e comunicação baseados na internet, a empresa dá maior fluidez e flexibilidade à execução de seus projetos, assim como maior agilidade para operar mudanças significativas em menos tempo conquistando maior vantagem competitiva. Várias ferramentas usadas pelo gerenciamento de projetos hoje ficam na nuvem, portanto ela não pode ser ignorada.

(9)

ÍNDICE 9

NÃO SÓ DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS VIVE O GERENTE DE PROJETOS

Gestão Estratégica de Negócios e o Gerente de Projetos

Como mencionado no Triângulo do Talento do PMI, o gerente de projetos deve desenvolver competências atreladas à gestão estratégica do negócio para perceber com maestria como os projetos desenvolvidos impactam na empresa, quais devem ser priorizados com o objetivo de gerar maior valor e como alinhar estrategicamente cada projeto do portfólio com os objetivos organizacionais, e também entre si, elevando a competitividade da empresa.

Como a gestão estratégica é ampla e interfere em todos os setores do negócio, eis as áreas que não podem fugir ao radar do gerente de projetos para que ele se aprofunde nesse conhecimento de extrema importância para a sua carreira:

(10)

ÍNDICE 10

NÃO SÓ DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS VIVE O GERENTE DE PROJETOS | GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS E O GERENTE DE PROJETOS

No BPM, as pessoas são o centro dos processos do negócio e, por esse motivo, eles são desenvolvidos de modo a facilitar a rotina diária dos funcionários com o auxílio de ferramentas que automatizam tarefas, otimizam recursos e reduzem custos.

A melhoria dos processos do negócio permite otimizar tempo e recursos da empresa, elevar a produtividade de funcionários, criar mecanismos de comunicação mais eficientes e tornar a empresa mais competitiva. Por esse motivo, o BPM (Business Process Management) deve ser uma das competências de qualquer gerente de projetos que pretenda atuar nessa área. Uma certificação de fundamentos nessa área é altamente recomendável.

Gestão de Processos de Negócios (BPM)

(11)

ÍNDICE 11

NÃO SÓ DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS VIVE O GERENTE DE PROJETOS | GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS E O GERENTE DE PROJETOS

TOGAF é um framework desenvolvido pelo Open Group que oferece uma abordagem abrangente para o desenho da arquitetura corporativa estabelecendo uma linguagem comum a ser adotada em toda a organização para o desenvolvimento de quatro frentes: negócios, tecnologia, aplicações e dados.

Em tempos de grandes mudanças e reestruturações corporativas, conhecimento nessa área pode ser um grande diferencial de mercado.

Construir ou modificar uma estrutura sólida e organizada de recursos e processos que incrementem o valor do negócio é outro objetivo que pode ser desempenhado por projetos a cargo do gerente de projetos. Contudo, alguns conhecimentos específicos, como o modelo TOGAF, são necessários para que ele possa planejar, estruturar, padronizar e integrar todos os recursos de forma que eles se tornem coesos e eficazes.

Arquitetura Corporativa

(12)

ÍNDICE 12

Projeto Programa

NÃO SÓ DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS VIVE O GERENTE DE PROJETOS | GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS E O GERENTE DE PROJETOS

Na gestão estratégica, também encontramos a governança como ponto forte para o gerente de projetos. Especificamente a de projetos, programas e portfólio que discute os conceitos e práticas de governança aplicadas justamente a essas três entidades que tanto conhecemos. Uma estrutura de governança é imprescindível para dar poder, priorizar, definir objetivos, fornecer diretrizes e dar suporte às iniciativas de gerenciamento de projetos, programas e portfólio dentro das empresas. Se o gerente de projetos tem aspirações para galgar funções de gestão de portfólio ou fazer parte de PMOs, essa é uma área que não pode ser ignorada.

Governança de Projetos, Programas e Portfólio

(13)

ÍNDICE 13

NÃO SÓ DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS VIVE O GERENTE DE PROJETOS | GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS E O GERENTE DE PROJETOS

Além das mudanças frequentes, as empresas estão sujeitas a crises de todos os tipos: econômicas, financeiras, de imagem, dentre outras. O gerente de projetos é colocado como um dos principais atores no momento de refrear os impactos negativos de uma crise e criar soluções inovadoras para dar o suporte necessário que a empresa precisa para retomar suas atividades e voltar a crescer.

O mercado está em constante mutação e exige flexibilidade das empresas para que se mantenham competitivas e sustentáveis ao longo do tempo.

Isso significa que não existe mais estabilidade no ambiente organizacional e este está em constante mudança, o que exige do gerente de projetos habilidade para gerir essas mudanças de modo que elas impactem positivamente nos negócios.

Gestão de Mudanças Organizacionais e Crises

(14)

ÍNDICE 14

NÃO SÓ DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS VIVE O GERENTE DE PROJETOS | GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS E O GERENTE DE PROJETOS

Sendo assim, conhecer os meandros da análise estratégica e financeira da empresa é um dever daqueles gerentes de projetos que entendem os impactos negativos que a falta de alinhamento estratégico, de planejamento e controle financeiro podem acarretar. Da mesma forma, é essencial para que os gerentes de projetos possam mostrar o real valor de uma iniciativa para os negócios validando suas escolhas e decisões.

Pode-se afirmar que todas as atividades da empresa convergem para um único lugar: o financeiro. Se a empresa tem uma boa imagem no mercado, se tem um produto líder de vendas, se tem um bom relacionamento com seus stakeholders, tudo isso gera vendas, lucro e rentabilidade para os negócios.

E não seria diferente com os projetos, que devem trazer retorno sobre o investimento e valor agregado para as partes interessadas.

Análise Estratégica e Financeira

(15)

ÍNDICE 15

NÃO SÓ DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS VIVE O GERENTE DE PROJETOS

Até algum tempo atrás, o gerenciamento de projetos era habitado apenas por profissionais das áreas de exatas, com forte qualificação técnica e muito poucas habilidades comportamentais.

Os profissionais que se destacavam como líderes eram tidos como exceções, tendo em vista o grande foco que o gerente de projetos dava, e ainda dá, às tarefas técnicas do projeto. Contudo, esse cenário já está um pouco diferente e tende a mudar significativamente, basta avaliarmos o esforço cada vez maior de instituições como o PMI em colocar as soft skills como essenciais para um profissional completo.

O gerente de projetos não

gerencia recursos, processos e atividades, mas sim pessoas.

Essa mudança de paradigma está atrelada à percepção cada vez mais clara de que o gerente de projetos não gerencia recursos, processos e atividades, mas sim pessoas. Pessoas que precisam de um líder, de um mediador de conflitos, de um negociador, de um excelente comunicador e de um agente motivador que esteja sempre lá para direcioná-las para o melhor caminho.

Habilidades Pessoais do Gerente de Projetos

(16)

ÍNDICE 16

NÃO SÓ DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS VIVE O GERENTE DE PROJETOS | HABILIDADES PESSOAIS DO GERENTE DE PROJETOS

O papel do gerente de projetos nunca foi mais social do que agora com o objetivo de integrar pessoas e esforços, olhar o todo e interagir com os mais diversos stakeholders para gerar melhores resultados de negócios. E nesse sentido é preciso desenvolver competências que vão além dos livros técnicos, fórmulas e templates concebidos.

O gerente de projetos precisa compreender a si mesmo, compreender os demais, fazer das diferenças que existem em sua equipe a força motriz necessária para atingir resultados cada vez melhores. Isso só é possível com dedicação e um esforço constante em desenvolver suas habilidades de comunicação, gerenciamento de conflitos, gestão de pessoas, negociação, empatia e liderança.

(17)

ÍNDICE 17

CHEFE LÍDER

NÃO SÓ DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS VIVE O GERENTE DE PROJETOS | HABILIDADES PESSOAIS DO GERENTE DE PROJETOS

Porém, chegamos a uma mudança de paradigma aqui. Não existem ainda certificações profissionais para competências pessoais. Não existe certificação para líder, comunicador, ou motivador. E por não poder comprovar essas habilidades num certificado ou currículo, a procura por programas de capacitação nessas áreas são reduzidas aos poucos visionários conscientes de suas necessidades e a alguns departamentos de RH que têm metas de

desenvolvimento pessoal de seus colaboradores.

Isso é uma lástima. Não que não existam certificações desse tipo, mas é uma lástima que a maioria dos gerentes de projetos não tenham consciência de suas deficiências nessa área e da importância dessas habilidades para o sucesso de suas carreiras, e muito menos intenção de se desenvolverem nelas.

Mas isso está mudando e, para o bem da nossa profissão, estamos empenhados nesse sentido.

(18)

ÍNDICE 18

NÃO SÓ DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS VIVE O GERENTE DE PROJETOS

O papel do gerente de projetos é multifacetado.

Possui interface com diversas áreas de conhecimento que podem vir a ser o ponto de partida para novas experiências profissionais, criando o ambiente ideal para aqueles que gostam de desafios. Exemplo disso é a quantidade de profissionais com formação em gerenciamento de projetos que se aventuram por outras áreas, como biotecnologia, comunicação, saúde, finanças e até entretenimento.

Justamente por ser um profissional com um perfil diversificado, o gerente de projetos tem a capacidade de se adaptar a diversos contextos, enxergar projetos inovadores onde há incertezas, criar oportunidades de negócios e gerar valor.

Basta buscar os conhecimentos necessários para se destacar, compreender o mercado em que está inserido e manter-se sempre atualizado sobre as melhores práticas de gerenciamento de projetos.

E você, vive só de gerenciamento de projetos ou já se arriscou em outras áreas? Acredita que é possível ser um profissional completo e atender aos três pilares do Triângulo do Talento do PMI? Não deixe de enviar o seu comentário, a sua história de sucesso ou as suas dúvidas para a nossa equipe!

Conclusão

(19)

ÍNDICE 19

Sobre a

A Projectlab é uma empresa de capacitação em Gerenciamento de Projetos que visa formar profissionais qualificados para atuarem em um dos mercados mais promissores dos últimos tempos. Dentre os cursos oferecidos, destacam-se os preparatórios para certificações o PMP®, PMI- ACP® e EXIN-ASF para métodos ágeis e os cursos e oficinas de capacitação comportamental, como o de gerenciamento de stakeholders.

Além das capacitações, a Projectlab oferece consultoria especializada em gerenciamento de projetos, desenvolvendo soluções de última geração para a conquista de resultados excelentes para médiasv e grandes empresas. Organiza eventos especializados, palestras e possui ainda uma loja online onde vende livros, softwares e cursos online para o desenvolvimento profissional do gerente de projetos.

Visite nosso site projectlab.com.br.

Referências

Documentos relacionados

Antes de ingressar na sociedade em 2014, trabalhou na “Raposo Subtil e Associados - Sociedade de Advogados, R.L.”, entre 2013 e 2014, e na “Nuno Cerejeira Namora, Pedro

Somente na classe Aberta Jr e Sr, nas modalidades de Apartação, Rédeas e Working Cow Horse, que será na mesma passada dessas categorias e os resultados serão separados. O

O canabidiol é um composto presente na planta Cannabis sativa, que promove diversos benefícios à saúde humana, como por exemplo sobre as doenças neurológicas como epilepsia,

Essa categoria é subdividida pelas funções que cada aditivo plastificante como, retardador de pega (PR), acelerador de pega (PA), caso não possua uma característica

VIII - produzir e divulgar materiais de sistematização e de subsídio às ações; e IX - manter uma comunicação institucional ativa. II - o Planejamento Estratégico: documento-base

Ao analisar a solda busca-se conhecer suas propriedades físicas, químicas e metalúrgicas, pois ao sabe-las determina-se sua melhor utilidade, por sua vez este trabalho tem

A aula de língua estrangeira como um todo pode facilitar ao aluno não só a sistematização de um novo código linguístico que o ajudará a se conscientizar do seu

Exemplo Técnica (imperfeita) para acusar defeitos em processadores 95% verdadeiro positivo 5% falso positivo