• Nenhum resultado encontrado

» CONVERSANDO COM VOCÊ

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "» CONVERSANDO COM VOCÊ"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

» CONVERSANDO COM VOCÊ

Prezado júnior,

Você sabe o que é “cringe”? Este termo está “bombando” na internet. Trata-se de uma expressão inglesa que significa “vergonha alheia” e vem sendo utiliza- da de diversas formas e em diferentes cenários.

O termo “cringe” destaca as diferenças entre os “milennials” (nascidos entre 1980-1990) e a “Geração Z” (nascidos a partir de 1995), questionando as carac- terísticas, modos de pensar e agir das duas gerações.

Trazendo este termo para o universo da igreja, não tem nada mais “cringe”

do que um cristão “meia-boca” (essa gíria é muito “cringe”) ou um “Agente 007 de Jesus”. E como tem crente que não sabe nada sobre Deus, Jesus ou a Bí- blia! Não fala do evangelho porque não tem conhecimento e nem argumento para debater. Crente que vai à igreja no domingo e durante a semana dá uma de agente secreto e não fala para ninguém que é cristão. Isso, sim, é “cringe”!

Este período, na EBD, vamos focar no amor e na fidelidade de Deus, na pes- soa e na missão de Jesus, no povo de Israel e nas lições que podemos aprender a partir da sua história.

Na DCC, vamos conhecer outras religiões e a história de grandes figuras da igreja, pessoas cujos testemunhos ecoam até hoje e têm exercido grande im- pacto na vida de muitas gerações.

Neste período, você vai descobrir que Deus sempre cumpre o que promete e que Jesus é a materialização da maior e mais poderosa promessa de Deus para a humanidade. Você vai colecionar conhecimento e argumentos que lhe ca- pacitarão para deixar de ser “cringe” e se tornar “based”, ou seja, uma pessoa autêntica e descolada, um cristão verdadeiramente regenerado e transformado por Cristo, desejoso de projetar na sua vida a força transformadora do evange- lho para todos que vivem à sua volta.

Andar com Jesus é “based”, é fascinante, é transformador, é uma aventura gloriosa! Agora é com você, júnior. Ser “cringe” ou ser “based”? A escolha é sua.

(2)

Escola BíBlica Dominical – EBD

Estudo 1 – Deus promete e envia o messias ...8

Estudo 2 – o princípio de tudo ...10

Estudo 3 – os patriarcas ...12

Estudo 4 – israel no Egito ...14

Estudo 5 – o êxodo ...16

Estudo 6 – a conquista ...18

Estudo 7 – o período dos juízes ...20

Estudo 8 – o reino unido ...22

Estudo 9 – a divisão do reino ...24

Estudo 10 – o cativeiro ...26

Estudo 11 – a restauração ...28

Estudo 12 – Deus cumpre a promessa ...30

Estudo 13 – Você e a promessa ...32

DiVisão DE crEscimEnto cristão – Dcc UNIDADE 1 – A religião dos meus amigos Estudo 1 – Padrinho e madrinha ...40

Estudo 2 – Primeira comunhão ...42

Estudo 3 – o culto dos macumbeiros ...44

Estudo 4 – as boas obras salvam? ...46

UNIDADE 2 – A história da igreja Estudo 5 – Pedro – Um grande pregador ...48

Estudo 6 – Estêvão – o primeiro mártir ...50

Estudo 7 – saulo – De perseguidor a perseguido..52

Estudo 8 – Barnabé – Um grande companheiro ....54

UNIDADE 3 – O aniversário do meu amigo Jesus Estudo 9 – Uma antiga promessa ...56

Estudo 10 – sem um lugar para nascer ...58

Estudo 11 – Uma vida exemplar ...60

Estudo 12 – Programa especial de natal ...62

VariEDaDEs conversando com você ...1

Para meditar ...3

Vamos cantar ...4

lazer...5

tema da EBD ...6

trabalho manual ...34

o mundo de Deus ...35

curiosidades bíblicas ...36

Jotinha Pé-na-estrada ...37

lazer...39

cantinho apetitoso ...64

ÍNDiCE

iSSN 1984- 8579 LiTERATURA BATiSTA ViVENDO ALUNO é uma revista preparada

especialmente para Escolares ii (9 a 12 anos), contendo lições bíblicas para a Escola

Bíblica Dominical, estudos para a União de juniores, passatempo bíblico e outras matériais que favorecem o crescimento do pré- adolescente nas mais diferentes áreas

Copyright © Convicção Editora Todos os direitos reservados Proibida a reprodução deste texto total ou

parcial por quaisquer meios (mecânicos, eletrônicos, fotográficos, gravação, estocagem em banco de dados etc.), a não ser em breves citações, com explícita informação da fonte Publicado com autorização por Convicção Editora

CNPJ (MF): 08.714.454/0001- 36 Endereços

Caixa Postal, 13333 – CEP: 20270- 972 Rio de Janeiro, RJ

Telegráfico – BATiSTAS Editor

Sócrates Oliveira de Souza Coordenação Editorial

Solange Cardoso de Abreu d’Almeida (RP/16897) Redação

Norma da Silva Rondon Produção Editorial Oliverartelucas Produção e Distribuição Convicção Editora Tel.: (21) 2157- 5567

Rua José Higino, 416 – Prédio 16 Sala 2 – 1º Andar

Tijuca – Rio de Janeiro, RJ CEP 20510- 412

conviccao@conviccaoeditora.com.br

(3)

PARA MEDiTAR

“Porque, se com a tua boca confessares Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo” – Romanos 10.9

“Em verdade, em verdade vos digo que

quem ouve a minha palavra e crê naquele

que me enviou tem a vida eterna e não vai a

julgamento, mas já passou da morte para a

vida”– João 5.24

(4)

4

VAMOS CANTAR

Cantarei louvores ao meu Deus

Cantarolando 1, nº 1 Letra e música: Carol Litton

(5)

LAzER

Que tal você sugerir à sua família um dia para ser o “Family day”? Nesse dia, a TV, o celular, o computador, serão desligados para todos brincarem. Você não acha uma ótima ideia? Pensando nisso, resolvemos sugerir algumas brincadei- ras para o seu “Family day”.

1 SACO DE HISTÓRIA

Coloque em um saco, que não seja transparente, vários objetos: caneta, brin- co, relógio, remédio, esmalte etc. Faça uma roda e avise a todos que o primeiro começará uma história e os demais terão que prosseguir, de forma lógica, sem- pre incluindo um objeto do saco.

A ideia é que alguém comece a contar uma história e não a termine para que os outros continuem contando até que a última pessoa conclua a história. Só que cada um, na sua vez, terá que retirar um objeto do saco, sem olhar, e in- cluí-lo na história de forma coerente, o que será bem difícil.

É certeza de boas risadas.

2 QUEM SOU EU?

Esta é uma brincadeira muito divertida. Cada pessoa escreve em um pedaço de papel o nome de um personagem conhecido da Bíblia.

Vocês devem colocar todos os papéis virados para baixo, no centro da mesa, e misturá-los. Depois, cada um pega um papel e, sem olhar para o que está es- crito, cola o papelzinho na testa para que os participantes vejam quem é.

Então, por meio de perguntas, que só podem ser respondidas com SIM ou NÃO, você descobrirá qual é o seu personagem.

3 MÍMICA

Esta brincadeira é um clássico.

Funciona assim: os participantes são divididos em dois grupos. Cada grupo indica uma pessoa para fazer a mímica, e aí uma pessoa de um grupo sussurra no ouvido de alguém do outro grupo, o título de um filme (gospel ou não) pa- ra fazer a mímica e o grupo adivinhar.

Depois, faz-se o mesmo com o outro grupo. Cada equipe terá um minuto para adivinhar o filme. Só marca ponto se adivinhar. A cada rodada, um par- ticipante diferente fará a mímica.

(6)

6

TEMA DA EBD

Deus é fiel

Ele prometeu e enviou o messias

Nosso Deus é um Deus de promessas. Ele é fiel. Sempre cumpre o que pro- mete (Nm 23.19). Ele prometeu resgatar o homem do pecado. Um milagre que nenhum de nós poderia realizar. Por isso, ele mesmo providenciou o que era necessário para a nossa salvação: Jesus Cristo.

Na Bíblia, encontramos diversas promessas e nenhuma delas foi esquecida por Deus. Na verdade, em Cristo, Deus cumpre várias de suas promessas. Estu- dos apontam que mais de 300 profecias da Bíblia foram cumpridas por Cristo.

Essas profecias estão no Antigo Testamento, uma compilação de 39 livros (Gênesis a Malaquias), dentre os quais os cinco primeiros são denominados

“Pentateuco” ou “Torá” para os judeus. Os demais livros são agrupados e sub- divididos em livros históricos, poéticos e proféticos.

No Novo Testamento, ocorre a concretização de várias promessas que Deus fez no Antigo Testamento, mostrando que o nosso Deus é um Deus de promes- sas e é absolutamente fiel, comprometido com o cumprimento de todas elas (Nm 23.19). É no Novo Testamento que encontramos a história do nascimento, vida, morte, ressurreição e ascensão de Cristo, o Messias prometido. Encontramos também a promessa da sua vinda. Sim, Jesus virá! E podemos confiar no cum- primento dessa promessa (2Pe 3.9), pois o mesmo Deus que cumpriu todas as outras, cumprirá esta também.

Além disso, no Novo Testamento recebemos aquela que é chamada a “gran- de comissão” (Mc 16.15). Essa segunda parte da Bíblia (a primeira é o Antigo Testamento) tem 27 livros, dos quais os quatro primeiros são conhecidos co- mo Evangelhos. Os seguintes compreendem o livro de Atos que nos fala sobre a igreja primitiva, diversas cartas de vários apóstolos, e o Apocalipse que nos traz revelações sobre os fins dos tempos e a vinda de Jesus Cristo.

Durante este período, vamos transitar por esses livros e conhecer um pouco mais sobre as promessas e a fidelidade de Deus (Lc 1.68-75). Vamos descobrir que podemos depositar, sem reservas, toda a nossa confiança em Deus (Sl 118.8;

37.5), pois ele sempre cumpre o que diz.

(7)

Deus foi detalhista nas promessas que fez e fiel no cumprimento de todos os detalhes. O próprio Cristo, ao ler o livro do profeta Isaías na sinagoga, afirmou ser ele o Messias prometido: “Hoje se cumpre diante de vós esta escritura” (Lc 4.21) e “Perscrutai as Escrituras, já que nelas esperais ter a vida eterna; elas dão testemunho de mim” (Jo 5.39).

Dentre as várias promessas que Deus fez, há uma que diz que ele nos daria um novo coração (Ez 36.26) e perdão, e ele assim o fez, por intermédio de Jesus Cristo, que faz de nós novas criaturas (2Co 5.17).

Deus cumpriu todas as promessas relativas ao nascimento do Messias como, por exemplo, a de que ele seria o Filho do próprio Deus (Is 9.6; Lc 3.21,22); se- ria descendente da tribo de Judá (Mq 5.2; Mt 2.6); nasceria em Belém (Mq 5.1;

Mt 2.1), nasceria de uma virgem (Is 7.14; Mt 1.18), e traria salvação para todos os povos (Is 66.18,19; Jo 3.16; Mt 28.19,20).

O Senhor também fez e cumpriu muitas promessas sobre acontecimentos que ocorreram na época do nascimento de Jesus como, por exemplo, a matança das crianças em Belém, ordenada por Herodes (Jr 31.26; Mt 2.16-18) e a fuga de José e Maria para o Egito, até que cessasse essa perseguição (Os 11.1; Mt 2.13).

O Antigo Testamento traz, ainda, profecias sobre a rejeição que Jesus sofre- ria entre os judeus (Is 53.3; Jo 1.11), e sobre sua entrada triunfal em Jerusalém (Zc 9.9; Jo 12.13-15), assim como sobre a traição que Cristo sofreria (Sl 30.10;

Mc 14.10), e até sobre o preço que o traidor receberia por entregar Jesus (Zc 11.12; Mt 26.15).

O silêncio de Jesus Cristo, quando foi preso, também foi profetizado (Is 53.7;

Mt 26.62,63), bem como o fato de que seria morto ao lado de dois malfeitores (Is 53.12; Mt 27.38). Seu sofrimento na cruz (Sl 21.17; 21.6-9; Mt 27.39,40) e sua missão redentora estão claramente prometidos e foram completamente cum- pridos (Is 53.4,5; Mt 8.16,17).

Nosso grande e poderoso Deus, cuja essência é o amor, prometeu e cumpriu:

enviou, ressuscitou e arrebatou Jesus, glorificando seu nome e mostrando a sua fidelidade (Sl 15.10; 67.19; Lc 24.50,51).

Você consegue entender que Jesus não foi um acaso? Desde o Éden, ele foi prometido por Deus como aquele que haveria de nos redimir. Ele veio para nos trazer perdão e nos reconciliar com Deus. A promessa foi cumprida. Deus sem- pre cumpre tudo o que promete.

Você consegue perceber a integridade e a fidelidade de Deus? Vale a pena con- fiar em Deus. É sobre esse Deus maravilhoso e seu extraordinário plano para a redenção da humanidade que discorreremos durante estes próximos três meses.

Aproveite cada momento dessa incrível jornada.

(8)

8 8

ESTUDO

TExTO BÍBLiCO PARA ESTE ESTUDO:Isaías 9.6; Miqueias 5.2

Aconteceu! Finalmente ele nasceu! Quem? O “Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz” (Is 9.6), Jesus Cristo, o Messias.

Isso mesmo! Jesus é o Messias que Deus prometeu.

No Éden, Deus prometeu que enviaria aquele que pisaria a cabeça da serpen- te (Gn 3.15) e ele não estava brincando. Aliás, Deus não brinca e nunca mente (Nm 23.19). Ele não comete erros e é fiel em tudo o que faz (Dt 32.4; Sl 33.4). Se ele diz que vai fazer, ele faz.

Por todo o Antigo Testamento Deus prometeu enviar o Messias e deixou vá- rias “dicas” que nos permitiriam identificar o Messias. Promessas que foram TODAS cumpridas em Jesus Cristo! “Dicas” que nos indicam, claramente, que Jesus é o Messias.

Mas, você sabe o que significa a palavra “messias”? Messias deriva do ara- maico “maschiah” que significa “ungido”. Jesus foi ungido, separado para a redenção. E o que é redenção? Redenção é salvação, é auxílio que livra alguém de uma difícil situação. Jesus foi separado por Deus para a nossa redenção, pa- ra nos livrar de uma difícil situação. Qual situação? A morte.

Tudo o que o ser humano conseguiu com o pecado foi a morte (Rm 6.23). Po- rém, Deus nos presenteou com o seu perdão e nos deu a vida eterna, por meio de Jesus Cristo (2Co 5.18). Ele é a nossa salvação, o que precisávamos para nos livrar do jugo do pecado e da morte eterna. Jesus é o Messias prometido.

No entanto, volta e meia aparece alguém se intitulando o Messias. O próprio Jesus nos alertou que surgiriam falsos cristos (Mt 24.24). A Bíblia fala de um que instalará uma nova ordem mundial, realizará grandes sinais e maravilhas, e será idolatrado: o “anticristo”. Portanto, não se deixe enganar.

O mesmo Deus que prometeu que enviaria o Messias, diz que Jesus virá. E você já sabe que o que Deus promete, ele cumpre. Jesus está vindo. Fique atento.

1 Deus promete e

envia o Messias

(9)

Converse com Jesus por meio

da oração

» AGORA, É COM VOCÊ

post do dia

“É que hoje, na Cidade de Davi, vos nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor” – Lucas 2.11

1 Leia Mateus 3:17 e escreva a seguir o que o próprio Deus falou sobre quem é Jesus:

SEgUNDA TERÇA QUARTA QUiNTA SExTA SÁBADO DOMiNgO Números

23.19 Salmo 89.34 Tito

1.2 Deuteronômio

3.4 Miquéias

5.2 Isaías

7.14 Romanos 6.23

Pesquisando para saber

(10)

10 10

ESTUDO

TExTO BÍBLiCO PARA ESTE ESTUDO:Gênesis 1; 2.1-3

O primeiro versículo da Bíblia diz: “No princípio criou Deus o céu e a ter- ra” (Gn 1.1). No entanto, muitos afirmam que a terra, todo o universo é fruto do mero acaso. Eles dizem que tudo o que existe surgiu a partir de uma explo- são, o “Big bang”.

Pense comigo: alguma vez quando você deixou um prato ou um copo cair no chão, você viu os caquinhos se juntarem para formar outra coisa? Pois é. Di- fícil crer que, após essa explosão, estrelas, planetas e formas de vida surgiram aleatoriamente, por acaso.

Se o criacionismo, que afirma que Deus criou o universo, exige fé, vamos com- binar que o evolucionismo, que diz que o universo surgiu por acaso, também exige um bocado de fé, não é mesmo? Seja como for, uma coisa é certa: tudo o que há surgiu conforme a vontade de Deus.

Há vários físicos que questionam o “Big bang”, argumentando que ele não aconteceu bem como se diz. Um deles é Neil Turok, físico sul-africano, que acredita, entre outras coisas, que a teoria do “Big bang” é incompleta e que o universo não é tão complexo quanto se diz.

Eclesiastes 3.11 diz que Deus fez tudo formoso, em seu tempo. Gênesis 2.1-4 afirma que Deus é a origem dos céus e da terra. Diz também que, após ele ter cria- do tudo, foi descansar. Gosto de pensar que Deus foi tomado por um sentimento de intensa satisfação, o que não seria de se admirar, afinal, o nosso planeta, todo o universo é realmente extraordinário!

(*) https://www.terra.com.br/noticias/ciencia/neil-turok-o-fisico-que-desafia-a-teoria-do-big-bang- -e-defende-a-ideia-de-um-universo-espelho,0c3b092d2c90191935ec5e42db0b58cb3369qk22.html

O princípio de tudo

2

(11)

Converse com Jesus por meio

da oração

post do dia

» AGORA, É COM VOCÊ

1 Vamos lembrar o que nosso grande e amoroso Deus fez em cada dia da cria- ção? Leia Gênesis 1 de depois relacione as colunas:

“Os céus foram feitos pela palavra do SENHOR, e todo o exército deles, pelo sopro da sua boca” – Salmo 33.6

SEgUNDA TERÇA QUARTA QUiNTA SExTA SÁBADO DOMiNgO Gênesis

1.1-13 Gênesis

1.14-31 Gênesis

2.1-4 Salmo

33.6 Colossenses

1.16 Neemias

9.6 Salmo

19.1 1 Mares ( ) 1º Dia 2 Dia e noite ( ) 2º Dia 3 Descansou ( ) 3º Dia 4 Céu e terra seca ( ) 4º Dia 5 Os peixes e aves ( ) 5º Dia 6 Animais,

homem e mulher ( ) 6º Dia 7 Sol, lua, estrelas ( ) 7º Dia

Pesquisando para saber

Referências

Documentos relacionados

Representação dos valores de índice de temperatura de globo negro e umidade (ITGU), em função dos horários, correspondente a cada tipo de cobertura, ao nível das aves,

− Situação das ações, pois estas devem ser registradas em planos de ação, que vão conter data de abertura do registro, responsável pela ação e prazo para solução do problema,

Na entrevista inicial, de uma forma geral, o que perguntei à professora cooperante foi, a importância que dava, tanto à escrita, como à criatividade nos textos dos alunos da

Cândida Fonseca Duração e local: 11/09/2017 a 03/11/2017 – Hospital São Francisco Xavier Objectivos e actividades desenvolvidas: Os meus objectivos centraram-se na

Por outro lado, a heterogeneidade constitutiva da enunciação da autora, pensada a partir de seus exteriores: o dialogismo de Bakhtin e a psicanálise lacaniana,

RESUMO – O objetivo desse trabalho foi avaliar o impacto do aumento de dióxido de carbono (CO 2 ) atmosférica sobre a produção de material seco de plantas invasoras e

The convex sets separation is very important in convex programming, a very powerful mathematical tool for, see [ ], operations research, management

O projeto foi estruturado como uma pesquisa-ação (Barbier, 1996; Thiollent, 1988), prevendo-se a participação dos professores de acordo com os requisitos dessa modalidade de