• Nenhum resultado encontrado

Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (UECE)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2023

Share "Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (UECE)"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

aLexandre antónio timBane é pós-doutor em Linguística Forense pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC(2014), pós-doutor em Estudos Ortográficos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP (2015), doutor em Linguística e Língua Portuguesa (2013) pela UNESP e mestre em Linguística e Literatura moçambicana (2009) pela Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique (UEM). Atualmente, é professor e pesqui- sador visitante estrangeiro na Universidade Federal de Goiás (UFG). Apoia a Revista Linguagem: Estudos e Pesquisas e é membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em História do Português no Programa de Mestrado em Estudos da Linguagem (PMEL).

aLexandre José siLva é bacharel em Letras pela USP; especialista, mestre e doutorando em Língua Portuguesa pela PUC-SP (área de concentração: História e descrição da Língua Portuguesa; História das Ideias Linguísticas). Professor de Língua Portuguesa na rede particular de ensino na cidade de São Paulo.

aLuiza aLvesde araúJo é doutora e mestre em Linguística pela Universi- dade Federal do Ceará (UFC). Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atualmente, é professora efetiva dos Cursos de Graduação em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (Pos- LA) da UECE. Atua na área de Linguística com ênfase em Sociolinguística Variacionista.

ana germana pontes rodrigues é doutoranda e mestre em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Possui graduação em Letras e especialização em Semiótica Aplicada à Literatura e Áreas Afins, também pela UECE. Atualmente, é professora efetiva da rede pública de ensino médio do Estado do Ceará e desenvolve pesquisas na área de Sociolinguística.

daYannY marins CoeLho é graduada em Letras pela Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Morrinhos, e em Pedagogia pelo Instituto de Educação e Ensino Superior de Samambaia – IESA. Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Apogeu. É bolsista do Conselho Nacional de Desen- volvimento Científico e Tecnnológico (CNPq).

(2)

heLena reBeLo é docente na Universidade da Madeira desde 1998, sen- do licenciada (1990) e mestre (1997) pela Universidade de Coimbra. Possui uma qualificação em Ciências da Educação pela Universidade Aberta (1999).

Doutorou-se em Linguística Portuguesa (2005), na Universidade da Madeira, e concluiu, na Universidade de Aveiro, um pós-doutoramento (2011). Faz par- te do Centro de Línguas, Literaturas e Culturas (CLLC) da Universidade de Aveiro e do Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais (CIERL) da Universidade da Madeira. Integra a equipa do Projecto Internacional Atlas Multimédia Prosódico do Espaço Românico (AMPER). Colabora com o Cen- tro de Linguística da Universidade de Lisboa na feitura do Atlas Linguístico- -Etnográfico da Madeira e do Porto Santo (ALEM-PS).

ivoda Costado rosário é licenciado em Letras (UERJ) e em Pedagogia (UNIRIO). É mestre e doutor em Estudos de Linguagem pela UFF e em Letras Vernáculas pela UFRJ. Atualmente é professor adjunto de língua portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem da UFF. É líder do grupo de pesquisa Conectivos e Conexão de Orações (CCO) e membro do grupo de estudos Discurso &

Gramática (D & G).

João riCardo rodrigues é licenciado em Letras com habilitação em língua portuguesa, língua espanhola e suas respectivas literaturas pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2017). Atualmente, está matriculado no curso de Linguística Aplicada à Educação, nível de pós-graduação Lato Sensu, na Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Tem experiência na área de Letras, com ênfase no português e no espanhol.

José BarBosa maChado é professor auxiliar com agregação do Departa- mento de Letras, Artes e Comunicação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Portugal. É doutorado em Linguística Portuguesa pela UTAD (2002). É investigador do Centro de Estudos em Letras, tendo colabo- rado em diversos projetos de investigação. Publicou em 2015 o Dicionário dos Primeiros Livros Impressos em Língua Portuguesa, em 4 volumes.

José KLeiBsonda siLva é graduado em Letras pela Faculdade São Miguel, especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa pela Faculdade Frassinetti do Recife e professor da rede pública estadual de ensino do Estado de Pernambuco.

(3)

Jovana mauriCio aCosta possui graduação e licenciatura em Letras Português/Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi alu- na de iniciação científica e bolsista CNPQ, durante o período da graduação.

É especialista em língua portuguesa pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Cursou mestrado e atualmente é doutoranda, na Universidade Federal Fluminense (UFF). Participa dos grupos de pesquisa Discurso & Gramática (D & G) e Conectivos e Conexões de Orações (CCO).

JuLiana rangeL sCardua possui graduação em Língua Portuguesa e Li- teraturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e mestrado em Estudos Linguísticos pela mesma instituição. É inte- grante do Projeto Português Falado na Cidade de Vitória (PortVix) na UFES.

Jussara aBraçado é doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com estágio de pós-doutoramento em Linguística Cognitiva na Universidade Católica de Braga, em Portugal. Dedica-se a estudos na área de Linguística, com ênfase na interface teórica entre a Sociolinguística e a Linguística Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: tempo e modalidade, cognição, dêixis e subjetividade.

LiLian Coutinho YaCovenCo possui graduação em Letras (Português e Literaturas de Língua Portuguesa), mestrado e doutorado em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Espírito Santo e coordenadora do Projeto Português Falado na Cidade de Vitória (PortVix). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística.

marCia sipaviCius seide é professora associada, docente do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e do Colegiado de Letras da Unioeste, campus de Marechal Cândido Rondon. Membro efetivo do Grupo de Trabalho Lexicologia, Lexi- cografia e Terminologia da ANPOLL. Realizou pós-doutorado em Linguística pela UFSC (2015) e doutorou-se em Letras, Língua Portuguesa e Filologia na FFLCH-USP (2006).

maria Lidianede sousa pereira é doutoranda e mestre em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduada em Letras - Língua

(4)

Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Atua na área de Letras com ênfase em Linguística, Sociolinguística Variacionista, Estilística descritiva e Língua Portuguesa.

maria marta pereira sCherre possui graduação em Letras pela PUC- -MG, mestrado em Letras pela PUC-RJ e doutorado em Linguística pela UFRJ.

É pesquisadora 1-B do CNPq, professora voluntária da UFES, pesquisadora colaboradora plena da UnB e integrante do Programa de Estudos sobre o Uso da Língua (PEUL) e do PortVix. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística Variacionista.

mariLúCia dos santos domingos striquerv é doutora em Estudos da Linguagem. Professora adjunta da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP. Professora permanente do mestrado profissional em Letras, Profletras- -UENP. Pesquisadora do grupo de pesquisa Diale -CNPQ/UENP.

mauríCioda siLva é professor associado IV, lotado no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense. Mestre em Língua Portuguesa pela UFF e doutor em Língua Por- tuguesa pela mesma instituição; é pós-doutor em Linguística Cognitiva pela UFRJ. Marca sua presença digital no endereço www.profmauriciodasilva.pro.br.

monCLar guimarães Lopes é professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal Fluminense, vice-líder do Grupo de Estudos Discurso & Gramática e pesquisador do Grupo de Pesquisa Conectivos e Conexão de Orações. Em seu projeto de pesquisa atual, tem investigado os processos de mudança de transitividade verbal com base na perspectiva da Linguística Cognitivo-Funcional.

patríCia LuCas é graduada em Letras (Português-Espanhol) pela Univer- sidade Estadual do Oeste do Paraná e mestranda na mesma universidade. É professora de Língua Portuguesa e de Língua Espanhola.

raCheL maria Campos menezesde moraes é graduada em Letras (Por- tuguês/Inglês) pela Universidade Federal Fluminense. Pós-graduada em Letras (Cultura, Língua e Literatura Latina), mestre e doutoranda em Estudos de Linguagem pela mesma instituição. É Professora EBTT do Instituto Benjamin Constant.

(5)

rerisson CavaLCantede araúJo é mestre em Letras pela UFBA. Doutor em Letras (Semiótica e Linguística Geral) pela USP. Professor adjunto de Linguística do Departamento de Fundamentos para o Estudo das Letras da UFBA. Trabalha com sintaxe gerativa, interface sintaxe e semântica e variação linguística.

thais LeaL rodrigues é mestre e doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (2017). Possui graduação em Letras Português-Espanhol) e pós-graduação em Língua Portuguesa pela mesma ins- tituição. Atualmente, é professora de língua espanhola da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência em docência e tradução ao longo de treze anos. Foi bolsista da Faperj e Capes.

vaLterde CarvaLho dias é doutor em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (2017), mestre em Estudo de Linguagens pela Universidade do Estado da Bahia (2010), especialista em Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Federal da Bahia (2005) e graduado em Letras (Português- -Espanhol, 2006) e Letras (Português-Inglês, 2005) pelo Centro Universitário Jorge Amado. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolin- guística Quantitativa - variação linguística e no ensino de Língua Portuguesa.

vanda maria Cardozode menezes é professora associada de Língua Por- tuguesa da Universidade Federal Fluminense. Desenvolve pesquisa na área da Semântica, iniciada no mestrado (UFF), com dissertação sobre campos lexicais na perspectiva de E. Coseriu, seguida no doutorado (UFRJ), com a tese sobre orações infinitivas, sob a ótica funcionalista, e, recentemente, aprofundada em estágio de pós-doutorado (UCP-Braga), com estudo sobre construções com os verbos pedir e dizer em abordagem cognitiva.

Referências

Documentos relacionados

Tal combinação de reforma e reavivamento seria revolucionária em nossos dias – revolucionária em nossa vida individual como cristãos, revolucionária não so- mente na igreja

 Haaga JR, Alfidi RJ. Computed tomography and magnetic resonance imaging of the whole body. Diagnosis of bone and joint disorders. Philadelphia: WB Saunders; 2002. Handbook of

E A.1 Análise dos resultados Tabulação e comparação direta entre os resultados dos testes de usabilidade em relação ao tempo para completar uma atividade da lista de

Nessa direção, as cartas de Ludovico endereçadas a Balthazar, nas primeiras décadas do século XIX, narrando aspectos importantes dos primeiros anos da atuação do

Os sete manuais analisados cumprem a tarefa empírica ao discutirem a história do ensino de história entendida como uma forma de compreender os processos de ensino e de

— Outros efeitos adversos Não existe mais nenhuma informação relevante disponível. 13 Considerações sobre destinação fifififinal — Métodos de tratamento

Um Tico-Tico Em B7 Um Tico-Tico só, um Tico-Tico lá Em Está comendo todo, todo o meu fubá Am Em Olha seu Nicolau que o fubá se vai F#7 B7 Pego no meu Pica Pau e um tiro sai Em B7

O Acesso a Dados Baseado em Ontologias, do inglˆes Ontology Based Data Access (OBDA), refere-se ao acesso a uma base de dados (ou uma colec¸˜ao deles) atrav´es de uma camada