• Nenhum resultado encontrado

1) Assinale a opção correta acerca do homicídio privilegiado. a) A natureza jurídica do instituto é de circunstância atenuante especial.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1) Assinale a opção correta acerca do homicídio privilegiado. a) A natureza jurídica do instituto é de circunstância atenuante especial."

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

FESUDEPERJ – DIREITO PENAL PROFA. LÚCIA HELENA

1) Assinale a opção correta acerca do homicídio privilegiado.

a) A natureza jurídica do instituto é de circunstância atenuante especial. b) Estando o agente em uma das situações que ensejem o reconhecimento do homicídio privilegiado, o juiz é obrigado a reduzir a pena, mas a lei não determina o patamar de redução.

c) O relevante valor social não enseja o reconhecimento do homicídio privilegiado.

d) A violenta emoção, para ensejar o privilégio, deve ser dominante da conduta do agente e ocorrer após injusta provocação da vítima.

VUNESP/2015.TJ-MS.Em relação aos crimes contra a vida, é correto afirmar que

Aa genitora que mata o neonato, sob o estado puerperal e logo após o parto, responderá por homicídio duplamente qualificado pelo recurso que dificultou a defesa da vítima e por meio insidioso.

Bpara configuração do homicídio privilegiado, previsto no art. 121, § 1o , do Código Penal, basta que o agente cometa o crime sob o domínio de violenta emoção.

Cnas lesões culposas verificadas entre os mesmos agentes, é possível aplicar a compensação de culpas.

Do feminicídio, previsto no art. 121, § 2o , inciso VI, do Código

Penal, exige que o crime seja praticado contra a mulher por razões da condição de sexo feminino envolvendo violência doméstica ou familiar ou menosprezo ou discriminação à condição de mulher.

Eo agente que pratica autolesão responderá pelo crime de lesões corporais com atenuação da pena de 1/3 a 2/3, a depender da natureza da lesão.

(2)

3) Gertrudes, moça pacata, com 20 manos de idade, residente no sitio do Pica Pau, filha de pai rude e violento, às escondidas, manteve um relacionamento amoroso com Vivaldo Borba, engravidando. Envergonhada, com medo de seu pai e em respeito à sua família e conhecidos, conseguiu manter a gravidez em segredo até que, depois de muito esforço, provocou o parto dando à luz uma criança do sexo masculino. Ainda no estado puerperal, para ocultar sua desonra, levou a criança para local diverso deixando-a debaixo de uma árvore, sem prestar-lhe a assistência devida, razão pela qual veio esta a falecer. Gertrudes praticou o crime de:

a) infanticídio.

b) aborto provocado pela própria gestante.

c) homicídio privilegiado, impelido relevante valor social, moral. d) abandono de recém-nascido.

4) VUNESP.2018.Investigador/BA. Aos crimes contra a vida, assinale a alternativa correta.

ASuponha que “A” seja instigado a suicidar-se e decida pular da janela do prédio em que reside. Ao dar cabo do plano suicida, “A” não morre e apenas sofre lesão corporal de natureza leve. Pode-se afirmar que o instigador deverá responder pelo crime de tentativa de instigação ao suicídio, previsto no art. 122 do Código Penal.

BConsidera-se qualificado o homicídio praticado contra pessoa menor de 14 anos ou maior de 60 anos.

CO Código Penal permite o aborto praticado pela própria gestante

quando existir risco de morte e não houver outro meio de se salvar.

DO feminicídio é espécie de homicídio qualificado e resta configurado quando a morte da mulher se dá em razão da condição do sexo feminino. Se o crime for presenciado por descendente da vítima, incidirá ainda causa de aumento de pena.

(3)

EO aborto provocado pela gestante, figura prevista no art. 124 do

Código Penal, cuja pena é de detenção de 1 (um) a 3 (três) anos, admite coautoria.

5) DP/RJ 2014. No que toca ao delito de aborto e seus permissivos legais, é correto afirmar que

(A) não é admissível na legislação pátria, diante do direito à vida consagrado na Constituição da República.

(B) é amplamente admissível na legislação pátria, diante da supremacia da disposição da mulher sobre seu corpo.

(C) é excepcionalmente admissível na legislação pátria, no caso de aborto terapêutico ou aborto humanitário (ou piedoso).

(D) é excepcionalmente admissível na legislação pátria, no caso de aborto eugênico ou aborto humanitário (ou piedoso).

(E) é amplamente admissível na legislação pátria, em razão de questões de política de saúde pública, mesmo sem o consentimento da gestante.

6) DPRJ. Maria, esgotada do fato de estar grávida e seu ter de sobreviver num planeta que sofre com o aquecimento global, resolve dar um tiro na própria cabeça, visando à sua própria morte e também à do feto que carrega na barriga. Após desferir o tiro, é socorrida, sobrevivendo, e seu filho nasce com vida ficando, contudo, sob cuidados médicos em virtude de sua prematuridade. Naquele mesmo dia, há incêndio no berçário e seu filho acaba morrendo queimado na incubadora. Nesta situação, Maria será responsabilizada por:

a) Aborto b) Homicídio

c) Tentativa de suicídio d) Tentativa de autoaborto

7). João induziu José, portador de oligofrenia por idiotia, a cometer suicídio. Diante desse induzimento, José se atirou de um prédio e

(4)

milagrosamente sofreu apenas lesões corporais leves em razão da queda. João responderá pela prática do crime de:

A) induzimento ao suicídio na modalidade consumada; B) lesões corporais leves;

C) induzimento ao suicídio na modalidade tentada; D) homicídio tentado;

E) induzimento ao suicídio tentado, na forma qualificada.

8) Assinale, dentre os crimes mencionados, qual dele admite a tentativa: a) lesão corporal seguida de morte (art. 129, § 3º, do Código Penal). b) Omissão de socorro (art. 135, do Código Penal).

c) Falsificação de documento público (art. 297, do Código Penal). d) Rufianismo (art. 230, do Código Penal)

9) UFMT – DPEMT/2016. A respeito dos crimes contra a honra, insculpidos no Código Penal, assinale a afirmativa correta:

a) configura o crime de injúria imputar a alguém fato ofensivo a sua reputação.

b) configura o crime de difamação ofender a dignidade ou o decoro de alguém.

c) a calúnia somente admite a exceção da verdade em caso de o ofendido ser funcionário público, em exercício de suas funções.

d) configura o crime de calúnia imputar a alguém falsamente fato definido como crime.

e) A calúnia contra os mortos não é punível.

10) CESPE – Defensor – DPE – AC 2017. De acordo com a legislação vigente e o entendimento dos tribunais superiores, assinale a opção correta, com relação ao crime de injúria.

(5)

a) A ação penal no caso de injúria discriminatória é pública incondicionada, uma vez que o bem jurídico tutelado ultrapassa os limites subjetivos.

b) A injúria racial é crime instantâneo, ao passo que a consumação ocorre no momento em que terceiros tomam conhecimento do teor da ofensa. c) A exceção da verdade é admitida apenas para alguns dos elementos tutelados pela norma penal e exclui tipicidade quando a ofensa é irrogada em juízo, na discussão da causa, pela parte ou por ser procurador.

d) A injúria racial é um delito inserido no panorama constitucional do crime de racismo, sendo considerado imprescritível, inafiançável e sujeito à pena de reclusão.

e) No crime de injúria, admite-se a retratação desde que se faça antes da sentença, por escrito, de forma completa, abrangendo tudo o que o ofensor disse.

11) Paulo enviou carta a todos os alunos da classe de seu desafeto Gabriel, com os seguintes dizeres: “ Cuidado. Seu colega de classe Gabriel é ladrão!” No dia seguinte, outra carta, desta vez enviada por Lúcio, no mesmo local e para as mesmas pessoas, tem os dizeres: “Gabriel furtou R$ 50,00 que se encontravam dentro da bolsa de Maria”, sendo, porém, falsa a imputação. Paulo e Lúcio cometeram, respectivamente, os crimes de

a) comunicação falsa de crime e difamação. b) difamação e injúria.

c) calúnia e denunciação caluniosa.

d) denunciação caluniosa e comunicação falsa de crime. e) injúria e calúnia.

12) Tício, usuário de “maconha”, porém imputável e lúcido naquele momento, subtrai dinheiro que estava sobre a mesa da sala, deixado ali

(6)

por sua avó, com mais de 60 (sessenta) anos de idade, visando adquirir entorpecente para uso próprio. Assinale, dentre as alternativas mencionadas, qual delas é a correta:

a) Tício é isento de pena, por ter praticado o furto contra ascendente; b) Tício responderá pelo furto, mas a ação penal estará condicionada à

representação por parte da avó;

c) Tício responderá pelo furto, independentemente de representação por parte da avó, pois, no caso, a ação penal é pública incondicionada;

d) Tício não praticou crime, pois agiu em estado de necessidade.

13) Adamastor comparece ao apartamento de Maria e, afirmando-se instalador de Tv a cabo, apresenta seu crachá funcional falso e consegue subtrair, sem que a dona da residência perceba as jóias da vítima. Ao chegar ao andar térreo, Adamastor percebe a sirene da polícia e as joga na tubulação de esgoto, não sendo recuperadas. Nesse momento, Adamastor é preso e confessa o fato. Análise a questão, indicando a capitulação penal:

a) Adamastor responde por furto consumado qualificado pela fraude. b) Adamastor responde por furto tentado qualificado pela fraude. c) Adamastor responde por estelionato consumado.

d) Adamastor responde por estelionato tentado.

e) Adamastor responde por falsidade material consumada.

14) O crime de roubo

a) só se configura se a violência ou a grave ameaça preceder a subtração b) não é complexo.

c) tem por sujeito passivo apenas o proprietário da coisa subtraída.

d) só ser qualificado pelo concurso de duas ou mais pessoas se todas forem imputáveis.

(7)

e) não será qualificado se da violência resultar lesão corporal de natureza leve.

15) DPRJ Fabrício, com intuito de subtrair um relógio de ouro de Júlio, coloca um calmante na bebida dele e, enquanto este está dormindo, subtrai o relógio. Após esta conduta, vendo que Julio está com um semblante calmo, pratica com ele coito anal, sem que o mesmo acordasse. Nestas circunstâncias, Fabrício praticou os seguintes crimes:

a) Roubo próprio e estupro de vulnerável b) Roubo impróprio e estupro de vulnerável

c) Roubo impróprio e atentado violento ao pudor

d) Roubo impróprio e atentado violento ao pudor com violência presumida

16) É isento de pena quem comete crime de natureza patrimonial, contra cônjuge, na constância da sociedade conjugal, exceção feita:

I. se o crime é de roubo ou de estelionato, ou, em geral, quando haja emprego de grave ameaça ou violência à pessoa.

II. quanto ao estranho que participa do crime.

III. se o crime é praticado contra pessoa com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.

Analisando o exposto acima, verifica-se que: a) apenas o item I está correto;

b) apenas o item II está correto; c) apenas o item III está correto;

d) apenas os itens I e II estão corretos. e) apenas os itens II e III estão corretos.

(8)

17) (CESPE – Defensor Público – SE/2012). Em relação aos crimes de furto, assinale a opção correta com base no que dispõe o CP, bem como no entendimento doutrinário e dos tribunais superiores.

a) O emprego de violência ou grave ameaça contra terceiros, após a consumação do delito de furto, com o único e exclusivo escopo de assegurar a fuga e a posse da res furtiva, caracteriza o delito de furto impróprio, sendo-lhe aplicada a sanção penal do crime de roubo.

b)No caso de furto qualificado, a incidência do privilégio fica condicionada à natureza objetiva da qualificadora, como, por exemplo, o uso de chave falsa.

c)O princípio da insignificância não se aplica ao furto qualificado em face do desvalor do resultado.

d) A causa especial de aumento de pena decorrente de furto praticado durante o repouso noturno é aplicável somente às hipóteses de furto simples

e) a reincidência não impede o reconhecimento do denominado furto privilegiado, por ser essa circunstância de natureza objetiva.

18) quanto ao dolo no crime de apropriação indébita, é correto afirmar que:

a) deve preexistir à posse ou detenção da coisa. b) deve ser posterior à posse ou detenção da coisa.

c) pode ser anterior ou posterior à posse ou detenção da coisa. d) o crime não apresenta modalidade dolosa.

19) Vunesp – Defensor Público – MS 2012) Assinale a alternativa correta com relação aos crimes contra o patrimônio:

a) A receptação é punível, ainda que desconhecido ou isento de pena o autor do crime de que proveio a coisa.

(9)

b) O roubo impróprio poderá ser cometido mediante violência, grave ameaça ou qualquer outro meio que reduza a vítima à impossibilidade de resistência.

c) O latrocínio (consumado ou tentado) assim como o roubo qualificado pelas lesões graves são crimes hediondos

d) É punível a subtração de coisa comum fungível, cujo valor não excede a quota a que tem direito o agente.

20) DP/RJ Agostina, 21 anos, pobre, é vítima do crime de estupro cometido por Berilo Rondeli. Da conduta resultou lesão corporal de natureza grave. Considerando a tese que mais atende aos interesses do réu, a natureza da ação penal, diante do direito vigente, é uma ação de iniciativa:

a) Privada

b) Pública incondicionada

c) Privada subsidiária da pública

d) Pública condicionada a representada

21) CESPE – Defensor Público – ES/2012. Com relação aos crimes contra a pessoa, contra o patrimônio e contra a dignidade sexual, julgue os itens que se seguem.

Considere que Silas, maior, capaz, motorista de caminhão tenha praticado conjunção carnal com Lúcia, de dezessete anos de idade, após tê-la conhecido em uma boate às margens da rodovia, conhecido ponto de prostituição. Nessa situação hipotética, o erro em relação à menoridade da vítima elide o dolo e afasta a tipicidade, e, caso Silas tenha atuado na dúvida, resta caracterizado o delito de exploração sexual de vulnerável.

22) Fundep – Defensor Público – MG 2014. O art. 288 do Código Penal, com a redação dada pela Lei 12.850/2013, define o crime de associação

(10)

criminosa como associarem 3 (três) ou mais pessoas, para o fim específico de cometer crimes.

A consumação de tal delito ocorrerá:

a) Quando o grupo iniciar suas atividades criminosas b) Quando o grupo praticar ao menos dois delitos

c) Quando, independentemente da prática de qualquer crime é demonstrada apenas a pretensão de sua habitualidade

d) Quando o grupo, realizando os atos preparatórios de um único fato criminoso, denota animus socii.

23) Analise os itens a seguir, levando em conta as disposições do Código Penal, e assinale a alternativa correta:

I - Ao funcionário público somente pode ser imputado o crime de peculato se estiver sob a sua posse em razão do cargo o dinheiro, o valor ou o bem apropriado, subtraído ou desviado.

II - Configura peculato culposo se o funcionário público desvia, culposamente, em proveito alheio, dinheiro de que tem a posse em razão do cargo.

III - Na hipótese de peculato culposo, a reparação do dano somente extingue a punibilidade se realizada antes do oferecimento da denúncia.

A ) Todos os itens estão corretos. B ) Todos os itens estão incorretos. C ) Apenas o item I está correto. D ) Apenas o item II está correto. E )Apenas o item III está correto.

24). Para a ocorrência do crime de prevaricação, é necessário que o agente

a) aja para satisfazer interesse ou sentimento pessoal. b) deixe de praticar ato de ofício.

(11)

d) obtenha vantagem moral ou econômica.

25) (Vunesp – Defensor Público – MS 2008). É crime hediondo nos termos do art. 1º, da Lei 8.072/90:

a) tráfico ilícito de entorpecentes b) epidemia com resultado morte c) terrorismo

d) tortura

26) (Instituto Cidades – Defensor Público GO/2010). A Lei 8.072/90 (art. 1º) considera hediondos os seguintes crimes, exceto:

a) homicídio simples, quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio

b) homicídio qualificado c) latrocínio

d) falsificação, corrupção, adulteração ou alteração do produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais

e) tráfico ilícito de entorpecentes

27) FMP-Defensor Público – PA/2015. Em relação aos crimes previstos na Lei Antitóxicos assinale a alternativa INCORRETA.

a) Na aplicação da pena deverão ser consideradas, com preponderância sobre as circunstâncias previstas no art. 59 do Código Penal, a natureza e a quantidade da substância ou do produto, a personalidade e a conduta social do agente

b) Conforme entendimento firmado pelo Supremo Tribunal Federal é inconstitucional a vedação da liberdade provisória ao autor de delito de tráfico de drogas

c) Não caracteriza o crime de associação para o tráfico o fato de duas ou mais pessoas se associarem para o fim de praticar o crime de financiamento ou custeio do tráfico

(12)

d) Constituem requisitos suficientes para a caracterização da forma privilegiada do delito de tráfico de drogas, ser o agente primário e não integrar a organização criminosa.

e) o indiciado ou acusado que colabora voluntariamente com a investigação policial e o processo criminal na identificação dos demais coautores ou partícipes do crime e na recuperação total ou parcial do produto do crime, no caso de condenação terá pena reduzida de um terço a dois terços.

28) (Vunesp – Defensor Público – MS 2008). Com relação aos crimes definidos na Lei 10.826/03, não admite a figura do artigo 14, II, do Código Penal, o de :

a) omissão de cautela (art. 13, caput);

b) comércio ilegal de arma de fogo (art. 17, caput) c) tráfico internacional de arma de fogo (art. 18)

d) produzir munição sem autorização legal (art. 16, parágrafo único VI)

29) (cespe – DP/PE 2018). Com relação aos instrumentos previstos na Lei Maria da Penha, assinale a opção correta.

a) A legislação especial, ao se referir à violência moral, não inclui condutas que configurem a calúnia, difamação ou injúria.

b) A violência patrimonial contra a mulher se restringe à destruição total de seus documentos pessoais e dos bens e recurso econômicos destinados a satisfazer as suas necessidades

c) Alguém da convivência da mulher que lhe cause dano moral ou patrimonial não comete crime, porque essas atitudes, à luz da lei, não são consideradas violência doméstica ou familiar.

d) A violência doméstica e familiar contra a mulher constitui uma forma de violação de direitos humanos

e) Para fins legais, a comprovação da relação íntima de afeto entre o agressor e a ofendida depende de coabitação

(13)

30) (FCC.DPE/PB 2014). Segundo a lei brasileira, tratando-se de condução de veículo automotor,

a) no homicídio culposo, incide causa de aumento quando o crime é praticado em faixa de pedestre, na calçada ou área de estacionamento de veículos.

b) não se aplicam as disposições da Lei 9.099/95 ao crime de lesão corporal culposa.

c) constata-se o crime de conduta sob embriaguez com a concentração de álcool por litro de sangue igual ou superior a 4 decigramas.

d) afastar-se do local do acidente para fugir à responsabilidade civil ou penal é uma faculdade do agente, desde que não haja vítimas fisicamente lesionadas

e) poderá haver crime de omissão de socorro ainda que a vítima tenha sofrido morte instantânea.

Referências

Documentos relacionados

começar pela primeira cena do segundo ato quando a Condessa, do mesmo modo desprezada pelo marido, toma conhecimento, por intermédio de sua camareira Suzanne, da paixão do

MATRÍCULA nº 4.540 do 1º CRI de Piracicaba/SP: 01 (UMA) GLEBA DE TERRAS, situada no imóvel denominado “Algodoal”, contendo a área de 53.982,00m², desta cidade, que assim

Com base no trabalho desenvolvido, o Laboratório Antidoping do Jockey Club Brasileiro (LAD/JCB) passou a ter acesso a um método validado para detecção da substância cafeína, à

Equação da reta que passa por um ponto e tem a, como declividade (coeficiente angular). Ao estudarmos Geometria, verificamos que uma reta é determinada por dois pontos,

We explored clustering techniques applied to the petrofacies identification, identifying promising algorithms, developed a GA-based feature selection algorithm using

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários