• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS Centro de Educação e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Filosofia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS Centro de Educação e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Filosofia"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS Centro de Educação e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Filosofia

Oferta de disciplinas – 2º Semestre de 2007

DISCIPLINA/DOCENTE HORÁRIO CRÉDITOS* LOCAL

FIL 005 – Tópicos em Filosofia 1

Prof. Dr. Bento Prado de Almeida Ferraz Neto 14:00 às 18:00 Terças-feiras 10

Sala de Reuniões do

DFMC FIL 001– História da Filosofia Moderna 1

Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni

Quartas-feiras

08:00 às 12:00 10

Sala de Reuniões do

DFMC FIL 007 – Tópicos em Filosofia 2

Profa. Dra. Thelma S. da M. Lessa da Fonseca

Quartas-feiras Quinzenalmente

14:00 às 18:00

05 DFMC

FIL 009 – História da Filosofia Moderna 2 Prof. Dr. Luiz Roberto Monzani

Quartas-feiras 14:00 às 16:00 10 Sala de Reuniões do DFMC FIL 100 – Lógica 1

Prof. Dr. Mark Julian Richter Cass

Quintas-feiras

08:00 às 12:00 10

Sala de Reuniões do

DFMC FIL 008 – Seminários de Pesquisa em História da Filosofia

Prof. Dr. Paulo Roberto Licht dos Santos

Quintas-feiras Quinzenalmente

14:00 às 18:00

05 Reuniões do Sala de DFMC FIL 108 – Filosofia da Psicologia 2

Prof. Dr. Richard Theisen Simanke

Sextas-feiras

08:00 às 12:00 10

Sala de Reuniões do

DFMC FIL 010 – História da Filosofia Contemporânea 2

Profa. Dra. Silene Torres Marques

Sextas-feiras

14:00 às 18:00 10 DFMC

(2)

FIL-009 – HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA 2

Prof. Dr. Luiz Roberto Monzani

Encontros quinzenais, às quartas-feiras. Data de início: 05 de setembro de 2007 Horário: das 14:00 às 18:00

EMENTA

O curso tem como objetivo introduzir o aluno no universo das questões filosoficas da modernidade. Tomando como ponto de partida a leitura e a análise das Meditações de Descartes, deve ser dada ênfase aos coneitos clássicos que animam o debate filosófico posterior, tais como: subjetividade, representação, objetividade, conhecimento e verdade. Especial atenção também será concedida aos problemas metafísicos intrínsecos à prova cartesiana da existência de Deus.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

DESCARTES, R. Discurso do Método e outros textos. Trad. De J. Guinsburg e Bento Prado Jr. São Paulo: Abril Cultural, 1979 (Os Pensadores). _______________ Tratado del hombre. Madrid: Nacional, 1980.

_______________ Regras para a direção do espírito. Trad. de Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 1999. _______________ El mundo. Tratado de la luz. Madrid: Anthropos, 1989.

_______________ Regras para a direção do espírito. Trad. de João Gama. Lisboa: Edições 70. _______________ Oeuvres Philosophiques. 3 Tomos. Paris: Garnier.

_______________ Correspondance (par Adam et Milhaud). Paris: Alcan, 1936 e seguintes.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

COTTINGHAM, J. Dicionário Descartes. Rio de Janeiro: Zahar, 1993.

GILSON, E. Discours de la méthode. Texte et commentaire. Paris: Vrin, 1967.

__________ Études sur le rôle de la pensée médievale dans la formation du système cartésien. Paris: Vrin, 1967. GUÉROULT, M. Descartes selon l’ordre des raisons. 2 volumes. Paris: Albier Montaigne, 1968.

(3)

FIL-010 – HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA 2 Profa. Dra. Silene Torres Marques

EMENTA:

Tendo como pano de fundo o tema da liberdade, o curso pretende apresentar e discutir as principais teses do livro Matéria e Memória de Henri Bergson.

BIBLIOGRAFIA BÀSICA:

I. OBRAS DE BERGSON

BERGSON, H. Œuvres. Édition du Centenaire, Textes annotés par André Robinet, Introduction de Henri Gouhier. Paris: PUF,1970. II. COMENTADORES

BARBARAS, R. Le Tournant de l’expérience: Merleau-Ponty et Bergson. Philosophie, Paris: Les éditions de minuit, n° 54,1997. DELBOS, V. Matière et mémoire par Henri Bergson, étude critique. Revue de métaphysique et de morale, Paris, 1897.

DELEUZE, G. Le Bergsonisme. Paris: PUF, coll. Quadrige,1997.

DELHOMME, J. Vie et Conscience de la vie- Essai sur Bergson. Paris: PUF,1954. HYPPOLITE, J. Figures de la pensée philosophique. Paris: PUF, 1991. T. I. Cap. VII. JANKÉLÉVITCH, V. Henri Bergson. Paris: PUF, coll. Quadrige,1989.

NAULIN, P. Le problème de la conscience et la notion d’ « image ». In: Bergson, Naissance d’une philosophie, Actes du colloque de Clermont-Ferrand, 17 et 18 de novembre 1989, Paris: PUF, 1990.

PRADO JR, B. Presença e Campo Transcendental - Consciência e Negatividade na Filosofia de Bergson. São Paulo: Edusp, 1989. SILVA, F.L. Intuição e Discurso Filosófico. São Paulo: Edições Loyola,1994.

WORMS, F. Introduction à Bergson: l’ame et le corps. Paris: Hatier, coll. Textes Philosophiques, 1992.

WORMS, F. La théorie bergsonienne des plans de conscience: genèse, structure et signification de Matière et mémoire. In: GALLOIS, P.; FORZY, G. (Dir.). Bergson et les neurosciences. Le Plessis Robinson: Institut Synthélabo pour le progrès de la connaissance, 1997.

WORMS, F. Introduction à Matière et mémoire de Bergson. Paris: PUF, 1997.

FIL-108 – FILOSOFIA DA PSICOLOGIA 2

(4)

Professores:

Fernando de Almeida Silveira Richard Theisen Simanke

Filosofia da Psicologia II

A PSICOLOGIA NA FASE ARQUEOLÓGICA DE FOUCAULT

A arqueogenealogia de Michel Foucault estuda o corpo, a alma moderna e a psiqué enquanto “conceitos-chaves” na produção de discursos historicamente situados, como também enquanto elementos de incidência das forças dos poderes e dos saberes, que se articulam estrategicamente, na história da sociedade ocidental. Neste sentido, através da enunciação e da materialidade do corpo, “interpenetrado de história", são produzidos discursos, com seus efeitos produtores de verdades, que tanto podem reafirmar como recriar o sentido do corpo presente, sua sensibilidade e seu psiquismo, tanto individual como social, nele emergente. Esse é o espaço de formação da alma moderna, caracterizada como “o correlativo atual de uma certa tecnologia do poder sobre o corpo” e instrumento estratégico de atuação de sistemas discursivos, poderes e saberes sobre os corpos, no processo de constituição do psiquismo dos sujeitos. Por sua vez, tais investigações de Foucault sobre os corpos e as almas do sujeito moderno influenciam a compreensão da gênese, tanto dos saberes psicológicos como da própria noção de psiqué. Na medida em que Foucault desnaturaliza as emanações do corpo, noções fundamentais da ciência psicológica – dentre elas, consciência, inconsciente, self, existência, eu interior, personalidade, essência, ser, percepção e a própria noção de psiqué - passam a ser invenções histórico-discursivas, as quais só têm sentido se inseridas em determinados arranjos epistêmicos de produção de razões, no caso, o surgimento do pensamento moderno, fundante das ciências humanas em geral. Devido à importância da Psicologia em Foucault, este curso apresenta a ordem do discurso foucaultiano sobre os saberes psicológicos e seus “conceitos-chaves” – corpo, alma moderna e psiqué na sua fase arqueológica (FAPESP).

PROG RAMA

1. DISCIPLI NA: Foucault e a Psicologia:

A PSICOLOGIA NA FASE ARQUEOLÓGICA DE FOUCAULT

2. OBJETIVOS: Gerais:

a) Levar os alunos a anali sa rem os processos de constitui ção hi stóri ca da Psicologia e de s eus enunciados fundament ais - corpo, alm a e psiqué - sob a abordagem histórico -filosófi ca de Michel Foucault , focalizando s eu estudo sobre os s aberes psicológicos em sua fase arqueológica, apli cável nos cont extos tanto da Psi col ogi a, da Fi los ofi a e da Hi stóri a;

b) Apresentar a arqueol ogi a dos discurs os dos saberes psi col ógi cos – psicologia, psi qui atri a, psi copatologia, psi canál is e – em s eu proces so de produção de suj eit os e de obj et os de verdades, dent re el es, a loucura, a normalidade, a doença ment al, a noção de i nterioridade, a noção de incons cient e, na produção do s uj eito psicológico.

(5)

a) Capacit ar o aluno a faz er um a lei tura m ais críti ca e rigoros a s obre o processo de constit ui ção hi st óri co -di scurs iva da Psicologi a, impres ci ndível para o aprendi zado da Filosofia da Psicologi a.

b) Sensi biliz ar os alunos para o processo de subjetivação, inerente aos dis curs os dos saberes psicológicos, em suas vári as configurações , s ej a no cont ext o da P sico l ogi a, da Psiquiatri a, da P sicanáli se, da Ps icopat ologia.

c) Desenvol ver um a análi se hi stóri ca s obre a evolução dos discursos psicológicos, at ravés de um panoram a de suas modi ficações desde o Renascim ent o, passando pelo Cl assi cis mo e culminando com o surgi men to do s ujeit o psi col ógi co moderno.

3. CONTE ÚDOS PROGRAMÁTICOS

UNI DADE I – In trodução: Vida e Ob ra de Fou caul t, Ap resen tação das T rês Fas es da Ob ra de Foucault e Características Gerais da Arqueologia d e Fou caul t

Est a unidade int rodutóri a apresent ará, a l ém da biografi a de Foucault , um panorama das três fases de s ua obra – arqueológi ca (estudo do prim ado dos dis cursos sobre as práti ca soci ais ), genealógi ca (estudo das relações entre poder, s aber e corpo) e es t éti ca da exist ênci a do i ndí viduo (consti tui ção pelo suj eit o de um a vi da bela e justa). B em como a apres ent ação das caract erísti cas gerais da fas e arqueológi ca de Foucault, t endo como cont raponto suas sem elhanças e diferenças com a fas e genealógica. C omo ilus traçã o de um panoram a geral da obra de Fouca ult , apresentação do DVD “Foucault por El e M esm o”.

a) Conteúdos:

- Vida e Obra de F oucault .

- As Três F ases da Obra de Foucault: Arqueológica, Genealógica e Est éti ca da Existênci a. - A Noção de Subj et ivação nas Três F as es da Obra de Foucaul t.

- Arqueol ogi a e Genealogi a: Di ferenças e Int er -R el ações.

- A Import ânci a das Questões Di scursivas na Obra de Foucaul t. b) Bibliografia:

Rabinow, P. & Dreyfus, H. (1995). Michel Foucault: Uma Trajetória Filosófica. Rio de Janeiro: Forense Universitária.

Silveira, F. A. e Furlan, R. (2001). Michel Foucault e a Constituição do Corpo e da Alma do Sujeito Moderno, Dissertação Mestrado - Pós-Graduação em Psicologia do Depto. de Psicologia e Educação da FFCLRP – USP.

Silveira, F.A e Furlan, R. (2003) – Corpo e Alma em Foucault – Postulados para uma Metodologia da Psicologia – in Revista Psicologia USP. São Paulo: Edusp, Volume 14, no. 3.

Silveira, F. A. e Furlan, R. (2005). Corpos Sonhados-Vividos: A Questão do Corpo em Foucault e Merleau-Ponty. Tese Doutorado - Pós-Graduação em Psicologia do Depto. de Psicologia e Educação da FFCLRP – USP.

(6)

Est a unidade apresentará a abordagem histórico -dis cursiva de Foucault s obre a P sicologi a. P ara t ant o, serão anal isados os press upos tos dis curs ivos foucaulti anos, present es em sua arqueologia, em duas obras correl at as: pri mei ram ente, uma reflexão sobre o estatuto epistêmico dos discursos psicológicos, a partir do estudo da Psicologia em “Arqueologia do Saber”. E um estu do sobre a arqueolog ia das ciênci as humanas, no li vro “As Palavras e as Cois as ”, dest acando a configuração da P sicologia no s eu process o hist óri co de consti tui ção de verdades. Como i nt rodução, s erá dis cuti da a correl ação entre di s curso e a vont ade de sa ber, present e na aula i naugural de Foucaul t no Coll ège de F rance, “A Ordem do Di scurs o.

a) Conteúdos:

- Vont ade de s aber e vontade de verdade: a incit ação hist órica à produção do conhecim ento e seus efeitos na consti tui ção da Psicologi a.

- A form aliz ação dos dis cursos psi col ógi cos: di ferenças entre saber e conheciment o; limi ares de posit i vidade, epist em ologi zação, ci enti fi cidade e form alização da Ps icologia

- A il usão form aliz adora da Psi col ogi a: condi ções de possi bili dade e limit ações da enunciação dos s aberes psis . - O R enas ci m ento: o corpo em s em elhança e analogia com Deus .

- A Época Cl ássi ca: o surgim ento da represent ação do corpo.

- A Modernidade: a constitui ção do corpo e da alma do suj eit o moderno enquanto possibi lidade de enunci ação da Psi cologi a - A noção his tórica de “hum anid ade”.

- O homem como suj ei to e objet o de conhecim ento. - O corpo e a psi qué como obj etos de conhecimento.

- A analíti ca da finitude do hom em e suas regras de t rans form ação.

- O des envolvimento das ci ênci as hum anas e da noção de psi qué moderna.

- O cam po enunci ativo das ci ências hum anas e suas três regi ões: psi col ógi ca, s ociológica, lit eratura e mi t os. - A região psi cológi ca: limit es, possibi lidades e probl em atiz ações.

b) Bibliografia:

Foucault, M. (1966). As P al avras e as Coi sas: Um a Arqueol ogi a das Ci ências Hum anas . S ão P aul o: Mart ins Font es. Foucault, M. (1969). A Arqueologi a do S aber . Ri o de J anei ro: Forense Universit ári a.

- Foucault , M. L’Ordre du discours. Leçon inaugurale, Collège de France, 1970. Paris, Gallimard, 1971. (Trad. bras.: A Ordem do discurso. Ed. Loyola, S.

Paulo, 1996).

UNI DADE III – A Psi cologia e sua Rel ação com os Demai s Saberes (Es tudos d o Jovem Fou caul t – anos 50 e iní cio d os anos 60)

Est a unidade apresentará a abordagem de Foucault sobre a P si col ogi a em s eus pri mei ros es tudos, nos quais des envo l ve um a anális e dos j ogos enunciati vos entre as diversas dis cipl inas da Psi cologi a, sua correl ação com a Fil osofia e com a gênese da loucura. Também serão apres ent ados aspectos da Psi col ogi a em O Nasci ment o da Clínica, obra de import ânci a complem ent ar para a temática em questão. Como ilustração, apresentação do DVD “Filosofia e Psicologia”.

(7)

- A Psi col ogi a de 1850 a 1950: surgiment o e desenvolvim ento das dis ci plinas da Ps icol ogi a M oderna e s eus jogos de enunci ação. - Psi canális e, Loucura e Lin guagem: a l oucura como aus ênci a de obra, constituída a parti r dos dis cursos da Psi canális e.

- Fil osofi a e Psi col ogi a: desl ocam entos hist óri cos ent re os discursos fil osófi cos e psi col ógi cos . Os saberes psis com o form as cult urais e não enquanto ci ênci as.

- O ol har do m édico na constit ui ção de uma dizibili dade da P sicologi a, da Psi copatologi a, da Psi qui at ri a e da Psi canál is e. b) Bibli ografia:

- La psychologie de 1850 à 1950 (1957-A). Defert,D.& Ewald,F.(org) (1994). Dits et Écrits - I. Paris: Gallimard. - La recherche scientifique et la psychologie (1957-B). Defert, D. & Ewald, F. (org) (1994).Paris: Gallimard. - Philosophie e psychologie (1965). In: - Defert, D. & Ewald, F. (org) (1994). Dits et Écrits - I. Paris: Gallimard. - La folie, l’absence de l’ouvre (1964). In: - Defert, D. & Ewald, F. (org) (1994). Dits et Écrits - I. Paris: Gallimard.

- Naissance de la clinique. Une archéologie du regard médical. Paris, P.U.F., 2 éd., 1972 (Trad. brasileira: O Nascimento da clínica. 2 ed., Rio de Janeiro, Forense-Universitária, 1980).

UNI DADE IV – Arqueologia da L oucu ra, Doença Men tal e Psi cologia

Est a unidade apres entará a em ergência hi stóri co -dis cursiva da loucura e da doença ment al, em sua rel ação de press uposi ção recí proca no proces s o de constituição da Psi cologi a.

a) Con teúdos :

- O R enas cim ento: A Experi ênci a Trági ca da Loucura. - A Era Cl ássi ca: A Loucura R eduzida ao Silênci o

- Corpos -Alm as Des atinados: A Loucura e a Não -P sicologia da Era Cl ás sica. - Terapêuti cas M édicas e a Gênes e da P si col ogi a no Fim do Cl assi cis mo

- Civilização e S ensi bilidade: Transform ações C ulturais da Percepção Soci al e Ps icológi ca da Loucura. - A Era Moderna: Os saberes psi na invenção da doença m ent al.

- As Dim ens ões Psi cológi cas da doença ment al.

b) Bibli ografia:

Foucault, M. ( 1954). Mal adie m ent al et P s ychologi e , 3ªed., P aris: P UF.

Foucault, M. (1961). A Hist óri a da Loucura na Idade Cl ás sica . São Paulo: Pers pecti va.

4. MÉTODOS UTIL IZADOS

O programa s erá desenvolvido at ravés de aul as t eóri cas, discussões de t ext os e livros de Foucaul t e coment ari st as. E apresent ação de um filme s obre a obra de Foucault e de um fil me/ ent revist a de M ichel F oucault sobre a correl ação ent re Fil oso fi a e Psi cologi a.

(8)

PLANEJAME NTO AUL AS

UNI DADE I – In trodução: Vida e Obra de Fou caul t, Ap res entação d as T rês Fases da Ob ra de Fou caul t e Caracterís ti cas Gerais da Arqueologia d e Fou caul t

1ª. e 2ª. Aula Conteúdos:

- Vida e Obra de F oucault .

- As Três F ases da Obra de Foucault: Arqu eológica, Genealógica e Est éti ca da Existênci a. - A Noção de Subj et ivação nas Três F as es da Obra de Foucaul t.

- Arqueol ogi a e Genealogi a: Di ferenças e Int er -R el ações.

- A Import ânci a das Questões Di scursivas na Obra de Foucaul t. Exibi ção do DVD – Foucault por el e mes mo

Bibliografia Pri nci pal

1 - L’Ordre du dis cours . Leçon i naugural e, Collège de France, 1970. P aris, Gallim ard, 1971. (Trad. bras.: A Ordem do discurs o . Ed. Lo yol a, S . P aulo, 1996).

Bibliografia Complement ar

2 - Rabinow, P. e Dre yfus , H. (1 995). Dre yfus, Hubert L. (1995). Mi chel F oucault, um a t raj etória fil osófi ca: (para al ém do est rut uralismo e da herm enêuti ca). 1ª ed., Rio de J anei ro: Forense Universit ári a – Introdução – X III a XXIV.

3 - Silveira, F. A. (2007). Corpos enredados – germinados: a questão do corpo em Foucault e Merleau-Ponty – no prelo da Revista Eletrônica Memorandum. 4 - Silveira, F. A. & Simanke, R. (2007). “Michel Foucault e a Constituição Histórica da Psicologia e do Sujeito Psicológico” – Projeto de Pós-Doutorado – Departamento de Filosofia – UFSCAR.

UNI DADE II – A Arqueologia d o Sab er Psi col ógi co

3ª. Aula Conteúdos:

- Vont ade de s aber e vontade de verdade: a incit ação hist órica à produção do conhecim ento e seus efeitos na consti tui ção da Psicologi a.

- A form aliz ação dos dis cursos psi col ógi cos: di ferenças entre saber e conheciment o; limi ares de posit i vidade, epist em ologi zação, ci enti fi cidade e form alização da Ps icologia

- A il usão form aliz adora da Psi col ogi a: condi ções de possi bili dade e limit ações da enunciação dos s aberes psis .

(9)

1 - Foucault, M. (2005). Sobre a Arqueologia das Ciências. Resposta ao Círculo de Epistemologia. in Ditos e Escritos II - Arqueologia das Ciências e História dos Sistemas de Pensamento, pp. 82 a 118. 2ª ed., Rio de Janeiro: Forense Universitária.

Bibliografia Complement ar

2 - Foucault, M. (1969). Ciência e Saber, in A Arqueologia do Saber, pp. 201 a 222. Rio de Janeiro: Forense Universitária.

3 - Rabinow, P. e Dreyfus, H. (1995). Dreyfus, Hubert L. (1995). Michel Foucault, uma trajetória filosófica: (para além do estruturalismo e da hermenêutica). 1ª ed., Rio de Janeiro: Forense Universitária – Em Direção a Uma Teoria da Prática Discursiva; O Fracasso Metodológica da Arqueologia – pp. 49 a 113.

4ª. e 5ª. Aul a Conteú dos:

- O R enas cim ento: o corpo em s em elhança e analogia com Deus . - A Época Cl ássi ca: o surgim ento da represent ação do corpo.

- A Modernidade: a constitui ção do corpo e da alma do suj eit o moderno enquanto possibi lidade de enunci ação da Psi cologi a - A noção his tóri ca de “hum anidade”.

- O homem como suj ei to e objet o de conhecim ento. - O corpo e a psi qué como obj etos de conhecimento.

- A analíti ca da finitude do hom em e suas regras de t rans form ação.

- O des envolvimento das ci ênci as hum anas e da noção de psi qué moderna.

- O cam po enunci ativo das ci ências hum anas e suas três regi ões: psi col ógi ca, s ociológica, lit eratura e mi t os. - A região psi cológi ca: limit es, possibi lidades e probl em atiz ações.

Bibliografia Pri nci pal

1 - Foucault, M. (1966). O Homem e Seus Duplos; As Ciências Humanas, in As Palavras e as Coisas. São Paulo: Martins Fontes - pp. 319 a 404. Bibliografia Complement ar

2 - Rabinow, P. e Dre yfus , H. (1995). Dre yfus, Hubert L. (1995). Mi chel F oucault, um a t raj etória fil osófi ca: (para al ém do est rut uralismo e da herm enêut i ca). 1ª ed., Rio de J anei ro: Forens e Universit ári a – A Arqueologi a das Ciências Humanas – pp. 18 a 49.

UNI DADE III – A Psicologi a e su a Rel ação com os Demai s Sab eres

(Estudos d o Jovem Foucault – anos 50 e iní cio dos anos 60)

6ª. Aula Conteúdos:

(10)

Bibliografia Pri nci pal

1 - Defert ,D.& Ewal d,F.(org) (1994). L a psychologie de 1850 à 1950 . Dits et Écri ts - I. P ari s: Gallim ard Foucault. (Trad. bras.: A Psi cologia de 1850 a 1950, i n Psicologia, Psiquiatria e Psicanálise, 2ª ed., Rio de Janeiro: Forense Universitária).

2 - Rabinow, P. e Dre yfus , H. (1995). Dre yfus, Hubert L. (1995). Mi chel F oucault, um a t raj etória fil osófi ca: (para al ém do est rut uralismo e da herm enêuti ca). 1ª ed., Rio de J anei ro: Forense Universit ári a – A Arqueologia da Medicina – pp. 13 a 18.

7ª. Aula Conteúdos:

- Psi canális e, Loucura e Linguagem: a l oucura como aus ênci a de obra, constituída a parti r dos dis cursos da Psi canális e. Bibliografia Pri nci pal

1 - F oucault, M. (2002). A loucura: a ausência de obra in Ps icol ogi a, P siquiat ri a e Ps icanáli se, 2ª ed., Rio de J aneiro: Forens e Universit ária.

8ª. Aula Conteúdos:

- Fil osofi a e Psi col ogi a: desl ocam entos hist óri cos ent re os discursos fil osófi cos e psi col ógi cos . Os saberes psis com o form as cult urais e não enquanto ci ênci as.

Exibi ção do DVD – Filos ofia e Psi cologi a (entrevist a com A. Badiou). Doss iers pédagogiques de la radio -tél évisi on s colai re, 27 de feverei ro de 1965.

Bibliografia Pri nci pal

Philosophi e e ps ychologi e (1965). In: - Defert , D. & Ewal d, F. (org) (1994). Di ts et Écrits - I. Pari s: Gal l im ard. (Trad. bras.: Filos ofia e Psi cologi a, in Psi col ogi a, P si qui atri a e Psi canál is e, 2ª ed., Rio de J aneiro: Forens e Univers itária).

UNI DADE IV – Arqueologia da L oucu ra, Doença Men tal e Ps icol ogia

9ª. e 10a. Aula Conteúdos:

- O R enas cim ento: A Experi ênci a Trági ca da Loucura. Bibliografia Pri nci pal

1 - Mal adi e M ent al e et ps ychol ogi e. P ari s, P.U.F., 1962 (vers ão modifi cada de um a publi cação de 1954). (Trad. brasilei ra: Doença m ent al e psi col ogi a. R io de Janei ro, 2 ed., Tempo Brasilei ro, 1984), Loucura e Cul tur a - pp. 71 a 98.

(11)

Bibliografia Complement ar

1 - Rabinow, P. e Dreyfus, H. (1995). Dreyfus, Hubert L. (1995). Michel Foucault, uma trajetória filosófica: (para além do estruturalismo e da hermenêutica). 1ª ed., Rio de Janeiro: Forense Universitária – Discursos e Práticas nos Primeiros Escritos – pp. 3 a 17.

11ª. Aul a e 12. aula Conteúdos:

A Era Cl áss ica: A Loucura R eduzida ao Si lê ncio Bibliografia Pri nci pal

1 - Foucault , M . (1961). A Históri a da Loucura na Idade Cl ás sica . S ão P aulo: Pers pectiva, A Gr ande Internação – pp. 45 a 78. 2 - Foucault , M . (1961). A Históri a da Loucura na Idade Cl ás sica . S ão P aulo: Pers pectiva, O Mundo Corre cional – pp. 79 a 111. 3 - 2 - Foucaul t, M. (1961). A Históri a da Loucura na Idade Cláss ica . S ão Paulo: Perspect iva, Experi ênci as da Loucura – pp. 111 a 135.

13ª, 14ª. e 15ª. Aulas Conteúdos:

- Corpos -Alm as Des atinados: A Loucura e a Não -P sicologia da Er a Cl ás sica. - Terapêuti cas M édicas e a Gênes e da P si col ogi a no Fim do Cl assi cis mo

Bibliografia Pri nci pal

1 - F oucault, M. (1961). A His tória da Loucura na Idade Cl ás sica . S ão P aulo: P ers pectiva, O L ouco no Jar dim das Es péci es – pp. 177 a 208.

2 - Foucault , M. (1961). A Históri a da Loucura na Idade Cl ás sica . S ão P aul o: Pers pectiva, A Trans cendência do Delí rio – pp. 209 a 250.

3 - Foucault , M . (1961). A Históri a da Loucura na Idade Cl ás sica . S ão P aulo: Pers pectiva, Fi gur as da Loucura – pp. 251 a 296. 4 - Foucault , M . (1961). A Históri a da Loucura na Idade Cl ás sica . S ão P aulo: Pers pectiva, Médicos e Doentes – pp. 297 a 340. 16ª. Aul a

Conteúdos:

- Civilização e S ensi bilidade: Transform ações C ulturais da Percepção Soci al e Ps icológi ca da Loucura. Bibliografia Pri nci pal

1 - Foucault , M . (1961). A Históri a da Loucura na Idade Cl ás sica . S ão P aulo: Pers pectiva, O Gr ande Medo – pp. 351 a 377.

2 – Apresent ação de t rabalhos dos al unos sobre a perspectiva da l oucura em Eras mo, Montai gne, Des cart es , C ervant es, Shakespeare, dentre outros autores cit ados em Hi stór ia da L oucur a.

17ª. e 18ª. Aula Conteúdos:

(12)

Bibliografia Pri nci pal

1 - Foucault , M . (1961). A Históri a da Loucura na Idade Cl ás sica . S ão P aulo: Pers pec tiva, A Nova Di vi são – pp. 379 a 416.

2 - F oucault, M. (1961). A Hi stóri a da Loucura na Idade Cl ás sica . S ão Paulo: P ers pectiva, Do Bom Us o da Li berdade – pp. 417 a 458.

19ª. e 20ª. Aula Conteúdos:

- As Dim ens ões Psi cológi cas da doença ment al.

Referências

Documentos relacionados

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura (PPGLit) do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) da Universidade Federal de São

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política.. ➢ Atividade

Devido seu baixo número de indivíduos por hectare atualmente, o volume encontrado para esta espécie foi bem inferior às demais, mas há alguns anos

Das muitas referências que São Paulo faz aos vários mistérios conectados com a vida e trabalho de Cristo Jesus, não há dúvida de que, como resultado das muitas

Se achar necessário pode manter as plantas em vasos durante o primeiro inverno e mudá-las para os locais definitivos na primavera a seguir.. Por estaca: Eestacas semi-lenhificadas

Ambrósio Jr & & Rio de Janeiro Rio de Janeiro Corneal Corneal Tomography Tomography and and Biomechanics Biomechanics Study Study Group Group..

O aluno utilizando MCD-TV pode: (a) listar uma grande variedade de cursos/disciplinas; (b) visualizar os diversos conteúdos e relacionamentos de cursos/disciplinas – Mapa de

Como possível alternativa ao método de regressão na AND, foram utilizadas redes anteroalimentadas (feedforward), treinadas por meio do algoritmo da retropropagação do