• Nenhum resultado encontrado

Pastores 1. Efetivo: IGREJA PRESBITERIANA UNIDA DE SÃO PAULO 26/08/ /03/ Auxiliares:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Pastores 1. Efetivo: IGREJA PRESBITERIANA UNIDA DE SÃO PAULO 26/08/ /03/ Auxiliares:"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

26/08/1900

IGREJA PRESBITERIANA UNIDA DE SÃO PAULO

Tema do Ano: Crescer: um compromisso cristão : ...seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo (Efésios 4.15)

Cultos Dominicais 11h e 19h

Escola Dominical

09h30

Reuniões de Oração

2ª a 6ª - 12h sábado - 07h

Estudo Bíblico

5ª feira - 20h

Boletim nº 4584

09/03/2014

L I G A D O S À V I D E I R A L I G A D O S À V I D E I R AL I G A D O S À V I D E I R A L I G A D O S À V I D E I R A L I G A D O S À V I D E I R A

“...porque sem mim, nada podeis fazer” João 15.5

Jesus usa a figura da videira para falar da importância do nosso relacionamento com Ele, que é vital e orgânico, a fim de que possamos crescer e frutificar para honra e glória do nosso Deus. Quero destacar três verdades importantes deste texto (João 15):

1) PERMANECER: O grande destaque do texto é a permanência do ramo, que são os discípulos, à Videira, que é Jesus. Não há vida, não há crescimento à parte da Videira. Assim como os ramos recebem alimento constante, assim é a nossa vida com Cristo. Somos alimentados pelo Espírito Santo, que nos capacita ao crescimento e à verdadeira vida, vida em abundância. Separados Dele, secamos e morremos, como os ramos secos descritos no texto.

2) CRESCER E FRUTIFICAR: Ramos ligados à Videira são ramos que recebem alimento, ramos que se desenvolvem, crescem e frutificam. Ramos que evidenciam vida! Assim é a vida daquele que está intimamente ligado ao Senhor Jesus: no tempo certo, seus frutos aparecem através de uma vida transformada e consagrada. As pessoas percebem a vida fluir através de suas palavras e ações... crescer e frutificar são consequências naturais daquele que está ligado à Videira!

3) DEPENDER: Nada podemos sem Jesus: não podemos crescer, não podemos frutificar, não podemos viver: “...porque sem mim, nada podeis fazer”. Por diversas vezes somos tentados a agir como se nós mesmos estivéssemos no controle de nossa vida, quando na realidade precisamos sempre nos lembrar, que Deus está no controle de tudo e por isso, a nossa postura deve ser de total dependência Dele, em todas as circunstâncias!

Que possamos sempre permanecer ligados à Videira Verdadeira, que é Jesus, crescendo e frutificando para honra e glória do nosso Deus, evidenciando assim uma vida transformada em direção ao céu, na total dependência Daquele que sempre tem o melhor para cada um dos Seus!

Rev. Flávio Viola Machado

Pastores

1. Efetivo:

Rev. Carlos Aranha Neto Fones: 3256-8595 98447-8556

2. Auxiliares:

Rev. Célio G. de Azevedo Fones: 3822-1665 98456-3798 Rev. Flávio Viola Machado Fones: 3628-5370 98456-3660

Presbíteros Eméritos

Jovino Pereira Filho Newton de B. Madureira Salim Amed Ali

Diáconos Eméritos

Jairo Moraes Pereira Joaquim de Aguiar Nelson Ramalho

(2)

AGENDA DE ORAÇÃO

01. IGREJA UNIDA – Que nossos corações estejam cheios da gratidão ao trazermos nossos dízimos e ofertas.

02. ORANDO PELAS FAMÍLIAS – Vamos pedir ao Senhor que a vida familiar do Rev. Flávio Viola Machado seja ricamente abençoada pelo Senhor, juntamente com sua esposa e filhos.

03. CONGREGAÇÃO DE CAUCAIA DO ALTO – Que o Senhor esteja com a missionária Olga Rodrigues em seu trabalho junto à Congregação e que todos os alvos propostos para este ano sejam alcançados.

04. OFICIAIS DA IGREJA – Rev. Célio Gomes de Azevedo, Presbítero em Disponibilidade Epaminondas de Oliveira Nunes, Diácono Emérito Jairo Moraes Pereira.

05. ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA – Peçamos a Deus que todos os membros comungantes da Igreja sintam a responsabilidade que têm de participar dessa Assembleia, no próximo domingo, dia 16.

06. CANDIDATOS À PROFISSÃO DE FÉ – Que o Senhor mova os corações daqueles que ainda não se decidiram por Cristo a se disporem a frequentar a Classe de Catecúmenos.

07. REUNIÃO DA JUNTA DIACONAL – Oremos pela Reunião da Junta Diaconal que será realizada amanhã, dia 10 pedindo ao Senhor que ali esteja presente. 08. REUNIÃO PLENÁRIA DA SAF – Vamos pedir a Deus que continue a abençoar

as sócias da SAF em seu dedicado trabalho.

09. BRASIL – Que o Senhor dê sabedoria à presidente Dilma Rousseff na direção de nosso país.

10. ENFERMOS – Iolanda Briones Gallucci, Ivens Roberto de Araújo, Jorge de Almeida, Jorge Ribeiro Sales, Leonor Evangelista de Souza, Lisete Aparecida Falci Coury, Mariana Cavalcante M. da Silva, Miryam Viola e Murilo de Oliveira Melo.

CONVITE DE CASAMENTO – No próximo dia 22 de março, às 14h45, em nosso Templo estarão se casando os jovens Alencar Lemes Botari (Kaio) e Vivian Cristina Carvalho. Agradecemos o gentil convite que está dirigido a toda Igreja para assistir essa cerimônia. Que Deus abençoe os noivos na constituição do seu lar! Parabéns! NASCIMENTO – Com muita alegria registramos que no último dia 06 de março, nesta cidade, nasceu o menino ISAC TAMBELINI MAGALHÃES, primogênito do casal Isac Azevedo Magalhães e Rebeca Lívia Tavares Tambelini Magalhães. Seus avós paternos são Edgar Abreu Magalhães e Hélvia Barbosa Azevedo Magalhães; os avós maternos, membros da Igreja Unida, são Presb. Roberto Tambelini e Grace Lívia Tavares Tambelini. Que as bênçãos divinas sejam sempre ricas e preciosas na vida do recém- nascido. Parabéns!

ANIVERSARIANTES DA SEMANA – Dia 10: Neusa Alves de Sá Belchior; Dia 11: Heraldo Luis Rizzaro; Dia 12: Maria Aparecida Pires da Silva, Marlene Galdino Garcia, Paulo Renato Miranda Moriconi e Yone Christofoletti Penteado; Dia 13: Heloisa Martoni e Mateus Ferreira dos Santos; Dia 15: Sarah Aires Mascolo.

ANIVERSÁRIO DE CASAMENTOS – A Igreja cumprimenta, com carinho, os casais que comemoram mais um ano de união conjugal:

Dia 10: Presb. Ernesto de Jesus Herrera e Miriam Policarpo de O.Herrera 31 anos Dia 24: Diác. Gilmar Prates dos Santos e Adriana Teodoro da Silva Prates 15 anos

(3)

MEDITAÇÕES DIÁRIAS – “CREDO APOSTÓLICO” Redigidas pelo Rev. Célio Gomes de Azevedo

Dia 10 – ... PROFETA – Atos 3.22

Jesus é verdadeiro profeta. Suas Palavras sempre veem de encontro com as nossas necessidades. Elas tocam nossa mente e nosso coração. Elas exortam, instruem e nos enchem de esperança. Ele é profeta por excelência! Suas Palavras jamais estiveram dissociadas da vontade do Pai. Pelo contrário, Jesus mesmo afirma – “As Palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo” (Jo 14.10). Em outra parte, ainda diz – “nada faço por mim mesmo, mas falo como o Pai me ensinou” (Jo 8.28). Portanto, era a ‘vontade do Pai’ a prioridade de Seu ministério. Sendo o grande profeta que havia de vir (Dt 18.15; At 3.22), Jesus veio trazer ‘as boas novas de salvação’. A vontade soberana é a salvação dos eleitos. Salvação essa que se dá através do grande profeta de nossas almas, o qual disse – “Ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo 14.6).

Dia 11 – ... SACERDOTE – Hebreus 4.15-16

Jesus é verdadeiro sacerdote. Nosso Senhor ofertou o mais excelente sacrifício pela salvação dos eleitos. Derramou Seu precioso sangue em ‘favor de muitos’ (Mt 26.28). Comprou a igreja ‘com Seu próprio sangue’ (At 20.28). Ele ama tanto ‘os escolhidos’ que vive ‘sempre para interceder por eles’ (Hb 7.25). Além do mais, Sua compaixão vem de encontro novamente com as nossas necessidades, pois como sacerdote por excelência, Ele se compadece de nós (Hb 4.15). É lamentável ver pessoas correndo atrás de falsas crenças no intuito de melhorar suas vidas. Porém, só Jesus pode estender as mãos ao necessitado. Portanto, aceitemos com alegria o convite do escritor aos Hebreus:

“Acheguemos-nos, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna” (Hb 4.16).

Dia 12 – ...REIS DOS REIS – Apocalipse 19.16

Jesus é o verdadeiro Reis dos Reis. Esse título, várias vezes aplicado a Jesus, mostra a Sua majestade e realeza. Não há na terra rei que se assemelhe a Jesus. Só o Senhor tem domínio sobre tudo. A Sua realeza é ‘desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade’ (Mq.5.1). Ele se assenta à direita do Pai (Rm 8.34). E, perante Ele, todos hão de comparecer no dia do juízo, como expressou o apóstolo Paulo: “Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo” (I Cor 5.10). Portanto, ninguém pode viver como se Jesus não existisse. Devemos a Ele obediência e adoração. Os afazeres da vida não nos podem privar de um momento de comunhão com o supremo ‘Rei dos reis’. “Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos” (Ap 5.13).

Dia 13 – ... SENHOR DOS SENHORES – Apocalipse 19.16

Jesus é o verdadeiro Senhor dos Senhores. Esse título, muitas vezes aplicados a Jesus, mostra o Seu senhorio. Por mais que os romanos quisessem reverenciar o imperador de Roma dizendo ‘César é Senhor’, só Jesus é o verdadeiro SENHOR dos senhores. O próprio Napoleão admirava a possibilidade de um imperador reinar do túmulo como aconteceu com Jesus. Só que Jesus é o único soberano que não está no túmulo, mas vive pelos séculos dos séculos. Todos os demais imperadores, reis e príncipes, aguardam o dia do Juízo. Jesus é o único que se assenta no trono eterno. Seus domínios são ilimitados, Seu reino sem fim! E, diante dEle, ‘todo o joelho se dobrará e toda a língua confessará que Jesus Cristo é Senhor, para a glória de Deus Pai’ (Fp 2.10-11). Não nos esqueçamos de amar e servir ao Rei a quem devemos tudo!

(4)

Dia 14 – ...AUTOR DA SALVAÇÃO – Hebreus 2.10; 5.9

Jesus é verdadeiro Autor da Salvação. Não há salvação em nenhum outro. Abaixo do céu não existe nenhum outro NOME, dado entre os homens, pelo qual sejam salvos (At 4.12). Ele assumiu a natureza humana e padeceu tormentos e os mais penosos sofrimentos. Ele tomou sobre si as nossas dores e enfermidades. Ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades (Is 53). Ele passou pela cruz e pela morte. Tudo Ele fez pela nossa SALVAÇÃO. Pense no que Jesus fez por você e por mim! Não se deixe levar pelas sutilezas desse mundo. O mundo só pode oferecer uma alegria passageira e momentânea. Lembre-se: quando nos encontrarmos com Jesus na eternidade, então se cumprirá definitivamente a promessa que diz: “Mas outra vez vos verei; o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém poderá tirar” (Jo 16.22).

Dia 15 – ...AUTOR E CONSUMADOR DA FÉ – Hebreus 12.2

Jesus é o verdadeiro ‘Autor da Fé’. Na graciosa doutrina da salvação, aprendemos que a fé também é dada pelo próprio Jesus. A fé não é uma disposição puramente humana desprovida de uma ação divina. Pelo contrário, a fé é totalmente fruto de uma ação divina sobre os eleitos de Deus. Ef 2.8 – “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus”. O texto de João 1.12, pode dar a idéia de que o ser humano, por si só, pode suscitar fé salvadora. Mas, a salvação é totalmente impossível ao homem por suas próprias ações, como disse Jesus (Mt 19.26). O texto de João 1.12 deve ser interpretado à luz do versículo 13, que claramente diz que a salvação não nasce da vontade da carne ou do homem, mas unicamente pela vontade de Deus (Jo 1.13). Portanto, nosso Deus não só planejou a nossa salvação, como nos deu o meio de alcançá-la: a fé!

Dia 16 – ...CABEÇA DA IGREJA – Colossenses 1.15-18

Jesus é o verdadeiro ‘Cabeça da Igreja’. Ele é o chefe supremo e autoridade máxima. É diante dEle que todos nós devemos nos ajoelhar. É para Ele que o culto deve se voltar. Porém, nos dias atuais vemos igrejas e mais igrejas acéfalas, ou seja, sem o verdadeiro

‘Cabeça’ que é Cristo. Seguem doutrinas perniciosas e testemunhos duvidosos. O deus cultuado é o dinheiro, a fama e o poder. O interesse supremo são os milagres e a prosperidade, “visto que só se preocupam com as coisas terrenas” (Fp 3.19). Longe estão de apresentar a Deus uma vida piedosa e submissa e um culto pautado pela adoração e pregação bíblica Cristocêntrica. Pelo contrário, tudo se volta ao ser humano, tornando- se antropocêntrico. Portanto, não deixemos de oferecer um ‘sacrifício vivo, santo e agradável, que é o vosso culto racional’ (Rm 12.1).

BERÇÁRIO: Adriana e Laura

ORGANISTA:

Lilian e Bete: (11h); Lilian: (19h) Saulo, Artur, Daniel, Domingos, Edson, Getúlio e Lester

BERÇÁRIO: Andréa e Régis

ORGANISTA: Sandro: (11h) e (19h)

Ênio, Felipe, Nilson, Sócrates, Luiz Carlos, Oscar Neto e Ricardo Galante

Diáconos em Plantão ESCALA DE TRABALHO - Hoje: 09/03

CULTO INFANTIL MATUTINO - Responsáveis: Rodrigo e Márcia Diáconos em Plantão

ESCALA DE TRABALHO - Próximo Domingo: 16/03

CULTO INFANTIL MATUTINO - Responsáveis: Márcia e Eliane RECEPÇÃO AOS VISITANTES: Genoneva e Maria Inês (11h); Maria Inês (19h)

RECEPÇÃO AOS VISITANTES: Lia e Allan (11h); Allan (19h)

(5)

DÍZIMOS E OFERTAS – Com alegria depositemos na Casa do Senhor nossos dízimos e ofertas. Esse é um mandamento do Senhor, conforme registra o Profeta Malaquias (3.10) – “Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida”.

REUNIÃO DA JUNTA DIACONAL – Amanhã, dia 10 de março, a Junta estará reunida na Capela, às 20h00. Todos os seus membros estão convocados formalmente. REUNIÃO PLENÁRIA DA SAF – Nesta terça-feira, dia 11, às 14h30, a Sociedade Auxiliadora Feminina realizará sua plenária de março, no salão social. Todas as sócias devem comparecer!

CONSELHO DA IGREJA – Nesta terça-feira, dia 11 de março, estará reunido o Conselho da Igreja, às 19h30, no local de costume. Todos os seus membros estão formalmente convocados.

REUNIÕES DE PEQUENOS GRUPOS – 1) O Grupo B-Ibirapuera, coordenadora: D. Irene Greco França, realizará sua reunião amanhã, segunda-feira, dia 10, às 18h00, na residência do casal Presb. Paulo Ricardo de Barros Mendes e Rose Mary Ferreira Mendes.

2) O Grupo G-Alto de Pinheiros, coordenadores: Presb. Jovino Pereira Filho e Presb. Paulo Geraldo Guimarães, realizará sua reunião amanhã, segunda-feira, dia 10, às 20h00, na residência do casal Adilson Modesto e Genoveva Nogueira de Carvalho Modesto.

3) O Grupo A-Templo, coordenadoras: Renê Reis e Vivian Breda, realizará sua reunião na próxima sexta-feira, dia 14, às 14h30, na Capela.

SAF COMEMORA 114 ANOS – No próximo sábado, dia 15 de março, às 14h30, a Sociedade Auxiliadora Feminina estará comemorando 114 anos de existência, de atividades ricamente abençoadas por Deus. Será celebrado, naquela ocasião um Culto em Ação de Graças a Deus. Na mesma oportunidade será oferecido o título de “Sócia Emérita” à irmã Laurita Carmelita Gadioli Siqueira. Toda a Igreja está convidada para esse evento, que será realizado no salão social.

ACAMPAMENTO “LIGADOS À VIDEIRA” – Estivemos reunidos desde a última sexta-feira (28/02) até a terça-feira (04/03), no HEBROM e foram dias maravilhosos! Primeiramente nossa palavra de gratidão a Deus, pois o Acampamento foi uma bênção: mais de 100 pessoas, 6 Igrejas representadas (Butantã, Jardim Califórnia, Pompéia, Unida, Unida da Freguesia do Ó e Vila Mariana), com momentos de adoração e crescimento na Palavra, comunhão e lazer! Agradecemos a todos que participaram diretamente ou indiretamente da organização deste retiro, aos jovens e adolescentes que aceitaram nosso convite e a você que orou por nós! Agora, é tempo de colher “os frutos” desse tempo tão precioso “...porque sem mim, nada podeis fazer” (Jo. 15.5).

(6)

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA – De acordo com o artigo 4º, § 1º do Estatuto da Igreja Presbiteriana Unida de São Paulo, o Conselho convocou a assembleia Geral Ordinária da Igreja para o próximo domingo, dia 16 de março, às 19h00, em nosso Templo. (A reunião estava convocada originalmente para o dia 09 de março). A parte devocional coincidirá com o Culto Noturno. Eis a agenda da reunião:

a) eleger um secretário de atas

b) ouvir, para informação, o relatório do movimento da Igreja, no ano anterior, e tomar conhecimento do orçamento para o ano em curso.

CLASSE DE CATECÚMENOS – Todos aqueles que desejam se tornar membro da Igreja, através da sua profissão de fé, devem participar dessa classe, que se reúne todos os domingos, no horário da Escola Dominical (9h30). Os professores são o Rev. Carlos e o Diác. Eliel Campos de Oliveira.

PROJETO - “UPH NA COPA” – “A comissão do Projeto de Evangelização - “UPH na Copa” informa que o lançamento estadual do projeto acontecerá no sábado, dia 29 de março de 2014. Venha, participe e prestigie o projeto que visa evangelizar um milhão de pessoas em 30 dias durante os jogos da Copa do Mundo FIFA 2014”. O Culto solene acontecerá naquela data, às 10h00 na Igreja Unida. Todos os Departamentos da Igreja Presbiteriana do Brasil estarão envolvidos: UCP, UPA, UMP, UPH, SAF, APECOM além de Atletas de Cristo.

GRANDE OBJETIVO DOS GIDEÕES - 500.000 NOVOS TESTAMENTOS – Entre os dias 16 a 28 de março p.f. os Gideões Internacionais no Brasil pretendem fazer uma ampla distribuição de Novos Testamentos, na cidade de São Paulo. Serão 500.000 exemplares a serem colocados nas mãos de quem precisa conhecer a Palavra de Deus. Oremos por esse trabalho!

CORO FEMININO – Os ensaios desse coro serão sempre na 1ª e 3ª Sexta-feiras do mês às 20h00 e nos 2º domingos do mês às 17h00. Todas as irmãs que desejarem participar devem comparecer nos dias dos ensaio e falar com Sandra Regina.

AGRADECIMENTOS – 1. Nossa irmã Vera Martha de Mello Moreira Bizarro foi submetida a uma cirurgia e, pela graça de Deus, está em plena recuperação. Ela agradece a todos que tem orado em seu favor. Louvado seja Deus por essa bênção que ela têm recebido.

2. Também nossa irmã Arlinda Pereira dos Anjos rende graças a Deus pelo sustento espiritual que ela tem recebido, bem como aos irmãos que têm orado em seu favor. Agora, estando prestes a iniciar a 2ª fase do seu tratamento, ela pede aos irmãos que continuem intercedendo em favor dela, diante do Senhor. Que Deus a ajude, dando-lhe grande vitória!

C U R S O D E EVA N G E L I S M O P E S S OA L – Po r i n i c i a t i v a d o M i n i s t é r i o d e Evangelização e Missões (MEM), teremos em nossa Igreja um Curso de Evangelismo Pessoal. Esperamos uma expressiva participação dos irmãos nesse trabalho tão relevante. Eis alguns detalhes:

Data: Sábado, dia 05 de abril p.f. Horário: 09h00-12h30 e 13h00-17h30

Preletor: Rev. Paulo de Tarcio Gonçalves de Passos

Promoção: Agência Presbiteriana de Evangelização e Comunicações da Igreja Presbiteriana do Brasil – APECOM.

(7)

CULTO NOTURNO - 19h00 Prelúdio

Adoração

Cântico - “Eu Vejo a Glória” * Isaías 6.1-8

Cântico - “Santo, Santo, Santo” * Oração

Hino - Coro Masculino Contrição

* Hebreus 10.19-25 * Oração Silenciosa

Cântico - “Faz Morada em Mim” * Oração Pastoral

Pastorais

* Oração do Pastor com as crianças Ação de Graças

* João 3.16-17 * Oração

Dízimos e Ofertas

Cântico - “Laços de Amor” Edificação

Hino - Coro Masculino * Leitura Bíblica

Mensagem - Rev. Flávio Viola Machado Consagração

Cântico - “Maior Amor” * Bênção Apostólica * Amém Tríplice

Poslúdio Avisos

Saudação aos Visitantes

AUSÊNCIA DO REV. CARLOS – Hoje, à noite, o Rev. Carlos estará pregando na Igreja Presbiteriana de Itapira, SP, que está completando 140 anos de existência. Que Deus abençoe aquela Igreja ricamente!

Nas partes assinaladas ( * ) não devemos entrar e nem sair do Local do Culto

(8)

Nas partes assinaladas ( * ) não devemos entrar e nem sair do Local do Culto CULTO MATUTINO - 11h00

Prelúdio Adoração * Salmo 86.8-13

Hino 52 - “Glória e Coroação” * Oração

Hino - Coro Masculino Contrição

* Lucas 18.1

Hino129 - “Vigilância e Oração” * Oração Silenciosa

* Oração Pastoral Ação de Graças * Salmo 18.46-50

Hino 49 - “Sempre Vencendo” * Oração

Dízimos e Ofertas Pastorais

* Oração do Pastor com as crianças Edificação

Hino - Coro Masculino * Leitura Bíblica

Mensagem - Rev. Carlos Aranha Neto Consagração

* Oração Hino

* Bênção Apostólica * Amém Tríplice

Poslúdio

PÚLPITO - Escala de pregadores: Culto Matutino (11h00) - Rev. Carlos Aranha Neto; Culto Noturno (19h00) - Rev. Flávio Viola Machado; Congregação de Caucaia do Alto - Culto Matutino (10h30) - Rev. Célio Gomes de Azevedo; Culto Noturno (18h30) - Miss. Olga Rodrigues.

PARTICIPAÇÃO DOS PRESBÍTEROS NAS LITURGIAS - Culto Matutino: Presb. Paulo Sérgio dos Santos; Culto Noturno: Presb. Ernesto de Jesus Herrera.

Referências

Documentos relacionados

A Escola de Educação Básica (ESEBA) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) torna público o Edital Complementar ao EDITAL DIRESEBA Nº 4/2021, de seleção de candidatos/as

Os efluentes líquidos, gerados por este tipo de indústria, são caracterizados principalmente por possuírem alta carga orgânica, alto conteúdo de gordura,

Requer suporte Sem suporte local o déficit social ocasiona prejuízos. Existe dificuldade em iniciar interações sociais e demonstra claros exemplos de respostas

Para a análise do uso do subjuntivo nas orações relativas e nas completivas, utilizaremos variáveis como o tempo do subjuntivo previsto no uso culto e

Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC) Campus Universitário, Rua Professora Maria Flora Pausewang, s/nº, Trindade1. Florianópolis

Durante a fase compreendida entre 1960 e fins da década de 1990, analisamos como ocorreu a experiência religiosa-política do padre Luigi Pescarmona, por meio de

O objetivo do presente trabalho foi estudar os efeitos das gomas guar e xantana sobre a estabilidade dos géis de amido de milho normal, ceroso e com alto teor de amilose submetidos

Aos 18 meses observa-se o fato das crian‚as n•o efetuarem bom contato visual com os pais; n•o responder de imediato ou simplesmente n•o responder quando … chamado