• Nenhum resultado encontrado

TERRITÓRIO, IDENTIDADE E TERRITORIALIDADES EM ASSENTAMENTOS RURAIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TERRITÓRIO, IDENTIDADE E TERRITORIALIDADES EM ASSENTAMENTOS RURAIS"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

TERRITÓRIO, IDENTIDADE E TERRITORIALIDADES EM ASSENTAMENTOS RURAIS

Benizário Corrêa de Souza Junior

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Geografia - NPGEO/UFS Membro do Grupo de Pesquisa Sociedade e Cultura.

Email: benizariojunior@hotmial.com

Maria Augusta Mundim Vargas

Profª. do Núcleo de Pós-graduação em Geografia - NPGEO/UFS. Orientadora Coordenadora do Grupo de Pesquisa Sociedade e Cultura.

Email: amundim@infonet.com.br

Resumo

Nas últimas três décadas muitos estudos foram marcados por uma intensa discussão sobre as problemáticas do campo. O foco destas discussões perpassa por questões sobre a decomposição ou recriação da classe camponesa e a forma que essa se insere ao mercado capitalista. O panorama atual dos conflitos agrários está marcado por novos modelos de políticas agrárias, estes baseadas no mercado de terras, idealizadas pelo BIRD e promovidos e aprimorados pelo Estado brasileiro. Essa nova perspectiva de gestão do espaço agrário está sendo discutida no cenário acadêmico nacional, pois pouco se sabe sobre sua viabilidade. No campo da geografia tal fenômeno ganha uma posição de destaque, visto que, essa nova forma de gestão do espaço promove uma novíssima dinâmica territorial desses espaços, requerendo assim uma analise mais aprofundada dos processos relacionais, multidimensionais, multiescalares e atemporais, que determinam novos territórios e a formação de novas territorialidades a partir de uma identidade constituída e experiência com territórios do passado.

Palavras-chave: Território, relação de poder, identidade e territorialidade.

Apresentação

Inúmeras são as discussões na geografia que nos remete a refletir as problemáticas do campo. Questões sobre a existência e/ou resistência de uma classe camponesa e a forma de inserção desta no mercado capitalista é o core destas discussões nas últimas décadas. Historicamente o espaço rural brasileiro é concebido como palco de intensos conflitos sociais, tendo como principal motivo a posse e a propriedade da terra. Tais conflitos têm por objetivo uma melhor distribuição da terra e a promoção de uma reforma agrária justa, que promova assim, uma melhor distribuição de renda e consequentemente menores disparidades sociais.

(2)

Mundial (BIRD), como resposta à nova situação político-econômica em que o mundo se encontrava no início da década de 1990i.

Neste contexto, buscamos com esse trabalho uma discussão teórico-conceitual sobre as categorias território, poder, identidade e territorialidade, afim de estabelecer os possíveis arranjos; dessa nova dinâmica territorial, das relações de poder ai estabelecidas, assim como as territorialidades ai vivenciadas e a realidade identitária das população assentada. Nessa perspectiva, a categoria território, nos permite analisar processos diferenciados que influenciaram no sistema de produção e reprodução do espaço dando uma colaboração riquíssima a todo e qualquer trabalho geográfico que busque compreender fenômenos de ordem, político, social, econômico e/ou cultural, levando uma melhor compreensão do cotidiano dos assentados, refletido nas relações vividas, percebidas e concebidas nos assentamentos.

Território e poder em uma breve discussão teórico-conceitual

Os assentamentos rurais, seja eles oriundos de qualquer um dos modelos vigentes no Brasilii, possuem sublimes peculiaridades no que diz respeito a (re)produção desses espaços planejados. Nesses espaços se instala uma nova configuração territorial que mesclam dois momentos distintos no tempo; o antes e o depois do assentamento. A instalação de um assentamento rural vem carregado de diversos fenômenos de ordem social, políticos, cultural e geográficos, sendo assim o entendimento dessa nova dinâmica territorial fez-se essencial para o entendimento desses.

Ao iniciarmos um processo de investigação de um dado fenômeno, na pretensão de direcionar a um perspectiva geográfica, nos deparamos com a problemática da categorização desse; visto que é a analise das possíveis categorias da geografia que darão a conotação geográfica ao trabalho.

Como posto logo acima, a instalação de um assentamento constrói uma nova realidade mesclada do “velho” com o “novo” reorientando o arranjo das relações de poder intrínsecas desses territórios. Nesse sentido, entender as novas nuances desses territórios faz-se fundamental para a compressão do processo de (re)produção do espaço. Segundo Saquet (2009) há atualmente uma centralidade na atuação espaço-tempo na formação dos territórios, das regiões, da paisagem, assim como do espaço. Sendo que “o espaço está no tempo e o tempo está no espaço” (SAQUET, 2009, p.74).

(3)

Segundo Raffestin (1993) é o espaço que possibilita a formação do território oriundo das atividades de atores sintagmáticos (que realiza um programa) em quaisquer que sejam os níveis.

Citando Milton Santos, Saquet (2009) nos traz a seguinte noção de espaço;

O espaço é uma realidade relacional, envolve a natureza e a sociedade mediada pelo trabalho (energia), técnicas, tecnologia e, evidentemente pelo conhecimento. O gastar de energia, no trabalho, é o grande medidor da relação sociedade-natureza, na qual há objetivos naturais e objetivos sociais em movimento permanente, heterogeneidade do espaço habitado, expansão da população, urbanização, hierarquias, fixos e fluxos (Santos, 1988). O espaço é produzido pelas ações dos homens sobre o próprio espaço, que aparece como paisagem artificial. O trabalho e a técnica ganham centralidade em sua argumentação; o homem é o sujeito, as técnicas, a mediação e o espaço são produtos históricos (SAQUET, 2009, p. 77).

Para Lefebvre (apud, GODOY 2004) o espaço é o lugar onde as relações de produção capitalistas se reproduzem carregadas de conflito e contradição, sendo ao mesmo tempo resultado da reprodução social.

[...] o espaço é produzido no e pelo movimento da totalidade social. Consiste, portanto, em uma “geografização” do movimento estrutural da sociedade que se traduz espacialmente em novas formas e estas, ao se combinarem para atender as necessidades geradas pelos “efeitos” de reestruturação dos processos de organização das relações sociais, produzem o espaço. (GODOY, 2004. p.31).

A idéia de uma (re)produção do espaço esta ligada ao conceito marxista de trabalho como determinante para transformações e mudanças, assim o espaço produzido é produto do trabalho, ou seja a produção do espaço e dada pelo trabalho materializado. Dentro da concepção marxista, destacamos especificamente para o caso de assentamentos rurais a concepção de Oliveira (1990), que determina um arranjo econômico próprio para território agrários com duas possibilidades; a territórialização do capital, que diz respeito a inserção das leis capitalistas em sua plenitude em espaços rurais, como mão-de-obra assalariada, jornada fixa de trabalho e a nítida separação entre trabalhador e patrão; e a monopolização do território pelo capital, que por meios não capitalistas a partir de arranjos específicos como financiamentos, o capital preconiza a produção e retém a mais valia intrínseca na mercadoria visto que todo processo produtivo esta monopolizado por eleiii.

(4)

entendimento da hierarquia social das espécies animais e a apropriação biológica de seu meio, limitada por uma espécie de fronteira. Contudo Bonnemaison (1981) afirma que a concepção de território é diferenciada nas sociedades humanas, sendo o território o conjunto de hierarquias, concentradas em uma rede de itinerários, não sendo necessariamente fechado, tão pouco um tecido espacial unido ou estável, mas [...] é a apropriação que qualifica uma porção da Terra como um Território. Logo, esse conceito é impossível de ser formulado sem o recurso de um grupo social que ocupa e explora aquele espaço, o território [...] (MORAES, 2002, p.57).

Para Raffestin (1993) o território se constrói a partir de um espaço onde se executou um trabalho, nos revelando relações marcadas pelo poder. “O espaço é a “prisão original”, o território é a prisão que os homens constroem para si”. (RAFFESTIN, 1993, p. 144). Assim é obvio que o território é produto e meio de produção.

Desta forma podemos analisar um assentamento a partir dos fatores que caracterizam e qualificam o território, (tais como identidade, territorialidade, cultura entre outros). As relações de poder possuem uma posição de destaque na analise territorial. São tais relações que caracterizam uma organização social e política no assentamento, cominando inevitavelmente em conflitos. De acordo com Fernandes (2008) são considerados territórios os espaços de governançaiv, as propriedades privadas (sejam capitalistas ou comunitárias) que produzem conflitos e disputas de ideais sociais.

As disputas territoriais são, portanto, de significação das relações sociais de controle dos diferentes tipos de territórios pelas classes sociais. O território, compreendido apenas como espaço de governança, é utilizado como forma de ocultar os diversos territórios e garantir a manutenção da subalternidade entre relações e territórios dominantes e dominados (FERNANDES, 2008, p.200).

Da mesma forma que Fernandes (2008), entendemos que um assentamento rural assume na sua implantação o papel de território de governança, possibilitando a monopolização deste pelo capital, e tecendo uma teia de exploração do trabalho e alienação ao sistema.

O conceito de poder é abordado por diversos autores, mas utilizaremos aqui a concepção de Foucalt (1979)v, que diferencia duas abordagens diferentes, a jurídica o liberal do poder político e a marxista encontrando um ponto em comum, o que ele denomina de economicismo na teoria do poder.

(5)

jurídico ou um ato fundador de direito, que seria da ordem da cessão ou do contrato. O poder é o poder concreto que cada individuo detém e que cederia, total ou parcialmente, para construir um poder político, uma soberania política. [...] No outro coso – concepção marxista geral do poder - nada disso é evidente; a concepção marxista trata de outra coisa, da funcionalidade econômica do poder Funcionalidade econômica no sentido em que o poder teria essencialmente como papel manter relações de produção e reproduzir uma dominação de classe que o desenvolvimento e uma modalidade própria da apropriação das forças produtivas tornarem possíveis. O poder político teria nesse caso encontrado na economia sua razão de ser história. (FOUCAULT, 1979, p.174/175).

Em termos gerais o primeiro caso o poder político encontraria seu sentido na economia da circulação de bens de modo formal, já o segundo, a economia é a razão de ser histórica da política.

Nos assentamentos o poder é dividido e hierarquizado conforme as relações sociais oriundas desses territórios. O Estado detém a maior parte desse poder, especificamente o poder político e jurídico, que é estabelecido de forma semelhante em toda a extensão de seu territóriovi. O poder econômico, dividido entre as camadas sociais mais abastardas locais e o sistema financeiro e as demais formas de poder que nascem no interior da vida cotidiana do assentamento são o que realmente move com constância as disputas sociais e um território.

De forma concisa Foucault (1979) afirma que [...] o poder não se dá, não se troca nem se retoma, mas se exerce, só existe em ação, [...] o poder não é principalmente manutenção e reprodução das relações econômicas, mas acima de tudo uma relação de força. Desta forma podemos perceber que o território ganha um sentido relacional, pois de acordo com Haesbaert (2002) ele se restringe ao espaço onde a sociedade se reproduz, ou seja, tem no conjunto das relações sociais sua essência. [...] “o território é relacional não apenas no sentido de incorporar um conjunto de relações sociais, mas também no sentido [...] de envolver uma relação complexa entre os processos sociais e espaço natural, seja ele visto como a primeira ou a segunda natureza, [...]. (HAESBAERT, 2002, p.26). Para Bonnemaison (1981) o território é uma maneira de se viver com os outros no campo das relações cotidianas.

(6)

de “um ator que ao emergir na cena histórica tende a monopolizar as ações básicas do processo de formação territorial.” (MORAES, 2002, p.59).

Haesbaert (2009) esclarece que o conceito de território está muito mais ligado a idéia de controle, domínio e apropriação, que da idéia de função econômica. Assim o território é definido pela tentativa de um individuo ou grupo de controlar ou ate mesmo influenciar fenômenos e relações em um determinado espaço.

Conforme nos explica Haesbaert (2004) o enfoque dado ao território pelos geógrafos enfatiza sua materialidade e múltiplas dimensões, sobre tudo a interação sociedade natureza, já a ciência política enfatiza as relações de poder ligadas muitas vezes ao conceito de Estado, no entanto a economia prefere o conceito de espaço ao invés de território. Na antropologia o território é posto como dimensão dos símbolos, diferente da sociologia que foca as relações sociais. Por fim temos a psicologia que encontra o território na subjetividade individual da identidade territorial.

Haesbaert (2004) determina três vertentes básicas para o conceito de território; o primeiro é jurídico político, que compreende o território como um espaço de controle onde se exerce relações de poder; já a segunda é econômica, que determina o território como produto materializado das lutas de classe e das relações capital-trabalho; por fim temos a vertente cultural que baseias nas relações simbólicas e subjetivas do território, sendo esse uma apropriação do imaginário e/ou uma identidade sócio-espacial.

Saquet (2009), afirma que o território resulta das relações espaço-tempo, sendo o território a apropriação social do meio ambiente, a partir de uma construção coletiva e multidimensional, repleto de multiterrtorialidades, diferenciando-se do espaço em três aspectos principais: as relações de poder numa compreensão multidimensional, constituídas de forças econômicas, políticas e culturais; a constituição histórica e relacional de identidades; e os processos de desreterritorialização, processos esses que deixam marcas espaço-temporais e diferencia dada parcela do espaço. Território é assim o composto histórico das mudanças e permanências ocorridas no espaço em que se desenvolve uma sociedade. Assim o território é composto de processualidade e simultaneidade de diferentes temporalidades, vivendo em uma constante desreterritorialização, carregada de “novos e velhos” territórios e territorialidades.

(7)

Nessa perspectiva o conceito de território, nos permite analisar processos diferenciados que influenciaram no processo de produção e reprodução do espaço dando uma colaboração riquíssima a todo e qualquer trabalho geográfico que busque compreender fenômenos de ordem, político, social, econômico ou cultural.

Identidades e territorialidades nos assentamentos rurais.

Entre todos os conceitos que circundam o território a identidade se destaca pelo caráter subjetivo de pertencimento. A identidade não é caracterizada apenas pelo contexto sócio-cultural ao qual uma comunidade foi submetida, mas também pelas formas de apropriação do espaço e seu processo de produção.

[...] toda relação de poder espacialmente medidaé também produtora de identidade, pois controla, distingue, separa e, ao separar, de alguma forma nomeia e classifica os indivíduos e seus grupos sociais. E vice-versa: todo processo de identificação social é também uma relação política, anunciada como estratégia em momentos de conflito e/ou negociação (HAESBAERT, 2004, p.107).

Para Perico (2009) as identidades representam múltiplas relações sociais, assim como a autopercepção de atribuições, podendo ser observadas em varias formas de manifestações: étnica, religiosa, nacional, sexual, camponesa, proletária e no nosso caso intimamente relacionada a um recorte do espaço; o território.

A identidade aparece como uma construção cultural. Ela responde a uma necessidade existencial profunda, a de responder a uma questão: “quem sou eu?” Ela o faz selecionando um certo número de elementos que caracteriza, ao mesmo tempo, o individuo e o grupo: artefatos, costumes, gênero de vida, meio, mas também sistemas de relações institucionalizadas, concepção de natureza, do individuo e do grupo [...] (CLAVAL,1999,p.15).

(8)

Um grupo cultural se expressa diante de estímulos externos, diferenciando-se de outros. Essa excreção é a manifestação de sua identidade, dos traços distintos que possibilitam o reconhecimento e a diferenciação diante de situação concreta num momento específico. A identidade se fundamenta na cultura, mas não é a cultura. A cultura é inerente a um grupo; a identidade se manifesta como ação social e coletiva concreta frente a outro(s). A cultura une um grupo; a identidade o deferência de outro. (PERICO, 2009, p. 63).

Como podemos perceber os conceitos de identidade e cultura andam muito próximo e apesar de não ser a mesma coisa um completa o outro. Para o marxismo o conceito de cultura está diretamente ligado ao modo de vida, sendo este pautado no trabalho e em sua produção.

Segundo Perico (2009) a cultura é representada pela síntese historicamente definida pela tradição daquele que compõem o espaço geográfico, construção de valores, costumes, princípios, cosmovisão, crenças simbologias e formas de vidas representam a cultura em um dado espaço, unido um grupo social.

A idéia de cultura, traduzida em termos de espaço, não pode ser separada da idéia de território. É pela existência de uma cultura que se cria um território e é por ele que se exprime a relação simbólica existente entre a cultura e o espaço. (Bonnemaison, 1981, p.101/102).

Quando nos remetemos a identidade em um assentamento no recorre uma primeira problemática, o fato de muitos assentados serem oriundos de localidades diferentes e assim possuírem culturas diferenciadas.

Conforme nos esclarece Pena (1992), a identidade atribuída a um determinado espaço geográfico pode ser definida por quatro motivos básicos: a) a naturalidade, o que cria uma relação de identidade com o local de nascimento; b) a vivência, refletida a partir das experiências dentro de uma fronteira; c) a cultura, identidade baseada nas praticas culturais; e d) a auto-atribuição, ligado ao reconhecimento de pertencimento. “Uma vez que os referenciais territoriais instituídos podem ser diferentemente apropriados na construção de identidades, evidencia-se a multiplicidade e flexibilidade das identidades sociais” (PENA, 1992, p. 55).

(9)

além de apresentar um padrão na organização política, em sua forma de vida, na organização social, na reprodução social e as causas e os padrões fundamentais de mudança estrutural.

Há aproximadamente uma década, foi proposto um delineamento de quatro características do camponês, incorporando: a) a propriedade rural familiar como a unidade básica da organização econômica e social; b) a agricultura como principal forma de sobrevivência; c) a vida em aldeia e a cultura específica das pequenas comunidades rurais; d) a situação oprimida, isso é, a dominação e a exploração dos camponeses por poderosas forças externas. No discurso, as quatros características qualificavam a vida camponesa plenamente desenvolvida, enquanto três delas – a, c e d – aplicam-se a vários grupos analiticamente marginais (SHANIN, 1980, p. 50).

Nesse sentido o que se faz diversificado em um assentamento são as territorialidades como as representações do tipo do uso do território. Raffestin (1993), define territorialidade como fenômeno comportamental relacionado a um espaço, em influencia de outro ou em territórios diferentes, sendo considerados distintos ou exclusivos, ao menos parcialmente, por sua população ou ao menos quem as definem. “[...] a territorialidade adquire um valor bem particular, pois reflete a multidimensionalidade do “vivido” territorial pelos membros de uma coletividade, pelas sociedades em geral” (RAFFESTIN, 1993, p.158).

Assim no geral a identidade dos assentados em um assentamento rural é (ou deveria ser) muito bem definida, o que esses trazem de peculiar para o território do assentamento é a territorialidade adquirida na vida cotidiana dos territórios do passado.

Com tudo segundo Almeida (2009) nesse processo de reterritorialização as territorialidades se re(des)constroem na busca de um inclusão no novo território ocupado. O assentado passa a viver relações cotidianas diferentes as de antes vividas, contudo, seu modo de vida anterior é relembrando e conservado ainda que na memória.

Para Saquet (2009) a territorialidade é compreendida nos contextos territoriais de desenvolvimento, sendo um fenômeno social de um grupo de indivíduos ou de grupos distintos, carregadas de flutuabilidade no tempo e no espaço, construindo identidades e influenciadas pelas condições históricas e geográficas dos lugares.

(10)

nas relações urbano-rural de maneira múltipla e hibrida (SAQUET, 2009, p.90).

De acordo com Saquet (2009), ao analisarmos fenômenos numa perspectiva territorial devemos considerar os seguintes processos: os atores sociais suas múltiplas relações, a vida cotidiana e suas redes em diferentes escalas; a apropriação simbólica e material do espaço; as técnicas e tecnologia que dão suporte a relação sociedade natureza; as relações de poder e trabalho; os objetivos de cada atividade social, assim com sua mobilidade; as relações homem x homem e homem x natureza; as continuidades e descontinuidades territoriais, isso é, a transtemporalidade; heterogeneidades e os traços comuns; e os processos de desreterritorialização.

Seguindo esses preceitos acreditamos que de forma mais precisa consigamos compreender os processos territórios oriundos da nova realidade implementada pelo modelo de reforma agrária de mercado, inserindo no território a coexistência de dois tempos distintos; o da reestruturação produtiva, inclusão de novas técnicas agrícolas no assentamento e a coexistência de práticas tradicionais.

Ultimas considerações

A realidade agrária brasileira tem sido desenhada ao passar dos séculos como um miscelânea de conflitos e divergências, composta por uma dinâmica territorial complexa e super ativa. Analisar processos de tal magnitude, para um geógrafo, transforma-se em um desafio a ser superado, partindo inicialmente da complicadíssima categorização dos fenômenos e desembocando nas entrelinhas da vida cotidiana dos sujeitos envolvidos em tais fenômenos.

As novas tramas torcidas no core de uma nova realidade constituídas a partir da implementação das políticas de reforma agrária de mercado, vem introduzir aos territórios por ela atingidos novas configurações até então não percebidas. A dinâmica territorial incorpora uma configuração diferenciada daquela já conhecida, trazendo em seu seio multidimensional, multiescalar e processual, novas relações, estas de ordem: social, política, econômica e cultural, assim como relações de poder próprias destes.

(11)

i O modelo de reforma agrária de mercado foi idealizado pelo Banco Mundial (BIRD), na perspectiva da implantação de sua nova agenda neoliberal, que tinha como foco o espaço rural, objetivando assim, ações diretas em países subdesenvolvidos, essas sendo promovidas e apropriadas pelo Estado, incluindo nesse contexto o Estado brasileiro. Tal modelo surge com o intuito de substituir o modelo dito como tradicional de redistribuição da terra, o qual está pautado na desapropriação das propriedades rurais em desacordo com sua função social e produtiva, por um modelo de relações econômicas de compra e venda de terras, através de financiamentos direcionados pelo Banco Mundial a países com problemas agrários e com tensões sociais no campo, diante do conteúdo seguinte sugiro: assim, deslocando a reforma agrária para bases meramente comerciais. Tal modelo de reforma agrária, baseado no mercado, vem sendo instituído pelo Estado brasileiro de forma intensa. Implantado inicialmente pelo governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB), com os programas Célula da Terra, Banco da Terra e por fim Crédito Fundiário, esse modelo foi seguido praticamente da mesma forma pelo governo Lula (PT), porém com algumas diferenças: extinguiu-se o programa Banco da Terra, aprimorou-se o Crédito Fundiário e criaram-se dois novos programas: o Terra Negra e o Nossa Primeira Terra.

ii Reafirmamos que mesmo sendo possível uma analise territorial nos mesmos moldes para todo e qualquer assentamento rural, nos detemos em nossos objetos os assentamentos do modelo do BIRD, conhecido como reforma agrária de mercado.

iii Para Martins (1979), desde a segunda metade do século XIX, que o sistema capitalista utiliza-se de modos de produção pré-capitalistas ou mesmo não capitalista para a reprodução do capital, tendo como exemplo respectivamente o modo de produção de parcerias (o colonato brasileiro) e o modelo escravista, utilizado no Brasil desde as primeiras atividades econômicas no nordeste brasileiro até o ano de 1888, tendo seu fim com a lei Áurea (motivada apenas como forma de se criar um mercado consumidor nacional para a expansão, da produção européia, principalmente inglesa). O fato é que “se os camponeses não são expulsos da terra, isso é porque causa expansão do capitalismo, e se são expulsos também é por causa da expansão do capitalismo” (MARTINS, 1986, p. 151).

iv Ao referir-se território como espaço de governança Fernandes (2008) faz alusão as políticas territoriais implementados pelo Estado brasileiro, tais como territórios da cidadania.

v Raffestin aborda Foucalt em sua obra argumentando na construção do território que as relações de poder permeiam todos os víeis da sociedade.

vi Segundo Maranhão (1984) o Estado possui a função de mediador dos conflitos sociais, e promovedor da justiça e do desenvolvimento de determinado pais. “[...] o estado pode ser representado como idealização abstrata do interesse comum, o próprio Estado pode se tronar encarnação abstrata do princípio “moral” (nacionalismo, patriotismo, fascismo, todos apelam para isso em algum grau)” (HARVEY, 2005, p. 82). No entanto segundo Harvey (2005) no pensamento marxista, o Estado detém a funcionalidade de dominação de classe.

(12)

Referencias bibliográficas

ALMEIDA, Maria Geralda de. O sonho da conquista do velho mundo: a experiência

de imigrantes brasileiros do viver entre territórios. IN; ALMEIDA, Maria Geralda;

CRUZ, Beatriz Nates (Org.) Território e cultura: inclusão e exclusão nas dinâmicas socioespaciais. Goiânia: Cegraf UFG, 2009.

BONNEMAISON, Joel. Viagem em Torno do Território. In: CORRÊA, Roberto Lobato & ROSENDAHL, Zeni. (ORG.). Geografia Cultural. Rio de Janeiro, Ed. UERJ, 2002.

CASTELLS, Manuel. O Poder da Identidade. São Paulo, Ed. Paz e Terra, 1999. Tradução Klauss Brandini Gerhardt.

CASTRO, Iná Elias de. Geografia e Política: Escalas de Ação e Instituições. Rio de Janeiro, Ed. Bertrand Brasil, 2005.

CHAYANOV, Alexandre V. Sobre a Teoria dos Sistemas não Capitalistas, In A

Questão Agrária. Org. José Graziano da Silva e Verena Stalcke, São Paulo,

Brasiliense, 1981, p.133 – 163.

CLAVAL Paul. O território na transição da pós-modernidade. GEOgraphia, Rio de Janeiro, ano I, Nº 2, Dezembro de 1999.

FERNANDES, Bernardo Maçano. Sobre a tipologia do território. In: Territórios e territorialidades: teorias, processos e conflitos. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. 22º Ed. Rio de Janeiro, 1979. Tradução de Roberto machado.

GODOY, Paulo. Uma Reflexão Sobre a Produção do Espaço. Revista Eletrônica de

Geografia, Vol. 2, Nº 1, 2004.

HAESBAERT, Rogério. Território Territórios. Niteroi, PPGEO-UFF/AGB, 2002.

__________. Territórios Alternativos. 2ª Ed. São Paulo, Ed. Contexto, 2009.

__________. Des-caminhos e perspectiva do território. In; RIBAS, Alexandre Domingues; SPOSITO, Eliseu Savério & SAQUET, Marcos Aurélio.Territórios e desenvolvimento: Diferentes abordagens.Francisco Beltrão, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2004.

(13)

LENIN, Illicht. A Desintregarção do Campesinato, in O Desenvolvimento do Capitalismo na Rússia, (Cap. II), São Paulo: Abril Cultural, 1982. p. 35 – 121, (col. Os economistas).

MARANHÃO, Silvio. Estado e planejamento Regional: A Experiência do Nordeste Brasileiro. In: A Questão Nordeste: Estudos Sobre Formação Histórica, Desenvolvimento e Processos políticos e Ideologicos. Rio de Janeiro, Ed. Paz e Terra, 1984.

MARTINS, josé de Souza. A Produção Capitalista de Relação não Capitalista de Produção, in Cativeirao da Terra. São Paulo, Liv. Editora Ciencias Humanas.1979. _________ . A Sujeição da Renda da Terra ao Capital eo Novo Sentido da Luta Pela Reforma Agrária, in Os Canponeses e a Politica no Brasil. Petrópolis, Vozes, p. 151-177(nº das padinas basesada na 3ª edição de 1986).

MORAES, Antonio Carlos Robert. Território e História no Brasil. São Paulo, Ed. Hucitec, 2002.

OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. Modo Capitalista de Produçaõ e Agricultura. 3º edição, São Paulo, Ática, 1990.

PENA, Maura. O Que Faz Ser Nordestino: Identidades Sociais, Interesses e o “escândalo” Erundina. São Paulo, Ed. Cortez, 1992.

PERICO, Rafael Echeverry. Identidade e Território no Brasil. Brasília, Instituto Interamericano de cooperação para a Agricultura, 2009. Tradução Maria Verônica Morais Souto.

RAFFESTIN, Claude. Por uma Geografia do Poder. São Paulo, Ed. Atica, 1993.

SAQUET, Marcos Aurélio. Por uma abordagem territorial. In; SAQUET, Marcos Aurélio & SPOSITO, Eliseu Savério. Territórios e territorialidades: Teorias, processos e conflitos. São Paulo, Expressão popular, 2009.

Referências

Documentos relacionados

Haesbaert (2004, p. 40) sintetiza a noção de território em três vertentes: a) política, que se refere às relações de espaço-poder ou jurídico-política: “a mais difundida,

Esta territorialização decorre, portanto,das práticas políticas, entendidas como “[...] as ações sociais que têm por finalidade a conquista ou a obtenção do

(HAESBAERT 2007: p. O território tem que ser entendido como território usado, não território em si. É no espaço usado que se compreende como os sujeitos sociais utilizam

Ao se elaborar e refl etir sobre ao processo de territorialização em uma área de abrangência de uma Unidade de Saúde pode-se afi rmar que há necessidade de se desenvolver

O Território é um elemento imprescindível ao conceito de Estado (ou seja é o espaço geográfico onde o povo exerce a sua soberania, pois onde não há a fixação num território

O Território é um elemento imprescindível ao conceito de Estado (ou seja é o espaço geográfico onde o povo exerce a sua soberania, pois onde não há a fixação num território

Segundo Haesbaert (2004), o conceito de território é um dos principais adotados para compreender a relação entre a sociedade e seu espaço e, nessa perspectiva,

Territórios não são, simplesmente, um conjunto neutro de fatores naturais e tações humanas capazes de determinar as opções de localização das empresas e dos