• Nenhum resultado encontrado

Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

Câmara Ítalo-Brasileira

de Comércio, Indústria e Agricultura

(2)

Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio,

Indústria e Agricultura

C

C

A

A

L

L

E

E

N

N

D

D

Á

Á

R

R

I

I

O

O

D

D

E

E

A

A

T

T

I

I

V

V

I

I

D

D

A

A

D

D

E

E

S

S

2

2

0

0

1

1

1

1

I

I

N

N

I

I

C

C

I

I

A

A

T

T

I

I

V

V

A

A

S

S

E

E

T

T

O

O

R

R

P

P

E

E

R

R

Í

Í

O

O

D

D

O

O

PORTAL ITALCAM

:

Bilíngue e diariamente atualizado. Confiável fonte de informação sobre: economia italiana e brasileira, oportunidades de negócios e possibilidades de colaboração Itália-Brasil, eventos em programação etc.

www.italcam.com.br

2011

REVISTA “AFFARI”

:

Publicação bilíngue com os seguintes cadernos: “Oportunidades de negócios”; “Mercado italiano e brasileiro”; “Setores específicos da atividade industrial, comercial e inovadora”, “Promoção da cultura, da gastronomia, do design e da arte italiana”; “Eventos e iniciativas da Câmara”; “Difusão da rede das Câmaras”.

Trimestral: Março, Junho, Setembro e

Dezembro

“FILO DIRETTO” ITALCAM

:

Newsletter oficial da Câmara. Fornece aos associados, às instituições brasileiras e italianas um quadro de informações completo e tempestivo sobre os eventos, atividades e novidades da Câmara.

Mensal

BOLETIM “OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS”

:

Inclui todos os mais atualizados anúncios sobre novidades, oportunidades, produtos e serviços oferecidos pelas empresas que desejam realizar o intercâmbio comercial Brasil/Itália.

Trimestral

BOLETIM “APRESENTAÇÃO DOS NOVOS ASSOCIADOS”

:

Apresenta os novos associados fornecendo uma síntese dos serviços e produtos oferecidos por eles. O boletim é distribuído gratuitamente na revista Affari e no site Italcam.

Trimestral

NEWSLETTER BRASIL

:

Newsletter da Câmara. Informativo com os principais

dados sobre: economia, política, indústria e comércio internacional no Brasil. Bimestral

MM

ÍÍ

DD

II

AA

SS

II

TT

AA

LL

CC

AA

MM

FOLDER ITALCAM

:

Novo folder bilíngue que apresenta os serviços da Câmara. Será distribuído em todas as ocasiões das ações promocionais no Brasil e na Itália. Tiragem: 5.000 exemplares

(3)

I

I

N

N

I

I

C

C

I

I

A

A

T

T

I

I

V

V

A

A

S

S

E

E

T

T

O

O

R

R

P

P

E

E

R

R

Í

Í

O

O

D

D

O

O

SEMINÁRIOS NO BRASIL E NA ITÁLIA – ENCONTROS INSTITUCIONAIS

: Serão realizados seminários em cidades do Estado de São Paulo para o desenvolvimento de relações de negócios. Paralelamente, organizaremos na Itália seminários com o objetivo de apresentare aos operadores participantes a situação econômica e as oportunidades de negócios oferecidas no Brasil.

SEMINÁRIOS TÉCNICOS - ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO

Nos arranjos produtivos locais de Franca, Jaú e/ou Birigui (SP). Calçadista Nos arranjos produtivos locais de São Carlos e/ou Campinas (SP). Tecnológico No arranjo produtivo local de São José do Rio Preto (SP). Ourivesaria No arranjo produtivo local de São José do Rio Preto e região (SP). Moveleiro No arranjo produtivo local de São José dos Campos (SP). Aeronáutico e

Aeroespacial

No decorrer de 2011

ENCONTROS INSTITUCIONAIS

Em

colaboração com a FIESP nas seguintes organizações de categoria em São Paulo: ABIMAQ (máquinas), ABIT/ABRAVEST (têxtil), ABIA (alimentício), SINDUSCON (construção), ABF (franchising), ABIPLAST (plástico)

Encontros com o “Sistema Itália”, a serem realizados em São Paulo em colaboração com o ICE – Istituto per il Commercio Estero - SP

Encontros com pelo menos 4 prefeituras do Estado de São Paulo.

Encontros com pelo menos 8 Associações Comerciais das principais cidades do Brasil

Multissetorial

No decorrer de

2011

SEMINÁRIOS TÉCNICOS NA ITÁLIA

S

S

E

E

M

M

I

I

N

N

Á

Á

R

R

I

I

O

O

S

S

B

B

R

R

A

A

S

S

I

I

L

L

E

E

I

I

T

T

Á

Á

L

L

I

I

A

A

--

E

E

N

N

C

C

O

O

N

N

T

T

R

R

O

O

S

S

I

I

N

N

S

S

T

T

I

I

T

T

U

U

C

C

I

I

O

O

N

N

A

A

I

I

S

S

Seminários Técnicos em Vicenza, Roma, Bologna, Parma, Verona,

Milano e Rimini

. A sede dos seminários será provavelmente escolhida conforme às CCIAA das cidades das Regiões com as quais mantemos relações mais estreitas de colaboração. O foco temático abordará preferencialmente os setores referentes aos nossos projetos como: alimentício, ambiental, franchising, moda, cinema... para citar os mais relevantes.

Multissetorial

2º Semestre

(4)

I

I

N

N

I

I

C

C

I

I

A

A

T

T

I

I

V

V

A

A

S

S

E

E

T

T

O

O

R

R

P

P

E

E

R

R

Í

Í

O

O

D

D

O

O

MM

AA

RR

KK

EE

TT

II

NN

G

G

II

NN

SS

TT

II

TT

UU

CC

I

I

OO

NN

AA

LL

Objetivos:

1. Intensificar as relações com o setor industrial (brasileiro e italiano), com instituições, universidades e associações de categoria para promover novas ações que podem favorecer o intercâmbio.

2. Aumentar o nível de satisfação dos atuais sócios e encontrar potenciais associados.

Para atingir esses objetivos, a Câmara:

• constantemente atualiza o site em relação às novas tendências virtuais graças a iniciativas como: “Seção Exclusiva para os Associados”, acessível apenas através de login próprio; criará uma Seção Mercosul, cujo Presidente, Dr. Edoardo Pollastri, é o coordenador da área, para melhorar a comunicação entre os países membros e a Italcam; e fomentar a seção que foi criada em 2010, “2011: O ano da Itália no

Brasil” que é um coletor virtual de ideias e projetos potenciais para

serem realizados em ocasião do grande evento “MIB – Momento Itália-Brasil” (período: Outubro 2011/Junho 2012);

• desenvolveu a Newsletter Periódica que é enviada a todas as Câmaras de Comércio Italianas e às entidades oportunamente selecionadas, com a finalidade de garantir a atualização sobre os principais projetos da Câmara, ações comerciais, promocionais e oportunidades do mercado brasileiro;

• continua com o incremento da rede social Marketing Digital (twitter, facebook, orkut) para agregar jovens à Italcam;

• Organiza eventos periódicos sobre temas adequadamente selecionados; • efetua uma Pesquisa entre os Atuais Associados para definir com eles

expectativas e identificar áreas de oportunidades.

M

U

LT

IS

S

E

T

O

R

IA

L

2011

I

I

N

N

I

I

C

C

I

I

A

A

T

T

I

I

V

V

A

A

S

S

E

E

T

T

O

O

R

R

P

P

E

E

R

R

Í

Í

O

O

D

D

O

O

DD

EE

LL

EE

GG

AA

ÇÇ

O

O

EE

SS

EE

DD

EE

LL

EE

GG

AA

DD

OO

SS

Para 2011, a Italcam reforçará sua rede de delegados e delegações, para facilitar a troca de informações e desenvolver maiores sinergias entre as distintas representações.

Continua o projeto “Projeto de Apoio e Expansão”, iniciado em 2009, que envolve toda a rede dos delegados da Câmara. Além disso, será realizada, no decorrer do primeirp semestre de 2011, uma reunião plenária com todos os delegados, com o propósito de intensificar e reforçar as relações com os representantes Italcam nas atividades e programas previstos para o ano. Nesse sentido, a Câmara planeja dar continuidade e incrementar as visitas nas principais cidades industriais do interior do Estado de São Paulo, onde estão presentes as delegações, para fortalecer a rede de relações com a Câmara e as atividades promocionais também em do Momento da Itália no Brasil que começa em 2011.

Números: 68 delegados em 73 cidades nos Estados de São Paulo, Tocantins, Distrito Federal, Rio Grande do Norte, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Acre.

(5)

I

I

N

N

I

I

C

C

I

I

A

A

T

T

I

I

V

V

A

A

S

S

E

E

T

T

O

O

R

R

P

P

E

E

R

R

Í

Í

O

O

D

D

O

O

MISSÕES COMERCIAIS COLETIVAS E/OU INDIVIDUAIS DA ITÁLIA

MISSÃO ABRUZZO

:

Em colaboração com FEABRA (Federação das Associações de Abruzzo no Mundo) e By Abruzzo, será organizada uma missão comercial, multissetorial, com a participação de aproximadamente 12 empresas da Região Abruzzo.

Multissetorial

Março

2011

MISSÃO “CCIAA TURIM I”

: Em colaboração com Câmara de Comércio, Indústria, Artesanato e Agricultura (CCIAA) de Turim e Desk Torino em São Paulo, será organizada uma missão comercial do setor de autopeças, em ocasião da Feira Automec em São Paulo. Prevê-se a participação de 10 empresas.

Autopeças

Abril 2011

MISSÃO “CCIAA TURIM II”

:

Em colaboração com Câmara de Comércio, Indústria, Artesanato e Agricultura (CCIAA) de Turim e Desk Torino em São Paulo, novamente será organizada uma missão comercial, desta vez, do setor aeroespacial, em ocasião da feira ExpoAeroBrasil, na cidade de São José dos Campos, SP. Prevê-se a participação de 8 empresas.

Aeroespacial

Julho

2011

MISSÕES COMERCIAIS COLETIVAS E/OU INDIVIDUAIS PARA A ITÁLIA

INCOMING “BUY MADE IN VENETO II”

: Em colaboração com Centro “Estero” das Câmaras de Comércio do Veneto e Desk Centro Estero Veneto em São Paulo, prevê-se a organização do incoming ”Buy Made in Veneto 2” com a participação de 6 buyers brasileiros dos setores casa e moda em visita comercial à Região Veneto.

Casa e Moda

Maio 2011 16 a 20

PROJETO “SUFRAMA

”: O objetivo é promover e difundir o artesanato, a gastronomia, a moda e os setores específicos ligados aos “bio-gioielli”, aos fitocosméticos, à fitoterapia e ao turismo da Amazônia Ocidental, que inclui cinco Estados: Amazonas, Acre, Rondônia, Roraíma e Amapá. O projeto prevê participação à Feira de Florença (Abril/Maio) de artesãos vindos desses Estados brasileiros e encontros B2B que serão realizados em ocasião de um Workshop dedicado

.

Artesanato,

gastronomia,

moda, turismo...

Abril/Maio 2011

MISSÕES EM FEIRAS ITALIANAS

SALÃO INTERNACIONAL DO MÓVEL

:

Milão. Acompanhamento de grupo composto por cerca de 25 profissionais brasileiros, entre designers, arquitetos, representantes de industrias moveleiras e de decoração.

Moveleiro e

Decoração

12 a 17 Abril 2011

CHARM

:

Vicenza. Mostra Internacional de ourivesaria, joalheria, prataria e relógios. É previsto o acompanhamento de grupo de 20 profissionais brasileiros do setor.

Ourivesaria

21 a 25

Maio 2011

AF – O ARTESÃO NA FEIRA

:

Milão. Participação expositiva do Estado do Amazonas com uma área de cerca de 60m². Participação de 10 artesãos locais.

Artigianato

3 a 11

Dezembro 2011

PRESENÇA EM FEIRAS BRASILEIRAS

FEICON BATIMAT

:

São Paulo – Principal feira do setor de materiais para a

construção da América Latina. Participação de 6 empresas italianas.

Construção

15 a 19 Março 2011

AUTOMEC

: São Paulo - Ponto de encontro do setor de reposição, autopeças, inovação e soluções nas áreas de peças e sistemas, acessórios... Participação de 10 empresas italianas. www.automecfeira.com.br

Autopeças

12 a 16

Abril 2011

AGRISHOW

: Ribeirão Preto (SP) - Principal feira do setor agrícola da América do Sul. Participação de 5 empresas italianas. www.agrishow.com.br

Agrícola

2 a 6 Maio 2011

S

S

E

E

R

R

V

V

I

I

Ç

Ç

O

O

S

S

C

C

O

O

M

M

E

E

R

R

C

C

I

I

A

A

I

I

S

S

EAB – EXPO AERO BRASIL

:

São José dos Campos (SP). Il più importante

evento aeronautico del Brasil. Participação di n. 8 operatori italiani.

Aeronáutico

(6)

I

I

N

N

I

I

C

C

I

I

A

A

T

T

I

I

V

V

A

A

S

S

E

E

T

T

O

O

R

R

P

P

E

E

R

R

Í

Í

O

O

D

D

O

O

TRADUÇÃO

:

cerca de 5.000 documentos traduzidos por ano, de conteúdos variáveis, vindos de universidades, instituições, parceiros italianos e/ou brasileiros, etc.

2011

RECEPÇÃO E ENCAMINHAMENTO

:

Desenvolvimento de um banco de dados que arquiva as principais universidades e institutos de especialização locais e italianos, para facilitar o contato entre eles e informar a jovens interessados sobre cursos de especialização universitária no Brasil e no exterior.

Multissetorial

2011

CURSOS DE FORMAÇÃO

CURSOS DE ITALIANO

:

A Câmara realiza, em seu auditório em São Paulo, cursos de italiano para cerca de 50 alunos/curso, com a duração de 100 horas cada um (período janeiro/abril e segundo semestre). Tais cursos são direcionados às profissões que requerem mão-de-obra na Itália. Continua a colaboração com o ICIB (Instituto cultural Ítalo-Brasileiro), importante estrutura no Brasil, com uma parceria que realiza ações promocionais para a língua italiana em instituições e administrações públicas.

2011

F

F

O

O

R

R

M

M

A

A

Ç

Ç

Ã

Ã

O

O

P

P

R

R

O

O

F

F

I

I

S

S

S

S

I

I

O

O

N

N

A

A

L

L

CURSOS DE FORMAÇÃO PARA PESSOAL DESTINADO AOS DESKS

:

O aumento das atividades ligadas aos desks que a Câmara hospeda impõe a necessidade de preparar o pessoal dedicado para esta especifica função, fornecendo-lhe uma adequada preparação nos setores: relações internacionais, import/export, legislações locais e italianas, atividades comerciais e de marketing.

Os cursos voltados ao pessoal que administra os Desks são ministrados por 2 funcionários da Câmara nos primeiros meses do ano com a duração de 70/80 horas.

FO

R

M

A

Ç

Ã

O

Janeiro, Fevereiro, Março 2011

I

I

N

N

I

I

C

C

I

I

A

A

T

T

I

I

V

V

A

A

P

P

E

E

R

R

Í

Í

O

O

D

D

O

O

S

S

E

E

T

T

O

O

R

R

BUSINESS ATLAS

:

Atualização do Business Atlas, da redação da Relação sobre as Oportunidades de Negócios e do relatório semestral.

Febbraio / Março 2011

MEETING DOS SECRETÁRIOS GERAIS

:

Participação do Secretário Geral ao Meeting dos Secretários Gerais em Roma, na Itália.

2 a 5 Julho 2011

CONVENTION DAS CCIE

:

Participação do Presidente e do Secretário Geral à Convention anual das CCIE - Câmaras de Comércio Italianas no Exterior (CCIE) em Nápoles, na Itália.

22 a 26 Outubro 2011

ENCONTROS ANUAIS CCIE DO MERCOSUL

:

Participação aos dois encontros anuais das Câmaras de Comércio Italianas do Mercosul, o primeiro a ser realizado em local/data a definir, e o segundo no decorrer da Convention supracitada. 2011

A

A

T

T

I

I

V

V

I

I

D

D

A

A

D

D

E

E

S

S

D

D

E

E

R

R

E

E

D

D

E

E

ENCONTROS CCIE MERCOSUD

:

Participação do Secretário Geral a duas ulteriores Reuniões de Área com os colegas das Câmaras de Comércio Italianas do Mercosul, em locais e datas a serem definidos, para discutir os projetos comuns e estabelecer as diretrizes de realização.

(7)

Câmara Italo-Brasileira de Comércio,

Indústria e Agricultura

C

C

A

A

L

L

E

E

N

N

D

D

Á

Á

R

R

I

I

O

O

D

D

E

E

A

A

T

T

I

I

V

V

I

I

D

D

A

A

D

D

E

E

S

S

2

2

0

0

1

1

1

1

P

P

R

R

O

O

J

J

E

E

T

T

O

O

S

S

E

E

S

S

P

P

E

E

C

C

I

I

A

A

I

I

S

S

Em 2011, a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura

de São Paulo realiza uma programação ampla e diversificada com uma

série de projetos e iniciativas especiais, que se inserem no “MIB -

M

M

O

O

M

M

E

E

N

N

T

T

O

O

I

I

T

T

Á

Á

L

L

I

I

A

A

-

-

B

B

R

R

A

A

S

S

I

I

L” (Outubro 2011/Junho 2010), que será

L

(8)

S

S

P

P

A

A

Z

Z

I

I

O

O

I

I

T

T

A

A

L

L

I

I

A

A

D

D

I

I

E

E

T

T

A

A

M

M

E

E

D

D

I

I

T

T

E

E

R

R

R

R

Â

Â

N

N

E

E

A

A

I

I

N

N

I

I

C

C

I

I

A

A

T

T

I

I

V

V

A

A

P

P

E

E

R

R

Í

Í

O

O

D

D

O

O

S

S

E

E

T

T

O

O

R

R

OBJETIVO:

Promoção de produtos agroalimentares da Itália e de sua cultura gastronômica no Brasil com a apresentação de seus hábitos alimentares e culinários. Tal iniciativa comporta o desenvolvimento de colaborações com instituições italianas ativas no setor e com todos os agentes que se ocupam da promoção de produtos agroalimentares para incentivar sinergias que possam estimular ainda mais a demanda do produto italiano no Brasil.

2011

AÇÕES PROMOCIONAIS DO PROJETO

AULAS DE COZINHA MEDITERRÂNEA:

ministradas por uma nutricionista especializada, nos principais supermercados de São Paulo: Pão de Açúcar, Extra, Sam’s Club, Sonda, Wal-Mart, Carrefour, Empórios Santa Luzia e Santa Maria.

Março a Dezembro

2011

SEMINÁRIOS:

Serão realizados, nas principais universidades de gastronomia de São Paulo: SENAC, Anhembi Morumbi e São Camilo, três “Seminários científico-promocionais sobre os benefícios da dieta mediterrânea”, para cerca de 50 pessoas. Presença de chefs italianos que prepararão degustações de pratos com produtos típicos, baseados na cultura alimentar da Itália.

COLETIVA DE IMPRENSA:

em ocasião de um dos seminários supracitados. Presença de 10/15 jornalistas do setor gastronômico no Brasil para a promoção do conceito da Dieta Mediterrânea na mídia.

Junho a Outubro 2011

PROJETOS ESPECIAIS

Desde 2010, a ITALCAM participa do projeto daUnioncamere (Associação das Câmaras de Comércio Italianas) em colaboração com o ISNART (Instituto Italiano de Pesquisas Turísticas),

“OSPITALITÀ ITALIANA” - RESTAURANTES

ITALIANOS NO MUNDO

com o intuito de valorizar a imagem dos restaurantes italianos no exterior, criando novas oportunidades e ações promocionais para os mesmos.

A Câmara, dentro do Estado de São Paulo realizará: • A candidatura de 30 restaurantes italianos;

• A informação das modalidades de atribuição do selo “Ospitalità Italiana”; • A coleta das candidaturas e indicará um colaborador para fazer visitas de

inspeção aos restaurantes candidatados.

2º Semestre 2011

EVENTOS GASTRONÔMICOS: “SPAZIO ITALIA”

APAS:

São Paulo.Apresentação da empresa italiana “Olitalia” durante uma das feiras gastronômicas mais importantes do Brasil, “APAS 2011”, com a presenza de cerca de 550 expositores e 72.000 visitantes.

9 a 12 Maio 2011

S

S

P

P

A

A

Z

Z

I

I

O

O

I

I

T

T

A

A

L

L

I

I

A

A

D

D

I

I

E

E

T

T

A

A

M

M

E

E

D

D

I

I

T

T

E

E

R

R

R

R

Â

Â

N

N

E

E

A

A

SPAZIO ITALIA “SABORES DAS REGIÕES ITALIANAS”:

Promoção da cultura gastronômica das Regiões italianas com exposições e degustações de seus produtos típicos, graças à constituição de uma “cozinha” comum, totalmente equipada, onde as Regiões apresentarão seus produtos e promoverão as marcas ligadas ao Made in Italy. Numa noite dedicada, renomados chefs, que representam cada uma das regiões, realizarão uma degustação para cerca de 5.000 pessoas em um espaço dedicado (a definir) em São Paulo. Na ocasião do evento, a Câmara fará uma homenagem aos 30 maiores chefs de cozinha italiana no Brasil com premiação dividida em duas categorias: “Pioneiros da Gastronomia Italiana no Brasil” e “Contemporâneos da Gastronomia Italiana no Brasil”.

(9)

7

7

ª

ª

S

S

E

E

M

M

A

A

N

N

A

A

D

D

O

O

C

C

I

I

N

N

E

E

M

M

A

A

I

I

T

T

A

A

L

L

I

I

A

A

N

N

O

O

( (CCoopprroodduuççõõeesscciinneemmaattooggrrááffiiccaassIIttáálliiaa--BBrraassiill))

I

I

N

N

I

I

C

C

I

I

A

A

T

T

I

I

V

V

A

A

P

P

E

E

R

R

Í

Í

O

O

D

D

O

O

S

S

E

E

T

T

O

O

R

R

OBIETTIVO:

Favorecer o intercâmbio cultural e comercial no setor cinematográfico entre o Brasil e a Itália, por meio de ações que favoreçam a realização de futuras coproduções a serem realizadas em ambos os países. O projeto possui duas fases, realizadas no Brasil e na Itália.

Obs.: Em ocasião do “MIB – Momento Itália Brasil” algumas atividades do projeto excepcionalmente serão realizadas durante o período de Outubro de 2011 a Junho de 2012.

AÇÕES DO PROJETO

SEMANA “CINEMA DE ANIMAÇÃO”

com a presença de Bruno Bozzetto, Roberto Frattini e/ou Iginio Straffi em ocasião da inaguração do primeiro curso de graduação do Brasil em “Cinema de Animação”, da faculdade de cinema FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado.

SÃO PAULO - FAAP: Organização de 4 workshops. Projeção de sete filmes de animação. Público: 300 pessoas entre alunos e interessados. Gratuito.

5 a 8 Setembro 2011 RIBEIRÃO PRETO (SP) - FAAP: Organização de 2 workshops. Projeção de sete

filmes de animação. Público: 300 pessoas entre alunos e interessados. Gratuito. 9 Setembro 2011

ESPECIAL “CINEMA RESTAURADO”:

momento dedicado à história do cinema italiano, do cinema mudo, aos anos 1970. A abertura do especial será realizada com a projeção de um filme mudo acompanhado por um pianista e um ator.

FAAP: Organização de 2 workshops referentes às “Técnicas e procedimentos de restauração de filmes” com a participação de Alberto Barbera, diretor do Museu Italiano de Cinema e de Angela Prudenzi, crítica cinematográfica. Serão realizadas 10 projeções gratuitas dos filmes.

CINEMATECA BRASILEIRA: Serão realizadas 10 projeções gratuitas dos filmes.

7 a 11 Novembro 2011

CINE BELAS ARTES: Serão realizadas 14 projeções (duas ao dia) dos filmes. O valor do ingresso terá desconto de 50%.

S Ã O P A U LO 11 a 17 Novembro 2011 RIBEIRÃO PRETO (SP) - FAAP:Serão realizadas 14 projeções gratuitas (duas ao

dia) dos filmes na FAAP de Ribeirão Preto. Público: alunos e interessados. Capacidade do local: 300 pessoas.

18 a 25 Novembro 2011

7ª SEMANA DO CINEMA CONTEMPORÂNEO ITALIANO

: Exibição de 10 obras

cinematográficas inéditas no Brasil.

• 2 workshops referentes a “Produção, Direção e Coprodução” com a participação de estudantes, professores e técnicos do setor.

• Exibição gratuita de filmes na FAAP. Público: 300 pessoas entre alunos e interessados.

FAAP: 14 a 18 Novembro 2011

ENCONTRO DEDICADO AO SETOR CINEMATOGRÁFICO: encontros com a participação de produtores e diretores brasileiros e italianos e representantes das instituições competentes do setor: ANCINE (Agência Nacional do Cinema) e do MiBAC (Ministério da Cultura Italiano – Direção Geral para o Cinema).

16 Novembro 2011

CINEMARK IGUATEMI e/ou CINE BELAS ARTES: 14 exibições (duas sessões por dia) nas respectivas salas de cinema. O valor do ingresso terá desconto de 50%.

S Ã O P A U LO 18 a 24 Novembro 2011

7

7

ª

ª

S

S

E

E

M

M

A

A

N

N

A

A

D

D

O

O

C

C

I

I

N

N

E

E

M

M

A

A

I

I

T

T

A

A

L

L

I

I

A

A

N

N

O

O

RIO DE JANEIRO: nas salas de cinemas disponíveis que darão descontro de 50% no valor do ingresso. Serão realizadas 14 projeções (2 sessões por dia).

(10)

7

7

ª

ª

S

S

E

E

M

M

A

A

N

N

A

A

D

D

O

O

C

C

I

I

N

N

E

E

M

M

A

A

I

I

T

T

A

A

L

L

I

I

A

A

N

N

O

O

( (CCoopprroodduuççõõeesscciinneemmaattooggrrááffiiccaassIIttáálliiaa--BBrraassiill))

I

I

N

N

I

I

C

C

I

I

A

A

T

T

I

I

V

V

A

A

P

P

E

E

R

R

Í

Í

O

O

D

D

O

O

S

S

E

E

T

T

O

O

R

R

RETROSPECTIVA “DIRETOR, ATOR OU ATRIZ”

- A proposta é contar com a participação dos seguintes personagens: Bernardo Bertollucci, Roberto Benigni, Roberto Rossellini com a eventual presença da filha Isabella Rossellini, Marco Bellocchio ou Giancarlo Giannini.

FAAP – São Paulo: 1 workshop e 7 exibições gratuitas. 21 a 25 Novembro 2011

CINE BELAS ARTES (SP): 14 exibições (duas ao dia) nas salas de cinema. O valor do ingresso terá desconto de 50%.

25 Novembro a 02 Dezembro 2011 MINAS GERAIS: no “Centro de Cultura FIAT”. 14 exibições (duas ao dia). Gratuitas.

Capacidade do local: 300 pessoas.

29 Novembro a 06 Dezembro 2011

DELEGAÇÃO ITALIANA:

Chegada em São Paulo de delegação vinda da Itália de aproximadamente 17 pessoas para a semana do cinema com intercâmbio educativo (workshops) e professional (encontros sobre temas referentes ao setor cinematográfico), assim como, sobre a promoção do projeto.

Delegação composta por:

• 3 (atores/atrizes/diretores) selecionados de acordo com os filmes da mostra “Semana do Cinema Italiano Contemporâneo”, que participarão dos eventos promocionais dos filmes, assim como, aos encontros com os estudantes de cinema e teatro, mas também com profissionais do setor para uma troca de experiências, fomentando o intercâmbio cultural;

• 5 produtores para a participação aos encontros entre produtores e diretores em colaboração com o Sindicato das Indústrias Cinematográficas local, com o objetivo de encontrar de perto os profissionais do setor, favorecendo, desse modo, futuras colaborações entre os dois países;

• 1 convidado especial (diretor ou ator) para a sessão retrospectiva: um grande nome do cinema italiano para realizar uma homenagem graças a “Retrospectiva do Cinema Italiano”. A proposta é contar com a participação de Bernardo Bertolucci, Roberto Benigni, Giancarlo Giannini, Marco Bellocchio ou Isabella Rossellini, seja como seu trabalho como atriz, que representando o pai, o grande cineasta Roberto Rossellini.

• 3 diretores de filmes de animação para participar dos workshops educativos. Personagens convidados: Bruno Bozzetto, Iginio Straffi e um representante do Museu de Animação Luzzati (em homenagem a Emanuele Luzzati);

• 2 jornalistas: Um da RAI International e outro de um importante jornal ou revista de alta tiragem em toda a Itália.

• 1 representante da Cinecittà

• Diretor do Museu Nacional de Cinema de Turim

• 1 ator que participará da sessão “Cinema Restaurado” para a apresentação dos filmes mudos.

São Paulo: 14 a 24 Novembro 2011

O CINEMA BRASILEIRO NA ITÁLIA - Coproduções

DELEGAÇÃO BRASILEIRA:

Previsão de três delegações do Brasil com cerca de 10 pessoas, composta por produtores, buyers, jornalistas do setor cinematográfico para participar de encontros B2B com produtores italianos e brasileiros em ocasião dos principais festivais de cinema italiano:

1. Taormina Film Festival na Sicília

Junho 2011

2. Festival Internacional de Cinema de Roma:

Seção Business Street Outubro 2011

7

7

ª

ª

S

S

E

E

M

M

A

A

N

N

A

A

D

D

O

O

C

C

I

I

N

N

E

E

M

M

A

A

I

I

T

T

A

A

L

L

I

I

A

A

N

N

O

O

3. Festival Internacional de Cinema de Turim

Novembro 2011

(11)

C

C

O

O

N

N

H

H

E

E

Ç

Ç

A

A

A

A

I

I

T

T

Á

Á

L

L

I

I

A

A

S

S

E

E

M

M

S

S

A

A

I

I

R

R

D

D

E

E

S

S

Ã

Ã

O

O

P

P

A

A

U

U

L

L

O

O

I

I

N

N

I

I

C

C

I

I

A

A

T

T

I

I

V

V

A

A

P

P

E

E

R

R

Í

Í

O

O

D

D

O

O

S

S

E

E

T

T

O

O

R

R

A Câmara, presente há mais de 100 anos na cidade de São Paulo e ciente das necessidades e potenciais da cidade, reapresenta o projeto “

C

C

o

o

n

n

h

h

e

e

ç

ç

a

a

a

a

I

I

t

t

á

á

l

l

i

i

a

a

s

s

e

e

m

m

s

s

a

a

i

i

r

r

d

d

e

e

S

S

ã

ã

o

o

P

P

a

a

u

u

l

l

o

o

” realizado pela primeira vez em 2004, em ocasião das comemorações dos 450 anos da cidade de São Paulo. Essa iniciativa seria uma oportunidade de representar de maneira adequada, atualizada e merecida as obras e a contribuição italiana oferecida nos últimos dois séculos, para o desenvolvimento da cidade mais importante da América Latina: São Paulo.

OBJETIVO:

o projeto elabora roteiros conoscitivos pela cidade, com visitas em

empresas, museus, obras de arte, edifícios arquitetonicamente importantes, monumentos, igrejas, praças projetados e realizados por italianos. Além disso, os roteiros incluem indicações gastronômicas, vestígios da moda italiana, instrução e de tudo que representa a presença italiana na cultura e nas raízes da cidade de São Paulo.

2011

AÇÕES DO PROJETO

PESQUISA:

História da presença italiana em São Paulo

e os principais lugares, construções, museus, prédios que foram idealizados e construidos pelos italianos.

Presença italiana em São Paulo em todos os setores de referência do

Made in Italy

: quantificação das empresas fundadas por italianos e/ou que atuam prevalentemente com marcas, bens e serviços italianos. Serão selecionadas cerca de 100 empresas.

Fevereiro / Março 2011

ORGANIZAÇÃO DA LOGÍSTICA E DOS SERVIÇOS DE TRANSPORTE

para

permitir à Câmara o desenvolvimento da ação promocional da iniciativa.

Abril 2011

AÇÕES DE MARKETING

PARA A DIVULGAÇÃO DO EVENTO:

nas principais

revistas do setor turístico, às quais será enviada uma descrição do roteiro, através de pelo menos 10 publicações. Realização de campanha publicitária nas mídias e no site Italcam. Estima-se o envolvimento de um público não inferior a 2.000 pessoas, com enfoque especial às empresas e aos empresários.

Maio / Junho 2011

FOLDER DEDICADO:

com informações, roteiros, comentários históricos etc. para

ser entregue aos turistas e aos agentes econômicos da cidade de São Paulo. Serão impressos 10.000 exemplares para distribuição nos hotéis da cidade e nos eventos dedicados.

2011

PRINCIPAIS EVENTOS:

Almoços em típicos restaurantes italianos; Organização de

eventos em locais de fruição de espetáculos teatrais e/ou cinematográficos de autores e/ou com atores italianos; Realização de congressos e/ou seminários sobre temas ligados à italianidade; Organização de visitas às lojas e pontos de venda onde se comercializam produtos italianos: moda, design, decoração e produtos típicos. Tudo isso ajudará a complementar o tour de conhecimento dos vestígios da italianidade em São Paulo, mas também será muito útil para mostrar a concreta contribuição de bens e serviços italianos para a coletividade das empresas e dos consumidores de São Paulo.

Abril a Dezembro 2011

C

C

O

O

N

N

H

H

E

E

Ç

Ç

A

A

A

A

I

I

T

T

Á

Á

L

L

I

I

A

A

S

S

E

E

M

M

S

S

A

A

I

I

R

R

D

D

E

E

S

S

Ã

Ã

O

O

P

P

A

A

U

U

L

L

O

O

TOURS COGNITIVOS:

as excursões serão semanais e durante o ano. Estima-se,

portanto, a realização de pelo menos 30 com uma média de 40 pessoas por excursão.

(12)

M

M

A

A

D

D

E

E

I

I

N

N

M

M

O

O

D

D

A

A

I

I

N

N

I

I

C

C

I

I

A

A

T

T

I

I

V

V

A

A

P

P

E

E

R

R

Í

Í

O

O

D

D

O

O

S

S

E

E

T

T

O

O

R

R

OBIETTIVO:

Apresentar ao mercado brasileiro os novos designers da moda prêt-à-porter italiana e promover a interação entre empresas, profissionais e estudantes do setor da moda, seja no Brasil, que na Itália. A Câmara deseja, mediante atividades de pesquisa, marketing, participações em feiras setoriais, encontros entre empresas e buyers brasileiros, incentivar as PME italianas do setor para formar um mercado de um produto ainda pouco conhecido no Brasil.

2011

AÇÕES DO PROJETO

PESQUISA DE MERCADO

referente às oportunidades de comercialização dos

produtos da moda italiana no Brasil, especialmente no setor do prêt-à-porter voltado principalmente às classes médias emergentes.

BANCO DE DADOS

com informações de todos os contatos dos principais agentes do setor: importadores, lojas, centros comerciais (outlets), faculdades e escolas de moda, jornalistas do setor etc.

2011

ENCONTROS B2B

e montagem de um stand em ocasião do “

Salão da Moda

em São Paulo. Estima-se a participação de 10 produtores de moda Prêt-à-Porter, designers, buyers, que serão identificados pelas instituições italianas setoriais envolvidas no projeto.

DESFILE

durante o “Salão da Moda” que mostrará os “looks” do Prêt-à-Porter

seja italiano, que brasileiro, onde serão convidados os maiores formadores de opinião, jornalistas, consultores, designers e estilistas com foco na integração cultural, produtiva e industrial.

Junho 2011

DESFILE “O MELHOR DO MADE IN BRASIL”

EM

ROMA

com um evento

dedicado à moda e encontros com importantes estilistas, produtores, buyers e com as instituições ligadas ao setor da moda. A manifestação será realizada no Palazzo Pamphilj, sede da Embaixada do Brasil em Roma, para um público de aproximadamente 300 pessoas.

M

M

A

A

D

D

E

E

I

I

N

N

M

M

O

O

D

D

A

A

CONCURSO BOLSAS DE ESTUDO

para jovens estudantes do curso de moda

(13)

“D

DE

ES

SE

EN

NV

VO

OL

LV

VI

IM

ME

EN

NT

TO

O

S

SU

US

ST

TE

EN

NT

ÁV

VE

EL

L

B

BI

IL

LA

AT

TE

ER

RA

AL

L”

2

2

ª

ª

A

An

nu

ua

al

li

id

da

ad

de

e

I

I

N

N

I

I

C

C

I

I

A

A

T

T

I

I

V

V

A

A

P

P

E

E

R

R

Í

Í

O

O

D

D

O

O

S

S

E

E

T

T

O

O

R

R

OBJETIVO:

Apoiar na Itália e no Brasil a difusão de uma cultura de “Green Economy”, de baixa intensidade de carbono e altamente eficiente pelo ponto de vista da utilização de recursos, através da colaboração com entidades, instituições, universidades e empresas seja italianas que brasileiras. O projeto analisará os aspectos ligados à redução da emissão de CO² abrangendo os seguintes setores:

• Tecnologias voltadas à redução das emissões de carbono • Energias alternativas e renováveis

• Reciclagem de resíduos sólidos (urbanos e industriais, inclusive materiais perigosos e produtos hospitalares) também com enfoque nos sistemas de captação de gases capazes de gerar créditos de carbono e energia.

2011

AÇÕES DO PROJETO

ANÁLISE DO SETOR

(Brasil e Itália) e pesquisa sobre os principais players para cada setor de referência.

CONTATOS

com Entidades, Instituições, Associações de Categoria e Empresas Brasileiras e Italianas.

GUIA

que indica os principais incentivos fiscais e financeiros do setor ambiental presentes no Brasil e na Itália. Tiragem de 2.000 cópias, bilíngue (italiano e português) e será distribuído durante os eventos relativos ao projeto.

SEMINÁRIOS EM COLABORAÇÃO COM ICE E ALGUNS GOVERNOS

BRASILEIROS

em São Paulo com o objetivo de estimular empresas italianas a se estabelecerem no Brasil atraindo investimentos e tecnologias capazes de produzir bens de baixa emissão de carbono.

2011

PRINCIPAIS FEIRAS:

FIMAI/SIMAI

(Feira e Seminário Internacional do Meio ambiente): Participação de 3/4 empresas à feira anual Brasileira, que se realizará em São Paulo.

ECOMONDO:

Participação de 3/4 empresas à feira do setor ambiental na Itália, que se realizará em Rimini.

Novembro 2011

CURSOS/SEMINÁRIOS EDUCATIVOS:

Organização, em São Paulo, de 2 cursos sobre as tecnologias específicas do setor existentes, tanto na Itália, quanto no Brasil:

1.

Curso sobre reciclagem de resíduos especiais

como aparelhagem elétricas, eletrônicas e elementos que contêm CFC e HCFC (monitores, impressoras, toners, lâmpadas etc). O curso terá duração de 2 dias e é voltado a 20 representantes de instituições e empresas públicas e privadas do setor.

2.

Curso “A questão ambiental: desafios e oportunidades”

:

com o objetivo de analisar fontes renováveis; custos de geração e perspectivas de desenvolvimento nos relativos países; problemas tecnológicos e a integração com a rede elétrica nacional; oportunidades de mercado e a eficiência energética. O curso, organizado em São Paulo, trará palestrantes locais e apresentações de estudos de casos brasileiros e italianos. O curso terá 15 participantes e duração de oito horas.

3º e 4º Trimestre 2011

SEMINÁRIOS

SOBRE A CRIAÇÃO DE PRODUTOS DE DESIGN COM

MATERIAIS RECICLADOS

– São Paulo. Estima-se a participação de 30 pessoas/seminário.

D

D

E

E

S

S

E

E

N

N

V

V

O

O

L

L

V

V

I

I

M

M

E

E

N

N

T

T

O

O

S

S

U

U

S

S

T

T

E

E

N

N

T

T

Á

Á

V

V

E

E

L

L

B

B

I

I

L

L

A

A

T

T

E

E

R

R

A

A

L

L

2

2

ª

ª

a

a

n

n

u

u

a

a

l

l

i

i

d

d

a

a

d

d

e

e

4/6 ENCONTROS B2B

entre as diversas empresas brasileiras e italianas que se realizarão no auditório da Câmara em ocasião da manifestação FIMAI/SIMAI.

(14)

“RELAÇÕES ITÁLIA-BRASIL PARA O DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO

I

I

N

N

I

I

C

C

I

I

A

A

T

T

I

I

V

V

A

A

P

P

E

E

R

R

Í

Í

O

O

D

D

O

O

S

S

E

E

T

T

O

O

R

R

PREMISSA:

A atividade industrial no Brasil está em relevante e rápida expansão, mas é, ao mesmo tempo, estimulada pela contínua atualização tecnológica por causa da concorrência dos países asiáticos, favorecidos pela valorização do real e pelo aumento da base de consumo. A Itália, apesar da crise do mercado europeu, continua representando um ninho de inovações tecnológicas nos mais variados campos das máquinas, utensílios e bens instrumentais.

OBJETIVO:

identificar, por meio de acordos com as principais associações Italianas de categoria, os nichos de mercado e especializações industriais, e favorecer o “export” de tecnologias e know-how.

SETORES ABORDADOS:

Logística, assistência, industrialização da tecnologia italiana voltada às produções industriais brasileiras, e assistência na constituição de um centro operacional destinado às PME, aos consórcios e às associações de categoria.

EVENTUAIS PARCERIAS:

estruturas Italianas setoriais, ANIMA, UNACOMA, ASCOMUT, ACIMM, ACIMAFF...

PESQUISA INICIAL

A Itália já é um dos principais fornecedores de tecnologia para o Brasil em diversos setores. Entre as outras áreas de excelência:

 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: A Itália está presente no setor da Telefonia com Telecom Italia e TIM. No setor das Comunicações via satélite com a Telespazio;

 TELEMÁTICA E SOFTWARE para a indústria têxtil, de lapidação, madeireira e para a indústria plástica;

 ROBÓTICA PARA A INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA;

 TECNOLOGIA E COMPONENTES DA INDÚSTRIA ELETROELETRÔNICA com a ST-Microelectronic;

 TECNOLOGIA DAS MÁQUINAS DE UTENSÍLIOS PARA A INDÚSTRIA: Máquinas para a indústria moveleira, têxtil, metalmecânica leve;

 TECNOLOGIA DE APLICAÇÃO DO DESIGN NO PROCESSO INDUSTRIAL (acordo Italcam específico com a Fundação Getúlio Vargas);

 TECNOLOGIAS PARA A ELIMINAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS E HOSPITALARES.

R

E

LA

Ç

Õ

E

S

I

T

Á

LI

A

-B

R

A

S

IL

P

A

R

A

O

D

E

S

E

N

V

O

LV

IM

E

N

T

O

T

E

C

N

O

G

IC

O

No campo agroalimentar:

 TECNOLOGIA DAS MÁQUINAS PARA A TRANSFORMAÇÃO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS EM INDUSTRIAIS:

 Em vários setores, a Itália é líder absoluta: máquinas industriais para produtos de forno; máquinas de café; máquinas de sorvete; máquinas para a indústria de massas; máquinas enológicas; máquinas e utensílios para a transformação e embalagem de produtos: horti-frutti, peixes, derivados de outros animais;

 TECNOLOGIA PARA A AGRICULTURA BIOLÓGICA

 TECNOLOGIA DE GORDURAS VEGETAIS PARA A INDÚSTRIA

 TECNOLOGIA E PESQUISA de viveiristas Italianos no aperfeiçoamento genético de sementes e espécies vegetais: Alimentos não-transgênicos

(15)

I

I

N

N

T

T

E

E

G

G

R

R

A

A

Ç

Ç

Ã

Ã

O

O

B

B

I

I

L

L

A

A

T

T

E

E

R

R

A

A

L

L

D

D

E

E

F

F

R

R

A

A

N

N

C

C

H

H

I

I

S

S

I

I

N

N

G

G

I

I

N

N

I

I

C

C

I

I

A

A

T

T

I

I

V

V

A

A

P

P

E

E

R

R

Í

Í

O

O

D

D

O

O

S

S

E

E

T

T

O

O

R

R

O setor do franchising continua se expandindo no Brasil e cresceu 23% em

relação a 2010, superando até mesmo as estimativas da ABF (Associação Brasilira de Franchising) que giravam em torno de 19%.

Nesse contexto, o franchising representa um instrumento estratégico ideal para empresas Italianas interessadas em se introduzir nos dois mercados: tal acordo de colaboração, de fato, permite às empresas mãe se inserirem de modo mais rápido, sem ter que investir capitais iniciais muito altos, beneficiando-se da gestão local graças a profissionais já inseridos no mercado. Além disso, no Brasil essa fórmula comercial representa uma realidade difusa e consolidada, e são muitos os eventos, as feiras, as associações e os institutos que oferecem oportunidades de promoção e de encontro para as empresas er le aziende interessate ad intraprendere accordi di franchising.

OBIETTIVO:

desenvolver relações com associações nacionais e facilitar os contatos entre os operadores para a conclusão de acordos que permitam às empresas italianas começar a atuar com sucesso no vasto mercado latino-americano, especialmente naqueles setores que mais representam o Made in Italy.

AÇÕES DO PROJETO

Detalhadamente, serão realizadas as seguintes atividades:

- DESENVOLVIMENTO DE ESTUDOS E RELATIVAS FICHAS INFORMATIVAS que

ofereceçam aos empresários italianos uma visão introdutiva do mercado brasileiro, da situação dos vários setores e das possíveis oportunidades comerciais.

- ASSINATURAS DE ACORDOS DE COLABORAÇÃO com associações, tanto

públicas, quanto privadas, italianas e brasileiras, que atuem e/ou demonstrem interesse no setor de franchising;

- PESQUISA DE EMPRESAS INTERESSADAS na potencial assinatura de acordos

de franchising, por meio de uma dupla ação, conduzida paralelamente na Itália e no Brasil;

- REALIZAÇÃO DE UM ESTUDO DE MERCADO MAIS ESPECÍFICO, focalizado

nas áreas e nos setores comerciais mais promissores e que tenham despertado mais o interesse das empresas envolvidas;

- ORGANIZAÇÃO DE MISSÕES: para a participação de empresas Italianas à

feira ABF Franchising Export 2011 (São Paulo - Junho de 2011) e uma missão para a participação de empresas Brasileiras à feira Franchising & Trade 2011 (Milão - Outubro de 2011). Nas missões prevê-se a participação de 8/10 empresas por missão.

-

ORGANIZAÇÃO DE ENCONTROS B2B: em ocasião das feiras supracitadas.

PARTNER BRASIL

: ABF – Associação Brasilira de Franchising – São Paulo

II

NN

TT

E

E

GG

RR

AA

ÇÇ

Ã

Ã

OO

BB

II

LL

AA

TT

E

E

RR

AA

LL

DD

EE

FF

R

R

AA

NN

CC

HH

II

SS

II

NN

GG

PARTNER ITALIA

: ASSOFRANCHISING - Milão

(16)
(17)

D

D

E

E

S

S

K

K

T

T

O

O

R

R

I

I

N

N

O

O

I

INNIICCIIAATTIIVVAA SSEETTOORR PPEERRÍÍOODDOO

ENVIO DE INFORMAÇÕES: Boletim di oportunidades de negócios no Brasil; Newsletter Brasil bimestral que

reúne as principais notícias sobre os setores de interesse, economia, política, finanças, indústria, comércio e serviços do Brasil.

Multissetorial 2011

MISSÃO CCIAA TORINO I: Missão comercial, setor de autopeças em ocasião da feira Automec, em São Paulo.

Participação prevista de 10 empresas de Turim. Autopeças Abril 2011

MISSÃO CCIAA TORINO II: Missão comercial, setor aeroespacial, em ocasião da feira EAB-ExpoAeroBrasil, na

cidade de São José dos Campos, SP. Participação prevista 8 empresas de Turim. Aeroespacial Julho 2011

D

D

E

E

S

S

K

K

C

C

E

E

N

N

T

T

R

R

O

O

E

E

S

S

T

T

E

E

R

R

O

O

V

V

E

E

N

N

E

E

T

T

O

O

I

INNIICCIIAATTIIVVAA SSEETTOORR PPEERRÍÍOODDOO

ENVIO DE INFORMAÇÕES: Boletim de Oportunidades de Negócios, Newsletter Brasil, Filo Diretto, etc.

ASSISTÊNCIA ÀS EMPRESAS DA REGIÃO VENETO: pesquisa de parceiros e informações relativas à legislação

técnica, alfandegária, etc.

Multissetorial 2011

INCOMING “BUY MADE IN VENETO II”: Organização do incoming ”Buy Made in Veneto 2” com a participação de

6 buyers Brasileiros dos setores ”casa” e ”moda” em visita técnica à Região Veneto. Casa e Moda

16 a 20 Maio 2011

P

P

R

R

O

O

M

M

O

O

S

S

-

-

C

C

Â

Â

M

M

A

A

R

R

A

A

D

D

E

E

C

C

O

O

M

M

É

É

R

R

C

C

I

I

O

O

D

D

E

E

M

M

I

I

L

L

Ã

Ã

O

O

I INNIICCIIAATTIIVVAA SSEETTOORR PPEERRÍÍOODDOO

ATIVIDADE DE ASSISTÊNCIA ÀS EMPRESAS: Pesquisa de parceiros potenciais; resposta aos quesitos de aspectos

legais, alfandegários, contratuais, logísticos e legislativos para cerca de 70 empresas/ano. Multissetorial 2011

MISSÃO ANVER: Em ocasião de missão institucional/comercial em São Paulo, a Associação Italiana de

Tintas/Vernizes realiza o encontro “Pesquisa e Inovações nos Setores de Tratamentos das Superfícies e Pintura Industrial” com a participação de 10 empresas italianas do setor.

Tintas/Vernizes 20 a 26 Febbraio 2011

FEICON – BATIMAT: participação de 6/8 empresas da Região Lombardia à feira do setor de construção e

iluminação, na cidade de São Paulo. Construção

15 a 19 Março 2011

FIMMA BRASIL: Bento Gonçalves (RS). Feira Internacional de Máquinas, matérias-primas e acessórios para a

indústria moveleira. Participação de 6/8 empresas da Região Lombardia. Móveis

20 a 25 Março 2011

VINITALY: Participação de 5/7 importadores brasileiros à feira “Vinitaly” do setor vitivinícola em Verona. Vitivinícola 7 a 11

Abril 2011

AUTOMEC:São Paulo – Ponto de encontro do setor de autopeças, inovação e soluções nas áreas de peças e

sistemas, acessórios... Participação de 6/8 empresas da Região Lombardia à feira. Autopeças

12 a 16 Abril 2011

MISSÃO “PRODUTORES DE VINHO DA REGIÃO EMILIA-ROMAGNA”: em São Paulo, com a participação de 10

produtores de vinho da Região Emilia-Romagna. Vitivinícola

19 a 20 Abril 2011

FEIMAFE: São Paulo. Participação de 6/8 empresas da Região Lombardia à Feira internacional de maquinas,

equipamentos e sistemas integrados de manufaturados. Mecânico

23 a 28 Maio 2011

HOSPITALAR: São Paulo. Feira internacional de produtos, equipamentos, serviços e tecnologias para hospitais,

laboratórios e clínicas, na cidade de São Paulo. Participação de 8/10 empresas da Região Lombardia. Hospitalar

24 a 27 Maio 2011

BEAUTY FAIR: Feira Latino-Americana de Cosméticos e Beleza que se realizará na cidade de São Paulo.

Participação prevista de 8/10 empresas da Região Lombardia. Cosmético/Beleza

10 a 13 Setembro 2011

Observação: No aguardo das atividades previstas da PROMOS-BR para o segundo semestre de 2011.

ENIT – AGÊNCIA ITALIANA DO TURISMO

I

INNIICCIIAATTIIVVAA PPEERRÍÍOODDOO SSEETTOORR

ATIVIDADE PERIÓDICA: Distribuição de materiais promocionais para cerca de 1.000 pessoas e mais de 15.000

folders vindos da sede de Roma, dos Centros Regionais Italianos, das Prefeituras nas regiões e cidades Italianas aos visitantes das diversas feiras, das quais a ENIT participa.

2011

WORKSHOP BIT – BUY ITALY – MILÃO: Convidados: tour operators /Número de participantes: 13 19 a 21

Fevereiro 2011

WORKSHOP BUY VENETO – VENEZA: Previsão: 4 participantes (3 representantes de agências de turismo + 1

jornalista) (A definir)

WORKSHOP EUROPA: Seja em São Paulo, que no Rio de Janeiro. No stand da Commissão Europea de Turismo.

Previsão: 400 visitantes e 80 expositores (10 empresas italianas).

Outubro/Novembro 2011

WORKSHOP AUREA – BOLSA DO TURISMO RELIGIOSO: Participação ao Workshop Bolsa do Turismo Religioso e

das Áreas Protegidas. Nº de participantes: 5 Novembro 2011

PROJETO MOSTRA EVENTO: Nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Realização de um “Espaço

Itália” dedicado à promoção turística e à exposição de artistas brasileiros inspirados na Itália. 10 dias em cada cidade

Abril / Maio 2011

PROJETO CINEMA – PROMOÇÃO DO SPOT ”ITALIA MUCH MORE” de 30 segundos em 200 salas de cnema do

Referências

Documentos relacionados

[r]

A participação e o controle social são movimentos indispensáveis na criação e implementação do PME, tendo a intenção de “intensificar a democracia, quer

QUADRO 3 – Adequação da matriz de competência aos ciclos do curso de Medicina da UFAL (continua) CICLOS DO CURSO DE MEDICINA- FAMED/UFAL CONHECIMENTO a ser trabalhado

[r]

INCOMING MIAC – LUCCA : Missão de incoming na Província de Lucca com a participação de 5 buyers brasileiros do setor de papel e celulose que visitarão a feira MIAC

ENERSOLAR + BRASIL: Feira Internacional de Tecnologias para a Energia Solar realizada em São Paulo no Centro de Exposições Imigrantes. Ponto de encontro de representantes

Em colaboração com a API Reggio Emilia, será organizada uma missão comercial do setor de máquinas para a indústria alimentícia e packaging, com a participação de

importantes importadores, buyers do setor alimentício e prestigiosos jornalistas gastronômicos à Itália, com o objetivo de desenvolver o intercambio comercial entre as empresas e,