• Nenhum resultado encontrado

ARGILOTERAPIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ARGILOTERAPIA"

Copied!
32
0
0

Texto

(1)

ARGILOTERAPIA

Instrutora: Daniela Faria Divinópolis, 2013.

(2)

Histórico

A argiloterapia ou ‘cura pela argila’ é utilizada desde a Antiguidade para o alívio das dores físicas e tratamento estético.

No Egito Antigo, usava-se as lamas do Rio Nilo para mumificação, conservação de manuscritos, para cura de doenças e para estética.

(3)

Histórico

Um antigo romano naturalista, Plínio, registrou sua admiração pela argila no seu livro ‘História Natural’.

Aristóteles, referiu-se a ela, como um recurso que conserva e trata a saúde.

(4)

Histórico

Em várias tribos indígenas a argila era utilizada para tratar as feridas e para acelerar o processo de cicatrização.

No início do século XX, Mahatma Gandhi, o Unificador da Índia, sempre aconselhava a cura pelo barro.

Graças a essas contribuições e outras que, atualmente, existe na Alemanha, Suíça e Brasil, Institutos especializados em argiloterapia.

(5)

Introdução

A argiloterapia, também conhecida como Geoterapia é a utilização de recursos minerais com finalidade terapêutica.

(6)

Argilas

São complexos de minerais alumíno-silicatos, alternando-se com moléculas de água e com outros elementos como Mg, Fe, Ca, K, etc.

As argilas são rochas sedimentares compostas de grãos muito finos de silicatos de alumínio, associados a óxidos que lhes dão tonalidades diversas. Embebidas em água, formam uma pasta mais ou menos plástica (barro), que pode ser moldada.

(7)

Oligoelementos

De origem grega, a palavra oligoelementos significa, pequena quantidade de elementos. Oligo quer dizer pouco.

Os oligoelementos são substâncias de origem mineral, mais conhecidos como biocatalizadores. Eles podem ser extraídos da natureza para consumo farmacológico e cosmetológico.

(8)

Oligoelementos

Embora sua quantidade seja muito pequena, os oligoelementos são indispensáveis para o bom funcionamento do nosso organismo.

É importante lembrar que o organismo humano não possui capacidade de sintetizar essas substâncias, elas são fornecidas através da alimentação e dos cosméticos.

(9)

Aplicação dos oligoelementos na

Estética

Utilizados de forma cosmetológica, os oligoelementos podem ser chamados de catalizadores, ou seja, possuem a capacidade de potencializar o efeito de quaisquer outros princípios ativos que estiverem presentes em sua formulação sem que qualquer substância seja modificada.

(10)

Principais Oligoelementos

O Sódio que, em equilíbrio com o Potássio , mantém a hidratação da pele e a harmonia das células cutâneas;

O Cálcio que, em combinação com o Magnésio , intervém na síntese do colágeno e da elastina, garantindo resistência e firmeza à pele;

O Zinco e o Alumínio , que possuem papel importante na cicatrização;

O Silício , que participa na reconstituição dos tecidos;

O Selênio , que trabalha inibindo a oxidação das células;

O Manganês que, em combinação com

o Cobre , funciona como tonificante da pele;

O Lítio , que contribui no metabolismo da água; O Ferro , que produz energia e oxigênio para as células.

O Cobre que, em parceria com o Enxofre , inibe e controla as manifestações infecciosas.

(11)

Principais minerais Argila

Entre os principais minerais encontrados na argila se destaca o silício, segundo elementos mais abundante na natureza. Sua carência produz uma desestruturação do tecido conjuntivo, com sinais de envelhecimento. Por isso, a argila é também utilizada para fins estéticos.

(12)

Argilas

Dividem-se em dois tipos:

argilas primárias, originadas da decomposição do solo

por ações físico-químicas do ambiente natural, através dos anos, apresentando-se normalmente na forma de pó;

argilas secundárias, decorrentes da sedimentação de

partículas transportadas através das chuvas e dos ventos, que se apresentam na forma pastosa ou de lama ou ‘fango termal’ (argila mais água).

(13)

Propriedades da Argila

A argila possui três propriedades fundamentais: Absorção: a principal propriedade que lhe atribui a propriedade da maleabilidade quando se mistura argila com água obtém-se uma pasta eficaz no tratamento de inflamações, edemas e inchaços.

Liberação: a argila tem facilidade para liberar elementos que fazem parte de sua constituição (ativos), sendo muito importante pelo seu efeito protetor e absorver as toxinas, principalmente da pele e mucosas.

(14)

Adsorção: é a adesão de moléculas de um fluido

(o adsorvido) a uma superfície sólida (o adsorvente);

É um processo físico-químico pela qual as argilas deixam passar moléculas, elementos gasosos e partículas microscópicas do meio ambiente e bactérias com o intuito de deslizaram para o interior da pele. Este poder é muito grande e quase irreversível, tornando-se assim, muito útil na fixação de toxinas presentes no organismo para uma posterior eliminação das mesmas.

(15)

• Desinfiltra os interstícios celulares. • Elimina toxinas.

• Estimulação da micro circulação cutânea.

• Permite a troca de energia dos minerais com a parte afetada.

• Promove uma micro abrasão (peeling suave). • Regula a produção sebácea.

• Regula a queratinização.

(16)

Contra-indicação

Mulheres grávidas Pessoas cardíacas Reumatismos

Após as refeições

Período pré-menstrual e menstrual Não aplicar no busto nem nos olhos Não abafar com plásticos ou similares.

(17)

Tipos de Argila

Existem vários tipos de argila e cada uma é indicada para uma finalidade específica.

ARGILA VERDE: De pH neutro, possui ação absorvente, combate

edemas, é secativa, anti-séptica, bactericida, analgésica e cicatrizante, indicada para as peles oleosas e acnéicas e em produtos para cabelos oleosos. Desinfrilta o interstício celular, esfoliante suave, promove a desintoxicação e regula a produção sebácea, rica em silício e diversos oligoelementos. Promove a desintoxicação e regula a produção sebácea. Efeitos:

desintoxicante e adstringente. Ideal para sugar toxinas, tratar

(18)

ARGILA BRANCA: Possui um pH muito próximo da pele e seus principais benefícios são: clarear, absorver oleosidade sem desidratar, suavizar, cicatrizar e catalisar reações metabólicas do organismo. É indicada para o tratamento de manchas, peles sensíveis e delicadas. Rica em silício e alumínio. Possui propriedades cicatrizantes, reduz as inflamações, tem ação purificante, adstringente, remineralizante e anti-séptico. Promove aumento na oxigenação de áreas congestionadas, a uniformização pela esfoliação suave e regula a queratinização. Ideal para peles ressecadas, envelhecidas e manchadas. Efeito: revitalizador.

(19)

ARGILA CINZA: Contém aproximadamente 60% de

sílica, o que faz com que tenha grande afinidade com a água, sendo muito eficaz para inchaços e edemas. Tem pH mais alcalino, é antiedematosa, secativa e absorvente. É indicada para peles oleosas, manchadas, edemaciadas. Efeitos: antiinflamatório e cicatrizante.

(20)

ARGILA VERMELHA: Rica em óxido de ferro, cobre, silício e hematita. O Óxido de Ferro tem papel importante na respiração celular e na transferência de elétrons. Na pele, as carências deste elemento manifestam-se por uma epiderme fina, seca e com falta de elasticidade.Hidrata e previne o envelhecimento da pele. É anti-stressante, regula a microcirculação cutânea, sendo recomendada para peles sensíveis e avermelhadas. Efeitos: regulador e tensor.

(21)

ARGILA ROSA: É a mistura da Argila Branca com a

Vermelha. É indicada para peles sensíveis, delicadas, com telangiectasias e rosácea, pois possui ação desinfetante, suavizante e emoliente. Ideal para peles cansadas e sem viço. Devolve a luminosidade natural da pele, aumenta a circulação, absorve toxinas e hidrata a pele. Tem propriedades cicatrizantes e

suavizantes, grande poder tensor indicada nos

tratamentos de flacidez tissular, reidrata a pele, combate os radicais livres.

(22)

ARGILA AMARELA: rica em Dióxido de Silício e Silício que é o elemento catalisador para formação da base de colágeno da pele, por isso é indicada para rejuvenescimento e tratamentos

cosméticos. Combate e retarda o

envelhecimento cutâneo, nutre com seus sais minerais necessários para um tecido mais rígido e saudável sem deixá-lo ressecado. Tem ótimo efeito tensor e melhora a circulação sanguínea. Tem ação hemostática, purificante, adstringente e remineralizante. Tem efeito hidratante na pele e reduz as inflamações. Também tem ação na elasticidade da pele atuando na flacidez cutânea.

(23)

ARGILA MARROM: Argila rara com elevado teor de silício, alumínio e titânio e outros oligoelementos. Resulta em efeito ativador da circulação, além de contribuir com um efeito

equilibrador e revitalizador. Efeitos:

desinfiltrante, adstringente , desintoxicante e cicatrizante. O Silício tem papel fundamental na reconstituição dos tecidos cutâneos e na defesa do tecido conjuntivo. Tem ação hemostática, purificante, adstringente e remineralizante. Tem efeito hidratante na pele e reduz as inflamações.

Também tem ação na elasticidade da pele atuando em flacidez cutânea.

(24)

ARGILA PRETA: Argila secundária de composição rica e diferenciada em sais minerais e oligoelementos muito importantes para o metabolismo da pele. São eles: silicato de alumínio e de magnésio, carbonato de cálcio e de magnésio, óxido de silício, de zinco e de ferro, enxofre. Tem atividade estimulante, antitóxica, nutriente (oligoelementos), anti-séptica, redutora e adstringente. Este material é retirado de uma profundidade maior que 4 metros. Devido ao alto teor de Alumínio e Silício e baixo percentual de ferro, pode ser usado tanto para cosmética como para tratamento de doenças. Seu teor de Titânio agrupado com elevados percentuais de Alumínio e Silício indica

um material com excelente agente

rejuvenescedor. Tem ação antiinflamatória, absorvente, antitumoral e anti-stress. Melhora a circulação sangüínea periférica favorecendo a reprodução celular.

(25)

FORMAS DE TRATAMENTO

Cataplasmas: utilizadas no tratamento de edemas, picadas de insetos e distensão muscular.

Os banhos são indicados para aliviar a tensão, fadiga muscular, má circulação.

As máscaras são muito utilizadas na estética para eliminar toxinas, limpar e tonificar a pele.

(26)

FORMAS DE APLICAÇÃO

Faça uma higienização na pele, para facilitar a atuação dos ativos. Não é necessário fazer uma esfoliação prévia, pois a argila vai funcionar também como esfoliante. Evite aplicar na área do contorno dos

olhos.

As argilas preparadas com gel neutro e óleos essenciais não necessitam de acréscimo de água. Coloque até 3 gotas de óleo essencial em 10 g de máscara gel neutro e misture com 20 g de argila.Misture bem e aplique como uma máscara cremosa.

Compressas quentes: dilui a argila em água morna até

transforma-la numa pasta, depois coloque na gaze e aplicá-la no local desejado de 20 a 30 minutos.

Compressas frias: usar água à temperatura normal e

aplicá-la no local desejado de 20 a 30 minutos.

(27)

Indicações

Tratamento de estrias

Perda de medidas, gordura localizada Celulite

(28)

Processo de Desintoxicação

O tratamento consiste em bandar o local.

Colocamos a argila verde + loção indutora sobre o corpo (loção/gel crioterápico), de baixo para cima. Essa bandagem age como compressas que irão drenar naturalmente as toxinas e impurezas do tecido.

A desintoxicação atua por osmose, onde a solução drena as toxinas e impurezas através dos poros. A leve pressão das bandagens e solução estimulam as toxinas latentes do tecido, sendo eliminadas pelo sistema linfático.

(29)

Eliminadas as toxinas, o colágeno e elastina são restabelecidos e a pele adquire a capacidade de manter a nova forma modelada pela leve pressão da compressa.

Caso o cliente esteja em processo de perda de peso ou dieta, o resultado será mais eficaz. Sempre orientar ao cliente a ingestão de água.

(30)

Protocolo Corporal

O objetivo deste procedimento corporal é de um trabalho de desintoxicação da pele.

Protocolo:

1.Fazer a esfoliação do corpo (local)

2.Preparar 6 colheres de sopa de argila verde e 6 colheres de água até formar consistência para a aplicação no corpo, com pincel largo.

3.Aplicar no corpo/local de baixa para cima.

4.Deitar o cliente por 30 minutos, após secar a argila.

5.Após fazer a remoção com esponjas, faixas molhadas com água ou se possível a cliente tomar um banho.

6.Proceder a massagem modeladora ou drenagem linfática.

Para manutenção diária do cliente: recomenda-se creme com centella asiática, algas marinhas, cavalinha e chá verde.

(31)

COMPOSIÇÃO DOS CREMES

Nicotinato de Metila: Hiperemiante, estimula a drenagem linfática

Cafeína: ação lipolítica no metabolismo dos ácidos graxos, diminuindo o tamanho do adipócito (anticelulite).

Algas Marinhas: Ação emoliente, cicatrizante, remineralizante, suavizante, e hidratante.

Cavalinha: Estimulante metabólico, tônico e remineralizante.

Centella Asiática: Tem ação emoliente, cicatrizante, protetora, e restauradora de tecidos, descongestionante, vaso protetora. Melhora a elasticidade da pele.

(32)

Referências

Documentos relacionados

Art. 36 – A Macrozona de Proteção Ambiental consiste na fixação das Áreas de Patrimônio Ambiental do Município de Goianira para fins de tratamento especial pela legislação e

O modelo do Formulário de Prestação de Contas, assim como os modelos dos Relatórios Técnicos de Progresso e do Relatório Final estão disponíveis no site do

Em relação à possibilidade de significação da tradução do intérprete na língua brasileira de sinais Libras com o sentido da fala do professor, ao que parece, Libras não tem

Coordenador Administrativo do CIETEP 7.823 Coordenador de Arrecadação 7.823 Coordenador de Núcleo - Objetivos do Milênio 7.823 Coordenador de

Também não se encontrou nenhum produto mundialmente comercializado na forma sublingual, bem como, a totalidade dos produtos à base de ocitocina disponíveis no

3 Projeto do Controlador PI-GMV de Velocidade Para efetuar o controle de velocidade da correia bem como validar a modelagem efetuada na seção 2, é utilizado um controlador do

Esses autores referidos afirmam que o professor será o mediador entre o educando e objeto de conhecimento, no sentido de partir do que é mais próximo a ele não significa

Portanto, nas duas perspectivas de gestão, o papel do gestor é enfatizar a aquisição de conhecimento, dando particular atenção à gestão democráti- ca, à definição conjunta