• Nenhum resultado encontrado

METODOLOGIA PM4P. Jornada de Sucesso. Defina sua Jornada Inteligência Emocional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "METODOLOGIA PM4P. Jornada de Sucesso. Defina sua Jornada Inteligência Emocional"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

METODOLOGIA PM4P

(2)

Inteligência

Emocional

Aula 09

EAD

Ensino à Distância

amcursosonline.com.br

Atenção: O material está disponível apenas para este curso. É proibida cópia total ou parcial, apresentação ou qualquer forma de comercialização de seu conteúdo. São respeitados os Direitos Autorais de toda a bibliografia consultada, com a respectiva indicação dos créditos.

Assuntos a serem abordados 01. Conexão – Rapport e Autoconhecimento

02. Proposta Tema da Sessão – Shazan/Identificação do estado Atual 03. Inteligência Emocional

(3)

Prezado Aluno,

Durante muito tempo percebi que a maioria dos arquitetos e designers que me procuravam buscavam aumentar sua performance como profissionais, queriam desenvolver certas habilidades e competências, ter a excelência em seus projeto, buscavam sucesso na vida pessoal e profissional, e assim obterem equilíbrio emocional e controle de si, da carreira e das finanças.

Para definir e chegar aos resultados desejados por todos era necessário o autoconhecimento e as relações interpessoais e, que todo o (in)sucesso se deve ao comportamento que adotamos em função da nossa reação aos estímulos externos. Portanto, será indispensável trabalhamos primeiro nosso comportamento e depois o restante. Não há sucesso sem Inteligência Emocional e isso pode ser adquirido, treinado, desde que se queira.

A sessão de hoje irá ajudar a construir a sua autoconfiança e desenvolver sua autoestima para que você possa fazer escolhas corretas e melhores em seu dia a dia.

Um grande beijo

(4)

01. Conexão – Rapport e Acompanhamento

Não se assuste, a professora não errou a apostila. Na verdade em todas as semanas você fará uma auto avaliação de como passou a última semana. É sempre importante se conectar com seu eu interior.

Pergunta Introdutória

O que você deseja ou vem buscar com esse processo? Qual é o seu estado desejado?

02. Proposta – Tema da Sessão Shazan/Identificação do Estado Atual

Relembre 3 coisas maravilhosas, fantásticas, que te aconteceram nesses últimos 7 dias:

(5)

Conte 3 coisas não tão boas que te aconteceram nesses últimos 7 dias:

Se você pudesse ressignificar, reviver, para qual dessas situações você voltaria?

Tem mais alguma coisa que você queira expressar agora? Teria mais alguma coisa que nem sabe o porquê, mas que acredita ser muito importante compartilhar agora?

03. Inteligência Emocional

Em nossa vida pessoal, social como também no trabalho, precisamos saber reconhecer e lidar com as emoções e seus (in)consequentes comportamentos que é um processo contínuo e diferencial. Nesse sentido, a Inteligência Emocional deve ser evidenciada como um ponto forte a ser trabalhado, para muitos especialistas ela é mais importante do que o Quociente de Inteligência, o chamado (QI).

A Inteligência Emocional, também chamada de IE, é uma característica na qual conseguimos medir o nível de performance familiar, social

(6)

Os psicólogos americanos Peter Salovey e John Mayer desenvolveram a teoria e caracterizaram-na como:

● A capacidade de perceber e exprimir a emoção; ● Assimilá-la ao pensamento;

● Compreender e raciocinar com ela, e saber regulá-la em si próprio e nos outros.

Mas foi o psicólogo e jornalista americano, Daniel Goleman, que na época era redator de Ciências do jornal americano The New York Times, o primeiro a voltar a atenção da mídia para o termo que até então era desconhecido pelo público, lançou o livro “Inteligência Emocional”, em 1995.

Segundo os estudos de Goleman, a inteligência emocional gera a capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, incluindo a automotivação e o bom gerenciamento das emoções geradas dentro de nós e em nossos relacionamentos. Desta maneira, temos a abrangência de cinco áreas específicas, são elas:

● Autoconhecimento Emocional: capacidade de reconhecer o surgimento de um sentimento;

● Habilidade de lidar com seus sentimentos: capacidade de lidar com seus próprios sentimentos conforme cada situação;

● Automotivação: motivar e gerenciar suas próprias emoções com foco para um objetivo e finalidade;

(7)

● Habilidades nos relacionamentos interpessoais: capacidade de relacionamento interpessoal.

Sempre lidamos com sentimentos distintos em relação aos acontecimentos, e no ambiente corporativo, as respostas a eles são exigidas de forma imediata. De que forma você lida com a autoridade de seu superior? Como recebe ordens e as processa? Como lida com um feedback negativo? Quem é você emocionalmente no trabalho e que tipo de relacionamento interpessoal você mantém com seus colegas?

Se você trava diariamente uma batalha interior com suas emoções, poderá sofrer reações incompatíveis com o ambiente, sua profissão e vida como um todo. Por tanto, não deve estar usando seus sentimentos a seu favor. E para piorar, suas atitudes pode fazer de você um profissional limitado. Então, está na hora de rever suas posições e começar a trabalhar sua inteligência Emocional.

Aprimore sua Inteligência Emocional

Existem pessoas que se destacam no ambiente de trabalho e exploram a IE com maestria. O que ocorre é que estas possuem uma grande habilidade para controlar os sentimentos ruins, não os demonstrando. São capazes de fazer uma avaliação correta do cenário como um todo, possuem confiança e focam nos objetivos finais do resultado a ser atingido. Os indivíduos com o IE desenvolvido têm consciência de suas capacidades e habilidades e as usam ao seu favor, se adaptam facilmente ao ambiente e as necessidades. São organizadas e comunicativas e sabem conduzir relacionamentos de forma empática e harmônica com os colegas e superiores, se destacando entre os demais.

Faça uma auto avaliação

Catalise seus sentimentos em atitudes positivas, fazer uma auto observação para identificar limitações e trabalhar de modo a minimizá-las sucessivamente são prerrogativas para o uso inteligente das emoções. Lembrando que, cabe a você. o gerenciamento destas. Somos responsáveis por tudo que nos ocorre, se optamos por trabalhar as emoções transformando-as em atitudes maduras, seguramente criaremos

(8)

oportunidades de um melhor desempenho, seja na vida profissional ou pessoal. Tudo depende do enfoque, e de como externamos nossos sentimentos.

A grande maioria dos casos se inicia com o autoconhecimento e as relações interpessoais e, tudo se deve ao comportamento que adotamos em cada situação devido a nossa reação aos estímulos externos. Portanto, primeiro devemos trabalhar nosso comportamento, somente depois o restante. Não há sucesso sem Inteligência Emocional e isso pode ser adquirido, treinado, desde que você queira, não é uma condição que nasce com a gente, é desenvolvimento!

Durante um processo de coach você pode descobrir seus sonhos, entender suas forças e fraquezas, recebe novos entendimentos, desenvolve um grande impacto sobre si próprio e sobre os outros, é uma aprendizagem constante. Abaixo veja alguns exemplos destes sentimentos extraído do livro Inteligência Emocional, de Daniel Goleman:

Prazer: felicidade alegria, alívio, contentamento, deleite, diversão, orgulho, prazer sensual, emoção, arrebatamento, gratificação, satisfação, bom humor euforia êxtase e, no extremo, mania.

Amor: aceitação, amizade, confiança, afinidade, dedicação, adoração, paixão, ágape.

Surpresa: choque, espanto, pasmo, maravilha

Vergonha: culpa, vexame, mágoa, remorso, humilhação, arrependimento, mortificação e contrição.

Nojo: desprezo, desdém, antipatia, aversão, repugnância, repulsa. Ira: fúria, revolta, ressentimento, raiva, exasperação, indignação, vexame, animosidade, aborrecimento, irritabilidade, hostilidade e, talvez no extremo, ódio e violência patológicos.

Tristeza: sofrimento, mágoa, desânimo, desalento, melancolia, auto piedade, solidão, desamparo, desespero e, quando patológica, severa depressão.

Medo: ansiedade apreensão, nervosismo, preocupação, consternação, cautela, escrúpulo, inquietação, pavor, susto, terror; e, como psicopatologia, fobia e pânico.

Existe um processo evolutivo para alcançar seus objetivos. Precisamos ter a compreensão e a formatação dos objetivos e da análise de Perdas e Ganhos, para compreendermos qual será nosso ponto B do Coaching, e assim buscar atingir o

(9)

Estado Desejado e também da Matriz de Mudança para análise as definições de ações com base no gosto/não gosto e no faço/não faço, e em seguida estará preparado para utilizar a ferramenta IE.

A Inteligência Emocional é um agregador de capacidades e competências que influenciam a habilidade da pessoa em ter sucesso lidando com as exigências e pressões do ambiente.

Para você entender melhor o contexto, podemos afirmar que a Inteligência Emocional se fundamenta em 5 áreas:

1º AUTOCONSCIÊNCIA: conhecer as próprias emoções. 2º AUTOGERENCIAMENTO: gerenciar as próprias emoções. 3º MOTIVAÇÃO: motivar-se.

4º EMPATIA, CONSCIÊNCIA SOCIAL: conhecer as emoções dos outros. 5º HABILIDADES SOCIAIS: lidar com as emoções dos outros

1. AUTOCONSCIÊNCIA

Identificação do que se sente, consideram esses sentimentos quando toma alguma decisão, ter confiança e avaliar suas habilidades de maneira realista (não subestimar, nem superestimar). Sabem se ver como os outros lhe veem. Sem autoconsciência a pessoa tem poucas chances de autogerenciamento ou de empatia.

2. AUTOGERENCIAMENTO

Regular e administrar suas próprias emoções, pensar antes de agir, protelar gratificação para conseguir seus objetivos, ter resiliência para se recobrar de frustrações emocionais e possuir maturidade emocional.

3. MOTIVAÇÃO

Eu me motivo e Eu “motivo” os outros. São persistentes e têm paixão por seus projetos por razões intrínsecas, vão atrás de seus objetivos com energia.

4. CONSCIÊNCIA SOCIAL:

Poder perceber o que os outros sentem, conseguir se conectar com tipos diferentes de indivíduos, conseguir se adaptar a comunicação para combinar com as relações emocionais dos outros.

(10)

5. HABILIDADES SOCIAIS:

Saber lidar com as emoções dos outros e interpretar os relacionamentos e interações de forma correta, conseguindo negociar e estabelecer cooperação, liderar. Agora vamos desenvolver um exercício que foi elaborado para que você avalie e lhe atribua notas de 1 a 10 (sendo 1 a pior situação e 10 a melhor situação) para cada uma das competências e em seguida realize a tabulação conforme notas, separando em baixa, média e alta inteligência emocional.

Área Competência Definição Nota (1 a 10)

AUTOCONSCIÊNCIA 1. Autoconsciênc ia emocional reconhecer as próprias emoções e seus efeitos AUTOCONSCIÊNCIA 2. Auto avaliação correta conhecer as próprias forças e limitações AUTOCONSCIÊNCIA 3. Autoconfiança um senso forte do próprio autovalor e capacidades AUTOGERENCIAMENTO 4. Autocontrole manter as emoções e impulsos de interferência sob controle AUTOGERENCIAMENTO 5. Confiabilidade

manter alto padrão de honestidade e integridade AUTOGERENCIAMENTO 6. Conscientização demonstrar responsabilidade ao se gerenciar AUTOGERENCIAMENTO 7. Adaptabilidad e flexibilidade em se adaptar às situações novas ou aos obstáculos MOTIVAÇÃO 8. Orientação e realização

ser dirigido a realizar de acordo com padrão interno de excelência

MOTIVAÇÃO 9. Iniciativa prontidão para agir CONSCIÊNCIA SOCIAL 10. Empatia entender os outros e

se interessar ativamente por suas questões CONSCIÊNCIA SOCIAL 11. Consciênci a organizacio nal entender e empatizar em âmbito organizacional (dinâmicas, situações políticas, etc.) CONSCIÊNCIA SOCIAL 12. Orientação de serviço reconhecer e preencher necessidades dos clientes (externos e internos)

(11)

HABILIDADES SOCIAIS 13.

Desenvolviment o de outros

observar a necessidade de desenvolvimento do outro e apoiar as suas habilidades

HABILIDADES SOCIAIS 14. Liderança inspirar e guiar grupos e pessoas HABILIDADES SOCIAIS 15. Influência exercer táticas de

influências interpessoal, persuasão HABILIDADES SOCIAIS 16. Comunicação dar mensagen s claras e convincent es HABILIDADES SOCIAIS 17. Catalisador de mudança iniciar ou gerenciar mudanças HABILIDADES SOCIAIS 18. Gerenciamento de conflitos resolver desavenças HABILIDADES SOCIAIS 19. Construção de alianças criar relacionamentos construtivos HABILIDADES SOCIAIS 20. Colaboração e trabalho em equipe trabalhar com os outros para realizar metas em comum

Tabulação:

Avalie a quantidade de notas aplicadas a cada situação e avalie em qual classificação está sua IE:

1 a 4 – Baixa IE 5 a 7 – Média IE 8 a 10 – Alta IE

1 2 3 4 5 6 7 8 9 1

(12)

Liste no quadro abaixo as competências com base em suas notas: Competências com Baixa Inteligência Emocional (notas de 1 a 4) Competências com Média Inteligência Emocional (notas de 5 a 7) Competências com Alta Inteligência Emocional (notas de 8 a 10)

Depois da tabulação faça uma análise em qual quadrante (baixo/médio/alto) se encontravam a maioria das suas competências e selecione algumas competências que gostaria de melhorar e faça um plano de ação conforme tabela abaixo.

Observe os exemplos:

Plano de ação com base em algumas competências escolhidas (dados fictícios).

Área IE Competência Causa Ação de Melhoria Prazo

AUTOCONSCIÊNCIA 1. Autoconsciênci a emocional Depressão – parei de perceber ou sentir os sentimento s 1.1 Anotar diariamente todas os sentimentos que senti. Até 20:05/202 1 AUTOCONSCIÊNCIA 2. Auto avaliaçã o correta Dificuldade em colocar limites e dizer não. Acabo somatizando e fico doente 2.1 Procurar psicóloga para tratamento e identificação das causas Até 30/11/202 1

Agora é a sua vez!

Área IE Competência Causa Ação de Melhoria

(13)

Caro Aluno,

Buscar a plenitude e o crescimento fará de você uma pessoa realizada e feliz. Espero que este trabalho de hoje impacte sua vida de maneira positiva.

Continue trabalhando rumo ao seu estado desejado.

Um Abraço

(14)

Referências

Documentos relacionados

Em relação às variáveis tempo na função e cronótipo, obtivemos predomínio de trabalhadores com maior tempo de trabalho com cronótipo “indiferente” (63,67 meses), seguidos

Podem treinar tropas (fornecidas pelo cliente) ou levá-las para combate. Geralmente, organizam-se de forma ad-hoc, que respondem a solicitações de Estados; 2)

A Tabela 3 apresenta os resultados de resistência ao impacto Izod e as caracterizações térmicas apresentadas em função dos ensaios de HDT, temperatura Vicat e a taxa de queima do

Deste modo, o adequado zoneamento e sua observância são fundamentais para a conciliação da preservação ou conservação de espécies, hábitats e paisagens dentre outras e

Sendo assim, é de suma importância que se tenha métodos de fracionamento (Hg –t, Hg-i e Hg-o pela diferença) e de especiação de mercúrio (Hg-i, MeHg, EtHg)

Para esse fim, analisou, além do EVTEA, os Termos de Referência (TR) do EVTEA e do EIA da Ferrogrão, o manual para elaboração de EVTEA da empresa pública Valec –

Requiring a realignment of the EVTEA with its ToR, fine-tuning it to include the most relevant socio-environmental components and robust methodologies for assessing Ferrogrão’s impact

• A falta de registro do imóvel no CAR gera multa, impossibilidade de contar Áreas de Preservação Permanente (APP) na Reserva Legal (RL), restrição ao crédito agrícola em 2018