• Nenhum resultado encontrado

Pastores Efetivo. Seminarista Sem. Israel Scalioni (Congregação de Caucaia do Alto) Missionários 1. Rev. Diogo Inawashiro (Japão)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Pastores Efetivo. Seminarista Sem. Israel Scalioni (Congregação de Caucaia do Alto) Missionários 1. Rev. Diogo Inawashiro (Japão)"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

26/08/1900

IGREJA PRESBITERIANA UNIDA DE SÃO PAULO

Tema do Ano: Crescer: um compromisso cristão : ...seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo (Efésios 4.15)

Cultos Dominicais 11h e 19h Escola Dominical 09h30 Reuniões de Oração 2ª a 6ª - 12h sábado - 07h Estudo Bíblico 5ª feira - 20h Boletim nº 4580

09/02/2014

Fragilidade, teu nome é mulher Fragilidade, teu nome é mulher Fragilidade, teu nome é mulher Fragilidade, teu nome é mulher Fragilidade, teu nome é mulher a

aa a

a frase acima é uma referência à famosa obra de William Shakespeare “Hamlet”, escrita no final do séc. XVI, onde se descreve um jovem inicialmente perturbado pelas vicissitudes da v i d a , e q u e n u m í m p e t o d e f ú r i a e x c l a m a a r d e n t e m e n t e : “fragilidade, teu nome é mulher!”.

t tt t

tal frase deve ser entendida dentro do seu contexto literário, posto que se trata, na tragédia Shakespeariana, de um jovem num labirinto de dor.

P PP P

Porém, não concordamos com a citação acima levada às últimas conseqüências. Pois, a mulher é desesperadamente forte e capaz. Tanto na IPB quanto na IP Unida, temos exemplos de mulheres que são notáveis pela folha de serviços prestados ao reino de Deus, dentro e fora da igreja!

P PP P

Por exemplo, o 2º domingo de Fevereiro foi escolhido como Dia da Mulher Presbiteriana em homenagem a Cecília Rodrigues Siqueira, nascida em 14 de fevereiro de 1885, e uma das mais b r i l h a n t e s l í d e r e s d o t r a b a l h o f e m i n i n o p r e s b i t e r i a n o. Ta l comemoração surgiu no II Congresso Nacional das SAFs, realizado no Rio de Janeiro, em 1954.

P PP P

Portanto, nessa data tão singular felicitamos todas as mulheres presbiterianas que, igualmente as mulheres da história bíblica, brilham por sua fé, força, coragem, atitude, mansidão, resignação, renúncia e humildade.

a aa a

a vocês, as mais ricas bênçãos do Senhor, bem como, ao celeiro de mulheres cristãs que ajudam no desenvolvimento do r e i n o , n a p r o p a g a ç ã o d o e v a n g e l h o , n a i m p l a n t a ç ã o d o presbiterianismo e no serviço ao próximo.

l ll

llembre-se: “Sede fortes, e não desfaleçam as vossas mãos, porque a vossa obra terá recompensa” (II Cron 15.7)

Rev. Célio Gomes de Azevedo

Pastores

Efetivo

Rev. Carlos Aranha Neto

Auxiliares

Rev. Célio G. de Azevedo Rev. Flávio Viola Machado

Seminarista

Sem. Israel Scalioni (Congregação de Caucaia do Alto)

Missionários

1. Rev. Diogo Inawashiro

(Japão)

2. Rev. Gerson Troquez

(Senegal)

3. Rev. Gessé Almeida Rios

(Cape Town - África do Sul)

4. Miss. Lígia Bordini dos

Santos (Moçambique)

5. Miss. Olga Rodrigues

(Congregação de Caucaia do Alto)

(2)

AGENDA DE ORAÇÃO

01. IGREJA UNIDA – Que os dízimos e ofertas que trazemos à Igreja representem o amor e a obediência que devemos a Deus. “Honra ao Senhor com os teus bens

e com as primícias de toda a tua renda. E se encherão fartamente os teus celeiros; e transbordarão de vinho os teus lagares” (Pv. 3.9-11).

02. ORANDO PELA FAMÍLIA – Que o Senhor conforte, console aqueles que estão órfãos, viúvos e ajude-os a encontrar uma nova família em Cristo.

03. ACAMPAMENTO HEBROM – Oremos pelo retorno das atividades no Acampamento Hebrom, que o desejo de utiliza-lo como um ministério de edificação espiritual, lazer e comunhão se concretize. E que todos os envolvidos na administração e manutenção tenha a sabedoria vindo de Deus.

04. OFICIAIS DA IGREJA – Presbítero Wilson Roberto Munhoz Lisboa, Diácono Sócrates Spyros Patseas e Diácono em Disponibilidade Nelson Ramalho. 05. DIA DA MULHER PRESBITERIANA – Que a Mulher Presbiteriana tenha

consciência da importância do papel que representa no lar, na Igreja e na sociedade e que Deus a ajude a desempenhá-lo de maneira que seja exemplo para outras mulheres.

06. MISSÕES - NACIONAIS – Oremos pelo Rev. Daniel Utsuni de Camargo, missionário em Coxim, MS. Ele é casado com Waldete Varela de Souza Camargo e pai de Talita e Samara.

07. BRASIL – Vamos orar pelos novos ministros que tomaram posse no último dia 03 de fevereiro; (Educação: José Henrique Paim Fernandes, Casa Civil: Aloizio

Mercadante e Saúde: Arthur Chioro).

08. ENFERMOS – Nara Bernini Zandorá, Natalina do Nascimento, Prudência Briones Gallucci, Rodrigo Alves de Andrade, Simone Aranha Kuhl, Diác. Sócrates Spyros Patseas e Thereza Barbosa Custódio.

MEIO-DIA - REUNIÃO DE ORAÇÃO – Todos os irmãos que residem ou trabalham na vizinhança da Igreja, estão convidados para as confortadoras reuniões de oração, de segunda a sexta-feira às 12h00. “À tarde, pela manhã e ao meio-dia, farei as minhas

queixas e lamentarei; e Ele ouvirá a minha voz” (Salmo 55.17).

CALENDÁRIO DA IGREJA UNIDA DE 2014 – Estão a disposição da Igreja as últimas unidades do calendário 2014. Conforme publicado, foi feito um pedido extra para atender aqueles irmãos que precisarem. Não perca esta oportunidade (R$ 5,00 cada unidade ou 3 exemplares por R$ 10,00).

ANIVERSARIANTES DA SEMANA – Dia 10: Elizabeth de Oliveira Novaes Ribeiro, Hortência Correia da Silva, Maria Izabel Di Pierro e Romário Marinho dos Santos; Dia 11: João Felipe Vieira Cochi; Dia 13: Presb. Esdras Teixeira Coelho, Harmonia Cruz Vieira, Diác. Marcelo Reina Filho e Pascoal Augusto da Silva; Dia 14: Carmo Jorge Vieira; Dia 15: Edgard Santana Kerr de Barros Pereira, Elba Alice Ferreira da Costa, Lucas Monteiro Barbosa e Rodrigo de Almeida Ventura.

ANIVERSÁRIO DE CASAMENTOS – A Igreja cumprimenta, com carinho, os casais que comemoram mais um ano de união conjugal:

Dia 11: Diác. Gilson Rodrigues Bentes e Nilse Thereza Panaia Bentes 36 anos Dia 14: Denizard de Souza Lima e Deusinete da Silva de Souza Lima 12 anos

(3)

MEDITAÇÕES DIÁRIAS – “CREDO APOSTÓLICO” Redigidas por Lídice Meyer Pinto Ribeiro Dia 10 – ... QUE NOS ENSINA – Sl 90.12

Você está pronto para aprender de Deus? Crer em Deus inclui estar pronto para ouvir a Sua voz. Assim como um pai que ama seus filhos, Deus tem um modo bem peculiar de nos ensinar. Às vezes através de uma dura prova, às vezes através de uma palavra de conforto, ou até mesmo durante nossos sonhos. Esteja alerta para ouvir a voz de Deus em todos os momentos de sua vida, seja nos bons e alegres ou nos difíceis e solitários.

“Bendirei o Senhor, que me aconselha; na escura noite o meu coração me ensina! Sempre tenho o Senhor diante de mim. Com ele à minha direita, não serei abalado.”

(Salmo 16.7-8)

Dia 11 – ...QUE NOS INSTRUI – Sl 25.12

Creio em Deus Pai que nos ensina, educa e instrui. Para muitos, estas ações são sinônimas, mas não são. Deus nos ensina quando através da Sua Palavra nos passa conceitos que nos ajudarão a resolver questões profundas da nossa vida. Ele nos educa quando nos dá as normas de conduta que um cristão deve seguir na sua vida diária. E Deus nos instrui, quando nos mostra na prática como agir e por onde andar. Se você está tendo de tomar uma decisão entre dois caminhos, peça ajuda ao Nosso Pai, e Ele lhe tomará pelas mãos e lhe instruirá no caminho pelo qual deve seguir (Sl 25.12).

Dia 12 – ... QUE NOS CAPACITA – Ex 4.10-12

Creio em Deus Pai, Todo Poderoso! Um Pai que tem todo o poder para nos conceder o que necessitarmos quando nos escolhe. Deus não nos chama já prontos e perfeitos, mas vai aperfeiçoando nossa vida através de Sua divina graça. O apóstolo Paulo diz que Deus escolhe as coisas fracas deste mundo para envergonhar os fortes (1 Co 1.27-29) Foi assim com Moisés, Gideão, Jeremias e tantos outros mais. Homens comuns, mas que com o toque de Deus se tornaram líderes lembrados até os dias de hoje. “Não to mandei

eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.” (Js 1.9)

Dia 13 – ... QUE NOS GUIA – Ex 13. 21-22

Creio em Deus Pai, Todo Poderoso! O Deus que acompanhou o povo de Israel pelo deserto guiando-os através de uma coluna de nuvem durante o dia e de fogo durante a noite, continua a operar maravilhas ainda hoje na história de Seu povo. Crer em Deus implica confiar inteiramente no Seu cuidado e proteção. O povo de Israel se deixou conduzir pelo deserto em busca de uma terra prometida. Se você está vivendo um momento difícil, sentindo-se como que vagando em círculos, entregue-se aos cuidados de Deus e permita que Ele o guie para fora desta situação em direção a uma vida melhor.

“Sempre tenho o Senhor diante de mim. Com ele à minha direita, não serei abalado”

(4)

Dia 14 – ... QUE NOS ORIENTA – Ex 20.1-17

Creio em Deus Pai, Todo Poderoso, Criador dos Céus e da Terra! Nos tempos antigos, os homens orientavam-se pelas estrelas e criaram instrumentos como o astrolábio e o sextante para ajudá-los. A criação da bússola foi um grande avanço pois possibilitou a orientação dos homens quando as estrelas não estavam visíveis. Hoje, o instrumento mais utilizado para a orientação é o GPS (Global Positioning System), que pode ser encontrado me embarcações, aeronaves e até mesmo em simples carros de passeio. Mas, quando se trata de orientações sobre nossa vida e dos que amamos, nada supera recorrer ao Criador das estrelas que nos conhece a fundo e compreende os desejos e anseios mais profundos de nosso coração.

Dia 15 – ... QUE NOS DÁ VITÓRIA – 1 Sm 17.45-50

Creio em Deus Pai, Todo Poderoso! Creio no Deus que deu força e coragem ao pequenino Davi para enfrentar o gigante Golias com apenas cinco pedrinhas e uma funda na mão. Mas não podemos deixar de lembrar que Davi fez a sua parte: ele confiou em Deus porque o conhecia como Senhor dos Exércitos e da Guerra. Como está seu conhecimento de Deus? Quem é o Seu Deus? Ele é poderoso para o guardar de todo o mal? (Jd 24) Quanto mais próximo você estiver de Deus, maior Ele se mostrará a você. Golias era grande, mas o Deus de Davi era muito maior! “Mas graças a Deus que nos dá a vitória

por nosso Senhor Jesus Cristo.” (1 Co 15.57)

Dia 16 – ... QUE NOS DÁ DESCANSO – Ex 33.14

Creio em Deus, Todo Poderoso, Criador dos Céus e da Terra! O Deus que nos ensina, instrui, capacita, guia, orienta e nos dá a vitória, também nos prepara um descanso. Ele mesmo, depois de criar todo o mundo, descansou ao 7º dia (Gn 2.2). Criados à imagem e semelhança de Deus, também precisamos de descanso. Santo Agostinho disse

“Fizeste-nos, Senhor, para ti, e o nosso coração anda inquieto enquanto não descansar em ti. A vida terrena sempre vai nos trazer algum tipo de tristeza ou sofrimento. Ansiamos pelo descanso. Mas o descanso verdadeiro só acontece quando repousamos entregues nos braços do Deus Pai, tal qual uma criança adormecida ao colo”. (Sl 131)

BERÇÁRIO: Andréa e Régis

ORGANISTA:

Paulo: (11h) e (19h)

André, Daniel, Domingos, Eliel, Lester, Oscar Neto, Oscar Penteado, Paulo, Ricardo Martins, Saulo, Nilson e Ricardo Galante.

BERÇÁRIO: Fernanda e Vanessa

ORGANISTA:

Lilian e Bete: (11h) e (19h)

Diáconos em Plantão

eSCala de traBalho - Hoje: 09/02

CULTO INFANTIL MATUTINO - Responsáveis: Giovanna e Leonardo Diáconos em Plantão

eSCala de traBalho - Próximo Domingo: 16/02

CULTO INFANTIL MATUTINO - Responsáveis: Leonardo e Angélica RECEPÇÃO AOS VISITANTES: Celina (11h); Viviane (19h)

(5)

DÍZIMOS E OFERTAS – A entrega dos dízimos e ofertas é ato de gratidão a Deus por Sua fidelidade para conosco, preservando-nos com bênçãos abundantes e preciosas; é ato de participação responsável dos crentes que, dessa forma, colaboram para a manutenção da Igreja, bem como de sua expansão; é ato de alegre obediência ao mandamento bíblico: “trazei todos os dízimos à casa do tesouro.” Jesus Cristo estava no templo, e “assentado diante do gazofilácio, obervava como o povo lançava ali o dinheiro” (Marcos 12.41). Ele conhece o nosso coração e os motivos que nos motivam a trazer nossos dízimos.

ALMOÇO ESPECIAL – No próximo domingo (16/02) teremos um delicioso

almoço. O valor arrecadado será utilizado para ajudar o transporte dos nossos Jovens e Adolescentes para o Acampamento de Carnaval. Você está convidado para participar e se desejar, poderá colaborar com algum item da compra dos ingredientes. Aos interessados em nos ajudar falar hoje com Rodrigo Abreu ou Augusto Rezende que estarão no pátio da nossa igreja antes e após o culto. Contamos com a colaboração de todos e agradecemos desde já.

ARTESANATO – Os Cursos de Artesanato da Sociedade Auxiliadora Feminina, já reiniciou suas aulas. Toda quarta-feira, às 13h30, no salão social. Serão ministrados vários cursos: tricô, crochê, bordados variados, pintura em tecido, corte-costura e patchwork. Informações com Raquel Campos ou Gláucia Migotto.

FÉRIAS PASTORAIS – Até a próxima quinta-feira, dia 13 de fevereiro, o Rev. Carlos estará em gozo de férias. Oremos em seu favor.

REUNIÕES DE PEQUENOS GRUPOS – 1) O Grupo A-Templo, coordenadoras: Renê Reis e Vivian Breda, realizará sua reunião na próxima sexta-feira, dia 14, às 14h30, Capela.

2) O Grupo C - Santa Cecília, coordenadoras: Isako Ouchi e Arlinda Pereira dos Anjos, realizará sua reunião na próxima sexta-feira, dia 14 às 19h30, na Capela.

3) O Grupo G - Alto de Pinheiros, coordenadores: Presbs Jovino Pereira Filho e Paulo Geraldo Guimarães , realizará amanha, dia 10 às 20hs, na residência do Presb. Jovino e Virma Ramalho Pereira.

COMISSÃO DE RECEPÇÃO AOS VISITANTES DOS CULTOS – Todos os irmãos que, bondosamente, se dispuseram a participar dessa Comissão, estão convocados para uma reunião no próximo domingo, dia 16 de fevereiro, às 17h30.

DIA DA MULHER PRESBITERIANA - Hoje, segundo domingo de fevereiro, o

calendário da Igreja Presbiteriana do Brasil aponta para a nossa gratidão a Deus pela vida, presença e trabalho da Mulher Presbiteriana. Que a solene consagração das irmãs seja sempre um estímulo para o serviço na Igreja. Que as bênçãos divinas sejam multiplicadas sobre nossas queridas irmãs! Parabéns!

(6)

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

REINÍCIAMOS AS AULAS DE TODAS AS CLASSES 1. Identificação das classes

a) Adultos I – local: Sala do Coro – 1º andar (observação: antiga classe da capela) Professores – Presb. Marcel Mendes, Presb. Samuel Macarenco Beloti, Presb. Ernesto de Jesus Herrera.

Tema anual – “Credo Apostólico”.

b) Adultos II – local: Sala 15 – 1º andar (antiga sala 12)

Professores – Rev. Célio Gomes de Azevedo, Presb. Eduardo C. Abrunhosa e Presb. Marcos Rodrigues de Freitas.

Tema anual – “Crescimento Espiritual” c) Jovens (acima de 17 anos)

Local: Sala 25

Professores – Presb. Cleverson Pereira de Almeida, Diác. Felipe Lins Aiello e Cíntia Helena Coury Saraceni.

d) Adolescentes (12 a 17 anos de idade) Local: Sala 13

Professores – Rev. Flávio Viola Machado e Luciene Aranha Abrunhosa. e) Pré-Adolescentes (9 a 11 anos de idade)

Local: Sala 12

Professores – Eliana Rey dos Santos e Sarah Ribeiro Gomes.

ACAMPAMENTO HEBROM VOLTA A SER UTILIZADO – Depois de algumas providências tomadas pelo Conselho da Igreja, o Acampamento Hebrom está sendo disponibilizado para nossa Igreja e para outras Igrejas que tenham interesse. Aqueles que buscarem o site da Igreja (www.unidaipb.com.br) e o link do Hebrom terão outras informações. Desejamos utilizar o Hebrom como um ministério de edificação espiritual, de lazer, de comunhão fraternal.

ACAMPAMENTO DE CARNAVAL – Jovens e adolescentes, hoje é o último dia para fazer a inscrição do Acampamento de Carnaval, que será realizados do dia 28/02 a 04/ 03. Faça sua inscrição hoje com a nossa diretoria, que estará no pátio após o culto matutino e ao lado do piano após o culto noturno. Vamos ter momentos muito bons!!! Não esqueça, hoje é o último dia.

CORAL JOVEM - Os ensaios do Coral Jovem estão de volta aos sábados a partir das 10h30. Contamos com a presença dos coristas e de todos aqueles que têm vontade de cantar no grupo. Para mais informações ou dúvidas, falar com Angélica Vargas (gellybv@hotmail.com) ou Lia de Moura Brust (lia@brust.com.br).

MINISTERIO DE LOUVOR - Nosso próximo encontro está agendado para o próximo dia 17/02, segunda feira, às 20h00, no local de costume.

(7)

ATIVIDADES DAS CRIANÇAS DURANTE O CULTO MATUTINO – Desde domingo, dia 02 p.p. tivemos início pleno dos trabalhos infantis durante o culto dominical matutino, atendendo as crianças com idade de até 11 anos completos. Eis a distribuição dos trabalhos:

a) Berçário: atendimento às crianças de até 03 anos de idade

Equipe de Professores: Andréa Mondejas Lisboa (coordenadora), Adriana Dias Rabelo de Oliveira e Almeida, Regicleide Maria de Carvalho, Evelin Patrícia de Souza Ribeiro, Laura Stela Oliva da Silva, Fernanda Regina Vieira da Silva, Daniela Cristina Diniz Dellore e Liliane Pardini Marino Beloti.

b) Culto Infantil I: atendimento às crianças de 04 a 07 anos de idade

Equipe de Professores: Márcia Záccaro Martins Cyrino (coordenadora), Eliane Maria Santini Thomé, Rodrigo Costa Abreu,Giovanna Boletti Vargas, Leonardo Gomez Bonilla, Angélica Boletti Vargas e Flávia Stella Aranha Neto.

c) Culto Infantil II: atendimento às crianças de 08 a 11 anos de idade

Equipe de Professores: Leila de Lima Viola Machado (coordenadora), Valquíria Torres Bentes, Vanessa Diniz Simões Martins, Osmar Záccaro Martins, Evelin Patrícia de Souza Ribeiro, Kayrozan Edith Sâmela Silva Palomares, Samira Janeiro Terra Pires, Sandro Molina Ruiz Dias e Adriana May Rossi.

Observação: a partir de 12 anos de idade as crianças deverão participar de todo o Culto no Templo.

HORÁRIO DE VERÃO 2014 – Esse horário especial terminará à 00hs, do próximo domingo, dia 16 de fevereiro. Ou seja, da noite de sábado, dia 15 para o domingo, 16, os relógios terão que atrasar uma hora, determinando o fim do horário de verão. UCP - UNIÃO DE CRIANÇAS PRESBITERIANAS - Atenção Pais, daremos início as atividades da UCP, no próximo sábado, dia 15/02 às 10h30, com almoço de confraternização entre as famílias. Participem conosco e confirmem sua presença com Leila ou Eliane Thomé.

CONGRESSO NACIONAL DA UPA (NAUPA) – Há cada 4 anos, as sociedades internas da IPB promovem seus congressos nacionais. Neste mês de janeiro, em Palmas/TO, ocorreu o da UMP com cerca de 650 jovens. Nos dias 03 a 07 de fevereiro, cerca de 1.200 adolescentes se reuniram em Aracruz/ES, sob a direção do Rev. Carlos Eduardo Aranha Neto, Secretário Geral das UPAs , SAF e UPH terão seus congressos ainda neste 1º semestre. O Rev. Flávio Viola Machado faz parte da equipe da coordenação do NAUPA, razão pela qual está ausente desde o dia 31/01 até hoje (09/02). Ore por este encontro, pois Deus pode agir de forma especial na vida dos adolescentes presbiterianos. NOTA DE AGRADECIMENTO - Pr Hélio Vassão Nespoli agradece aos irmãos da igreja Unida que oraram por sua saúde. O referido pastor foi diagnosticado com um tumor maligno no intestino. Passou por quimioterapia, radioterapia e, por fim, cirurgia. Desde então, faz exames periódicos que têm demonstrado bons resultados e que o mesmo goza de boa saúde. Portanto, a Deus seja toda a Glória!

(8)

Nas partes assinaladas ( * ) não devemos entrar e nem sair do Templo

CULTO MATUTINO - 11h00 Prelúdio

Adoração * Salmo 90. 1-2

Hino 18 - “Deus dos Antigos” * Oração

Hino - Coral Jovem Contrição * João 6. 66-69 Hino 120 - “Dependência” * Oração Silenciosa * Oração Pastoral Ação de Graças * Salmo 67 * Oração Dízimos e Ofertas

Hino 172 - “Chuvas de Bênçãos” Pastorais

* Oração do Pastor com as crianças Edificação

Hino - Coral Jovem * Leitura Bíblica

Mensagem - Rev. Célio Gomes de Azevedo Consagração * Oração Hino * Bênção Apostólica * Amém Tríplice Poslúdio CULTO NOTURNO - 19h00 Prelúdio Adoração * Salmo 105. 1-4

Cântico - “Comunhão e Adoração” * Oração

Hino - Coral Jovem Contrição

* Salmo 51. 1-10

Cântico - “A Começar em Mim” * Oração Silenciosa * Oração Pastoral Ação de Graças * Salmo 92. 1-2 * Oração Dízimos e Ofertas

Cântico - “Seja Engrandecido” Edificação

Hino - Coral Jovem * Leitura Bíblica

Mensagem - Rev. Roy Abrahamian Consagração

* Oração

Cântico - “Maravilhoso Senhor” * Bênção Apostólica

* Amém Tríplice Poslúdio Avisos

Saudação aos Visitantes

PÚLPITO - Escala de pregadores: Culto Matutino (11h00) Rev. Célio Gomes de Azevedo e Culto Noturno (19h00) Rev. Roy Abrahamian; Congregação de Caucaia do Alto - Culto Matutino (10h30) - Sem. Israel Scalioni; Culto Noturno (18h30) - Miss. Olga Rodrigues.

PARTICIPAÇÃO DOS PRESBÍTEROS NAS LITURGIAS - Culto Matutino: Presb. Paulo Sérgio Athayde Ribeiro; Culto Noturno: Presb. Marcel Mendes.

Referências

Documentos relacionados

O próprio Salvador deu sinais de Sua vinda, e diz: “Quando virdes acontecer estas coisas, sabei que o reino de Deus está perto.” “E olhai por vós, não aconteça que os

E eu lembro-me que a família dele passava muitas dificuldades, o pai ora estava empregado ora desempregado, e além disso sofria do coração, havia dias que quase nem se podia mexer..

À Universidade Federal da Bahia, através do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC), especialmente ao Professor Doutor Sérgio Coelho Borges Farias,

10h15min – Escola Dominical em Conjunto 19h10min – Projeto Acolher: Ministério da 3ª Idade 19h30min – Culto de Louvor. 15/02/15 –

Faça uma rede PERT/CPM de cada processo ou produto, também um diagrama de Gantt, (Carmo Silva,2005 (a)) que represente as actividades e o tempo de percurso de cada uma na cadeia

As opiniões, estimativas, projeções e premissas relevantes contidas neste relatório são baseadas em julgamento do(s) analista(s) de investimento envolvido(s) na sua

Quanto às temperaturas abaixo das temperaturas neutras, não deverá haver sombreamento da insolação em aberturas para temperaturas inferiores a Tn-7 (temperatura neutra menos 7ºC),

Atividades: planejamento acompanhamento e gerenciamento do projeto; definição dos requisitos do projeto; elaboração da análise e projeto; implementação e integração