• Nenhum resultado encontrado

2º Provão de Bolsas CN

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2º Provão de Bolsas CN"

Copied!
30
0
0

Texto

(1)
(2)

2º Provão de Bolsas – CN

Estratégia Militares

INSTRUÇÕES!

• Esta prova contém 80 questões objetivas com cinco alternativas cada. • A prova tem duração máxima de 5 horas;

• Os candidatos terão das 13h às 18h (horário de Brasília) para responder às questões e enviar o gabarito através do formulário eletrônico;

• O formulário estará disponível para preenchimento durante toda aplicação da prova, ou seja, das 13h às 18h;

• É importante ressaltar que só concorrerão às bolsas os candidatos que enviarem os gabaritos através do formulário dentro do horário de aplicação da prova;

• Só serão considerados para critérios de premiação os gabaritos enviados dentro do prazo de aplicação da prova, ou seja, até às 18h;

• Gabaritos enviados após às 18h estarão automaticamente desclassificados da premiação;

• Para critério de desempate, será considerado o horário de envio do gabarito. Ou seja, quem responder as questões mais rápido, terá mais chances de ser contemplado com a bolsa;

• O gabarito oficial do provão será divulgado a partir das 19h; • O resultado oficial do provão será divulgado a partir das 19h;

• É importante dizer que os candidatos que forem contemplados com a bolsa devem enviar, obrigatoriamente, e-mail para

vemsercoruja@estrategiamilitares.com.br para requerer seu prêmio;

• As premiações serão feitas seguindo à risca a tabela que indica a distribuição dos descontos;

Cronograma do Provão – 06/03

Início da prova: às 13h00

Fim da prova: às 18h00

Limite para envio do Gabarito: às 18h00

Divulgação do Gabarito: a partir das 19h00

Divulgação do Ranking: a partir das 19h00

Divulgação do PDF Comentado: até terça, dia 09/03/2020

(3)

Português

Prof. Wagner Santos Leia o texto abaixo e responda às questões de 01 a 08.

Texto I

Outras razões para a pauta negativa

Venício A. Lima O sempre interessante Boletim UFMG, que traz, a cada semana, notícias do dia a dia da Universidade Federal de Minas Gerais, informa, na edição de 4 de maio, o trabalho desenvolvido por grupo de pesquisa do Departamento de Ciência da Computação (DCC) em torno da “análise de sentimento”, que relaciona o sucesso das notícias com sua polaridade, negativa ou positiva.

Utilizando programas de computador desenvolvidos pelo DCC-UFMG, foram identificadas, coletadas e analisadas 69.907 manchetes veiculadas em quatro sites noticiosos internacionais ao longo de oito meses de 2014: The New York Times, BBC, Reuters e Daily Mail. E as notícias foram agrupadas em cinco grandes categorias: negócios e dinheiro, saúde, ciência e tecnologia, esportes e mundo. As conclusões da pesquisa são preciosas.

Cerca de 70% das notícias diárias estão relacionadas a fatos que geram “sentimentos negativos” – tais como catástrofes, acidentes, doenças, crimes e crises. Os textos das manchetes foram relacionados aos sentimentos que elas despertam, numa escala de menos 5 (muito negativo) a mais 5 (muito positivo). Descobriu-se que o sucesso de uma notícia, vale dizer, o número de vezes em que é “clicada” pelo eventual leitor está fortemente vinculado a esses “sentimentos” e que os dois extremos – negativo e positivo – são os mais “clicados”. As manchetes negativas, todavia, são aquelas que atraem maior interesse dos leitores.

Embora realizado com base em manchetes publicadas em sites internacionais – não brasileiros –, os resultados do trabalho dos pesquisadores do DCC-UFMG nos ajudam a compreender a predominância do “jornalismo do vale de lágrimas” na grande mídia brasileira.

Para além da partidarização seletiva das notícias, parece haver também uma importante estratégia de sobrevivência empresarial influindo na escolha da pauta negativa. Os principais telejornais exibidos na televisão brasileira, por exemplo, estão se transformando em incansáveis noticiários diários de crises, crimes, catástrofes, acidentes e doenças de todos os tipos. Carrega-se, sem dó nem piedade, nas notícias que geram sentimentos negativos. Mais do que isso: os âncoras dos telejornais, além das notícias negativas, se encarregam de editorializar, fazer comentários, invariavelmente críticos e pessimistas, reforçando, para além da notícia, exatamente seus aspectos e consequências funestos.

Existe, sim, o risco do esgotamento. Cansado de tanta notícia ruim e sentindo-se impotente para influir no curso dos eventos, pode ser que o leitor/telespectador afinal desista de se expor a esse tipo de jornalismo que o empurra cotidianamente rumo a um inexorável “vale de lágrimas” mediavalesco.

Adaptado de <http://observatoriodaimprensa.com.br/jornal-de-ebates/outras-razoes-para-a-pauta-negativa/>. Acesso em 19 mai. 2015.

01. (Estratégia Militares 2021– Questão Inédita – Professor Wagner Santos) Segundo o texto, as notícias são

(A) utilizadas como fontes de propaganda de pensamentos e ideologias. (B) causa de esgotamento psicológico para os leitores de forma generalizada. (C) mais visitadas quando apresentam temas que geram sentimentos negativos. (D) balanceadas nos veículos de comunicação, para agradar a todos os públicos. (E) destinadas a públicos específicos dentro dos veículos de comunicação.

(4)

02. (Estratégia Militares 2021– Questão Inédita – Professor Wagner Santos) Assinale a seguir a alternativa em

que o trecho do texto se apresenta em linguagem figurada.

(A) “Utilizando programas de computador desenvolvidos pelo DCC-UFMG, foram identificadas, coletadas e analisadas 69.907 manchetes veiculadas em quatro sites noticiosos internacionais ao longo de oito meses de 2014: The New York Times, BBC, Reuters e Daily Mail.”

(B) “E as notícias foram agrupadas em cinco grandes categorias: negócios e dinheiro, saúde, ciência e tecnologia, esportes e mundo.”

(C) “Cerca de 70% das notícias diárias estão relacionadas a fatos que geram “sentimentos negativos” – tais como catástrofes, acidentes, doenças, crimes e crises.”

(D) “o trabalho desenvolvido por grupo de pesquisa do Departamento de Ciência da Computação (DCC) em torno da “análise de sentimento”, que relaciona o sucesso das notícias com sua polaridade, negativa ou positiva.”

(E) “Para além da partidarização seletiva das notícias, parece haver também uma importante estratégia de sobrevivência empresarial influindo na escolha da pauta negativa.”

03. (Estratégia Militares 2021– Questão Inédita – Professor Wagner Santos) A palavra “mediavalesco”, um

neologismo que brinca com a ideia de “carnavalesco”, é formada a partir do mesmo princípio que (A) hidroelétrica.

(B) portunhol. (C) flexibilizar. (D) beija-flor. (E) inconstitucional.

04. (Estratégia Militares 2021– Questão Inédita – Professor Wagner Santos) O texto apresenta a ideia de que

(A) a escolha das pautas jornalísticas segue, necessariamente, os acontecimentos do mundo. (B) os consumidores de notícias buscam apenas aquelas que apresentam manchetes chamativas.

(C) os jornais prendem-se à ética jornalística, evitando a construção de notícias chamativas e calamitosas. (D) os jornais escolhem, como pauta, as notícias negativas, levando em consideração o consumo dos leitores.

(E) os jornalistas se comportam de maneira antiética ao apresentarem opiniões e comentários sobre as notícias apresentadas.

05. (Estratégia Militares 2021– Questão Inédita – Professor Wagner Santos) Assinale a alternativa em que o

elemento “que” encontrado não é um elemento coesivo de substituição.

(A) “o trabalho desenvolvido por grupo de pesquisa do Departamento de Ciência da Computação (DCC) em torno da ‘análise de sentimento’, que relaciona o sucesso das notícias com sua polaridade, negativa ou positiva.”

(B) “Os textos das manchetes foram relacionados aos sentimentos que elas despertam, numa escala de menos 5 (muito negativo) a mais 5 (muito positivo).”

(C) “As manchetes negativas, todavia, são aquelas que atraem maior interesse dos leitores.” (D) “Carrega-se, sem dó nem piedade, nas notícias que geram sentimentos negativos.”

(E) “Cansado de tanta notícia ruim e sentindo-se impotente para influir no curso dos eventos, pode ser que o leitor/telespectador afinal desista de se expor a esse tipo de jornalismo”

06. (Estratégia Militares 2021– Questão Inédita – Professor Wagner Santos) Assinale, a seguir, a alternativa em

que o elemento “se” apresenta a mesma classificação da presente no trecho a seguir.

Descobriu-se que o sucesso de uma notícia, vale dizer, o número de vezes em que é “clicada” pelo eventual leitor está fortemente vinculado a esses “sentimentos” e que os dois extremos – negativo e positivo – são os mais “clicados”.

(5)

(A) Tratava-se de doenças gravíssimas naquela clínica. (B) Come-se bem aqui nesta cidade uma bela feijoada. (C) Passaram-se dias até a chegada de nossa encomenda. (D) O menino feriu-se sem gravidade naquela brincadeira. (E) Ama-se imensamente a Deus nesta Igreja.

07. (Estratégia Militares 2021– Questão Inédita – Professor Wagner Santos) A palavra “inexorável” em “o empurra

cotidianamente rumo a um inexorável “vale de lágrimas” mediavalesco”, nesse contexto, poderia ser substituída por (A) ininterrupto.

(B) imperecível. (C) invariável (D) imortal. (E) irrevogável.

08. (Estratégia Militares 2021– Questão Inédita – Professor Wagner Santos) Assinale a alternativa em que o

pronome relativo desempenha função sintática semelhante à encontrada em “As conclusões da pesquisa são preciosas”. (A) Os alunos que se preparam bem sempre alcançam o sucesso.

(B) Sempre soubemos que são muitos os sucessos de que o garoto é capaz. (C) Esta é a notícia por que fui premiado.

(D) Filhos cujos pais têm manias de limpeza costumam desenvolver TOC. (E) Procurei aquelas referências de que você precisa, mas não as achei.

09. (Estratégia Militares 2021– Questão Inédita – Professor Wagner Santos) A transposição da voz passiva para

a ativa em “E as notícias foram agrupadas em cinco grandes categorias: negócios e dinheiro, saúde, ciência e tecnologia, esportes e mundo” está correta na alternativa:

(A) Agrupou as notícias em cinco grandes categorias: negócios e dinheiro, saúde, ciência e tecnologia, esportes e mundo. (B) Agrupou-se, em cinco grandes categorias, as notícias: negócios e dinheiro, saúde, ciência e tecnologia, esportes e

mundo.

(C) As notícias agruparam-se em cinco grandes categorias: negócios e dinheiro, saúde, ciência e tecnologia, esportes e mundo.

(D) Agruparam-se as notícias em cinco grandes categorias: negócios e dinheiro, saúde, ciência e tecnologia, esportes e mundo.

(E) Agruparam as notícias em cinco grandes categorias: negócios e dinheiro, saúde, ciência e tecnologia, esportes e mundo.

10. (Estratégia Militares 2021 – Questão Inédita – Professor Wagner Santos) Assinale, a seguir, o enunciado em

que o verbo “haver” poderia sofrer concordância de número com o sujeito. (A) Havia estudado muito durante todo aquele ano.

(B) Há mil anos que não vejo a minha família de Portugal. (C) Deve haver muito cuidado com a saúde durante a pandemia. (D) Havia muita vacina a ser aplicada ainda no Brasil.

(6)

Inglês

Prof. Leonardo Pontes

Read Text I to answer questions 11 to 14

With socialising at a near halt during the pandemic, our social muscles have atrophied. We may have to re-train ourselves to be with others again – but how?

As host of the podcast Dear Prudence, Daniel M Lavery mostly dishes out advice from his base in New York. But he occasionally reveals his own anxieties as well, as on a recent episode when responding to a lonely graduate student who was apprehensive about social contact during the Covid-19 pandemic. Lavery found this relatable:

It's really, really hard to think about being around people again. One of the things that’s struck me as I think about the possibility of someday again being in like a crowded room with other people without a mask on is, like, I have spent a very long time longing desperately for such a day, and I also sometimes now catch myself having this sort of like panicked response… I don’t want to be afraid of that, that’s the thing I want. And yet, I also have this, you know there’s a part of me that now reacts in a way that I did not used to, which is terror.

Lots of us are in the same boat. We’ve been forced to be asocial, at least in physical terms, for a year now. As a result, many are finding that any in-person social interaction is awkward – it feels like we have to re-learn how to sit in a room with another human. Even dreaming has been transformed in unprecedented ways, with a trend of nightmares about social distancing.

So, when things open up again, is there going to be a learning curve to feeling ‘normal’? Have our social muscles atrophied in some way, and do we have to ‘retrain’ them?

Fortunately, these muscles are fairly resilient, and accounts from places that have been less affected by Covid-19 suggest that it doesn’t take long to return to some version of a social normal. Still, some hiccups are to be expected along the way, so it will help to be prepared for them.

(Adapted from https://www.bbc.com/worklife/article/20210218-why-we-may-have-to-re-learn-to-socialise)

11. (Estratégia Militares 2021 – Questão Inédita – Professor Leonardo Pontes) According to the text

(A) Lavery didn't want to help the college student (B) Lavery tried to help someone from a personal report

(C) Lavery thinks that post-pandemic reintegration into society is simple and easy (D) The pandemic did not affect Lavery's psychological

(E) The pandemic has not changed people's routines, including Lavery

12. (Estratégia Militares 2021 – Questão Inédita – Professor Leonardo Pontes) Read the following sentence

taken from the text

“Lots of us are in the same boat. We’ve been forced to be asocial, at least in physical terms, for a year now. As a result, many are finding that any in-person social interaction is awkward – it feels like we have to re-learn how to sit in a room with another human”

All the underlined words are considered Countable nouns. Mark the option in which all the nouns are considered Uncountable.

(A) Money, love, advice (B) Fork, man, dog (C) Cat, chair, table (D) Box, vegetable, coin (E) Bag, suitcase, hat

(7)

13. (Estratégia Militares 2021 – Questão Inédita – Professor Leonardo Pontes) The word “awkward”

(paragraph 3), can be replaced by the word ___ without changing its meaning (A) Rude

(B) Delightful (C) Embarrassing (D) Convenient (E) Stiff

14. (Estratégia Militares 2021 – Questão Inédita – Professor Leonardo Pontes) What can be concluded from

Lavery’s personal report?

(A) The situation of social isolation, although disturbing, does not impact so deeply on people's minds (B) The entire population is experiencing the pandemic in the same way, from the same conditions (C) Social isolation is a voluntary measure of the population

(D) Reintegration into social life will be possible but, for some people, something very difficult (E) Social life has been permanently affected by the pandemic

Observe this comic strip to do items 15 to 17

(Adapted from https://www.gocomics.com/garfield/2021/02/20)

15. (Estratégia Militares 2021 – Questão Inédita – Professor Leonardo Pontes) The correct use of the verb to remove to complete the blank on the strip is

(A) Remove (B) Was removing (C) Am removing (D) Have removed (E) Removed

16. (Estratégia Militares 2021 – Questão Inédita – Professor Leonardo Pontes) It’s correct to say that Garfield’s

weight (A) Has increased (B) Is unknown (C) Has decreased (D) Is too high (E) Is very low

(8)

17. (Estratégia Militares 2021 – Questão Inédita – Professor Leonardo Pontes) Where is the irony in this strip?

(A) In the fact that Garfield’s weight is too high

(B) In the fact that Garfield likes to weigh himself on a scale that has no battery (C) In the fact that Garfield removed the batteries from the scale

(D) In the fact that Garfield weighs himself every day

(E) In the fact that Garfield didn’t like to weigh himself on a scale with batteries Read Text II to answer questions 18 and 19

Learning time for children declined as 2020 Covid lockdown progressed – study

The amount of daily schoolwork children completed at home during last year’s lockdown declined the longer they stayed out of the classroom, according to new research compiled by the Institute for Fiscal Studies.

Rather than schools and parents getting more adept at home schooling as the shut-down continued, the IFS study of hundreds of children in England found that the amount of time spent on learning continued to shrink. By the end of the summer term children were spending only about 50% of the time studying at home that they would have normally spent learning in the classroom.

Christine Farquharson, a senior research economist at the IFS, said: “We are going to need a big programme of support for pupils to undo some of the damage the pandemic has caused.”

(Adapted from https://www.theguardian.com/education/2021/feb/19/learning-time-for-children-declined-as-2020-covid-lockdown-progressed-study)

18. (Estratégia Militares 2021 – Questão Inédita – Professor Leonardo Pontes) Who do the underlined pronoun

“they” in the text refer to? (A) Children

(B) IFS (C) Schools (D) Parents (E) Studies

19. (Estratégia Militares 2021 – Questão Inédita – Professor Leonardo Pontes) The word “shrink” (paragraph

2), can be replaced by the word ___ without changing its meaning (A) Develop

(B) Expand (C) Grow (D) Reduce (E) Raise

(9)

20. (Estratégia Militares 2021 – Questão Inédita – Professor Leonardo Pontes) Observe the city map

(Adapted from https://br.pinterest.com/pin/11047961565865924/)

It’s correct to say that

(A) The museum is near to the school (B) The hotel is far away from the museum (C) The zoo is across the school

(D) The cinema is behind the hotel (E) The gallery is across the shop

(10)

Matemática

Prof. Ismael Santos 21. (Estratégia Militares 2021 – Questão Inédita – Professor Ismael santos) Dada a equação em 𝑥 descrita abaixo, assinale a alternativa que traga corretamente o valor do produto de todas as raízes que satisfaçam a expressão dada. (𝑥 − 1)(𝑥 − 2)(𝑥 − 3) (𝑥 + 1)(𝑥 + 2)(𝑥 + 3)= 𝑥2− 3𝑥 + 11 𝑥2+ 3𝑥 + 11 (A) 0 (B) 4 (C) 13 (D) 16 (E) 22

22. (Estratégia Militares 2021 – Questão Inédita – Professor Ismael santos) Dada a equação cúbica na

incógnita 𝒙, que admite como raízes os números 𝒂, 𝒃 𝒆 𝒄, assinale a alternativa que traga a soma dos algarismos do valor assumido por 𝑬, sendo 𝑬, a equação dada abaixo:

𝑥3− 2𝑥2+ 4𝑥 − 2 = 0 𝐸 = ( 𝑎 3 2 𝑎 − 1+ 𝑏32 𝑏 − 1+ 𝑐32 𝑐 − 1) 2 (A) 9 (B) 7 (C) 5 (D) 3 (E) 1

23. (Estratégia Militares 2021 – Questão Inédita – Professor Ismael santos) Seja 𝑸(𝒙) um polinômio, tal que

𝑸(𝒙) = 𝒄𝟎𝒙𝒌+ 𝒄𝟏𝒙𝒌−𝟏+ 𝒄𝟐𝒙𝒌−𝟐+ ⋯ 𝒄𝒌, 𝒄𝒐𝒎 𝒄𝟎 ≠ 𝟎, de modo que 𝑸(𝟏) = 𝟓. Sabendo que 𝒄𝟎𝟐+ 𝒄𝟏𝟐+ 𝒄𝟐𝟐+ ⋯ 𝒄𝒌𝟐= 𝟑,

assinale a alternativa que traga a soma dos algarismos do valor assumido por 𝑴. Sabe-se que 𝑸(𝒙) tem grau igual a 102. 𝑀 = (𝑐0+ 2)2+ (𝑐1+ 2)2+ (𝑐2+ 2)2+ ⋯ (𝑐𝑘+ 2)2 (A) 3 (B) 4 (C) 5 (D) 6 (E) 7

(11)

24. (Estratégia Militares 2021 – Questão Inédita – Professor Ismael santos) Dado o sistema de equações definido abaixo, assinale a alternativa que traga o valor de 𝑝𝑞, sendo 𝑝 o maior valor possível para o produto 𝑎𝑏 e 𝑞, o

menor. { 𝑎4+ 𝑏4= 17 𝑎 𝑏+ 𝑏 𝑎= 3 𝑎𝑏+ 1 (A) 1 (B) 4 (C) 9 (D) 16 (E) 25

25. (Estratégia Militares 2021 – Questão Inédita – Professor Ismael santos) Dado o sistema de inequações abaixo definido para os números inteiros, assinale a alternativa que traga o valor da soma dos algarismos do valor assumido por 𝑎3+ 𝑏³. { 5𝑎 − 3𝑏 > 2 2𝑎 + 𝑏 < 11 𝑏 > 3 (A) 8 (B) 9 (C) 10 (D) 11 (E) 12

26. (Estratégia Militares 2021 – Questão Inédita – Professor Ismael santos)Assinale a alternativa que traga o número de retângulos com lados inteiros que tenham sua área com um número ímpar de divisores positivos e que esteja compreendida entre os valores 38 e 147.

(A) 9 (B) 14 (C) 16 (D) 24 (E) 30

27. (Estratégia Militares 2021 – Questão Inédita – Professor Ismael santos)Considere que a dízima periódica 0,272727 … = 𝑎𝑏

𝑐𝑑𝑒, sendo 𝑎, 𝑏, 𝑐, 𝑑, 𝑒 dígitos que compõem os termos da fração redutível apresentada. Sendo k o número

de valores que o número 𝑎𝑏 pode assumir satisfazendo as condições do problema, assinale a alternativa que traga a soma dos algarismos do número assumido por 𝑘2− 5𝑘 + 1.

(A) 16 (B) 13 (C) 9 (D) 7 (E) 5

(12)

28. (Estratégia Militares 2021 – Questão Inédita – Professor Ismael santos)Dada as relações estabelecidas abaixo, asssinale a alternativa que traga a soma dos algarismos do quadrado da expressão √𝑥𝑦𝑧3

− √𝑝𝑞𝑟3 { 𝑥 𝑝= 𝑦 𝑞= 𝑧 𝑟 (𝑥 − 𝑝)(𝑦 − 𝑞)(𝑧 − 𝑟) = 343 (A) 7 (B) 13 (C) 16 (D) 19 (E) 21

29. (Estratégia Militares 2021 – Questão Inédita – Professor Ismael santos)Em uma reta, são marcados os pontos 𝑀, 𝑁, 𝑅, 𝑆 nessa ordem. Dado que (𝑀𝑁)(𝑀𝑆) = 3(𝑁𝑅)(𝑅𝑆) e que 𝑥

𝑅𝑆= 𝑦 𝑀𝑁−

𝑧

𝑀𝑅, assinale a alternativa que traga o

a soma dos algarismos do valor da expressão baixo:

𝐸 = (𝑥 + 𝑦 + 𝑧)2+ 2 (A) 10 (B) 11 (C) 12 (D) 13 (E) 14

30. (Estratégia Militares 2021 – Questão Inédita – Professor Ismael santos)Os pontos 𝐴, 𝐵, 𝐶, 𝐷 𝑒 𝐸 são vértices de um polígono equiângulo. Dado um ponto P fora desse polígono, de modo que PD intercepta BC, o ângulo PAB é igual ao PDC e o ângulo ABC é o dobro do ângulo APD, assinale a alternativa que traga a soma dos algarismos no número que representa a soma dos ângulos internos desse polígono em graus.

(A) 6 (B) 7 (C) 8 (D) 9 (E) 10

Física

Prof. Toni Burgatto 31. (Estratégia Militares 2021 – Questão Inédita – Professor Toni Burgatto) Uma van parte de São Paulo para o

Rio de Janeiro levando alguns turistas. A van se move de São Paulo a São José dos Campos a uma velocidade de 60 km/h, percorrendo nesse trecho uma distância de 90 km. Em seguida, ela percorre o trecho de São José dos Campos a Cruzeiro a uma velocidade de 100 km/h, percorrendo nesse trecho uma distância de 100 km. Por fim, ela se move de Cruzeiro para o Rio de Janeiro a uma velocidade média de 60 km/h, percorrendo 210 km. Podemos afirmar que a velocidade média do móvel de São Paulo ao Rio de Janeiro igual a:

(A) 73,3 km/h (B) 66,7 km/h (C) 57,3 km/h

(13)

(D) 81,4 km/h (E) 60 km/h

32. (Estratégia Militares 2021 – Questão Inédita – Professor Toni Burgatto) Dois garotos brincando de puxar um

carrinho, que está em repouso em uma superfície horizontal, utilizam cada um sua própria corda, fazendo forças de 7 N e 12 N. Forças que estão em um mesmo plano horizontal. Dessa forma, dentre as alternativas abaixo, marque aquela que não pode representar um valor para a força resultante que atuam no carrinho no plano horizontal.

(A) 5 N (B) 19 N (C) 20 N (D) 16 N (E) 12 N

33. (Estratégia Militares 2021 – Questão Inédita – Professor Toni Burgatto) Um caminhão de carga tem sobre

sua carroceria uma caixa em repouso. Em um determinado momento, o caminhão arranca com uma aceleração constante. Sabe-se que o atrito entre o caminho e a caixa é desprezível. Dessa forma, podemos afirmar que:

(A) em relação ao motorista do caminhão, a caixa fica parada.

(B) em relação ao motorista do caminhão, a caixa escorrega para a frente. (C) em relação à estrada, a caixa se move para frente.

(D) em relação à estrada, a caixa permanece parada. (E) em relação à estrada, a caixa se move para trás.

34. (Estratégia Militares 2021 – Questão Inédita – Professor Toni Burgatto) Visualizando um carro atravessado

nos trilhos, um maquinista aciona os feios de um trem, reduzindo a sua velocidade 80 km/h em 25%, em um intervalo de tempo de 1 minuto. Neste intervalo, a aceleração média do trem foi de:

(A) 20 𝑘𝑚/ℎ2

(B) −20 𝑘𝑚/ℎ2

(C) 1200 𝑘𝑚/ℎ2

(D) −1200 𝑘𝑚/ℎ2

(E) 0,3 𝑘𝑚/ℎ²

35. (Estratégia Militares 2021 – Questão Inédita – Professor Toni Burgatto) Em um calorímetro de chumbo, que

possui massa igual a 200 g e temperatura inicial de 20 °, são colocados 50 g de água a 40 °C e 44 g de água a 80°C. Podemos afirmar que a temperatura de equilíbrio térmico é de:

Adote: 𝑐𝐻2𝑂 = 1 𝑐𝑎𝑙/𝑔°𝐶 e 𝑐𝑃𝑏= 0,03 𝑐𝑎𝑙/𝑔°𝐶. (A) 28,8 °C (B) 72,6 °C (C) 68,8 °C (D) 45,2 °C (E) 56,4 °C

(14)

36. (Estratégia Militares 2021 – Questão Inédita – Professor Toni Burgatto) Três esferas metálicas idênticas

estão isoladas uma da outra. As esferas A e B estão inicialmente neutras e a terceira esfera C possui uma carga igual a 𝑄. Coloca-se C em contanto com A e depois com B. A quantidade de carga final na esfera C é de:

(A) 𝑄/4 (B) 𝑄/2 (C) 𝑄 (D) 𝑄/3 (E) 2𝑄/3

37. (Estratégia Militares 2021 – Questão Inédita – Professor Toni Burgatto) Em uma onda periódica, sabe-se

que a distância entre a primeira crista e o terceiro vale é igual a 25 m. Se a velocidade de propagação é de 5 m/s, então a frequência da onda é de:

(A) 1 Hz (B) 0,5 Hz (C) 1,5 Hz (D) 2 Hz (E) 0,1 Hz

38. (Estratégia Militares 2021 – Questão Inédita – Professor Toni Burgatto) Um pequeno embolo de 36 N de

peso possui uma pequena espessura e a forma circular de 50 cm² de área, com uma abertura onde é colocado um tubo de parede finas de 5 cm² de secção. O embolo é perfeitamente ajustado e não possui atrito entre vaso e embolo. Qual deve ser a altura 𝐻 que permanecerá o embolo se for introduzido 700 g de água pelo tubo?

Considere a densidade da água igual a 1 g/cm³ e 𝑔 = 10 𝑚/𝑠2.

(A) 6,18 cm (B) 7,5 cm (C) 4,46 cm (D) 9,2 cm (E) 3,6 cm

(15)

39. (Estratégia Militares 2021 – Questão Inédita – Professor Toni Burgatto) Um bloco de madeira repousa sobre

uma superfície horizontal, sujeita a uma força variável, conforme mostra a figura abaixo.

A direção da força permanece constante. A potência desenvolvida pela força se o bloco percorre 65 m em 8 segundos é igual a:

Despreze eventuais forças de atrito e considere 𝑡𝑔(37°) = 3/4. (A) 7540 W

(B) 3750 W (C) 5750 W (D) 4570 W (E) 6230 W

40. (Estratégia Militares 2021 – Questão Inédita – Professor Toni Burgatto) No circuito da figura abaixo, todas

as resistências são iguais a 𝑅. Dessa forma, a resistência equivalente entre A e B é igual a:

(A) R (B) 2R (C) R/5 (D) R/3 (E) R/2

Química

Prof. Thiago Cardoso 41. (Estratégia Militares 2021 – Questão Inédita – Professor Thiago Cardoso) Massa, extensão e impenetrabilidade

são propriedades: (A) Gerais. (B) Funcionais. (C) Químicas. (D) Físicas. (E) Organolépticas.

(16)

42. (Estratégia Militares 2021 – Questão Inédita – Professor Thiago Cardoso) O íon cloreto é um dos mais

abundantes na água do mar. Ele é o ânion mais estável do elemento químico cloro, cujo isótopo mais abundante é o 3517Cl.

Assinale a alternativa que indica, respectivamente, o número de prótons, elétrons e nêutrons presentes nesse ânion. (A) 17; 18; 18

(B) 17; 17; 18 (C) 17; 18; 17 (D) 16; 17; 19 (E) 16; 18; 18

43. (Estratégia Militares 2021 – Questão Inédita – Professor Thiago Cardoso)Os isótopos são: (A) dois átomos que pertencem ao mesmo elemento químico, mas que possuem diferentes números atômicos. (B) dois átomos que pertencem a elementos químicos diferentes, mas que possuem o mesmo número de massa. (C) dois átomos que pertencem ao mesmo elemento químico, mas que possuem números de nêutrons diferentes. (D) duas substâncias simples diferentes formadas pelo mesmo elemento químico.

(E) duas substâncias compostas diferentes formadas pelo mesmo elemento químico.

44. (Estratégia Militares 2021 – Questão Inédita – Professor Thiago Cardoso) Considere as seguintes

características:

I – são excelentes condutores de corrente elétrica. II – são muito reativos e normalmente formam cátions. III – são maleáveis e excelentes condutores de calor. IV – possuem 1 elétron na camada de valência. São típicas dos metais alcalinos:

(A) Apenas I, II e IV. (B) Apenas I e III. (C) Apenas I, III e IV. (D) Apenas II, III e IV. (E) I, II, III e IV.

45. (Estratégia Militares 2021 – Questão Inédita – Professor Thiago Cardoso) De maneira geral, os compostos

formados por ligações iônicas: (A) são insolúveis em água.

(B) são excelentes condutores de eletricidade no estado sólido. (C) são muito duros e resistentes.

(D) podem apresentar ligações covalentes na sua estrutura.

(17)

46. (Estratégia Militares 2021 – Questão Inédita – Professor Thiago Cardoso) Assinale a alternativa que contém

apenas substâncias simples: (A) CO2, H2O e NO2.

(B) Fe2O3, I2 e S8.

(C) P4, H2SO3 e H3PO4.

(D) N2, NO e NO2.

(E) Br2, O2 e F2.

47. (Estratégia Militares 2021 – Questão Inédita – Professor Thiago Cardoso) Assinale a alternativa que preenche

adequadamente os espaços vazios a seguir.

Um procedimento muito utilizado na culinária tem por objetivo separar os grãos mais finos da farinha de trigo dos grãos mais grossos. Esse procedimento é conhecido como ____________ e pode ser utilizado também para separar ____________.

(A) catação; areia e brita.

(B) peneiração; barras de ferro impregnadas com areia. (C) flotação; limalha de ferro e serragem.

(D) catação; água e óleo. (E) peneiração; água e álcool.

48. (Estratégia Militares 2021 – Questão Inédita – Professor Thiago Cardoso) Uma amostra de água foi colocada

em cima de cristais de açúcar (sacarose). A seguir, a mistura foi agitada com uma colher, permitindo que parte do açúcar se misturasse na água.

O procedimento ilustrado acima é conhecido como: (A) ionização e gera uma solução eletrolítica.

(B) dissociação iônica e gera uma solução eletrolítica. (C) solubilização molecular e gera uma solução eletrolítica. (D) ionização e gera uma solução não eletrolítica.

(E) solubilização molecular e gera uma solução não eletrolítica.

49. (Estratégia Militares 2021 – Questão Inédita – Professor Thiago Cardoso) A vaporização é conversão do estado

líquido para o estado gasoso. Porém, essa conversão pode acontecer de formas diferentes. Considere as seguintes situações: I – O nível de água de um aquário baixa continuamente, porque a água passa para o estado de vapor.

II – Gotas de água se vaporizam rapidamente quando caem sobre o cano de escape de uma moto. III – Um ferro a vapor converte a água para o estado gasoso ao aquecê-la a 100 °C.

(18)

O nome dessas transformações físicas observadas na água é: (A) I – evaporação; II – ebulição; III – calefação.

(B) I – evaporação; II - calefação; III – ebulição. (C) I – ebulição; II – calefação; III – ebulição. (D) I – calefação; II – ebulição; III – evaporação. (E) I – calefação; II – evaporação; III – ebulição.

50. (Estratégia Militares 2021 – Questão Inédita – Professor Thiago Cardoso) O enxofre é um não metal de

coloração intensamente amarela. Isso significa que: (A) os átomos de enxofre são amarelos.

(B) o enxofre é capaz de absorver a luz amarela proveniente do Sol. (C) o enxofre é capaz de refletir a luz amarela proveniente do Sol. (D) todos os compostos do enxofre são amarelos.

(E) a cor é uma propriedade geral da matéria.

História

Prof. Marco Túlio 51. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Marco Túlio) Nas áreas não penetradas pelo escravismo, onde

predominava o trabalho compulsório indígena, os jesuítas estarão às turras com os moradores. À medida que cresce o seu poder temporal, fundado no controle de crédito, na propriedade da terra e, sobretudo na Amazônia, no extrativismo e no controle dos índios, os padres da Companhia de Jesus ganham novos inimigos. O contencioso arrasta-se até os anos de 1750, quando a Companhia é expulsa do Reino e das conquistas.

ALENCASTRO, Luiz Felipe de. O trato dos viventes: formação do Brasil no Atlântico Sul. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. p. 37.

A respeito dos aspectos decorrentes do processo descrito pelo texto, assinale a alternativa correta.

(A) a atividade missionária desenvolvida pelos jesuítas não enfrentou resistências por parte dos colonos durante dois séculos, pois enquanto os primeiros se concentraram no sertão e na região amazônica, estes permaneceram mais próximos das regiões do litoral.

(B) os jesuítas eram contrários a qualquer forma de utilização do trabalho indígena, afinal defendiam que o objetivo primordial da colonização portuguesa no Brasil deveria ser a salvação das almas dos povos nativos por meio da catequização.

(C) o manejo do trabalho indígena pelos jesuítas, direcionado a atividades como a pecuária e o extrativismo, permitiu à Companhia acumular um vasto patrimônio e grande autoridade no espaço colonial, o que levou a conflitos com o poder secular durante a Era Pombal.

(D) apesar do apoio conferido pela Coroa à atividade missioneira na América Portuguesa, a Companhia de Jesus não obteve resultados significativos diante da resistência empreendida tanto pelos indígenas quanto pelos colonos, que desarticulavam os seus aldeamentos.

(E) a ação catequética promovida pelos jesuítas sofreu resistência dos colonos diante da possibilidade de dificultar o acesso destes a novos cativos, porém os conflitos foram apaziguados quando a legislação permitiu a escravização nos casos de “Guerra justa”.

(19)

52. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Marco Túlio) A alforria poderia ser adquirida gratuitamente ou por

meio do pagamento em dinheiro, em prestações ou em uma só vez, ou ainda com o depósito de outro escravo em seu lugar. Contudo, a alforria é sempre revogável. Assim como o proprietário assinava a carta de liberdade, ele poderia anulá-la a qualquer momento. Isso poderia ser feito tendo como justificativa o mau comportamento do escravo.

MATTOS, Regiane Augusto de. História e cultura afro-brasileira. São Paulo: Contexto: 2020. p. 122.

A respeito da obtenção da alforria e de outros aspectos da ordem escravista que permeou séculos da História do Brasil, assinale a alternativa correta.

(A) a aquisição de alforria era a única forma dos escravizados pleitearem sua liberdade, porém o acesso a ela era extremamente limitado.

(B) apesar de empregada em todas as partes do Brasil durante o período colonial, a concessão de alforrias se deu de maneira mais intensa no Nordeste açucareiro.

(C) embora muitos escravizados fossem alforriados até o século XIX, sua liberdade era acompanhada por uma permanente insegurança jurídica.

(D) a concessão de alforrias passou a ser implementada no contexto do Brasil independente, após a intensificação de atos de resistência empreendidos pelos cativos.

(E) a possibilidade da alforria criava um espaço de negociação equilibrado entre cativos e senhores, no qual os primeiros tinham ampla autonomia para pleitear sua liberdade.

53. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Marco Túlio) Ao longo do século XVIII, Portugal celebrou diversos

tratados com outras monarquias europeias, o que provocou modificações nos limites da América Portuguesa. Considerando os acordos ratificados neste período e os seus desdobramentos, assinale a alternativa CORRETA:

(A) o Tratado de Lisboa, assinado entre Portugal e Espanha neste período, conferiu a posse definitiva da Colônia de Sacramento, anteriormente ocupada pelos espanhóis, à Portugal.

(B) o primeiro Tratado de Utrecht, acordado entre Portugal e França, estabeleceu o rio Amazonas como a fronteira entre a Guiana e a América Portuguesa.

(C) o Tratado de Madri, que anulou formalmente o Tratado de Tordesilhas, baseou-se no princípio do uti possidetis para conferir à Portugal o domínio sobre a Colônia de Sacramento.

(D) o Tratado de Santo Ildefonso se mostrou vantajoso para Portugal, afinal reconheceu a posse da Colônia de Sacramento e de Sete Povos das Missões à Coroa espanhola.

(E) o Tratado de Badajós, assinado ao final do século XVIII, foi o responsável pela incorporação definitiva de Sete Povos das Missões ao território brasileiro.

54. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Marco Túlio) Nem todos eram eleitores. Era preciso ter mais de 21

anos e ser brasileiro. Da lista obrigatória de eleitores estavam excluídos os, os mendigos, os praças de pré e os religiosos “de ordens monásticas, companhias, congregações ou comunidades de qualquer denominação sujeitas a voto de obediência, regra ou estatuto que importe a renúncia da liberdade individual”. Ao excluir os analfabetos, a ampla maioria dos cidadãos acima de 21 anos era mera espectadora nas eleições.

VILLA, Marco Antônio. História das constituições brasileiras. Imprenta: São Paulo, Leya, 2011.

O excerto acima traz uma descrição sobre um dos textos constitucionais vigentes ao longo da História do Brasil. Trata-se da:

(A) Constituição de 1824, vigente durante todo o período imperial do Brasil. (B) Constituição de 1891, vigente durante toda a Primeira República. (C) Constituição de 1937, vigente durante todo o Estado Novo.

(D) Constituição de 1946, vigente durante o chamado período democrático. (E) Constituição de 1967, vigente durante boa parte do regime militar.

(20)

55. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Marco Túlio) Observe a charge.

Revista Careta, 18 dez. 1937. Fonte: Biblioteca Nacional.

Tendo em vista o contexto abordado pela charge, assinale a alternativa CORRETA:

(A) durante o governo provisório, Vargas se manteve acima dos demais poderes diante da inexistência de um texto constitucional vigente no país, o que é abordado pela charge.

(B) a imagem sugere a dissolução do Congresso por Getúlio Vargas, durante a implantação da ditadura do Estado Novo, o que lhe confere amplos poderes.

(C) a charge destaca a supervalorização do Ministério do Trabalho pelo governo Vargas, o que o leva a ter embates com o Legislativo acerca do orçamento direcionado à pasta.

(D) a imagem destaca o fim do governo provisório, quando a introdução de uma nova ordem constitucional permitiu que a Câmara Federal voltasse a desempenhar suas atividades.

(E) a charge critica os conflitos travados entre o presidente Vargas e os deputados após o ligarem à escândalos de corrupção e ao atentado contra o jornalista Carlos Lacerda.

56. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Marco Túlio) Do encontro dos revolucionários paulistas e gaúchos

nasceu, em abril de 1925, a Coluna Prestes – Miguel Costa, sem dúvida a façanha mais arrojada do tenentismo, que colocou o movimento em contato com um “mundo submerso” na História brasileira, cujas erupções explosivas apreciam, aqui e ali, em episódios como os de Canudos e do Contestado [...]. A marcha se destinava manter vivo o facho da revolução, isto é, visava a realizar um protesto heróico, com os olhos voltados para o meio de onde provinha – os centros urbanos. Nesses centros, a repercussão do episódio foi enorme e se projetou, por longos anos, no interior da esquerda brasileira.

FAUSTO, Boris. A revolução de 1930: historiografia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. p. 84.

Acerca da Coluna Prestes-Miguel Costa, que encerrou o ciclo de revoltas tenentistas na década de 1920, é correto afirmar:

(A) a Coluna Prestes conferiu um teor ideológico ao movimento, na medida em que envolveu a participação de diversas lideranças ligadas ao comunismo, incluindo o próprio Prestes.

(B) o movimento tenentista buscou traçar um diálogo com regiões que foram palcos de conflitos messiânicos, com o intuito de arrebanhar apoio contra o poder das oligarquias.

(C) os tenentes defendiam a introdução de uma revolução comunista no Brasil, o que os levou a percorrer os centros urbanos do país e incitar os trabalhadores a prestarem seu apoio.

(D) a marcha promovida pela Coluna Prestes no território brasileiro a fez desfrutar angariar apoiadores contra o governo federal, forçando o presidente a renunciar do poder.

(E) o tenentismo sustentou um discurso reformista e sem um projeto ideológico claro, porém capaz de reverberar sobre setores que buscavam transformações na ordem oligárquica.

(21)

57. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Marco Túlio) A Confederação do Equador é, de certo modo,

continuidade da Revolução Pernambucana de 1817. Diante da mesma conjuntura econômica de queda dos preços do açúcar e algodão, e marcada pelas tensões entre comerciantes e produtores rurais, o movimento, que contou com muitos remanescentes de 1817, foi precipitado pelas características centralizadoras da Constituição outorgada de 1824.

CAMPOS, Flavio de; CLARO, Regina. Oficina de História; 2. São Paulo: Leya, 2013.p. 175.

A Revolução Pernambucana e a Confederação do Equador são movimentos que possuem em comum: (A) a crítica ao domínio colonial português e a manutenção de um discurso separatista.

(B) a defesa do regime republicano e a crítica às autoridades de viés autoritário.

(C) a oposição à continuidade do tráfico escravista e a proclamação de um governo provisório. (D) a busca pela emancipação política e a mobilização das camadas populares e de cativos. (E) a influência de ideias liberais e a crítica ao sistema federalista de administração.

58. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Marco Túlio)

Uma luta de representações foi travada por ocasião do centenário da Abolição da escravidão, no ano de 1988. De um lado, surgiam manifestações de repúdio ao 13 de maio e ao seu significado doador. O movimento negro, em várias partes do país, questionava a liberdade alcançada pelos negros, denunciava o racismo e exaltava a figura de Zumbi como o verdadeiro libertador.

DAILBERT JÚNIOR, Robert. Isabel, a “redentora” dos escravos: uma história da princesa entre olhares negros e brancos (1846-1988). Bauru-SP: EDUSC, 2004. p. 251.

Embora situadas em contextos históricos distintos, a princesa Isabel e o Zumbi dos Palmares são figuras consideradas emblemáticas na memória sobre a escravidão no Brasil. Considerando a atuação de ambos em seus respectivos períodos, e como foram apropriados pelo imaginário nacional, assinale a alternativa CORRETA.

(A) a preferência do movimento negro pela figura de Zumbi dos Palmares se deve à sua atuação voltada à abolição da escravidão durante o período colonial, ao passo que a princesa Isabel, ainda que signatária da Lei Áurea, não demonstrava simpatias pela causa.

(B) a resistência à heroicização da princesa Isabel se deve à concepção de que isso suscitaria a ideia de que o fim da escravidão teria sido uma benesse da Coroa, desvalorizando o histórico de resistência sustentado por agentes diversos, incluindo Zumbi dos Palmares.

(C) a valorização da liderança de Zumbi decorre do pioneirismo de Palmares como a primeira comunidade formada totalmente a parte do sistema escravista, onde se verificou uma relação horizontal entre seus membros muito antes da abolição da escravidão, em 1888.

(D) o repúdio ao Treze de Maio demonstrado pelo movimento negro foi estimulado pela ineficácia da chamada Lei Áurea, que manteve a população negra marginalizada, além de ser resultado da ação do movimento abolicionista, que não suscitou engajamento popular.

(E) a exaltação da figura de Zumbi foi estimulada pelo seu discurso pacifista de resistência à escravidão, o que contribuiu para torná-lo um mártir da causa; enquanto a desvalorização da figura da princesa Isabel decorre de sua proximidade aos setores escravistas do Império.

59. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Marco Túlio)

Na segunda metade do século XVIII, o Brasil entrou no tempo das conjurações. Agora, o que toma a cena é um projeto global de libertação. Não se trata mais da empreitada que se esgota com um saque na esquina, ou uma baderna no portão do açougue. O que se busca é a ruptura do pacto colonial. O fim do “viver em colônias”.

RISÉRIO, Antônio. Uma história da cidade da Bahia. Rio de Janeiro: Versal, 2004. Adaptado.

Considerando os movimentos emancipacionistas verificados no contexto abordado pelo fragmento, é correto afirmar que: (A) a Inconfidência Mineira, movimento inspirado na Revolução Francesa, tinha como propósito primordial a emancipação

(22)

(B) a Conjuração Baiana, movimento ocorrido em Salvador, contou apenas com a participação de setores populares, que defendiam um modelo republicano democrático.

(C) a Revolução Pernambucana, movimento ocorrido no início do século XIX, defendeu a proclamação da República embasada em ideias liberais e socialistas.

(D) a Revolta dos Alfaiates, ocorrida em Salvador, chegou a defender o fim da escravidão e a proclamação de uma República que não distinguisse os cidadãos pela cor.

(E) a Conjuração Mineira, levante organizado na região mineradora, defendeu a proclamação de uma República democrática, o que fez com que desfrutasse de grande apoio popular.

60. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Marco Túlio)

[…]

É lei, o Presidente assinou! É lei, o preconceito acabou! Depois do 13 de maio, O 3 de julho chegou Para completar a Abolição.

Deus que proteja o chefe da nação,

Que livrou uma raça de tamanha humilhação!

[…]

Três de Julho, por Benedito Lacerda e Herivelto Martins, 1951. Fonte: Memorial da Democracia.

Os versos da canção acima, interpretada por Herivelto Martins, Noemi Cavalcanti e Nilo Chagas, comemoram a aprovação da Lei 1.390, conhecida como Lei Afonso Arinos, em referência ao seu autor. Ela representou um marco para a população afro-brasileira, pois determinou

(A) a extinção do racismo institucional no Brasil, a partir da revogação de leis que até então exigiam que as populações negra e branca usufruíssem de instalações separadas nos espaços públicos.

(B) a revisão da Lei Áurea, com o intuito de garantir à população afro-brasileira o direito à terra, negado durante o processo de abolição, e a extensão do direito de voto aos autodeclarados negros.

(C) o combate à discriminação racial, tornada contravenção penal pela lei. Contudo, ela resultou em poucas punições, afinal só era aplicada se o ato de intolerância ocorresse em espaços públicos.

(D) pena de reclusão a quem tenha cometidos atos de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Além disso, o crime de racismo foi tornado inafiançável e imprescritível.

(E) a valorização das contribuições linguísticas, artísticas, religiosas e gastronômicas da cultura afro-brasileira para a formação da identidade nacional. Diversos elementos culturais foram registrados como patrimônio imaterial.

Geografia

Prof. Saulo Teruo Takami

61. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Saulo Takami) Analise as afirmações sobre os ciclos econômicos.

I. O Ciclo da Cana-de-Açúcar entrou em crise graças à União Ibérica (domínio espanhol sobre o português, inclusive das colônias), pois, dessa forma, os espanhóis expulsaram os holandeses que plantavam cana no Nordeste. Assim, os holandeses foram plantar cana-de-açúcar na América Central (na área insular – ilhas – conhecida como Antilhas ou Caribe), mas não passaram a ter o controle sobre a distribuição e a comercialização do açúcar.

(23)

II. Assim como na atividade canavieira, o Ciclo do Ouro também utilizou mão de obra escrava africana. Além de Minas Gerais, foram encontradas jazidas de ouro em Goiás e Mato Grosso. O diamante também foi explorado, mas em uma escala muito menor.

III. O ciclo do café, além de ter contribuído com o desenvolvimento econômico, principalmente do estado de São Paulo, fez com que vários aspectos econômicos se desenvolvessem de uma forma acelerada: a infraestrutura de transporte, no caso, as rodovias; a fundação das cidades; a indústria; o comércio; e os serviços.

Marque a opção que aponta somente afirmação(ões) correta(s): (A) I.

(B) II. (C) III. (D) I e II. (E) II e III.

62. (Estratégia Militares 2021 – Inédita - Saulo Takami) Nesses mais de 30 anos de história, o Brasil tem sido um

precursor na eliminação das Substâncias que Destroem a Camada de Ozônio (SDOs). Sob a coordenação do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e com o auxílio das agências implementadoras – Programa da Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Agência de Cooperação Alemã (GIZ) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) – o Brasil executou projetos para conversão tecnológica nos setores de espumas, refrigeração e ar condicionado, solventes, agricultura, indústria farmacêutica e demais setores da indústria química, além de capacitar mais de 30 mil técnicos do setor de refrigeração e ar condicionado.

O excerto refere-se, principalmente, ao(à): (A) Protocolo de Montreal.

(B) Aquecimento Global. (C) Gases do Efeito Estufa. (D) Protocolo de Kyoto. (E) Acordo de Paris.

63. (Estratégia Militares 2021 – Inédita - Saulo Takami) Em relação à circulação atmosférica, analise as assertivas.

I. A área que recebe os ventos alísios é chamada de Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Caracteriza-se pela baixa pressão e por convergir os alísios na superfície terrestre ao longo da Linha do Equador. No Brasil, ela é responsável pela maior parte da pluviosidade na Região Norte e Nordeste.

II. Os rios voadores são “cursos de água atmosféricos”, formados por massas de ar carregadas de vapor de água, muitas vezes acompanhados por nuvens, e são propelidos pelos ventos. Essas correntes de ar invisíveis passam em cima das nossas cabeças carregando umidade da Bacia Amazônica para o Centro-Oeste, mas não chegam no Sudeste e Sul do Brasil. III. A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) pode atuar por até 10 dias sendo responsável por chuva volumosa e prolongada no Norte, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil.

Assinale a alternativa que apresenta apenas assertiva(s) incorreta(s): (A) I.

(B) II. (C) III. (D) I e II. (E) II e III.

(24)

64. (Estratégia Militares 2021 – Inédita - Saulo Takami) Ab’Saber aborda os cerrados como conjuntos de arboretas

de mesma composição que os cerradões, sendo diferenciados pela exposição do solo que é seu principal suporte ecológico. Ressalta que devido à localização geográfica (longitudinal) e o grau de interiorização das matas atlânticas impossibilitaram a dispersão do domínio dos cerrados. Observa ainda a composição florística no núcleo dos cerrados, constituída por tipos de cerrados e cerradões, e destaca que este padrão é muito diferente das savanas existentes no território africano possuidoras de um arranjo gradativo de diferentes tipos de savana. Este fato não é encontrado nos cerrados brasileiros devido ao seu caráter repetitivo, formado por ecossistemas de cerrados, cerradões e campestres, e relativa homogeneidade paisagística. Neste contexto analisa também as condições geoecológicas e paleoclimáticas recentes do Planalto Central, observando provas sedimentares a partir de formações superficiais como, por exemplo, a presença de paleo-inselbergs, atualmente representados por relevos residuais.

Com base no texto e em seus conhecimentos, podemos concluir que o Cerrado é uma vegetação: (A) Típica de regiões subtropicais.

(B) Ecótona, isto é, influenciada por 2 ou mais biomas.

(C) Que não é considerada hotspot, pois possui relativa homogeneidade paisagística. (D) Complexa.

(E) Esciófila.

65. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Saulo Takami) A gruta da Lapinha, localizada no município de Lagoa Santa

(MG), possui 40 metros de profundidade e 511 metros de extensão abertos à visitação pública. A gruta foi formada a partir de rochas calcárias formadas pelos restos marinhos do fundo do mar raso da bacia do rio das Velhas, de restos que foram acumulados em camadas superpostas e trabalhados pela erosão provocada pelas correntes marinhas e aéreas.

A formação de uma gruta ou de uma caverna também ocorre pelo intemperismo químico. (A) Dissolução.

(B) Hidratação. (C) Hidrólise. (D) Oxidação. (E) Crioclastia.

66. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Saulo Takami) No que diz respeito às bacias hidrográficas brasileiras, leia

as afirmações.

I. Todos os rios e afluentes brasileiros são alimentados pela chuva e/ou por outro rio/afluente. No entanto, existem exceções como o Rio Amazonas e o Rio Madeira que nascem na Cordilheira dos Andes, assim, além de serem alimentados pela água no estado líquido também dependem da água no estado sólido.

II. O São Francisco (Rio dos Currais ou Rio da Integração Regional) nasce na Serra da Canastra no Sul de Minas Gerais. Chamado de Nilo brasileiro devido ao grande volume de água, por ser um rio intermitente e por atravessar uma extensa faixa semiárida.

III. Possui cerca de 1,5 milhões de quilômetros quadrados (envolve Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai), sendo aproximadamente 900 mil quilômetros quadrados no nosso país. Engloba os estados de Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina, região geoeconômica muito importante, concentrando aproximadamente 1/3 da população nacional.

Marque a alternativa que demonstra somente afirmação(ões) incerta(s): (A) I.

(25)

(C) III. (D) I e II. (E) II e III.

67. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Saulo Takami) Em relação à Zona Franca de Manaus, analise as assertivas.

I. A Zona Franca de Manaus (ZFM) é um modelo de desenvolvimento econômico implantado pelo governo com o objetivo de viabilizar uma base econômica na região amazônica, além de promover a melhor integração produtiva e social dessa região ao país.

II. A finalidade inicial desse projeto era estabelecer incentivos fiscais por 30 anos para criar um polo industrial, comercial e agropecuário na Amazônia.

III. Entre as vantagens da ZFM, podemos destacar: desenvolvimento econômico da região, mercadorias beneficiadas com incentivos fiscais, taxas alfandegárias reduzidas, geração de emprego e renda.

Qual(is) assertiva(s) está(ão) correta(s): (A) I e II, apenas.

(B) II e III, apenas. (C) I, II e III. (D) I, apenas. (E) II, apenas.

68. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Saulo Takami) O conceito de __________ parece ser razoavelmente bem

delimitado na legislação e na literatura sobre desenvolvimento urbano. Com efeito, trata-se, conforme definição adotada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de aglomerações urbanas resultantes do agrupamento de dois ou mais municípios limítrofes instituídos por lei complementar estadual visando a integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum (IBGE, 2019).

Qual(is) palavra(s) preenche(m) adequadamente a lacuna. (A) Metropolização.

(B) Conurbação.

(C) Macrocefalia Urbana.

(D) Região Integrada de Desenvolvimento. (E) Região Metropolitana.

69. (Estratégia Militares 2021 – Inédita- Saulo Takami) Em relação ao Brasil na Globalização, leia as afirmações.

I. O Brasil é referência internacional nas exportações de produtos primários, isto é, aqueles provenientes da agropecuária e do extrativismo, mas não se limita às matérias-primas, uma vez que, por exemplo, exportamos aviões pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer).

II. A globalização, especialmente com o advento da internet e da televisão, fez com que alguns brasileiros tivessem acesso à cultura, tais como: obras de arte, música, cinema etc. Ademais, o acesso ao conhecimento técnico-científico também se tornou mais fácil. No entanto, essa influência não pode fazer com que o Brasil perca parte dos seus costumes e tradições. III. Outro aspecto que marca o Brasil na mundialização é o fato dele estar inserido em Blocos Econômicos, como o Mercado Comum do Sul (Mercosul), por exemplo. Além do nosso país, Argentina, Uruguai e Paraguai também fazem parte, a Venezuela está suspensa e outros países sul-americanos são membros associados.

(26)

Marque a opção que indica apenas afirmação(ões) incorreta(s): (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e II. (E) II e III.

70. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Saulo Takami) É uma usina hidrelétrica, construída no Rio Madeira, a 120

km de Porto Velho, em Rondônia. Tem um reservatório com uma área de 361,6 quilômetros quadrados quando está com seu volume máximo. Tem capacidade instalada de 3.750 MW (sendo 2.184 MW assegurados) e faz parte do Complexo do Rio Madeira. A construção esteve a cargo do consórcio "ESBR - Energia Sustentável do Brasil", formado pelas empresas Suez Energy (GDF Suez, atual Engie) (50,1%), Eletrosul (20%), Chesf (20%) e Camargo Corrêa (9,9%). Foi inaugurada no fim de 2016 e foram consideradas fundamentais para o suprimento de energia elétrica no Brasil a partir de meados de 2013 e estiveram entre as obras mais importantes do Governo Federal.

O texto refere-se a hidrelétrica de: (A) Tucuruí.

(B) Santo Antônio. (C) Belo Monte. (D) Jirau.

(E) São Luiz do Tapajós.

Biologia

Prof. Daniel Reis

71. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Daniel Reis) Atualmente, existem vários tipos de vacinas contra a

Covid-19 em produção no mundo. Existem vacinas que apresentam o coronavírus atenuado, outras que funcionam com um vetor viral e outras que usam apenas o RNA viral. No entanto, todas elas possuem o mesmo objetivo no corpo humano. Que objetivo é esse?

(A) O objetivo das vacinas é eliminar o coronavírus antes de sua entrada no corpo humano. (B) O objetivo das vacinas é entrar no corpo humano e atacar diretamente o coronavírus. (C) O objetivo das vacinas é induzir a produção de anticorpos pelo corpo humano. (D) O objetivo das vacinas é fragilizar o sistema imunológico humano.

(E) O objetivo das vacinas é provocar mutações no coronavírus, a fim de enfraquecê-lo.

72. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Daniel Reis) Um pesquisador estava estudando duas espécies de

animais e percebeu que em áreas onde eles coexistem, ambos apresentam maiores taxas de crescimento populacional, quando em comparação com áreas em que eles existem sozinhos. Com base nesse cenário, é possível dizer que, entre essas duas espécies, ocorre uma relação de

(27)

(B) predação (C) comensalismo (D) sociedade (E) protocooperação

73. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Daniel Reis) Sobre os mecanismos de divisão celular são feitas as

seguintes afirmativas:

I – Uma célula com 16 cromossomos, ao sofrer mitose, gerará duas células com 16 cromossomos, cada. II – Células haploides não são capazes de realizar meiose.

III – A mitose ocorre apenas em células diploides.

IV – Uma célula com 8 pares de cromossomos, ao sofrer meiose, gera quatro células com 8 cromossomos, cada. Estão corretas apenas

(A) II, III e IV (B) I, II e III (C) I e II (D) I, II e IV (E) III e IV

74. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Daniel Reis) Briófitas e pteridófitas são plantas com pouca ocorrência

em ambientes desérticos. Uma justificativa para essa característica é que

(A) briófitas e pteridófitas dependem da água do ambiente externo para sua reprodução sexuada. (B) briófitas e pteridófitas não possuem vasos condutores de seiva.

(C) briófitas e pteridófitas não possuem raízes para absorção de água do solo. (D) briófitas e pteridófitas não produzem flores e nem frutos.

(E) briófitas e pteridófitas precisam de água para sua polinização.

75. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Daniel Reis) Observe o esquema abaixo, que representa o coração

(28)

Que números indicam partes onde circula sangue arterial? (A) Apenas 1, 2, 3 e 4. (B) Apenas 5, 6, 7 e 8. (C) Apenas 1, 2, 5 e 6 (D) Apenas 3, 4, 7 e 8. (E) Apenas 1, 4, 5 e 8.

76. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Daniel Reis) Vários animais podem ser parasitas de seres humanos,

podendo ser transmitidos de diversas formas. Dentre os filos citados abaixo, marque aquele que NÃO possua representantes que sejam parasitas de humanos.

(A) Platelmintos. (B) Nematódeos. (C) Equinodermos. (D) Artrópodes. (E) Anelídeos.

77. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Daniel Reis) Nos alvéolos pulmonares, o gás oxigênio se difunde

para o sangue dos capilares, enquanto o gás carbônico faz o sentido contrário, se difundindo para o ar alveolar. Que nome é dado para esse processo?

(A) Ventilação. (B) Hematose. (C) Osmose.

(D) Respiração celular. (E) Artrose.

78. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Daniel Reis) Uma planta heterozigota para um determinado gene é

cruzada com uma planta de genótipo desconhecido. Metade das plantas produzidas a partir desse cruzamento apresentam fenótipo semelhante à planta de genótipo desconhecido. A outra metade apresenta fenótipo semelhante à planta heterozigota. É possível concluir que

(A) a planta de genótipo desconhecido é homozigota recessiva. (B) a planta de genótipo desconhecido é homozigota dominante. (C) a planta de genótipo desconhecido é heterozigota.

(D) os alelos do gene em questão apresentam dominância incompleta. (E) os alelos do gene em questão apresentam codominância.

79. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Daniel Reis) O aumento do efeito estufa tem elevado as temperaturas

médias globais a números alarmantes. Sobre o assunto, que medida visa a reduzir as causas do aquecimento global? (A) O aumento na queima de combustíveis fósseis.

(29)

(C) O aumento no consumo de alimentos de origem animal (D) O reflorestamento de áreas desmatadas.

(E) O aumento da liberação de vapor de água na atmosfera.

80. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Daniel Reis) Sobre a fisiologia humana são feitas as seguintes

afirmativas:

I – A digestão se encarrega de reduzir os alimentos a moléculas pequenas, capazes de serem absorvidas no intestino delgado.

II – As hemácias transportam o gás oxigênio em direção aos tecidos do corpo. III – A urina é produzida nos rins e armazenada na bexiga.

IV – Os hormônios são liberados no sangue e podem atuar sobre diversos órgãos-alvo. Estão corretas

(A) II, III e IV, apenas. (B) I, II e III, apenas (C) I e III e IV, apenas. (D) I, II e IV, apenas. (E) todas as afirmativas.

(30)

PREENCHA O GABARITO E

CONQUISTE

DESCONTOS

ATENÇÃO: O aluno

conquistará

desconto no percentual a seguir indicado, somente se participar e preencher

o gabarito com suas respostas dentro do prazo de aplicação da prova, em que:

Preencha seu Gabarito!

Conheça o Estratégia Militares!

(INSERIR BANNER e LINK)

RECEBA MATERIAIS GRATUITOS

GRUPO

Link do Grupo

Estratégia Militares

https://t.me/estrategiamilitares

Estratégia Vestibulares

https://t.me/estrategiavestibulares

Referências

Documentos relacionados

Porque quer sentir com a Igreja, submete a sua vida, cheia de experiências místicas, as suas obras, escritas por obediência, aos juízes e confessores, mestres da fé e submetidos

A ação terapêutica sobre os pontos-gatilho ou pontos de acupuntura, como a aplicação de calor ou frio, eletroestimulação, administração de anestésico local ou

5.2 Importante, então, salientar que a Egrégia Comissão Disciplinar, por maioria, considerou pela aplicação de penalidade disciplinar em desfavor do supramencionado Chefe

O Licenciado não pode utilizar o Software da Empresa num âmbito que ultrapasse o estabelecido na Licença concedida (por ex., não pode envolver um número elevado de

A Pró-reitora de Ensino de Graduação da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, em exercício, no uso das suas atribuições conferidas pela Portaria nº 291, de 10 de abril

A entrevista visa obter dados complementares da Intenção de Pesquisa, da prova escrita e do currículo, além de outras questões consideradas importantes pela banca responsável

toda a vida agora habita no Poder Coesivo do Amor Divino, no Campo de Força da Consciência Divina

Partindo desse princípio, se considerarmos a educação como uma das molas mestras através das quais se constitui e se mantêm as sociedades, precisamos reconhecer também a