• Nenhum resultado encontrado

Características do Continente africano

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Características do Continente africano"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Atividades não presenciais Página 1

Características do Continente africano

O continente africano está dividido em dois: África islâmica e África Subsaariana. Ele apresenta uma grande diversidade cultural, religiosa e social.

A África, por se tratar de um continente de clima tropical, salvo algumas regiões, recebe grande insolação, possui temperatura elevada em razão de sua localização geográfica, pois está próxima à linha do Equador e do Trópico de Câncer e de Capricórnio.

É um dos continentes de maior biodiversidade do mundo, fato proveniente da quantidade de energia

(calor) que favorece o desenvolvimento de matéria orgânica gerada pela decomposição de plantas,

tornando-se propício à germinação de variadas espécies de vegetais, a partir daí habitam nessas plantas intornando-setos e

micro-organismos que vão propagar a própria existência da flora, além de compor a cadeia alimentar, pois servem

de alimentos para os animais maiores.

No contexto social e, mais precisamente, cultural, o continente africano apresenta uma diversidade

muito grande, pois conta com aproximadamente seiscentos povos e trezentas línguas distintas, além de uma

infinidade de religiões nativas ou introduzidas.

Os africanos têm uma forte ligação com os brasileiros, pois no período colonial os escravos vieram ao

Brasil para trabalhar na produção do açúcar e mais tarde no café, contribuindo assim para a consolidação da

cultura no Brasil.

O continente africano é regionalizado e/ou dividido em África Islâmica, situada ao norte, e África

Subsaariana, situada ao sul, a diferença básica está na religião, sendo a primeira Islamita e a segunda Animista,

formada por religiões nativas.

Questões:

De acordo com o texto “Características do Continente Africano” destaque três pontos que mais

chamou sua atenção:

EEB Prof José Arantes Atividade não presenciais Disciplina: História

Entrega:07/08/2020 Devolução:14/08/2020 Professor: Adão Márcio Gaspar Pinto Turmas:104,105,107 e 108

(2)

Atividades não presenciais Página 2 EEB Prof. José Arantes Atividades Não Presenciais Disciplina: Educação Física

Entrega :03/ 08 /2020 Devolução: Prof.ª: Isabel Tavares Peixoto

Aluna (a): Turma: 108,109,110,207,208,209

Conteúdo: Atletismo Palavra Chave: História do Atletismo

Atletismo:

é um conjunto de esportes constituído por varias modalidades: corrida marcha,

lançamentos e saltos. De modo geral, o atletismo é praticado em estádios, com exceção de algumas

corridas de longa distância, praticadas em vias públicas ou no campo, como a maratona.

História

O atletismo é a forma organizada mais antiga de competição. As primeiras reuniões organizadas da história foram os Jogos Olímpicos, que os gregos iniciaram no ano 776 a.C. Durante anos, o principal evento olímpico foi o pentatlo, que compreendia lançamentos de disco, salto em comprimento e corrida de obstáculos. Os romanos continuaram celebrando as provas olímpicas depois de conquistar a Grécia no ano 146 a.C. No ano 394 d.C. o imperador romano Teodósio aboliu os jogos. Durante oito séculos não se celebraram competições organizadas de atletismo. Restauram-se na Inglaterra em meados do século XIX, e então as provas atléticas converteram-se gradualmente no esporte favorito dos ingleses. Segundo Homero, no ano de 1496 a.C. foi realizada a primeira prova de corrida considerada atlética. Ela foi

organizada por Hércules. Segundo a lenda, Hércules, depois de peregrinar pelo mundo, realizando proezas incríveis, radicou-se na ilha de Creta e construiu um estádio neste local. Nele, eram realizadas competições de corridas com outros simpatizantes. O estádio de Hércules possuía apenas uma pista de corrida, que era percorrida em um só sentido. Mais tarde, foi instituída a prova do Diaulo, com percurso de ida e volta. Então, o percurso das provas de corridas foi aumentando gradativamente para quatro, oito, doze e vinte e quatro vezes duzentas jardas. Em 1834 um grupo de entusiastas desta nacionalidade alcançou os mínimos exigíveis para competir em determinadas provas. Também no século XIX se realizaram as primeiras reuniões atléticas universitárias entre as universidades de Oxford e Cambridge (1864), o primeiro encontro nacional em Londres (1866) e o primeiro encontro amador celebrado

nos Estados Unidos em pista coberta (1868). O atletismo posteriormente adquiriu um grande seguimento na Europa e América. Em 1896 iniciaram-se em Atenas os Jogos Olímpicos, uma modificação restaurada dos antigos jogos que os gregos celebravam em Olímpia. Mais tarde os jogos celebraram-se em vários países com intervalos de quatro anos, exceto em tempo de guerra. Em 1912 fundou-se a Associação Internacional de Federações de Atletismo. Com sede central de Londres, a associação é o organismo reitor das competições de atletismo a escala internacional, estabelecendo as regras e dando oficialidade às melhores marcas mundiais obtidas pelos atletas. O atletismo surgiu nos Jogos Antigos da Grécia. Desde então, o homem vem tentando superar seus movimentos essenciais como caminhar, correr, saltar e arremessar. Na definição moderna, o atletismo é um esporte com provas de pista (corridas rasas, corridas com barreiras ou com obstáculos, saltos, arremesso, lançamentos e provas combinadas, como o decatlo e heptatlo); corridas de rua (nas mais variadas distâncias, como a maratona e corridas de montanha); prova de cross country (corridas com obstáculos naturais ou artificiais); e marcha atlética. Considerado o esporte-base, por testar toda a característica básica do homem, o atletismo não se limita somente à resistência física, mas integra essa resistência à habilidade física. Comporta três tipos de provas, disputadas individualmente que são as corridas, os saltos e os lançamentos. Conforme as regras de cada jogo, as competições realizadas em equipes somam pontos que seus membros obtêm em cada uma das modalidades. As corridas rasas de velocidade e revezamento são antigas. As corridas com obstáculos que podem ser naturais ou artificiais, juntamente com as corridas de “sabe”, que os ingleses chamam de “steeple chass”, foram idealizadas tendo como modelo as corridas de cavalos.

A maratona, a mais famosa das corridas de resistência, baseia-se na legendária façanha de um soldado grego que em 490 A C. Correu o campo de batalha das planícies de Maratona até Atenas, numa distância superior a 35 km, para anunciar a vitória dos gregos sobre os persas. Uma vez cumprida à missão, caiu morto. As maratonas modernas exigem um percurso ainda maior: 42 195 m.Nos primórdios de nossa civilização, começa a história do atletismo. O homem das cavernas, de forma natural, praticava uma série de movimentos, nas atividades de caça, em sua defesa própria etc. Ele saltava, corria, lançava, enfim desenvolvia uma série de habilidades relacionadas com as diversas provas de uma competição de atletismo. Podemos verificar que as provas de atletismo são atividades naturais e fundamentais do homem: o andar, o correr, o saltar e o arremessar. Por esta razão, é considerado o atletismo o “esporte base” e suas provas competitivas compõem-se de marchas, corridas, saltos e arremessos. Além disso, o desenvolvimento dessas habilidades é necessário à prática de outras modalidades esportivas. Por exemplo, podemos observar uma jogadora em atividade numa partida de futebol, basquete ou voleibol. Durante o jogo, ele anda, outras vezes, corre, salta e pratica arremessos. Por isso, um jogador de futebol, basquete ou voleibol procura sempre desenvolver essas habilidades que são “base” dos conjuntos de atividade física do praticante dessas modalidades. A história do atletismo é muito bonita, pois que se inicia com a própria história da humanidade, quando o homem primitivo praticava suas atividades naturais para sobrevivência. Chega mesmo a se confundir com a mitologia, quando observamos o

(3)

Atividades não presenciais Página 3

período da Antiguidade Clássica, com os Jogos Olímpicos que deram origem aos atuais Jogos Olímpicos da Era Moderna, que trazem como reminiscência cultural mais marcante a figura de Discóbulo de Miron.

(4)

Atividades não presenciais Página 4

Arte Grega

Os gregos

antigos se destacaram muito no mundo das artes. As

esculturas, pinturas e obras de arquitetura impressionam,

perfeição. Os

até os dias de hoje, pela beleza e

artistas gregos buscavam representar, através das artes,

cenas do cotidiano grego, acontecimentos históricos e,

principalmente, temas religiosos e mitológicos. As

grandes obras de arquitetura como os templos, por

exemplo, eram erguidos em homenagem aos deuses

gregos.

A arquitetura grega antiga pode ser dividida em três estilos:

1 – Coríntio - pouco utilizado pelos arquitetos gregos, caracterizava-se pelo excesso de detalhes. Os capitéis das colunas eram, geralmente, decorados com folhas.

2 – Dórico - estilo com poucos detalhes, transmitindo uma sensação de firmeza.

3 – Jônico - este estilo transmitia leveza, em função dos desenhos apresentados, principalmente nas colunas das construções. Outra característica deste estilo era o uso de base circular.

Exemplos de construções da Grécia Antiga:

EEB. PROF. JOSE ARANTES Atividades não presenciais DISCIPLINA: ARTE Professora: Anabel Simas Souza de

Abreu

Data de entrega: 24/07/2020 Devolução: 31/07/2020

Turmas: 1º ano – 101 102 103 104 105 107 108 109 113 114 Obs: circule sua turma Aluno:

(5)

Atividades não presenciais Página 5

- Estátua de Zeus em

Olímpia - Partenon de Atenas

(Fazia parte das sete maravilhas do mundo Antigo)

– não existe mais.

- Colosso de Rodes

(Fazia parte das sete maravilhas do mundo Antigo) – não existe mais.

- Tempo de Ártemis em Éfeso

(Fazia parte das sete maravilhas do mundo Antigo) – não existe mais.

- Farol de Alexandria

(Fazia parte das sete maravilhas do mundo Antigo) – não existe mais.

Um dos templos gregos mais conhecidos é o Partenon na Acrópole de Atenas, que foi construído no ponto mais alto da cidade, entre os anos de 447 a 438 a.C. Além das funções religiosas, o templo era utilizado também como ponto de observação militar. As colunas deste templo seguiram o estilo arquitetônico dórico (veja abaixo).

Pintura Grega: A pintura grega também foi muito importante nas artes da Grécia Antiga. Os pintores gregos

representavam cenas cotidianas, batalhas, religião, mitologias e outros aspectos da cultura grega. Os vasos, geralmente de cor preta, eram muito utilizados neste tipo de representação artística. Estes artistas também pintavam em paredes, principalmente de templos e palácios.

(6)

Atividades não presenciais Página 6

Escultura Grega

As esculturas gregas transmitem uma forte noção de realismo, pois os escultores gregos buscavam aproximar suas obras ao máximo do real, utilizando recursos e detalhes. Nervos, músculos, veias, expressões e sentimentos são observados nas esculturas. A temática mais usada foi a religiosa, principalmente, representações de deuses e deusas. Cenas do cotidiano, mitos e atividades esportivas (principalmente relacionadas às Olimpíadas) também foram abordadas pelos escultores gregos.

Pra saber mais acesse o link abaixo:

(7)
(8)

Atividades não presenciais Página 8 Discipliana: Sociologia. Professor:

Edemilson Conradi. Atividade Avaliativa Agosto. Turmas: 101, 102, 103, 104, 107, 108, 109, 110, 113, 114. Estudante: As Transformações da Sociedade. 1- Podemos dizer que viver em sociedade é?

a) Isolamento. b) Individualidade. c) Futuro.

d) Aglomerado.

2- Nesse tempo de pandemia estamos vivendo em sociedade? a) Não, pois cada qual deve viver em isolamento.

b) Não, pois o afastamento social é necessário .

c) sim, pois mesmo em isolamento estamos em sociedade.

d) Sim, como cada um tem sua vida particular, trabalho e estudos; Mas completamente na sua individualidade. 3- Na transformação da sociedade, como as pessoas participam destes acontecimentos?

a) Na individualidade de cada um, de acordo somente com seu interesse. b) Não há participação.

c) Somente quando no trabalho.

d) Quando interagimos com os fatos acontecidos. 4- O que é Ser contemporâneo?

a) É um ser individualista. b) É um Ser prestativo. c) É um Ser capitalista.

d) É estar no mundo, participar do aqui e agora.

5- No século XIX, havia múltiplos, problemas sociais, que eram dados como normais; com formação de sociólogos. Depararam que não poderia continuar, mais da mesma forma. Para novas mudanças formaram a sociologia? A qual iria diagnosticar todos os problemas.

a) Antiga. b) Medieval. c) Clássica.

(9)

Atividades não presenciais Página 9 EEB Prof. José Arantes Atividades Não Presenciais Disciplina: Filosofia

Professor: Felipe B. Arboith

Instruções: Responda as questões abaixo Turmas: 101 - 102 - 103 - 104 - 105 - 106 - 107 – 108 – 109

ATIVIDADE AVALIATIVA 02 – II Trim

Nome do Aluno: ____________________________________________________________________________ Turma: ____________________________________________________________________________________

1 – Explique, com suas palavras, as principais características da filosofia durante o período helenístico. 2 – Qual as mudanças que ocorreram na filosofia ao passar do período clássico ao helenístico?

3 – No plano político, quais mudanças ocorreram no período helenístico? 4 – Quais as principais escolas filosóficas do período helenístico?

(10)
(11)

Atividades não presenciais Página 11 Discipina:Língua Inglesa

Teacher:Luciana Garcia Mafra Dalago

Turma:101( )102( )103( )104( ) 105( )107( )108( )110( ) Estudante:

Iremos concluir o conteúdo gramatical :Possessive Adjectives com um exercício avaliativo. Esta atividade deverá ser enviada pela plataforma ou foto do caderno para a teacher fazer a correção.Vale nota 10!!!

REVIEW: I(my), You(your), She(her),He(his), It(its), We(our), They(their)

(12)

Atividades não presenciais Página 12 Disciplina: Matemática Professora: Mari Lúcia Machado Turma: 108 Estudante:

Querido estudante, continue fazendo a sua parte com Dedicação e boa vontade. Função Afim:

1. (PUC-MG) Em certa cidade, durante os dez primeiros dias do mês de julho de 2003, a temperatura, em graus Celsius, foi decrescendo de forma linear de acordo com a função T(t) = –2t + 18, em que t é o tempo medido em dias. Nessas condições, pode-se afirmar que, no dia 8 de julho de 2003, a temperatura nessa cidade foi:

a) 0°C. b) 2°C. c) 3°C. d) 4°C.

2. Um reservatório de água com capacidade para 10.000 litros abastece o bairro “Longa Vida”. Houve um acidente e a tubulação do reservatório foi rompida. Imediatamente após o ocorrido os funcionários da estação de águas

acionaram o pessoal de conserto. Sabendo que a vazão (taxa) de água que sai da tubulação é de 10 litros por minuto, quanto tempo até chegar ao local do incidente terá a equipe de conserto a fim de que o reservatório ainda contenha pelo menos a metade do volume original?

3. (UFPE) Sabendo que os pontos (2, –3) e (–1, 6) pertencem ao gráfico da função f: IR->IR definida por f(x) = ax + b, determine o valor de b – a.

4. Devido ao desgaste, o valor V de uma mercadoria decresce com o tempo t. Por isso, a desvalorização que o preço dessa mercadoria sofre em razão do tempo de uso é chamada depreciação. A função depreciação pode ser uma função do 1º grau, como neste caso: o valor de uma máquina é hoje R$ 1000,00, e estima-se que daqui a 5 anos será R$ 250,00.

a) Qual será o valor dessa máquina daqui a 1 anos? b) Qual será o valor dessa máquina em 6 anos? c) Qual será sua depreciação total após esse período de 6 anos?

5. Um comerciante teve uma despesa de R$ 230,00 na compra de certa mercadoria. Como vai vender cada unidade por R$ 5,00, o lucro final será dado em função das x unidades vendidas. Responda:

a) Qual a expressão matemática dessa função? b) Para que valores de x temos f(x) < 0? Como pode ser interpretado esse caso? c) Para que valores de x o lucro será de R$ 315,00? d) Para que valores de x o lucro estará entre R$ 100,00 e R$ 180,00?

Obs= Responda em seu caderno, apenas procedimento e respostas qualquer dúvida entre em contato com a professora 992868014, Obrigada.

(13)

Atividades não presenciais Página 13 Instruções: Segue abaixo a correção da atividade enviada na semana anterior. Estudem! Na próxima semana enviarei atividade avaliativa. Boa semana!

Atividade de Fixação- estrutura atômica- Correção de atividade 1.

a) Átomos: É a menor parte da qual um elemento pode ser constituído. Sua estrutura é composta de diferentes combinações de três partículas fundamentais: nêutrons, prótons e elétrons. Então temos que cada bolinha corresponde a um átomo. Fazendo as contas... 25 átomos vermelhos, 38 pretos pequenos, 3 azuis, 4 pretos grandes,3 brancos= 72 átomos,

b) Sabendo que moléculas é um conjunto de átomos iguais ou diferentes unidos. Fazendo as contas...24 moléculas c) As substâncias são formadas por um único tipo de componente (átomos, moléculas ou aglomerados iônicos). Moléculas diferentes entre si correspondem a substancias. Fazendo as contas: 8 substâncias diferentes

d) Elemento químico: é um conjunto de átomos iguais e de mesmo número Atômico “bolinhas” de cores diferentes são átomos de diferentes elementos. O sistema contém bolinhas vermelhas, pretas e uma azul, logo são três elementos diferentes. 5 elementos químicos diferentes.

2-Apenas 1 já que a carga do elétron é -1. 3-Ele terá 26 elétrons.

4-Considere que um átomo X com Z= 17, A= 35 e Y com Z = 17, A= 37. Responda:

a) Qual é o número prótons e nêutrons de X? e Y? Para X, temos:

Sabendo que o nº de prótons é igual ao número atômico x terá 17 prótons. N° = A – Z , temos 35 – 17 = 18 nêutrons

Para y, temos: p+= 17 / N°= A-Z = 15 nêutrons b) Os átomos são de elementos diferentes? Justifique.

Não, são de elementos iguais, pois possui o mesmo número atômico.

c) Se você soubesse que X é igual a Cl (elemento cloro), o que pode concluir a respeito de Y? Podemos concluir que o cloro é isótopo de Y, pois possui o mesmo número atômico.

5-Calcule o número de nêutrons das espécies químicas abaixo:

6- com:

Para calcular o número de nêutrons, utilizando a seguinte relação: A-Z a) 0/ 1. b) 7/ 7. c) 45/44. d) 14/15 e) 1, 2.

Relacionado a representação genérica com os elementos químicos citados, temos que ambos possui o mesmo número atômico, logo são isótopos.

(14)

Atividades não presenciais Página 14 7-Determine o número de prótons e nêutrons das espécies químicas abaixo:

8-Quais as partículas que representam massa num átomo?

A

9-Um elemento químico é constituído de átomos que têm 16 elétrons e 26 nêutrons, no núcleo. Determine o seu número atômico e o seu número de massa. Sabendo que o elemento pode ser representado pela letra M, represente, no símbolo, o número atômico e o número de massa.

16

M

42

10-Indique se afirmação é verdadeira ou falsa? Justifique sua resposta.

a) O próton e o elétron têm a mesma massa, mas cargas opostas. F/ O próton possui uma massa relativa 2 vezes maior que a do elétron.

b) A massa do elétron é consideravelmente menor que a do nêutron V / a massa do nêutron é igual a do próton.

c) Os prótons e nêutrons do átomo são encontrados no núcleo. V

d) Os elétrons de um átomo são encontrados no espaço ao redor do núcleo. V/ na eletrosfera ou camadas atômicas.

e) Todos os átomos do mesmo elemento têm o mesmo número de prótons. V f) Todos os átomos do mesmo elemento têm o mesmo número de elétrons. V g) O tamanho de um átomo é aproximadamente o tamanho de seu núcleo.

h) O número de massa de um átomo é a soma do número de prótons e do número de nêutrons em seu núcleo. V

i) Para a maioria dos átomos, seu número de massa é o mesmo que seu número atômico. F O núemro de massa é a soma das partículas que constituem o núcleo.

j) Os três isótopos do hidrogênio (hidrogênio-1, hidrogênio-2 e hidrogênio-3) diferem somente no número de nêutrons no núcleo. F e massa.

k) O hidrogênio-1 tem um nêutron em seu núcleo, o hidrogênio-2 tem dois nêutrons em seu núcleo, e o hidrogênio-3, três nêutrons. F o hidrogênio 1 não possui nêutrons.

L) Todos os isótopos de um elemento têm o mesmo número de elétrons. V Sabendo que nº de N°= A-Z e nº de P+= Z, temos:

a) P+= 25 e N°= 20

b) P+= 125 e N°= 95

Sabendo que a massa representa s soma das partículas que se encontra no núcleo do átomo, temos: A= P+ + N°, logo prótons e nêutrons. Letra C.

Sabendo que: nº de P+= Z e: A= P+ + N°. temos:

Referências

Documentos relacionados

Τρόπος χρήσης των σκευών Ελάχιστη διάμετρος της κατσαρόλας/ του τηγανιού για τις διαφορετικές ζώνες μαγειρέματος Για να διασφαλίζεται η σωστή λειτουργία

Além dos objetivos anteriormente citados, procurou-se também abordar neste artigo as representações e o entendimento dos produtores sobre este canal de comercialização, qual

SP Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal - UNIPINHAL Avenida Hélio Vergueiro Leite - Jardim Universitário - Espirito Santo Do Pinhal - SP 100 100 19 19,00%.

prossegue, entre outras atribuições, nomeadamente: Coordenar, monitorizar e controlar as atividades no MS para a gestão dos recursos financeiros afectos ao SNS,

1 A publicação Criatividade nos Museus, Espaços “Entre” e Elementos de Mediação (2016) resulta da investigação de doutoramento de Inês Ferreira (sob orientação de Alice

11, um elemento químico B, de número atômico 8, e um elemento químico C, de número atômico 1, combinam- se formando o composto ABC. d) Os átomos de uma das moléculas

Neste artigo, foram utilizados os mecanismos de análise de desempenho SortSite e DaSilva para verificar, respectivamente, a usabilidade e a acessibilidade do Sistema de Acesso

A Universidade Estadual do Piauí, através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, em parceria com a EMATER - Diretoria do Semiárido, Secretaria Estadual de Educação