• Nenhum resultado encontrado

Manual Prático de Acupuntura

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual Prático de Acupuntura"

Copied!
225
0
0

Texto

(1)

MANUAL PRÁTICO DE ACUPUNTURA

SAULO WANDERLEY

APRESENTAÇÃO

(2)

Aula da saudade proferida pelo Dr. Evaldo Martins Leite,

em 31 de julho de 2004. EVITAR OS 6 (SEIS) VÍCIOS:

1. Evitar a procura de honrarias e favores. 2. Evitar a paixão pela beleza física. 3. Evitar o desejo desmedido de dinheiro. 4. Evitar a gula.

5. Evitar as idéias perturbadoras. 6. Evitar o ciúme.

SEGUIR AS DEZ MODERAÇÕES: 1. Moderações nas idéias (BP). 2. Moderação na memorização. 3. Moderação no riso (C). 4. Moderação na palavra.

5. Moderação no beber (qualquer líquido). 6. Moderação na cólera.

7. Moderação na alegria. 8. Moderação na tristeza. 9. Moderação no desejo. 10. Moderação na astúcia.

CONSELHOS PRÁTICOS AOS ACUPUNTURISTAS: 1. AGIR COMO RECOMENDA

“ Faço o que digo, faço o que faço”

2. CUIDAR DA SAÚDE

 Procurar o equilíbrio físico, vital, emocional e mental.  Fazer os exercícios respiratórios.

 Fazer os estímulos dos meridianos principais, bater ou torcer. Batendo com a outra mão, seguindo o trajeto dos 12 meridianos. Começa pelo lado esquerdo: P – IG, etc.

 Alimentação correta, dormir na hora certa, etc.

3. AMAR-SE A SI MESMO.

3. TRABALHAR COM AS DUAS MÃOS.

Melhora a intuição, trabalha os dois lados do cérebro. 3. MEDITAÇÃO DIÁRIA.

3. CUIDAR DO AMBIENTE DE TRABALHO 3. PRATICAR O JIN SHIN JIUTSU

Abraçar cada dedo com a outra mão, começando com a esquerda. Demorando no mínimo 1 minuto para cada dedo e depois faz com a direita. A pessoa fica mais relaxada, etc. Isso pode ser feito em qualquer ambiente e a qualquer hora.

Outra técnica: Yin – Azul Yang – Vermelho

(3)

Começa da mão esquerda (palma da mão) – pensando na cor azul e segue até a outra mão. Depois vai no dorso da mão (cor vermelha) e segue para a outra mão. Depois une as duas cores em púrpura e leva no pensamento ao órgão doente. Isso pode ser feito para você mesmo ou pra o seu paciente.

3. FUNÇÃO DO ACUPUNTURISTA NO EXERCÍCIO DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA : 1. Curar 2. Melhorar 3. Aliviar 4. Consolar ÍNDICE Página 1. Contra-Indicações da Acupuntura 09

2. Acidentes com Acupuntura 13

3. Roteiro de Tratamento 25

4. Ficha de Anamnese 27

5. Pulsologia Chinesa 29

6. Vasos Maravilhosos 32

7. Ponto Aberto da hora do nascimento 40

8. Sinais e Sintomas de Excesso ou Insuficiência 43

1. Yin e Yang 43

2. Meridianos Principais 44

(4)

4. Índice Geral dos Sinais e Sintomas 54

9. Correspondência dos cinco elementos 60

10.Horário de Circulação de Energia de cada Meridiano 60

11. Circulação Geral de Energia 62

11. Pontos de Comando 63

11. Cálculos das Estações e Calendário de 2004 / 2005 64

11. Tabelas de Tonificação e Sedação 67

11. Regras de Tonificação e Sedação com Agulhas 68

11. Pentagramas 69

1. Geral: Yin e Yang 69

2. Pontos Su na Função Yin 70

3. Pontos Su na Função Yang 71

4. Pentagrama, Ciclo de Produção e de Inibição 72

11. Meridianos Secundários 78

1. Meridianos Ligamentário ou Tendino-Muscular 78 2. Meridianos de passagem (Lo) Transversal 80 3. Meridianos de Passagem (Lo) Longitudinal 81 4. Meridianos Distintos ou Colaterais 83

11. Grandes Meridianos 87

11. Analgesia 88

1. Regras 88

2. Pontos Usados (Receitas) 90

11. As Oito Reuniões 92 11. Microssistemas 93 1. Língua 93 2. Rosto 94 3. Orelha (auriculoterapia) 97 4. Mãos 100 5. Pés (Reflexologia) 105 6. Craneopuntura 108

11. Pontos de Ma Tang Yang 114

11. Os Pontos psíquicos de Dr. La Fuye 120

11. Pontos Indicados e Contra-Indicados na Gravidez 121

11. Receitas de Acupuntura 122

Funções de alguns pontos importantes – Dicas importantes 122

Pontos Especiais 129 Pontos Circunstanciais 130 Pontos de Urgências 131 Diversos 132 Dermatologia 132 Dores 134 Endocrinologia 136 Ginecologia 137 Imunologia 137 Neurologia 138

(5)

Obstetrícia 138

Ósteo-Articulares 139

Problemas na área da Cabeça 141

Face 141

Laringe / Faringe / Traquéia 142

Nariz 142 Pescoço 143 Psiquismo 143 Sexualidade 145 Sistema Circulatório 146 Sistema Digestivo 148 Sistema Linfático 149 Sistema Respiratório 149 Sistema Urinário 151 11. Estética 153 11. Fitoterapia 164

11. Localização de Pontos e Atlas de acupuntura 168

1. CONTRA-INDICAÇÕES DA ACUPUNTURA

Contra-indicação absoluta a acupuntura não tem. Mas há algumas contra-indicações em determinadas circunstâncias e contra-indicações de alguns pontos em determinados casos.

a) ESTADOS DE CÓLERA OU PAVOR

As contra-indicações mais evidentes são aquelas que estão relacionadas com os estados de cólera ou de pavor. E estas contra-indicações são para o equilíbrio energético. O indivíduo estando numa situação encolerizado ou apavorado, você não vai ter possibilidade de ajuda-lo no sentido do equilíbrio das energias. Pode, porém, fazer um ou outro pontinho para tranqüilizá-lo. Fazer o IT – VG20 – VC17. Esses pontos para tranqüilizar o paciente podem ser feitos, mas para você restabelecer o equilíbrio, a saúde, não.

Tem que ele se acalmar, ficar tranqüilo. Ele tem que ficar o mais sossegado possível. Por isso inclusive que a gente recomenda, que o indivíduo que chega apressado, etc. relaxe um pouco, espera um pouco, não vá colocar as agulhas imediatamente. Deixe-o relaxar um pouquinho. Tranqüilize, converse sobre assuntos gerais que não vai agravar o estado do paciente. Então é uma contra-indicação relativa a uma determinada situação.

b) ESTADO DE EMBRIAGUEZ OU DE JEJUM PROLONGADO

Não tem nenhuma vantagem de você fazer um tratamento de acupuntura em um paciente, que esteja em estado de embriaguez. Ele tem quer sair do estado de embriaguez para tratá-lo. Embora que existem recursos dentro da acupuntura para tratamento da embriaguez.

Para o tratamento da embriaguez, o recurso que você faz é um recurso muito simples e muito eficiente. Que é o seguinte: Você coloca uma agulha na ponta do nariz, na posição oblíqua em relação à estrutura do nariz. Entrando no próprio septo nasal (dentro da cartilagem) e aprofunda de 2 a 3 cm (lá dentro mesmo). Este ponto chama-se Pi tchoun. E deixa a agulha durante 15-20 min.e seguramente o estado de embriaguez passa. O indivíduo pode espirrar e vomitar também.

Este ponto não só serve para álcool como também já foi usado para coma barbiturico. Se estiver num estado semicomatoso, sai do coma. É um ponto altamente eficiente. Este ponto também é usado para tratamento de rinites, só que neste caso é bem superficial (2mm) e para o tratamento da embriaguez é 2-3 cm.

(6)

Quando o indivíduo come demais, fica empanturrado, cheio. Naquele momento para fazer um tratamento de acupuntura com finalidades terapêuticas, não se faz. Mas você pode ajudar o empanturrado a melhorar as condições digestivas dele, fazendo o ponto E45 (ponto ting do estômago, que fica situado junto ao ângulo ungueal externo do 2º artelho). Só que este ponto você penetra pelo menos 3mm. Para o ponto ting é profundo e dói.

d) ESTADO DE EXTENUAÇÃO FÍSICA (ESFORÇO FÍSICO, ETC).

Após esforços físicos violentos, esforço físico muito prolongado, etc. O indivíduo vai correr a maratona, então depois da maratona você não vai fazer acupuntura para o equilíbrio energético. Agora pode fazer algum ponto energético geral: E36 – VC6 – B38 (os dois primeiros são os mais importantes).

e) NA GRAVIDEZExistem alguns pontos que são contra-indicados, mas não a acupuntura que é contra-indicada. Porque na gravidez existem pontos que são recomendados. Os pontos contra-indicados durante a gravidez, aqueles mais importantes... Existem outros que são menos importantes que se você fizer uma ou duas vezes não tem problema nenhum. Mas existem alguns pontos que são mais complicados, não porque interrompem a gravidez, mas porque interferem no desenvolvimento do feto. São os seguintes:

Contra-indicados:

 Todos os pontos abdominais abaixo do umbigo, até o 5º mês.  Abaixo do fundo do útero, a partir do 5º mês.

Outros: IG4 – BP6 – B60 – E36.

Recomendados:

R9 – B38 (T e M)

R9  Proteção do feto. É o ponto que protege a criança contra a má energia ancestral. É uma proteção contra a fixação, que protege até certo ponto, contra a fixação da energia ancestral de má qualidade. Então é um ponto que protege a criança. De um modo geral, a criança cuja mãe fez acupuntura no decorrer da sua gestação, pelo menos uma vez em cada mês, é uma criança mais saudável.

B38  Proteção da mãe. É aquele que faz com que a qualidade do trabalho da gestação não interfira na saúde materna. Melhora as condições energéticas da mãe de um modo geral

Freqüência das aplicações: Fazer pelo menos uma vez por mês com o pré-natal. Principalmente no período entre a lua nova e o dia anterior da lua cheia. Não entre a lua cheia e a lua nova, mas no período da lua nova até o início do dia anterior da lua cheia, preferivelmente. Pode fazer noutros períodos, mas o ideal é neste. Durante aproximadamente 15min.

Obs: Existe algum ponto abortivo? Classicamente se diz não. Mas segundo o grande acupunturista Guyen Van Nghi, (que é considerado um dos maiores acupunturistas do mundo ocidental, apesar dele ser vietnamita, mora na França desde que praticamente nasceu e é um grande acupunturista no sentido de qualidade de serviço) ele diz que tem um ponto sim. E que esse ponto é tão eficiente, segundo ele, que se você consegue acerta-lo bem, desenvolver o Qi com freqüência, você consegue fazer com que esse ponto seja ponto de anticoncepção. É o VC5.

f) CUIDADOS NA DEBILIDADE E NO MAL-ESTAR GERAL

O indivíduo que tem mal-estar geral com facilidade, indivíduo que está muito débil, muito debilitado, use para experimentar a sua resistência nas primeiras aplicações, poucas agulhas. Quatro agulhas, cinco agulhas e só. Se ele suportar bem, se ele respondeu bem aquela primeira abordagem que você faz, então vai estendendo a aplicação para conseguir o equilíbrio satisfatório.

A acupuntura, ela por si não cura ninguém. Quem cura é o próprio indivíduo. O indivíduo é que se cura. A acupuntura estimula o indivíduo as suas forças, as suas energias a se curar. Porque nós em noventa e tantos por cento dos casos, nenhum procedimento terapêutico cura o indivíduo. Ele se cura.

Nós temos uma capacidade de autocura muito grande. Só que esta capacidade de autocura é principalmente mais manifesta durante o período do sono. Por isso é que se recomenda dormir bem. Passar a noite tranqüilo, sossegado, num sono reparador. O sono é reparador se ele tem ação curativa. O indivíduo se cura a si mesmo. E qual é o momento em que a cura é mais apropriada? Durante o período máximo de energia daquela função. Então é bom se acostumar a dormir antes da onze horas da noite

(7)

Aqui existe também um cuidado. Não fazer o ponto de acupuntura em um local infectado, mas pode fazer a cerclagem. Se você vai usar um ponto que esteja com uma infecção local, você está cometendo um risco grande para o paciente, inclusive para levar a infecção lá para dentro.

No local da infecção você faz a cerclagem, usando os procedimentos que vimos anteriormente. Faz a cerclagem não só em infecção local, mas também nos processos localizados: uma úlcera, uma tendinite, etc.

h) DESIDRATAÇÃO

Durante a desidratação não fazer acupuntura. Não tem ponto nenhum, tem que reidratar a pessoa. A desidratação mata principalmente crianças que são muito sensíveis.

2. ACIDENTES COM ACUPUNTURA

Para que se pratique a acupuntura com absoluta segurança, própria e do paciente, nós insistimos em que fiquem atentos para a possibilidade de incidentes ou acidentes com acupuntura.

Os acidentes são absolutamente raros, mas podem acontecer. E alguns desses acidentes podem ser potencialmente graves. É insignificante o número de acidentes que tem seriedade além da mínima. É raro, mas como podem acontecer e se acontecer em nossas mãos toma uma dimensão muito séria, temos a necessidade de estudá-los o mais cedo possível.

a) ―MAL ESTAR‖ COM ACUPUNTURA

Isso é relativamente freqüente. É uma relação que surge nas deficiências de energias, e isto ocorre mais nos indivíduos que apresentam distonias neurovegetativas. As distonias neurovegetativas podem muito freqüentemente desencadear quadros aparentemente sérios, mas de um modo geral são quadros benignos. Nos portadores de mal estar geral (um mal estar meio indefinido) e isto acontece geralmente nas primeiras aplicações (mas pode acontecer em pessoas muito sensíveis e que já tenha tido experiências com acupunturas, não sendo a primeira vez). E mais comum quando o indivíduo está numa situação de jejum.

Quadro Clínico:

O quadro clínico é benigno, mas ele pode ser impressionante. Aparentemente pode parecer uma situação grave, mas não é. Os mais comuns são:

 Lipotimia (leve desmaio);  Palidez;

 Náuseas (muito freqüente);

 Cefaléias (durante a aplicação da acupuntura);  Síncope (desmaio) com perda dos sentidos (raro);  Suores profusos (mais freqüentes);

 Extremidades frias;  Pulso imperceptível.

O que fazer:

Colocar o paciente em decúbito dorsal (deitado) tendo o cuidado de colocar a cabeça do paciente mais baixo que o corpo, quanto mais baixo melhor para fazer o retorno sanguíneo (muitas vezes só isto e a sua conversa tranqüilizadora com o paciente resolve o problema). Mas também você pode levantar as pernas do paciente e em seguida empurrar para frente a fim de comprimir o abdômen com as pernas Porque isso acontece muitas vezes quando o paciente está sentado ou em pé (nunca coloque as agulhas com o paciente em pé, mesmo que seja uma simples dor de dente e o paciente se queixe, não faça com o paciente em pé!). Lembre-se que o ideal é sempre fazer acupuntura com o paciente deitado.

 Tranqüilize-se e procure conversar com o paciente a fim de tranqüilizá-lo. Mostre-se que está seguro do que faz.

 Imediatamente interrompa o tratamento.  Retire as agulhas que já foram colocadas.

(8)

 Pode-se colocar agulhas em alguns pontos (se estavam podem até conservá-los e se não podem colocá-los). O melhor ponto para estes estados de desmaios, síncopes, mal estar geral, etc. são: VG26 (principal), CS9, E36 (manipula um pouco), VG20.

Obs1: Se o indivíduo está bem, está tranqüilo, você pode recomeçar o tratamento na mesma seção.

Obs2: Quando se vai tratar o paciente o ideal é que ele fique sem roupa (só com as roupas íntimas, sutiã, calcinha, cueca). Embora que, mais comum, e o fato de que a maioria dos pontos utilizados (pontos Su) se localize do cotovelo para a ponta dos dedos e dos joelhos para as pontas dos pés, então freqüentemente se faz o seguinte: Levanta a saia ou a calça até a altura do joelho, levanta a blusa até o cotovelo, abre a blusa na barriga para eventualmente colocar nos pontos do vaso governador, estômago (pontos abdominais e torácicos) e nas costas tira a blusa ou camisa.

b) RESISTÊNCIAS (do ponto):

b.1) À introdução da agulha – É como se houvesse uma barreira energética que impede (dificulta) a penetração da agulha. Você coloca a agulha, ela entorta mas não entra. Isso é muito freqüente.

O que fazer: Você vai introduzir a agulha por debaixo do ponto, porque a resistência energética é localizada. Na região vizinha do ponto este bloqueio energético não existe. Então você pega o ponto por baixo.

b.2) Às manipulações – Com acupuntura às vezes você manipula a agulha para sedar, tonificar, estimular para desenvolver o Qi, etc.

O que fazer: Se houver resistência a esta manipulação, procure girar suavemente a agulha nos dois sentidos (horário e anti-horário) e aos pouquinhos você provavelmente consegue. Se não conseguir, aguarde o tempo necessário a fim de que o processo terapêutico se complete.

b.3) À retirada – Esse é o mais comum. Você coloca agulha, mas ela fica como que abraçada pelo tecido e para retirá-la tem que forçar. Se você forçar para retirar a agulha incomoda bastante, dói.

O que fazer: Gire a agulha suavemente no sentido horário e anti-horário e vai puxando-a lentamente. Se continuar, demore mais um pouco e repita a operação, sem forçar porque senão dói. Porque você só deve retirar a agulha no momento em que tiver frouxo. Mas em algumas condições isso não resolve, então se deve fazer o seguinte: Massageia com a unha ao longo do meridiano, e isso muitas vezes é o suficiente. Caso não seja suficiente então você faz uma cerclagem em torno da agulha (coloca umas três agulhas em redor do ponto que está a agulha) e aguarda um pouco.

Obs: A cerclagem é um procedimento muito interessante quando você, por exemplo, tem uma úlcera (traumática, de decúbito, varicosa, etc) e um procedimento simples para ajudar a cicatrização da úlcera é fazer em torno dela uma cerclagem com agulhas. Dependendo do tamanho o espaço entre as agulhas pode variar de 2-3 cm.

(9)

A cerclagem pode ser feito introduzindo a agulha perpendicularmente ou tangencialmente à lesão, por um tempo em torno de 15min. Quando elas estiverem frouxas.

Tenham paciência, não tenham pressa em relação à retirada da agulha, porque se você tira a agulha muito rápido que ainda se encontra presa, vai acontecer que vai doer. E para retirar a agulha você tem que esperar que o estímulo terapêutico se complete.

O que acontece quando a agulha penetra na pele:

Quando a agulha penetra na pele, a agulha se comporta como se fosse um corpo estranho ao organismo. O que ocorre quando um corpo estranho penetra no organismo? Ocorre uma reação de rejeição àquele corpo estranho e esse é o grande problema dos transplantes. Localmente o que o ocorre no local da introdução da agulha? Acontece uma liberação de substâncias químicas responsáveis pela inflamação. O processo de inflamação é uma etapa do processo de rejeição. Rejeição do germe, da bactéria, do espinho que penetrou na pele, etc.

O processo de inflamação se caracteriza por quatro sinais:

Calor – Aumento da temperatura no local da inflamação e na área vizinha não. Rubor - O local fica avermelhado.

Tumor Dor

Porque acontece isto? O corpo estranho é rejeitado e ocorre a liberação local de certas substâncias químicas que facilitem a retirada daquele corpo estranho.

Então ocorre um aumento do teor de: histamina, capsicina, prostaglandinas, peptídeos diversos, etc. A presença dessas substâncias vai acontecer um aumento da permeabilidade capilar. Em torno da agulha

vai aumentar a dilatação dos capilares. Se aumenta a dilatação dos capilares, chega mais sangue. Se chega mais sangue, fica avermelhado.

 Aumento do aporte de leucócitos / histiócitos no local da picada.

 Aumento do teor de linfa no local (líquidos). No local fica um botãozinho, uma saliência.

 E outras coisas que poderão aparecer. A dor pode acontecer porque no ponto de acupuntura existe grande quantidade de terminações nervosas e se esse aporte de histiócitos, leucócitos, etc. comprimir essas terminações nervosas, mais a compressão causada pela agulha, vão estimular essas terminações nervosas a causar dor.

c) RUPTURA DA AGULHA (Agulha quebrar)

Geralmente acontece por um descuido do acupunturista ou do paciente. Se você coloca a agulha sem a atenção, pode acontecer que a agulha já estando torta, ela entorte ainda mais e possa até quebrar. Então quando você colocar a agulha, você tem quer colocar com atenção e que a força de penetração da agulha seja acompanhando a lâmina da agulha. Pode acontecer também da agulha quebrar por ela estar um pouco dobrada e aquela área ficar mais frágil. Nunca utilize agulhas que foi muito manipulada (amassada, entortadas, etc).

Recomendação: Nunca deixe a agulha totalmente introduzida até o cabo, porque vai dificultar a retirada da agulha se porventura ela quebrar. Porque se ela quebra, na maior parte das vezes, você com uma pinça facilmente retira. Mas se só tiver uma pontinha do lado de fora, então você comprime lateralmente com a unha, geralmente expõe mais a agulha e aí retira com a ajuda de uma pinça. Nunca tente tirar com a unha, pois pode ser que ela entre mais ainda. Se não conseguir de nenhuma dessas formas, aí então terá que ser retirada cirurgicamente.

d) MÁCULAS, PÁPULAS, HEMATOMAS, SANGRAMENTOS, EXSUDAÇÃO DE PLASMA OU SORO, EQUIMOSE.

Isso aqui às vezes não depende da nossa intenção, depende da reação do paciente.

Máculas, Pápulas: Aquela mancha avermelhada, rosada que ocorre em certos pontos e em certos indivíduos, isso é muito comum. É muito freqüente, fica vermelho como se fosse uma picada de inseto. É uma reação causada pela liberação de substâncias que vimos acima, que causa um aumento da dilatação capilar e saem este plasma, soro, leucócitos ou então chegam leucócitos e formam um verdadeiro monte que às vezes coça. Porque estas substâncias têm uma ação pruriginosa também. Por exemplo, a histamina faz coçar, como se fosse uma picada de inseto. Qual é o significado disto? Nenhum, sob o ponto de vista de prejuízo. Embora que geralmente isso acontece como indicativo de boa resposta terapêutica. Indivíduos que respondem marcando máculas e pápulas no local da

(10)

picada, e às vezes você tira a agulha e demora horas para sumir, não tem significado negativo nenhum. Isso acontece em alguns pontos, não em todos. Acontecem nas pessoas que tem um certo fundo alérgico.

Quando você coloca uma agulha dentro da pele, está causando uma micro-lesão. Esta micro-lesão vai ser responsável por todo aquele processo de reação inflamatória e para desaparecer na totalidade, leva cerca de uma semana (5 a 10 dias) para se recuperar. Então a agulhada, para voltar a integridade total (antes da agulhada) leva esse tempo. Durante esse tempo, o estímulo está se fazendo, está se continuando naquele ponto.

Hematomas, exsudação: Se porventura você pega um vaso (mesmo que você não veja, às vezes ele está subjacente ao ponto, ele fica abaixo do ponto) e você tira a agulha e nem percebe e ele depois fica roxo. Fica um hematoma (vermelho-roxo com elevação da pele) ou às vezes uma equimose (fica vermelho-roxo sem elevação da pele). Não tem significado clínico nenhuma, mas tem significado estético. O hematoma e a equimose são conseqüências de uma hemorragia que não extravasou para a pele.

Sangramentos: Se o sangue passa pelo orifício de penetração da agulha, vai haver um sangramento maior ou menor, dependendo do vaso que foi atingido. Não tem significado nenhum. O que fazer? Sangrou, passe um algodão seco e comprime um pouco. A própria elasticidade dos vasos e dos tecidos se encarrega de fazer a hemostasia. Inclusive existem pontos que é recomendado sangrar o ponto (deixar sair uma gotícula de sangue). Portanto se sangrar tranqüilize o paciente que não tem ação negativa nenhuma. Para os pontos que você vai querer que sangre, avise ao paciente primeiro que vai tentar que saia uma gotícula de sangue.

Exsudação de plasma ou soro: É uma coisa chata, porque às vezes não coagula fácil (principalmente o soro). Se não coagula, você só pode parar quando a elasticidade dos tecidos conseguir retrair e evitar a passagem do soro. Geralmente acontece nos casos de edemas linfáticos ou então acontece quando você coloca a agulha, forma uma pápula muito grande e quando retira sai uma gotícula de plasma. Neste caso não tem significado nenhum. Agora naquelas pessoas que tem edema, está com a perna inchada porque a circulação de retorno não está boa, há uma retenção de plasma, ou edema linfático, etc. Vamos evitar colocar a agulha nestes locais? Não. Vamos colocar a agulha para melhorar o edema. Sabendo que pode ficar gotejando. Pernas inchadas às vezes goteja muito tempo. O que se recomenda? Colocar a perna para cima, comprimir com algodão seco e depois de algum tempo passa. Não tem significado.

A cirurgia de esvaziamento ganglionar depois de uma mastectomia (é importante porque é muito comum), se você tira os gânglios linfáticos o que vai acontecer? Os vasos linfáticos não estão suficientes para fazer a circulação linfática acontecer. Aí chega o cirurgião e diz: não mexa neste braço, não deixe colocar agulhas, etc.etc. (ele ignorante quanto à acupuntura, não sabe que o uso de acupuntura no pós-operatório da cirurgia de mama, evita a instalação do edema. Em vez de ser proibido, como muitos proíbem veementes, deveria ser recomendado. A agulha da acupuntura é lisa, é limpa, é seca, é fina, não causa dano absolutamente nenhum neste tipo de coisa. Façam nos pontos que forem indicados.

Obs: Indivíduos que tem hemofilia fazem acupuntura? Sim. Se sangrar, comprime com algodão seco e pronto. e) DOR PERSISTENTE PÓS-PUNTURA

Isso acontece, raramente, mas pode acontecer. De um modo geral, o ponto de acupuntura tem terminações nervosas maiores que o adjacente. A picada em si pode eventualmente doer um pouquinho. Geralmente as pessoas toleram muito bem, a não ser aquelas hipersensíveis, etc. A dor geralmente é da picada. Mínima, mas pode acontecer em grande número de pessoas.

Agora a dor que persiste depois da agulha está introduzida, geralmente significa que a ponta da agulha está atingindo uma fibra nervosa de maior calibre. Então o que fazer se está incomodando, doendo? Puxe a agulha para fora (não retire a agulha) um pouquinho e geralmente isso é suficiente para libertar o contato da agulha com a fibra mais calibrosa. Mas há casos em que você retira a agulha totalmente e dor persiste. O que fazer? O cliente reclamou da dor, você faz uma leve massagem ao longo do meridiano. Melhorou? Não. Então você faz moxa ao redor do ponto ou se houver irradiação você faz moxa ao longo da irradiação da dor. É muito simples, tranqüilize a pessoa e se a dor levezinha continuar, diga para a pessoa não ficar tentando fazer doer.

f) NEURITE PÓS-PUNTURA (lesão no nervo)

É mais raro e mais sério. Fica a neurite ao longo da fibra nervosa que você atingiu. Isto pode demorar meses para cura espontânea, se não usar a acupuntura, que no caso e moxa. Aplica-se moxas ao longo do trajeto da dor. Com poucas aplicações fica curado. Pontos mais comuns de serem acometidos: B52, IG4, E36, B60, VB34. Com o desenvolvimento do Qi é mais fácil desenvolver uma neurite, principalmente no E36.

(11)

É interessante ver a sensibilidade do paciente para ver se está normal, para não causar queimadura. Deve-se recomendar ao paciente para ele não tolerar a queimadura, pois se tolerar muito vai casar queimadura. E isso não deve jamais acontecer.

h) ELETRÓLISE – NA ELETROESTIMULAÇÃO

Você faz a estimulação e se não tiver cuidado necessário pode causar eletrólise, e em conseqüência disso a queimadura.

Você coloca as agulhas na pele do paciente e faz o estímulo elétrico. Liga a bateria, aparelho, etc. conectando este aparelho a agulha e prende o fio, geralmente com a garra (jacaré) na área da agulha (depois do cabo), porque o cabo pode ter resistência elétrica diferente.

Uma agulha está recebendo carga elétrica negativa e a outra carga elétrica positiva. Ora, a agulha está dentro da pele e em contato com os líquidos orgânicos. Você sabe que os líquidos orgânicos são ricos em íons positivos e negativos (sódio, potássio, hidrogênio, cloro, fosfato, etc).

Estas cargas positivas que estão chegando aqui na agulha, sendo positivas atrai os íons negativos. Então em torno da agulha fica, por exemplo, cloreto, iodeto, fosfato, sulfato, etc. Eles ficam em torno da agulha numa atmosfera de íons envolvendo a agulha. E na outra agulha, uma outra atmosfera iônica de natureza positiva, por exemplo, cálcio, potássio, sódio, magnésio, etc.

O que é que vai acontecer se você mantiver essas correntes elétricas? Esses íons vão ser cada vez mais atraídos, que eles vão se fixandos, grudandos, em torno da agulha positiva e da agulha negativa, de modo que forma um verdadeiro bloco prendendo-se na agulha. Então ficam as duas agulhas que receberam muita carga elétrica, grudadas na pele. E que você tenta tirar as agulhas e elas ficam presas na pele.

Este fenômeno chama-se eletrólise, que pode além de grudar na pele, fazem a temperatura capilar aumentar, causando a queimadura elétrica. Então você tem, portanto um dano muito sério no tecido e para retirar a agulha vai ter quer tirar na força. E fica um buracão porque lesou a pele de uma maneira muito intensa. Portanto a eletrólise é um acidente muito chato e tem quer ter cuidado quando você faz a eletroestimulação.

Como é que você atenua, diminui a possibilidade, como é que você faz a prevenção disso? De uma maneira muito fácil. Isso acontece depois que você faz o estímulo elétrico durante um período de 8-10 minutos aproximadamente. Se você interrompe a cada 5-6 minutos e troca de pólo, ou seja, a carga que estava vindo para um lado, troca pelo a outra (inverte as polaridades). E nesta inversão de polaridade o que é que vai acontecer? As cargas de um lado que eram positivas, agora vão atrair as inversas e no outro pólo do mesmo jeito. Então fica, portanto uma movimentação iônica com os estímulos elétricos que não vão causar a eletrólise. A cada determinado tempo você inverte a polaridade, trocando as garras ou então, hoje em dia os aparelhos estão construídos de tal modo que basta você virar uma chave, que a polarização é invertida.

Existe aparelho mais moderno, que já fazem esta mudança automaticamente. Você não fica com a preocupação nenhuma de cuidar disso, porque o aparelho já faz e essa possibilidade de eletrólise desaparece. Esta é uma ação que pode ser feita mesmo em aparelhos modernos, que não tenham esta variação de polaridade automática. Alguns aparelhos modernos têm, outros não. Neste que não tem a variação automática, você tem quer fazer a mudança do pólo ou com uma chave que muda de um para o outro e vice-versa, ou então você desliga (zera) o aparelho e inverte a posição das garras.

Como é que você vai calcular este tempo? Você coloca as agulhas, coloca as garras na agulha, liga o aparelho e aí você começa a aumentar a intensidade da corrente e o paciente vai sentir os choquinhos. Só que esse choquinho é tolerável e você vai aumentando, chega a um ponto que fica desagradável, dolorido. Quando o paciente diz que está doendo, está incomodando, você diminui um pouquinho e deixa o estímulo um pouco abaixo do limiar da dor. Depois de algum tempo o paciente vai se adaptando por causa dessa couraça eletrônica, que impede que o estímulo atravesse, é como se fosse uma barreira eletrônica. Aí o paciente começa a não sentir e quando ele começa a não sentir, está na hora de trocar a polaridade.

A eletroestimulação é muito boa, por exemplo, em casos de dores localizadas, dor de ombro, dor de articulação, etc. Ombro: você coloca as agulhas, faz o estímulo elétrico durante 10-15 minutos e, além disso, você pode fazer também a moxa. Aí você usou três estímulos para tratar o problema no ombro. Você usou eletricidade, fogo e agulha.

(12)

 Não fazer estímulos elétricos no crânio;

 Procurar evitar fazer estímulos elétricos passando ao nível da coluna, porque a pessoa pode ter algum defeito anatômico e causar um eletrochoque.

 No rosto, cuidado, vá devagarzinho. Coloque as agulhas só do mesmo lado, para evitar a passagem lá por cima. Por exemplo, está com paralisia facial, então coloco os pontos do meridiano do estômago, mas só de um lado.

 Pessoas que tem marcapasso não faz na área do tronco. Faz na perna, mas com cuidado, sempre os eletrodos pertos um do outro e sempre no mesmo nível, para evitar a passagem para cima. O melhor é não usar estímulo elétrico quando o paciente tem marcapasso. Usa o estímulo da agulha e do fogo.

 Pessoas que tem próteses metálicas, fazer longe da prótese.

i) LESÃO DE ÓRGÃOS

Esse é um problema grave que pode acontecer. Lesar o pulmão, lesar o coração, penetrou muito topou no coração, no fígado, nas vísceras. Cuidado quando for colocar agulhas na face e a pessoa pode mexer a cabeça e lesar o olho. Quando for trabalhar próximo de mucosas, cuidado para não lesar a mucosa.

Mas o caso mais freqüente é a lesão de pulmão, quando se coloca a agulha no tórax e o paciente inadvertidamente se mexe, bate e enterra a agulha. Então quando você for trabalhar no tórax, cuidado na colocação das agulhas, principalmente no tórax lateral em que a musculatura é menos presente. Porque nas costas na altura da lombar tem bastante músculo, mas lateralmente tem menos, a parede é mais delgada e você pode fazer uma lesão torácica que pode ser grave. Na área do pescoço devido às artérias calibrosas não se recomenda colocar agulhas nem moxas, só massagem. Também não deve usar moxa na região poplítea, porque a artéria femural passa perto, nem também em mucosas não se deve fazer moxa. Não deve usar moxa na virilha, na vizinhança dos olhos e até mesmo na face para evitar cicatriz.

A lesão de órgãos internos é o cuidado máximo que devemos ter. j) CONTAMINAÇÃO

Hoje em dia a maioria dos acupunturistas só usam agulhas de aço inoxidável, porque são fáceis de serem conservadas, são baratas e fáceis de serem construídas. E conseqüentemente se encontra com preços baixos e repõe facilmente o seu estoque.

As agulhas são descartáveis, porém é desnecessário joga-las fora. Não precisam ser descartáveis, você pode reaproveitá-las. Agora hoje em dia, por essa questão de contaminação, se usa muito os pacientes cada um deles terem as suas próprias agulhas. Isso é uma coisa boa no sentido mais psicológico, porque no sentido da realidade, as agulhas de acupuntura sendo lisas, maciças, pontiagudas e secas, estão esterilizadas.

Se a agulha cair aqui no chão, cair um pouquinho de poeira, você pega um algodão com álcool, tira a poeira, secou, essa agulha está esterilizada. Não precisa mais nada. A agulha de injeção é que é oca. Quando você penetra a agulha, lá dentro ficam retidas células, plasma, sangue, restos tissulares, etc. que pode servir de meio de cultura para bactérias, vírus, protozoários, etc. Para a agulha de acupuntura não, você não faz acupuntura com agulha de injeção. Você faz acupuntura com agulha própria.

A agulha tem que está limpa, lisa e seca. Para limpar usa álcool, álcool iodado, etc. O vírus da aids ou bactéria que quiser suicidar-se grude na agulha de acupuntura. Porque que morre? Explicação: O contato de um germe qualquer (vírus, bactéria, etc) numa superfície metálica ele morre. Por quê? Se você tem uma agulha de acupuntura...

(13)

Aqui é uma agulha de acupuntura (ver desenho acima), e o germe presente na parede. A proporção não é esta, é muito maior. Uma bactéria tem em torno de 2 micros de dimensão, uma grande tem 10 micros e a agulha é milímetro. É como se fosse 1m em 1 Km.

Ora, nós sabemos que as células vivas têm a sua membrana externa polarizada eletricamente. Isso significa que a camada de fora da célula é dotada de cargas elétricas positivas em maior número do que a camada interna. E inversamente, dentro da célula, as cargas negativas predominam. A carga positiva o que é? É a carga positiva dos íons que estão presentes nos tecidos vivos (sódio, potássio, cálcio, magnésio, hidrogênio, etc.). As cargas negativas estão do lado de dentro, são causadas pelas cargas iônicas negativas que estão presentes nos tecidos vivos (cloreto, iodeto, sulfato, fosfato, bicarbonato, etc.).

Se esta célula está eletricamente carregada e está em contato com o metal (só vale para as agulha metálicas, objetos de madeiras, espinhos, etc. não serve). O contato de uma superfície eletricamente carregada com um metal, faz com que o metal sendo condutor elétrico (os metais são condutores elétricos), estas cargas positivas vão se escoar ao longo do corpo da agulha.

Se vão se escoar as cargas positivas, aí fica numa outra etapa assim: cargas negativas dentro da célula (mas também tem cargas positivas dentro) e do lado de fora sem cargas negativas e negativas. Para manter a vida, precisa as cargas positivas irem para fora. Então do lado de fora vão ficar o sódio, potássio, cálcio, etc. A célula continua presa em contato com o metal da agulha. Se continua o contato, a carga elétrica que chega vai se escoando ao longo da agulha. Ao fim de poucos segundos, a célula entra numa depleção elétrica, depleção iônica e morre. Não há risco de você reutilizar as agulhas. Contanto que elas estejam limpas, lisas e secas.

E porque se recomenda que cada cliente tenha as suas agulhas? Porque existe uma coisa chamada paciente. Este paciente que leu no jornal que a acupuntura é responsável por todos os males do mundo. No passado era assim, a acupuntura era responsável pela lepra, pela sífilis, pela aids. Durante muito tempo era assim, no tempo em que se procurava destruir a acupuntura. Porque a acupuntura estava ameaçando a entrar no Brasil, foi depois que o Nixon chegou aos Estados Unidos e viu os resultados...

A campanha aqui no ocidente foi terrível, colocavam tudo que era de ruim. E o medo da contaminação ficou. E a aids veio então mostrar o problema que é da agulha de injeção e não da agulha de acupuntura. Mas por extensão, este medo foi colocado na agulha de acupuntura também.

Por você tem que respeitar o medo (receio) do paciente. Lembre-se que o trabalho nosso é para o nosso paciente. Ele tem que está tranqüilo. Porque ele vem atrás de nosso auxílio, então você tem que tranqüilizá-lo psicologicamente, deixá-lo sossegado e em paz, sem medo de contaminação de nenhuma espécie. Porque se acontecer de colocar uma agulha nele e ele não saiba a procedência, ele pode ter medo. E além do trauma psicológico, ele não volta mais para o tratamento. Então você tem que respeita-lo.

Como é que você respeita o paciente? Se ele tiver as suas agulhas próprias (ele diz se tiver germe, é germe meu não vai fazer mal). Então você usa e coloca em tudo de ensaio. (...) Por isso é que se recomenda que cada cliente tenha as suas agulhas.

Uma coisa importante é a assepsia da pele. Geralmente na pele não tem bactérias patogênicas, então você passa álcool, álcool iodado, etc. para evitar a contaminação. Evita que se empurre bactéria para dentro da pele.

Uso de luvas: A tradição chinesa não recomenda usar luvas. Por quê? Por que existe a idéia de que colocar agulha não é só o ato mecânico da introdução do corpo estranho. Fazer moxa não é só o estímulo térmico. Acupuntura é também trocas energéticas. Quando você toca no paciente, você está estabelecendo com o paciente uma troca energética benéfica para ele e sobrecarga para você. As respostas segundo toda a tradição chinesa são de que o toque favorece os resultados. Se você faz acupuntura tocando no paciente, as respostas são melhores. E esse toque tem que ser direto, sem interferência de luva, que segundo eles, as respostas terapêuticas diminuem significativamente. Então trabalhar sempre com as mãos livre de luvas.

Entre um cliente e outro, segundo a tradição chinesa, para que as energias sutis do paciente que ficam um pouco na cama, mexam no lençol, mexam na cama, modifiquem a posição, ajeitem o lençol, façam qualquer coisa. E lavem as mãos com água, em benefício do próximo paciente que virá e de você. Para você não absolver as eventuais energias negativas que o paciente tenha deixado.

Portanto a tradição chinesa recomenda:  Não usar luvas;

 Lavar as mãos no i’ntervalo de um paciente para o outro;

(14)

3. ROTEIRO DE TRATAMENTO

1. Anamnese com investigação de microssistemas: língua, olho, pulso, orelha, etc.

2. Listar sinais e sintomas indicando excesso e/ou insuficiência (por Meridiano Principal – MP). 3. Montagem do Tratamento:

1. Indicação do Vaso Maravilhoso (Analisar a queixa principal).  Somente alterar o VM quando a queixa principal tornar-se insignificante.

2. Identificar na lista de Sinais e Sintomas o(s) Meridiano(s) Principal(ais) em desequilíbrio (Fisiopatologia por excesso e/ou insuficiência).

AÇÃO:

 Classificar os MP por excesso e/ou insuficiência.  Avaliar quantitativamente os excessos e insuficiências.

 Considerar aqueles com 2 ou mais sintomas / sinais em desequilíbrio.  Desconsiderar aqueles com menos de 2 sintomas.

1. Definição do Diagnóstico (Excesso / Insuficiência).

 Quando não fechar o diagnóstico de  ou , tratar o Ponto Fonte do MP.  Mais de 2 MP em desequilíbrio, fazer a interação das funções.

 Tratar inicialmente o MP com maior número de sinais e sintomas alterados.

4. Tratamento:

1. Elaborar o Pentagrama dos MP em desequilíbrio (estação):

Yin Yang

Obs: Se necessário fazer a interação das funções.

1. MERIDIANOS SECUNDÁRIOS (MS): Sinais e Sintomas com indicação de MS em desequilíbrio.  Meridianos Tendino-Muscular ou Ligamentares.

 Meridiano de Passagem ou Conexão – Lo Longitudinais.  Meridiano de Passagem ou Conexão – Lo Transversais.  Meridianos Distintos ou Colaterais.

 Grandes meridianos.

5. Intervenção Prática:

 Relacionar todos os pontos a serem punturados.  Abrir tratamento com Vaso Maravilhoso.

 Meridianos Principais, Meridianos secundários, Microssistemas.  Fechar com vaso maravilhoso.

(15)

4. FICHA DE ANAMNESE

Nome: ________________________________________________________________ Data de Nascimento: ______/______/________ hora: ________ Sexo: ___________

Idade: __________________ Ponto Aberto: _______________________________ Estado Civil: ______________________ Filhos: ( ) Sim ( ) Não _________________ Profissão: _____________________________________________________________ Endereço: _____________________________________________________________

___________________________ Fone: _____________________________________ INTERROGATORIO:

Aspecto Local

1. Qual é o seu problema? _____________________________________________ 2. O que você sente? _________________________________________________ 3. Quando começou o problema? _______________________________________ 4. Aonde se localiza sua doença? _______________________________________ 5. O que melhora (frio, calor, vento, etc)? _________________________________ 6. O que piora? _____________________________________________________ 7. Toma algum medicamento? Qual? ____________________________________ 8. O queis alguma coisa incomoda? _____________________________________ 9. Quais doenças você já teve? _________________________________________ 10. Quais cirurgias já fez? ______________________________________________ 11. Como é sua respiração? ____________________________________________ 12. Tem tosse, catarro, expectoração? ____________________________________ 13. Algum problema de pele, mucosa, nos cabelos, unhas, ossos e dentes?______ 14. E sua digestão? Intestino? ___________________________________________ 15. Como são as fezes? Freqüência de evacuação? _________________________ 16. Algum problema circulatório? ________________________________________ 17. Como é a urina (volume, cor e freqüência)? _____________________________

18. Tem algum incômodo na cabeça, olhos (F), nariz (P), ouvidos ®, boca (BP), garganta (BP e F) ? ________________________________________________

19. Tem algum incômodo nas pernas, braços, articulações, coluna? ____________  Aspecto Geral

20. Como se sente no frio? E no calor? ____________________________________ 21. Como é a sua sede? _______________________________________________ 22. Como é a febre (se tiver)? ___________________________________________ 23. Como é sua transpiração? Quando transpira mais e em que local? __________ 24. Hábitos alimentares? Desejos e aversões alimentares. ____________________ 25. Hábitos bebidas? Outros hábitos? ____________________________________ 26. Como é seu sono? A que horas desperta durante o sono? Sonhos repetitivos? _ 27. Como é a menstruação? ____________________________________________ 28. Como é a disposição durante o dia e a noite? ____________________________  No caso de dor

29. Local da dor : _____________________________________________________

30. Classificar o tipo de dor em Yin / Yang

(16)

Crônica Aguda

Fixa Móvel

Profunda Superficial

Agrava pelo frio Agrava pelo calor Agrava pelo repouso Agrava pelo movimento Agrava com aplicação fria Agrava com aplicação

quente

Tipo surda Tipo latejante

 TOTAL TOTAL 

Conclusão: Dor tipo ( ) Yin () ( ) Yang ()

31. Avaliar o(s) Meridianos que passam pelo local da dor: ________________  Aspecto Psíquico

32. Como é o seu gênio, sua personalidade, seu modo de ser? _________________ 33. Como você se ofende, como fica? _____________________________________ 34. Como enfrenta as situações difíceis? __________________________________ 35. Quais são os seus medos? __________________________________________ 36. Como você fica ao ser contrariado(a)? _________________________________ 37. Como você é em relação à imposição das idéias? ________________________ 38. O que mais gostaria de dizer? ________________________________________ 39. Observações: _____________________________________________________  Exame do Pulso Radial

Nílvel I ____________ Nível III

P. Direito __________ P. Esquerdo

P. Superficial _______ P. Profundo

Tipologia:

( ) Tipo Yin ( )Tipo Yang

(17)

RECOMENDAÇÕES PARA O DIAGNÓSTICO PELOS PULSOS:  Autoconfiança; Não duvide de sua capacidade.

 Preferência sempre para a informação detectada no pulso;

 Preferencialmente tomar o pulso em jejum pela manhã. Porque a energia nutridora ainda não deu a mobilidade diferenciada que ele dar quando o indivíduo se alimenta. A energia defensiva ou wei ela nos vem através do ar, mas a energia nutridora ela vem através dos alimentos. Então de manhã enquanto o indivíduo está em jejum, está tudo estável. Mas na hora em que ele se alimenta, modifica o padrão daquela realidade. Mas na realidade esse procedimento normalmente não é viável, pois nem sempre poderemos contar com o paciente em jejum;

 Devemos tomar os pulsos em todas as sessões. Fazer o tratamento de fundo (causas maiores) e o tratamento pelos pulsos do dia. Isso é muito importante;

 É natural que no horário e na estação da função, perceba-se algum excesso de energia:

Inverno  R e B são mais fortes e profundos (requerendo mais força para detectar); Primavera  F e VB mais tensos;

Verão  C-ID-CS-TR mais cheios (maior volume da energia sangue); 5a. Estação  É natural a transformação / mudança nos pulsos de E e BP; Outono  P e IG apresentam pulsos ligeiros;

 Se quadro e pulso não “concordam”, o prognóstico é grave.

 A posição do paciente em relação ao terapeuta: Em que posição que a gente toma o pulso? Se o indivíduo chega ao nosso consultório e eu tenho uma linda mesa e tem uma cadeira minha e mais duas cadeiras em frente, clássico do consultório. Se eu tenho um consultório tipo clássico, eu sentado do lado de cá e o paciente sentado do lado de lá e por cima da mesa com o ponto de apoio, que é a mesa, eu tomo o pulso do paciente. Mas e se eu encontro o paciente no corredor? Toma o pulso em pé. E se o paciente estiver deitado? Muitas vezes quando o paciente está deitado se torna difícil pegar o pulso. O que a gente faz é: o paciente poderá colocar os dois braços do mesmo lado do terapeuta, e ele pega os dois pulsos. Se não der para fazer isso, poderá pegar um pulso de um lado depois vai no outro lado e pega o outro.

 Paciente e terapeuta não devem está sentindo muito frio ou muito calor, porque isso altera a percepção ou altera o pulso.

ELEMENTOS PARTICULARES OU VARIAÇÕES INDIVIDUAIS:

Os pulsos além das características que ele tem para aquele indivíduo, aquele indivíduo ele pode realçar por ter um elemento diferenciador. O homem alto, a criança, o obeso. Estas pessoas têm pulsos particulares ou variações individuais.

 O homem tem pulso mais duro e forte do que a mulher;

 O adulto tem o pulso cheio, amplo (um pulso mais fino no adolescente é perfeitamente normal);  O ancião tem pulso mais débil;

 A criança tem pulso mais rápido, isto é, Freqüência Cardíaca x Freqüência Respiratória > 6;  O homem tem o pulso mais longo que o da mulher;

(18)

 A pessoa magra tem pulso ligeiro e superficial;

 O obeso tem pulso discretamente profundo (tem fazer uma pressão maior para chegar até a pele);  Intelectuais tem pulso mais débil;

 Após exercícios o pulso é grande e rápido;

 Após viagem longa, o pulso é mais rápido (é mais devido à distância percorrida do que ao tempo de viagem);

 Após refeição, o pulso é grande e lento;

 Após ingestão de álcool, o pulso se torna mais rápido.

EXCESSOS GENERALIZADOS

Polaridade Excessos Generalizados Pulsos Relacionados Pulso Posição Segmento

Yang D > E

Superficial >

Profundo

I > III

Duro e Rápido (“vai” e “volta” rapidamente).

Também amplo; mais forte.

Yin D < E

Superficial <

Profundo

I < III

Mole ou Macio e Lento (“vai”/”fica” e “volta”).

Mais fraco; fluxo mais baixo.

* Pulso D > E  Significa que os pulsos do lado direito do paciente, batem mais fortes que os do lado esquerdo.

Pulso D < E  Significa que os pulsos do lado direito do paciente batem mais fracos que os do lado direito.

Tratamento: Excesso Generalizado

YANG  CS6 (T), VC6 (T), TR5 (D). ‗YIN  E36 (T), VC12 (T), VC13 (T).

5. VASOS MARAVILHOSOS

CAPTADORES

(Os captadores (os dois) servem para ALERGIAS)

 Traz para frente e frente para trás (Qualquer desequilíbrio que haja entre a parte da frente e a parte de trás. Ex. costas quente. (serve para os dois vasos captadores)).

P7 R6 – JENN MO - VC

 Problemas respiratórios e qualquer tipo de cefaléia. Sintomas:

(19)

Afonia Enfisema Ondas de calor

Asma / Bronquite Equisemas Pleurisias

Astenia Gripe Pneumonia

Coqueluche Hemoptise Rinites / Sinusite

Coriza Intoxicação alimentar Tosse

Diabetes Laringite Tuberculose pulmonar

Dispnéia Medo nas crianças

P7  A 1 ½ distância por cima da prega da munheca, por fora da artéria radial.

R6  A ½ distância debaixo do maléolo interno, entre os tendões, entre o calcâneo e o astrágalo.

ID3 B62 – TOU MO

 Excelente Ação Psíquica. Sintomas:

(20)

Alucinações Dor nos olhos

Amidalite Excitação

Angina de garganta Lacrimejamento

Boca (qualquer afecção) Lumbago

Calor nas costas Nevralgias (testa e sobrancelhas)

Conjuntivite Problema nas extremidades

(dormências) Contraturas (nuca, maxilar e

garganta).

Ranger de dentes

Distúrbios motores das extremidades Surdez

Dor de dente Tétano

Dor na 7a. cervical Tosse com catarro Dor nas costas / Nuca Vertigens

ID3  No bordo cubital da mão, atrás da articulação metacarpo-

falangeana, numa depressão que se forma fechando a mão, onde a pele muda de cor. B62  Exatamente debaixo da ponta do maléolo externo, onde a pele muda de cor

(21)
(22)

DISTRIBUIDORES

(Os Distribuidores tem um trabalho BÁSICO PARA TR) Eles tratam problemas:

 Profundo  Superficial  Superficial  Profundo

BP4 CS6 – TCHRONG MO – Vasos dos ataques.  Problemas digestivos e problemas musculares. Sintomas:

Angina de peito Dores superficiais (abdômen e flancos) Anorexia/ Inapetência Febre palustre

Arritmias Hipercloridria

Atonia gástrica Icterícia

Bradicardia Miocardite

Colecistite Palpitações

Diarréia Pericardite

Distúrbio do aparelho digestivo Soluços

Dores no coração Úlceras

BP4  Bordo interno do pé, diante da articulação do 1o. metatarsiano com o 1o. cuneiforme, diante e debaixo da extremidade proximal do 1o. metatarsiano.

CS6  A 2 distâncias por cima da prega de flexão da munheca, entre os tendões palmar maior e palmar menor.

(23)

VB41 TR5 – TAE MO – Vaso Cintura.  Problema Ósteo-Artculares. Sintomas:

Amenorréia Espasmo geral

Anemia Fraqueza / Fadiga

Artrite em geral Mamite

Contratura (pé e mão) Plenitude (inchaço no ventre) Dores (joelho, costas, ombro, braços,

pernas, pés e tornozelo).

Reumatismo articular

Dores internas (ventre) Tremores em geral

Dores menstruais para não virgens Vermelhidão de pulsos e joelho

Esgotamento geral Vômitos

B41  No espaço formado pelo 4o

. e 5o. metatarsiano, em seu extremo proximal, a 4 distâncias por diante do ponto VB40 (Diante e debaixo do maléolo externo, sobre a articulação calcâneo-cuboidea).

TR5  A 2 distâncias por cima da prega dorsal da munheca, na metade da cara dorsal do antebraço, em um buraco estando a mão apoiada sobre o ombro oposto.

(24)

REGULADORES

 De um lado para o outro.

R6 P7 – INN TSIAO MO – Acelerador do Inn.  Problemas gênito-urinários.

Sintomas:

Abortos repetidos Edemas em geral Metrite

Albuminúria Enurese Nefrite

Anúria Esgotamento para

mulheres e idosos

Orquite

Ausência de prazer sexual

Esterilidade e Frigidez Ovarite

(25)

Constipação para mulheres

Impotência Retenção urinária

Dores do pós-parto Insônia Sonolência

Dores nas regras (só para virgens)

Leucorréia

R6  A ½ distância debaixo do maléolo interno, entre os tendões, entre o calcâneo e o astrágalo. P7  A 1 ½ distância por cima da prega da munheca, por fora da artéria radial.

B62 ID3 – IANG TSIAO MO

 Transtornos com prevalência de um dos lados.

 Decorrências do AVC (seqüelas). Sintomas:

(26)

Abscessos em geral Dores lombares

Afazia Furunculoses

Apoplexia Hemiplegia

Ciática (+++) – Excelente Obsessões (vícios) Congestão cerebral Paralisia facial Contraturas (torcicolo e câimbras) Paraplegia

B62  Exatamente debaixo da ponta do maléolo externo, onde a pele muda de cor.

ID3  No bordo cubital da mão, atrás da articulação metacarpo-falangeana, numa depressão que se forma fechando a mão, onde a pele muda de cor.

(27)
(28)

PRODUTORES

(MAIOR AGILIDADE E FORÇA – INDICADO PARA IDOSOS)  De cima para baixo.

 De baixo para cima.

Ex. Pés gelados e cabeça quente, etc. CS6 BP4 – INN WEI

 Transtornos Emocionais Circulatórios; AVC (Prevenção para não ter mais). Sintomas:

Agitação Epilepsia Plenitude interna

Angústia / Apreensão Hemorróidas Riso nervoso Constipação

espasmódica

Hipertensão Timidez

Convulsão / Delírio Indigestão (Todos os tipos)

Úlceras varicosa

Depressão mental Inquietude Varizes

Emotividade Medos e Pesadelos

CS6  A 2 distâncias por cima da prega de flexão da munheca, entre os tendões de palmar maior e de palmar menor.

BP4  Bordo interno do pé, diante da articulação do 1º metatarsiano com o 1º cuneiforme; diante e debaixo da extremidade proximal do 1º metatarsiano.

(29)

TR5 VB41 – IANG WEI

 Energização em casos de esgotamento pela idade ou evolução patológica. Sintomas:

Abscessos na cabeça Epistaxes

Acne Febres em geral

Afecções da língua Inchaço no calcanhar Artrite de dedos e joelhos Nevralgias em geral

Barulho nos ouvido Otites

Cefaléias Parotidite

Dores (Braço, pescoço, molares inferiores e orelhas).

Pruridos (P5)

TR5  A 2 distâncias por cima da prega dorsal da munheca, na metade da cara dorsal do antebraço estando a mão apoiada sobre o ombro oposto.

VB41  No espaço formado pelo 4º e 5º metatarsiano, em seu extremo proximal, a 4 distâncias por diante do ponto VB40.

(30)

7. PONTO ABERTO DA HORA DO NASCIMENTO TRONCOS EM 1o. DE JANEIRO 1920 T5 1934 T9  1948  T2 1962  T6 1976  T9 1990  T3 2004  T5 1921  T1 1935  T4 1949  T8 1963  T1 1977  T5 1991  T8 2005  T1 1922  T6 1936  T9 1950  T3 1964  T6 1978  T10 1992  T3 2006  T6 1923  T1 1937  T5 1951  T8 1965  T2 1979  T5 1993  T9 2007  T1 1924  T6 1938  T10 1952  T3 1966  T7 1980  T10 1994  T4 2008  T6 1925  T2 1939  T5 1953  T9 1967  T2 1981  T6 1995  T9 2009  T2 1926  T7 1940  T10 1954  T4 1968  T7 1982  T1 1996  T4 2010  T7 1927  T2 1941  T6 1955  T9 1969  T3 1983 T6 1997  T10 2011  T2 1928  T7 1942  T1 1956  T4 1970  T8 1984  T1 1998  T5 2012  T7 1929  T3 1943  T6 1957  T10 1971  T3 1985  T7 1999  T10 2013  T3 1930  T8 1944  T1 1958  T5 1972  T8 1986  T2 2000  T5 2014  T8 1931  T3 1945  T7 1959  T10 1973  T4 1987  T7 2001  T1 2015  T3 1932  T8 1946  T2 1960  T5 1974  T9 1988  T2 2002  T6 2016  T8 1933  T4 1947  T7 1961  T1 1975  T4 1989  T8 2003  T1 2017  T4 +

JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ - 1 + 0 - 2 - 1 - 1 + 0 + 0 + 1 + 2 + 2 + 3 + 3

(31)

Data do dia

Somar 1 (um) de 1o. de março a 31 de dezembro quando o ano for *bissexto

*Obs: Divide o ano por 4, se o resultado for exato é bissexto.

O tronco do dia é o algarismo da unidade (zero significa tronco 10) PONTOS ABERTOS

HORA T1 T2 T3 T4 T5 T6 T7 T8 T9 T10 23/01 ID2 E36 IG3 TR1 VB38 ID2 E36 IG3 TR1 VB38 01/03 C3 BP3 CS3 R7 R1 C3 BP3 CS3 R7 R1 03/05 E43 TR10 B60 B67 ID8 E43 TR10 B60 B67 ID8 05/07 CS5 P8 P11 F8 F2 CS5 P8 P11 F8 F2 07/09 IG5 IG1 VB34 VB43 TR6 IG5 IG1 VB34 VB43 TR6 09/11 BP1 R10 R2 CS7 C7 BP1 R10 R2 CS7 C7 11/13 B54 B66 TR3 ID3 E45 B54 B66 TR3 ID3 E45 13/15 P10 CS8 F3 C9 BP5 P10 CS8 F3 C9 BP5 15/17 TR2 VB41 ID1 E41 IG2 TR2 VB41 ID1 E41 IG2 17/19 R3 F1 C4 BP2 P5 R3 F1 C4 BP2 P5 19/21 VB44 ID5 E44 IG11 B65 VB44 ID5 E44 IG11 B65 21/23 F4 C8 BP9 P9 CS9 F4 C8 BP9 P9 CS9

HORÁRIO DE VERÃO NO BRASIL

ANO PERÍODO ABRANGÊNCIA 1931 /

1932

11hs de 03/10/1931 até 24hs de 31/03/1932

Todo o Território Nacional

1932 / 1933

00h de 03/10/1932 até 24hs de 31/03/1933

Todo o Território Nacional

1949 / 1950

00h de 01/12/1949 até 00h de 16/04/1950

Todo o Território Nacional

1950 / 1951

00h de 01/12/1950 até 00h de 16/04/1951

Todo o Território Nacional

1951 / 1952

00h de 01/12/1951 até 00h de 31/03/1952

Todo o Território Nacional

1952 / 1953

00h de 01/12/1952 até 00h de 28/02/1953

Todo o Território Nacional

(32)

até 00h de 09/12/1963 1963 / 1964 00h de 09/12/1963 até 00h de 01/03/1964

Todo o Território Nacional

1965 00h de 31/01/1965 até 00h de 31/03/1965

Todo o Território Nacional

1965 / 1966

00h de 30/11/1965 até 00h de 01/03/1966

Todo o Território Nacional

1966 / 1967

00h de 01/11/1966 até 00h de 01/03/1967

Todo o Território Nacional

1967 / 1968

00h de 10/11/1967 até 00h de 01/03/1968

Todo o Território Nacional

1985 / 1986

00h de 02/11/1985 até 00h de 15/03/1986

Todo o Território Nacional

1986 / 1987

00h de 25/10/1986 até 00h de 14/02/1987

Todo o Território Nacional

1987 / 1988

00h de 25/10/1987 até 00h de 07/02/1988

Todo o Território Nacional

1988 / 1989

00h de 16/10/1988 até 00h de 29/01/1989

Todo o Território Nacional, exceto para: AC, AM, PA, RR, RO e ter AP

1989 / 1990

00h de 15/10/1989 até 00h de 11/02/1990

RS, SC, PR, SP, RJ, ES, MG, GO, TO, MS, MT, BA, SE, AL, PE, PB, RN, CE, PI, MA, DF e Ilhas oceânicas 1990 / 1991 00h de 21/10/1990 até 00h de 17/02/1991

RS, SC, PR, SP, RJ, ES, MG, GO, BA, MS, MT, DF 1991 / 1992 00h de 20/10/1991 até 00h de 09/02/1992

RS, SC, PR, SP, RJ, ES, MG, BA, GO, MT, MS, DF 1992 / 1993 00h de 25/10/1992 até 00h de 31/01/1993

RS, SC, PR, SP, RJ, ES, MG, BA, GO, MT, MS, DF 1993 / 1994 00h de 17/10/1993 até 00h de 20/02/1994

RS, SC, PR, SP, RJ, ES, MG, BA, GO, MT, MS, DF, AM 1994 / 1995 00h de 16/10/1994 até 00h de 19/02/1995

RS, SC, PR, SP, RJ, ES, MG, BA, GO, MT, MS, DF 1995 / 1996 00h de 15/10/1995 até 00h de 11/02/1996

RS, SC, PR, SP, RJ, ES, MG, BA, GO, MT, MS, DF, TO, AL, SE 1996 / 1997 00h de 16/10/1996 até 00h de 16/02/1997

RS, SC, PR, SP, RJ, ES, MG, BA, GO, MT, MS, DF, TO 1997 / 1998 00h de 16/10/1997 até 00h de 01/03/1998

RS, SC, PR, SP, RJ, ES, MG, BA, GO, MT, MS, DF, TO

(33)

ANO PERÍODO ABRANGÊNCIA 1998 / 1999 00h de 11/10/1998 até

00h de 21/02/1999

RS, SC, PR, SP, RJ, ES, MG, BA, GO, MT, MS, DF, TO

1999 / 2000 00h de 03/10/1999 até 00h de 27/02/2000

RS, SC, PR, SP, RJ, ES, MG, BA, GO, MT, MS, DF, TO, SE, AL, PE, PB, RN, CE, PI, MA, RR

2000 00h de 08/10/2000 até 00h de 15/10/2000

RS, SC, PR, SP, RJ, ES, MG, GO, MT, MS, TO,BA, SE, AL, PE, PB, RN, CE, PI, MA, RR, DF

2000 00h de 15/10/2000 até 00h de 22/10/2000

RS, SC, PR, SP, RJ, ES, MG, GO, MT, MS, TO, BA, SE, AL, PB, RN, CE, PI, MA, DF

2000 / 2001 00h de 22/10/2000 até 00h de 18/02/2001

RS, SC, PR, SP, RJ, ES, MG, GO, MT, MS, TO, BA, DF

2001 / 2002 00h de 14/10/2001 até 00h de 17/02/2002

RS, SC, PR, SP, RJ, ES, MG, GO, MT, MS, TO, BA, SE, AL, PE, PB, RN, CE, PI, MA, DF

2002 / 2003 00h de 03/11/2002 até 00h de 16/02/2003

(34)

8. SINAIS E SINTOMAS DE EXCESSO OU INSUFICIÊNCIA 1. Yin e Yang

YIN  Excesso Geral:

Aspectos Gerais: Aspecto sólido, bem nutrido; Edema; Frio interno; Tendências às congestões, inflamações e abscessos; Tez vermelha.

Pulso: Pulsos esquerdos mais fortes e duros que os direitos – Pulsos profundos e médios mais duros que os superficiais – Pulsos I amplos, fortes e pulsos III igualmente fortes.

 Insuficiência Geral:

Aspectos Gerais: Aspecto balofo, inchado, flácido; Aspecto magro; Falta de resistência; Fraqueza física; Lassitude; Preguiça; Rosto levemente azulado, escuro;

Tendência à vertigem; Tez sem cor.

Pulso: Pulsos esquerdos menos fortes que os direitos – Pulsos médios e profundos menos fortes, duros e amplos que os superficiais – Pulsos I miúdos, delgados e pulsos III pouco perceptível – Todos os pulsos miúdos, pequenos.

YANG  Excesso geral:

Aspecto Psíquico: Agitação; Calor externo; Excesso de alegria, cantos, risos; Gestos rápidos; Olhos muito brilhantes e vivos; Palavra muito excitada; Voz muito sonora e timbrada.

Aspectos Gerais: Contrações; Convulsões; Dores locais; Espasmos; Pontos dolorosos à pressão.

Pulso: Pulsos direitos mais fortes que os esquerdos – Pulsos superficiais mais tensos, amplos e duros que os pulsos médios e profundos – Pulso I (IG-P-ID-C) amplos e fortes e pulsos III (B-R-TR-CS) normais – Todos os pulsos adiante de sua localização

 Insuficiência Geral:

Aspecto Psíquico: Dificuldade de palavra; Gestos lentos; Lágrima; Olhos ternos; Tristeza; Voz sem timbre. Aspectos Gerais: Forma sem firmeza, flácida, branca; Pontos adormecidos sob pressão; Prurido.

Pulso: Pulsos direitos mais fracos e moles que os esquerdos – Pulsos superficiais mais fracos que os médios e profundos – Pulso I (IG-P-ID-C) fracos e pulsos III (B-R-TR-CS) fortes –– Todos os pulsos antes de sua localização

b. MERIDIANOS PRINCIPAIS Meridiano do Baço-Pâncreas

 Dor e distúrbios ao longo do meridiano do Baço, do Pâncreas e dos órgãos: baço e pâncreas;

 Distúrbios digestivos, genitais, cutâneos e do tecido mole (conjuntivo, lábio e boca). Déficit imunitário. Edema;

(35)

 Melhoria: após as 12:00 hs; outono.

 Excesso:

Aspecto Psíquico: Grandes suspiros; Hiper-reflexão; Idéias fixas; Memória difícil; Obsessão; Obstinação; Pesadelos; Tristeza.

Aspectos Gerais: Articulações dolorosas; Artralgia; Constipação intestinal; Distensão e dor abdominal; Doenças e dor nos lábios; Dor T.M; Edema; Eliminações pouco abundantes (salivas, urina, transpiração, lágrimas, etc); Formas excessivas; Mialgia da face; Mialgia; Obesidade; Sensação de ardor no corpo; Ventre grande, porém fraco;

Língua: ventre lingual, com saburra amarelada e seca. Pulso: Pulso pleno e duro.

 Insuficiência:

Aspecto Psíquico: Depressão; Dificuldade de concentração; Sonambulismo.

Aspectos Gerais: Abdômen doloroso (melhora com a pressão); Abdômen tenso e distendido (aerocolia); Aerogastria; Aftas bucais; Anorexia; Astenia; Debilidade; Diarréia; Digestão lenta (má digestão); Edemas; Eliminações abundantes; Fácies amareladas; Fadiga matinal que pode se prolongar até as 5 horas da tarde; Fadiga; Falta de sede; Flatulência; Frio e fraqueza dos pés; Insuficiência de forma; Sialorréia; Vômitos.

Língua: Língua mole e esbranquiçada, úmida, com impressão dos dentes nos bordos. Pulso: Pulso mole, fraco.

Meridiano da Bexiga

 Dor ao longo do Meridiano da Bexiga e da víscera bexiga, vias urinárias;  Dor e distúrbio: região dorsal, cabeça, nuca;

 Agravação: das 15-17 hs, verão;

 Melhoria: após as 3 e 5 hs, na primavera.

 Excesso:

Aspecto Psíquico: Agitação; Calorento; Insônia; Plenitude; Sonolência sem comer; Voluntarioso.

Aspectos Gerais: Cálculos renais; Dermatose; Dermatoses infectadas; Desejos freqüentes e urgentes de urinar; Distúrbios digestivos; Disúria e ardor durante a micção; Dor de cabeça ao defecar; Dor na coluna vertebral, em região dorsal; Ereção peniana excessiva; Erosões excessivas, prostáticas; Febre; Furúnculos; Obstrução nasal; Oligúria de coloração escura e odor forte; Pouca urina; Prostatite ciática; Retenção de urina.

Pulso: Pulso pleno e duro.  Insuficiência:

Aspecto Psíquico: Cérebro transtornado; Confusão mental; Falta de vontade; Friorento; Insegurança; Sonolência.

Aspectos Gerais: Anemia; Diurese intensa ou pouco freqüente; Dor intercostal irradiada para a região lombar; Epistaxe; Espermatorréia; Falta de vigor sexual; Incontinência urinária; Levanta-se a noite para urinar; Parasitose intestinal; Urina abundante e incolor.

Pulso: Pulso vazio, fraco.

Meridiano da Circulação e Sexualidade

 Dor e distúrbios ao longo do Meridiano do CS e das funções gonádicas, circulatória e geniturinária;  Agravação: das 19-21 hs., inverno;

Referências

Documentos relacionados