• Nenhum resultado encontrado

AS OITO REUNIÕES

No documento Manual Prático de Acupuntura (páginas 75-97)

PONTOS DE ANALGESIA PARA CIRURGIA

20. AS OITO REUNIÕES

Pontos de Reunião: Apresentam influência especial sobre determinados tecidos, sistemas, Qi ou Sangue (Xue).

F13  É utilizado para afetar todos os sistemas Yin, em particular o Baço. É utilizado para a deficiência do Baço, especialmente se acompanhada de estagnação do Qi.

VC12  Influencia todos os sistemas yang. É o ponto de comando do TR Médio (aparelho digestivo). É muito freqüentemente usado para tonificar o Estômago (e o Baço).

VC17  Ponto de Reunião da Força vital. Útil para a função Yin e Yang. Utilizado para tonificar o Pulmão e o Coração, sendo freqüentemente combinado com outros pontos para tonificar o Qi. Ele pode ser também utilizado para movimentar o Qi no tórax, especialmente nas alterações emocionais, principalmente ansiedade e preocupação. O VC17 forma com o R27 a Triângulo da Ansiedade ou das Emoções (Martiny).

VB34  Ponto de Reunião dos Músculos. É útil para debilidade ou rigidez das articulações e artrite. Ação trófica sobre os músculos, além de relaxante muscular.

P9  Ponto de Reunião dos Vasos Sanguíneos. É útil para tonificação do Qi do Pulmão, particularmente quando todos os pulsos estão profundos e finos. Também estimula a circulação já que influencia as artérias.  B17  Ponto de Reunião do sangue. É utilizado tanto para tonificar o Sangue se utilizado somente a Moxa,

B11  Ponto de Reunião dos Ossos. Pode ser utilizado para artrite crônica para afetar os ossos e para todas as patologias ósseas (osteoporose, artrite, artrose, etc).

VB39  Ponto de Reunião da Medula. É útil para nutrir a medula e o Yin no caso de AVC. Também é útil com Moxa para prevenir o AVC.

21. MICROSSISTEMAS

b. ROSTO Então nós temos a face, que é um dos microssiste mas, onde o interessant e de nós sabermos e conhecerm os o microssiste ma é que nos auxilia muito na acupuntura sistêmica. Porque para nós fecharmos um diagnóstico , precisamos avaliar vários detalhes. Um acupunturista ele é detalhista. Ele olha os pequenos detalhes: como a pessoa fala, anda, se veste, etc. Enfim, sobre detalhes que para nós é muito importante. Então todo acupunturista ele tem que desenvolver o detalhe.

A avaliação do microssistema da face, ela expressa o Shen, ou seja, a emoção da pessoa através da face e assim nós vamos saber quem é que é essa pessoa. Muitas vezes na chegada dessa pessoa no seu gabinete, você já bate o olho no rosto dele e assim já vai dar o primeiro sinal do diagnóstico.

Nós vamos está vendo a coloração da face:

Coloração verde... parece que é esverdeada, claro que não é um verdão. Mas você percebe a diferença, um tom mais esverdeado. Nós já vamos pensar no elemento madeira, que deve está um pouco debilitada. Então vamos pensar no que podemos fazer com esta madeira.

Aquela coloração avermelhada, o paciente que tem uma face avermelhada. O fogo dele deve está alto e provavelmente é um hipertenso... alguma coisa neste sentido.

Amarelada, elemento terra, estômago, baço-pâncreas relacionado a alguma coisa alimentar dele.

A cor esbranquiçada, que é o metal, intestino - pulmão. Lógico que o pulmão é o que oxigena o nosso corpo e esta face de cor esbranquiçada, nós podemos está pensando neste elemento pulmonar dele.  A cor escurecida, não a cor morena, mas uma cor que dar um distúrbio renal. Quem trabalha com

insuficiente renal sabe disso. É uma cor mais escurecida, diferente do moreno.

Então tudo isso vai nos dar uma primeira impressão, quando nós vamos está vendo, analisando este paciente, vamos está percebendo a condição logo no visual em relação à face que pode está acontecendo.

O outro item que a literatura nos fala, é em relação à plenitude ou o vazio das funções. Alguns sinais clínicos que poderão estar apresentando:

Uma cor pálida é sinal de frio, sangue e insuficiência energética. Numa insuficiência energética, qual o ponto que você vai usar aqui? De uma forma geral o E36.

A cor amarela é indicativa de plenitude de energia e aí temos que ver a razão disso para sedar.

A cor vermelha e congesta indica excesso de sangue e energia. Tem pessoas que chegam com a face de uma forma avermelhada e congesta, que até para falar parece que tem alguma coisa apertando o gogó dele. Você olha na rua e tem pessoas vermelhas só na face, olha para baixo e não tem nada, mas é só a face vermelha.

A cor vermelha sem congesta: calor excessivo, plenitude energética. Isso aqui acontece muito em mulheres, faz parte da menopausa e o desequilíbrio de energia nesta fase é muito interessante porque a acupuntura tem ajudado a muitas mulheres neste sentido.

Os sinais clínicos de cor da face são indicativos de:

Fácies pálida  Vazio de Coração e Rim; Fácies branco  Vazio de Pulmão;

Fácies amarelo-alaranjado  Baço-Pâncreas alto, plenitude;

Fácies amarelo-escuro  Frio do BP. Aí o BP21 lhe acompanha nos dois sentidos; Fácies escuro, amarelado  Vazio de Fígado.

A face foi dividida em regiões: Norte, Sul, Leste e Oeste. São áreas onde você ver a face como um todo, depois vai concentrando numa parte para poder fechar o diagnóstico. Aonde ele dividiu o pulmão, baço-pâncreas no nariz. Estes pontos ao redor do nariz vamos está vendo bexiga, intestino grosso, intestino delgado.

São pequenas áreas que eles vão analisando e tem estudos específicos para essas áreas, aonde se vai analisando item por item, parte por parte para poder fechar um diagnóstico energético. Onde poderá está usando a técnica da acupuntura baseado no microssistema da face.

c. ORELHA (Auriculoterapia)

De modo geral, pode-se estabelecer que:

 Os pontos avermelhados ou avermelhados com escamas, pápulas avermelhadas com secreção sebácea com cor brilhante traduzem processos inflamatórios;

 Pontos brancos isolados ou com escamas, depressões, inchaço e pápulas brancas sem secreção sebácea com cor brilhante traduzem uma enfermidade orgânica cronica;

 Os pontos com inchaço em forma de tubérculo, pontos com escamas cinzentas de cor opaca são significativos de tumores;

 Os pontos com cicatriz linear, ou arredondada, ou em forma de meia lua, de cor branca ou cinza opaca aparecem após uma cirurgia ou agressao externa.

Diagnóstico Auricular: Coloração: ( ) Palidez = Rins ( ) Eritrose = C, hipertensão ( ) Verde = F ( ) Cinza = P ( ) Amarelada = BP ( ) Azulada = F ou algias Lesões Fundamentais:

( ) Manchas esbranquiçadas = Doença de polaridade yang;

( ) descamações, seborréia = Superficial, recente; ( ) Eritema = patologia yang, aguda, inflamatória;

( ) Hiperpigmentos acastanhados = Doença yin, degenerativa; ( ) Hipercromia escura = Doenças proliferativas, litíase, tumores;

( ) Marrons = Ausência de estrutura ou órgão congênito ou devido a retirada;

( ) Pápula, placa, descamação epitelial = Alterações da função do meridiano e/ou estrutura contida no microssistema.

Útero: Pontos e Zonas brancas opacas, zonas escamosas.  Algomenorréia. Área do apêndice: Ponto injetado (sangue) ou pápula  Apendicite aguda. Zonas de correspondência: Pontos ou áreas brancas  Bronquite aguda.

Brônquios: Pontos e áreas esbranquiçadas opacas com contorno mais claro  Bronquite crônica.

Brônquios: Pontos e áreas esbranquiçadas, erupções brilhantes e com contorno avermelhado Bronquite crônica agudizada.

Cérebro frontal,subcórtex: Pontos muito avermelhados ou brancos brilhantes com contorno avermelhado forte  Cefaléia.

Pulmão: Área pequena e conjunto de pontos com contorno avermelhado  Congestão pulmonar. Intestino grosso e delgado: Áreas brancas ou áreas escamosas opacas  Constipação.

Área correspondente: Inchaço furunculóide ou protuberância  Deformação da coluna pulmonar. Pulmão: Descamação branca ou descamação formada por pontos densos sem borda definida, brilhante no

início  Enfisema pulmonar.

Intestino grosso e intestino delgado: Descamação branca, protuberância sebácea  Enterite. Baço: Descamação branca com borda avermelhada, às vezes, inchada  Esplenomegalia. Estômago: Ponto avermelhado brilhante ou descamação  Gastrite aguda.

Estômago: Descamação branca sem borda definida com pele engrossada  Gastrite crônica.

Fígado: Pontos e Áreas brancas, pequenas, brilhantes, com contorno avermelhado  Hepatite aguda. Fígado: Protuberâncias esbranquiçadas bem delimitadas. A orelha direita corresponde ao lóbulo D e a

esquerda ao lóbulo E  Hepatomegalia.

Útero: Áreas brancas ou avermelhadas  Hipomenorragia. Útero: Pontos e protuberâncias com maior afluxo de sangue.

Entre os dois Pulmões: Pontos ou erupções avermelhadas ou manchas brancas, brilhantes, com contorno avermelhado  Pneumonia aguda.

Coração: Descamação branca, sem borda definida, às vezes, brilhante  Sonhos excessivos, insônias, arritmias, (extra-sístoles).

Área correspondente: Pontos avermelhados  Torções.

Pulmão: Erupção brilhante com maior afluência sanguínea e pele muito sensível  Tuberculose ativa. Pulmão: Cavidades pequenas e profundas  Tuberculose calcificada.

Área correspondente: Abcesso debaixo da pele, móvel. com borda definida, indolor a pressão  Tumor Benigno.

Área correspondente: Protuberância cartilaginosa, com borda indefinida, imóvel  Tumor maligno. Duodeno: Pontos esbranquiçados com zonas mais claras ou cinza opaco com borda vermelha  Úlcera

duodenal.

Estômago: Pontos esbranquiçados com zonas mais claras ou cinza opaco com borda vermelha  Úlcera gástrica.

e. PÉS (Reflexologia)

Direito

1. -cabeça {cérebro), lado esquerdo (os 1 dedos grandes dos pés correspondem à cabeça, o lado direito está relacionado no pé esquerdo, o lado esquento no pé direito).

2. - seios da face, lado esquento.

03 - cerebelo, tronco encefálico

04 – hipófise

05 - região temporal, nervo trigêmeo

06 – nariz 07 – nuca 08 - olho esquerdo 09 - ou\ido esquerdo 10 - ombro direito 11 - trapézio direito 12 – tireóide 13 – paratireóide

14 - pulmões e brônquios, lado direito

15 – estômago 16 – duodeno 17 – pâncreas 18 – fígado 19 - vesícula biliar 20 - plexo solar 21 - supra-renal, direito 22 - rim direito 23 - ureter direito 24 – bexiga 25 - intestino delgado 26 - apêndice vermiforme 27 - jejuno-íleo

28 - cólon ascendente

29 - cólon transversal 35 - joelho direito

36 - gônadas, lado direito 57 - área ciática

Pé Esquerdo

01- cabeça (cérebro), lado direito 02 - seios da face, lado direito 03 - cerebelo, tronco encefálico 04 - hipófise

05 - região temporal, nervo trigêmeo 06 - nariz 07 - nuca 08 - olho direito 09 - ou\ido direito 10 - ombro esquerdo 11 - trapézio esquerdo 12 - tireóide 13 - paratireóide

14 - pulmões e brônquios, lado esquerdo 15 – estômago 16 – duodeno 17 – pâncreas 20 - plexo solar 21 - supra-renal, esquerdo 22 - rim esquerdo 23 - ureter esquerdo 24 – bexiga 25 - intestino delgado 29 - cólon transversal 30 - cólon descendente 31 - cólon sigmóide 32 – reto 33 – coração 34 – baço 35 - joelho esquerdo

36 - gônadas, lado esquerdo 57 - área ciática

Pé — Parte Interna

6 - nariz

13 – paratireóide 24 – bexiga

38 - área quadril

40 - área linfática inferior 49 – virilha

50 - útero ou próstata 51 - pênis, vagina, uretra 52 - reto

53 - região cervical 54 - região torácica 55 - região lombar

56 - região sacra e cóccix

Pé – Parte Externa 5 – Região temporal 10 – ombro 35 – joelho 36 - ovário ou testículos 37 – útero 38 - área quadril

39 - área linfática superior 42 – labirinto

43 - tórax 44 - diafragma

Pé – Dorso

39 - área linfática superior 40 - área linfática inferior 41 - drenagem linfática 42 – labirinto 43 – tórax 44-45 – amígdala 46 - maxilar inferior 47 - maxilar superior 48 - laringe, traquéia f. CRANEOPUNTURA

Área Motor(a)  O 1o. Ponto da linha se localiza a 0,5 cm atrás do VG20 e daí desce até o início da implantação do cabelo. É dividido em 5 partes: 1/5 corresponde aos membros inferiores e tronco; 2/5 e 3/5 correspondem aos membros superiores; 4/5 e 5/5 correspondem a área da face.

Sintomatologia  Usada para qualquer distúrbio da Área Motora: Paralisias; Paresias; Dores nos membros, tronco, face; Músculo esquelético; Dependendo da área afetada.

Área Sensorial  O 1o

. Ponto da linha se localiza a 1,5 cm atrás do ponto inicial da Área Motora ou a 2 cm do VG20. O ponto final da Área Sensorial se encontra a 1,5 cm do ponto final da Área Motora. É dividido em 5 partes: 1 corresponde aos membros inferiores e tronco; 2 e 3 correspondem aos membros superiores; 4 e 5 correspondem a área da face.

Sintomatologia  Distúrbios sensoriais superficiais como: temperatura, tato, dor; Distúrbios sensoriais profundos (procepção). Parestesias (formigamento, adormecimento).

Área do Tremor ou Corea  O 1o

. Ponto da linha se localiza a 1,5 cm na frente do VG20 ou a 2 cm na frente do 1o. ponto da Área Motora.

Sintomatologia  Distúrbios do movimento: Parkinson, corea, ataxia, apraxia, tiques nervosos.

Área Vasomotor(a)  O 1o

. Ponto da linha se localiza a 1,5 cm na frente da Área do Tremor.

Sintomatologia  Pós-operatórios cerebrais; controle de edemas, hemorragias; hipertensão e hipotensão; Edemas generalizados (nos membros, grávidas); Estimula a drenagem linfática.

Área do Uso  O 1o

. Ponto da linha central se localiza em cima da Protuberância Parietal e é composta de 3 linhas com 3 cm de comprimento cada uma e separada entre elas com 3 cm de distância paralelamente. Nesta área se coloca 7 agulhas distribuídas nas 3 linhas ou apenas uma na protuberância.

Sintomatologia  Para todas as alterações motoras.

Linguagem 2  Se localiza a mais ou menos 2 cm abaixo e posterior da protuberância Parietal (difícil de localizar).

Área Vertigem – Auditiva e Linguagem 3  Se localiza a 1,5 cm acima do ápice da orelha e traça uma linha com 4 cm (2 cm para frente e 2 para trás). Divide -se esta linha em 3 partes: Parte 1 (anterior, para vertigem e auditiva); Parte 2 (para ambos – central) e Parte 3 (posterior para linguagem).

Sintomatologia  Vertigem, auditiva e linguagem.

Área Sensorial Motora do Pé  Se localiza a 1 cm de distância, paralela a linha média. Começa paralelamente ao ponto inicial da Área Motora e termina paralelamente ao ponto inicial da Área Sensorial. Tem mais ou menos 2 a 3 cm de comprimento.

Sintomatologia  Distúrbios Motores e Sensoriais da região dos Pés.

Área Cavidade Torácica  Se localiza bem no centro a Área Gástrica e a Linha Média. Mede 4 cm (2 cm para baixo e 2 cm para cima da linha de implantação do cabelo).

Sintomatologia  Alterações cardíacas e respiratórias.

Área Gástrica  Se localiza no início da implantação dos cabelos, na direção da linha da pupila. Possui 2 cm de comprimento.

Sintomatologia  Qualquer distúrbio digestivo.

Área Genital  Mesma distância entre as linhas das Áreas Torácica e Gástrica (varia de pessoa para pessoa). Geralmente fica no início do ângulo da linha da implantação do cabelo. Mede 2 cm para cima. Sintomatologia  Distúrbio da área genital.

Área Visual  Se localiza a 1 cm paralelamente a Linha Mediana. Tem início na Linha Imaginária da base do Occipital. Mede 4 cm de comprimento.

Sintomatologia  Distúrbios da visão.

Área Equilíbrio  Se localiza a 3 cm paralelamente a Linha Mediana. Tem início na Linha Imaginária da base do Occipital. Mede 4 cm de comprimento.

No documento Manual Prático de Acupuntura (páginas 75-97)