• Nenhum resultado encontrado

CIRCULAÇÃO SEXUALIDADE

No documento Manual Prático de Acupuntura (páginas 154-162)

CORAÇÃO

 C - 1 ( Jiquan ) Situa-se no centro do cavo axilar, sobre a margem medial da artéria axilar.

 C - 2 ( Qingling ) Situa-se a três tsun proximal à prega do cotovelo, no sulco formado pelos músculos bíceps braquial e braquial radial.

 C - 3 ( Shaohai ) Situa-se numa reentrância muscular localizada a meia distância entre a epitróclea do úmero e a extremidade medial da prega do cotovelo.

 C - 4 ( Lingdao ) Situa-se a um e meio tsun proximal à prega de flexão do punho, sobre a artéria cubital e sobre a margem radial do tendão do músculo flexor ulnar do carpo, proximal ao osso pisiforme.

 C - 5 ( Tongli ) Situa-se na face cubital do punho, na margem lateral do tendão do músculo flexor ulnar do carpo, a um tsun proximal à prega de flexão do punho.

 C - 6 ( Yinxi ) Situa-se um e meio tsun proximal à prega de flexão do punho, sobre a margem radial do tendão do músculo flexor ulnar do carpo.

 C - 7 ( Shenmen ) Situa-se na prega de flexão ventral do punho, sobre a margem posterior do osso pisiforme e sobre a margem radial do tendão do músculo flexor ulnar do carpo.

 C - 8 ( Shaofu ) Situa-se na palma da mão, entre o 4º e o 5º metacarpianos, onde o dedo anular toca a palma da mão quando os dedos da mão são fletidos.

 C - 9 ( Shaochong ) Situa-se na margem ungueal radial do 5º dedo da mão.

 E - 1 ( Chengqi ) Situa-se entre o globo ocular e o meio da crista inferior da cavidade orbitária.

 E - 2 ( Sibai ) Situa-se a três décimos de tsun ou a três fen distal ao E-1 ( Chengqi ), numa depressão óssea infra-orbitária.

 E - 3 ( Juliao ) Situa-se abaixo do E-2 ( Sibai ), lateral ao sulco nasolabial, no cruzamento da linha horizontal que passa pela margem inferior da narina com a linha vertical traçada ao nível da pupila.

 E - 4 ( Dicang ) Situa-se a quatro décimos de tsun ou a quatro fen lateral ao canto da boca, na linha perpendicular da pupila.

 E - 5 ( Daying ) Situa-se medialmente ao músculo masseter, onde se palpa a artéria mentoneira.

 E - 6 ( Jiache ) Situa-se a um tsun distal à orelha, sobre a saliência do músculo masseter, perto do ângulo da mandíbula onde se encontra uma pequena reentrância.

 E - 7 ( Xiaguan ) Situa-se distalmente ao osso zigomático, numa reentrância que se forma quando se fecha a boca, na incisura da mandíbula.

 E - 8 ( Touwei ) Situa-se ao nível do ângulo frontal, a quatro tsun lateral ao VG-24 ( Shenting ).

 E - 9 ( Renying ) Situa-se na região ântero-lateral do pescoço, na margem medial do músculo esternocleidomastóideo, sobre a artéria carótica, a meio tsun do VC-23 ( Lianquan ), na altura da cartilagem tireóidea.

 E - 10 ( Shuitu ) Situa-se sobre a margem medial do músculo esternocleidomastóideo, levemente distal à cartilagem tireóidea, ou situa-se a meia distância entre o E-9 ( Renying ) e o E-11 ( Qishe ).

 E - 11 ( Qishe ) Situa-se na base do pescoço, ao nível da articulação esternoclavicular, numa pequena reentrância, perpendicularmente ao E-9 ( Renying ).

 E - 12 ( Quepen ) Situa-se numa depressão na margem superior da clavícula, um tsun para fora do E-11 ( Qishe ).

 E - 13 ( Qihu ) Situa-se na margem superior da 1º costela, sobre a linha traçada entre o E-12 ( Quepen ) e o mamilo, na 1º costela, ou na linha horizontal do VC-21 ( Xuanji ).

 E - 14 ( Kufang ) Situa-se no tórax, no 1º espaço intercostal, numa reentrância sobre a margem superior da 2º costela, ou sobre o cruzamento da linha que passa entre o E-12 ( Quepen ) e o mamilo com a linha horizontal que passa pela VC-20 ( Huagai ).

 E - 15 ( Wuyi ) Situa-se no tórax, no 2º espaço intercostal, sobre a margem superior da 3º costela, sobre o cruzamento da linha que passa do E-12 ( Quepen ) ao mamilo com a horizontal que passa pelo VC-19 ( Zigong ).

 E - 16 ( Yingchuang ) Situa-se no 3º espaço intercostal, sobre a margem superior da 4º costela, sobre o cruzamento da linha que passa entre o E-12 ( Quepen ) e o mamilo com a linha horizontal que passa pelo VC-18 ( Yutang ).

 E - 17 ( Ruzhong ) Situa-se no centro do mamilo, no 4º espaço intercostal. Não se pode usar agulha, nem moxa.

 E - 18 ( Rugen ) Situa-se no 5º espaço intercostal, sobre a margem superior da 5º costela e sobre a vertical que passa pelo mamilo.

 E - 19 ( Burong ) Situa-se no tórax, no ângulo formado pela reunião da 7º e 8º cartilagens costais, na linha horizontal que passa pelo processo xifóide do esterno, a dois tsun do VC-14 ( Juque ).

 E - 20 ( Chengman ) Situa-se a cinco tsun acima da cicatriz umbilical a dois tsun lateral à linha mediana, sobre a linha horizontal que passa pelo VC-13 ( Shangwan ).

 E - 21 ( Liangmen ) Situa-se a quatro tsun para cima da cicatriz umbilical e dois tsun lateral ao VC-12 ( Zhongwan ).

 E - 22 ( Guanmen ) Situa-se a três tsun proximal à cicatriz umbilical, sobre a linha horizontal que passa pelo VC-11 ( Jianli ), a dois tsun lateral a este ponto de Acupuntura.

 E - 23 ( Taiyi ) Situa-se a dois tsun proximal à cicatriz umbilical e sobre a linha horizontal que passa pelo VC- 10 ( Xiawan ), a dois tsun lateral a este ponto de Acupuntura.

 E - 24 ( Huaroumen ) Situa-se a um tsun proximal à cicatriz umbilical, sobre a linha horizontal que passa pelo VC-9 ( Shuifen ), a dois tsun lateral a este ponto.

 E - 25 ( Tianshu ) Situa-se sobre a linha horizontal que passa pela cicatriz umbilical, a dois tsun lateral à cicatriz umbilical.

 E - 26 ( Wailing ) Situa-se a um tsun distal ao E-25 ( Tianshu ) ou na linha horizontal que passa pelo VC-7 ( Yinjiao ), a dois tsun lateralmente.

 E - 27 ( Daju ) Situa-se a dois tsun distal a cicatriz umbilical, sobre a linha horizontal que passa pelo VC-5 ( Shimen ), a dois tsun lateralmente.

 E - 28 ( Shuidao ) Situa-se a três tsun distal à cicatriz umbilical e a dois tsun lateral à linha média sobre a linha horizontal que passa pelo VC-4 ( Guanyuan ).

 E - 29 ( Guilai ) Situa-se a um tsun distal ao E-28 ( Shuidao ) ou sobre a linha horizontal que passa pelo VC- 3 ( Zhongji ), a dois tsun lateralmente a este ponto.

 E - 30 ( Qichong ) Situa-se a um tsun distal ao E-29 ( Guilai ), ou a dois tsun lateral sobre a linha horizontal que passa pelo VC-2 ( Qugu ).

 E - 31 ( Biguan ) Situa-se no ponto de encontro entre a perpendicular traçada a partir da espinha ilíaca ântero-superior e a horizontal que passa sobre a margem inferior da sínfise púbica.

 E - 32 ( Futu ) Situa-se a seis tsun proximal à base da patela ou na extremidade do dedo médio, quando se espalma a rótula, colocando o meio da prega do punho sobre o meio do joelho, com os dedos juntos.  E - 33 ( Yinshi ) Situa-se numa depressão a três tsun do ângulo lateral da base da patela, entre os músculos

retofemoral e vasto lateral.

 E - 34 ( Liangqiu ) Situa-se a dois tsun proximal à vertical que passa no ângulo lateral da base da patela.  E - 35 ( Dubai ) Com o joelho fletido, o ponto situa-se numa depressão lateral ao ápice da patela, ao lado do

ligamento rotuliano.

 E - 36 ( Zusanli ) Situa-se a três tsun distal ao E-35 ( Dubai ) e a um tsun lateral à margem anterior da tíbia, entre os músculos tibial anterior e extensor comum dos dedos.

 E - 37 ( Shangjuxu ) Situa-se a seis tsun distal ao E-35 ( Dubai ) ou a três tsun distal ao E-36 ( Zusanli ), sobre a mesma vertical.

 E - 38 ( Tiaokou ) Situa-se a dois tsun distal ao E-37 ( Shangjuxu ).  E - 39 ( Xiajuxu ) Situa-se a seis tesun distal ao E-36 ( Zusanli )

 E - 40 ( Fenglong ) Situa-se a oito tsun distal à interlinha do joelho e a um tsun lateral ao do E-38 ( Tiaokou ). Este ponto situa-se a meia distância entre a interlinha do tornozelo e do joelho.

 E - 41 ( Jiexi ) Situa-se na prega dorsal transversal do tornozelo, entre o tendão extensor comum dos dedos e o tendão extensor próprio do hálux.

 E - 42 ( Chongyang ) Situa-se a um e meio tsun distal ao E-41 ( Jiexi ), sobre o ponto mais alto do dorso do pé, onde se palpa a artéria pediosa.

 E - 43 ( Xiangu ) Situa-se numa reentrância que se acha entre a junção dos 2º e 3º metatarsianos.  E - 44 ( Neiting ) Situa-se numa reentrância entre as cabeças dos 2º e 3º metacarpianos.

 E - 45 ( Lidui ) Situa-se na margem ungueal lateral do 2º dedo do pé.

FÍGADO

 F - 1 ( Dadun ) Situa-se na margem ungueal lateral do hálux.

 F - 2 ( Xingjian ) Situa-se no dorso do pé, no espaço localizado entre as cabeças dos 1º e 2º metatarsianos.  F - 3 ( Taichong ) Situa-se no dorso do pé, no espaço interósseo entre o 1º e o 2º metatarsianos e a um e

meio tsun posterior ao F-2 ( Xingjian ).

 F - 4 ( Zhongfeng ) Situa-se no dorso do pé, a um tsun lateral ao maléolo medial, numa reentrância interóssea um pouco abaixo da interlinha articular do tornozelo, entre a margem lateral do tendão do músculo tibial anterior e a margem medial do músculo extensor próprio do hálux, ou a meia distância entre o E-41 ( Jiexi ) e o BP-5 ( Shangqiu ).

 F - 5 ( Ligou ) Situa-se na face medial da perna, a cinco tsun proximal ao maléolo medial, na margem medial da tíbia.

 F - 6 ( Zhongdu ) Situa-se na face medial da perna. a sete tsun acima do ponto mais saliente do maléolo medial, sobre a margem medial da tíbia, ou a dois tsun proximal ao F-5 ( Ligou ).

 F - 7 ( Xiquan ) Situa-se na face medial do joelho, sobre a margem pôstero-inferior da tuberosidade interna da tíbia, a um tsun posterior do BP-9 ( Yinlingquan ).

 F - 8 ( Ququan ) Situa-se na face medial do joelho, na extremidade interna da prega do joelho, numa reentrância intermuscular entre os músculos gracil e sartório. Para localizar o ponto, deve-se fletir o joelho e abduzir o membro inferior.

 F - 9 ( Yinbao ) Situa-se na face medial da coxa, a quatro tsun proximal ao côndilo medial do fêmur, entre os músculos vasto medial e sartório, ou a cinco tsun proximal à prega de flexão do joelho, na face medial, ou a quatro tsun proximal ao ponto F-8 ( Ququan ).

 F - 10 ( Zuwuli ) Situa-se na face ântero-medial da coxa, um tsun distal ao F-11 ( Yinlian ), ou a três tsun distal ao E-30 ( Qichong ).

 F - 11 ( Yinlian ) Situa-se na face anterior do quadril, um tsun abaixo da borda externa da artéria femoral, na prega femoral, quando o paciente está em decúbito horizontal, ou a dois tsun para baixo do ponto E-30 ( Qichong ).

 F - 12 ( Jimai ) Situa-se na região inguinal, a dois e meio tsun lateral e a um tsun distal à sínfise púbica, ou a dois e meio tsun lateral à raiz do pênis.

 F - 13 ( Zhangmen ) Situa-se na parede abdominal, na extremidade livre da 11º costela. Com o paciente em decúbito lateral, braço estendido e cotovelo fletido em 90 graus, o ponto situa-se na altura do olécrano.  F - 14 ( Qimen ) Situa-se no tórax, no 6º espaço intercostal e na linha vertical traçada do mamilo, ou no

cruzamento da linha horizontal que passa pelo VC-14 ( Juque ) com a vertical traçada do mamilo, a seis tsun lateral à da linha média.

No documento Manual Prático de Acupuntura (páginas 154-162)