• Nenhum resultado encontrado

COMISSÃO PERMANENTE DE PESSOAL DOCENTE - CENTRAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COMISSÃO PERMANENTE DE PESSOAL DOCENTE - CENTRAL"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE

REITORIA

RUA CORONEL WALTER KRAMER, 357, PARQUE SANTO ANTÔNIO, CAMPOS DOS GOYTACAZES / RJ, CEP 28080-565 Fone: (22) 2737-5600, (22) 2737-5624, (22) 2737-5625 ATA N° 8/2019 - CCCPPD/REIT/IFFLU

COMISSÃO PERMANENTE

DE PESSOAL DOCENTE

-CENTRAL

ATA DE REUNIÃO

REUNIÃO: ( ) Ordinária ( ) Extraordinária ( X ) Outras

Data: 14/02/2019 Início: 9h Término: 12h

Local: sala 11, Reitoria

Membros da CPPD Central Presentes (nome, instituição ou campus): Luciana

Machado da Costa (Campos-Centro); Guilherme Melo Miranda (Quissamã); Clícia Azeredo Gomes (Cabo Frio); Amanda Cristina Figueira Bastos de Melo (São João da Barra); João Monteiro Pessôa (Campos-Guarus).

Representantes da Reitoria presentes: Aline Naked (Pró-Reitoria de Gestão de

Pessoas); Joelma Lima (Diretora de Gestão de Pessoas).

Outros membros da CPPD presentes: -.

Professores com processos em análise presentes: -.

Membros da CPPD Central Ausentes: Ricardo Leite de Freitas (Itaperuna); Torquato

Ferreira Pinheiro (Cambuci).

Redator: Luciana Costa.

Houve distribuição de documento? Qual? Não. INFORMES:

(2)

Não houve.

PAUTA:

1. Sugestões de alterações à Resolução nº 08/2014 (Reconhecimento de Saberes e Competências - RSC), diante do Ofício nº 239 de 2019 da CGU/RJ

DELIBERAÇÃO DA PAUTA:

1. Sugestões de alterações à Resolução nº 08/2014 (Reconhecimento de Saberes e Competências - RSC), diante do Ofício nº 239 de 2019 da CGU/RJ

1. O Professor deverá indicar a data em que considera fazer jus à retroatividade: será alterado o modelo de formulário de solicitação do RSC, ANEXO I da Resolução.

2. Anexar à Resolução o modelo Termo de Compromisso. 3. Anexar à Resolução o Modelo de Parecer.

4. Alterar o modelo Parecer acrescentando: “Indicar os documentos que não foram avaliados ou foram desconsiderados e a justificativa para tal”.

5. Alterar o modelo de Parecer acrescentando não só a data como a pontuação alcançada no RSC pretendido e no total, tanto no caso Deferimento quanto no caso de Indeferimento.

6. Alterar a Resolução acrescentando um artigo indicando o que o avaliador é obrigado a enviar (originais): Termo de Compromisso, Parecer do avaliador, Planilha com memória de cálculo realizado pelo avaliador e Declaração de Execução de Atividades.

7. Acrescentar à Resolução um artigo indicando o que a CPPD deve enviar ao avaliador: Resolução nº 1 do CPRSC, Resolução nº 8/2014 (e suas alterações), Manual do CPRSC, Tutorial da CPPD do IFFluminense, Modelo de Termo de Aceite, Modelo de Parecer (atualizado), Planilha de memória de cálculo e Declaração de Execução de Atividades.

8. Acrescentar à Resolução um artigo indicando o critério para a definição da data de retroatividade quando houver divergência de datas. (alteração no art. 11 da Resolução)

9. Alterar o artigo que prevê recurso acrescentando a possibilidade do mesmo para quando o professor discordar da data de retroatividade determinada pelos avaliadores. (alteração no art. 11 da Resolução) 10. Acrescentar um artigo indicando que se o resultado da avaliação for de

INDEFERIMENTO ou de DEFERIMENTO com data de retroatividade, conforme critério definido pelo Conselho Superior, divergente da data indicada pelo professor, este será NOTIFICADO pela CPPD de seu campus de lotação, no SUAP, no prazo de 5 dias úteis. Passado o prazo sem o professor dar ciência, a CPPD retirará o pedido de notificação e enviará o processo à Reitoria para publicação.

(3)

11. Remover os artigos 16 e 17 da Resolução, considerando a nova realidade dos processos de RSC.

A CPPD Central redigirá uma proposta de alteração da Resolução nº 08/2014, contemplando os itens anteriores, que será encaminhada para apreciação da PROGEP e posterior envio ao Conselho Superior.

O novo modelo de Parecer passará a ser encaminhado de imediato aos avaliadores dos processos de RSC, independentemente de sua aprovação pelo Conselho Superior, já que este modelo não está previsto na Resolução, não havendo, portanto, desacato a este conselho.

Que a CPPD indicará aos avaliadores a obrigatoriedade de devolver a Planilha de RSC com a Memória dos Cálculos realizados, planilha esta que já é encaminhada aos avaliadores.

Que todos os membros das CPPD locais, especialmente aquelas que não possuem representante na CPPD Central, serão notificados das decisões desta ata e receberão cópia do novo modelo de parecer.

Outros pontos levantados durante a reunião:

1. Possibilidade de ser publicada Portaria indeferindo o pedido de RSC, bem como de outros requerimentos relativos à carreira docente, aventada pela professora Luciana Costa, a fim de evitar os incessantes pedidos de revisão. A Pró-Reitora Aline Naked indicou que esta possibilidade já foi aventada e recusada anteriormente pelo reitor. Sugeriu que a CPPD Central, caso de fato entenda ser necessário o indeferimento, encaminhe o pedido, devidamente fundamentado, ao Reitor.

2. Sobre o processo nº 23323.000069.2018-23, do professor Augusto Neto, de Bom Jesus, relativo à solicitação de avaliação de memorial para o Reconhecimento de Saberes e Competências, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas informou que a aposentadoria do docente está pendente do resultado deste processo. A CPPD Central informou sobre a tramitação do processo no âmbito da comissão. Que o processo foi encaminhado pela CPPD de Bom Jesus e obteve parecer favorável da CPPD Central ao seguimento do processo de RSC para avaliação pela Comissão Especial (Ata da 3ª Reunião Ordinária da CPPD Central, em 05/04/2018; que apesar disto a CPPD de Bom Jesus não encaminhou o processo, solicitando novamente a apreciação da CPPD Central, alguns meses depois; que diante disto, em sua segunda avaliação, a CPPD decidiu, antes de emitir novo parecer, solicitar a avaliação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Inovação quanto ao certificado apresentado pelo Docente como pré-requisito para o RSC-II, bem como solicitar orientação à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas quanto à possibilidade do docente obter o RSC, previsto exclusivamente para a carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, que tem como pressuposto a conclusão de curso superior ou curso complementar que habilite o docente para o magistério no EBTT, cursos estes que não foram realizados pelo professor Augusto Neto, apesar dele alegar, em seu processo, receber Retribuição por Titulação de Especialista (Ata da 9ª Reunião Ordinária da CPPD Central, em 04/10/2018). A CPPD Central informou que não pôde encaminhar o processo para as Pró-Reitorias por

(4)

não ter a CPPD de Bom Jesus digitalizado ou encaminhado cópia física dos documentos a serem avaliados por elas.

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas informou que a CPPD de Bom Jesus encaminhou o processo do docente para ela, onde consta os documentos.

Ficou decidido que a CPPD Central enviará o processo no SUAP à PROGEP, com os devidos memorandos, e que esta se encarregará de prestar as orientações solicitadas bem como encaminhar o certificado do docente para avaliação da PROPEI.

3. Possibilidade da CPPD encaminhar diretamente ao Conselho Superior proposta de alteração dos critérios de pontuação previstos para o RSC II, posto que os mesmos apresentam uma dificuldade muito superior aos do RSC I e III, tornando quase inviável aos docentes do instituto obterem este RSC, especialmente os professores mais antigos. 4. A PROGEP indagou à CPPD Central sobre como serão tramitados os processos da CPPD de Bom Jesus. A CPPD Central relatou, brevemente, o teor de sua deliberação, consignada na Ata da 1ª Reunião Ordinária de 2019, em 07/02/2019, e que resultou nos Memorandos nº 2 e 3/2019 da CCCPPD: que os processos serão tramitados pela CPPD Central, caso seu novo regimento seja aprovado pelo Conselho Superior, concedendo-lhe, então, competência para tal; ou que os processos serão tramitados pela CPPD de Bom Jesus, mediante eleição a ser realizada no mês de fevereiro e início de março, concluindo após o Carnaval, já tendo sido enviada minuta de Edital para o Gabinete da Reitoria com a previsão de eleições para todos os campi em que as Comissões Permanentes de Pessoal Docente não possuem três membros.

5. A PROGEP apontou a necessidade de haver uma última reunião para finalizar as propostas de alteração da Resolução que regulamenta a promoção dos docentes à classe de Professor Titular e encaminha-la ao Conselho Superior juntamente com as alterações da Resolução de RSC. A CPPD Central se manifestou disponível para esta reunião.

6. A PROGEP indagou sobre o andamento da atualização do Manual de Normas e Critérios da Vida Funcional dos Docentes, que já foi objeto de demanda da CGU. A CPPD informou que também para isto depende da aprovação de seu novo regimento pelo Conselho Superior do IFFluminense, garantindo não só a carga horária necessária para desempenhar esta, dentre outras tarefas, como também mecanismos mais eficientes de recomposição da CPPD Central que encontra-se esvaziada e com poucos membros para dar conta de todas as suas atribuições, inclusive representações em outras comissões. Mas que independentemente disto, o Manual está gradativamente sendo atualizado, havendo inclusive reunião extraordinária marcada para tal nesta mesma data, 14/02/2019.

Pontos de pauta aprovados e não deliberados:

Não houve.

Pontos de pauta propostos e não aprovados para a reunião:

Não houve.

Processos encaminhados no SUAP para a CPPD Central que não foram apreciados: Não se aplica.

(5)

Ações e/ou atribuições definidas durante a reunião:

1. A CPPD Central redigirá ata a ser encaminhada à Pró-Reitoria Aline Naked Chalita Falker para revisão e posterior assinatura pelos participantes da reunião.

2. A CPPD Central encaminhará para a PROGEP nova proposta de redação para a Resolução que regulamenta o RSC, contemplando os itens abordados nesta Ata, a qual seguirá, na sequência, para apreciação do Conselho Superior.

3. A CPPD encaminhará aos avaliadores o novo modelo de Parecer e passará a exigir a planilha com a memória dos cálculos realizados.

4. A CPPD notificará os membros das comissões locais quanto aos termos dessa ata e as mudanças no modelo de Parecer, bem como sobre a obrigatoriedade da devolução pelo avaliador da planilha de RSC com a devida memória do cálculo.

5. Será marcada reunião conjunta da PROGEP com a CPPD Central para finalização das propostas de alteração da Resolução de Professor Titular.

Próxima reunião

Data: não foi definida Horário: - Local:

-Pauta (proposição inicial já aprovada):

1. Finalização das propostas de alteração da Resolução de Professor Titular.

Código Verificador: Código de Autenticação:

Documento assinado eletronicamente por:

Amanda Cristina Figueira Bastos de Melo, PROFESSOR ENS BASICO TECN TECNOLOGICO, COORDENACAO DE CURSOS NA AREA DE PETROLEO, em 06/06/2019 13:09:39.

Joao Monteiro Pessoa, PROFESSOR ENS BASICO TECN TECNOLOGICO, COORDENACAO DO CURSO DE MEIO AMBIENTE, em 05/06/2019 16:34:51.

Joelma Vieira de Lima, DIRETOR - CD3 - DGPREIT, DIRETORIA DE GESTAO DE PESSOAS, em 05/06/2019 01:09:47.

Clicia Azeredo Gomes, PROFESSOR ENS BASICO TECN TECNOLOGICO, COORDENAÇÃO DO CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA, em 04/06/2019 19:29:14.

Guilherme Melo Miranda, PROFESSOR ENS BASICO TECN TECNOLOGICO, COORDENAÇÃO DE SEGURANÇA DO TRABALHO, em 04/06/2019 15:59:41.

Aline Naked Chalita Falquer, PRO-REITOR - CD2 - PROGEP, PRO REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS, em 04/06/2019 08:08:03. Luciana Machado da Costa, PROFESSOR ENS BASICO TECN TECNOLOGICO, COORDENACAO DA AREA DE CIENCIAS HUMANAS, em 03/06/2019 14:22:35.

Este documento foi emitido pelo SUAP em 16/02/2019. Para comprovar sua autenticidade, faça a leitura do QRCode ao lado ou acesse https://suap.iff.edu.br/autenticar-documento/ e forneça os dados abaixo:

55490

Referências

Documentos relacionados

Bem e Mal, tais como os demais valores que servem ao discurso moral (o Justo, o Injusto, o Certo, o Errado; como ainda outros valores nem tão religiosos, como o Normal e

É obrigatória a participação de pelo menos 01 (um) STAFF por Grupo Escoteiro participante. O STAFF deverá optar na sua ficha de inscrição, em qual função deseja atuar, sendo

Até mesmo a constância na transmissão da sinalização acaba melhorada pelo uso de sinalização uniforme de trânsito, já que são praticamente eliminados sinais inesperados, que

Enova es la máquina para café espresso y cappuccino que, respetando los principios de calidad y tradición que distinguen a la marca Faema, une la funcionalidad con un estilo moderno

Por sua vez, e tendo em vista a presente dissertação tem como objetivo avaliar o autofinanciamento nas Eleições de 2016, a tabela a seguir demonstra do número

The distribution of larvae in the chosen muscles main- tained an “uniform pattern” in all infected rats; de- creasing averages of larvae per gramme from the diaphragm to the

Recuperação: Sempre que possível recupere o produto com material não inflamável (serragem, palha ou outro material absorvente) e remova o solo contaminado colocando-os em

Ampliar o conceito de número real, respectivas operações e propriedades, assim como os conhecimentos algébricos e geométricos, com ênfase no estudo de funções, razões métricas