• Nenhum resultado encontrado

Vida Empresa. Condições Gerais. CNPJ / Processo SUSEP nº /

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Vida Empresa. Condições Gerais. CNPJ / Processo SUSEP nº /"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Condições Gerais

CNPJ 54.484.753/0001-49

(2)

Vida EmprEsa ... 3 CONdiÇÕEs GErais ... 3 1. DEFINIÇÕES ... 3 2. OBJETIVO DO SEGURO... 5 3. COBERTURAS DO SEGURO ... 5 4. RISCOS EXCLUÍDOS ... 8

5. ÂMBITO GEOGRÁFICO DAS COBERTURAS ... 9

6. ACEITAÇÃO DO SEGURO ... 9 7. PERÍODO DE VIGêNCIA ... 10 8. RENOVAÇÃO DO SEGURO ... 10 9. CAPITAL SEGURADO ... 10 10. ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA ... 10 11. PAGAMENTO DE PRêMIO ... 10

12. SUSPENSÃO DAS COBERTURAS ... 11

13. CANCELAMENTO DO SEGURO ... 11

14. LIQUIDAÇÃO DE SINISTROS ... 11

15. PERDA DO DIREITO À INDENIZAÇÃO... 12

16. FORMAS DE PAGAMENTO DAS INDENIZAÇÕES ... 13

17. BENEFICIÁRIOS... 13 18. OBRIGAÇÕES DO ESTIPULANTE ... 14 19. DISPOSIÇÕES GERAIS ... 14 20. PRESCRIÇÃO ... 14 21. ALTERAÇÃO CONTRATUAL ... 14 22. MATERIAL DE DIVULGAÇÃO ... 14 23. FORO ... 14 OUVidOr ... 15

(3)

Vida EmprEsa CONdiÇÕEs GErais

Este documento designado Condições Gerais para o seguro de Vida em Grupo, estabelece os direitos e as obrigações da seguradora, do Estipulante, dos segurados e dos Beneficiários em relação a este seguro.

A seguradora é uma sociedade especializada na comercialização e administração de seguros de pessoas autorizada a operar pela Superintendência de Seguros Privados – SUSEP.

1. dEFiNiÇÕEs

1.1. acidente pessoal:

O evento com data caracterizada, exclusivo e diretamente externo, súbito, involuntário, violento, e causador de lesão física, que por si só e independente de toda e qualquer outra causa, tenha como consequência direta a morte do Segurado, observando-se que:

1.1.1. incluem-se ainda no conceito de acidente as lesões decorrentes de:

a) o suicídio, ou a sua tentativa, que será equiparado, para fins de Indenização, a Acidente Pessoal, desde que ocorrido após o segundo ano de vigência do contrato:

b) os acidentes decorrentes de ação da temperatura do ambiente ou influência atmosférica, quando a elas o Segurado ficar sujeito, em decorrência de acidente coberto;

c) os acidentes decorrentes de escapamento acidental de gases e vapores; d) os acidentes decorrentes de sequestras e tentativas de sequestras; e

e) os acidentes decorrentes de alterações anatômicas ou funcionais da coluna vertebral, de origem traumática, causadas exclusivamente por fraturas ou luxações, radiologicamente comprovadas. 1.1.2. Excluem-se desse conceito:

a) as doenças, incluídas as profissionais, quaisquer que sejam suas causas, ainda que provocadas, desencadeadas ou agravadas, direta ou indiretamente por acidente, ressalvadas as infecções, estados septicêmicos e embolias, resultantes de ferimento visível causado em decorrência de acidente coberto;

b) as intercorrências ou complicações consequentes da realização de exames, tratamentos clínicos ou cirúrgicos, quando não decorrentes de acidente coberto;

c) as lesões decorrentes, dependentes, predispostas ou facilitadas por esforços repetitivos ou microtraumas cumulativos, ou que tenham relação de causa e efeito com os mesmos, assim como as lesões classificadas como: Lesão por Esforços Repetitivos–LER, Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho–DORT, Lesão por Trauma Continuado ou Continuo–LTC, ou similares que venham a ser aceitas pela classe médico-cientifica, bem como as suas consequências pós-tratamentos, inclusive cirúrgicos, em qualquer tempo; e

d) as situações reconhecidas por instituições oficiais de previdência ou assemelhadas, como “invalidez acidentária”, nas quais o evento causador da lesão não se enquadre integralmente na caracterização de invalidez por Acidente Pessoal, definido neste item.

1.2. apólice:

É o documento emitido pela sociedade Seguradora no qual constam todas as condições do Seguro firmado entre o Estipulante e a Seguradora.

1.3. Beneficiário:

Pessoa física indicada pelo Segurado na Proposta de Adesão designada para receber os valores dos capitais segurados, na hipótese de ocorrência do sinistro.

1.4. Capital segurado:

É a importância contratada a ser paga ao Segurado ou Beneficiário(s), vigente na data do evento e desde que não se trate de Riscos Excluídos.

1.5. Carência:

É o período contínuo de tempo, contado a partir do início de vigência individual, da sua recondução depois de suspensa, ou eventualmente da data de efetivação de aumento de Capital segurado, durante o qual a Seguradora estará isenta de qualquer responsabilidade de pagamento na eventualidade de ocorrência de sinistro.

(4)

1.6. Certificado individual:

É o documento emitido pela Seguradora e entregue ao segurado titular para comprovar a sua inclusão no Seguro. Contém, com base nas informações prestadas na proposta de adesão, os dados cadastrais do segurado, as Coberturas contratadas, os valores dos capitais segurados, a data de início de vigência individual e a forma de pagamento dos prêmios.

1.7. Condições Gerais:

É o conjunto de cláusulas que regem um mesmo plano de seguro, estabelecendo obrigações e direitos, da sociedade Seguradora, do Estipulante, dos Segurados e dos Beneficiários.

1.8. Custeio de seguro:

O custeio do Seguro será Contributário, os segurados pagam o prêmio. 1.9. declaração pessoal de saúde:

É o documento legal e formal, contido na Proposta de Adesão, no qual o proponente fornece as informações pessoais sobre sua saúde, doenças, tratamentos médicos, internações, etc., responsabilizando-se pela veracidade destas, sob as penas previstas no artigo 766 do Código Civil Brasileiro, para avaliação do risco pela Seguradora. 1.10. doenças ou Lesões preexistentes:

São as doenças ou lesões, inclusive as congênitas, contraídas pelo segurado, do seu conhecimento, anteriormente à data de adesão ao seguro.

1.11. doença Terminal:

É a doença grave, para a qual foram esgotados todos os recursos terapêuticos disponíveis, sem perspectiva de recuperação.

1.12. Estipulante:

É o Banco Nossa Caixa S.A. que. mantendo vínculo com o grupo segurável, contrata apólice de seguros, ficando investida dos poderes de representação dos segurados perante a Seguradora

1.13. Evento Coberto:

O acontecimento futuro, possível e incerto, passível de ser indenizado pelas Coberturas contempladas nestas Condições Gerais.

1.14. segurado:

É o proponente efetivamente aceito pela Seguradora e incluído no seguro, responsável pela veracidade das informações fornecidas na Proposta de Adesão.

• segurado Titular: é o segurado Ativo ou aposentado que contrata o seguro e que mantém vínculo com o Estipulante.

• segurado dependente: é o cônjuge/companheiro(a), e os filhos, enteados e menores considerados dependentes do segurado titular, de acordo com os critérios estabelecidos nestas Condições Gerais.

1.15. Grupo segurável:

É a totalidade das pessoas físicas vinculadas ao Estipulante que podem aderir a este Seguro. 1.16. proponente:

É a pessoa física que propõe sua adesão à apólice e que passará à condição de segurado somente após sua aceitação pela Seguradora, com o pagamento do prêmio correspondente.

1.17. indenização:

É o valor que a Seguradora deverá pagar ao segurado ou a seu(s) beneficiário(s) em decorrência de um evento coberto por este Seguro.

1.18. paciente Terminal:

É o portador de doença terminal com expectativa de morte no prazo máximo de 6 (seis) meses da data da comprovação por declaração médica.

1.19. prêmio:

É o valor que o segurado paga à Seguradora para que esta assuma a responsabilidade pelas coberturas contratadas.

1.20. proposta de adesão:

É o documento em que o proponente, pessoa física, expressa sua intenção de aderir ao Seguro, no qual constam seus dados e informações pessoais, manifestando pleno conhecimento de seus direitos e obrigações estabelecidas

(5)

nas Condições Gerais. Deve ser preenchido pelo proponente, assinado e apresentado à Seguradora para análise do risco.

1.21. seguradora:

Empresa devidamente constituída e legalmente autorizada a operar no País, que assume os riscos inerentes às Coberturas deste Seguro, nos termos destas Condições Gerais.

1.22. sinistro:

É a ocorrência de um evento coberto pelas coberturas contratadas por este Seguro, que gera ao segurado ou ao(s) seu(s) beneficiário(s) o direito ao recebimento da indenização correspondente, de acordo com estas Condições Gerais.

2. OBJETiVO dO sEGUrO

2.1. O presente Seguro tem por objetivo garantir o pagamento de uma indenização ao próprio segurado ou a seu(s) beneficiárío(s), no caso de ocorrência de um evento coberto pelas coberturas deste Seguro, respeitado o disposto nestas Condições Gerais, Certificado, e se houver, das Condições Particulares e as disposições legais aplicáveis. 3. COBErTUras dO sEGUrO

Este produto abrange as Coberturas relacionadas abaixo: 3.1. Cobertura Básica

3.1.1. Cobertura de morte

É a garantia do pagamento de uma indenização ao(s) beneficiário(s), no valor correspondente ao Capital Segurado contratado, no caso de morte do segurado por causas naturais ou acidentais, exceto se decorrente de riscos excluídos, durante a vigência do Seguro, respeitado o disposto nestas Condições Gerais e, se houver, as Condições Particulares os Aditivos e as disposições legais aplicáveis.

3.1.2. antecipação da indenização por doença Terminal (dT)

Será antecipado 50% (cinqüenta por cento) do Capital Segurado contratado para Cobertura Básica (Morte), caso o segurado principal venha a apresentar, depois de vencida a carência de 180 (cento e oitenta) dias corridos para esta antecipação, contada a partir da data de contratação do Seguro, diagnóstico de uma doença terminal que indique uma sobrevida de, no máximo, 6 (seis) meses, exceto se a doença for decorrente de riscos excluídos ou em caso de fraude comprovada, durante a vigência do seguro, respeitado o disposto nestas Condições Gerais e as disposições legais aplicáveis.

3.1.2.1. O diagnóstico da doença terminal que indique o período de sobrevida do segurado principal deverá ser efetuado por profissional médico habilitado, e deverá estar acompanhado dos exames médicos realizados, devendo ocorrer, necessariamente, dentro do período de vigência do Seguro. 3.1.2.2. A diferença entre o valor da antecipação e o valor efetivamente contratado para a Garantia Básica (Morte) será paga ao(s) beneficiário(s) quando do falecimento do segurado Titular.

3.2. Cobertura adicional

3.2.1. ipa – invalidez permanente Total ou parcial por acidente

É a garantia do pagamento de uma indenização ao segurado, nas hipóteses e nos graus estabelecidos na tabela, proporcional ao valor do Capital Segurado contratado, caso haja a perda, redução ou impotência funcional definitiva, total ou parcial, de um membro ou órgão, em virtude de lesão física causada por acidente devidamente coberto, quando este ocorrer durante a vigência do seguro, mediante comprovação por laudo médico, e desde que tais lesões sejam insuscetíveis de reabilitação ou recuperação pelos meios terapêuticos disponíveis no momento de sua constatação, exceto se decorrente de riscos excluídos, e respeitados o disposto nestas Condições Gerais e as disposições legais aplicáveis.

(6)

TaBELa dE CÁLCULO da iNdENiZaÇÃO Em CasO dE iNVaLidEZ pErmaNENTE pOr aCidENTE.

disCrimiNaÇÃO % sobre o Capital segurado

iNVaLidEZ pErmaNENTE TOTaL

Perda total da visão de ambos os olhos 100

Perda total do uso de ambos os membros superiores 100 Perda total do uso de ambos os membros inferiores 100

Perda total do uso de ambas as mãos 100

Perda total do uso de um membro superior e de um membro inferior 100 Perda total do uso de uma das mãos e de um dos pés 100

Perda total do uso de ambos os pés 100

Alienação mental total e incurável 100

iNVaLidEZ pErmaNENTE parCiaL (diVErsas)

Perda total da visão de um olho 30

Perda total da visão de um olho, quando o segurado já não tiver a outra vista 70

Surdez total incurável de ambos os ouvidos 40

Surdez total incurável de um dos ouvidos 20

Mudez incurável 50

Fratura não consolidada do maxilar inferior 20

Imobilidade do segmento cervical da coluna vertebral 20 Imobilidade do segmento tóraco-lombo-sacro da coluna vertebral 25 iNVaLidEZ pErmaNENTE dOs mEmBrOs sUpEriOrEs

Perda total do uso de um dos membros superiores 70

Perda total do uso de uma das mãos 60

Fratura não consolidada de um dos úmeros 50

Fratura não consolidada de um dos segmentos rádio-ulnares 30

Anquilose total de um dos ombros 25

Anquilose total de um dos cotovelos 25

Anquilose total de um dos punhos 20

Perda total do uso de um dos polegares, inclusive o metacarpiano 25 Perda total do uso de um dos polegares, exclusive o metacarpiano 18 Perda total do uso da falange distai do polegar 9 Perda total do uso de um dos dedos indicadores 15 Perda total do uso de um dos dedos mínimos ou de um dos dedos médios 12

Perda total do uso de um dos dedos anulares 9

Perda total do uso de qualquer falange, excluídas as do polegar: indenização equivalente a 1/3 do valor do dedo respectivo.

iNVaLidEZ pErmaNENTE dOs mEmBrOs iNFEriOrEs

Perda total do uso de um dos membros inferiores 70

Perda total do uso de um dos pés 50

(7)

disCrimiNaÇÃO % sobre o Capital segurado Fratura não consolidada de um dos segmentos tíbio-peroneiros 25

Fratura não consolidada da rótula 20

Fratura não consolidada de um pé 20

Anquilose total de um dos joelhos 20

Anquilose total de um dos tornozelos 20

Anquilose total de um quadril 20

Perda parcial de um dos pés, isto é, perda de todos os dedos e de uma parte do mesmo pé 25

Amputação do 1º (primeiro) dedo 10

Amputação de qualquer outro dedo 3

Perda total do uso de uma falange do 1º dedo, indenização equivalente a 1/2, e dos demais dedos, o equivalente a 1/3 do respectivo dedo

Encurtamento de um dos membros inferiores

• de 5 (cinco) centímetros ou mais 15

• de 4 (quatro) centímetros 10

• de 3 (três) centímetros 6

• menos de 3 (três) centímetros 0

3.2.1.1. Não ficando inutilizadas por completo as funções do membro ou do órgão lesado, a indenização por perda parcial será calculada pela aplicação do grau de redução funcional apresentado à porcentagem prevista na tabela para sua perda total. Na falta de indicação da porcentagem de redução, e sendo informado apenas o grau dessa redução (máximo, médio ou mínimo), a indenização será calculada, respectivamente, na base das porcentagens de 75% (setenta e cinco por cento), 50% (cinquenta por cento) e 25% (vinte e cinco por cento).

3.2.1.2. Nos casos não especificados na tabela, a indenização por invalidez será estabelecida com base na redução permanente da capacidade física do segurado, independentemente de sua profissão. 3.2.1.3. Quando, de um mesmo acidente, resultar invalidez de mais de um membro ou órgão, a indenização será calculada somando-se as porcentagens respectivas, cujo total não pode exceder a 100% (cem por cento) do Capital Segurado contratado nesta garantia.

3.2.1.4. Havendo duas ou mais lesões em um mesmo membro ou órgão, a soma das porcentagens correspondentes não poderá exceder a porcentagem prevista para a sua perda total.

3.2.1.5. Em caso de perda ou maior redução funcional de um membro ou órgão já defeituoso, antes do acidente, o grau de invalidez preexistente será percentualmente deduzido do grau de invalidez definitiva. 3.2.1.6. A perda de dentes e os danos estéticos não darão direito á indenização por Invalidez Permanente por Acidente.

3.2.1.7. A Invalidez Permanente por Acidente deverá ser comprovada, mediante apresentação à Seguradora de declaração médica para essa finalidade. A seguradora reserva-se o direito de submeter o segurado a exame para comprovação da invalidez e/ou avaliação do nível da incapacidade, sob pena de não pagamento da indenização

3.3. Coberturas suplementares

3.3.1. inclusão automática de Cônjuge.

3.3.1.1. O cônjuge poderá participar das coberturas de Morte e de Invalidez Permanente Total ou Parcial por Acidente, sendo que seu Capital Segurado corresponderá a 50% (cinquenta por cento) do contratado pelo segurado titular.

3.3.1.2. Equipara-se ao cônjuge a(o) companheira(o) do segurado, desde que comprovada a união estável entre ambos, de acordo com a legislação em vigor.

3.3.1.3. O cancelamento desta cobertura se dará com a separação judicial, divórcio, separação de fato ou perda da condição de companheira(o).

(8)

3.3.2. inclusão de Filhos

3.3.2.1. Esta Cobertura garante uma Indenização ao Segurado Titular correspondente a 10% (dez por cento) do Capital Segurado contratado para a Cobertura Básica de Morte do Titular, em caso de falecimento de seu filho durante a Vigência do Seguro, qualquer que tenha sido a causa determinante, observando-se os Riscos Excluídos previstos nestas Condições Gerais.

3.3.2.2. Consideram-se como filhos, para efeito desta cobertura, os filhos e enteados que cumulativamente preencherem as seguintes condições:

a) Serem menores de 21 (vinte e um) anos;

b) Serem dependentes do segurado principal no Imposto de Renda.

3.3.2.3. para os menores de 14 (quatorze) anos, esta cobertura destina-se ao reembolso das despesas com funeral, as quais devem ser comprovadas mediante apresentação de contas originais especificadas que podem ser substituídas, a critério da seguradora, por outros comprovantes satisfatórios, observando-se que:

• incluem-se entre as despesas com funeral as havidas com o traslado; e

• não estão cobertas as despesas com aquisição de terrenos, jazigos ou carneiros. 4. risCOs EXCLUÍdOs

4.1. Estão expressamente excluídos de todas as garantias deste seguro os eventos ocorridos em consequência de:

a) doenças ou lesões preexistentes à contratação do seguro, de conhecimento do segurado e não declaradas no questionário pessoal de saúde, constante na proposta de adesão;

b) uso de material nuclear para quaisquer fins, incluindo explosão nuclear, provocada ou não, bem como a contaminação radioativa ou exposição a radiações nucleares ou ionizantes;

c) atos ou operações de guerra, declarada ou não, guerra química ou bacteriológica, guerra civil, guerrilha, revolução, agitação, motim, revolta, sedição, sublevação ou outras perturbações da ordem pública e delas decorrentes, exceto se resultantes de prestação de serviço militar ou atos de humanidade em auxílio de outrem;

d) atos ilícitos dolosos praticados pelo segurado, pelo beneficiário ou pelo representante legal, de um ou de outro;

e) suicídio ocorrido nos primeiros 2 (dois) anos, contados do início de vigência do seguro, em conformidade com a legislação em vigor.

4.1.1. Exclusão para atos Terroristas

Não está coberto o evento que ocasione a morte do segurado causada direta ou indiretamente por ato terrorista, próprio ou de terceiro, cabendo à seguradora comprovar com documentação hábil, acompanhada de laudo circunstanciado que caracterize a natureza do atentado, independentemente de seu propósito, e desde que este tenha sido devidamente reconhecido como atentatório à ordem pública pela autoridade pública competente.

4.2. além dos riscos mencionados no item 4.1., estão também expressamente excluídos da Cobertura de invalidez permanente Total ou parcial por acidente os acidentes ocorridos em consequência de:

a) doenças (incluídas as profissionais), quaisquer que sejam suas causas, ainda que comprovadas, desencadeadas ou agravadas direta ou indiretamente por acidente, ressalvadas as infecções, estados septicêmicos e embolias resultantes de ferimentos visíveis;

b) intercorrências ou complicações consequentes da realização de exames, tratamentos clínicos ou cirúrgicos, quando não decorrentes de acidentes cobertos;

c) lesões decorrentes, dependentes, predispostas ou facilitadas por esforços repetitivos ou microtraumas cumulativos, ou que tenham relação de causa e efeito com os mesmos, assim como as lesões classificadas como: Lesão por Esforços repetitivos–LEr, doenças Osteomusculares relacionadas ao Trabalho–dOrT, Lesão por Trauma Continuado ou Contínuo–LTC, ou similares que venham a ser aceitas pela classe médico-científica, bem como as suas consequências pós-tratamentos, inclusive cirúrgicos, em qualquer tempo;

d) situações reconhecidas por instituições oficiais de previdência ou assemelhadas, como “invalidez acidentária”, nas quais o evento causador da lesão não se enquadre integralmente na caracterização de invalidez por acidente pessoal;

(9)

e) quaisquer alterações mentais direta ou indiretamente consequentes do uso de álcool, de drogas, de entorpecentes ou de substâncias tóxicas;

f) furacões, ciclones, terremotos, maremotos, erupções vulcânicas, enchentes e outras convulsões da natureza;

g) ato reconhecidamente perigoso, que não seja motivado por necessidade justificada, exceto se a invalidez permanente Total ou parcial por acidente provier da utilização de meio de transporte mais arriscado, da prestação de serviço militar, da prática de esporte, ou de atos de humanidade em auxílio de outrem;

h) ato doloso do segurado, do beneficiário, ou de representante de um ou de outro; i) qualquer tipo de hérnia e suas consequências;

j) parto, aborto e suas consequências;

k) perturbações e intoxicações alimentares de qualquer espécie, bem como as intoxicações decorrentes de ação de produtos químicos, drogas ou medicamentos, salvo quando prescritos por médico, em decorrência de acidente coberto;

i) choque anafilático e suas consequências;

m) acidentes, bem como suas consequências, ocorridos antes da inclusão do segurado no presente seguro;

n) condução de veículo automotor sem habilitação ou com habilitação vencida e não renovada, a qualquer título;

o) moléstias ou doenças de natureza, causa ou origem crônica decorrentes da inalação de gases e vapores.

5. ÂmBiTO GEOGrÁFiCO das COBErTUras

As coberturas do Seguro previstas nestas condições aplicam-se para eventos cobertos ocorridos em qualquer parte do globo terrestre

6. aCEiTaÇÃO dO sEGUrO

6.1. Poderão ser incluídos no seguro os proponentes mediante assinatura e o preenchimento completo da Proposta de Adesão e a entrega dos documentos que a Seguradora julgar necessários para análise dos riscos seguráveis. 6.2. O limite de idade para as novas adesões deste Seguro é de 65 anos.

6.3. A inclusão dos proponentes é feita mediante a Proposta de Adesão.

6.3.1. O proponente deverá preencher todos os campos da Proposta de Adesão e assiná-la.

Os proponentes com idade superior a 14 (quatorze) anos e inferior a 16 (dezesseis) anos deverão ser representados pelos pais ou responsáveis, ou, assistidos por eles se mais de 16 (dezesseis) anos e menos de 18 (dezoito) anos, na forma da legislação vigente.

6.3.2. Para a aceitação dos proponentes no Seguro, a Seguradora poderá eventualmente exigir o fornecimento de declaração pessoal de saúde, relatório médico, exames específicos, resultados de exames complementares, declarações complementares e outras informações que julgar necessárias.

6.3.3. As perícias médicas realizadas por médico indicado pela Seguradora serão custeadas pela própria Seguradora.

6.3.4. O Seguro será automaticamente aceito, caso a Seguradora não manifeste a recusa da Proposta de Adesão por escrito ao proponente, por intermédio do Estipulante, no prazo de 15 (quinze) dias, devidamente justificada.

6.3.4.1. Este prazo será suspenso quando a Seguradora solicitar, uma única vez, a apresentação de documentos complementares para análise do risco, tais como as provas de saúde previstas no item 6.3.2. destas Condições Gerais, voltando a correr a partir da data em que se der a entrega da documentação. 6.3.5. Caso a Proposta de Adesão seja recusada pela Seguradora, o valor do prêmio eventualmente pago será

restituído integralmente, no prazo máximo de 10 (dez) dias corridos.

6.3.6. A análise e aceitação do risco individual basear-se-á em critérios técnicos adotados pela Seguradora, que reserva a si o direito de aceitar ou não a Proposta de Adesão apresentada.

6.3.7. O efetivo recebimento do valor do prêmio pela Seguradora não implica a aceitação da proposta, devendo-se obdevendo-servar o disposto no item 6.3.4 destas Condições Gerais.

(10)

7. pErÍOdO dE ViGêNCia

7.1. O início de vigência individual será às 24 (vinte e quatro) horas da data de recepção da Proposta de Adesão pela Seguradora, desde que o seguro seja aceito observando-se o que rege o item 6 destas Condições Gerais. 7.2. A vigência da Cobertura do seguro será de um ano.

7.3. A vigência individual não poderá ultrapassar a vigência da respectiva Apólice Coletiva. No caso de não renovação da Apólice, as condições contratuais deverão ter sua vigência estendida, pelo Estipulante e pela Seguradora, até a extinção de todos os riscos cobertos relativos aos prêmios já pagos.

7.4. Caso o cônjuge seja incluído no seguro após o inicio de vigência da cobertura individual do respectivo Segurado Titular, o seu seguro terá vigência às 24 (vinte e quatro) horas do dia do pagamento da primeira parcela do prêmio relativa às coberturas contratadas.

7.5. A Seguradora emitirá o Certificado Individual do Segurado, se aceita a inclusão no seguro. 8. rENOVaÇÃO dO sEGUrO

8.1. A renovação da apólice será feita automaticamente no primeiro prazo de vigência, salvo se a seguradora, o Estipulante ou segurado, mediante aviso prévio de 60 (sessenta) dias da data de renovação, comunicar por escrito o desinteresse pela continuidade.

8.2. A renovação do seguro para os demais Períodos de Vigência não se dará de forma automática, devendo ser expressa entre as partes.

8.3. Caso haja, na renovação, alteração na apólice que implique em ônus ou dever ao Segurado, deverá haver anuência prévia e expressa de pelo menos 3/4 (três quartos) do Grupo Segurado.

8.4. Em cada uma das renovações do seguro será enviado novo Certificado Individual aos Segurados.

8.5. A renovação que não implicar em alteração da apólice com ônus ou deveres adicionais para os segurados ou a redução de seus direitos poderá ser feita pelo Estipulante.

9. CapiTaL sEGUradO

9.1. Capital Segurado será o valor estabelecido na Proposta de Adesão e firmado no Certificado Individual do seguro. 9.2. Para os Segurados aposentados ou com idade superior a 65 (sessenta e cinco) anos, não será permitido o

aumento espontâneo dos respectivos Capitais Segurados. Neste caso os Capitais Segurados serão atualizados anualmente pelo IGPM/FGV (Índice Geral de Preços ao Mercado, Fundação Getúlio Vargas) ou qualquer outro índice que por disposição legal venha a substituí-lo.

9.3. Considera-se como data do evento para efeito de determinação do Capital Segurado, quando da liquidação de sinistro:

• Garantia Básica (Morte): a data do falecimento.

• Garantia de Invalidez Permanente Total ou Parcial por Acidente: a data do acidente. • Garantia de Doença Terminal: a data do respectivo diagnóstico.

10. aTUaLiZaÇÃO mONETÁria

10.1. Os Capitais Segurados e os prêmios correspondentes serão atualizados monetariamente, em cada aniversário da apólice, com base na variação do IGPM/FGV (Índice Geral de Preços ao Mercado, Fundação Getúlio Vargas) acumulado nos 12 (doze) últimos meses, apurado com 2 (dois) meses de antecedência.

10.2. Em caso de alteração, extinção ou proibição pela autoridade competente do uso do IGPM/FGV, a atualização monetária terá por base o IPCA/IBGE (Índice de Preços ao Consumidor Amplo da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

11. paGamENTO dE prêmiO

11.1. Os prêmios serão sempre pagos com periodicidade mensal e nas datas indicadas pelo segurado em sua Proposta de Adesão.

11.2. Caso a data limite para pagamento coincida com fim de semana ou feriado bancário, o Seguro será pago no primeiro dia útil subsequente, sem acréscimo de valor.

11.3. Os prêmios em atraso serão cobrados de uma só vez, atualizados pelo IGPM/FGV (Índice Geral de Preços ao Mercado, Fundação Getúlio Vargas) e acrescidos de juros de 6% (seis por cento) ao ano, calculados na base “pro-rata dia”, bem como de multa de 2% (dois por cento), aplicada de uma só vez.

11.4. Servirão de comprovante de pagamento de prêmio o débito efetuado em conta bancária.

11.5. Os prêmios de Seguro também poderão ser reavaliados anualmente junto ao Estipulante, por ocasião da renovação da apólice, baseada na experiência estatística dos eventos de que trata as Coberturas deste Seguro.

(11)

11.6. O segurado deverá continuar pagando o valor integral do prêmio, no caso de pagamento da indenização pela cobertura de Doença Terminal, para manter-se coberto nas coberturas contratadas.

12. sUspENsÃO das COBErTUras

12.1. Não haverá suspensão das coberturas do Seguro, antes do cancelamento do certificado individual, por falta de pagamento de 2 (duas) parcelas.

12.2. Não haverá reativação do certificado cancelado Havendo interesse do segurado, deverá ser contratado um novo Seguro com atendimento a todos os pré-requisitos da aceitação do Seguro, conforme disposto no item 6 destas Condições Gerais, sem nenhum vínculo com o Seguro anteriormente cancelado.

13. CaNCELamENTO dO sEGUrO

13.1. Sem prejuízo de outras penalidades cabíveis, o Seguro estará cancelado, independente de notificação e/ou interpelação judicial, sem que caiba indenização à parte infratora, preservados os direitos dos segurados, nas seguintes situações:

a) com a solicitação expressa do segurado nesse sentido, 30 (trinta) dias antes do vencimento do prêmio; b) declarações inexatas ou omissão de circunstâncias de seu conhecimento que poderiam ter influído na

aceitação da proposta ou no cálculo do prêmio, perdendo o direito às Coberturas, além de ficar obrigado ao prêmio vencido, conforme estabelece o art. 766, parágrafo único do Código Civil Brasileiro;

c) ocorrência de infrações ou fraudes praticadas pelo segurado e/ou seu(s) beneficiário(s), com o propósito de obter vantagem ilícita do Seguro; e

d) com a morte do segurado titular.

13.2. a falta de pagamento de 2 (duas) parcelas consecutivas acarretará o cancelamento automático do seguro.

O cancelamento se dará no primeiro dia subsequente da parcela em aberto, após a segunda parcela em atraso, sendo que o seguro é automaticamente cancelado, à partir do término da vigência do último prêmio pago.

13.3. O pagamento pelo Segurado de qualquer valor à Seguradora após a data do cancelamento não implica reativação do Segurado nem gera qualquer efeito, ficando a disposição do ex-segurado a importância paga.

14. LiQUidaÇÃO dE siNisTrOs

14.1. Em caso de sinistro coberto por este seguro, o(s) beneficiário(s) deverá(ão) comunicar o sinistro à Seguradora e provar satisfatoriamente sua ocorrência, através da entrega dos documentos listados no item 14.7.

14.2. A partir da entrega de toda documentação exigida, a Seguradora terá o prazo de até 30 (trinta) dias para liquidação do sinistro.

14.3. O valor a ser indenizado ao(s) beneficiário(s) será igual ao valor do Capital Segurado, vigente na data do evento. 14.4. Após o prazo estipulado no item 14.2. a indenização será:

a) atualizada monetariamente. a partir da data da ocorrência do evento até a data do efetivo pagamento, pelo IGPM/FGV (Índice Geral de Preços ao Mercado, Fundação Getúlio Vargas), calculada na base “pro-rata tempore”; e

b) acrescida de juros moratórios de 6% (seis por cento) ao ano, a partir do último dia previsto para a liquidação do sinistro, calculada na base “pro-rata-tempore”.

14.5. É facultado à Seguradora, em caso de dúvida justificável, a adoção de medidas que visem à plena elucidação do sinistro, podendo, inclusive, solicitar documentos que julgar necessários à apuração do sinistro. Neste caso, a contagem do prazo para liquidação do sinistro será suspensa e voltando a correr a partir do dia útil subsequente a data em que ocorrer a entrega da documentação solicitada. Obriga(m)-se o(s) beneficiário(s) a colaborar com a regulação do sinistro, acompanhando seus atos, autorizando outros e auxiliando no que se fizer necessário à plena elucidação dos fatos.

14.6. Não serão aceitos como médico assistente, para fins deste Seguro, o próprio segurado, seu cônjuge, seus dependentes, parentes consanguíneos ou afins, mesmo que habilitados a exercer a prática da medicina. 14.7. Os documentos básicos, necessários para a liquidação de sinistros, que deverão ser encaminhados à

seguradora, são os seguintes: 14.7.1. sinistro de morte:

• documentos do segurado principal:

(12)

b) Relatório preenchido pelo médico que assistiu ao segurado durante sua doença com firma reconhecida.

c) cópia autenticada da Certidão de Óbito; d) cópia autenticada do RG e CPF;

e) cópia autenticada da Certidão de Nascimento do Segurado (se solteiro); f) cópia autenticada da Certidão de Casamento, atualizada pós-óbito; g) cópia autenticada do Boletim de Ocorrência Policial (se houver); e h) declaração de herdeiros (quando não houver Beneficiário indicado).

• documentos do segurado principal para a antecipação da indenização por doença Terminal: a) formulário “Aviso de Sinistro” preenchido e assinado pelo Segurado;

b) parecer médico preenchido e assinado pelo médico que assistiu o Segurado, com firma reconhecida:

c) cópia autenticada do RG e CPF;

d) laudo médico emitido por médico devidamente habilitado, especialista na patologia caracterizada, que comprove a doença em fase terminal do Segurado e ateste tempo esperado de sobrevivência de no máximo de 6 (seis) meses; e

e) diagnóstico conclusivo acompanhado do histórico da patologia e exames pertinentes que respaldem o laudo médico apresentado, originado de estudos clínicos, radiológicos, histológicos ou laboratoriais.

• documentos dos Beneficiários: a) cópia autenticada do RG e CPF; b) comprovante de endereço;

c) cópia autenticada da Certidão de Nascimento do Beneficiário ou de casamento, atualizada pós-óbito (se casado);

d) comprovante de convivência marital, caso de Beneficiário(a) companheiro(a) do Segurado Principal; e

e) cópia autenticada da Certidão de Óbito (em caso de Beneficiário(s) falecido(s)). • documentos do Cônjuge

a) formulário “Aviso de Sinistro”, preenchido e assinado elo Beneficiário;

b) Relatório preenchido pelo médico que assistiu ao segurado durante sua doença com firma reconhecida;

c) cópia autenticada da Certidão de Óbito;

d) cópia autenticada do RG e CPF do cônjuge e Segurado Principal;

e) cópia autenticada da Certidão de Casamento (atualizada), ou dos documentos que comprovem a condição de companheira(o); e

f) cópia autenticada do Boletim de Ocorrência Policial (se for o caso). 14.7.2. sinistro de invalidez permanente Total ou parcial por acidente do segurado.

a) formulário “Aviso de Sinistro” preenchido e assinado pelo Segurado e/ou cônjuge;

b) Relatório preenchido pelo médico que assistiu ao segurado durante sua doença com firma reconhecida;

c) cópia autenticada do RG e CPF;

d) cópia autenticada do Boletim de Ocorrência Policial (se houver); e) cópia autenticada da Certidão de Casamento atualizada, se casado, f) CAT–Comunicação de Acidente de Trabalho (INSS) (se houver);

g) cópia autenticada da Carteira de Habilitação (no caso de acidente de trânsito, sendo o Segurado e/ou o cônjuge o motorista na ocasião do acidente);

h) exames realizados na data do acidente e atuais (original ou cópia autenticada); e

i) brevê de piloto em caso de acidente aeronáutico estando o Segurado pilotando a aeronave. 15. pErda dO dirEiTO À iNdENiZaÇÃO

(13)

15.2. Se o Segurado, seu representante legal, ou seu corretor de seguros fizer declarações inexatas ou omitir circunstâncias que possam influir na aceitação da Proposta de Contratação ou no valor do prêmio, ficará prejudicado o direito à indenização, além de estar o segurado obrigado ao pagamento do prêmio vencido. 15.2.1. Se a inexatidão ou a omissão nas declarações não resultar de má-fé do segurado, a sociedade seguradora

poderá:

a) na hipótese de não ocorrência do sinistro, cancelar o seguro, retendo, do prêmio originalmente pactuado, a parcela proporcional ao tempo decorrido ou, mediante acordo entre as partes, permitir a continuidade do seguro, cobrando a diferença de prêmio cabível ou restringindo a cobertura contratada; b) na hipótese de ocorrência de sinistro com pagamento parcial do capital segurado, cancelar o seguro,

após o pagamento da indenização, retendo, o prêmio originalmente pactuado, acrescido da diferença cabível, a parcela calculada proporcionalmente ao tempo decorrido ou, mediante acordo entre as partes, permitir a continuidade do seguro, cobrando a diferença de prêmio cabível ou deduzindo-a do valor a ser pago ao segurado ou ao beneficiário ou restringindo a cobertura contratada para riscos futuros; c) na hipótese de ocorrência de sinistro com pagamento integral do capital segurado, cancelar o seguro,

após o pagamento da indenização, deduzindo, do valor a ser indenizado, a diferença de prêmio cabível.

15.3. O segurado é obrigado a comunicar à Seguradora, logo que saiba, qualquer fato suscetível de agravar o risco coberto, sob pena de perder o direito à cobertura, se ficar comprovado que silenciou de má-fé.

15.3.1. A seguradora desde que faça nos 15 (quinze) dias seguintes ao recebimento do aviso de agravação do risco, poderá dar-lhe ciência, por escrito, através do Estipulante, de sua decisão de cancelar o seguro ou, mediante acordo entre as partes, restringir a cobertura contratada ou cobrar a diferença de prêmio cabível.

16. FOrmas dE paGamENTO das iNdENiZaÇÕEs

16.1. A indenização será paga ao segurado ou ao(s) beneficiário(s) sob a forma de pagamento único. 17. BENEFiCiÁriOs

17.1. Os beneficiários do seguro para as Coberturas Contratadas serão aqueles designados na Proposta de Adesão. 17.1.1. O segurado poderá livremente e a qualquer tempo indicar ou alterar os seus beneficiários, mediante

aviso por escrito à Seguradora.

17.1.2. Será considerada, em caso de sinistro, a última alteração de beneficiários recebida pela Seguradora, antes da ocorrência do sinistro.

17.2. Na falta de indicação de beneficiário, aplicar-se-á, para efeito de pagamento da indenização, o disposto no art. 792 do Código Civil Brasileiro.

“art. 792 – Na falta de indicação de pessoa ou beneficiário ou se, por qualquer motivo, não prevalecer a que for feita, o Capital segurado será pago por metade ao cônjuge, não separado judicialmente, e o restante aos herdeiros do segurado, obedecida a ordem da vocação hereditária.

§ Único – Na falta das pessoas indicadas neste artigo, serão beneficiários os que provarem que a morte do segurado os privou dos meios necessários à subsistência.”

17.3. Para fins deste dispositivo, a(o) companheira(o) será equiparada(o) à(o) esposa(o), nos casos admitidos pela lei, conforme o artigo 793 do Código Civil Brasileiro que dispõe:

“É valida a instituição do companheiro como beneficiário, se ao tempo do contrato o segurado era separado judicialmente, ou já se encontrava separado de fato.”

17.4. Para efeito de pagamento da indenização, está legalmente inibido de figurar como beneficiário aquele(a) com quem o(a) segurado(a) mantenha relacionamento extra conjugal, se um ou ambos forem casados, salvo se a pessoa casada se achar separada de fato ou judicialmente.

17.5. Caso o segurado não dê ciência à Seguradora da substituição de seu(s) beneficiário(s), na forma prevista no item 17.1.1. a Seguradora desobrigar-se-a pagando a indenização ao beneficiário conhecido.

17.6. No caso das Coberturas de Invalidez Permanente por Acidente , previstas nestas Condições Gerais, bem como no caso de morte do cônjuge do segurado e do(s) Filho(s) quando contratada a inclusão de cônjuge e Filhos, prevista nestas Condições Gerais, o beneficiário será sempre o próprio segurado.

17.7. Na hipótese de morte simultânea do segurado Principal e de seu cônjuge, o que caracteriza a morte na condição de comoriência, a indenização deverá ser pago aos respectivos beneficiários indicados ou, na ausência destes, aos herdeiros legais dos Segurados.

(14)

18. OBriGaÇÕEs dO EsTipULaNTE

18.1. Sem prejuízo das demais obrigações previstas nestas Condições Gerais e, se houver, nas Condições Particulares, constituem, ainda, obrigações do Estipulante:

i – fornecer à Seguradora todas as informações necessárias para a análise e aceitação do risco, previamente estabelecidas por aquela, incluindo dados cadastrais;

ii – manter a Seguradora informada a respeito dos dados cadastrais dos segurados, alterações na natureza do risco coberto, bem como quaisquer eventos que possam, no futuro, resultar em sinistro, de acordo com o definido contratualmente;

iii – fornecer ao segurado, sempre que solicitado, quaisquer informações relativas ao contrato de Seguro; iV – repassar aos segurados todas as comunicações ou avisos inerentes à apólice, quando for diretamente

responsável pela sua administração;

V – discriminar a razão social e, se for o caso, o nome fantasia da Seguradora responsável pelo risco, nos documentos e comunicações referentes ao Seguro, emitidos para o segurado;

Vi – comunicar, de imediato, à Seguradora, a ocorrência de qualquer sinistro, ou expectativa de sinistro, referente ao grupo que representa, assim que deles tiver conhecimento, quando esta comunicação estiver sob sua responsabilidade;

Vii – dar ciência aos segurados dos procedimentos e prazos estipulados para a liquidação de sinistros; Viii – comunicar, de imediato, à SUSEP, quaisquer procedimentos que considerar irregulares quanto ao Seguro

contratado;

iX – fornecer à SUSEP quaisquer informações solicitadas, dentro do prazo por ela estabelecido; e

X – informar a razão social e, se for o caso, o nome fantasia da Seguradora, em qualquer material de promoção ou propaganda do Seguro, em caractere tipográfico maior ou igual ao do Estipulante.

19. dispOsiÇÕEs GErais

19.1. Tendo em vista o regime financeiro em que o plano é estruturado (Repartição Simples), não está prevista a devolução ou resgate de Prêmios ao Segurado, exceto no caso de suicídio nos primeiros 2 (dois) anos da vigência inicial do contrato, que haverá a devolução dos Prêmios puros pagos.

19.2. O Registro deste Plano na SUSEP não implica, por parte da Autarquia, incentivo ou recomendação a sua comercialização.

19.3. O Segurado poderá consultar a situação cadastral de seu corretor de seguros, no site www.susep.gov.br por meio do número de seu registro na SUSEP, nome completo, CNPJ ou CPF.

19.4. Este seguro é por prazo determinado tendo a Seguradora a faculdade de não renovar a apólice na data de vencimento, sem devolução dos prêmios pagos nos termos da Apólice, desde que comunique seu desinteresse com 60 (sessenta) dias de antecedência ao término de vigência.

20. prEsCriÇÃO

20.1. O direito do segurado e do(s) beneficiário(s) em pleitear indenização junto à Seguradora prescreve nos prazos estabelecidos nos termos do Código Civil.

21. aLTEraÇÃO CONTraTUaL

21.1. Qualquer modificação em apólice vigente, que traga ônus ao segurado, ou redução de seus direitos, dependerá da anuência prévia e expressa de 3/4 dos segurados, salvo no caso especificado no item 9 que possui o intuito de manter o equilíbrio técnico da apólice.

22. maTEriaL dE diVULGaÇÃO

22.1. A propaganda e a promoção do Seguro somente podem ser feitas com autorização expressa e supervisão da Seguradora, respeitadas as condições Gerais e as normas de Seguro, ficando a Seguradora responsável pela fidedignidade das informações contidas nas divulgações feitas.

23. FOrO

23.1. As questões judiciais entre o segurado ou beneficiário e seguradora, serão processadas no foro de domicílio do segurado ou beneficiário, conforme o caso.

23.1.1. No caso de inexistência de relação de hipossuficiência entre as partes, será válida a eleição de foro diverso do previsto no caput deste item.

(15)

OUVidOr

Atuar, na relação contratual com a Seguradora, de forma isenta e independente, com caráter mediador, pedagógico e estratégico, na defesa dos direitos dos consumidores e atuar como canal de comunicação entre a seguradora e os consumidores de seus produtos e serviços, esclarecendo, prevenindo e solucionando conflitos.

O Ouvidor recepciona as manifestações dos consumidores que não foram solucionadas em primeira instância, por outros canais de atendimento e de apoio ao consumidor.

CaNais dE aCEssO

Ouvidoria: 0800 775 1079 ou pelo site www.mapfre.com.br Ouvidoria para deficientes auditivos ou de fala: 0800 962 7373 Horário de atendimento: das 8h às 18h, de 2ª a 6ª feira, exceto feriados.

A atuação ética é um dos princípios institucionais do GRUPO BB E MAPFRE. Para garantir ainda mais a segurança e tranquilidade aos clientes, a MAPFRE Seguros divulga o serviço de DISQUE DENÚNCIA, um importante

meio de prevenção e redução de fraudes.

Um canal aberto para você fazer denúncias sobre quaisquer práticas suspeitas de fraudes relacionadas ao seu Seguro, com sua identidade

mantida em total sigilo.

Pela coragem e respeito por você, busca-se constantemente a transparência nos processos e produtos.

Referências

Documentos relacionados

Garante ao Segurado o pagamento, parcial ou total, de até 100% do capital segurado contratado nas hipóteses e nos graus estabelecidos na anexa Tabela para Cálculo de Pagamento

Esta Cobertura, desde que contratada, garante ao Segurado uma indenização, nas hipóteses e nos graus estabelecidos na Tabela para Cálculo da Indenização em caso

Desde que contratada, garante ao segurado uma indenização, nas hipóteses e nos graus estabelecidos na tabela seguinte, pro- porcional ao valor do capital segurado contratado para

Desde que contratada e o prêmio pago, a presente cláusula tem por objetivo garantir ao segurado um capital segurado contratado, nas hipóteses e nos graus estabelecidos na tabela

Devido à complexidade que é a pseudartrose congênita da tíbia, que, além da pseudartrose apresenta problemas de difícil solução, como deformidades tanto no nível da perna como

Os serviços que envolvem as atividades de risco descritas abaixo, somente poderão ser executados com a autorizada da área de Segurança do Trabalho, através da emissão da PTR

Desde que contratada, garante ao próprio Segurado o pagamento de uma indenização, nas hipóteses e graus estabelecidos na Tabela para o Cálculo de Indenização (item

Garante ao Segurado uma indenização proporcional ao valor do capital segurado contratado para esta cobertura, caso haja a perda, redução ou impotência funcional definitiva, total