• Nenhum resultado encontrado

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA AS FAMÍLIAS. Educação Infantil e 1 ano do Ensino Fundamental I

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ORIENTAÇÕES GERAIS PARA AS FAMÍLIAS. Educação Infantil e 1 ano do Ensino Fundamental I"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

2015

Educação Infantil e 1° ano do Ensino Fundamental I

P A R A A S F A M Í L I A S

(2)

Prezados Pais / Responsáveis,

Este material contém informações importantes a respeito do funcionamento da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Ápice. Esperamos que nosso relacionamento seja intenso e produtivo, a fim de que possamos oferecer as melhores condições para o pleno desenvolvimento das nossas crianças. Estaremos sempre à disposição para esclarecer dúvidas, orientá-los e atuar em parceria. Deseja-mos um bom ano a todos!

A EQUIPE PEDAGÓGICA

• Alessandra Regina Castilho de Souza – Coordenadora Pedagógica.

• Aline Luz Mesquita – Auxiliar de Coordenação.

• Débora Rodrigues Gualberto – Assistente de Financeiro.

HORÁRIOS

A pontualidade com relação aos horários de entrada e de saída é essencial, pois facilita a organização do espaço e cria um ambiente de maior segurança para a criança.

Educação Infantil

Manhã

Tarde

Entrada 8h 13h

Saída 12h 17h

1° ano

Manhã

Tarde

Entrada 7h30min 13h

Saída 12h 17h30min

ENTRADA E SAÍDA

Os pais ou responsáveis levam a criança até o portão principal do Colégio no horário da entrada e a retiram, no mesmo local, na hora da saída. As crianças que utilizam o serviço de transporte escolar são conduzidas pelos inspetores de alunos e porteiros. Caso os pais, excep-cionalmente, desejem retirar alunos que habitualmente utilizam o transporte, solicitamos que avisem a professora de classe via agenda com antecedência.

Devemos incentivar os alunos a entrar sozinhos no Colégio, trazendo os mesmos andando até o portão. Tal atitude transmite segurança e já estimula uma autonomia futura.

CONTROLE DE SAÍDA

As dicas de saída enviadas por agenda e publicadas no site são muito importantes para organização e segurança dos alunos. Na hora da saída, os responsáveis devem aguardar as crianças próximos ao portão após serem anunciados no microfone. Os alunos só podem sair com as pessoas autorizadas pelos pais e conhecidas pelos porteiros do Colégio. O aluno que, por necessidade, precisar sair antes do horário normal ou aquele que eventualmente for embora junto com algum colega, deverá trazer uma autorização do responsável por escrito na agenda. Quando uma pessoa desconhecida de nossa parte vier buscar a criança, solicitamos que também seja enviada uma autorização por escrito na agenda, contendo número de RG, características pessoais e, se possível, vestimenta do mesmo para o reconhecimento por parte do Colégio. Ressaltamos a importância do preenchimento adequado do Cadastro do Aluno enviado no início do ano letivo, pois este documento baseará nosso controle frente ao fluxo dos alunos, bem como fornecerá informações importantes sobre cada discente.

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA AS FAMÍLIAS

(3)

Temos um comunicado padrão específico preenchido pelas professoras e entregue na portaria da escola, o qual engloba todas as infor-mações necessárias a respeito de saídas de alunos com pessoas autorizadas via agenda, a fim de melhor controlar o fluxo de crianças e prezar pela segurança das mesmas.

Importante: Os pais que necessitarem deixar o aluno na escola com antecedência maior do que quinze minutos do horário de entrada, deverão procurar pela coordenação para orientações específicas. O mesmo deve proceder em caso de necessitarem buscar a criança após quinze minutos do horário de saída.

FALTAS

No caso de faltas, a professora enviará as atividades perdidas no dia seguinte. Se o aluno faltar mais de um dia, solicitamos aos pais que entrem em contato com a Coordenação a fim de receber as devidas orientações.

Temos um comunicado padrão específico utilizado para especificar os conteúdos e as atividades ministradas na ausência do aluno, a fim de que sejam revisadas e realizadas em casa sob a supervisão familiar.

• 1º ano do Ensino Fundamental

Para faltas em dia de avaliação (atividades de sondagem), solicitamos que procedam de acordo com as orientações especificadas no item avaliação.

COMUNICAÇÃO FAMÍLIA X ESCOLA

A comunicação sobre eventos e demais atividades do Colégio será realizada por meio de circulares encaminhadas via agenda, através do nosso site (www.colegioapice.com.br) ou ainda via e-mail. Ressaltamos que todos os eventos estão especificados no Calendário Anual do aluno, também devidamente fixado na agenda escolar.

A comunicação entre pais e professores, regulares e específicos, deve ser feita via agenda ou por agendamento de reunião individual, marcada com antecedência pela coordenação e professora. Os atendimentos serão agendados sempre nos horários das aulas extras da turma. Temos um comunicado padrão específico preenchido pelos professores com a data e horário de atendimentos familiares, a fim de formalizar os agendamentos.

Os docentes não estão autorizados a atender os pais nos horários de entrada e de saída dos alunos, pois nesses momentos estarão recepcionando e aconchegando as crianças.

REUNIÕES DE PAIS E MESTRES

As datas das reuniões seguem especificadas no Calendário Anual do aluno. As mesmas serão bimestrais, coletivas e no período noturno (às 18 horas para os pais dos alunos do período da manhã e às 19h30min para os pais dos alunos do período da tarde). Neste encontro haverá a entrega de atividades, portfólio e relatório de desenvolvimento bimestral, além de consistir numa oportunidade para conversar e receber orientações dos professores. Solicitamos, por gentileza, que não tragam os alunos nas reuniões e busquem ser pontuais. Contamos com a participação de todos!

LANCHES

Os alunos da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental têm um horário específico para lanchar. Lembramos que o lanche é fornecido diariamente pelo Colégio, sendo privilegiados sucos, leite, pães, bolachas e bolos, buscando um cardápio próprio para uma alimen-tação saudável. Este, por sua vez, será encaminhado via agenda no início de cada mês. A substituição de algum item do lanche só acontecerá para alunos com restrições alimentares.

TROCAS DE ROUPA

Todos os pertences da criança devem vir identificados com o nome completo e a série, a fim de que, em caso de alguma troca ou perda, a localização do item fique mais fácil e rápida. Pedimos que os alunos pertencentes às classes do Mini maternal, Maternal I e Maternal II, tragam na mochila uma troca de roupa do uniforme e um calçado todos os dias, para qualquer eventualidade. Lembrando que é importante estar sempre observando o clima e a estação do ano do período em questão.

(4)

MATERIAL ESCOLAR

• Educação Infantil

Todo o material escolar é fornecido pelo Colégio e reposto quando necessário. Os materiais de higiene pessoal deverão permanecer na mochila do aluno, sendo substituídos pelas famílias conforme necessidade.

• 1º ano do Ensino Fundamental

Todo material escolar deve ser identificado com o nome completo e a série do aluno. Solicitamos que os materiais de uso diário sejam repostos sempre que necessário, pois o cuidado e organização dos materiais escolares é de responsabilidade do discente. Lembramos que o Colégio não se responsabiliza por objetos que não façam parte do material pedagógico, tais como brinquedos, jogos eletrônicos, celulares, cards, ipods e outros similares.

UNIFORMES

O uso diário do uniforme é obrigatório. Solicitamos que todas as peças sejam identificadas com nome completo e série. É obrigatório o uso do tênis de solado preferencialmente não preto (menos escorregadio) ou sandálias bem presas ao pé para que o aluno possa desenvolver as atividades diárias com conforto e segurança. Não é permitido o uso de tamancos, chinelos, botas, papetes ou crocs. Nos dias de temperaturas mais baixas, o agasalho deverá também ser do uniforme. Qualquer peça de roupa que não seja pertencente ao uniforme padrão, deverá ser colocada por baixo do mesmo.

Solicitamos que as crianças não venham à escola portando joias e outros objetos de valor (relógios, pulseiras, brincos, entre outros).

LIVROS PARADIDÁTICOS E OUTROS MATERIAIS

• 1º ano do Ensino Fundamental

A relação de livros paradidáticos ou de outros materiais específicos será entregue no início das aulas, discriminando a época em que serão trabalhados. Solicitamos que as obras sejam providenciadas com antecedência em qualquer estabelecimento, a fim de que as crianças estejam portando o material quando o uso do mesmo for iniciado em sala de aula.

PROJETO “GOSTO PELA LEITURA”

Os alunos contam com um acervo de livros como mais uma forma de incentivar o gosto pela leitura e desenvolver este hábito, explorando ambientes diferentes para a contação de histórias. Os estudantes frequentam a Biblioteca em todas as sextas-feiras e levam um livro para ser lido pelos familiares em casa.

Temos um comunicado padrão específico enviado no caso de esquecimento da sacola do projeto em questão, solicitando o envio do material.

Importante: Os livros emprestados devem ser devolvidos na segunda-feira após sua retirada juntamente com a sacola do Projeto “Gosto pela Leitura”. Caso o aluno perca ou danifique algum livro da Biblioteca, a bibliotecária explicará à família como proceder para a reposição.

MEDICAMENTOS

Sempre que o aluno necessitar tomar algum medicamento (alopático e homeopático) no horário de aula, esse deve ser entregue para a Coordenação do Colégio ou professora responsável identificado com o nome completo da criança, a série, os horários e a dosagem. Deverá, também, vir acompanhado da receita médica, pois, caso contrário, o Colégio não poderá administrá-lo ao aluno. Lembramos que os professores não podem, em hipótese alguma, ministrar medicamentos sem o receituário e devida solicitação dos responsáveis. A medicação deverá estar armazenada numa embalagem segura e ser entregue por um adulto, evitando-se assim possíveis acidentes ou quebras. O Colégio conta com serviço de emergência através da empresa Pre Med.

(5)

DIA DO BRINQUEDO

Às quartas-feiras, é permitido que cada criança traga um brinquedo para o Colégio. Pedimos que evitem aqueles que sejam sofisticados, que contenham peças muito pequenas ou que não possam ser compartilhados com outras crianças, tais como LEGO, IPODS, jogos eletrônicos, entre outros similares. O brinquedo deve ser identificado com o nome completo da criança e respectiva turma. No horário das aulas de cada classe é discriminado o momento em que brincam com tais pertences.

Temos um comunicado padrão específico enviado no caso de esquecimento do brinquedo, ressaltando o dia da semana em que o mesmo deve ser enviado.

ANIVERSÁRIOS

As comemorações acontecem no próprio Colégio na última sexta-feira do mês, salvo exceções. Todas as datas estão especificadas no Calendário Anual do aluno. O bolo, bexigas, vela e refrigerantes são totalmente fornecidos pelo Colégio. Convites, presença da família e presentes não são permitidos. Quando o aniversário for comemorado fora da escola, a professora poderá entregar os convites em classe via agenda, desde que todos os alunos da turma sejam convidados. Caso a família opte por fazer a saída para a festa de aniversário diretamente do Colégio, soli-citamos que busquem as devidas orientações na Secretaria. Na Educação Infantil, as comemorações serão realizadas às 10h30min no período da manhã e às 16h no período da tarde. Já no 1º ano do Ensino Fundamental, às 11h no período da manhã e às 16h30min no período da tarde. Nesses dias o lanche será fornecido normalmente.

LIÇÃO DE CASA

A lição de casa é um compromisso da criança com a professora. Assim, evite que ela se torne o único meio de comunicação, brigas, co-branças, castigos, trocas e barganhas na família. É importante que tenham conhecimento de que a tarefa não precisa vir absolutamente correta. No 1º ano do Ensino Fundamental, as tarefas consistem numa extensão das atividades realizadas em classe e uma preparação como meio de estudo diário, sendo também um dos instrumentos de avaliação.

As lição de casa são especificadas em um comunicado padrão específico enviado via agenda. Também temos um bilhete padrão infor-mando a não realização da atividade e entrega no prazo estipulado, garantindo que os responsáveis estejam cientes do esquecimento.

Somente as lições de casa entregues na data combinada somarão pontos. Aquelas enviadas após o prazo serão apenas corrigidas. Contamos com a pontualidade na entrega dos trabalhos, pois os mesmos também terão alteração na nota, caso a entrega seja após a data estabelecida.

AVALIAÇÃO

Na Educação Infantil e no 1º ano do Ensino Fundamental, a família terá acesso, ao final de cada bimestre, a um envelope contendo todas as atividades realizadas pela criança ao longo deste período. Também poderão apreciar o portfólio contendo textos informativos importantes e um relatório individual, no qual os professores realizam uma descrição do desenvolvimento da mesma ao longo do bimestre. Este material permanecerá no Colégio, sendo retirado apenas no final do ano letivo.

Importante: Todos os itens estarão disponíveis ou serão entregues aos pais e responsáveis na Reunião de Pais e Mestres de acordo com o especificado no Calendário Escolar.

No 1º ano do Ensino Fundamental, ao realizar a avaliação do aproveitamento escolar, serão consideradas todas as situações de aprendi-zagem e todos os aspectos contemplados pelos objetivos. O aluno será avaliado durante todo o bimestre, de modo contínuo, após o desenvol-vimento de cada conteúdo e por meio de diversos instrumentos de avaliação. Destacamos que, conforme o Regimento Escolar, as atividades de sondagem (avaliações bimestrais) no 1º ano do Ensino Fundamental serão realizadas ao longo do bimestre, de acordo com o Calendário Anual do aluno entregue no início do ano letivo, com direito a reposição e sendo concedida segunda chamada em situações excepcionais descritas abaixo, após deferimento da Direção.

I – Luto em família (documentado)

II – Moléstia infectocontagiosa (Comprovada com Atestado Médico)

As avaliações substitutivas devem ser requisitadas pelo responsável no prazo máximo de 48 horas a partir da ausência do aluno. Na falta dos devidos comprovantes acima citados, as reposições terão um custo a ser pago no ato do preenchimento do requerimento na Secretaria do Colégio.

(6)

EDUCAÇÃO FÍSICA

Para a participação nas aulas de Educação Física é obrigatória a entrega do Atestado Médico com a liberação para realização de ativi-dades físicas escolares. Ressaltamos ainda que, por medidas de segurança, os alunos devem estar calçando tênis de solado preferencialmente não preto (menos escorregadio), o qual é parte integrante do uniforme diário, e, por medidas de higiene, faz-se necessário vestir um uniforme adequado à estação do ano, manter o cabelo preso, quando comprido, e utilizar a squeeze (garrafa de água).

RECANTO ÁPICE E DIA DA GULOSEIMA

O passeio para a chácara Recanto Ápice ocorre mensalmente. Trata-se de um espaço disponibilizado a fim de proporcionar aos alunos momentos de muita descontração, diversão, socialização e aprendizado através de uma maneira lúdica e atrativa. Anteriormente a data definida para o passeio, uma autorização é enviada via agenda. A mesma deve ser preenchida pelos responsáveis e enviada conforme o prazo estabe-lecido, permitindo ou não a saída do aluno do Colégio. O Recanto Ápice possui mais de 6.000 m² e está localizado a apenas 3 minutos do paço municipal em um condomínio fechado. É importante ressaltar que esta visita não implica em custo extra para família.

Neste dia, é imprescindível que as crianças estejam usando um uniforme adequado à estação do ano em questão e que façam uso de tê-nis, protetor solar, repelente, boné e squeeze. Nos dias chuvosos, o passeio será cancelado sem aviso prévio e sem obrigatoriedade de reposição. Como se trata de um passeio, cada criança deverá levar o seu próprio lanche para que possamos ter o “dia da guloseima”, no qual dentro da lancheira poderá constar os alimentos da preferência do aluno.

O ônibus sai do Colégio sempre após o sinal de entrada, sendo que o prazo de tolerância para ao alunos que chegarem após o horário é de apenas 10 minutos.

PASSEIOS / ESTUDOS DO MEIO

As datas de excursões, estudos do meios, e demais atividades fora do ambiente escolar serão informadas ao longo do ano através de circulares, do nosso site ou via e-mail. Qualquer informação referente ao aluno ou ao passeio deverá ser descrita antecipadamente na agenda escolar, pois nesse dia professores, coordenadora e demais funcionários estarão com a atenção especialmente voltada para as crianças. Os comunicados enviados pelas famílias serão copiados pela professora responsável, que levará as informações no dia do evento para melhor organização e atendimento ao aluno.

USO DA SQUEEZE

Pensando na sustentabilidade, preservação ambiental e higiene de cada aluno, fazemos o uso da squeeze (garrafa plástica para água) diariamente. Sendo assim, orientamos que providenciem o recipiente mais adequado à faixa etária da criança.

AULAS DE BALLET

• Do Maternal II ao 1º ano do Ensino Fundamental

O uso do uniforme nos dias da aula específica de Ballet é obrigatório, sendo este composto pelo collant verde, tiara verde ou branca, meia calça e sapatilhas brancas. As vestimentas podem ser providenciadas nos pontos de vendas de uniformes do Colégio Ápice. Os cabelos das meninas devem estar presos num coque baixo.

Temos um comunicado padrão específico utilizado caso as alunas venham para aula de Ballet sem o uniforme característico, relembran-do sobre a necessidade relembran-do uso relembran-do mesmo.

PORTAL NOSSO DOM

O Portal Nosso Dom foi criado especialmente para vocês com o objetivo de oferecer interatividade, conhecimento e diversão para nossos alunos, enriquecendo seus estudos. Através do login e senha que serão enviados, alunos e responsáveis poderão acessar o Portal Nosso Dom e encontrar mais de 500 atividades interativas, dicas, artigos, guias de profissões, simulados on-line e muito mais! É importante modificar a senha após o primeiro acesso. Solicitamos cautela no armazenamento a fim de evitar perdas.

(7)

PORTAL DO COLÉGIO ÁPICE

• 1º ano do Ensino Fundamental

A fim de possibilitar maior contato e facilitar o acompanhamento das questões escolares referentes aos estudantes por parte dos respon-sáveis, serão disponibilizadas senhas de acesso para os responsáveis à área restrita de nosso portal online. Através do login e senha enviados, será possível visualizar os boletins de desempenho.

CURSOS EXTRACURRICULARES

Com o intuito de fornecer uma formação cada vez mais completa para nossos alunos, em 2015 estabelecemos uma parceria com a empresa Wizard, que irá ministrar cursos para crianças a partir de 4 anos nas dependências do Colégio. Para maiores informações, entrar em contato diretamente com as representantes Larissa ou Hanna: 3411-8543 / 3411-8544 / 3212-3357 / 98158-2002 / 99708-4249.

(8)

Referências

Documentos relacionados

Nesta edição da revista “Neutro à Terra” pode-se ainda encontrar outros assuntos reconhecidamente importantes e atuais, como um artigo que aborda a utilização da fibra ótica

Figura 3.7 - Malha computacional com apenas um elemento na na direção do eixo z 51 Figura 3.8 - Condições de contorno aplicadas ao modelo 52 Figura 3.9 - Grade de testes

Algodão, Arroz, Cana-de-açúcar, Mandioca, Pimentão, Soja: Não especificado devido à modalidade de uso do produto a ser aplicada antes da emergência das plantas infestantes e

Chatbots que conversam por texto mas não possuem avatares são considerados menos estranhos do que aqueles que possuem... Outra classe é chamada de

Segundo termos técnicos-jurídicos, que é o que esses 3 institutos são, a IMPERÍCIA é caracterizada quando alguém que exerce arte, ofício ou profissão, sabendo dos

Possui avançados recursos de P&D em compostos SMC e BMC, incluindo sistemas de prensas e injeção para SMC e BMC, exclusivamente para pesquisa e consultoria / implantação

8.3 Alguns aspectos sobre regulação, captura, transporte e armazenamento de elementos químicos pelos organismos vivos. 8.3.1

Quando a barreira para a área de deteção do acionamento manual (2) é ultrapassada com a mão, o sistema de descarga para sanitas efetua uma descarga parcial ou completa.. Caso