• Nenhum resultado encontrado

/ O meu FUTURO na Madeira!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "/ O meu FUTURO na Madeira!"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

2 0 1 7 / 2 0 1 8

www.isal.pt

O meu FUTURO na Madeira!

(2)

O B J E T I V O S

A presente pós-graduação pretende desenvolver competências técnicas adequadas ao planeamento e desenvolvimento do enoturismo sustentável, em articulação com as linhas globais para o turismo a nível nacional, assim como, preparar para a gestão e marketing de produtos enoturísticos.

D E S T I N A T Á R I O S

Graduados e especialistas em Turismo e/ou Hotelaria, Administração e Gestão de Empresas, Enologia, Geografia e Engenheiros Agrónomos, ou outras áreas afins que pretendam adquirir conhecimentos no âmbito do Enoturismo.

D U R A Ç Ã O e H O R Á R I O S

Duração | 6 Meses

Horário Quinzenal | 6ªFeira | 17h00-23h00 e Sábado | 10h00-13h00 e 14h00-17h00

I N V E S T I M E N T O

Candidatura | 130 €

Propinas Mensais (6 frações de pagamento mensal) | 350 €

Contacte-nos para conhecer outras formas de pagamento, e os nossos descontos adicionais para ex-alunos, protocolos, docentes e formadores. Para informação completa, consulte www.isal.pt

Pós Graduação em

Enoturismo

(3)

P L A N O D E E S T U D O S

Unidades de Formação

Corpo Docente Previsto

Horária

Carga

ECTS

Viticultura e Enologia Eng. Francisco Albuquerque 12 h

24

Viticultura de Montanha Doutor Jorge Lacerda Queiroz 12h

Gastronomia e vinhos Chefe Octávio Freitas 6 h

Territórios e Paisagens Vitícolas Doutor Hélder Marques Trigo 12 h O sistema enoturístico Doutora Rossana Santos e Doutor António Abreu 12h Planeamento e desenho de produtos enoturísticos Doutorando Assis Correia 12h Gestão Financeira e Controlo de Gestão Doutorando Nelson Abreu 12 h

Gestão de produtos enoturísticos Dra. Paula Sousa 12 h

Marketing do turismo enológico Doutor Edgar Lameiras 12 h

Experiências profissionais e visitas técnicas Vários Docentes 24 h

Seminários --- 18 h

C O O R D E N A Ç Ã O C I E N T Í F I C A

R O S S A N A S A N T O S , D o u t o r a

Assistente de Direção e docente do ISAL Madeira. Doutorada em Turismo pela Universidade de Aveiro. Mestre em Gestão e Desenvolvimento em Turismo pela Universidade de Aveiro. Licenciada em Turismo pelo ISAG (Porto) e Bacharel em Gestão de Empresas Turísticas pelo ISCET (Porto). Entre 2008-2012 foi bolseira de investigação em Turismo, em regime de exclusividade, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Desde 2006 tem lecionado em diversas Licenciaturas e Mestrados na área do Turismo / Hotelaria de diferentes instituições de ensino superior, público e privado. Tem publicações em revistas científicas, nacionais e internacionais, da especialidade.

A S S I S C O R R E I A , D o u t o r a n d o

Diretor da Licenciatura em Turismo e Docente do ISAL Madeira. A frequentar o Doutoramento em Novos recursos e Sustentabilidade em Turismo pela Universidade de Salamanca. Mestre em Economia e especialização em Economia da Empresa. Pós-graduado em Gestão Estratégia e Desenvolvimento do Turismo, Master em Gestão Hoteleira e Turística e Licenciado em Gestão. Secretário Geral da ACIF-CCIM - Associação Comercial e Industrial do Funchal – Câmara de Comercio e Indústria da Madeira. Foi Coordenador do Secretariado Técnico Comum do Programa de Iniciativa Comunitária INTERREG III B, na Madeira. Tem uma vasta carreira profissional como consultor em empresas de diversos setores de atividade.

C O R P O D O C E N T E P R E V I S T O

R e s u m o C u r r i c u l a r

A N T Ó N I O A B R E U , D o u t o r

Docente no ISAL Madeira e especialista em ambiente, avaliação de impacte ambiental, gestão ambiental e biodiversidade. Membro do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável desde a sua fundação. Foi Diretor Regional do Ambiente no Governo Regional da Madeira, perito da UNESCO no âmbito das Reservas da Biosfera e perito ambiental do Banco Africano de Desenvolvimento, Banco Mundial e Fundo Internacional para o Desenvolvimento da Agricultura. É Vice-Presidente da Rede Europeia de Conselhos de Ambiente e exerce atividades ligadas à investigação e conservação, designadamente como Coordenador Científico da Reserva Mundial da Biosfera da Ilha do Príncipe, membro da equipa do projeto sobre Alterações climáticas em Reservas da Biosfera insulares e coordenador da REDBIOS – Rede de Reservas da Biosfera da Macaronésia e Nordeste de África.

(4)

E D G A R T E L E S L A M E I R A S , D o u t o r

Doutor em Turismo pela Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, com a tese “o perfil do enoturista: o caso português”. Mestre em Secreção Vegetal e Recursos Naturais Renováveis, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Pós-graduado em viticultura e enologia, pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e Instituto Superior de Agronomia e Licenciado em Bilogia pela Universidade de Coimbra. Professor adjunto da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria.

F R A N C I S C O A L B U Q U E R Q U E , E n g e n h e i r o

Administrador e Diretor de Enologia e Qualidade da Madeira Wine Company, SA e provador da Câmara de Provadores do IVBAM. Como Enólogo, desde 1990 nos quadros daMadeira Wine Company, SA, lança 1º vinho de mesa Madeirense em 1992 Atlantis. Desde 1994 é provador e formador de provadores na Câmara de Provadores do Instituto do Vinho da Madeira. Promoveu e participou em vários trabalhos científicos com diversas faculdades nacionais e internacionais. Tem mais de 20 trabalhos publicados em revistas científicas e conquistou diversos prémios, nacionais e internacionais, como enólogo. Integrou vários júris de vinhos nacionais e internacionais. Promoveu vários seminários sobre o vinho da Madeira em todos os continentes. Licenciado em Engenharia de Produção Animal, Pós-graduado em Agricultura Biológica, na área da Vinha e no Vinho, e MBA em Gestão pelo ISCTE. Possui os Cursos Avançados de Prova Organoléptica de vinhos do IVV.

H É L D E R M A R Q U E S T R I G O , D o u t o r

Vice-Presidente da Associação Portuguesa de História da Vinha e do Vinho e Diretor da revista Vinho verde -história e património, Ed. APHVIN/ GEHVID, Porto. Professor Associado do Departamento de Geografia e membro do Conselho Cientifico da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Doutor em Geografia Humana pela Universidade do Porto, com "Distinção e Louvor”, Mestre em Geografia Humana pela Universidade de Coimbra, e Licenciado em Geografia pela Universidade do Porto. Investigador do CEGOT - Unidade de I&D: Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território - Ministério da Ciência e da Tecnologia.

J O R G E L A C E R D A Q U E I R O Z , D o u t o r

Professor Auxiliar na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e investigador do GreenUP /CITAB. Diretor doErasmus Mundus Master on Wine Tourism Innovation(WINTOUR), em colaboração com a Universidade de Rovira i Virgili, e Universidade de Bordéus. Diretor do Mestrado em Viticultura e Enologia, em colaboração com o Instituto Superior de Agronomia e o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV). Presidente da Comissão de Organização do "18th International Symposium GiESCO, Group of international Experts of vitivinicultural Systems for CoOperation, Porto, 2013". Dezenas de comunicações em Congressos Nacionais e Internacionais, assim como revistas científicas. Liderou e participou(a) em diversos Projetos Nacionais e Europeus. Perito da Agência Nacional de Investigação – ANI.

N E L S O N A B R E U , D o u t o r a n d o

Assistente de Direção e coordenador da licenciatura em Organização e Gestão Hoteleira do ISAL Madeira. Doutorando em Gestão Geral, Estratégia e Desenvolvimento Empresarial, no ISCTE – IUL. Pós-graduado em Mercados Financeiros, Banca e Seguros e Licenciado em Gestão de Empresas, pelo ISAL Madeira. De 2010 a 2016 exerceu funções na área da contabilidade e projetos de investimento na SS Financial. Atualmente exerce funções no Departamento de Estudos e Projetos da Empresa Previsão Dinâmica, Lda.

O C T Á V I O F R E I T A S , C h e f e

Consultor e formador na área da gastronomia. Colaborou semanalmente na Rádio Antena 1 - Programa Da Terra à Mesa - debatendo a atualidade da gastronomia madeirense. Apresentou o Programa “Sabores da Madeira” – RTP Madeira.

P A U L A S O U S A , D r a .

Diretora Comercial do projeto de Enoturismo da Quinta Nova N. S. Carmo (Grupo Amorim), cargo que acumula com a Direção de Marketing e Comunicação da empresa desde 2004. Graduada em Gestão Hoteleira pela Universidade Portucalense, em Higiene Saúde e Segurança do Trabalho pela Universidade do Porto, licenciada em Engenharia Alimentar pela Universidade Católica e frequência em Enologia na Universidade de Bordéus (França). Possui o diploma daWine & Spirit EducationTrust II (Reino Unido) e é formadora na área de Enoturismo em várias instituições de ensino superior. É membro da Direção da Associação de Turismo do Porto/Porto Convention Bureaue membro consultor da Rede de Capacitação para a Empregabilidade no Douro (CCDR-N).

C O R P O D O C E N T E P R E V I S T O

R e s u m o C u r r i c u l a r

Pós Graduação em

(5)

C O O R D E N A Ç Ã O P E D A G Ó G I C A

S A N C H A D E C A M P A N E L L A , E s p e c i a l i s t a | scampanella@isal.pt

Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa, Master em Direção Comercial e Marketing, e detentora do título de especialista em Direito.

Advogada e docente do ISAL desde 1997, e a partir do ano de 2000 assumiu a direção da atual Licenciatura em Gestão de Empresas. Cargo que acumula com Vice Diretora-Geral do ISAL.

P R O C E S S O D E C A N D I D A T U R A

O candidato deverá preencher a Ficha de Candidatura, junto dos nossos Serviços de Secretariado (ou no website www.isal.pt) e deverá anexar a seguinte documentação:

| Currículum Vitae atualizado | Certificado de Habilitações | Cartão de Cidadão

C O N D I Ç Õ E S G E R A I S

A V A L I A Ç Ã O D O C U R S O

A avaliação no curso será facultativa. Contudo, os participantes que pretenderem obter o Diploma de Pós-graduação terão de se submeter à avaliação e obter aproveitamento em todas as unidades curriculares.

C O N D I Ç Õ E S D E C E R T I F I C A Ç Ã O 1. No final da pós-graduação serão atribuídos:

 Um certificado de frequência, aos participantes que frequentarem a pós-graduação e não tiverem realizado, com aproveitamento, toda a avaliação prevista;

 Um diploma de pós-graduação, aos participantes que frequentarem a pós-graduação e tiverem realizado, com aproveitamento, toda a avaliação prevista.

2. Aos estudantes que concluírem apenas algumas unidades curriculares da pós-graduação será atribuído um certificado de frequência, em que sejam mencionados as unidades curriculares que tenham realizado com aproveitamento.

3. Em qualquer dos casos, a atribuição de certificados de frequência e de diplomas de pós-graduação depende da frequência de, pelo menos, 80% da carga horária de contacto.

4. Serão atribuídos créditos ECTS apenas aos estudantes que obtenham aprovação na pós-graduação ou a unidades curriculares integrantes do seu plano curricular.

(6)

I N S T I T U T O S U P E R I O R D E A D M I N I S T R A Ç Ã O E L Í N G U A S R u a d o C o m b o i o , n º 5 | 9 0 5 0 - 0 5 3 F u n c h a l | 2 9 1 7 0 5 7 0 5 w w w . i s a l . p t

Referências

Documentos relacionados

Menos ainda se conhece sobre sua eficiência na simbiose (SOUZA et al., 2004; 2008) ou frente a condições desfavoráveis de ambiente. Resta, portanto, averiguar se esse

O Independent Group (IG), estabelecido em Londres no ano 1952, é considerado o precursor do movimento de Pop Art.. Já nos Estados Unidos, os artistas produziram de modo isolado

Por fim, vale lembrar que a Quanta Previdência investe em tecnologia para a garantia da segurança, confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações

grupo foi apenas submetido ao equipamento para produzir magneto-hipertermia, sem receber nenhuma injeção – Controle Magneto (n=3). O dia das injeções e/ou magneto-hipertermia

O Cellagon ® aurum é um sumo concentrado produzido com mais de 40 frutas, legumes e plantas, completamente maduras, biológicas e orgânicas (não geneticamente manipuladas) que

Para obter mais informações sobre das medidas RF que usam um analisador de espectro refira a conexão do Cisco uBR7200 Series Router ao fim do cabeçalho do cabo.. Variação

Associados de qualquer idade que desejem constituir uma poupança, pelo prazo de 5 anos e 1 dia, com capital entregue e remuneração mínima garantidos, pelo Ativo do Montepio Geral -

Nós estamos orgulhosos de fazer parte do Grupo Volvo, de nossos excelentes produtos e serviços e da forma como vivemos nossos valores globais, dentro do “The Volvo Way”... Nós