• Nenhum resultado encontrado

Autorização (Execução de Projeto) para funcionamento do curso de Administração, das Faculdades Teresa Martin, SP. Layrton Borges de Miranda Vieira

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Autorização (Execução de Projeto) para funcionamento do curso de Administração, das Faculdades Teresa Martin, SP. Layrton Borges de Miranda Vieira"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

INTERESSADO / MANTENEDORA UF

INSTITUTO EDUCACIONAL TERESA MARTIN SP

ASSUNTO :

Autorização (Execução de Projeto) para funcionamento do curso de Administração, das Faculdades Teresa Martin, SP.

RELATOR. SR. CONS.

Layrton Borges de Miranda Vieira

PARECER No. 121-93 CAMARA OU COMISSÃO APROVADO EM 17/02/93

\ PROCESSO No.: j

1 - RELATÓRIO 23.033.023624/86-01 Trata-se de processo de interesse do

Instituto Educacional Teresa Martin, referente à autorização para o funcionamento do curso de Administração, com concentração curricular em Analise de Sistemas, a ser ministrado pela Faculdade de Administração Teresa Martin, estabelecimento de ensino superior que integrará as Faculdades Teresa Martin, com sede em São Paulo, Capital.

0 Parecer CFE nº 1095/89, de autoria do Conselheiro Arnaldo Niskier aprovou o projeto do curso, para funcionar no turno noturno, com 100 (cem) vagas totais,

anuais, em 2 (duas) turmas.

0 Parecer foi homologado pelo Senhor Ministro de Estado da Educação em 20.03.1992 (D.O.U. 23.03.1992) e pela Portaria SENESu nº 183/92 foi designada a Comissão

Verificadora composta pelos professores Donaldo de Souza Dias da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Norberto Hoppen da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Técnico em Assuntos Educacionais Manoel Raimundo de Souza Junior, da DEMEC/SP, que após visita realizada nos dias 23 e 24.11.1992 apresentou relatório conclusivo, contendo:

(2)

- Identificação;

- Dados Gerais do curso;

- Concepção e objetivos - Currículo pleno proposto; - Corpo docente indicado

Recursos Materiais (planta física e biblioteca);

- Do Estabelecimento de Ensino que abrigaré o curso ;

- Conclusão.

O curso estruturado nos termos do Parecer CFE 307/66, de 08.07.66, foi concebido para formar profissionais orientados para a administração de empresas. A concentração curricular em Análise de Sistemas visa dotar os graduados de um conhecimento indispensável nos dias atuais: o desenvolvimento e uso de sistemas de processamento de informações.

A estrutura curricular proposta para o curso foi aprovada pelo Parecer CFE 1095/89, apresentando uma carga horária de 2.952ha, acrescida de 72ha de Estudo de Problemas Brasileiros e 72ha de Educação Física, totalizando 3.096ha, com a seguinte distribuição; 1440 relativas á área de Administração e 1152 à concentração curricular em Análise de Sistemas e 288ha de Estágio Supervisionado.

A Comissão em seu relatório expõe que: "os mecanismos de acompanhamento curricular atualmente utilizados em outros cursos da Instituição são os seguintes: a) a evolução dos conteúdos programáticos é feita a partir das anotações dos conteúdos ministrados, agrupadas e analisadas em reunião de Departamentos. Para sua implementação ela deverá ser deferida pelo Conselho Departamental; b) as atualizações dos currículos são referendadas pelo Conselho Superior, conforme exigência regimental e enviadas ao MEC, para aprovação quando necessária".

(3)

j

O Estágio Supervisionado seré "desenvolvido sob a forma de Projetos Específicos em situações reais de trabalho em empresas públicas, privadas ou nos próprios laboratórios da Faculdade."

Considerando o lapso de tempo decorrido desde a apresentação e aprovação do projeto, a Instituição apresentou nova relação para o corpo docente, acompanhada dos respectivos termos de compromisso. 0 corpo docente é composto de 21 professores, sendo que 14 foram aprovados pelo Parecer CFE 1095/89 que examinou o projeto do curso. As 7 (sete) novas indicações apresenta o seguinte perfil: 01 doutor, 01 mestre, 04 especialista e 1 graduado, sendo dois aprovados por este Conselho e todos possuem experiência docente no magistério do ensino superior. A Comissão manifesta que "a nova indicação é adequada às exigências, considerados os aspectos de disponibilidade de tempo e qualificação profissional".

Quanto aos recursos materiais, o relatório reafirma as informações contidas no Parecer CFE 1095/89 que aprovou o projeto para funcionamento do curso em apreço, registrando os equipamentos audio-visual e de computação disponíveis na Instituição.

A biblioteca esto localizada em prédio contíguo às Faculdades e ocupa uma área de 366m2, 200 dos quais destinados à guarda do acervo bibliografico e 150 destinados como sala de leitura para os alunos de todos os cursos. Conta hoje com um acervo de 18.507 títulos classificados, segundo o sistema CDD (Dewey Decimal Classification) e a catalogação é inteiramente informatizada. 0 acervo destinado ao curso de Administração totaliza hoje 1909 exemplares. A biblioteca mantém 18 títulos de periódicos, 14 dos quais voltados diretamente para o curso proposto.

Ressalta a Comissão que "os horários de funcionamento, bem como os serviços prestados podem ser julgados como adequados, considerando que a Instituição abriga um curso de Biblioteconomia".

(4)

O Interessado apresentou novo planejamento financeiro para o curso de Administração, incluindo o cronograma financeiro de execução da implantação de todos os recursos, conforme Anexo IV do Relatório.

Quanto ao estabelecimento de ensino que abrigará o curso, o Relatório contém informações relativos ao total de alunos matriculados em 1992 por curso; total de concluintes em 1991; total de professores, número de salas convencionais; organização e funcionamento (relação atual da Mantenedora com a Instituição Mantida).

Registra também as atividades-fim desenvolvidas, informando que "a Instituição pública regularmente a Revista TEMA, revista de cultura, contendo artigos de autores nacionais e veiculo de divulgação de seu concurso de contos, que tem como prêmio uma viagem a Paris, Roma e Londres."

Finalmente, a Comissão Verificadora conclui que: "a Instituição Educacional Teresa Martin vem desempenhando com seriedade e credibilidade as suas atividades na area de ensino superior. Dispõe de instalações adequadas para acolher o curso proposto e de um corpo docente de boa qualificação. Pelo exposto neste relatório de verificação, entendemos que deva ser autorizado o curso de Administração de Empresa, com ênfase em Analise de Sistemas."

II - VOTO DO RELATOR

Diante do exposto, vota o Relator favoravelmente à autorização para funcionamento do curso de Administração, a ser ministrado pela Faculdade de Administração Teresa Martin, estabelecimento de ensino superior a se integrar às Faculdades Teresa Martin, mantidas pelo Instituto Educacional Teresa Martin, com sede em São Paulo, Estado de São Paulo, com 100 (cem) vagas totais, anuais, em 2 (duas) turmas.

(5)

III - CONCLUSÃO DA CAMARA

A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto do Relator.

Relator

Sala das Sessões, de fevereiro

de 1993.

(6)

ANEXO I - CORPO DOCENTE

A. PROFESSORES APROVADOS PELO PARECER CFE 1095/89

1. ANTONIO CARLOS CORREIRA MELONIO Disc- Estrutura de Dados

Projetos Específicos Administração de Projetos 2. JACK HENRI CHAUFFAILLE

Disc- Administração de Produção Administração de Material

3. JAKOV TROFO SURJAN Disc- Sistemas de Informações Gerenciais

4. JOAO AUGUSTO DONADÍO Disc- Economia Brasileira

5. LUIZ ANTONIO DOS SANTOS Disc- Educação Física 6. MARCOS ANTONIO BARBOSA

Disc- Teoria Geral da Administração

Administração Financeira e Orçamento 7. MARIA DA GLÓRIA M.L:QUARANTA

Disc- Língua Portuguesa 8. MAURO NEVES GARCIA Disc-

Administração de Vendas 9. NANCI AUGUSTA FERNANDES

Disc- Psicologia Aplicada à Administração 10. NEWTON CARVALHO RIBEIRO

Disc- Estatística 11. PAUL JEMIL ANTAKI

Disc- Análise de Sistemas e Informática Banco de Dados

12. RABENO RONNIE HEMSI Disc- Pesquisa Operacional

13. RIVALMIR PITTA DE OLIVEIRA Disc- Estudo de Problemas Brasileiros

14. SYLMAR GASTON SCHAWAB

Disc- Administração de Pessoal Legislação Social

(7)

B. NOVAS INDICAÇÕES

1. ALCIDES RIBEIRO SOARES Disc- Teoria Econômica

Economia Brasileira

Doutor em Ciência pela Fundação Escola de Sociologia e Politica de São Paulo (1977). Mestre em Ciência pela Fundação -Escola de Sociologia e Política de São Paulo (19 74 ). Bacha. rel em Ciências Econômicas pela Faculdade de Sto André(1971) Aprovado pelo Parecer CFE nº 951/76 para lecionar Introdu -ção ã Economia. Aprovado pelo Parecer CFE 1009/76 para leci_ onar Economia Brasileira. Possui experiência docente no en-sino superior lecionando Economia desde 1992 nas Faculdades Teresa Martin e Economia Brasileira na PUC/SP desde 1973. 2. CARLOS HENRIQUE ANDERSON

Disc- Matemática Financeira Organização e Métodos

Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade São Judas Ta deu/SP (1979). Bacharel em Ciências Econômicas pela Facul dade São Judas Tadeu-SP (1980). Curso de Especialização -"lato sensu" em Finanças pelo Instituto Educacional Tabaja ra ( 360ha-1990 ). Larga experiência profissional atuando-na área de Contabilidade e Finanças. Possui experiência do cente no magistério do ensino superior, lecionando nas Faculdades Metropolitanas Unidas, desde 1987 Organização & Mes todos. 3. FILINHA DE OLIVEIRA CARDOZO

Disc- Matemática

Matemática Financeira

Licenciada em Matemática pelas Faculdades Teresa Martin. -Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Nove de Julho. Cur-so de Especialização "lato sensu" em Matemática, pela Fa-culdade de F.C.L. de Guarulhos (360 ha-1980). Curso de Es-tatística (F.F.C.L.de Guarulhos- 32 ha). Possui experiência docente no magistério do ensino superior, lecionando nas Faculdades Teresa Martin, desde 1980 as disciplinas Análi-se Matemática, Cálculo e Àlgebra.

(8)

4. FRANCISCO DE SOUZA

Disc- Instituição de Direito Público e Privado Legislação Tributária

Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (1986). Cur so de Especialização "lato sensu" em Didática do Ensino Supe -rior (360ha-1988). Curso de Direito Constitucional-Tributário-pela Escola de Administração Fazendária. Possui experiência do cente no magistério do ensino superior, lecionando Instituição de Direito Público e Privado na Universidade de Guarulhos, des_ de 19 89. Advogado atuante com banca própria.

5. IRINEU DA SILVA DIAS

Disc- Organização e Métodos Contabilidade Geral

Bacharel em Administração pela Faculdade da Zona Leste de São Paulo (1981). Curso de Especialização "lato sensu" em Gerência Financeira e Engenharia Econômica-Faculdade São Judas Tadeu (540ha-1988). Experiência profissional atuando em Gerência Ad-ministrativa e Financeira. Possui experiência no magistério do ensino superior, lecionando Elementos de Administração, Admi -nistração e Controle desde 1990 na Universidade de Guarulhos. 6. ROBERTO CARBAJO

Disc- Processamento de Dados (Introdução) Linguagens e Técnicas de Programação

Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Macken zie (1981). Graduado em Engenharia Civil pela UNICAMP (1979) . Tecnólogo em Processamento de Dados (Fatec-1986). Curso de Lin guagem APL - Banco Itaú. Curso DB II(Conceitos e Recursos) no Unibanco. Curso de Linguagem Clipper e AS/QMF-Unibanco. Possui experiência profissional atuando como Analista de Sistemas no Banco Itaú (19841986) e no Unibanco de 1986 até o presente. -Atua no magistério do ensino superior desde 1991 lecionando A-nálise de Sistemas nas Faculdades Teresa Martin.

7. UBIRATÃ ANTONIO MOREIRA DE ARAÚJO

Disc- Sociologia Aplicada ã Administração

Licenciatura Plena em Estudos Sociais pelas Faculdades Teresa Martin (1974). Mestrado em Ciência, área de Antropologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1986) . Curso de Especialização "lato sensu" em Metodologia da Educa -ção Moral e Cívica (360ha) . Experiência docente no ensino supe_ rior, lecionando Antropologia Cultura e Cultura Brasileira na Faculdade Anhembi Morumbi (1978/1989).

(9)

IV - DECISÃO DO PLENÁRIO

O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, a conclusão da Câmara com Abstenção do Consº Fabio Prado

Referências

Documentos relacionados

XVIII, falta da tampa, partida e gateada, marcada “R” Dim..

Este modelo físico de produção necessita de uma área total de 29 ha, dos quais 26 ha são de pastagem cultivada irrigada, 1 ha é de leucena irrigada e 2 ha são de milho de

A alternativa apontada como correta está de acordo com o que é preconizado em bibliografias indicadas no edital do concurso, e, portanto, atinente à temática em

Também, não se pode olvidar que, mesmo na vigência do anterior diploma processual civil, este Sodalício já havia editado a Súmula nº 13, consagradora do viés

No Antigo Testamento, a seleção por Deus de seu povo, a quem ele mais tarde se referiria tanto como a videira quanto como o vinhedo, ocorreu em Gênesis 12.1: “O Senhor tinha dito

A Unidade de Processamento deve possuir um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos- PGRS, prevendo, entre outros, que os equipamentos descartáveis e EPI’s resultantes

Há muitas definições de personalidade, o que redunda na complexidade pra- ticamente caótica de sua polissemia. Resolvemos, assim, definir a personalidade co- mo a expressão social

O quadro de envelhecimento produtivo enfatiza a importância da participação em tais atividades para a manutenção da saúde e vitalidade na vida posterior, bem como para apoiar um