• Nenhum resultado encontrado

CÂMARA MUNICIPAL LAGOA AÇORES ATA Nº 1/2013 DA REUNIÃO ORDINÁRIA REALIZADA NO DIA 10 JANEIRO DE (Contém 11 Folhas)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CÂMARA MUNICIPAL LAGOA AÇORES ATA Nº 1/2013 DA REUNIÃO ORDINÁRIA REALIZADA NO DIA 10 JANEIRO DE (Contém 11 Folhas)"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

CÂMARA MUNICIPAL

DE

LAGOA – AÇORES

ATA Nº 1/2013

DA REUNIÃO ORDINÁRIA REALIZADA NO DIA 10 JANEIRO DE 2013

(Contém 11 Folhas)

ESTIVERAM PRESENTES OS SEGUINTES MEMBROS:

PRESIDENTE – JOÃO ANTÓNIO FERREIRA PONTE

VEREADOR – FERNANDO JORGE VENTURA MONIZ

VEREADOR – RUI MANUEL MACIEL COSTA D’ OLIVEIRA RAMOS

VEREADOR – DURVAL CARLOS ALMEIDA FARIA

VEREADOR – JOSÉ FERNANDO MEDEIROS COSTA

VEREADOR – CARLOS AUGUSTO BORGES RODRIGUES FURTADO

FALTOU O SEGUINTE MEMBRO:

(2)

CÂMARA MUNICIPAL

DE

LAGOA – AÇORES

ATA Nº 1/2013

DA REUNIÃO ORDINÁRIA REALIZADA NO DIA 10 DE JANEIRO DE 2013

Aos dez dias do mês de janeiro do ano dois mil e treze, nesta Vila de Lagoa, edifício dos Paços do Concelho e Sala de Reuniões, realizou-se a reunião ordinária da Câmara Municipal, sob a Presidência do Exmo. Senhor João António Ferreira Ponte, na qualidade de Presidente da Câmara Municipal, estando presentes os Exmos. Senhores Vereadores: Fernando Jorge Ventura Moniz, Rui Manuel Maciel Costa D’ Oliveira Ramos, Durval Carlos Almeida Faria, José Fernando Medeiros Costa e Carlos Augusto Borges Rodrigues Furtado.

Não compareceu à reunião o Senhor Vereador Marco Paulo da Silva Teixeira.

E sendo a hora designada para o início dos trabalhos e verificando-se haver «quórum» para funcionamento do executivo, tendo os membros presentes ocupado os seus lugares, o Excelentíssimo Senhor Presidente declarou aberta a reunião, pelas 09:00 horas.

A reunião foi secretariada por Silvina Margarida Oliveira da Ponte Rocha, Coordenadora Técnica, da Subunidade Orgânica de Expediente Geral, Contratação Pública e Assuntos Comunitários.

JUSTIFICAÇÃO DE FALTA:

O Senhor Presidente deu conhecimento à Câmara que justificou a falta do Senhor Vereador Marco Paulo da Silva Teixeira, de acordo com a alínea c) do nº 1 do artigo 64º da Lei nº 169/99, de 18 de setembro, competência que lhe foi delegada em reunião de 28 de outubro de 2009.

(3)

ATA DA REUNIÃO ANTERIOR:

O Senhor Presidente da Câmara propôs à aprovação de todos os membros a ata da reunião ordinária de 28 de dezembro de 2012.

A Câmara tomou conhecimento e a ata da referida reunião foi aprovada, por unanimidade e assinada pelo Senhor Vice-Presidente e pela Coordenadora Técnica da Subunidade Orgânica de Expediente Geral, Contratação Pública e Assuntos Comunitários que secretariou a reunião.

ORDEM DO DIA:

GABINETE DA PRESIDÊNCIA:

PONTO N.º 1 – INFORMAÇÃO DO PRESIDENTE DA CÂMARA SOBRE A ACTIVIDADE EXERCIDA:

Pelo Senhor Presidente da Câmara foi apresentada a informação, sobre a actividade desenvolvida que abaixo se transcreve:

AUDIÊNCIA COM O PRESIDENTE DO GOVERNO REGIONAL

Na audiência realizada no dia 27 de dezembro, em Ponta Delgada, o Presidente do Governo dos Açores informou que pretende avançar com a melhoria da operacionalidade do Porto de Pescas dos Carneiros, um processo que irá entrar agora na fase de avaliação técnica. Para Vasco Cordeiro este é um investimento preponderante, porque considera que o setor das pescas será estratégico para a criação de emprego e do crescimento económico da Lagoa.

Na audiência, o Presidente do Governo fez ainda uma apreciação muito positiva do executivo lagoense, porque denota que a autarquia lagoense demonstra uma visão muito clara e precisa dos desafios atuais.

CINE TEATRO LAGOENSE ACOLHEU CONCERTO DE REIS

À semelhança dos anos anteriores, o Orfeão de Nossa Senhora do Rosário realizou o tradicional concerto de Reis que teve lugar no dia 5 de janeiro no Cine Teatro Lagoense Francisco D' Amaral Almeida.

Este concerto pretendeu assinalar a chegada dos reis magos a Belém e dar também as boas vindas ao ano novo, envolvendo vários grupos musicais como a Sociedade Filarmónica Lira do Rosário, o Coro Infantil da Academia Musical de Lagoa, o Grupo Amigos de Jesus, o Grupo de Jovens KHARISMA, o Grupo de Romeiros Nossa Senhora do Rosário, o Grupo Musical Nova Geração e o Orfeão de N. Sra. do Rosário.

(4)

De realçar que esta é uma iniciativa organizada anualmente pelo Orfeão de N. Sra. do Rosário com a colaboração da Câmara Municipal de Lagoa.

CONCERTO DE ANO NOVO DA BANDA MILITAR DOS AÇORES NA LAGOA

O município de Lagoa vai assinalar a chegada do novo ano de 2013 com um concerto musical que será protagonizado pela Banda Militar dos Açores, uma iniciativa cultural que terá lugar na igreja de Santo António, no Convento dos Franciscanos, no dia 12 de janeiro.

Ao acolher e promover este concerto musical no concelho, a Câmara Municipal pretende proporcionar um espectáculo de qualidade singular a todos os lagoenses.

A Câmara tomou conhecimento.

UNIDADE ORGÂNICA DE ADMINISTRAÇÃO GERAL:

EXPEDIENTE GERAL:

PONTO N.º 2 – TRIBUNAL DE CONTAS – RELATÓRIO AUDITORIA AO MUNICÍPIO DE LAGOA-AÇORES:

Foi presente o ofício n.º 1901-ST datado de 20 de dezembro do ano transato, emanado do Tribunal de Contas – Secção Regional dos Açores, enviando o Relatório n.º 17/2012-FS/SRATC – Auditoria ao Município da Lagoa - Dívida pública e encargos plurianuais (Processo n.º 12/104.03).

Sobre o assunto, o Senhor Vereador Rui Ramos informou que, na próxima reunião, no período antes da ordem do dia, irá apresentar uma declaração escrita sobre o relatório apresentado pelo Tribunal de Contas.

O Senhor Vereador Carlos Augusto Furtado comentou que, ao longo do presente relatório pode constatar as preocupações do Tribunal de Contas relativamente aos empréstimos contraídos pela Empresa Municipal da Lagoa e Portas da Lagoa SA, que oneram, em muito, os próximos anos. Essa situação, no seu entender, é gravíssima e deve-se a um excesso de confiança por parte da maioria socialista. A situação do nosso concelho durante os próximos anos será dramática e bem diferente, comparativamente aos dados fornecidos pelo Senhor Presidente na última sessão da Assembleia Municipal ao Deputado Municipal Vasco Garcia, onde informou que os compromissos do Município eram ligeiramente acima dos 10%. De acordo com o presente relatório, conclui que, em 2103 será na ordem de 20% ou mais, conforme a taxa de execução, o que demonstra que a Câmara Municipal de Lagoa estará numa rota de algum desequilíbrio. O Tribunal de Contas não se “cansa” de advertir que o nosso Município poderá entrar em incumprimento nos próximos anos.

(5)

O Senhor Presidente informou que a situação do Município não é fácil e nunca o escondeu. Quanto à questão colocada pelo Deputado Municipal Vasco Garcia sobre qual seria o valor no orçamento do serviço da dívida, pelas contas que fez na altura, informou que rondaria os 11% a 12%.

O Senhor Vereador Carlos Augusto Furtado informou que, face à percentagem apresentada pelo Senhor Presidente, o Deputado Municipal Vasco Garcia referiu que atendendo ser pouco mais de 10%, era um valor considerado normal dado que não ultrapassava os 15%, quando na realidade essa situação não se verifica.

O Senhor Presidente questionou as contas feitas pelo Senhor Vereador e esclareceu que já foi efetuado o contraditório ao Tribunal de Contas, referindo que o que veio alterar toda esta situação foi a perda da receita fiscal, na ordem de 800.000,00€ por ano, pois caso contrário o Município estaria numa situação confortável.

Acrescentou que irá fazer todos os possíveis para cumprir os compromissos assumidos e está convicto de que irá conseguir. Em todo o caso, não se verificando essa situação, a alternativa será a renegociação dos empréstimos.

A Câmara tomou conhecimento e deliberou por unanimidade dar conhecimento do referido relatório à Assembleia Municipal, de acordo com a alínea q) do n.º 2 do artigo 68.º da Lei n.º 169/99, de 18 de setembro.

PONTO N.º 3 – INFORMAÇÃO – RENDAS:

Foi presente a informação datada de 20 de dezembro do ano transato, elaborada pela Chefe de Gabinete, cujo o teor abaixo se transcreve:

“Na sequência da reunião de câmara realizada no dia 23 de abril de 2012, na qual foi sugerida a renegociação do valor das rendas pagas por este município, foram enviados ofícios aos proprietários dos locais arrendados, no sentido de serem reduzidas as rendas aplicadas, designadamente:

- à Caixa Geral de Depósitos, 1.º andar do edifício, sito à Avenida Infante D. Henrique, freguesia de Nossa Senhora do Rosário, onde está instalada a Comissão de Crianças e Jovens em risco e o Centro Social e Cultural da Atalhada ;

- à D. Sofia Medeiros, proprietária do terreno do parque de estacionamento, situado na Rua Prof. João Ferreira da Silva, na freguesia de Água de Pau.

A Caixa Geral de Depósitos informou que, a partir de fevereiro de 2013, irá aumentar a renda, em conformidade com o coeficiente de atualização fixado pela portaria n.º 368/2012, de 6 de novembro.

A D. Sofia de Medeiros informou que, desde 2010 tinha direito a correção dos valores (1,003% em 2010 e 1,0319% em 2011 e nunca o efetuou e, apesar da legislação prever um aumento de

(6)

1,003% em 2013, irá manter o valor inicial da renda. Informou ainda que a retenção de IRS na fonte passou de 12% para os atuais 17,5%. conforme documento em anexo.”

A Câmara tomou conhecimento.

PONTO N.º 4 – PROPOSTA – CONCESSÃO DE ESTATUTO DE UTILIDADE PÚBLICA - SANTIAGO FUTEBOL CLUBE:

Na sequência do pedido formulado pelo Santiago Futebol Clube, em 19 de dezembro de 2012, para emissão de parecer positivo à atribuição do Estatuto de Utilidade Pública ao Santiago Futebol Clube pelo Governo Regional dos Açores foi presente a proposta, cujo teor abaixo se transcreve:

“O Santiago Futebol Clube, fundado em 1963, é um Clube amador que tem disputado campeonatos da 2.ª e da 1.ª Divisão Distrital, desde 1983, sagrando-se vencedor de dois desses campeonatos;

Atualmente permanece na 3.ª Divisão Nacional – série Açores; na qual já conquistou 2 taças de São Miguel, nas Camadas Jovens, possuindo assim uma vasta atividade desportiva, especialmente nos escalões mais jovens;

É detentor de uma estrutura organizativa e operativa que se divide por 3 departamentos: Departamento de Futebol Sénior, Departamento de Futebol Juvenil e Departamento Financeiro, possuindo várias equipas, das quais destacam-se a equipa sénior, constituída por 18 atletas; a equipa júnior com 22 atletas; a equipa juvenil composta por 26 atletas e a equipa infantil que se encontra subdividida em 2 equipas, a A com 34 atletas e a B com 17 atletas, abrangendo ainda o escalão de Traquinas, composto por 12 atletas;

O Santiago Futebol Clube assume ainda um papel essencial na ocupação dos tempos livres dos jovens, proporcionando não só formação desportiva, mas também formação ao nível dos princípios e valores sociais;

Por todas as razões apresentadas, proponho à Câmara Municipal que delibere dar parecer favorável para que seja concedido o Estatuto de Utilidade Pública ao Santiago Futebol Clube, conforme solicitado no ofício enviado a esta Câmara Municipal, que se anexa.”

A Câmara Municipal tomou conhecimento e deliberou, por unanimidade, dar parecer favorável para a atribuição do Estatuto de Utilidade Pública ao Santiago Futebol Clube.

PONTO N.º 5 – POLÍCIA DE SEGURANÇA PÚBLICA – MANDATO DE NOTIFICAÇÃO:

Foi presente o ofício n.º 540935/2012NPP-434-3 datado de 6 de dezembro do ano findo, emanado do Ministério da Administração Interna – Polícia de Segurança Pública, enviando cópia da notificação a Carlos Alberto Martins Pires, proprietário do estabelecimento de restauração e

(7)

bebidas, sito ao Beco da Pedreira n.º 4, freguesia do Rosário, Concelho de Lagoa, em virtude de ter sido apreendido produto estupefaciente.

O Senhor Vereador Durval Faria esclareceu que se trata da terceira vez que a PSP notifica a Câmara Municipal, a relatar a ocorrência. O munícipe em questão já foi notificado pela Câmara Municipal aquando da segunda notificação policial, não tendo acatado as recomendações indicadas por esta Autarquia.

De acordo com a legislação do combate à droga, cabe à entidade licenciadora determinar o encerramento do estabelecimento, retirando a licença de utilização do espaço que, neste caso concreto, está em nome de Carlos Alberto Martins Pires. Por sua vez, compete à PSP proceder ao encerramento do referido estabelecimento, caso o mesmo continue em funcionamento sem a respetiva licença camarária. Quanto aos restantes procedimentos constantes da notificação, são procedimentos de carácter criminal, os quais nada teem a haver com a intervenção desta Câmara Municipal.

O Senhor Presidente colocou a questão de que, sendo retirada a licença de utilização ao Senhor Carlos Alberto Martins Pires, poderá mais tarde aparecer um novo pedido para utilização daquele espaço, em nome de algum familiar do mesmo. Nesse caso concreto e a ocorrer essa situação, como deverá a autarquia atuar.

A Câmara tomou conhecimento e suscitando algumas dúvidas sobre essa matéria, deliberou por unanimidade, solicitar ao Gabinete Jurídico a emissão de um parecer, a ser presente na próxima reunião camarária, no sentido de esclarecer este órgão sobre o que poderá suceder ao espaço em causa, após a retirada da licença de utilização

TESOURARIA:

PONTO N.º 6 - RESUMO DIÁRIO DE TESOURARIA:

Foi presente o resumo diário da tesouraria do dia 9 de janeiro do ano em curso, cujo saldo em Operações Orçamentais era € 85.213,41 (oitenta e cinco mil duzentos e treze euros e quarenta e um cêntimos).

(8)

UNIDADE ORGÂNICA RECURSOS HUMANOS E TÉCNICOS:

CULTURA, EDUCAÇÃO E DEPORTO:

Por impedimento legal, na discussão e aprovação da proposta apresentada, o Senhor Vice-Presidente Fernando Jorge Ventura Moniz, ausentou-se da reunião, de acordo com o n.º 6 do artigo 90.º da Lei n.º 169/99, de 18 de setembro.

PONTO N.º 7 – PROPOSTA – TRANSFERÊNCIA DE APOIOS FINANCEIROS PARA 2013 – PLANO DE ATIVIDADES MUNICIPAL:

Sobre o assunto acima mencionado, o Senhor Presidente apresentou a proposta, cujo teor abaixo se transcreve:

“De acordo com as ações inscritas no Plano de Atividades Municipal, para o ano de 2013, proponho que a Câmara Municipal delibere transferir em 2013 o apoio à instituição abaixo referida, ao abrigo da alínea b) do n.º 4 do artigo 64.º da Lei n.º 169/99, de 18 de setembro, face às intenções manifestadas no respetivo Plano de Atividade e em reuniões posteriormente realizadas entre a mesma e o signatário, mediante a apresentação dos documentos justificativos da respetiva despesa, cujo pagamento será efetuado em função da execução dos trabalhos e da disponibilidade de Tesouraria do Município:

Transferência para o Clube Operário Desportivo para apoio às obras do Campo de Jogos – 62.000,00€ “

A Câmara tomou conhecimento e deliberou, por maioria dos presentes, com a abstenção dos Senhores Vereadores Rui Ramos e Carlos Augusto Furtado:

1.º Transferir em 2013, o apoio à Instituição acima referida, ao abrigo da alínea b) do n.º 4

do artigo 64.º da Lei n.º 169/99, de 18 de setembro;

2.º Dar conhecimento desta deliberação à Secção de Contabilidade.

O Senhor Vice-Presidente Fernando Jorge Ventura Moniz regressou à sala a fim de poder continuar a participar na presente reunião.

Por impedimento legal, na discussão e aprovação da proposta apresentada, o Senhor Presidente ausentou-se da reunião, no ponto referente ao Centro Social e Cultural do Cabouco, o Senhor Vice-Presidente Fernando Jorge Ventura Moniz ausentou-se da reunião, nos pontos referentes à Santa Casa da Misericórdia de Santo António de Lagoa, à Associação Juvenil do Clube Operário Desportivo e ao Clube Operário Desportivo e o Senhor Vereador José Fernando

(9)

Medeiros Costa, no ponto referente ao Santiago Futebol Clube, de acordo com o n.º 6 do artigo 90.º da Lei n.º 169/99, de 18 de setembro.

PONTO N.º 8 – PROPOSTA – ATRIBUIÇÃO DE APOIOS FINANCEIROS A INSTITUIÇÕES DO CONCELHO:

O Senhor Presidente apresentou a proposta de atribuição de apoios financeiros a Instituições do Concelho, para o ano de 2013, cujo teor abaixo se transcreve:

“Considerando que, de acordo com o disposto na alínea b) do número 4 do artigo 64º da Lei nº 169/99, de 18 de setembro a Câmara Municipal pode conceder subsídios a atividades de interesse municipal, de natureza social, cultural, desportiva, recreativa ou outra;

Considerando que, assumem especial importância todas as atividades que visem a ocupação útil dos tempos livres das crianças e jovens do Concelho, o apoio social aos mais carenciados, a prestação de cuidados aos mais idosos, a educação, a cultura, a formação cívica, a prática de hábitos de vida saudáveis e demais atividades que promovam o bem-estar e a qualidade de vida da comunidade;

Tendo consciência, por um lado, das sucessivas reduções efetuadas nas transferências para as instituições e Juntas de Freguesia, verificadas nos últimos anos e, por outro, a importância que estas verbas representam nos seus orçamentos, entendeu-se, face às particulares dificuldades esperadas, manter em 2013 os apoios atribuídos no corrente ano para as instituições de cariz social, cultural ou desportivo.

Assim, propõe-se a transferência dos seguintes subsídios: - Associação Musical de Lagoa – 9.600,00€;

- Associação Cultural e Recreativa dos Remédios – 6.000,00€; - Casa do Povo de Água de Pau – 20.217,60 €;

- Centro Social e Cultural da Atalhada – 8.586,00 €; - Centro Social e Cultural do Cabouco – 24.300,00€;

- Centro Social e Paroquial do Cabouco – Creche e Jardim de Infância “O Ninho” – 6.318,00€; - Centro Social e Paroquial da Ribeira Chã – 6.480,00€;

- Centro Social Nossa Senhora do Rosário – 5.508,00€; - Casa do Povo do Cabouco – 4.200,00€;

- Santa Casa da Misericórdia de Santo António de Lagoa – Açores – 18.450,00€; - Associação Cultural e Recreativa dos Funcionários da CML – 9.180,00€; - Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores – 6.588,00€; - Associação Centro Cultural da Caloura – 5.400,00€;

- Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada – 25.500,00€; - Associação Juvenil do Clube Operário Desportivo – 16.482,40 €;

(10)

- Associação Atalhada Futebol Clube – 6.801,70 €; - Clube de Patinagem de Santa Cruz – 12.580,00 €; - Clube Náutico de Lagoa - 5.100,00 €;

- Clube Operário Desportivo – 34.488,25€ (semestral); - Santiago Futebol Clube – 18.205,50€ (semestral).”

Anexo à proposta foram presentes as minutas dos contratos-programa a celebrar com as referidas Instituições.

Sobre o assunto, o Senhor Presidente informou que foram mantidos os valores do ano transato.

A Câmara tomou conhecimento e deliberou, por unanimidade dos presentes, não tendo o Senhor Presidente participado na atribuição do apoio ao Centro Social e Cultural do Cabouco, o Senhor Vice-Presidente Fernando Jorge Ventura Moniz participado na atribuição dos apoios à Santa Casa da Misericórdia de Santo António, à Associação Juvenil do Clube Operário Desportivo e ao Clube Operário Desportivo e o Senhor Vereador José Fernando Medeiros Costa, no ponto referente ao Santiago Futebol Clube:

1º Aprovar a atribuição dos apoios às Instituições do Concelho, para o ano de 2013, nos

montantes acima referidos;

2º Dar conhecimento desta deliberação à Secção de Contabilidade e às referidas

entidades.

Os Senhores Presidente e Vice-Presidente regressaram à sala, a fim de poderem continuar a participar na presente reunião.

DEPOIS DA ORDEM DO DIA:

REUNIÃO CAMARÁRIA – ALTERAÇÃO DE DATA:

O Senhor Presidente propôs alterar a data da próxima reunião camarária, agendada para o dia 25 de janeiro, passando a mesma a realizar-se no dia 31 de janeiro, pelas 09:00 horas.

A Câmara tomou conhecimento e deliberou, por unanimidade:

1.º Concordar com a alteração da data da próxima reunião Camarária, agendada para o

dia 25 de janeiro, passando a mesma a realizar-se no dia 31 de janeiro, pelas 09:00 horas;

2.º Dar a necessária publicidade à presente deliberação por afixação de editais em

(11)

ENCERRAMENTO:

Todos os assuntos foram aprovados em minuta, para efeitos de execução imediata, de acordo com o que dispõe o n.º 3 do artigo 92.º da Lei número 169/99, de 18 de setembro.

E não havendo mais nada a tratar e sendo 10:00 horas, foi pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal encerrada a presente reunião, da qual se lavrou a presente acta, que depois de lida foi aprovada e assinada nos termos da Lei.

E eu, , Coordenadora Técnica, da Subunidade Orgânica de Expediente Geral, Contratação Pública e Assuntos Comunitários, a subscrevo e assino.

_______________________________________ JOÃO ANTÓNIO FERREIRA PONTE

Referências

Documentos relacionados

de rosca – com conexão quadrada – para utilização em contra-ângulo extensor QuADrADo ADAPtADor QuADrADo CA [ [ ] ] extensor Quadrado Adaptador Quadrado CA CóDigo 12000-137

Apresenta plataforma RD de hexágono interno para indexação protética e instalação, rosca métrica 1.8 interna para fixação de componentes protéticos.. O Implante

ção das angulações dos implantes, há necessidade de se trabalhar com componentes angulados. Em outras situações, implantes em regiões estéticas fazem ne- cessário o uso

Preparar profissionais com conhecimentos teóricos e práticos para operação em máquinas de corte de Roupas, realizar risco, enfesto e corte industrial em tecidos planos e

6.Interpretar o projeto quanto às especificações de alinhamento de peças a ser considerado na montagem 7.Reconhecer técnicas de regulagens, ajustes e alinhamento aplicáveis à

Executar atividades de apoio ao cadastro comercial, projetos, fiscalização e acompanhamento de obras de saneamento básico, manutenção de equipamentos de radiocomunicação,

Sugestão: pode-se desenhar uma área verde e inserir blocos de concreto para o caminho do carro ou do pedestre, usar LAYER: LINHA FINA (cor yelow).  Para desenhar a

Uma das formas como criar os elementos gráficos para a Web, é utilizar o Corel Draw para produzir os diversos objectos em formato Vectorial e seguidamente exportá-los para o