• Nenhum resultado encontrado

INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI FACULDADES IDEAU ÁREAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO TECNÓLOGO EM ESTÉTICA E COSMETOLOGIA.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI FACULDADES IDEAU ÁREAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO TECNÓLOGO EM ESTÉTICA E COSMETOLOGIA."

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

__________________________________________________________________________________________ Projeto de Aperfeiçoamento Teórico e Prático – Getúlio Vargas – RS – Brasil 1

INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI

FACULDADES IDEAU

ÁREAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO TECNÓLOGO EM ESTÉTICA E COSMETOLOGIA.

BLASCZAK, Diane DallIgna1* DE PAULA, Michely da Silva¹

TODERO, Tatieli¹ DE PARIS, Alaércio2 GUERINI, Elisângela²

SLAVIERO, Angelice MelâniaBarancelli²

RESUMO: Atualmente a demanda por produtos e serviços na área da estética visando uma vida saudável está sendo cada vez mais valorizada. Para isso existem vários locais de atuação do profissional de estética e cosmetologia, e o mercado de trabalho está mais amplo abrangendo academias, spas, clinicas de estética, hospitais entre outros. Nesse sentido o objetivo desse artigo é relacionar as áreas de atuação e o mercado de trabalho com o profissional de estética e cosmetologia. Mostra também que além dos tratamentos estéticos o profissional pode participar da composição e venda de produtos, auxiliar a desenvolver novos produtos, auxiliando no próprio tratamento. Para tal estudo foi desenvolvido através de diversas pesquisas bibliográficas em artigos científicos. Chegou-se à conclusão que, cada vez mais a demanda está aumentando à medida que a população percebe que necessita desses serviços e o acesso está cada vez mais fácil.

Palavras-chave: Atuação, mercado de trabalho, estética e cosmetologia.

ABSTRACT: Nowadays the demand for products and services in the field of aesthetics with the goal of a healthier life is more and more being valued. For that, there are various places where the professional of aesthetic and cosmetology is able to practice, and the job market is wider including gyms, spas, clinics of aesthetic, and hospitals, among others. With that, the meaning of this article is to relate the fields of those skills and the job market with the professional of aesthetic and cosmetology. It shows, as well, that besides of the aesthetic treatments, the professional can participate of the compounding and sales of the products, and helping to develop new products, which will help the treatment itself. This study was developed through diverse bibliographic researches in scientific articles. The conclusion is that, more and more the demand is increasing, as the population perceives the need for these services and its access is easier and easier.

Keywords: Actuation, job market, aesthetic and cosmetology.

1 INTRODUÇÃO

O curso de estética é um dos mais promissores atualmente, estando voltado para a formação de profissionais de beleza. Este profissional trabalha tanto com o público feminino quanto o público masculino que está em busca de cuidados com a sua aparência. Em tempos de supervalorização da imagem, a importância da boa aparência é fundamental para o convívio social das pessoas.

1 Discentes do Curso (Tecnólogo em Estética e Cosmetologia), Nível I 2018/1- Faculdade IDEAU – Getúlio Vargas/RS.

2 Docentes do Curso (Tecnólogo em Estética e Cosmetologia), Nível I 2018/1 - Faculdade IDEAU – Getúlio Vargas/RS.

(2)

__________________________________________________________________________________________ Projeto de Aperfeiçoamento Teórico e Prático – Getúlio Vargas – RS – Brasil 2

INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI

FACULDADES IDEAU

O objetivo é conhecer o mercado de trabalho para o tecnólogo que está apto a trabalhar com a manutenção e recuperação da saúde na área da estética humana, o embelezamento e a promoção da saúde. Este profissional poderá atender em centros de estética, academia, spas, e outros. Também poderá administrar os cuidados e tratamentos prescritos por profissionais da área da saúde.

Até o atual ano de 2018 o curso de estética e cosmética não era reconhecido como curso superior, não havia uma lei que o amparasse. No dia 07 de março de 2018 a câmara dos Deputados regulamentou e passou a exigir do profissional o diploma de graduação em curso de nível superior.

A área de atuação do profissional de estética e cosmetologia abrange, no mercado de trabalho, desde acompanhamento médico em clínicas de cirurgia até a área de pesquisas, passando por SPAs, hospitais, academias, clínicas estéticas, postos de saúde, salões de beleza e muitos outros.

Também os esteticistas podem, desde que tenham profissionalização específica, exercer funções básicas em áreas como manicure, maquiagem, depilação, estética capilar e consultorias entre outros. E tratamentos mais avançados como criolipolise, microagulhamento, criofrequência, carboxiterapia e eletrolipólise.

Nesse sentido o objetivo desse artigo é relacionar as áreas de atuação e o mercado de trabalho com o profissional de estética e cosmetologia. Mostra também que além dos tratamentos estéticos o profissional pode participar da composição e venda de produtos, auxiliar a desenvolver novos produtos, auxiliando no próprio tratamento.

Além do marketing na parte de venda de cosméticos, observa-se também que a estética da parte física dos ambientes deve ser agradável, limpa e higienizada para uma boa impressão dos clientes.

2 DESENVOLVIMENTO

Nesta parte do trabalho será detalhado o referencial teórico, a metodologia empregada e os resultados encontrados. Contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto tratado do estudo que são os locais de atuação do esteticista e cosmetólogo.

(3)

__________________________________________________________________________________________ Projeto de Aperfeiçoamento Teórico e Prático – Getúlio Vargas – RS – Brasil 3

INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI

FACULDADES IDEAU

Nesta parte conterá o referencial teórico retirado de livros, artigos científicos, revistas online, levantamentos bibliográficos, bem como os locais de atuação do esteticista e cosmetologia.

2.1.1 Profissional de Estética e Cosmética

O profissional de estética e cosmética atua por meio de atividades que contribuem para o bem estar e saúde de seus clientes. Osestudantes de Tecnólogo em Estética e Cosmetologiasão preparados para desenvolver atividades capilares, faciais e corporais, além do gerenciamento de centros estéticos, SPAs e salões de beleza. Recebe preparo também para trabalhar como terapeuta através do toque, na imagem pessoal e reequilíbrio de funções fisiológicas.(WICHINESKI, DE SOUZA, 2011).

Em todos esses casos deve-se respeitar os pedidos do cliente, manter em sigilo as consultas e tratamento, procurar não desmerecer outros serviços ou profissionais, usar roupas adequadas sempre sendo um profissional ético, acima de tudo. O que se tem como definição de ética é o comportamento de cada indivíduo, é cumprir os valores da sociedade em que se vive, é se responsabilizar pelas consequências de suas ações, e agir sem prejudicar o próximo. (WICHINESKI, SOUZA, 2011).

2.1.2 Clínicas deCirurgia plástica

Quanto ao campo de atuação do profissional, para que uma cirurgia plástica tenha sucesso final, depende de um planejamento eficiente para o pré e pós cirúrgico, pelo fato que o ate cirúrgico constitui uma agressão tecidual que pode prejudicar a funcionalidade dos tecidos. No pré cirúrgico existe o preparo do tecido para receber o procedimento, e no pós cirúrgico são feito os processos necessários para que haja um resultado satisfatório.

No pré operatório o Técnólogo em Estética e Cosmética deve observar os fatores variados que estejam relacionados à disfunção estética, através da anamnese, e também avaliar as condições do paciente. (SCHMMELPFENG, TOKARS, 2017)

Em tratamentos pré operatórios se utilizam procedimentos como a aplicação de aparelhos como o de pressoterapia e eletroterapia, que utiliza a pressão para promover a

(4)

__________________________________________________________________________________________ Projeto de Aperfeiçoamento Teórico e Prático – Getúlio Vargas – RS – Brasil 4

INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI

FACULDADES IDEAU

drenagem linfática e auxiliar o retorno venoso. Também esfoliações, para a diminuição da espessura do tecido, e a hidratação corporal, por meio de massagens com princípios ativos que proporcionem hidratação e emoliência do tecido. (SCHMMELPFENG, TOKARS, 2017)

Como um dos tratamentos na cirurgia plástica, existe a drenagem linfática manual (DLM) que tem a finalidade de evitar edema. A utilização dos recursos terapêuticos aceleram o resultado no pós operatório.(SOARES, 2012)

Como a eficiência da circulação linfática e sanguínea é fundamental para reparar as lesões cirúrgicas, a aplicação tardia da DLM pode diminuir seus benefícios.

Segundo Piccinin 2009, a DLM apresenta efeitos fisiológicos, como o auxilio na filtração e reabsorção de capilares sanguíneos e no fluxo da linfa para dentro dos capilares linfáticos, também facilita o transporte da linfa e auxilia no bombeamento e quantidade de linfa processada nos linfonodos.

Devido ao crescente interesse pelo corpo perfeito e padrões estéticos cada vez mais próximos a perfeição estimulados pela sociedade a busca por procedimentos cirúrgicos vem aumentando, bem como a procura de tratamentos coadjuvantes realizados antes e após esses procedimentos cirúrgicos, como por exemplo a drenagem linfática manual.(SOARES, 2012)

Assim como a DLM há outros procedimentos que trazem bons resultados no pós operatório como: a pressoterapia, que atua onde há edemas persistentes, pois tem auxilio na mobilização de líquidos do sistema venoso e linfático, além de ser coadjuvante nas técnicas de liberação da fibrose; o ultrassom, que acelera o processo de cicatrizção, atua na prevenção de cicatrizes hipertróficas e quelóides, melhora a circulação sangínea e linfática, consequentemente atuando no edema; a vacuoterapia, que possibilita a diminuição da fibrose, age na reabsorção de edema e produz aspiração e mobilização tecidual. (SDREGOTTI, SOUZA, DE PAULA, 2018)

Também há dois agentes eletroterapêuticos que são os mais utilizados em pós operatórios: a microcorrente e a corrente galvânica. A microcorrente atua na reparação tecidual objetivando uma rápida resolução do edema, da inflamação e da dor, inibindo assim, a metaloproteinase, que favorece a formação da fibrose e aderência tecidual; e a corrente galvânica que é utilizada na forma de intoforese, facilitando a permeação de princípios ativos. (SDREGOTTI, SOUZA, DE PAULA, 2018)

(5)

__________________________________________________________________________________________ Projeto de Aperfeiçoamento Teórico e Prático – Getúlio Vargas – RS – Brasil 5

INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI

FACULDADES IDEAU

2.1.3SPAs

O mercado de trabalho voltado na área de saúde tem apostado em locais que possam atender diversas necessidades da população, para relaxar o estresse do cotidiano, com tratamentos voltados para a área da saúde e da estética facial e corporal. Estes locais que já existiam desde a antiguidade são os SPAs, que eram feitos relaxamentos exclusivos com banhos.(ROSANTE, et al. 2015)

Devido ao local onde os SPAs se encontram ser de grande vegetação , clima de temperatura agradável e o poder das águas, veio a designação da palavra SPA. (ROSANTE, et al. 2015).

Existem vários tipos de SPAs. SPA destino: é um ambiente com estruturas para alimentação e hospedagem, com foco integral na promoção de qualidade de vida e bem estar.

SPA passeio: local direcionado para transporte ou entretenimento, incluem estruturas fixas de passeio como: trens, aviões, navios, praia e clube de golfe.

SPA resort/hotel: ambiente localizado dentro de algum lugar fixo de hotéis ou resorts, que prestam serviços de entretenimento, lazer, qualidade de vida e bem estar.

Day SPA: é o tipo mais recente no Brasil, localizados em áreas urbanas, sem pernoites, em shoppings, centros comerciais, áreas residenciais ou em salas próprias.

Os SPAs em relação as suas especialidades são: SPAs naturais: baseado na medicina naturalista, como fitoterapia, acupuntura, homeopatia entre outros, favorecendo a saúde pela alimentação e por processo natural.

SPA médico: o objetivo primário deste local é o favorecimento da qualidade de vida e saúde humana em atendimentos médicos ou clínicos. Dispõem serviços na área de terapias, tratamentos na área da estética medica e tratamentos complementaras como atividades físicas monitoradas.

SPA holístico: medicina tradicional baseada no bem-estar espiritual, equilíbrio entre a mente, corpo e espírito.

SPA esporte e aventura: espaço voltado para o entretenimento e lazer, com programas de qualidade de vida efetuados através de exercícios direcionados e atividades físicas.

(6)

__________________________________________________________________________________________ Projeto de Aperfeiçoamento Teórico e Prático – Getúlio Vargas – RS – Brasil 6

INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI

FACULDADES IDEAU

SPA nutricional: local com foco na desintoxicação, redução alimentar, orientação nutricional. Contém cozinha especializada em dieta balanceada, e outros serviços terapêuticos de saúde humana.

SPA estético: espaço que oferece tratamentos estéticos faciais e corporais, com variedades de mão de obras especializadas e equipamentos.

2.1.4 Centros de Beleza

São espaços frequentados por pessoas de diversas classes sociais e idade, por homens e mulheres que procuram elevar a autoestima e aparência através de tratamentos estéticos. Vários serviços são oferecidos pelos centros de beleza como corte, coloração, modelagem e alisamento de cabelo, massagem, depilação, maquiagem, manicuro e pedicuro. (BARBOSA, Juliane Klaumann et al. 2012).

Segundo Barbosa, (2012), para atender os clientes com excelência, é necessário investir em produtos e equipamentos de qualidade, com um local agradável. Para exercer essas funções o profissional precisa buscar através de cursos uma qualificação com formação técnica ou graduação em cosmetologia e estética.

2.1.5 Estética e Cosméticana Saúde Pública

A formação técnica do esteticista permite a ele aplicar para a comunidade práticas envolvendo promoção a saúde, conforme se lê:

Ao longo desses anos de discussões, surgiu a nova concepção de saúde que importa uma visão afirmativa, que a identifica como bem-estar qualidade de vida, e não simplesmente como ausência de doença. Neste novo perfil a saúde assume novos parâmetros abrangendo também as áreas não definidas como primárias, como as condições sanitárias e alimentares da população, mas incluindo o lazer e bem estar do indivíduos.(WICHINESKI, SOUZA, 2011)

(7)

__________________________________________________________________________________________ Projeto de Aperfeiçoamento Teórico e Prático – Getúlio Vargas – RS – Brasil 7

INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI

FACULDADES IDEAU

No Hospitais de Clínicas de São Paulo, tem sido feita a integração dos tratamentos estéticos na recuperação da sensibilidade e melhora dos aspectos da pele em pacientes que sofreram queimaduras.

Segundo Nalim, (2014), para a fase inicial do tratamento estético da queimadura da pele, utilizam-se tratamento com LED e com laser, por serem recursos extremamente importantes. Também o uso do aparelho de alta frequência, que pode atuar como bactericida e fungicida, sendo aplicado diretamente na parte em que a pele sofreu a lesão da queimadura.

Depois da a ferida estar devidamente cicatriza é essencial o uso de cosméticos com princípios ativos hidratantes, como a ureia que ajudam a diminuir a coceira da queimadura. (NALIM, 2014).

Em caso de câncer, segundo Natividade, (2015 p. 01), “a fase ideal para iniciar um tratamento estético é logo após o paciente receber o diagnstico, porque começa a ter sensibilidade na pele. Ou então, assim que iniciar a quimioterapia”.

É indicado então, o uso de sabonetes líquidos, hidratantes e shampoos hipoalérgicos, além de massagens estimulante com manobras suaves, pois têm efeitos tão poderosos quanto o mais forte dos medicamentos. Também o uso de argila para redução de dores e processos inflamatórios comuns nos pés e nas articulações, assim como esfoliações leves, para remover a pele que escama. (NATIVIDADE, 2015).

2.1.7 Estética e Cosmética em Academias

Segundo Brock, (2014), estudos vem comprovando que, é preciso unir dieta e atividade física à estética, para se obter um bom resultado. As clientes já começam a ver efeitos a partir da quarta sessão, tanto na redução de celulites como de gordura localizada, pois o exercício acelera a queima de gordura, e para o fim, uma massagem modeladora.

A massagem modeladora é um ótimo estímulo da circulação sanguínea, pois facilita o retorno venoso, melhora a oxigenação celular, acelera a renovação natural da pele, tonifica a musculatura e promove

relaxamento. (CAZÃO, 2017).

Também, se aliada à alimentação saudável e à pratica de exercícios físicos, a drenagem linfática pode trazer muitos benefícios, pois reduz gordura localizada, elimina líquidos e toxinas e melhora a circulação.

(8)

__________________________________________________________________________________________ Projeto de Aperfeiçoamento Teórico e Prático – Getúlio Vargas – RS – Brasil 8

INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI

FACULDADES IDEAU

Segundo Barbosa, (2018), esteticistas e cosmetólogos podem atuar em diversos setores nas indústrias de cosméticos, desde os laboratórios, na parte de testes, até prestando suporte técnico necessário a novos produtos no mercado.

Podendo assim, contribuir com todas as etapas do processo: o estudo, o desenvolvimento, a análise, a promoção, a representação, a divulgação e o treinamento.

2.1.9 Autônomo

É preciso que o profissional de estética e cosmetologia tenha uma formação superior, e que, além do conhecimento das técnicas oferecidas em seu local de trabalho, tenha também um preparo administrativo. (BARBOSA, 2018).

“Dos profissionais atuantesem estética e cosmética, 50,7% enquadram-se como autônomos”. (WANDERLEY et al. 2015)

2.2 Material e Métodos ou Metodologia

Este artigo foi elaborado pelas alunas do curso de Estética e Cosmetologia, feito pesquisa bibliográfica com artigos científicos. Foi pesquisado sobre as diversas áreas de atuação, desde a parte de embelezamento até a parte de cuidados com a saúde.

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Verificou-se que para qualquer procedimento estético que o cliente procure, existem diversas áreas onde atua o profissional de estética. Nas clinicas de estética podem ser realizados a maior parte dos procedimentos desta área, assim como existem áreas especificas para certos tratamentos, como por exemplo, queimaduras são tratadas em hospitais, prés e pós cirúrgicos normalmente são tratadas em clinicas de cirurgia plástica, tratamentos de curto prazo em spas, entre outros.

(9)

__________________________________________________________________________________________ Projeto de Aperfeiçoamento Teórico e Prático – Getúlio Vargas – RS – Brasil 9

INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI

FACULDADES IDEAU

Ao se optar por se realizar um procedimento estético, é necessário que o cliente tenha consciência dos cuidados a serem tomados na sua casa como continuidade do procedimento realizado na clinica.

REFERÊNCIAS

ROSANTE, Indianara Francine et al. Atuação do Tecnólogo em Estética nos spas. Curitiba, Paraná, 2015.

WICHINESKI, SOUZA. O Tecnólogo em Estética e sua participação na promoção de asúde e qualidade de vida. Paraná, 2011.

BARBOSA, Juliane Klaumann et al. Centro de Beleza, serviços oferecidos e o perfil do profissional da região sul da cidade de Balneário Camburiú, SC, 2012. Balneário Camburiú, Santa Catarina, 2012.

WANDERLEY et al. Perfil profissional dos egressos do curso superior de tecnologia em estética e cosmética. São Paulo, SP. 2015

NATIVIDADE, Farmácia Escola da Ciência Médicas e da Saúde. Disponível em :<http://portal.metodista.br/farmacia/noticias/estetica-tambem-tem-poder-de-tratar-o-cancer-ensina-especialista>. Acesso em: 20 de maio de 2018.

NALIM, Ana Lucia, Estética no Tratamento de Queimaduras. Disponível em: <https://www.esteticanatv.com.br/estetica-tratamento-de-queimaduras/> . Acesso em: 20 de maio de 2018

BARBOSA, SENAC. Disponível em : <http://www.blogsenacsp.com.br/faculdade-de-estetica/>. Acesso em: 20 de maio de 2018.

CAZÃO, Rafael. Espaço T.R.A. saúde e bem estar. Disponível em: <https://www.espacotra.com.br/single-post/2017/04/03/BeneficiosdaMassagemModeladora> Acesso em: 15 de maio de 2018.

(10)

__________________________________________________________________________________________ Projeto de Aperfeiçoamento Teórico e Prático – Getúlio Vargas – RS – Brasil 10

INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI

FACULDADES IDEAU

CALLEGARI, Carolina. O Globo. Disponível em: <

https://oglobo.globo.com/rio/bairros/clinica-inova-ao-introduzir-exercicio-fisico-como-parte-da-rotina-de-tratamentos-esteticos-14198759 > Acesso em: 15 de maio de 2018.

SDREGOTTI et al. A importância da atuação do tecnólogo em Estética na ação conjunta com o Cirurgião Plástico, diante das intercorrências em Procedimentos do pós-operatório de cirurgias plásticas em estética. Balneário Camburiú, SC, 2009.

BARELLI, Suzana. Folha de São Paulo. Disponível em: < http://www1.folha.uol.com.br/fsp/1996/1/17/cotidiano/40.html> Acesso em: 15 de maio de 2018.

Referências

Documentos relacionados

Nessas espécies, assim como nos jundiás, aguardaram-se algumas horas após a última aplicação de hormônio para realizar-se a extrusão dos ovos, sendo monitorada a temperatura da

a) Nome em japonês: A JICA providenciará os documentos necessários para solicitação do visto de entrada. Os Certificados serão emitidos com o nome conforme preenchido na grafia

Voltado para alunos de escolas de língua japonesa com excelente desempenho e que apresentem bom padrão comportamental e aptidão para contribuir futuramente com o desenvolvimento

Com objetivo de discernir através da revisão da literatura a importância da participação dos cirurgiões-dentistas para prevenir e diagnosticar manifestações bucais

Em “Tripartismo e participação social: potencialidades e desafi os do encontro entre dois processos na I Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente”, Laís Abramo,

§ 6º O divórcio realizado no estrangeiro, se um ou ambos os cônjuges forem brasileiros, só será reconhecido no Brasil depois de 1 (um) ano da data da sentença, salvo se houver

De acordo com Barbieri (2004), grande parte da preocupação ambiental empresarial é referente a experiências passadas com desastres ecológicos e populacionais e a Carbocloro mostra

PODER LEGISLATIVO Julimar da Silva Rodrigues - Presidente Fabio da Silva Santana - Vice-Presidente Rodolfo Soares - Primeiro Secretário Alexandre C. Menezes -Segundo