• Nenhum resultado encontrado

CADERNO DE QUESTÕES TÉCNICO EM ESTÚDIO E MULTIMÍDIA INSTRUÇÕES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CADERNO DE QUESTÕES TÉCNICO EM ESTÚDIO E MULTIMÍDIA INSTRUÇÕES"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)
(2)

CADERNO DE QUESTÕES – TÉCNICO EM ESTÚDIO E MULTIMÍDIA

INSTRUÇÕES

01- Aguarde autorização para abrir o caderno de questões.

02- A interpretação das questões é parte do processo de avaliação, não sendo permitidas perguntas aos Fiscais.

03- Nesta prova há questões objetivas, com quatro alternativas cada uma, indicadas com as letras A, B, C e D. As questões estão divididas conforme segue:

a) 10 questões de Língua Portuguesa;

b) 10 questões de Tecnologia da Informação e Comunicação e EaD;

c) 15 questões de Conhecimentos Específicos - Técnico em Estúdio e Multimídia; d) 05 questões de Legislação.

04- Ao receber a folha de respostas, examine-a e verifique se os dados nela impressos correspondem aos seus. Caso haja alguma irregularidade, comunique-a imediatamente ao Fiscal.

05- Transcreva para a folha de respostas o resultado que julgar correto em cada questão, preenchendo o círculo correspondente com caneta esferográfica de tinta azul ou preta.

06- Na folha de respostas, a marcação de mais de uma alternativa na mesma questão, rasuras e preenchimento além dos limites do círculo destinado para cada marcação anulam a questão.

07- Não haverá substituição da folha de respostas por erro de preenchimento.

08- Não serão permitidas consultas, empréstimos e comunicação entre os candidatos, tampouco o uso de livros, apontamentos e equipamentos, eletrônicos ou não, inclusive relógio. O não cumprimento destas exigências implicará a eliminação do candidato deste Teste Seletivo.

09- Ao concluir a prova, permaneça em seu lugar e comunique o Fiscal. Aguarde autorização para devolver, em separado, o caderno de provas e a folha de respostas, devidamente assinados.

10- O tempo para o preenchimento da folha de respostas está contido na duração desta prova.

(3)

Questões de Língua Portuguesa - 1 a 10

TÉCNICO EM ESTÚDIO E

MULTIMÍDIA

Q

UESTÃO

03

Q

UESTÃO

01

Assinale a alternativa que apresenta um conjunto de palavras acentuadas corretamente:

a) Feiura, enjôo , platéia, crêem; b) Feiura, enjoo, plateia, creem; c) Feiúra, enjoo, plateia, creem; d) Feiúra, enjôo, platéia, crêem.

Sobe para 85 o número de casos suspeitos de novo coronavírus no Paraná, diz Ministério da Saúde.

Casos confirmados permanecem seis no estado, conforme boletim desta segunda (16). Em todo o Brasil, são 2.064 casos suspeitos da doença. Nenhuma morte causada pelo novo coronavírus foi registrada no país.

Por G1 PR

16/03/2020 15h58 Atualizado há 15 horas O número de casos suspeitos do novo coronavírus no Paraná subiu para 85 na tarde desta segunda-feira (16). São cinco casos a mais do que havia no boletim divulgado no domingo (15).

As informações do Ministério da Saúde foram confirmadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O número de casos confirmados se mantém o mesmo: seis, sendo cinco deles em Curitiba e um, em Cianorte, na região noroeste do estado.

De acordo com o Ministério da Saúde, 83 casos foram descartados no estado. Entretanto, segundo o boletim da Sesa, foram 82 casos descartados.

Região Metropolitana de Curitiba

No sábado (14), a Prefeitura de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, informou que uma moradora da cidade testou positivo para o novo coronavírus.

A Prefeitura de Pinhais, também na Região de Curitiba, informou nesta segunda-feira que foi confirmado o primeiro caso de coronavírus no município. O paciente, de 27 anos, foi diagnosticado por meio de um exame realizado em laboratório particular.

O paciente está em isolamento domiciliar, e a família foi submetida a exames para verificar uma possível contaminação.

Porém, os dois casos não entraram para a lista de confirmados da Sesa e nem do Ministério da Saúde, divulgadas na tarde desta segunda-feira.

https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2020/03/16/sobe-para-85-o- numero-de-casos-suspeitos-de-novo-coronavirus-no-parana-diz-ministerio-da-saude.ghtml acesso em 17.03.2020

Assinale a alternativa que contém afirmação INCORRETA sobre o texto:

a) Até a tarde de 16.03.2020, em todo o Brasil, são 2.064 casos suspeitos da doença. Nenhuma morte causada pelo novo coronavírus foi registrada no país. b) O número de casos confirmados se mantém o mesmo: seis, sendo cinco deles em Curitiba e um em Cianorte, na região noroeste do estado. São cinco casos a mais do que havia no boletim divulgado no domingo (15).

c) De acordo com o Ministério da Saúde, 84 casos foram descartados no estado. Entretanto, segundo o boletim da Sesa foram 83 casos descartados.

d) No sábado (14), a Prefeitura de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, informou que uma moradora da cidade testou positivo para o novo coronavírus. A Prefeitura de Pinhais, também na Região de Curitiba, informou nesta segunda-feira que foi confirmado o primeiro caso de coronavírus no município.

Q

UESTÃO

02

Fonte: www.juniao.com.br acesso em 16/07/2018

O efeito de humor foi um recurso utilizado pelo autor da charge para mostrar que o guarda

a) apenas cumpriu sua função, ou seja, de parar qualquer pessoa que pareça um ladrão segundo os critérios de Cesare Lombroso.

b) não é racista, pois enfatiza em seu discurso que o racismo é critério da cabeça do dono do veículo parado.

c) é racista, demonstrado pelo uso do conectivo “mas” no discurso “Mas relaxa”, logo após ter mencionado que parou o rapaz apenas por “parecer” ser um ladrão. Isso aliado à expressão facial e corporal corrobora o discurso racista do guarda.

d) tentava mostrar para o rapaz do carro que esta é uma prática normal; todos que, de acordo com Lombroso, tenham características criminosas devem ser averiguados.

(4)

4

Q

UESTÃO

04

Q

UESTÃO

06

Q

UESTÃO

05

Assinale a alternativa que melhor preenche as lacunas. I. ___________ você quer saber isso?

II. As Universidades suspenderam as aulas ______ se preocupam com a comunidade acadêmica no momento atual.

III. Semana passada houve greve de motoristas de ônibus. Você sabe __________?

IV. Ninguém compreendeu o______________do cancelamento da reunião.

a) porque, porque, por quê, porquê; b) porque, por que, por quê, porquê; c) por que, por quê, porque, porquê; d) por que, porque, por quê, porquê.

Com crise e cortes na ciência, jovens doutores encaram o desemprego: ‘Título não paga aluguel’ Geração formada durante o boom nos cursos de pós-graduação – e de ofertas de trabalho – hoje convive com a incerteza, disputando as poucas bolsas de pesquisa disponíveis ou tendo de deixar a ciência de lado para sobreviver.

O estatístico Paulo Tadeu Oliveira, de 55 anos, defendeu seu doutorado na Universidade de São Paulo (USP) em agosto de 2008. Dez anos depois, ainda não conseguiu ingressar no mercado de trabalho. O pesquisador, que é deficiente visual, emendou tr ês pós-doutorados e m busca de especialização e experiência, mas não passou nas diversas seleções para o quadro de universidades públicas. Atualmente, está no quarto estágio pós-doutoral, desta vez sem apoio financeiro.

Em busca de trabalho na iniciativa privada, ele consultou 18 headhunters para tentar enquadrar seu currículo ao mercado, mas encontrou respostas similares: o estatístico não possui experiência corporativa e, ao mesmo tempo, é considerado overqualified (qualificado demais) para as posições disponíveis. Em maio, ele relatou sua história à Comissão de Direitos Humanos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e espera resposta.

Assim como Oliveira, diversos jovens doutores (ou seja, titulados recentemente) estão patinando profi ssionalm ente. A concorrê ncia con tinua crescendo: no ano passado, foram formados 21.609 novos doutores – ao todo, são 302.298, incluindo estrangeiros residentes no país. [...]

A coesão do texto é construída principalmente a partir do (a)

a) emprego de diversas conjunções subordinativas que articulam as orações e períodos que compõem o texto.

b) repetição de palavras e expressões que entrelaçam as informações apresentadas no texto.

c) emprego de pronomes pessoais (ele) e expressões referenciais

d) emprego de expressões que indicam sequência, progressividade, como: depois, continua.

No texto “Nunca pude entender a conversação que tive com uma senhora, há muitos anos, contava eu dezessete, ela trinta. Era noite de Natal. Havendo ajustado com um vizinho irmos à missa do galo, preferi não dormir; combinei que eu iria acordá-lo à meia-noite.

A casa em que eu estava hospedado era a do escrivão Meneses, que fora casado, em primeiras núpcias, com uma de minhas primas. A segunda mulher, Conceição, e a mãe desta acolheram-me bem, quando vim de Mangaratiba para o Rio de Janeiro, meses antes, a estudar preparatórios. Vivia tranquilo, naquela casa assobradada da rua do Senado, com os meus livros, poucas relações, alguns passeios. A família era pequena, o escrivão, a mulher, a sogra e duas escravas. Costumes velhos. Às dez horas da noite toda a gente estava nos quartos; às dez e meia a casa dormia. Nunca tinha ido ao teatro, e mais de uma vez, ouvindo dizer ao Meneses que ia ao teatro, pedi-lhe que me levasse consigo. Nessas ocasiões, a sogra fazia uma careta, e as escravas riam à socapa; ele não respondia, vestia-se, saía e só tornava na manhã seguinte. Mais tarde é que eu soube que o teatro era um eufemismo em ação. Meneses trazia amores com uma senhora, separada do marido, e dormia fora de casa uma vez por semana. Conceição padecera, a princípio, com a existência da comborça; mas, afinal, resignara-se, acostumara-se, e acabou achando que era muito direito.” (Missa do Galo, Machado de Assis)

O fragmento “Nunca pude entender a conversação que tive com uma senhora, há muitos anos, contava eu dezessete, ela trinta” pode ser lido como uma alusão à mulher balzaquiana ao mencionar a idade, sem contar que a personagem também se apresenta solitária e carente.

Tal procedimento constitui o que se chama de: a) metáfora

b) pressuposição c) intertextualidade d) ambiguidade

(5)

Assinale a alternativa que contém problemas de ambiguidade:

a) “O sertanejo é, antes de tudo, um forte” . Guimarães Rosa

b) “Time de futebol ficou preso por 18 dias em uma gruta de difícil acesso no Norte da Tailândia.” c) “Projeto prevê criminalizar corrupção privada no

País.”

d) “O advogado disse ao réu que suas palavras convenceriam o juiz.”

Assinale a alternativa em que há apenas homônimos homófonos:

a) Caçar, cassar, seção, sessão, cessão; b) Seco, olho, gosto;

c) Verão, cedo, rio;

d) Morreu, faleceu, desfaleceu.

Texto para as questões 09 e 10 EXIGÊNCIAS DA VIDA MODERNA

Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro. E uma banana pelo potássio. E também uma laranja pela vitamina C. Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes.

Todos os dias deve-se tomar ao menos dois litros de água. E uriná-los, o que consome o dobro do tempo.

Todos os dias deve-se tomar um Yakult pelos lactobacilos (que ninguém sabe bem o que é, mas que aos bilhões, ajudam a digestão).

Cada dia uma Aspirina, previne infarto.

Uma taça de vinho tinto também. Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso.

Um copo de cerveja, para… não lembro bem para o que, mas faz bem.

O benefício adicional é que se você tomar tudo isso ao mesmo tempo e tiver um derrame, nem vai perceber.

Todos os dias deve-se comer fibra. Muita, muitíssima fibra. Fibra suficiente para fazer um pulôver. Você deve fazer entre quatro e seis refeições leves diariamente.

E nunca se esqueça de mastigar pelo menos cem vezes cada garfada. Só para comer, serão cerca de

cinco horas do dia… E não esqueça de escovar os dentes depois de comer.

Ou seja, você tem que escovar os dentes depois da maçã, da banana, da laranja, das seis refeições e enquanto tiver dentes, passar fio dental, massagear a gengiva, escovar a língua e bochechar com Plax. Melhor, inclusive, ampliar o banheiro e aproveitar para colocar um equipamento de som, porque entre a água, a fibra e os dentes, você vai passar ali várias horas por dia.

Há que se dormir oito horas por noite e trabalhar outras oito por dia, mais as cinco comendo são vinte e uma. Sobram três, desde que você não pegue trânsito.

As estatísticas comprovam que assistimos três horas de TV por dia. Menos você, porque todos os dias você vai caminhar ao menos meia hora (por experiência própria, após quinze minutos dê meia volta e comece a voltar, ou a meia hora vira uma). E você deve cuidar das amizades, porque são como uma planta: devem ser regadas diariamente, o que me faz pensar em quem vai cuidar delas quando eu estiver viajando.

Deve-se estar bem informado também, lendo dois ou três jornais por dia para comparar as informações.

Ah! E o sexo! Todos os dias, tomando o cuidado de não se cair na rotina. Há que ser criativo, inovador para renovar a sedução. Isso leva tempo – e nem estou falando de sexo tântrico.

Também precisa sobrar tempo para varrer, passar, lavar roupa, pratos e espero que você não tenha um bichinho de estimação.

Na minha conta são 29 horas por dia. A única solução que me ocorre é fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo!

Por exemplo, tomar banho frio com a boca aberta, assim você toma água e escova os dentes.

Chame os amigos junto com os seus pais.

Beba o vinho, coma a maçã e a banana junto com a sua mulher… na sua cama.

Ainda bem que somos crescidinhos, senão ainda teria um Danoninho e se sobrarem 5 minutos, uma colherada de leite de magnésio.

Agora tenho que ir.

É o meio do dia, e depois da cerveja, do vinho e da maçã, tenho que ir ao banheiro. E já que vou, levo um jornal… Tchau!

Viva a vida com bom humor!!! Luis Fernando Veríssimo

https://www.refletirpararefletir.com.br/4-cronicas-de-luis-fernando-verissimo acesso em 14/07/2018

Q

UESTÃO

07

(6)

6

Questões de Tecnologia da Informação e Comunicação e EaD - 11 a 20

Q

UESTÃO

11

Q

UESTÃO

12

Q

UESTÃO

13

Na modalidade de Educação a Distância- EaD, utilizam-se diversas ferramentas, entre elas o Moodle, para que ocorra o processo de ensino e de aprendizagem no ciberespaço, no sentido de contribuir para a construção do conhecimento de cada sujeito envolvido no contexto educacional. Assim sendo, do que se trata o Moodle, criado em 1999 na Curtin University of Technology, em Perth, na Austrália, por Martin Dougiamas?

a) Fórum de Discussão.

b) Ambiente Virtual de Aprendizagem c) Webconferência ou teleconferência d) Chat ou bate-papo

O pesquisador Britto (2009, p. 166) potencializa o “re-ligar” social, o qual não deve meramente copiar a mídia tradicional, que “manipula esses impulsos e carências”, mas ser um caminho para a regeneração de espaços públicos de discussões, do estar junto virtualmente, auxiliando na constituição de vínculos sociais, e fortalecendo as relações humanas na atual sociedade. E, [...] não tem como objetivo impor um único ritmo e único tempo de conexão, como das mídias tradicionais, mas, potencializa a “diversidade e a pluralidade temporal, apesar de ter em si o potencial e de operar essencialmente pela instantaneidade”.

Este é o conceito de: a) Cibercultura b) Educação Híbrida c) Virtualização d) Ciberespaço

Cibercultura é:

a) Dinâmica, considerada como “passagem do atual ao virtual, em uma elevação à potência da entidade considerada” [...] “não é uma desrealização (a transformação de uma realidade num conjunto de possíveis), mas uma mutação de identidade, um deslocamento do centro de gravidade ontológico do objetivo considerado: em vez de se definir principalmente por sua atualidade (uma solução), a entidade passa a encontrar sua consciência essencial num campo problemático.

b) Uma reconfiguração da cultura em curso no planeta, a qual se dá por meio da interação permeada pelo ciberespaço, sendo: mudanças e alterações da cultura a partir da internet, em um movimento de gerenalizar condutores específicos para a configuração do todo, isto é, renovação social. [...] não possui nem centro, nem linha diretriz. É o vazio, sem conteúdo particular”. c) A projeção da consciência humana em um nível

superior, permitindo-se a conectividade na rede mundial, e tal comunicação dar-se-á pela transmissão e recepção da cultura perpassando por convergências, interações e espacialidades midiáticas de aspectos relacionais à sociabilidade d) Uso de ferramentas de comunicação que correspondem às atividades como, por exemplo, o foìrum de discussões, o chat e wiki, apresentam um diferencial interessante com relação a outros ambientes, haì uma facilidade de cooperar com uma discussão do seu próprio gerenciador de e-mails. Sobre os pronomes empregados no texto, analise as afirmações:

I. Em “Todos os dias deve-se tomar ao menos dois litros de água. E uriná-los, o que consome o dobro do tempo” - o pronome em destaque refere-se ao termo dois litros de água. II. Em “E você deve cuidar das amizades, porque são como uma planta: devem ser regadas diariamente, o que me faz pensar em quem vai cuidar delas quando eu estiver viajando.” - o pronome em destaque refere-se ao termo amizades.

III. Em “Na minha conta são 29 horas por dia. A única solução que me ocorre é fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo!” - o pronome em destaque refere-se ao termo 29 horas.

Está correto o que se afirma em a) I, apenas.

b) III, apenas. c) I e II, apenas. d) I, II e III.

Q

UESTÃO

09

Q

UESTÃO

10

É correto afirmar que, no texto apresentado, nesta questão, o autor:

a) Enfatiza as maravilhas do mundo

contemporâneo, apontando os benefícios para a saúde;

b) Faz um crítica humorada aos modismos “deve-se” comer isto, beber aquilo para a saúde melhorar e, ao final, termina enfatizando que “se deve” valorizar os pequenos momentos com os amigos, família e viver de bom humor;

c) Critica aqueles que vivem correndo no dia a dia sem tempo para nada;

d) Diz que o importante mesmo é beber vinho, comer a maçã, a banana e ter amigos.

(7)

Q

UESTÃO

14

O professor-pesquisador Dr José Armando Valente (1999, p.27) descreve que as pessoas, na sociedade atual, necessitam "estar preparadas para entender e usar a Informática, bem como para as mudanças necessárias na escola para que ela possa ser implantada segundo uma proposta inovadora e de formação de cidadãos preparados para viver. A mudança pedagógica que todos almejam é a passagem de uma Educação totalmente baseada na transmissão da informação, na instrução, para a criação de ambientes de aprendizagem nos quais o aluno realiza atividades e constrói o seu saber".

Neste sentido, essa descrição de Valente (1999) refere-se à

a) Sociedade da informação b) Sociedade do Conhecimento c) Sociedade em Rede

d) Sociedade da Comunicação

A teoria construcionista é “dizer que as estruturas intelectuais são construídas pelo aluno, ao invés de ensinadas por um professor não significa que elas sejam construídas do nada. Pelo contrário, como qualquer construtor, a criança se apropria, para seu próprio uso, de materiais que ela encontra e, mais significativamente, de modelos e metáforas sugeridos pela cultura que a rodeia”.

Portanto, seu idealizador-teórico foi a) Jean Piaget

b) Lev Vygotsky c) Seymour Papert d) Henri P. H. Wallon

Para a professora-pesquisadora Santinello (2020, p. 25), “Cada vez mais a sociedade contemporânea está envolta em uma teia de relações no mundo on-line-off-line virtual em constante (re)modelação e em cadência acelerada, favorecendo a dinamicidade, cooperação e colaboração entre indivíduos em um ecossistema cognitivo marcado por um fluxo continuo de informações, o que ocorre por meio do uso a) das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC). b) da Inteligência Artificial.

c) da Realidade Aumentada. d) da Educação Híbrida.

O sentido de expressar de maneira mais ampla e consistente as profundas transformações culturais,

Q

UESTÃO

15

Q

UESTÃO

16

Q

UESTÃO

17

socio-econômicas e políticas provocadas pelo desenvolvimento e usos das tecnologias digitais, a “[...] nova morfologia social de nossas sociedades e a difusão da lógica de redes modifica de forma substancial a operação e os resultados dos processos produtivos e de experiência, poder e cultura” (AUTOR, 2009, p.565), utilizando-se das Tecnologias da Informação e Comunicação para a sua proliferação e disseminação global. As redes, além de serem “[...] estruturas abertas capazes de expandir de forma ilimitada, integrando novos nós desde que consigam comunicar-se dentro da rede” (p.566), compartilham códigos comunicacionais. As Tecnologias da Informação constituem a base material da sociedade em ritmo acelerado, remodelando-se constantemente. Tal conceito da sociedade, foi elaborado por

a) Manuel Castells. b) José Armando Valente. c) Fernando Jose de Almeida. d) Sigmund Bauman.

Na sociedade atual, foi incrementado o conceito e usabilidade de Tecnologia Assistiva. Assim sendo, a terminologia seria

a) “uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação, de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social” (Comitê de Ajudas Técnicas, Corde/SEDH/PR, 2007).

b) uma “concepção de educação crítico-reflexiva com base em estímulo no processo ensino-aprendizagem, resultando em envolvimento por parte do educando na busca pelo conhecimento” (MACEDO et al, 2016, p.1). c) uma estratégia que tem como objetivo alterar o padrão de ensino presencial. O aluno acessa o conteúdo da aula, anteriormente, para que, assim, consiga debater sobre o assunto juntamente com os professores e colegas (BARROS et al, 2010, p.4). d) “envolve a construção de situações de ensino que promovam uma aproximação crítica do aluno com a realidade; a opção por problemas que geram curiosidade e desafio; a disponibilização de recursos para pesquisar problemas e soluções; bem como a identificação de soluções hipotéticas mais adequadas à situação e a aplicação dessas soluções. Além disso, o aluno deve realizar tarefas que requeiram processos mentais complexos, como análise, síntese, dedução, generalização (MEDEIROS, 2014, p. 43).

(8)

8

Para contextualizar as ações de processos educativos na contemporaneidade, a Metodologia Ativa se torna uma estratégia de ensino e de aprendizagem crítica e autônoma para a construção do conhecimento e, dessa forma, as ações seriam

a) “aliadas para a inclusão social da pessoa com deficiência, principalmente levando em conta os acelerados e recentes avanços das Tecnologias de Informação e Comunicação, as quais também vão se tornando cada vez mais acessíveis” (GALVÃO FILHO, 2009, p.28).

b) “todo o processo de organização da aprendizagem (estratégias didáticas) cuja centralidade do processo esteja, efetivamente, no estudante. Contrariando assim a exclusividade da ação intelectual do professor e a representação do livro didático como fontes exclusivas do saber na sala de aula” (PEREIRA, 2012, p.6).

c) “e uma técnica bastante comum usada para se estudar o comportamento de muitos fenômenos reais [...], consiste de três fases principais: 1. a construção de um modelo que represente aspectos relevantes do sistema sendo estudado; 2. experimentação e análise do modelo criado; 3. comparação do modelo construído com sistemas reais”(BARANAUSKAS et al, 2009, p. 51).

d) espaços colaborativos de produção e não conteúdos estáticos disponíveis na WWW, já que são atualizados diariamente e, às vezes, mais de uma vez no mesmo dia - podem ser reconhecidos pela escola como um recurso útil na integração da escrita com a leitura (MARINHO, 2007, p.2).

A l inguag em LOG O “é u ma lin guagem de p ro gram aç ã o vo lt ad a p ara o a mb ie nt e educacional. Ela se fundamenta na filosofia construtivista e em pesquisas na área de Inteligência Artificial. A linguagem é usada para comandar um cursor, normalmente representado por uma tartaruga, com o propósito de ensinar ao cursor novos procedimentos além dos que ele já conhece, afim de criar desenhos ou programas. O grau de sofisticação desses desenhos ou programas depende do nível do usuário que pode ser tanto uma criança de 8 anos como um adulto, e podem ensinar ao cursor como desenhar um simples quadrado ou como plotar um gráfico complexo. O nome LOGO foi uma referência a um termo grego que significa: pensamento, ciência, raciocínio, cálculo, ou ainda, razão, linguagem, discurso, palavra. Em meados da década de 70 começou a ser testada fora dos laboratórios, e hoje é difundida em todo o mundo, e apontada por especialistas em educação como o melhor e mais importante software educacional”. Seu criador foi

a) Seymour Papert b) José Antonio Borges c) Brian Acton

d) Mark Zuckerberg

(9)

Questões de Conhecimentos Específicos - 21 a 35

Q

UESTÃO

21

Quanto aos princípios básicos da iluminação em fotografia, é correto afirmar que

a) em todas as situações, a maior quantidade de luz deve ser sempre apontada para o assunto/ mote da fotografia.

b) o plano de fundo deve estar sempre nítido e, para isso, ele deve ser mais iluminado que o assunto/mote da fotografia.

c) sombras duras, linhas erráticas e irregulares são importantes na composição de toda imagem. d) quando o assunto principal da fotografia é

uma pessoa, o ideal é que a fonte principal de iluminação esteja diretamente à frente dos olhos dela.

São softwares de edição de vídeo:

a) Adobe Premiere Pro e Cyberlink Power Director. b) Final Cut Pro e Camtasia Studio.

c) Sony Vegas Pro e Windows Live Movie Maker. d) Todas as alternativas são corretas.

Num estúdio de TV, a set light é a) a principal fonte de luz.

b) a iluminação secundária, que preenche as sobras. c) a luz que ilumina o cenário.

d) a iluminação feita por trás.

Um microfone direcional

a) também é chamado de lavalier e capta o som produzido por apenas uma pessoa e cada uma delas precisa ter seu próprio microfone. b) pode ser de três tipos: cardióide, supercardióide

e hipercardióide.

c) possui igual sensibilidade tanto na parte frontal quanto na posterior.

d) Todas as alternativas são incorretas.

Q

UESTÃO

28

Q

UESTÃO

27

Q

UESTÃO

26

Q

UESTÃO

22

Q

UESTÃO

23

Q

UESTÃO

24

Q

UESTÃO

25

Um eixo de câmera é

a) a regra que determina o deslocamento de uma câmera num eixo de 180 graus.

b) um conjunto de espelho em forma de prisma colocado no interior de câmera de vídeo para decompor a luz.

c) o efeito provocado quando a câmera é direcionada para a tela do monitor que exibe a imagem que ela capta, mostrando uma espiral infinita que se modifica conforme a câmera se movimenta. d) a pulsação da luz nas partes claras da imagem,

dando a impressão de um “pisca pisca” acelerado.

A medida padrão para a cor branca em televisão é a) 4.000 kelvin

b) 3.200 kelvin c) 2.900 kelvin d) 4.200 kelvin

O tilt é usado para a) aproximar o objeto.

b) movimentar a câmera, aproximando ou afastando, tanto na lateral quanto na diagonal ou frontal. c) descrever um objeto ou pessoa no sentido vertical,

tanto de cima para baixo, quanto de baixo para cima.

d) descrever uma cena horizontalmente.

Sobre a abertura nas câmeras fotográficas, é correto afirmar:

a) É o orifício que define a quantidade de luz que passará através da objetiva para o sensor ou para a película.

b) Para além de determinar a quantidade de luz que atinge o sensor, a abertura também afeta a profundidade de campo. Uma abertura grande produz uma profundidade de campo reduzida e uma abertura pequena produz uma profundidade de campo ampla.

c) Com a mesma abertura, uma objetiva grande-angular proporciona uma profundidade de campo maior do que uma teleobjetiva.

(10)

10

Quais das alternativas abaixo trazem editores de imagens fotográficas?

a) Adobe Photoshop, Capture One, O ACDSee Photo Studio Ultimate, PicMonkey, Portrait Pro, DxO PhotoLab.

b) Lightroom, On1 Photo RAW, GIMP, Pixlr Editor, Fotor, Serif Affinity Photo.

c) Luminar, Corel PaintShop Pro, Canva, Snappa, Inkscape.

d) Todas as alternativas são corretas.

Quantas pixels (colunas e linhas) formam a imagem Full HD?

a) 1.920x1.080 b) 1.280x720 c) 720x480 d) 2.980x1.980

Impedir a entrada de luz através das lentes é função do

a) zoom.

b) white balance.

c) filtro densidade neutra (ND). d) obturador.

Para o processo de edição não linear, é correto afirmar que

a) recursos de vídeo como efeitos especiais, caracteres, correção de cor demandam um outro equipamento voltado à pós-produção, para além da ilha de edição.

b) disponibiliza uma série de timelines, possibilitando a utilização simultânea, no vídeo, de vários elementos.

c) não permite a alteração de duração de segmentos de áudio e vídeo, expandindo ou comprimindo.

d) Todas as alternativas são corretas

Ao mudar de locação, por que o cinegrafista deve bater o branco?

a) para regular o peaking b) para regular a íris

c) para calibrar as cores reais da imagem d) para calibrar a zebra

Sobre a linha ótica, na composição fotográfica, é correto afirmar:

a) Quando três ou mais pontos constituem um alinhamento ou um superfície, o olho percebe uma linha ótica.

b) A linha ótica pode ser curva.

c) O olho acompanha seu traçado, mesmo na mudança de direção.

d) Todas as alternativas são corretas.

O estúdio de captação/gravação/transmissão de áudio pode

a) ser do tipo “estúdio de operação automática”, que consiste em apenas uma sala na qual se localizam todos os equipamentos, os quais são operados também pelo locutor/produtor de conteúdo.

b) ser composto de uma ou mais salas, sendo que numa delas localiza-se efetivamente o estúdio, onde são instalados os microfones (usados para o locutor, entrevistados, atores, músicos); na(s) outra(s) localiza(m)-se as salas de mixagem e controle.

c) As alternativas A e B estão corretas. d) Nenhuma alternativa é correta.

Q

UESTÃO

29

Q

UESTÃO

34

Q

UESTÃO

35

Q

UESTÃO

33

Q

UESTÃO

32

Q

UESTÃO

30

Q

UESTÃO

31

(11)

Questões de Legislação - 36 a 40

Q

UESTÃO

36

Sobre o Estatuto da Universidade Estadual do Centro-Oeste e o Conselho Universitário, COU, assinale a alternativa correta.

a) O Conselho Universitário reúne-se, ordinariamente, uma vez a cada mês, mediante convocação do Presidente e, extraordinariamente, quando convocado pelo Presidente, ou por requerimento da maioria qualificada de seus membros. b) O Conselho Universitário reúne-se, ordinariamente,

uma vez a cada semestre, mediante convocação do Presidente e, extraordinariamente, quando convocado pelo Presidente, ou por requerimento da maioria qualificada de seus membros. c) O Conselho Universitário reúne-se, ordinariamente,

uma vez a cada ano, mediante convocação do Presidente e, extraordinariamente, quando convocado pelo Presidente, ou por requerimento da maioria qualificada de seus membros. d) O Conselho Universitário reúne-se, ordinariamente,

uma vez a cada bimestre, mediante convocação do Presidente e, extraordinariamente, quando convocado pelo Presidente, ou por requerimento da maioria qualificada de seus membros.

Sobre o Estatuto da Universidade Estadual do Centro-Oeste, assinale a alternativa que exclusivamente registre membros que compõem o Conselho de Administração, CAD.

a) Reitor, Vice-Reitor e Pró-Reitor de Extensão e Cultura.

b) Diretores de Campi Universitários, Pró-Reitor de Ensino e Pró-Reitor de Recursos Humanos. c) Reitor, Vice-Reitor e Pró-Reitor de Administração

e Finanças.

d) Diretores de Campi Universitários, Pró-Reitor de Recursos Humanos e Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação.

Sobre o Estatuto da Universidade Estadual do Centro-Oeste, assinale a alternativa que registre um órgão deliberativo da administração da Universidade Estadual do Centro-Oeste.

a) Conselho Setorial b) Reitoria

c) Direção de Campus Universitário d) Chefia de Departamento Pedagógico

Q

UESTÃO

37

Q

UESTÃO

38

Sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa INCORRETA.

a) Em nenhuma hipótese é permitida a hospedagem, sem os pais, de criança ou adolescente em hotel, motel, pensão ou estabelecimento congênere. b) A criança ou o adolescente menor de dezesseis

anos que estiver acompanhado de pessoa maior, expressamente autorizada pelo pai, mãe ou responsável, poderá viajar para fora da comarca onde reside, desacompanhado dos pais ou dos responsáveis sem expressa autorização judicial. c) Sem prévia e expressa autorização judicial,

nenhuma criança ou adolescente, nascido em território nacional, poderá sair do País em companhia de estrangeiro residente ou domiciliado no exterior.

d) É proibida a venda, à criança ou ao adolescente, de fogos de estampido e de artifício, exceto aqueles que, pelo seu reduzido potencial, sejam incapazes de provocar qualquer dano físico em caso de utilização indevida.

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes: I - igualdade de condições para o acesso e

permanência na escola;

II - direito de ser respeitado por seus educadores; III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo

recorrer às instâncias escolares superiores; IV - acesso à escola pública e gratuita, próxima de

sua residência, não sendo obrigatório garantir vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica.

Está correto o que se afirma em: a) apenas I e II.

b) I, II, III e IV. c) II, III e IV. d) I, II, III.

Q

UESTÃO

39

Referências

Documentos relacionados

O presente trabalho quantifica a ocorrência ao longo do ano da batuíra-de-bando na Ilha Comprida, e evi- dência a importância da Ilha como ponto de parada durante a rota

As sementes tem dormência imposta pelo tegumento e para a superação é necessário submetê-las à embebição em água (24 a 48 horas), escarificação mecânica ou

e l final de Una Política Pública : análisis del ciclo Político del Proyecto destinos indUctores Para el desarrollo tUristico regional (didtr) – b rasil ...496 María Belén

As análises desta investigação mostraram associação estatisticamente significativa para todas as variáveis (p=0,000), e maior número de casos de violência foi cometido

O Climate Policy Initiative/ Núcleo de Avaliação de Políticas Climáticas da PUC-Rio trabalha para aprimorar políticas públicas de energia e uso da terra gerando evidências para

O processo de gerenciamento da capacidade foi desenhado para assegurar que a capacidade da infraestrutura de TI esteja alinhada com as necessidades do negócio. O

A vacina não deve ser administrada a imunodeprimidos, grávidas, menores de 1 ano de idade e hipersensibilidade a algum dos componentes da vacina e terapêutica concomitante

O diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Edvaldo Santana, disse ontem que o atual cenário de turbulências no setor elétrico “está caminhando para