• Nenhum resultado encontrado

Governador Luiz Augusto Freitas Conceição

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Governador Luiz Augusto Freitas Conceição"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Em 1979, James Bomar Jr., o então presidente do Rotary, foi às Filipinas naquele que foi o período que marcou o começo do nosso envolvimento na luta contra a pólio. Após depositar as duas gotas da vacina na boca de um bebê, ele sentiu alguém puxando a barra da sua calça. Ao olhar para baixo, seus olhos encontraram os do irmão daquele bebê, que lhe disse “Obrigado, obrigado Rotary!”.

Antes de embarcarmos no combate a essa doença, a pólio atacava 350.000 pessoas por ano, sobretudo crianças. Aquele garoto filipino sentia na pele o que era ter que conviver com doença e sabia o bem que o Rotary estava fazendo ao seu irmãozinho. Hoje, 31 anos depois do lançamento do Pólio Plus, as crianças do mundo inteiro, com exceção de dois países, estão crescendo sem conhecer e temer a paralisia infantil. Em vez de registrarmos 1.000 novos casos de poliomielite diariamente, estamos com menos de um por semana. Com a diminuição do medo da pólio, também diminui a conscientização sobre a doença. Agora, mais do que nunca, é essencial mantermos o nível de conscientização alto e colocarmos a erradicação deste mal no topo da lista de prioridades de saúde pública dos nossos governos. Temos que alertar o mundo de que o trabalho ainda não terminou, e que continuaremos com a mão na massa até o fim.

Em 24 de outubro, aumentaremos a conscientização global com mais um evento especial em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Pólio. Junte-se a mim e a milhares de rotarianos durante a transmissão ao vivo desse evento, às 18h00, diretamente da sede do Centro Norte-Americano de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), em Atlanta. Estarei ao lado do diretor do CDC, Tom Frieden, de especialistas e apresentadores motivacionais falando sobre aspectos científicos do vírus, parcerias, progresso e histórias inspiradoras. Você também pode realizar um evento no seu clube, na sua comunidade ou pela internet. Temos várias ideias e materiais no site endpolio.org/pt/worldpolioday, inclusive o formulário para você registrar seu evento.

O momento não podia ser melhor para fazer parte do Rotary. Estamos percorrendo os últimos metros da longa pista de corrida do Pólio Plus e logo daremos as boas-vindas a um mundo sem poliomielite. Temos a chance única de Eliminar a Pólio Agora colocando o Rotary a Serviço da Humanidade.

John F. Germ

Presidente do RI – 2016-17

Nº 04 / Outubro de 2016

Governador Luiz Augusto Freitas Conceição

EXPEDIENTE

Presidente do RI 2016-17 John F. Germ

Diretor do RI 2015-17 José Ubiracy – Bira Distrito 4550 rotary4550.com.br rotarygestor.com.br

Governador D. 4550 2016-17 Luiz Augusto F. Conceição luizfcon@gmail.com luizfcon@hotmail.com (73) 99974-3811 Governador Eleito 2017-18 Henrique Trindade ht@trindadeadv.com Governadora Indicada 2018-19 Anaci Bispo Paim

anacibpaim@gmail.com Secretária Distrital Nilda Maltez Santos nmaltez@hotmail.com Tesoureiro Distrital Roberto Santana dos Santos roberto.santos@tcm.ba.gov.br Informe Mensal

Paulo Uendel da Silva Jesus Uendel09@hotmail.com

(2)

Instituto Rotary Do Brasil – Recife e o Desenvolvimento do Rotary

Há poucos dias, concluímos o vitorioso Instituto Rotary Brasil, no Recife, Pernambuco, que teve as prestigiosas presenças do simpático casal John Germ e Judy, e do futuro Chairman da Fundação Rotária, Paul Netzel, que circularam em todos os eventos do Instituto, criando um clima de simpatia e cordialidade, o que muito nos honrou. Tivemos, também, a participação de mais de 1.200 governadores(as) e rotarianos(as) incluindo seus cônjuges, de todas as partes do Brasil, e alguns de países sul-americanos e até de Portugal. A todos, manifesto o meu especial agradecimento, extensivo ao querido EDRI Mário de Oliveira Antonino, Chairman deste instituto.

Fico feliz em transmitir esta informação, desejando que o mesmo êxito seja obtido pelo Instituto Rotary dos sete países das Zonas 23 B e C, no Equador-Guayaquil 2016, do qual também sou o convocador, a realizar-se nos dias 27 a 29 de outubro, congregando os companheiros das referidas zonas, e para o qual estendo a todos o convite de participação, tendo em vista que todas as providências já foram tomadas pela eficiente Coordenação do ex-governador e Chairman German Yepez, para garantir o sucesso do Instituto. Estaremos todos congregados, temos certeza, em torno do mesmo ideal de Servir, e dispostos a dar tudo para que sejam cumpridas integralmente as metas fixadas pelo nosso presidente John Germ, com seu atraente lema Rotary a

Serviço da Humanidade.

Este ano, ocorrerá o Centenário da nossa Fundação Rotária – Fazendo o bem

no mundo – um grande momento que nos leva a refletir sobre a responsabilidade que

temos com o Ideal de Servir, objetivo maior da nossa instituição, desde que alcancemos a expansão ideal dos nossos clubes.

Chamo a atenção para nossa permanente preocupação com o Desenvolvimento do Quadro Associativo, uma vez que é crítica a situação de mais de 50% dos clubes, que se mantém abaixo de 20 sócios em todos os distritos, sob minha jurisdição. Ainda, para conhecimento de todos informo que paira uma grande ameaça de redistritamento, porque não fomos capazes de fazer com que os clubes atinjam o limite mínimo de 20 sócios, uma meta não tão difícil de atingir, objeto de uma campanha estimuladora e que venho encetando há um ano e dois meses com o projeto de conhecimento de todos

“Meu Clube é 20”.

Precisamos mostrar em nossas zonas que é possível crescer, com um Rotary melhor, para comunidades melhores, para um futuro melhor, porque servir à humanidade é a melhor obra de uma vida, como diz o lema do nosso presidente.

José Ubiracy Silva – Bira Diretor do RI – 2015-17

MENSAGEM DO DIRETOR DO RI, JOSÉ UBIRACY

AGENDA DO GOVERNADOR

OUTUBRO DE 2016

01 – Visita Of. ao RC de Arraial D’Ajuda

03 – Visita Of. ao RC de Santa Cruz Cabrália

04 – Visita Of. ao RC de Porto Seguro

05 – Visita Of. ao RC de Eunápolis

06 – Visita Of. ao RC de Itabela 08 – Seminário Distrital da Região Sul

13 – Visita Of. aos RCs Jequié Norte, Jequié Cidade Sol e Jequié V. das Montanhas 18 – Visita Of. ao RC de Jaguaquara

19 – Visita Of. ao RC de Valença 20 – Visita Of. ao RC Ssa Itaigara 22 – Seminário Distrital da Região Médio Sul

24 - Visita Of. ao RC Ssa Aratu 25 – Visita Of. ao RC Bahia Norte

26 – Visita Of. ao RC Ssa Itapoã 27 – Visita Of. ao RC Ssa Pituba 29 – Seminário Distrital da Região Metropolitana

31 – Visita Oficial ao RC Ssa N. C. Alphaville

AGENDA DO GOVERNADOR NOVEMBRO DE 2016

01 – Visita Of. ao RC Ssa - Barra 05 – Visita Of. ao RC Ipiaú Vale dos Rios

07 – Reunião com a Comissão da Conferência

09 – Visita Of. Aos RCs Teixeira de Freitas e Teixeira de Freitas Bela Vista

10 – Visita Of. ao RC de Posto da Mata

11 – Visita ao RC de Itanhém 12 – Seminário Distrital da Região Baixo Sul

14 – Visita Of. ao RC de Caravelas

15 – Visita Oficial ao RC de Alcobaça

17 – Visita Of. ao RC de Ipiaú 21 – Visita Of. ao RC de Lauro de Freitas

22 - Visita Of. aos RCs Bahia Leste, Ssa Nazaré e SSa Stº. Antônio

23 – Visita Of. aos RC de Ilhéus e Ilhéus Jorge Amado

24 – Visita Of. ao RC Lauro de Freitas – Centro

(3)

Caros companheiros e companheiras, continuamos em nossas visitas oficiais, aprendendo muito, conhecendo a realidade dos nossos clubes, trocando experiências e tem sido muito gratificante e edificante.

Temos ouvido muitos companheiros queixar-se da criqueixar-se que está dificultando o dequeixar-senvolvimento dos clubes. Temos dito em nossas mensagens que todos os rotarianos são líderes e que é justamente nas crises que os líderes se destacam; é na crise que as boas ideias fazem a diferença, somos profissionais de sucesso, acostumados a vencer crises e por isso não deixemos de fazer o que é para ser feito alegando a crise. O Rotary surgiu num momento de crise e hoje é uma das maiores e melhores instituições do mundo.

O Mês de outubro é dedicado ao desenvolvimento econômico e comunitário e no dia 24 celebramos o Dia Mundial de Combate à Pólio. Vamos elaborar projetos com o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida de nossas comunidades; vamos buscar parceiros com potencial para gerar emprego e renda; vamos mostrar para as comunidades que o Rotary e os rotarianos estão empenhados na campanha conta a paralisia infantil, que estamos vencendo a batalha e que queremos celebrar o centenário da nossa Fundação Rotária declarando que o mundo está livre da pólio. Depende de nós. Vamos fazer a nossa parte intensificando a Campanha do Cofrinho da Pólio, motivando os companheiros e a comunidade a doarem. Nossa doação complementada pela Fundação Bill e Melinda Gates poderá fazer a diferença nessa luta.

Luiz Augusto F. Conceição Governador Distrital 2016-17

Cerca de 1,4 bilhão de pessoas vivem com menos de US$1,25 por dia. Nossos projetos melhoram o desenvolvimento econômico e comunitário, dão oportunidades de empregos produtivos e decentes para jovens e adultos, e contribuem para fortalecer empreendedores e líderes comunitários, sobretudo do sexo feminino, em regiões carentes.

O desenvolvimento econômico e comunitário é uma das seis áreas de enfoque do Rotary. Determinar as necessidades e recursos locais é um importante ponto de partida para qualquer projeto comunitário. Esse procedimento ajuda a estabelecer os pontos fortes e fracos, e definir como os rotarianos poderão trabalhar com os residentes para atender às necessidades existentes.

COMO APRESENTAR O

ROTARY A NOVOS

ASSOCIADOS

Quando um novo associado entra para seu clube, você tem a oportunidade de conectá-lo à nossa organização e inspirá-lo a se tornar um rotariano de ação.

As pesquisas indicam que os clubes com processo de orientação para novos associados são os que apresentam os maiores índices de retenção.

O guia "Como Apresentar o Rotary a Novos Associados" pode ajudá-lo a criar ou aprimorar o seu programa de orientação para aumentar o engajamento dos associados. Tópicos abordados:

 Criando um programa de orientação para novos associados

 Mentor

 Envolva e conecte os associados

 Use recursos do Rotary Baixe o arquivo em:

https://www.rotary.org/myrotar y/pt/document/introducing-new- members-rotary-orientation-guide

MENSAGEM DO GOVERNADOR DISTRITAL, LUIZ AUGUSTO

(4)

O XXXIX Instituto Rotary do Brasil em Recife aconteceu de 25 a 27 de agosto, tendo a abertura solene e o coquetel de confraternização na quinta-feira à noite. O evento que tem como objetivo fornecer atualizações sobre normas e programas do Rotary e Fundação Rotária, fóruns de discussão e oportunidades de companheirismo a líderes de distritos e clubes, contou com a participação de 1.227 inscritos sob a liderança do Diretor do RI Convocador José Ubiracy Silva e o Chairman Mário de Oliveira Antonino. Foram nove sessões plenárias, cinco grupos de trabalho, dois painéis expositivos, além de laboratório de informática e o lançamento do selo comemorativo do Instituto.

O evento ainda contou com as participações especiais do Presidente do RI John Germ e o Chair Eleito da Fundação Rotária Paul Netzel, que gentilmente se colocaram à disposição para responder perguntas dos participantes.

Parabéns à organização e a todos que se dedicaram a participar desse grandioso evento!

A nossa Fundação fará 100 anos em 2016-17. Temos motivos de sobra para celebrar um século de boas ações no mundo.

Por meio da Fundação, empreendemos milhares de projetos que visam fornecer água limpa, combater doenças, promover a paz, aumentar o acesso à educação básica e contribuir ao crescimento de economias locais. Também somos líderes na iniciativa mundial de erradicação da pólio.

O centenário da entidade é a ocasião ideal para divulgarmos nosso impressionante histórico de serviços humanitários. Compartilhe o nosso sucesso localmente, para que mais pessoas conheçam o trabalho feito pelo Rotary e Fundação Rotária.

Convenção de 2017

O ano do centenário pede grandes celebrações. Começamos a festejar na Convenção de 2016, em Seul, e continuaremos até a Convenção de Atlanta, a ser realizada de 10 a 14 de junho de 2017. Faça sua inscrição e não perca a oportunidade de participar deste grande evento:

-Compareça à festa de 100 anos da Fundação;

-Vá a uma das sessões de autógrafos, que terá a presença de David Forward, autor do livro da Fundação, e de líderes do Rotary;

-Visite a exposição do centenário, na Casa da Amizade.

DIA MUNDIAL DE COMBATE À

PÓLIO

O quarto evento do Rotary em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Pólio, em 24 de outubro, dará destaque ao progresso extraordinário alcançado na campanha contra a paralisia infantil e ao trabalho que ainda precisa ser feito para conseguirmos a erradicação completa do vírus. Como o número de novos casos no mundo foram reduzidos em praticamente 50% em relação ao ano passado, temos a oportunidade ideal para mobilizar nossos recursos e alcançar o objetivo de acabar com a poliomielite. Oficiais da área da saúde e embaixadores da campanha Elimine a Pólio Agora participarão do evento, que pela primeira vez será realizado no Centro Norte-Americano de Controle e Prevenção de Doenças, em Atlanta, EUA. Haverá transmissão ao vivo pelo site endpolio.org e a gravação ficará arquivada para acesso posterior.

Baixe o kit de recursos no site http://www.endpolio.org/worldpolioday #resources para encontrar mais informações e materiais, inclusive sobre planejamento e divulgação do seu próprio evento. Lembre-se de:

 Cadastrar seu evento no site

http://www.endpolio.org/worldpoli

oday#overview para concorrer à

chance de ser reconhecido em Atlanta ou aparecer no nosso site e redes sociais;

 Usar nossas imagens e a hashtag #endpolio nas mídias sociais;  Escrever para representantes da

mídia e do governo para lembrá-los da importância de continuarmos nessa luta.

XXXIX INSTITUTO ROTARY DO BRASIL EM RECIFE FOI SUCESSO

(5)

Formas de celebrar

Veja abaixo algumas maneiras de comemorar este marco histórico:

 Planeje um Rotary Day e convide toda comunidade para participar. A atividade pode ser um concerto no parque, uma caminhada ou uma festa com um bolo que tenha o formato da roda do Rotary.

 Lance uma campanha de arrecadação de fundos para apoiar um projeto da Fundação, o programa Pólio Plus ou os Centros Rotary pela Paz.

 Organize ou participe de projeto financiado por Subsídio Distrital ou Global.  Promova iniciativas do seu clube ou distrito financiadas pela Fundação.  Reserve algumas reuniões

do clube para a discussão de tópicos relacionados à Fundação Rotária.

 Desafie os associados a aumentarem as doações do clube à Fundação.

 Promova a Campanha do Cofrinho da Pólio e consiga bastantes doações.

Celebre o Dia Mundial de Combate à Pólio! Use as mídias sociais, fale com governantes, realize e divulgue um evento comemorativo. Neste ano, tal dia tem ainda mais relevância frente ao registro de dois novos casos de pólio na Nigéria – país onde a doença não era diagnosticada desde 2014. Vamos reiterar e reforçar nossos empenhos agora que estamos na reta final da erradicação desse mal. Use os links abaixo para encontrar recursos adicionais para sua comemoração:

• Cadastre seu evento no site www.endpolio.org • Faça uma doação pelo combate a Pólio

CAMPANHA

COFRINHO DA POLIO

Objetivo da Campanha: Angariar recursos para o Fundo Pólio Plus da Fundação Rotária para aquisição e distribuição de vacinas para erradicação da poliomielite no mundo. Os clubes devem promover a arrecadação de recursos junto aos rotarianos, parceiros e à comunidade. A apuração do valor arrecadado será durante a Conferência Distrital de 2017 e a respectiva doação será feita em nome do clube.

O clube que fizer a melhor campanha obtendo mais recursos receberá um certificado e o reconhecimento com um Título Paul Harris.

(6)

Clubes

Frequência Associados Nº Reuniões

Itabela

92.31%

26

5

Jaguaquara

76.84%

19

5

Lauro de Freitas

76.09%

28

4

Brumado

72.5%

25

4

Teixeira de Freitas

72.50%

24

4

Porto Seguro - Arraial

d-Ajuda

71.43%

14

5

Luís Eduardo

Magalhaes

70.37%

29

1

Bahia - Norte

69.23%

32

3

Ipiaú - Vale dos Rios

66.09%

23

5

Bahia

65.94%

102

4

Salvador - Rio

Vermelho

63.64%

11

2

Jequié

63.33%

35

4

Ubaitaba

63.1%

21

4

Jequié - Cidade Sol

62.67%

25

3

Itabuna-Sul

60.94%

49

4

Lauro de Freitas -

Centro

59.38%

16

2

Vitoria da Conquista

58.33%

20

3

Salvador – Itapuã

55,00%

20

2

Salvador - Nazaré

54.55%

12

2

Salvador - Barra

53.57%

14

4

Ilhéus

47.62%

43

2

Itabuna

46.21%

50

3

Bahia - Leste

45.45%

12

2

Salvador - Aratu

45.45%

12

5

Jequié - Norte

43.43%

33

3

Salvador - Itapagipe

42.86%

24

2

DÓLAR ROTÁRIO -

NOVEMBRO DE 2016

R$ 3,30

Obs: Se seu clube não está relacionado acima é por que o secretário não informou a

frequência das reuniões no Rotary Gestor. Tal informação deve ser registrada no site até

(7)

VISITAS OFICIAIS

ROTARY CLUB DE ARRAIAL D’AJUDA

ROTARY CLUB DE SANTA CRUZ CABRÁLIA

ROTARY CLUB DE PORTO SEGURO

ROTARY CLUB DE EUNÁPOLIS

ROTARY CLUB DE ITABELA

ROTARY CLUBS JEQUIÉ NORTE, CIDADE

SOL E VALE DAS MONTANHAS

(8)

Foi lançada em 15 de setembro a iniciativa Meu Clube é

Online, visando reconhecer os clubes que alcançarem 100% de

associados com cadastro ativo no Meu Rotary. O Rotary Club que alcançar e manter a meta até 30 de Dezembro de 2016 será reconhecido.

ROTARY CLUB SALVADOR ITAIGARA E ITAPAGIPE

ROTARY CLUB SALVADOR ARATU

ROTARY CLUB BAHIA NORTE

ROTARY CLUB SALVADOR ITAPUÃ

ROTARY CLUB SALVADOR PITUBA

ROTARY CLUB SALVADOR NOVO CENTRO

ALPHAVILLE

(9)

No dia 08/10/2016 foi realizado o terceiro Seminário Distrital de Capacitação, com abordagem sobre Fundação Rotária, ABTRF, Desenvolvimento de Rotary, DQA e Imagem Pública, tendo como palestrantes o Coordenador Assistente da Fundação Rotária, EGD Clóvis Ribeiro Sobrinho, o Coordenador Distrital da Fundação Rotária e Secretário da ABTRF, Valdomiro Oliveira Júnior, o Instrutor Distrital EGD Ricardo Machado Becker, e o Coordenador Assistente de Desenvolvimento de Rotary, EGD José Antonio da Cunha. O seminário foi realizado na sede do Rotary Club de Itabuna, com participação de 62 rotarianos das cidades de Jequié, Ipiaú, Ubaitaba, Itajuípe, Ibicaraí, Buerarema Ilhéus e Itabuna.

No dia 22/10/2016 foi realizado o quarto Seminário Distrital de Capacitação, com abordagem sobre Fundação Rotária, ABTRF, Desenvolvimento de Rotary, DQA e Imagem Pública, tendo como palestrantes o Coordenador Assistente de Desenvolvimento de Rotary, EGD José Antônio da Cunha, o Coordenador Assistente da Fundação Rotária, EGD Júlio Cesar Silveira, o Instrutor Distrital e Coordenador Distrital da ABTRF, EGD Ricardo Machado Becker e o Governador Distrital Luiz Augusto F. Conceição. O seminário foi realizado no Hotel Fazenda São Geraldo, em Santo Antonio de Jesus, com a participação de rotarianos das cidades de Jaguaquara, Valença, Cachoeira, São Félix, Crus das Almas e Santo Antônio de Jesus.

SEMINÁRIO DISTRITAL EM ITABUNA

(10)

No dia 29/10/2016 foi realizado o quinto Seminário Distrital de Capacitação, com abordagem sobre Fundação Rotária, ABTRF, Desenvolvimento de Rotary, DQA e Imagem Pública, tendo como palestrantes o Coordenador de Desenvolvimento de Rotary, EGD Luiz Gustavo Prado, o Coordenador da Fundação Rotária, EGD Hugo Dórea, a Coordenadora de Imagem Pública, EGD Vera Bertagnoli e o Governador Distrital Luiz Augusto F. Conceição. O seminário foi realizado no auditório do Abrigo do Salvador, em Salvador, com a participação de rotarianos dos clubes da região metropolitana de Salvador.

Onde estamos na luta para erradicar a pólio? O que ainda precisamos fazer? Por que este trabalho custa tanto? O evento em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Pólio, em 24 de outubro, responderá a estas e outras perguntas.

Especialistas em saúde enviados por nossos parceiros na Iniciativa Global de Erradicação da Pólio, líderes rotários e convidados

especiais se reunirão no Centro Norte-americano de Controle e Prevenção de Doenças, em Atlanta, EUA, para dar notícias atualizadas sobre a campanha de erradicação da pólio.

O vírus selvagem causou um número menor de casos da doença este ano em comparação à mesma época no ano passado. Apesar deste resultado positivo, a recorrência de casos de pólio na Nigéria, que voltou a ser classificada como país endêmico em setembro de 2016, reforça a importância das atividades de vigilância. No entanto, a identificação de novos casos no norte da Nigéria também demonstra que os esforços de vigilância estão alcançando crianças mesmo em áreas afetadas por conflitos. O desafio agora é conter o surto e fortalecer a imunização nas áreas afetadas até que o vírus seja erradicado mundialmente.

Este ano, a vacina antipólio oral trivalente foi substituída pela vacina antipólio oral bivalente em 155 países e territórios – o maior e mais rápido lançamento de uma vacina em todo o mundo. A vacina bivalente protege a pessoa contra os únicos dois tipos de pólio restantes e reduz a probabilidade de casos derivados da vacina.

SEMINÁRIO DISTRITAL EM SALVADOR

(11)

No dia 15 de outubro, o Interact Club Itabuna Liga da Imaginação realizou o projeto distrital “Àrvore do Conhecimento”. O projeto realizado teve como obejtivo o incentivo à leitura do público infantil.

Para a realização do mesmo o clube optou por ornamentar as àrvores da praça com livros e varais literários, afim de tornar o ponto de leitura mais lúdico e atrativo ao público infantil. O projeto movimentou um número significativo de pessoas de diversas faixas etárias, além de ser muito bem recebido e avaliado por todas as pessoas que estiveram presentes.

Segundo o companheiro Luiz Felipe, presidente do clube: O projeto além de incentivar a leitura, promove a rotatividade dos livros sendo benéfico para toda a comunidade.

No dia 16 de outubro, o Interact Club Ilhéus Jorge Amado realiza o projeto interno “Interact convida” com o objetivo de apresentar o programa Interact para os pais de novos associados e para todos os interessados em conhecer a respeito desse amado programa. O clube realizou uma palestra explicando “O QUE É O INTERACT CLUB?” e expor seus projetos já realizados. Além das explanações feitas pela diretoria do clube, ex-membros também deram suas contribuições durante o projeto.

O Interact Club Ilhéus Jorge Amado também realizou no dia 14 de outubro um projeto da avenida de serviços a comunidade:

visita à creche Bom Pastor em comemoração ao dia das crianças. O clube elaborou diversas atividades, roda de histórias, doação de brinquedos, fazendo a alegria da criançada. Um momento sublime de aprendizado mútuo e reflexão sobre a importância de levar alegria a quem mais precisa. Interact Club Ilhéus a serviço da comunidade ilheense!

INTERACT CLUB ITABUNA LIGA DA IMAGINAÇÃO REALIZA O PROJETO ÁRVORE DO

CONHECIMENTO

(12)

Durante o mês de outubro o Interact Club Itabuna Sul realizou três projetos da categoria de serviços à comunidade e um companheirismo. O projeto distrital “Encanto do conto” foi realizado no dia 12 de outubro na creche SOS criança. Além do incentivo à leitura o clube utilizou de alternativas sustentáveis para a construção do ponto de leitura, reutilizando uma geladeira velha como estante literária.

O projeto “Domingo da alegria” realizado no dia 16 de outubro em comemoração ao dia das crianças foi realizado na praça beira rio e contou com diversas atividades recreativas para entreter as crianças presentes, algumas delas foram: pintura facial, pescaria, tiro ao alvo, peça teatral além da doação de presentes ao final de cada brincadeira. Sendo também de caráter financeiro, o “Domingo da Alegria” contribuiu na captação de recursos financeiros do clube, com a venda de água, refrigerante e guloseimas. O projeto também contou com uma pequena participação do Interact Club Liga da Imaginação, que auxiliou o clube anfitrião na realização de algumas atividades.

De acordo com o companheiro presidente do clube Bruno Gabriel: “A importância do projeto se deu pelo fato de acreditarem que as crianças precisavam de um dia comemorativo especial brincando e recebendo presentes. Foi bastante gratificante para todos além de proporcionar felicidade mútua às crianças presentes e aos organizadores”.

E não parou por aí. O clube também apoiou a campanha “Outubro Rosa” da companhia aérea Gol, postando fotos nas redes sociais divulgando informando sobre a importância do

autoexame. No dia 23 de outubro, o clube realizou um companheirismo na cidade de Ilhéus com a participação do juiz Gláucio Klipel abordando o tema: Ética e moral. Para encerrar o mês de outubro com chave de ouro o clube realizou um projeto financeiro: uma festa temática de Halloween para confraternizar com associados e convidados do clube.

(13)

Na sexta-feira 14 de outubro, o Interact Club Ipiaú Vale dos Rios realizou o projeto de ação social “Faça uma criança sorrir” no orfanato Casa do menor. O projeto consistiu em levar um pouco de diversão para as crianças residentes do abrigo, a fim de adoçar a vida dessas pessoas tão puras e doces, renovando a esperança em dias melhores. Os membros prepararam um cine infantil, com guloseimas, além de diversas brincadeiras.

A parceria com a Casa do menor foi fundamental para que o projeto fosse sucesso total. Os interactianos tiveram total confiança dos responsáveis do local para que pudessem interagir de maneira saudável e divertida com as crianças. Sem dúvidas uma tarde muito produtiva que proporcionou diversos aprendizados e um momento de gratidão por terem a oportunidade de fazer uma criança sorrir!

No dia 30 de outubro, o Interact Club Ipiaú Vale dos Rios realiza projeto interno na sede do clube. O “aquiPOD” consistiu na confecção de uma caixa para que seus sócios depositem seus celulares durante a reunião, melhorando o aproveitamento das pautas discutidas. Uma medida louvável e que não demanda custos, pode ser adotada por todos os clubes do distrito. Avante, Interact!

No Domingo 23 de outubro, o Interact Club Jequié realizou o “Conversaract” projeto de orientação vocacional em parceria com o Rotaract, para ajudar associados e convidados do clube a decidirem a carreira profissional. Afinal de contas, Interact Club também é companheiro no momento de escolher a carreira profissional. Parabéns Interact Jequié!

INTERACT CLUB IPIAÚ VALE DOS RIOS REALIZA PROJETO EM ORFANATO E APERFEIÇOA

SUAS REUNIÕES

Referências

Documentos relacionados

A presença será contabilizada por meio do Login na sala de reuniões da Equipe (proporcional ao tempo de Login e poderá ser cobrada interação por meio de tebcam, microfone ou chat).

Então, gente, é isso que está faltando: sozinha, não conseguirei NUNCA!.. Que tal vocês, meus leitores,

c) em caso de empate entre as microempresas ou empresas de pequeno porte, será realizado sorteio entre elas para que se identifique aquela que primeiro poderá

Programa Ação 2020 Retenção Natural de Água Retenção Natural de Água Obras de Engenharia para Contenção Prevenção - Educação, Legislação Prevenção - Educação,

Imbuídos do pragmatismo que caracteriza a generalidade dos pro- fissionais deste sector, e com o rigor científico que caracteriza o ISEG nos domínios do ensino da economia, gestão

Para que um posto de trabalho esteja limpo e organizado, este também deve possuir gestão visual, pois esta ferramenta facilita as atividades que têm de ser executadas pelos

O TDAH é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas e apresenta um conjunto de sintomas que abrange inquietação e falta de atenção.. O diagnóstico é feito por

Para Vigotski (1984; 1987), Leontiev (1988) e Elkonin (1998), existe uma relação direta en- tre ZDP e jogo infantil, assim como em Winnicott existe uma relação direta entre