• Nenhum resultado encontrado

Programação da semana

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Programação da semana"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Paróquia Santo Antônio

Jacutinga, 18 maio 2018

Sim, com licença! Venho até você com informações sobre a vida de nossa paróquia e Diocese, neste tempo pascal, na véspera da Solenidade do Pentecostes.

Neste domingo, recebamos a paz que Cristo ressuscitado oferece aos que se reúnem em seu nome! Que o Espírito Santo torne nossa Igreja sempre mais discípula, missionária, profética e misericordiosa, para que todos tenham vida.

Pe. Olírio Streher, pároco

Programação da semana

19 de maio Sábado 9h às 15h Encontro de Área dos Ministros em Campinas do Sul 17 horas Missa na igreja matriz

20 de maio Domingo 9 horas Missa na igreja matriz

21 a 25 de maio 2ªf a 6ªf --- Retiro anual dos padres e bispos

22 de maio Terça-feira 19 horas Trezena de Santo Antônio, presidida pelo Diácono Jean Demboski e animada pelas comunidades São Luiz e Barão Hirsch 26 de maio Sábado

8h30 às 16h Encontro de preparação para o Matrimônio, em Campinas do Sul

17 horas Missa na igreja matriz 27 de maio Domingo 9 horas Missa na igreja matriz

10h30 Missa e festa na comunidade de Linha Paris

Visita às demais comunidades

29 de maio Terça-feira

14 horas Missa na comunidade Santo Antônio - Barrinha

19 horas Trezena de Santo Antônio na igreja matriz, animada pela comunidade de Engelho Grande

30 de maio Quarta-feira 19 horas Nossa Senhora Consoladora – Farroupilha

31 de maio Quinta-feira 8h15 8h45 Oração do terço na matriz, encerramento do mês de maio Missa na matriz e procissão de Corpus Christi 10h45 Missa e festa na comunidade Santo Antônio – Linha cinco

Conhecer a Jesus

é o melhor presente

que qualquer pessoa pode receber;

tê-lo encontrado

foi o melhor que ocorreu em nossas vidas,

e fazê-lo conhecido com nossa palavra e obras

é nossa alegria

.

(2)

01 13 de março Matriz Com Santo Antônio, sal da terra e luz do mundo

02 20 de março São Paulo Com Santo Antônio,

superar a violência pela fraternidade.

03 27 de março N. Sra. dos

Navegantes Com Santo Antônio, na Semana Santa, permanecer no amor de Cristo, na comunidade de irmãos.

04 03 de abril Linha Farroupilha e Santa Bárbara

Com Santo Antônio,

buscar o pão da Palavra e da Eucaristia na comunidade de irmãos.

05 10 de abril Santo Antônio

- Linha Cinco promover a saúde e cuidar dos doentes.Com Santo Antônio,

07 24 de abril Nossa Senhora

da Saúde Com Santo Antônio, despertar discípulos missionários de Jesus (Vocações... ordenação sacerdotal de Jean Demboski)

08 01 de maio Santo Antônio

- Souto Neto

Com Santo Antônio, sal e luz no mundo do trabalho. (Carteira de trabalho e/um símbolo do seu trabalho)

09 08 de maio São Carlos

Borromeu sal da terra e luz do mundo na família.Com Santo Antônio,

10 15 de maio

São Sebastião Com Santo Antônio, sal da terra e luz no mundo da comunicação.

11 22 de maio

São Luiz e Santa Teresinha

Com Santo Antônio, na força do Espírito Santo e da criatividade da juventude,

caminhar na esperança.

12 29 de maio Nossa Senhora

de Fátima Com Santo Antônio, à luz da Trindade, ser comunidade de irmãos, vivendo a partilha.

13 05 de junho Barrinha e Rio

Padre Com Santo Antônio, ser paróquia: comunidade de comunidades.

10 junho

(3)

Terço diário na igreja matriz de Jacutinga

Como já é costume há muitos anos em Jacutinga, está acontecendo a oração do terço todos os dias do mês de Maio, dedicado à Maria Santíssima. Cada dia há um grupo das zeladoras das capelinhas para animar a oração. Nos doze primeiros dias, há também um grupo do Rosário Perpétuo, visto que tem doze grupos na comunidade da matriz. Durante a semana, a oração do terço é às 18h30; nos sábados e domingo, 30 minutos antes de começar a missa. Saiba os responsáveis do terço nesta semana:

Grupo de Capelinha Gr. Rosário

Dia Horário Capelinha Zeladora Coordenadora

18 de maio – 6ªf 18h30 nº 18 Vanderlei Bordignon --- 19 de maio – Sab 16h30 nº 19 Rosilene Bordignon ---20 de maio – Dom O8h30 nº 32 Andréia Sabbo Zanin ---

21 de maio – 2ªf 18h30 nº 21 Maria Ogliari ---

22 de maio – 3ªf 18h30 nº 22 Eloá Tamagno ---

23 de maio – 4ªf 18h30 nº 23 Alda Michelin --

24 de maio – 5ªf 18h30 nº 24 Marlei Palavicini ---

25 de maio – 6ªf 18h30 nº 25 Lucélia Grando --- 26 de maio – Sab 16h30 nº 26 Nilse Peterle ---27 de maio – Dom O8h30 nº 27 Marinês Karczwski Capelinha

28 de maio – 2ªf 18h30 nº 28 Marizete Corrêa nº33 – Ledir Fabiani

29 de maio – 3ªf 18h30 nº 29 Albani Büller nº34 – Fiorentina Zangrande

30 de maio – 4ªf 18h30 nº 30 Iraci Miola Malvesti nº35 – Delise Possamai

(4)

Diocese de Erexim realiza encontro

de formação e espiritualidade

para secretárias paroquiais

A Diocese de Erexim reuniu secretárias e secretários das Paróquias, da Cúria Diocesana e Seminário de Fátima para formação e espiritualidade nesta quinta-feira, 10, no Seminário e Santuário de Fátima.

No início do encontro, depois do momento de oração, Dom José dirigiu sua palavra a todos, enfatizando a importância e a missão do e da secretária de instituição da Igreja. Servidores das pessoas, precisam também de cuidado humano, espiritual, emocional. Na secretaria, espaço de referência e de apresentação da Paróquia, não realizam apenas um trabalho burocrático, mas uma verdadeira missão, sendo presença de fé.

Em seguida, a psicóloga clínica e organizacional, Liseane Madalozzo, refletiu com o grupo a dimensão de serviço missionário à comunidade da secretaria paroquial. Neste serviço, a pessoa desenvolve uma forma de anúncio da Palavra de Deus. Ela revela o perfil da Paróquia. Deve estar atenta à maneira como comunica e o conteúdo que transmite. Neste serviço, a pessoa tem um

(5)

compromisso de sigilo, de confiança, com uma postura profissional e missionária. Ela está aí em nome de Deus.

Em continuidade, o grupo participou da celebração eucarística no Santuário, presidida por Dom José e concelebrada pelo Pe. Cleocir Bonetti, Vigário Geral da Diocese e Coordenador da Cúria Diocesana. Em sua homilia, o Bispo ressaltou a missão de Nossa Senhora e a missão das mães, na proximidade de seu dia.

Após o almoço, em clima de integração, Pe. Bonetti e membros da Cúria Diocesana abordaram diversas questões práticas do serviço na secretaria paroquial – seguro de veículos e construções, certidões bancárias, certidões de batismo para fins matrimoniais ou aposentadoria e cidadania, manutenção de equipamentos de informática, pagamento em dia da conta de luz por todas as comunidades para evitar bloqueio de serviços de manutenção de energia elétrica e outras.

Antes do encerramento das atividades, Pe. Bonetti coordenou a avaliação do dia. Depois, no Santuário, conduziu momento de oração a Nossa Senhora e invocou a bênção sobre todos.

(6)

Em noite de chuva,

devotos de Santo Antônio lotam igreja de Jacutinga

Depois de uma tarde de muita chuva, que se estendeu até noite adentro, terça-feira passada, 15/05, a décima da trezena, devotos de Santo Antônio ocuparam, mais uma vez, os assentos de todos os bancos no interior da igreja matriz de Jacutinga. A missa foi animada por representantes da comunidade São Sebastião de Linha Sete, que trouxeram de volta a capelinha do Ano do Laicato que contém a imagem da Sagrada Família. No final da missa, entregaram-na aos representantes das comunidades São Luís e Santa Teresinha de Barão Hirsch.

Para fazer ressoar o Dia Mundial das Comunicações, celebrado domingo passado, na festa da Ascensão de Nosso Senhor Jesus Cristo, a missa teve como tema: “Com Santo Antônio, sal da terra e luz do mundo na comunicação”.

(7)

Informações importantes

Encontro de todos os ministros da Área:

Será neste sábado, 19 de maio, o encontro de todos os ministros da Palavra, da Caridade e extraordinários da Comunhão Eucarística das 4 paróquias da Área de Jacutinga: Paulo Bento, Jacutinga, Campinas do sul e Entre Rios do Sul. Local: Salão Paroquial de Campinas do sul. Horário: das 9h às 15h. Tema de Estudo: Pastoral da Esperança e da Consolação. Não é preciso levar a veste.

Preparação para o Matrimônio:

O encontro de noivos para a preparação ao Matrimônio vai acontecer no dia 26 de maio, das 8h30 às 16h, na paróquia N. Sra. dos Navegantes, em Campinas do Sul. O encontro é aberto para as demais paróquias da Área de Jacutinga.

Bispo fará visita pastoral à

paróquia de Jacutinga

Neste ano de 2018, o bispo diocesano Dom José Gislon, acompanhado de uma equipe de assessores do Centro Diocesano de Administração e Pastoral, fará a visita pastoral a todas as paróquias de Diocese. Não será uma visita a todas as comunidades da paróquia. Será um encontro de 3 horas com todas as lideranças de todas as comunidades da paróquia. Em Jacutinga, será quando?

Data:

28 de maio de 2018, 2ªf

;

Horário:

das 19h às 22h

Local:

salão paroquial de Jacutinga.

Participantes:

lideranças de todas as comunidades: ministros, catequistas, coordenadores das

equipes de liturgia e canto, coordenadores das pastorais (criança, pessoa idosa, juventude, do batismo, coordenadores dos movimentos Cursilho, MFC, Rosário Perpétuo, Apostolado da Oração, todos os membros dos conselhos econômicos; enfim, todas as lideranças.

(8)

Pastoral da Criança celebra a vida

Na tarde de segunda-feira passada, 14/05, a partir das 14h, na sala de reuniões do salão paroquial de Jacutinga, encontraram-se líderes da Pastoral da Criança, mães e filhos. Líderes presentes: Marlene Tortelli, Zelir Tortelli, Zelinda Salcher, Lúcia Belaver Nava, Mafalda Sírtuli e Maria Telma Mezzaroba.

No início do encontro, a partir das quatorze o pároco Pe. Olírio motivou a oração. Foi proclamado o texto evangélico em que Jesus pede a seus seguidores: “Permanecei no meu amor! Não há maior amor do que dar a vida pelos amigos”.

O encontro é conhecido como a “festa da vida”, pois as crianças são acompanhadas pelas mães e líderes desta pastoral. Mês a mês as crianças são pesadas. Seu peso é registrado em ficha individual. Assim, procura-se dar as condições favoráveis para um crescimento sadio a cada criança. É a festa da vida.

(9)

Iniciada preparação da Romaria de Fátima 2018

A equipe de liturgia da Romaria de Fátima realizou reunião na noite desta segunda-feira, no Seminário de Fátima, dando início à preparação do grande evento da devoção popular da Diocese de Erexim neste ano.

No início da reunião, foi retomada a avaliação da 66ª Romaria, a do Centenário das aparições de Nossa Senhora em Fátima, no ano passado. Depois, Pe. Clari Favreto, Reitor do Seminário Maior São José da Diocese de Erexim em Passo Fundo, novo coordenador da equipe, recordou o tema e o lema das últimas cinco Romarias e apresentou principais eventos deste ano em nível de Igreja e de sociedade em geral, a serem levados em conta na definição do tema e do lema da 67ª Romaria de Fátima, no dia 14 de outubro, com a novena iniciando no dia 05 daquele mês. Entre os principais pontos destacados estão Campanha da Fraternidade sobre a superação da violência, Ano Nacional do Laicato, projeto vocacional “cada comunidade, uma nova vocação”, assembleia do Sínodo dos Bispos sobre o jovem, a fé e o discernimento vocacional, em outubro próximo, Campanha Missionária, recente exortação apostólica do Papa sobre a alegria da busca da santidade, processo eleitoral, semana nacional da vida, 13º Plano Diocesano da Ação Evangelizadora.

A partir deste panorama, os participantes levantaram sugestões para formulação do tema e do lema da próxima Romaria. Em nova reunião, deverão chegar à formulação final dos mesmos, levantar sugestões para o cartaz e para os enfoques de cada dia da novena, a serem apresentados na reunião do Conselho Diocesano de Pastoral no dia 30 de junho.

(10)

Coordenadoras paroquiais de Catequese

refletem natureza e missão dos leigos e leigas

Representantes paroquiais do setor de Animação Bíblico-catequética de 28 das trinta Paróquias da Diocese de Erexim participaram de reunião nesta segunda-feira, no Centro de Pastoral e Administração. De Jacutinga, participaram Simone Nava e Iraci Malvesti.

Após a oração inicial, Luís Tomazelli, de Barão de Cotegipe, da Comissão Diocesana de Leigos apresentou atividades desenvolvidas e a serem efetuadas pela mesma. Entre elas, o encontro diocesano de leigos, no encerramento do Ano Nacional do Laicato, no dia 25 de novembro, no Salão da URI.

Pe. Maicon Malacarne, coordenador diocesano de pastoral, aprofundou a vocação e missão dos leigos e das leigas, sua espiritualidade, seu papel na Igreja e na sociedade, sendo sal da terra e luz do mundo. Ele também se referiu à responsabilidade da Iniciação à Via Cristã na formação de leigos e leigas conscientes de sua missão.

Na parte final do encontro, foram desenvolvidas dinâmicas sobre o diálogo numa catequese que seja experiência de fé, de amor e de testemunho cristão, possibilitando ao catequizando adesão consciente e comprometida a Jesus Cristo.

(11)

Recado da Palavra de Deus

Domingo de Pentecostes

No evangelho proclamado nas celebrações deste Domingo de Pentecostes, Jesus aparece aos

discípulos reunidos e lhes diz: “A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, também eu vos envio. Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem não os perdoardes, eles lhes serão retidos”.

Assim, podemos perceber que o Espírito é enviado para gerar comunhão. A linguagem do Espírito é o

amor. Pelo amor, os corações se abrem ao perdão. No amor, as pessoas se respeitam na pluralidade de culturas e raças. Na confusão de línguas e interesses, o Espírito do Ressuscitado conduz todos os seres humanos à mútua compreensão. E o resultado é a paz. Compreensão, amor, perdão... o caminho da paz. O Espírito de Deus nos impulsiona a construir a paz.

(12)

Mensagem do Bispo Diocesano

Deixe o Espírito Santo agir

Estimados Diocesanos!

Celebrar a solenidade de Pentecostes não é apenas fazer memória do que

aconteceu na vida dos discípulos do Senhor Jesus, que receberam o fogo do “Espírito Santo”, e os libertou do medo de partirem em missão, reavivando em seus corações o compromisso de darem testemunho do Senhor através do anúncio do Evangelho.

Celebrar a solenidade de Pentecostes, neste Ano Nacional do Laicato, é uma grande

oportunidade para refletirmos sobre o nosso testemunho de cristãos, comprometidos com o projeto de Deus na sociedade em que vivemos. Isto a começar pelo batismo, que não deveria ser relegado a um evento social, mas recebido e assumido como um compromisso de vida, que contempla o discipulado, a missão e o testemunho de vida. Porque a vida do cristão é a página do Evangelho que pode ser lida e entendida em todas as línguas e culturas.

O Espírito Santo, que tocou o coração dos discípulos, não só tirou o medo do coração deles, mas os impulsionou a saírem pelas estradas do mundo a anunciar o Evangelho, que ajudou a formar a grande fraternidade dos batizados, em todas as nações de todos os continentes. O fogo do Espírito Santo não divide, porém nos une como irmãos e irmãs que participam do projeto de amor do Pai, que envolve o Filho e o Espírito Santo. A solenidade de Pentecoste oferece a cada batizado uma nova oportunidade de transformação na sua vida de cristão, na medida em que ele deixar que o sopro do Espírito Santo toque a sua vida e afaste do seu coração o medo de acolher o Senhor Jesus, o medo de testemunhá-lo com suas atitudes, na família, no mundo do trabalho e na comunidade de fé. É uma oportunidade também para pedirmos ao Espírito Santo que nos liberte do medo da indiferença, do comodismo, do pessimismo que nos leva a vivermos a passividade doentia, diante dos desafios da realidade, que impedem a realização do projeto do Reino na nossa família e na sociedade. Que o fogo do Espírito Santo faça arder no nosso coração de discípulos e discípulas do Senhor Jesus a chama do amor compromisso com a vida, a verdade, a fraternidade e a missão de trabalharmos juntos por um mundo mais justo, solidário e fraterno.

Tende todos um bom domingo!

+ Dom José Gislon Bispo Diocesano de Erexim

(13)

Na missa na Casa Santa Marta, 2ªf, 14/05 :

- “Todos nós cristãos recebemos este dom: a abertura, o acesso ao coração de Jesus, à amizade de Jesus. Recebemos na sorte o dom da sua amizade. O nosso destino é ser seus amigos".

- Recebemos como “destino” e não “casualmente” a amizade com Jesus e a nossa vocação é justamente permanecer amigos do Senhor.

- Jesus não renega a sua amizade nem mesmo com quem trai. Muitas vezes, porém, nós não agimos como amigos e nos afastamos “com os nossos pecados, com as nossas teimosias”, mas “Ele é fiel à amizade”.

Na audiência geral, 4ªf, 16/05, sobre o Batismo :

a educação cristã é um direito

das crianças.

- A veste branca e a vela acesa são sinais visíveis que manifestam a dignidade dos batizados e sua vocação cristã.

- O Batismo faz da pessoa batizada uma nova criatura, revestida de Cristo. Revestir-se de Cristo, como recorda São Paulo, é revestir-se de sentimentos de ternura, de bondade, de humildade, de mansidão, de magnanimidade, de perdão e, sobretudo, de caridade.

- A vela acesa recorda a luz de Cristo que venceu as trevas do mal. A chama do círio pascal inflama o coração dos batizados, enchendo-os de luz e calor. Desde a antiguidade, o sacramento do Batismo é dito também “iluminação” e os neófitos são chamados “iluminados”.

- Esta é a vocação cristã: caminhar sempre como filhos ou filhas da luz, perseverando na fé. Quando se trata de crianças, cabe aos pais e aos padrinhos alimentar a chama da graça batismal. “A educação cristã é um direito das crianças”.

- “A presença viva de Cristo, a ser protegida, defendida e dilatada em nós, é lâmpada que ilumina os nossos passos, luz que orienta as nossas escolhas, chama que aquece os corações a ir ao encontro do Senhor, tornando-nos capazes de ajudar quem caminha conosco, até a comunhão inseparável com Ele.

(14)

Nova celebração litúrgica de Nossa Senhora

no Calendário da Igreja Católica

Através de Decreto da Congregação do Culto Divino e da Disciplina dos Sacramentos do dia 03 março deste ano, o Papa Francisco determinou a inscrição da Memória da “Bem-aventurada Virgem, Mãe da Igreja” no Calendário Romano Geral. Esta memória deve ser celebrada todos os anos na segunda-feira depois de Pentecostes. Portanto, nesta segunda-feira pela primeira vez. O mencionado Decreto apresenta também o objetivo desta nova celebração litúrgica: favorecer o crescimento do sentido materno da Igreja nos Pastores, nos religiosos e nos fiéis, como, também, da genuína piedade mariana. Documento do Concílio Vaticano II

acentua que a Igreja católica, instruída pelo Espírito Santo, com afeto de piedade filial, venera Maria como uma mãe amantíssima. Em 21 de novembro de 1964, ao promulgar Documento do mesmo Concílio, o Papa Paulo VI, que será canonizado em breve, proclamou solenemente o título de Mãe da Igreja a Nossa Senhora e todos os presentes acolheram a proclamação com muitos aplausos.

Falece ex-reitor do Santuário da Salette

de Marcelino Ramos

Às 17h30 desta quinta-feira, 17/05, faleceu Pe. Arlindo Daga Fávero, depois de 40 dias hospitalizado, 30 deles em coma. Ele teve problemas renais e cardíacos. Inicialmente, foi internado no Hospital Santa Terezinha de Erechim e depois no Hospital da Cidade em Passo Fundo, onde veio a falecer.

Pe. Arlindo nasceu no dia 04 de setembro de 1944, em Marcelino Ramos. Assumiu a vida religiosa saletina pelos votos de pobreza, castidade e obediência no dia 06 de janeiro de 1964 e foi ordenado presbítero no dia 03 de janeiro de 1971.

Por 36 anos, foi reitor do Santuário da Salette. Por muitos anos, foi também Diretor da Revista Salette. Foi substituído nas duas funções no início deste ano e passaria a residir em Curitiba, PR.

O corpo do Pe. Arlindo está sendo velado no Santuário da Salette em Marcelino Ramos a partir da madrugada desta sexta-feira, 18. A missa de corpo presente será às 16h, no mesmo local, seguindo-se o sepultamento no cemitério de Marcelino Ramos.

(15)

A paróquia de Jacutinga tem a alegria de celebrar a ordenação presbiteral de um de seus filhos, o diácono Jean Demboski. Sua família reside na comunidade São Luís. Ele será ordenado padre no dia 21 de julho deste ano, às 9h30, na igreja matriz de Jacutinga, como fruto das orações e incentivo vocacional das famílias e de todo o povo da paróquia e da diocese.

Ria, se quiser e puder!

A mãe pergunta ao filho:

- Por que você jogou tomates naquele menino?

- Foi ele que começou, mãe!

- E por que você não me chamou?

- Porque a senhora não tem boa pontaria e não acertaria nenhum.

Está escrito!

Por que uma loira só troca a fralda do seu bebê uma vez por semana? - Porque na embalagem está escrito: “Para 6 a 8 quilos”

É vero!

Dois loucos estão sentados na rua, quando um olha pro céu e diz: - Olha lá o avião do presidente.

O outro questiona:

(16)

Amigo! Amiga!

Participe da celebração litúrgica dominical,

pois, você com Deus

na comunidade reunida no domingo,

Deus com você durante toda a semana!

Paróquia Santo Antônio de Jacutinga

Informativo Paroquial por e-mail

As pessoas que desejarem receber em sua casa, por e-mail, o Informativo Paroquial “ ”,

forneçam seu e-mail, o endereço eletrônico, na secretaria paroquial. Pode-se também deixar escrito num papel o nome da pessoa ou entidade e respectivo endereço eletrônico e entregar na secretaria ou na igreja matriz nas missas de sábado e domingo.

Nome: __________________________________________________ E-mail: _________________________________________________

E mandar para: pe.olirio@diocesedeerexim.org.br

Em nome da

paróquia Santo Antônio de Jacutinga

,

desejo a todos e a todas

um ótimo domingo e uma feliz semana.

Abraços

Pe. Olírio Luís Streher - pároco

Paróquia Santo Antônio (54)3368-1168

E-mail: pe.olirio@diocesedeerexim.org.br

Referências

Documentos relacionados

Mesmo que o Senhor Jesus Cristo no Último Dia estaria manifestado em Seu Anjo Mensageiro, mas com tudo isso o Anjo do Senhor Jesus Cristo não é o Senhor Jesus Cristo;

/ Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, / Filho Unigênito de Deus, / nascido do Pai antes de todos os séculos: / Deus de Deus, / luz da luz, / Deus verdadeiro de Deus

Entretanto dou-Te graças, ó meu Jesus, que por meio da oração me chamas à união conTigo e, para Te agradar ainda mais, tomo os Teus pensamentos, a Tua língua, o Teu

- Assista a sua aula, e aproveite todas as informações; - Anote todas as suas dúvidas. 02- TEXTO DE APOIO, VÍDEO OU

Ou seja, que terá, o Anjo do Pacto, o Anjo do Senhor, que é Jesus Cristo em Seu corpo teofânico, Jesus Cristo em Espírito Santo, para o Último Dia Ele terá um véu de carne no

4. A resolução é notificada ao cocontratante em causa, por carta registada com aviso de receção, da qual conste a indicação da situação de incumprimento e

Receba o Senhor por tuas mãos este sacri- fício, para glória do seu nome, para nosso bem e de toda a santa

/ Senhor Deus, rei dos céus, / Deus Pai todo-poderoso: / nós vos louvamos, / nós vos bendizemos, / nós vos adoramos, / nós vos glorificamos, / nós vos damos graças por vossa