• Nenhum resultado encontrado

Crie um Plano B e comece a Viver a Vida que você Sonhou

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Crie um Plano B e comece a Viver a Vida que você Sonhou"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Crie um

Plano B

e comece a

Viver a Vida

que você

(2)

É

empreendedor serial, foi um dos mais jovens profissionais

certificados da Microsoft

no mundo aos 14 anos, o maior especialista em gerenciamento do tempo e produtividade pessoal do país. Considerado “Senhor do Tempo”, pela Revista Você S/A e Zero Hora. Investidor anjo de diversas startups de tecnologia e biotech, no Brasil e nos EUA. É fundador da Triad Productivity Solutions, consultoria multinacional especializada em produtividade & colaboração, desenvolvendo cursos, softwares e consultoria para as maiores

Sanofi, Tupperware, Ingenico, Toyota, MSD, Du Pont, Coca Cola, Rede Globo, L´Oréal, Nívea, Nestlé, Takeda, Atlas Copco, Serasa Experian, entre outros.

Christian escreve para vários jornais e revistas nacionais e estrangeiros e é autor de 6 livros best-sellers incluindo A Tríade do Tempo (editora Sextante), Mais Tempo Mais Dinheiro em parceria com o consultor financeiro Gustavo Cerbasi (autor do livro casais inteligentes enriquem juntos).

Para mais informações visite o site: www.christianbarbosa.com.br

(3)

Q

uando crianças sempre nos deparamos com a célebre pergunta: “O que você vai ser quando crescer?”. E quantos de nós, só para dar uma resposta, dizíamos a primeira coisa que vinha à mente: professor, médi-co, engenheiro, bombeiro... E quan-tos de nós, realmente, seguimos o que dissemos... Ah! E tem os ca-sos como o meu que eu falava que queria ter minha empresa e as pes-soas riam de mim, afinal ser dono de empresa as pessoas não viam e ainda não veem como uma carreira tradicional.

Porém, em um dado momento chega a época da adolescência e com ela, chegam também as co-branças por uma decisão porque o vestibular está chegando e você quase é obrigado a decidir o que a princípio, você fará pelo resto da sua vida... Só que o resto da vida é muito tempo, não é?

Aí, você com 17, 18 anos de ida-de ida-deciida-de por um curso que te dará uma profissão que te fará feliz até você se aposentar... Você cursa 4, 5 anos do curso universitário; conse-gue um estágio ou uma vaga efeti-va, começando assim sua Primeira Carreira.

A BUSCA DE NOVOS CAMINHOS:

MUDAR DE CARREIRA OU

(4)

E quando você começa a traba-lhar, muitos encontram verdadeira-mente com a profissão que esco-lheram; outros demoram um pouco, mas também começam a gostar, enquanto vários iniciam um ques-tionamento: “Será que realmente eu quero isso para minha vida in-teira?”.

Depois de alguns anos de traba-lho, muitos continuam a gostar do que escolheram, pois encontraram sua verdadeira vocação. Outros que achavam que gostavam, co-meçam a repensar suas escolhas e aqueles que desde o início se ques-tionavam, ou foram em busca de outros caminhos ou estão cada vez mais infelizes.

Somos pressionados a decidir muito cedo nosso caminho pro-fissional e não conseguimos fazer uma análise criteriosa para a

es-colha. Nesse momento, decidimos pela profissão da moda no momen-to, seguir a profissão dos nossos pais, o que aparentemente dá mais dinheiro. Preferimos optar pelas carreiras tradicionais, onde muitas vezes o mercado está abarrotado do que pensar em outras formas não tão tradicionais como virar em-preendedor.

E assim, a cada dia encontramos mais pessoas que estão infelizes em seus trabalhos e desejam bus-car novos caminhos, mas qual ca-minho tomar?

Por isso, nesse e-book quero tra-zer alguns insights para você que se encontra em dúvida sobre qual caminho tomar: uma nova carrei-ra ou abrir um negócio. As opções são muitas e espero que eu possa te ajudar a entender e buscar algo que possa realmente te fazer feliz.

(5)

“…nos últimos 4 anos dedico-me a conquistar uma

posição de gerência na empresa em que trabalho há

6 anos. Nesta última semana a posição ficou vaga,

mas acabei de descobrir que será ocupada por uma

pessoa que virá de fora. Falaram que queriam alguém

que “pensasse fora da caixa”. Estou arrasada com

isso, minha motivação para continuar a insistir aqui se

foi, mas ainda acho que, se persistir, minha hora vai

chegar. Como você acha que posso investir meu tempo

para me preparar para essa vaga quando estiver

disponível novamente?…”

R

ecebi essa mensagem por e-mail e fiquei pensando que estas situações dolorosas re-fletem uma realidade bem comum na vida de muitas pessoas (não apenas profissional). Afinal, onde está o erro nessa história?

SERÁ QUE É O MOMENTO DE

PARAR DE INSISTIR?

(6)

Fiquei me perguntando, com todo o respeito à aflição pela qual a leitora está passando e conscien-te de que somos donos das nossas próprias escolhas e isso se deve ao fato de sermos os únicos respon-sáveis pelas consequências geradas em nossos po-sicionamentos: Será que não é o momento de parar de insistir? Será que essa pessoa não está confun-dindo persistência com teimosia?

Insistir Na Resposta Certa!

Não existe uma resposta certa para essa pergun-ta, porque aquilo que é essencial para alguns, não tem valor nenhum para outros. Mas, é fundamental analisar profundamente as barreiras que tentamos ultrapassar, as situações que decidimos insistir, para saber se é o momento de continuar tentando ou sim-plesmente buscar uma nova rota.

(7)

Se for o sonho da sua vida e, após refletir muito, ti-ver a certeza que não vai aguentar viti-ver sem ter essa realização na sua história, tem mais é que continuar e criar uma estratégia para se tornar indispensável para o cargo. Procure cursos que complementem sua for-mação, reforce seus idiomas, procura uma faculdade de prestígio, aumente seu networking ou se envolva em projetos que ajudem você a dar o próximo passo.

Agora se o caminho que está percorrendo refle-te mais seus medos e frustrações e você consegue enxergar questões muito mais importantes que está deixando de lado por uma realização rasa, talvez seja o momento de repensar e mudar.

(8)

O

medo do novo, das mu-danças, de experimentar o diferente, gera acomo-dação e é ela que faz você não sair do padrão que criou para si.

Mudar não é fácil, mas faz um bem imensurável e realizador. Se quiser dar o primeiro passo para transfor-mar sua vida comece listando tudo que faz diariamente. Além disso, para você não correr o risco de cair no erro e reforçar essas ações, de-senvolva a lista do DIFERENTE.

Como Assim?

A VIDA NÃO É ESTÁTICA

E NÃO PODE SER

MILIMETRICAMENTE PLANEJADA.

rante diferente, um relacionamento diferente, etc. Quanto mais “dife-rentes” você começa a fazer, mais comum se torna a mudança e, por consequência, menor o medo que ela vai gerar. Comece com as coi-sas pequenas e você verá que a co-ragem de mudar as coisas maiores vai aparecer.

Não gaste seu tempo à toa! O mais complicado na maior parte das vezes, não é gestão do tempo, é a gestão da coragem; Coragem de fazer o diferente.

(9)

S

abe o que mais tem no mundo? Gente infe-liz com o que está fazendo da vida. Pessoas apenas sobrevivendo ao invés de viver de verdade. Homens e Mulheres que nunca vão conse-guir ter tempo de verdade, porque não tem um ver-dadeiro motivo para se ter mais tempo.

Encontrei muita gente nesse estágio da vida re-centemente e fiquei me perguntando se não viver a vida que queria não está se tornando comum de-mais. Vemos as pessoas extremamente estressadas, sendo que a Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou que 121 milhões de pessoas estão deprimi-das mundo afora. Para se ter uma ideia, é um número quase quatro vezes maior do que o de portadores de HIV (33 milhões). E tem mais, o Brasil lidera, en-tre os países em desenvolvimento, o ranking mundial de prevalência da depressão: 18% da população que participou da pesquisa estava deprimida há pelo me-nos um ano.

9 SINAIS

DE QUE VOCÊ NÃO ESTÁ

VIVENDO A VIDA QUE QUERIA

(10)

Será que isso está acontecendo porque as pesso-as se acostumaram a sobreviver? Afinal, parece tão comum não encontrar aquilo que sonhou, né? E não é só a depressão que demonstra esses sinais de que as pessoas não estão vivendo a vida que queriam, não. Um estudo sobre a sexualidade, feito pelo Insti-tuto Tendencias Digitales em 11 países, mostrou que o Brasil tem os maiores índices de infidelidade e dis-funções sexuais da América Latina.

Não pode ser uma questão aceitável passar pela vida realizando dias que não queremos. Porém, não aceitar também quer dizer fazer algo para mudar, né? Mas… será que você está entre esses índices? Será que a vida que você leva hoje representa o que você sempre quis ou, pelo menos, está te direcio-nando para o caminho da vida que você sonhou vi-ver? Selecionei alguns sinais que podem indicar que você não está vivendo a vida que queria. Leia e se você se identificar de alguma forma, faça algo para

(11)

2 -

Reclama

sem saber

o por quê

T

udo está chato? Tudo é um saco? Sem vontade de fa-zer muita coisa? Você ‘bufa’ o tempo todo por causa daquelas coisas que aparecem no meio do seu dia? Se você está reclaman-do de tureclaman-do, a toda hora, para toreclaman-do mundo, você está no caminho de se tornar um “walking dead” (zum-bi da vida).

1 -

Segunda-feira

é um martírio

Q

uem acorda na segun-da-feira imaginando que está indo para um veló-rio, sem qualquer disposição de fa-zer acontecer, tem um dos sintomas clássicos da sobrevivência.

(12)

5 - Vive procurando

outras oportunidades

de emprego

V

ocê vive nos sites de em-prego mandando seu cur-rículo e buscando outras oportunidades? Esse é um outro sintoma de que algo está errado com a oportunidade atual. Querer melhorar é natural do ser humano, mas será que você tem um foco es-pecífico para isso ou está

aleatoria-4 -

Faz mais coisas

pessoais

no trabalho

que profissionais

V

ocê chega no trabalho e começa a tocar o dia. Da-qui a pouco começa uma preguiça e aí você começa a pro-curar coisas sobre seu TCC, faz coi-sas do seu trabalho extra, procura o destino para sua próxima viagem, etc. Fazer coisas pessoais durante o trabalho não tem problema, se fo-rem no tempo certo e no tamanho do bom senso. Agora quando toda hora você foge para o pessoal, é porque tem algo muito errado.

(13)

6 -

Sem tempo pessoal

de qualidade

H

á quanto tempo você não faz algo realmente de qualidade para você? Seu tempo pessoal é prioridade ou é raridade? Pessoas que sobrevivem não conseguem encaixar muito prazer na agenda, são apenas leva-das pelo grupo em eventos sociais, mas algo que goste de verdade fica em segundo plano.

7 - Sensação de que

está

faltando algo

P

essoas que estão

sobrevi-vendo vivem com a sen-sação de que precisam de algo diferente, mudar a vida, dar uma guinada, fazer sucesso de ver-dade. É um pensamento que vai e volta constantemente, mas sem muitas respostas práticas.

(14)

9 - Foco no presente,

futuro incerto

E

sse é um conceito para um artigo sozinho, mas o re-sumo é que muitas pesso-as só conseguem enxergar o hoje e nem querem imaginar o que será amanhã. Vivem o presente até es-gotá-lo sem criar um futuro que permita uma vida plena. A vida está tão ‘no automático’ que a constru-ção do amanhã não é muito leva-da em consideração e fica para um amanhã que nunca chega.

8 - Ausência de

desafios

Q

uem não tem um grande desafio para sua vida, um motivo para suspirar só pensando na realização de verda-de, acaba entrando nesse ciclo de sobrevivência. Esse objetivo pode ser algo profissional como um novo projeto, uma meta desafiadora ou algo pessoal, como um curso, uma certificação, um empreendimento, etc.

Quantos dos sintomas acima estão na sua vida?

• Se for apenas 1, aproveite e faça algo para mudar enquanto ainda não virou um zumbi da vida;

(15)

Se você gostaria de criar um

Plano B

e identificar novas

oportunidades de negócios

ou de carreira, então o

próximo passo é participar do

Workshop Online Gratuito

Segunda Carreira 2.0.

Aula 1

- A carreira certa para você: você vai aprender uma técnica que vai te

ajudar a dar o primeiro passo e ter mais CLAREZA na hora de escolher a sua

Segunda Carreira ou Empreendimento.

Aula 2

- A decisão de mudar: como superar o medo que paralisa e

criar GRANDES RESULTADOS em sua vida.

Aula 3

- Como ter sucesso na carreira: você vai conhecer os comportamentos

que sabotam os resultados e os antídotos para conquistar o SUCESSO na

construção do seu Plano B.

São 3 videoaulas

GRATUITAS

onde

você vai aprender:

Clique no botão abaixo e assista agora a aula 1:

Referências

Documentos relacionados

Essa nova forma de raciocinar dá aos desenvolvedores mais experientes ca- pacidades criativas para resolver problemas.. Para Marcos Oliveira, country manager da Palo Alto, isso

Sob a ótica da Teoria Institucional, segundo DiMaggio e Powell (1983), a pressão exercida pelo mercado, que assimilou de forma positiva os azulejos produzidos no processo de

Apenas você Amor de minha vida Minha razão de viver Meu mais doce amor. 30 - Como eu amo você

E. Ou seja, quanto mais próximo de zero for o resultado do teste mais expressiva é a diferença entre o uso das estratégias. Nesse caso, não houve nenhuma

que a população tem direito, como Transportes da Secretaria de Saúde o Ambulâncias Novas, UTI Móvel, Veículos senhor Francisco Belinho de Almeida, o para o Transporte de

NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família)  Os NASF fazem parte da atenção básica, mas não se constituem como serviços com unidades físicas independentes ou especiais, e não

Na prática, a forma que encontrei para conseguir tempo para o que gosto foi, em meu planejamento semanal, criar sempre algum tipo de compromisso comigo mesmo. Na semana passada,

Com capacidade para 30 pessoas sentadas, o salão de festas do Vivaz é entregue completo e equipado para que você possa festejar com todos os que você gosta.. Perspectiva