• Nenhum resultado encontrado

Desenvolvimento de Cadeira para Atividades Pedagógicas e de Reabilitação para Crianças com Deficiências Múltiplas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Desenvolvimento de Cadeira para Atividades Pedagógicas e de Reabilitação para Crianças com Deficiências Múltiplas"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

X Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação - SEPesq Centro Universitário Ritter dos Reis

X Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação SEPesq – 20 a 24 de outubro de 2014

Desenvolvimento de Cadeira para Atividades Pedagógicas e de

Reabilitação para Crianças com Deficiências Múltiplas

Mauro Erlei Schneider Martin

Mestre

Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRitter mauromartin@uniritter.edu.br

Gustavo Portella dos Santos Mestre

Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRitter gustavo_santos@uniritter.edu.br

Luciana Alvez Tisser Mestre

Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRitter luciana_tisser@uniritter.edu.br

Silvana Waskow Mestre

Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRitter silvana_waskow@uniritter.edu.br

Resumo: O Projeto proposto está vinculado à parceria/convênio entre o Centro

Universitário Ritter dos Reis - UniRitter (coordenado pelo Centro de Design da Faculdade de Design) e o Centro Kinder de reabilitação de crianças com deficiências múltiplas. Este projeto de extensão se propõe a de fazer o acompanhamento e intervenção em todas as etapas do processo projetual deste artefato essencial para o processo de ensino/educação de crianças matriculadas na Kinder, desde a identificação de necessidades motoras das crianças, feitas com o acompanhamento de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais por uma avaliação física e pela medição de seguimentos corporais de alunos, passando por uma avaliação de pedagogas da escola, podendo terminar na construção do produto inclusivo. As etapas, dentro do processo como um todo, deverão servir como aprofundamento no aprendizado do corpo discente dos cursos envolvidos direta e indiretamente no projeto de extensão. Os cursos de graduação envolvidos neste projeto multidisciplinar são: Design de Produto, Fisioterapeuta, Psicologia e Pedagogia. Os quatro cursos terão participação direta em etapas e ações específicas, contempladas pela expertise dos professores participantes do projeto. Tem-se como premissa, levar o projeto para a sala de aula dos cursos envolvidos, bem como em laboratórios para que haja, efetivamente, uma interdisciplinaridade entre cursos de graduação do UniRitter e, também, benefícios diretos à escola Kinder e, principalmente, seus alunos.

(2)

X Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação - SEPesq Centro Universitário Ritter dos Reis

1 Introdução

As dificuldades que os professores do Centro Kinder tem em realizar adequações/adaptações nas atuais cadeiras utilizadas nas salas de aula são enormes. Segundo depoimentos de professores da Kinder, em alguns momentos, a atividade chega a ser fatigante pelas dificuldades para se realizar as regulagens existentes nas cadeiras existentes e, até mesmo, frustrante pelo fato dos professores saberem que as regulagens são insuficientes e que não dão a assistência que as crianças precisam e merecem.

A motivação para este projeto se dá pela necessidade de se buscar formas mais adequadas de qualificar o processo do desenvolvimento do produto, contribuindo para a construção e entrega de um produto melhor adaptado aos seus usuários finais, que são as próprias crianças e, também, os professores destas crianças.

O custo de muitos dos produtos que são oferecidos, hoje em dia, no mercado está acima das condições financeiras da maior parte das famílias atendidas pelo Centro Kinder. Por causa disso, a projeto proposto pretende auxiliar na criação de um produto melhor adequado e adaptado às diversas necessidades na sala de aula e que sejam mais acessíveis do que as oferecidas pelo mercado nacional. Ainda que existam algumas opções disponíveis no mercado, nem sempre elas atendem as demandas de usuários específicos ou não apresentam um custo acessível para a aquisição.

A atuação dos terapeutas ocupacionais no desenvolvimento de adequações deve-se ao destaque que eles têm e sempre tiveram no processo de inclusão de pessoas com deficiência. Contudo, ainda que existam algumas opções disponíveis no mercado, nem sempre elas atendem as demandas de alguns usuários específicos, ou nem sempre o custo de aquisição é acessível. Diferente do que já acontece em países com uma maior produção tecnológica voltada para as pessoas com limitações funcionais, os terapeutas ocupacionais do Brasil, em sua maioria, continuam apenas adaptando os objetos existentes no mercado. A carência de produtos nacionais voltados para essa clientela e a dificuldade de importação de tais produtos leva à manutenção da necessidade de adaptação (MAIA; FREITAS, 2009).

1.1 Objetivo Principal

Desenvolver produto para auxílio nas atividades pedagógicas e de reabilitação em sala de aula para crianças com deficiências múltiplas.

(3)

X Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação - SEPesq Centro Universitário Ritter dos Reis

1) Fazer revisão bibliográfica sobre patologias que acometem crianças atendidas na Kinder;

2) Acompanhar e analisar o processo de medição da estrutura corporal de crianças que estudam na Kinder;

3) Identificar o perfil neurológico e as necessidades básicas das crianças que já utilizam a cadeira multifuncional;

3) Realizar entrevistas com professores, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e outros que trabalham na Kinder;

4) Realizar entrevistas com cuidadores de crianças atendidas na escola e, sendo possível, com as próprias crianças;

5) Estudar materiais e processos de fabricação de componentes mais adequados às necessidades dos alunos;

6) Gerar alternativas para um produto mais adequado, mais resistente e com custo aceitável;

7) Propor atividades interdisciplinares entre as faculdades de design, engenharia mecânica, fisioterapia, pedagogia e psicologia, oportunizando aos alunos experiências compartilhadas com profissionais de outras áreas, agregando valor à sua formação acadêmica.

2 Metodologia

De modo a permitir o desenvolvimento de prática projetual de forma consciente e reflexiva, serão realizadas atividades de cunho teórico e prático no decorrer do processo projetual. Como se trata de um processo investigatório de ações realizadas no Centro Kinder, mas também, com ações internas no UniRitter, o desenvolvimento do projeto deverá seguir em suas linhas gerais, metodologias que se utilizam de técnicas e ferramentas de projeto específicas, conforme as necessidades das etapas que forem sendo apresentadas, utilizando autores como Baxter (1998), Löbach (2001) e Manzini (2002).

3 Desenvolvimento

Até o presente momento, dentro do processo metodológico proposto pela equipe de pesquisa e projeto, foram realizadas etapas analíticas, tais como a análise estrutural da cadeira existente na Kinder e a sequência de uso desta cadeira por alguns alunos.

Dentro do processo investigatório, buscou-se identificar o perfil neurológico e as necessidades básicas das crianças do Centro de Integração da Criança Especial Kinder que já utilizam a cadeira multifuncional nas condições atuais. Foi realizada uma coleta de informações prévias com os Professores, Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais que trabalham com as

(4)

X Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação - SEPesq Centro Universitário Ritter dos Reis

crianças. As necessidades principais, segundo as entrevistas, são de um bom apoio e fixação de pé, quadril, tórax e cabeça, na cadeira multifuncional, para permitir que os membros superiores fiquem livres para desempenhar uma boa função durante as aulas, porém segundo os profissionais as condições das cadeiras atuais não conseguem desempenhar esta função na sua totalidade.

As análises preliminares realizadas mostram o quando pode ser trabalhoso, por parte dos professores e técnicos da escola em lidar com o artefato atual, pois regulagens são constantes durante o processo de adequação/preparação da cadeira para cada aluno e do processo de ensino durante as aulas (figuras 01 até 04).

Figura 01: Professora realizando adequações na base

do suporte para os pés da cadeira.

Fonte: Cadastro de imagens do projeto de pesquisa.

(5)

X Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação - SEPesq Centro Universitário Ritter dos Reis

Figura 02: Professora realizando adequações na faixa de

fixação de pés.

Fonte: Cadastro de imagens do projeto de pesquisa.

Figura 03: Professora realizando adequações no encosto

da cadeira.

Fonte: Cadastro de imagens do projeto de pesquisa.

(6)

X Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação - SEPesq Centro Universitário Ritter dos Reis

Figura 04: Professora realizando adequações no apoio

para braços da cadeira.

Fonte: Cadastro de imagens do projeto de pesquisa.

4 Resultados Preliminares

Mesmo que o projeto esteja nas suas fases iniciais, como por exemplo, o levantamento de dados/informações básicas para um desenvolvimento projetual, os resultados atingidos até o momento são ricos em detalhes. Detalhes, estes, que já estão aprimorando as etapas já realizadas, com um agregamento de conhecimentos que eram desconhecidos, até então, pela equipe de trabalho.

Há uma maior integração da equipe de pesquisa com crianças, professores e demais profissionais da Kinder. Esta integração é percebida pela direção da própria Kinder, que percebe que quanto maior a aproximação de todos os envolvidos, direta ou indiretamente, com o projeto, mais facilitado está sendo o desenvolvimento destas etapas iniciais e, certamente, isso contribuirá positivamente às próximas etapas do projeto.

A mãe de uma das alunas, em um depoimento espontâneo, disse estar bastante contente com a possibilidade de se poder criar um produto que poderá trazer benefícios significantes à sua filha, e que se sente mais motivada em participar deste processo, que até então, não havia acontecido na escola. 5 Conclusões Parciais

Como conclusões preliminares percebe-se que o estudo aponta que as crianças que utilizam a cadeira tradicional concebida na própria escola ou por

(7)

X Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação - SEPesq Centro Universitário Ritter dos Reis

algum parceiro, que pode ser qualificado, mas que não tem um envolvimento direto com o dia-a-dia das crianças na sala de aula, não são atendidas em sua plenitude. As crianças apresentam alterações neurológicas de alta gravidade e que a cadeira multifuncional atual, não está conseguindo atender a todas as necessidades destas crianças.

As informações obtidas e manuseadas pela equipe de pesquisa está agregando enorme valor ao processo projetual, fazendo com que haja uma grande integração entre a equipe de trabalho e já aponta para benefícios concretos, não só para os alunos e professores e demais profissionais que trabalham na Kinder, mas também, para diversas disciplinas, projetuais ou não, dos cursos de graduação do UniRitter envolvidos diretamente neste projeto. Referências

BAXTER, Mike. Projeto do produto: guia prático para o desenvolvimento de produtos. São Paulo: Edgard Blücher, 1998.

BERSCH, Rita. Tecnologia Assistiva. [S.l.]. Disponível em: http://proeja.com/portal/images/semana-quimica/2011-10-19/tec-assistiva.pdf. Acesso em 30/09/2012.

GALVÃO FILHO, Teófilo. A Tecnologia Assistiva: de que se trata? In: MACHADO, G. J. C.; SOBRAL, M. N. (Orgs.). Conexões: educação, comunicação, inclusão e interculturalidade. 1 ed. Porto Alegre: Redes Editora, p. 207-235, 2009.

MORAES, Anamaria de, FRISONI, Bianka Cappucci (org.). Ergodesign: produtos e processos. Rio de Janeiro, 2AB, 2001.

Referências

Documentos relacionados

A two-way (eccentric versus concentric training) repeated measures (pre-training versus post-training) ANOVA, with a 5% significance level, was used to compare:

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Para esse fim, analisou, além do EVTEA, os Termos de Referência (TR) do EVTEA e do EIA da Ferrogrão, o manual para elaboração de EVTEA da empresa pública Valec –

Requiring a realignment of the EVTEA with its ToR, fine-tuning it to include the most relevant socio-environmental components and robust methodologies for assessing Ferrogrão’s impact

a) AHP Priority Calculator: disponível de forma gratuita na web no endereço https://bpmsg.com/ahp/ahp-calc.php. Será utilizado para os cálculos do método AHP

Objetivo: Garantir estimativas mais realistas e precisas para o projeto, ao considerar nesta estimativa o esforço necessário (em horas ou percentual do projeto) para

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Principais mudanças na PNAB 2017  Estratégia Saúde da Família/Equipe de Atenção Básica  Agentes Comunitários de Saúde  Integração da AB e Vigilância 