• Nenhum resultado encontrado

LÍNGUA PORTUGUESA. O aprendiz de escritor

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LÍNGUA PORTUGUESA. O aprendiz de escritor"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA :: CESSÃO DE BOLSA | 9º ANO :: ENSINO FUNDAMENTAL | 19_Bolsa_2017.docx pág. 1 de 7

LÍNGUA PORTUGUESA

Leia o texto a seguir para responder às questões de 1 a 15.

O aprendiz de escritor 1 4 7 10 13 16 19 22

Escrevo há muito tempo. Costumo dizer que, se ainda não aprendi — e acho mesmo que não aprendi, a gente nunca para de aprender —, não foi falta de prática. Porque comecei muito cedo. Na verdade, todas as minhas recordações estão ligadas a isso, a ouvir e contar histórias. Não só as histórias das personagens que me encantaram, mas também as minhas próprias histórias, as histórias de minhas personagens, essas criaturas reais ou imaginárias com quem convivi desde a infância.

“Na verdade”, eu escrevi ali em cima. Verdade é uma palavra muito relativa para um escritor de ficção. O que é verdade, o que é imaginação? No colégio onde fiz o segundo grau, o Júlio de Castilhos, havia um rapaz que tinha fama de mentiroso. Todo mundo sabia que ele era mentiroso. Todo mundo menos ele.

Uma vez, o rádio deu uma notícia alarmante: um avião em dificuldades sobrevoava Porto Alegre. Podia cair a qualquer momento. Fomos para o colégio, naquele dia, preocupados; e conversávamos sobre o assunto, quando apareceu ele, o Mentiroso. Pálido:

— Vocês nem podem imaginar!

Uma pausa dramática, e logo em seguida:

— Sabem este avião que está em perigo? Caiu perto da minha casa. Escapamos por pouco. Gente, que coisa horrível! — E começou a descrever o avião incendiado, o piloto, desesperado, gritando por socorro… Uma cena impressionante. Aí veio um colega correndo, com a notícia: o avião acabara de aterrissar, são e salvo. Todo mundo começou a rir. Todo mundo, menos o Mentiroso.

— Não pode ser! Repetia, incrédulo, irritado. — Eu vi o avião cair!

Agora, quando lembro este fato, concluo que não estava mentindo. Ele vira, realmente, o avião cair. Com os olhos da imaginação, decerto; mas para ele o avião tinha caído, e tinha incendiado, e tudo o mais. E ele acreditava no que dizia, porque era um ficcionista. Tudo que precisava, naquele momento, era um lápis e papel. Se tivesse escrito o que dizia, seria um escritor, como não escrevera, tratava-se de um mentiroso. Uma questão de nomes, de palavras. Palavras. São tudo, para quem escreve. Ou quase tudo. [...]

(Moacyr Scliar. Adaptado)

QUESTÃO 1

Tendo o texto acima como referência e os múltiplos aspectos por ele suscitados, julgue as afirmações a seguir.

I. Ao afirmar “acho mesmo que não aprendi (a escrever)”, o autor sugere que nem sempre a prática leva ao aprendizado e esse nunca é definitivo.

II. Em “Verdade é uma palavra muito relativa para um escritor de ficção”, está subentendida a ideia de que o ficcionista cria a própria verdade e ela é subjetiva.

III. Quando narra o episódio envolvendo o Mentiroso, o cronista exemplifica como a Verdade é relativa para o ficcionista. IV. Segundo o texto, ser ficcionista é inventar mentiras e enganar o público-alvo.

Sobre as afirmações acima, A apenas I e II estão corretas. B todas estão corretas.

C apenas I, II e III estão corretas. D apenas II, III e IV estão corretas. E apenas I e IV estão corretas.

QUESTÃO 2

O texto compara “Mentiroso” e “ficcionista”. Identifique a alternativa que indica a semelhança existente entre eles. A O Mentiroso e o ficcionista tendem a dramatizar para que o público-alvo não descubra a verdade.

B Os olhos da imaginação, tanto do Mentiroso quanto do ficcionista, recriam realidades que deveriam ser contadas. C A semelhança entre o ficcionista e o Mentiroso existe pelo fato de os dois usarem o papel para convencer o leitor em

potencial.

D Mentiroso e ficcionista lidam com as próprias narrativas da mesma forma: utilizam o texto escrito como veículo de informação.

E Tanto o Mentiroso quanto o ficcionista querem apenas enganar os interlocutores.

QUESTÃO 3

O sujeito é um termo essencial da oração. Assinale a opção que apresenta a classificação correta do sujeito a que os verbos destacados fazem referência.

A “… há muito tempo...” (l. 1)(sujeito indeterminado) B “… convivi desde a infância...” (l. 4) (sujeito simples) C “… quando apareceu ele...” (l. 9) (sujeito simples) D “Escapamos por pouco.” (l. 13) (sujeito composto) E “… era um lápis e papel...” (l. 20) (sujeito composto)

(2)

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA :: CESSÃO DE BOLSA | 9º ANO :: ENSINO FUNDAMENTAL | 19_Bolsa_2017.docx pág. 2 de 7

QUESTÃO 4

Na passagem “No colégio havia um rapaz”, a forma verbal destacada classifica-se sintaticamente como A verbo de ligação.

B verbo intransitivo. C verbo transitivo direto. D verbo transitivo indireto.

E verbo transitivo direto e indireto.

QUESTÃO 5

Leia as orações e marque a alternativa correta quanto à classificação dos termos preposicionados. I. “Caiu perto da minha casa”.

II. “Não só as histórias das personagens que me encantaram, mas também as minhas próprias histórias...”. III. “Viu com os olhos da imaginação...”.

A Em I e II, os termos destacados, por se referirem a substantivos, apresentam a mesma função sintática.

B Em III, por fazer referência a um nome “transitivo”, o termo destacado é classificado como complemento nominal. C Em II, o complemento nominal em destaque tipifica o substantivo abstrato “história”.

D Em I, o complemento nominal mantém relação com o advérbio “perto”.

E Em II e III, os termos preposicionados destacados, por indicar posse, exercem o mesmo papel sintático: complemento nominal.

QUESTÃO 6

A oração “... o rádio deu uma notícia alarmante...” está na voz ativa. Transpondo-a para a voz passiva sintética e mantendo o sentido da oração, teríamos

A Uma notícia alarmante foi dada pelo rádio. B Deu-se uma notícia de rádio alarmante. C Deu-se uma notícia alarmante.

D Uma notícia alarmante será dada pelo rádio. E Deram-se notícia alarmante.

QUESTÃO 7

Considere o seguinte trecho: O Mentiroso começou a descrever o avião incendiado. Se houvesse a transposição do trecho para a voz passiva analítica, o termo em destaque passaria a exercer a função sintática de

A adjunto adverbial. B adjunto adnominal. C agente da passiva. D complemento nominal. E objeto indireto.

QUESTÃO 8

O adjunto adverbial indica circunstâncias em que pode ocorrer a ação verbal. A seguir, relacione os adjuntos destacados às ideias que eles transmitem.

(1) Tempo (2) Afirmação (3) Lugar (4) Modo (5) Dúvida

“… essas criaturas reais ou imaginárias com quem convivi desde a infância...” “Caiu perto da minha casa”.

“Ele vira, realmente, o avião cair”. “... comecei muito cedo”.

“... eu escrevi ali em cima”. A sequência correta é A 1 – 3 – 2 – 1 – 3 B 4 – 2 – 5 – 1 – 4 C 2 – 3 – 5 – 4 – 3 D 1 – 5 – 2 – 2 – 4 E 1 – 3 – 5 – 4 – 3

(3)

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA :: CESSÃO DE BOLSA | 9º ANO :: ENSINO FUNDAMENTAL | 19_Bolsa_2017.docx pág. 3 de 7

QUESTÃO 9

Considere o período abaixo.

No colégio onde fiz o segundo grau, o Júlio de Castilhos, havia um rapaz que tinha fama de mentiroso. O termo destacado tem função nominal. Não se deu destaque a esse mesmo termo na oração

A Dom Casmurro, obra literária de Machado de Assis, é uma excelente opção de leitura. B Na sala havia dois alunos que sempre se destacavam: Pedro e Marcela.

C O mártir Machado de Assis tornou-se canonizado na Literatura.

D Desculpas, pedidos de reconciliação, nada muda a concepção que tenho de você. E O notável poeta português deixou uma obra originalíssima.

QUESTÃO 10

O predicado recebe classificações. Marque a alternativa em que o predicado e a predicação verbal foram classificados corretamente.

A “… havia um rapaz”...: Predicado Nominal e Verbo Intransitivo.

B “… ele era mentiroso”…: Predicado Verbo-Nominal e Verbo de Ligação.

C “… o rádio deu uma notícia alarmante”…: Predicado Verbo-Nominal e Verbo Transitivo Direto e Indireto. D “Repetia, incrédulo, irritado”: Predicado Verbo-Nominal e Verbo de Ligação.

E “… eu escrevi ali em cima…”: Predicado Verbal e Verbo Intransitivo.

QUESTÃO 11

“Fomos para o colégio, naquele dia, preocupados...” / O piloto, desesperado, gritava por socorro. Os termos destacados nas orações exercem, respectivamente, a função sintática de

A predicativo do objeto e predicativo do sujeito. B predicativo do sujeito e aposto.

C aposto e predicativo do objeto.

D predicativo do sujeito e predicativo do sujeito. E aposto e aposto.

QUESTÃO 12

O verbo “haver” é impessoal quando utilizado no sentido de “existir”. Sabendo disso e de outras particularidades referentes a esse verbo, julgue os itens a seguir.

I. O termo “muito tempo”, que acompanha o verbo “haver” (l. 1), classifica-se como agente da passiva. II. O termo “um rapaz”, que acompanha o verbo “haver” (l. 6), funciona como sujeito.

III. Se o verbo “haver” (l. 1) fosse substituído por “existir”, não ocorreria prejuízo semântico. IV. Nas duas ocorrências do verbo “haver”, linhas 1 e 6, há orações sem sujeito.

A sequência correta é A E – E – E – E B C – E – C – C C E – C – E – C D E – E – E – E E E – E – E – C

QUESTÃO 13

Observe os termos destacados nas orações abaixo e julgue os itens seguintes. A mentira do rapaz assombrava todos.

Todos contaram mentiras ao colega.

A construção da ficção depende da criatividade do escritor.

I. São complementos nominais os termos: “do rapaz”, “da ficção” e “do escritor.”

II. Na segunda oração, há exemplo de complemento nominal, uma vez que o termo “ao colega” indica o alvo em que recai a ação pressuposta pelo substantivo abstrato “mentiras”.

III. Como o termo “da ficção” é paciente em relação à ação pressuposta pelo correspondente verbal do substantivo “construção”, o termo destacado exerce função de complemento nominal.

IV. São objetos indiretos os exemplos: “ao colega” e “da criatividade”. V. São adjuntos adnominais: “do rapaz” e “do escritor”.

Estão corretos

A II, III e IV, apenas. B II e III, apenas.

C III, IV e V, apenas. D I, II e III, apenas.

(4)

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA :: CESSÃO DE BOLSA | 9º ANO :: ENSINO FUNDAMENTAL | 19_Bolsa_2017.docx pág. 4 de 7

QUESTÃO 14

No período “Fomos para o colégio, naquele dia, preocupados; e conversávamos sobre o assunto, quando apareceu ele, o Mentiroso.”, temos

A período simples.

B período composto por subordinação. C período composto por coordenação.

D período composto por coordenação e subordinação. E oração absoluta.

QUESTÃO 15

No período “No colégio onde fiz o segundo grau, o Júlio de Castilhos, havia um rapaz que tinha fama de mentiroso.”, temos A três orações, predominando a coordenação.

B duas orações, predominando a subordinação. C três orações, predominando a subordinação.

D duas orações, predominando a coordenação.

E duas orações subordinadas e uma oração coordenada.

MATEMÁTICA

QUESTÃO 1

O número racional 1,545454... 1,54= , quando escrito na forma p

q, com p e q

naturais e primos entre si, é tal que pq é igual a

A 11. B 9. C 8. D 6. E 4.

QUESTÃO 2

Pedrinho deseja comprar uma mochila pela internet, porém, o modelo pretendido não é vendido no Brasil e custa 29 dólares, e ainda tem o frete no valor de 11 dólares. Comprando a esse valor, Pedrinho poderá ser taxado pela alfândega brasileira, tendo de pagar 60% de taxa de importação sobre o valor do pacote (mochila mais frete). Nessas condições, se, no dia da compra, um dólar era equivalente a R$ 3,20 e sabendo que Pedrinho foi taxado pela alfândega, então o valor total pago nessa transação comercial foi de

A R$ 248,00. B R$ 204,80. C R$ 148,48. D R$ 128,00. E R$ 76,80.

QUESTÃO 3

Uma maneira de calcular as duas raízes reais de uma equação do tipo

2 0

ax +bx+ =c , com a, b e c números reais e a≠0, é por meio da “Fórmula de Bhaskara” em que essas raízes são iguais a

2 4 2 b b ac a − + − e 2 4 2 b b ac a − − − . Nessas condições, o produto das raízes da equação 2x2+4x− =6 0 é igual a

A 6. B 5.− C 4.− D 3. E 2.−

QUESTÃO 4

Em um polígono regular, a medida de cada ângulo interno é igual a 135°. O número de diagonais desse polígono é igual a

A 27. B 24. C 20. D 10. E 9.

RASCUNHO

(5)

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA :: CESSÃO DE BOLSA | 9º ANO :: ENSINO FUNDAMENTAL | 19_Bolsa_2017.docx pág. 5 de 7

QUESTÃO 5

Se = − 2 2 4 x x A , então − 2 2 4 A A é igual a A 4 3 3 2 8 8 32 16 x x x x − − + . B 4 3 3 2 8 8 32 16 x x x x − − − . C 4 3 5 2 8 8 32 16 x x x + x . D 4 3 2 3 8 8 32 16 x x x x + − + . E 4 3 5 2 8 8 32 16 x x x x − − − .

QUESTÃO 6

Dado que x+ =1 5 x , tem-se que 2 2 1 x x + é igual a A 21. B 23. C 25. D 27. E 29.

QUESTÃO 7

A expressão 2 2 5 8 20 8 16 xy y x y y + − −

− + , satisfeitas as condições de existência, é equivalente a A 2 5 4 y x y − − . B 5 2 4 x y + − . C 2 5 4 x y − + . D 2 5 4 x y + − . E 2 5 4 y y − + .

QUESTÃO 8

No paralelogramo a seguir, o ângulo ABC tem medida igual a 70°, BP é bissetriz do ângulo B e AP é bissetriz do ângulo A .

A B

C D

P

Nessas condições, o complemento da terça parte do ângulo APB tem medida, em graus, igual a A 30. B 35. C 40. D 55. E 60.

RASCUNHO

(6)

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA :: CESSÃO DE BOLSA | 9º ANO :: ENSINO FUNDAMENTAL | 19_Bolsa_2017.docx pág. 6 de 7

QUESTÃO 9

Na figura a seguir, tem-se um triângulo ABD, retângulo em A, e um ponto C sobre o lado BD .

A

B

C

D

Se ABBC e os ângulos ACBɵ , ABC, B AC, C AD e CDA têm medidas, em graus, respectivamente iguais a 68, w, x, y e z, então w+ − −x y z é igual a

A 0. B w. C x. D y. E z.

QUESTÃO 10

Um número natural N, de dois algarismos, é tal que a diferença entre o dobro do algarismo das dezenas e o algarismo das unidades, nessa ordem, é igual a 2. Ao inverter a ordem dos algarismos de N, obtém-se um número 18 unidades maior do que N. Nessas condições, tem-se que a soma dos algarismos de N é igual a A 5. B 7. C 9. D 10. E 12.

QUESTÃO 11

Um copo com agua “pesa” 325 gramas. Se bebermos metade dessa água, o “peso” do copo com água cai para 180 gramas. O “peso” do copo vazio é, em gramas, um A múltiplo de 4. B divisor de 60. C múltiplo de 6. D divisor de 80. E múltiplo de 7.

QUESTÃO 12

A média harmônica H dos números x1,x2 e x3 é definida conforme segue.

1 2 3 1 1 1 1 3 H x x x = + +

Portanto, a média harmônica dos números x1,x2 e x3 é o inverso da média aritmética dos inversos dos números em questão.

Qual é a média harmônica dos números 1, 2 e 4? A 12. 7 B 7 . 12 C 21. 4 D 4 . 21 E 1.

RASCUNHO

(7)

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA :: CESSÃO DE BOLSA | 9º ANO :: ENSINO FUNDAMENTAL | 19_Bolsa_2017.docx pág. 7 de 7

QUESTÃO 13

Uma fração torna-se equivalente a 2 quando se soma 3 unidades ao numerador. E torna-se equivalente a 1

2 quando se aumenta o denominador de 9 unidades. A soma dos termos dessa fração é igual a

A 8. B 9. C 10. D 11. E 12.

QUESTÃO 14

A numeração dos sapatos foi criada em 1324, na Inglaterra, no reinado de Eduardo II, tendo como unidade de medida um grão de cevada, que correspondia a 1/3 de polegada. Hoje, os métodos ou sistemas de numeração de calçado baseiam-se em outras unidades de medida, mas não há uma uniformidade de padrões em termos internacionais. No Brasil, o número de sapato está relacionado com o tamanho do pé, em centímetros, e é dado pela seguinte fórmula:

5 28

4

p N= + ,

em que N é o número do sapato e p é o tamanho do pé, em centímetros. Com base nessas informações, se na Inglaterra de 1324 a numeração do calçado de um homem era igual a 30 grãos de cevada, então a numeração correspondente aqui no Brasil, dado que uma polegada equivale a 2,54 cm, é igual a A 37,75. B 38,25. C 38,75. D 39,25. E 39,75.

QUESTÃO 15

Considere um pentágono regular ABCDE e duas de suas diagonais, AC e EB . Sendo P o ponto de interseção dessas diagonais, tem-se que a medida, em graus, do ângulo agudo APE é igual a

A 36. B 54. C 60. D 72. E 76.

RASCUNHO

Referências

Documentos relacionados

3º - Este decreto entra em vigor na data de sua afixação no átrio do Poder Executivo Municipal, e publicação simultânea no órgão de imprensa oficial do Município, aos moldes da

Os valores-notícia relevância, personalização, notoriedade e proximidade aparecem na primeira entrevista do programa, a proximidade ocorre porque boa parte da

Usada para parabenizar um casal que você conhece bem por um noivado recente e perguntar quando será o casamento!. Cumprimentos

6.1 A microempresa, empresa de pequeno porte ou sociedade cooperativa mais bem classificada poderá, no prazo de 5 (cinco) minutos, contados do envio da mensagem automática

A isso, como se sabe, Heidegger (2012d, p.124) opôs um “pensar que não é um querer” – como o da Gelassenheit (Serenidade) –, que corresponde a um “deixar-ser” preparatório

(5) O comprometimento ético para com a humanidade é defendido no último parágrafo do texto, que discorre acerca da vida não só como um meio de continuidade biológica, mas como

No capítulo 17 do evangelho de João encontramos a oração intercessora de Jesus, o nosso amado mestre, clama a Deus, intercede por todos, inclusive nós, os que havíamos de

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os tumores do canal anal são classificados de acordo com estruturas anatômicas e histológicas, como: 1 - carcinoma