• Nenhum resultado encontrado

Regulamento. Edição 2 Junho/2018

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Regulamento. Edição 2 Junho/2018"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)
(2)

2

Regulamento

Junho/2018 Edição 2

INTRODUÇÃO

Um breve resumo da história da LATAMv: A LATAM VIRTUAL foi criada por Fernando e Roberto em março de 2016. Após o afastamento do Fernando, Roberto deu continuidade ao projeto. Inicialmente utilizava-se o sistema VAM, que contava com site e sistema de log próprio e gratuito.

Com o passar do tempo novos membros foram ingressando e assim houve a mudança natural do quadro de staffs. Em seguida, os staffs Roberto e Luiz Felipe resolveram adquirir o SMARTCARS e assim alteraria todo o sistema da LATAMv (site, sistema de logs, etc). No dia 15/04/2017 inauguramos o novo site, já incluindo o novo sistema de logs (smartcars) e demais novidades, como DOV. Desde então a LATAMv vem tendo um grande crescimento no meio virtual e estando entre as melhores VAs do Brasil.

Este Regulamento faz parte de um conjunto de documentos regulamentares a ser seguido pelos tripulantes da LATAM VIRTUAL, não havendo possibilidade de recusa ou de não ter ciência do conteúdo deste documento.

O objetivo deste REGULAMENTO é dar ciência a todos os tripulantes e aqueles que pretendem ingressar nesta V.A sobre as principais regras da LATAMv.

Este REGULAMENTO é disponibilizado pela Latam Virtual de maneira gratuita, disponível somente aos membros desta organização sem fins lucrativos (Aqui relacionados pelo doravante “Tripulantes”). O uso das logomarcas Latam, Latam Linhas Aéreas, Airbus, Microsoft Flight Simulator entre outras é realizado com intenção educativa e de entretenimento, a Latam Virtual não possui nenhuma associação com a LATAM AIRLINES S/A e não possuí nenhuma finalidade lucrativa.

Como já mencionado, a LATAM VIRTUAL é uma empresa virtual, sem fins lucrativos, que busca através da simulação realizar procedimentos realizados pela empresa de aviação civil LATAM AIRLINES S/A, sem nenhuma finalidade lucrativa.

(3)

Controle do Manual

A Diretoria, juntamente com a Presidência, são responsáveis por disponibilizar no site uma lista completa com os documentos e manuais disponíveis e as respectivas versões vigentes, isto é o status da publicação. Depois de aceito pela Vice-presidência e Presidência o material será disponibilizado a cada tripulante através dos meios assim julgados necessários, em caso de pequenas revisões uma mensagem poderá ser encaminhada e em caso de mudanças significativas na documentação poderá ser emitida uma NOTAM e/ou e-mail ao Tripulante, pede-se que a tripulação verifique sempre seu e-mail em atenção às comunicações da Latam Virtual.

É de responsabilidade da tripulação manter sua documentação sempre atualizada conforme o status da documentação divulgado no site da Latam Virtual..

DAS ATUALIZAÇÕES DO REGULAMENTO

Sugestões de modificações ao REGULAMENTO podem ser realizadas por qualquer tripulante, devendo ser encaminhadas por email com as devidas sugestões.

Roberto Neto

ceo@latambr.com.br

Voo Online

É orientado aos Tripulantes que realizem suas operações em redes de voo online, principalmente na VATSIM e IVAO, a Latam Virtual é representada pelos tripulantes, logo se solicita que sejam seguidos os regulamentos e códigos de conduta vigentes nas redes de voo online. Caso seja reportado alguma atitude de Tripulante da Latam Virtual em desrespeito ao regulamento das redes de voo será aberto uma investigação interna e punições são cabíveis ao Tripulante.

Comunicação Uso do Inglês

Ao voar em território brasileiro o uso do inglês é facultativo ao tripulante, entretanto a Latam Virtual recomenda que mesmo assim que o tripulante reporte na UNICOM ou contate os controladores em inglês para manutenção das habilidades na língua estrangeira.

(4)

4 Ao voar em território estrangeiro, o tripulante deve utilizar compulsoriamente o inglês ou caso tenha conhecimento do idioma local poderá fazer uso do mesmo. A não observância desta norma acarretará em medidas disciplinares que podem incluir até a suspensão do direito a voos internacionais e rebaixamento de rating.

Os tripulantes irão receber em momento posterior informações a respeito do “Checked” award, recomenda-se observar as NOTAM’s e o Fórum da empresa para mais detalhes (em desenvolvimento).

Na cabine de comando ou simulador, durante operações normais, treinamentos e avaliações o idioma a ser utilizado será:

- Português ou Inglês: na comunicação com o ATC sobre território brasileiro.

- Inglês: na comunicação com o ATC, sobre território estrangeiro; - Inglês: na leitura dos checklists.

Comunicação com ATC

Algumas técnicas devem ser observadas para maior precisão e clareza nas comunicações Rádio. Deve-se:

- Evitar gírias, falar concisamente, utilizar o padrão de comunicação; - Assegurar que ninguém esteja transmitindo na frequência antes de começar a transmitir;

- Falar claramente, utilizando tom de voz normal e velocidade constante;

- Posicionar o Boom MIC ou o Microfone próximo aos lábios; pressione o PTT e aguarde um instante antes de iniciar a transmissão.

DAS REGRAS GERAIS DA LATAM VIRTUAL I- CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Uma companhia aérea virtual (Virtual Airline, VA) é basicamente um grupo que se une para simular o cotidiano de uma linha aérea através de simuladores de voo.

A LATAM Virtual é uma organização sem fins lucrativos, desta maneira, a participação é gratuita, desde que cumpridos todos os itens deste regulamento.

A participação em outras VA's de nome LATAMv ou TAMv ou LANv é vetada. Se você tem interesse em voar conosco, mas se enquadra nesse item, aguarde a remoção do seu nome na outra VA antes de enviar seus dados. Membros que se enquadram nessa situação terão seu cadastro excluído.

(5)

II- REQUISITOS MÍNIMOS PARA PARTICIPAÇÃO

É pré-requisito para participação no processo de seleção da LATAM Virtual:

Possuir ao menos 16 anos completos na data da inscrição.

Experiência nas aeronaves da Airbus – família A319/320/321, METAR,

Fraseologia.

Comprovação de conhecimentos teóricos através de aprovação no Exame Teórico Inicial.

Ter no mínimo 50 horas de voo em qualquer rede de simulação. Tal exigência será verificada assim que o piloto realizar o exame, sendo obrigatório o preenchimento da rede de simulação e o ID/VID.

III- INGRESSO

Para se candidatar, o piloto deve passar pelo processo seletivo, que será realizado da seguinte forma:

- Primeiro: Exame Admissional, onde o piloto fará uma prova teórica no site.

- Segundo: O piloto aprovado passará por uma entrevista oral no DISCORD/TS3 da LATAMv.

- Terceiro: Em seguida, receberá uma escala pré-definida pelo Centro de Treinamento da LATAMv (SBSP-SBPA-SBBR-SBSV-SBFZ-SBSL-SBBR-SBCT-SBSP), onde completará 10 horas de voo e será acompanhado pela Diretoria de Instrução (ler NOTAM B).

- Quarto: Após atingir as 10 horas de voo, o Co-Piloto em Treinamento deverá realizar um teste na Academia da LATAMv para ser promovido a Co-Piloto e, assim, poderá gerar sua própria escala no Despacho Operacional Virtual (DOV).

IMPORTANTE: Não aceitamos migração de dados de outras VA's ou

redes de voo (como horas ou cargos/benefícios). O cadastro é único e intransferível, o que significa que em hipótese alguma o piloto pode divulgar ou "emprestar" sua "conta", muito menos ter dois registros na VA. Qualquer uma dessas ações é punida com exclusão dos quadros da empresa.

IV- REPORTE DE VOOS

O programa oficial para registro dos voos realizados pela VA é o SMARTCARS. Esse programa grava todos os parâmetros do voo necessários à companhia e também providencia o envio e atualização das horas voadas pelo piloto.

(6)

6 Sob nenhuma hipótese serão aceitos voos/logs enviados manualmente (fórum, email).

Será aceito também o uso do addon FsPassenger (em caso de problemas com o smartcars) para envio de log de voo, mas sob hipótese nenhuma aceitaremos discussões ou questionamento sobre erros, não damos suportes para possíveis bugs ou erros que porventura possam ocorrer para os que utilizarem este programa para enviar log (este recurso só será usado caso ocorra algum erro ou problema com o smartcars, todos serão previamente notificados quanto a sua utilização).

V- ALTERAÇÃO NA TAXA DE SIMULAÇÃO

Acelerar ou reduzir a taxa de simulação durante a realização dos voos pela LATAM Virtual é proibido. Log com rate superior ou inferior a 1x/normal não serão aceitos.

IMPORTANTE: O uso de SLEW durante os voos, ou se apenas constar no

log do voo este recurso, o voo será deletado, e o piloto perderá o voo como também as horas voadas. Indicamos que nas configurações de controle desative o botão referente ao SLEW.

VI- INATIVIDADE

O piloto é obrigado a fazer 2 vôos no período de 30 dias. O não

cumprimento deste item resulta na inativação automática do cadastro. Após a inativação o piloto terá até 15 dias para solicitar a ativação do seu cadastro ao RH (rh@latambr.com.br). Passado esse prazo a conta será deletada e o piloto perderá seu registro.

VII- AFASTAMENTO TEMPORÁRIO

Qualquer tripulante que ocupe cargo de Co-piloto (ou superior) pode solicitar um afastamento temporário da VA, bastando informar por email (rh@latambr.com.br) ou por HelpDesk, o que garantirá um período de 30 dias sem enviar logs. Não necessariamente o piloto é obrigado a ficar 30 dias ausente, ficando a critério do tripulante escolher a quantidade de dias que se ausentará.

Findo o prazo do afastamento temporário o tripulante terá até o trigésimo dia para solicitar retorno a VA, tendo assim 30 dias para realizar os 2 voos mínimos por mês após encerrado o prazo do afastamento.

Por caso fortuito ou motivo de força maior o tripulante poderá solicitar tempo maior para sua ausência, devendo o mesmo informar por HelpDesk ou email o motivo da ausência. Sua solicitação será avaliada pelos diretores responsáveis.

(7)

VIII- VOO ONLINE

Todos os voos devem ser realizados online, na rede IVAO ou VATSIM. Não existe obrigatoriedade na escolha do servidor, ficando a critério do piloto.

IX- DESLIGAMENTO

O descumprimento de qualquer item deste regulamento ou das regras dos servidores poderá resultar em cancelamento temporário ou permanente do cadastro do(s) envolvido(s).

X- RETORNO A LATAMv

Membros desligados por inatividade poderão recuperar logs de voos de cadastros anteriores. Após realizar o Exame Teórico Inicial o tripulante terá que solicitar a reativação dos seus dados junto a um staff, lembrando que só terá 15 dias para solicitar o retorno, contados a partir da data da inativação.

XI- CO-PILOTO EM TREINAMENTO

Ao ser aprovado e ter seu cadastro aceito pelo RH, o piloto deverá iniciar a escala definida pelo Departamento de Instruções da LATAMv, esta escala está no item III deste regulamento e na NOTAM B. Para reservar a escala o piloto deve ir em GERAR CHARTER (DOV), selecionar o destino na sequencia da escala e reservar o voo (de preferência os números de voo 9000 e seguintes, mas caso estes já estejam reversados fica autorizado utilizar outro número de voo com mesmo destino). Leia a NOTAM D para saber o que pode reprovar seu voo, pois qualquer voo que os Co-Pilotos em Treinamento realizarem que possa ser rejeitado, este voo será deletado para que o piloto volte ao aeroporto de origem e realize o voo novamente. Todos os voos devem ser aprovados, qualquer voo rejeitado será deletado.

XII- BÔNUS DE PROMOÇÃO DE RATING

O piloto que voa na IVAO e VATSIM sempre que tiverem seu rating alterado ganham bônus de horas. Exemplo: IVAO- piloto aprovado no exame FS3 recebe 25h de bônus na LATAMv. O número de horas bônus que o piloto receberá é o número de horas mínimas para alterar o rating (conforme tabela da IVAO).

(8)

8

Para receber o bônus o piloto deve solicitar via email (rh@latambr.com.br) ou por HelpDesk.

Obs.: Só serão aceitas as mudanças ocorridas a partir do ingresso do tripulante nos quadros de piloto da LATAMv, ou seja, mesmo que o piloto seja PP ao ingressar na LATAMv, não fará jus ao bônus por promoção, mas caso venha conquistar a aprovação para SPP após ingressar na LATAMv, este receberá 100h de bônus (mediante comprovação).

XII- PLANO DE CARREIRA

Hoje a LATAMv tem em seu quadro 7 (sete) níveis de piloto. Ao ingressar na Latam Virtual o piloto inicia como Co-Piloto em Treinamento, tendo que fazer obrigatoriamente os voos conforme já mencionado no ITEM XI deste regulamento.

(9)

XIII- DOS JUMPSEAT (MUDANÇA DA LOCALIZAÇÃO)

Está permitido o uso do JUMPSEAT para qualquer aeroporto, desde que o piloto possa realiza vôos saindo do aeroporto no qual realizou o “pulo”.

XIV- PILOTO DE OUTRA VIRTUAL AIRLINE

Não admitimos que nossos tripulantes, cadastrados na LATAM VIRTUAL, realizem voos por outra virtual airline de nome latamv, tamv, lanv. Permitimos que voem por outras VAs, desde que não operem as rotas da LATAM AIRLINES S/A e desde que tenham ciência do ITEM VI deste regulamento.

XV- VOO ONLINE E O CALLSIGN

É totalmente proibido voar em duas redes virtuais pela LATAMv ao mesmo tempo, como também é totalmente proibido voar por duas Virtual Arlines ao mesmo tempo, como por exemplo utilizar o SMARTCARS pela LATAMv e também enviar o mesmo voo para outra VA utilizando o callsign da outra VA. Os tripulantes que insistirem nessa prática serão EXCLUÍDOS do quadro de tripulantes sem direito a retorno. Além de ser desleal com os outros tripulantes é infinitamente ridículo e absurdo, principalmente se estiver sob jurisdição de controles on-line. Saibam também que temos como ver o voo de todos os tripulantes pelo site da VATSIM e IVAO, portanto saberemos qual número de voo utilizou, por exemplo.

XVI- DO PILOTO REAL

Sabemos que no meio virtual também tem aqueles que por paixão, pilotam aeronaves reais, mas no seu descanso está voando nas redes virtuais. Por ser piloto real, este tem muito conhecimento na prática de como funciona a aeronave, regulamentos oficiais, etc. Alguns são estudantes de Piloto Privado, outros já são Piloto Privado, alguns até com ICAO 4, e temos alguns casos que além do Piloto Privado, o mesmo está estudando para Piloto Comercial e já possui Jet Training da Airbus. Por este motivo, estamos criando o bônus do Piloto Privado. Todas as modalidades devem ser comprovadas. Quem tiver o direito desse bônus vai enviar HelpDesk para CEO.

(10)

10

Descrição Bônus Hora

Estudante Piloto Privado 100 horas

Estudante Ciências Aeronáuticas 100 horas

Piloto Privado 200 horas

Bacharel Ciências Aeronáuticas 200 horas

Piloto Comercial 400 horas

Adicionais:

Descrição Bônus Hora

Jet Training 200 horas

ICAO 2 50 horas

ICAO 3 70 horas

ICAO 4 100 horas

ICAO 5 150 horas

ICAO 6 200 horas

XVII- DA REJEIÇÃO DO LOG DE VOO (NOTAM D)

A principal questão a ser enfrentada quando se ingressa na LATAMv são os requisitos que geram a rejeição do log do vôo enviado pelo smartcars. Dentre as principais:

- Toque acima de -600ft/min; - Alteração da taxa de simulação;

- Enviar o Log sem desligar os motores; etc.

Retiramos a exigência de velocidade acima de 250kt quando estiver abaixo do FL100, pois entendemos que muitas das vezes para separação de tráfego, o ATC pode solicitar “high speed”, mas claro que nossos diretores que analisam cada log de vôo vão analisar cada caso como um caso, e se houver excesso da velocidade sem necessidade o vôo poderá ser rejeitado, por isso que caso seu log tenha essa exceção, que você justifique nos comentários o motivo da velocidade estar acima dos padrões.

DOS VOOS CHARTER (INTERNACIONAL)

I- DO ACEITE DE VOOS CHARTER

Após reunião entre os staffs da LATAM Virtual, começaremos a aceitar voos Charter enviados pelos Comandantes em Treinamento e Superiores (verificar NOTAM E).

(11)

II- ROTAS REAIS

Os voos Charter são voos que não estão cadastrados no livro de rotas (Despacho Operacional Virtual), assim podendo o piloto Internacional

realizar os voos reais das CIAS parceiras da ONE WORLD.

III- DO PREENCHIMENTO DO PLANO DE VOO NO SMARTCARS

O plano de voo do SMARTCARS deve ser preenchido conforme especificado na NOTAM F, que trata da utilização do recurso CREATE do smartcars.

IV- DAS AERONAVES AUTORIZADAS PARA VOOS CHARTER

As aeronaves que poderão ser utilizadas nos voos Charter são: A- A319 B- A320 C- A321 D- A350 E- B767 F- B777 G- B787 H- B747

I- B737 (válido apenas para voos no EUA pela companhia American

Airlines. Deve-se acrescentar nos comentários do voo o link do voo real conforme exigência nos voos Internacionais, conforme item VII abaixo) Só estão autorizados a utilizarem as aeronaves que fazem parte da frota da LATAMv, conforme descrito acima. Caso utilize aeronave diferente o voo será deletado.

V- DOS VOOS

O piloto deverá sair sempre do aeroporto em que pousou em seu último voo, os saltos só podem ser utilizados em último caso, pois eles são cobrados do salário do tripulante. Leia NOTAMs no Despacho Operacional para ficarem cientes sobre todos os parâmetros de aprovação/rejeição de voo (NOTAM D).

VI- VOOS PELA AMÉRICA DO SUL

Os pilotos com patente Comandante em Treinamento só poderão fazer voos charter pela empresa LATAM/TAM/LAN e na América do Sul, não podendo sair dos países integrantes da América do Sul. Caso o piloto

(12)

12 desta patente saia desta região o voo será rejeitado. Persistindo no erro o piloto pode ser obrigado a passar por um exame.

VII- DOS VOOS OPERADOS PELA ONEWORLD

Para os pilotos que queiram fazer voos internacionais diferentes dos que a LATAM VIRTUAL oferecem, poderão realizar voos operados pelas parceiras da ONE WORLD. O Callsign utilizado pelos pilotos deverá ser o número do voo original e na opção COMENTÁRIO do SMARTCARS, deverá informar que o voo é em parceria com a ONEWORLD e informar o link do vôo real (flight Radar 24h ou Flight Awere), sem essa informação nosso Diretor de Logs poderá rejeitar seu voo.

Patente mínima: Piloto Internacional.

Exemplo: https://pt.flightaware.com/live/flight/AAL929 Segue as empresas parceiras da ONEWORLD:

Estas são as empresas que fazem parte da One World, e os pilotos que possuem patente Piloto Internacional podem operar os vôos dessas CIAs, levando em consideração as aeronaves autorizadas no ITEM IV.

(13)

REGISTRO DE REVISÃO: Revisão Nº Data da Revisão Revisão Nº Data da Revisão ORIGINAL 23/03/2016 01 15/04/2017 02 15/05/2017 03 19/06/2018

Todas as revisões antes de publicada devem passar por aprovação dos Diretores da LATAM VIRTUAL.

Datas Comemorativas:

Data Descrição

23/03/2016 Criação da LATAMv

Referências

Documentos relacionados

Na pesquisa realizada por Rebouças, Legaly e Abelha (2007) com trabalhadores de saúde mental, precárias condições de trabalho - como instalações físicas

Voltando na fala de ZANETTI (2013) os Direitos Sociais são direitos fundamentais para a cidadania, caracterizando-se como verdadeiras liberdades positivas, de

Primeiramente, um conhecimento, tanto do “livro da natureza” quanto uma releitura bíblico- teológica a partir da teologia da criação; em segundo lugar, o cuidado

Assim deve refazer o processo, alterando as informações, e encaminhar novamente para análise (Corrigir as descrições dos sistemas, Baixar o.. documento, Assinar,

Para avaliar a relação entre a estrutura de propriedade e controle, tanto quando mensurada pela participação do principal acionista sobre o total de ações da empresa, como

Edição Comemorativa aos 21 anos do Poetrix 26 de setembro de

“De qualquer maneira, não posso reclamar do pouco espaço disponível”, sorri Marco e completa: para todo o planejamento já pensamos com antecedência. exatamente o que iria

 O desempenho na Tarefa de reconhecimento de palavras com interferência semântica teve uma baixa correlação com os desempenhos nas tarefas que avaliaram a