• Nenhum resultado encontrado

Instituto de Biologia Molecular e Celular - IBMC

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Instituto de Biologia Molecular e Celular - IBMC"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Instituto de Biologia Molecular e Celular - IBMC

AJUSTE DIRETO N.º 217/2017 - IBMC

AJUSTE DIRETO PARA A AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS DE INVESTIGAÇÃO LABORATORIAL EM MODELO

DE MACACO

RHESUS

CADERNO DE ENCARGOS

(2)

Ajuste Direto n.º 217/2017 - IBMC Caderno de Encargos

Índice

1 Objeto... 3

2 Contrato ... 3

3 Início de Vigência e Duração do Contrato ... 3

4 Local da prestação dos serviços ... 3

5 Preço base ... 3

6 Principais Obrigações do Adjudicatário ... 3

7 Confidencialidade ... 4

8 Preço Contratual ... 4

9 Condições de Pagamento do Preço ... 4

10 Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Coletivas (IRC) ... 5

11 Penalidades Contratuais ... 5

12 Resolução do Contrato ... 5

13 Força maior ... 6

14 Subcontratação e cessão da posição contratual ... 6

15 Lei aplicável ... 7

16 Resolução de Litígios ... 7

17 Alterações e Aditamentos e Invalidade Parcial ... 7

18 Comunicações e Domicílio Convencional ... 7

19 Contagem dos Prazos ... 8

ANEXO I ... 9

20 Objetivo ... 9

(3)

Ajuste Direto n.º 217/2017 - IBMC Caderno de Encargos 1 Objeto

O presente caderno de encargos compreende as cláusulas a inserir no contrato de aquisição continuada de serviços a celebrar pelo Instituto de Biologia Molecular e Celular - IBMC (“IBMC”) e que terá por objeto o

Estudo da eficácia e da segurança de um composto promissor contra a leishmaniose em modelo de macaco

Rhesus

em conformidade com a legislação aplicável, com as características, especificações e requisitos constantes do Anexo I e nos termos e condições definidos no contrato.

2 Contrato

2.1 O contrato será composto, pelos seguintes documentos: a) O presente caderno de encargos;

b) A proposta adjudicada.

2.2 Em caso de divergência entre os documentos referidos nas alíneas do número anterior, a respetiva prevalência é determinada pela ordem pela qual aí são indicados.

3 Início de Vigência e Duração do Contrato

O contrato inicia-se decorrido que esteja 1 (um) dia sobre a notificação de decisão de adjudicação, ou sobre a apresentação dos documentos de habilitação, conforme o que ocorrer em último lugar, e durará pelo prazo máximo de 3 (três) dias, sem prejuízo das obrigações acessórias que devam perdurar para além da cessação do mesmo.

4 Local da prestação dos serviços

Os serviços objeto de contrato deverão ser prestados nas instalações do adjudicatário. 5 Preço base

Para efeitos de elaboração de proposta(s) fixa-se, como parâmetro base do preço contratual o valor global de € 35.000 (trinta e cinco mil euros).

6 Principais Obrigações do Adjudicatário

6.1 Sem prejuízo de outras obrigações previstas na legislação aplicável ou no contrato o adjudicatário obriga-se a:

a) Executar todas as tarefas que se mostrem necessárias à pontual e cabal execução dos serviços objeto do contrato, no prazo de 3 (três) dias, com respeito por todas as normas aplicáveis e com elevados padrões de qualidade, eficiência e segurança;

b) Recorrer a todos os meios humanos e materiais que sejam necessários e adequados à boa execução dos serviços objeto do contrato;

c) Efetuar todas as comunicações, requerer e manter válidas, durante a vigência do contrato, todas as autorizações e licenças exigíveis, nos termos da legislação em vigor, para o exercício da sua atividade e pagar todas as quantias que se mostrem necessárias àquela obtenção sendo responsável por quaisquer sanções decorrentes da violação da referida obrigação;

d) Para efeitos da prestação de serviços objeto do presente contrato o adjudicatário realiza o tratamento dos dados do IBMC, comprometendo-se a não utilizar tais dados para diferentes fins;

(4)

Ajuste Direto n.º 217/2017 - IBMC Caderno de Encargos e) Comunicar de imediato ao IBMC quaisquer ocorrências e/ou impedimentos que possam comprometer a execução atempada dos serviços objeto do contrato ou a confidencialidade dos dados fornecidos pelo IBMC.

7 Confidencialidade

7.1 O adjudicatário compromete-se, na vigência do contrato, a manter como reservado e confidencial o respetivo conteúdo, assim como toda a informação e documentação, técnica e não técnica, comercial ou outra, relativa ao IBMC, de que possa ter conhecimento ao abrigo ou em relação com a execução do contrato, sob pena de ser responsável pelos prejuízos que daí decorrerem.

7.2 A informação e a documentação abrangidas pelo dever de confidencialidade não podem ser transmitidas a terceiros, nem objeto de qualquer uso ou modo de aproveitamento que não os destinados direta e exclusivamente à execução do contrato.

7.3 A obrigação de confidencialidade do adjudicatário estende-se a todos os seus trabalhadores, colaboradores, agentes ou subcontratados e a quaisquer outras pessoas que, direta ou indiretamente, intervenham na execução do contrato.

7.4 A obrigação de confidencialidade prevista na presente cláusula vigorará por todo o período de duração do presente contrato e manter-se-á em vigor após a cessação deste, por qualquer causa.

7.5 Exclui-se do dever de confidencialidade previsto nesta cláusula a informação e a documentação que fossem comprovadamente do domínio público à data da respetiva obtenção pelo adjudicatário ou que este seja legalmente obrigado a revelar, por força da lei, de decisão judicial transitada em julgado ou a pedido de entidades reguladoras ou outras entidades administrativas competentes.

7.6 O adjudicatário devolverá ao IBMC, no fim da execução do serviço, todos os elementos na sua posse e outras informações e documentação obtida durante o período de contrato.

8 Preço Contratual

8.1 Pela prestação de todos os serviços objeto do contrato, bem como pelo cumprimento das demais obrigações constantes do presente Caderno de Encargos, o IBMC deve pagar ao adjudicatário o valor constante da proposta adjudicada.

8.2 O preço referido no número anterior inclui todos os custos, encargos e despesas relativos à aquisição dos serviços objeto do contrato, nomeadamente os relativos a quaisquer encargos decorrentes da utilização de marcas registadas, patentes ou licenças relativas a esses serviços e não será suscetível de revisão.

9 Condições de Pagamento do Preço

9.1 Os valores devidos pelo IBMC, nos termos da cláusula anterior, serão faturados após a conclusão do serviço

9.2 As faturas devem ser enviadas em formato eletrónico, cumprindo todos os requisitos previstos na lei Portuguesa, para o endereço de correio eletrónico: daf@ibmc.up.pt, ou para outro endereço que o IBMC venha a indicar ao adjudicatário.

9.3 Em caso de discordância por parte do IBMC, quanto aos valores indicados nas faturas, deve este comunicar ao adjudicatário, por escrito, os respetivos fundamentos, ficando este obrigado a prestar, também por escrito, os esclarecimentos necessários e, se for o caso, a proceder à emissão de nova(s) fatura(s) corrigida(s); o prazo previsto na alínea a) do n.º 9.1 ficará suspenso até que sejam prestados todos os esclarecimentos necessários ou recebida a nova fatura.

(5)

Ajuste Direto n.º 217/2017 - IBMC Caderno de Encargos

10 Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Coletivas (IRC)

10.1 Os serviços objeto de contrato estão sujeitos a retenção na fonte do IRC por se enquadrarem no disposto do artigo 4º, nº 3 c), nº 7 do Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (CIRC). 10.2 A convenção celebrada entre Portugal e França para evitar a dupla tributação, no âmbito do nº 1 do artigo 7º, permite que os serviços objeto de contrato sejam apenas tributados no país de residência da entidade prestadora de serviços.

10.3 Para acionar esta convenção o adjudicatário obriga-se ao preenchimento e apresentação do modelo RFI-21. Este terá de ser apresentado devidamente assinado e carimbado pelas autoridades fiscais do país da entidade adjudicatária ou, em alternativa, o modelo RFI-21 assinado pela empresa, desde que acompanhado de um certificado de residência para o período em causa emitido pelas autoridades competentes desse país. 10.4 Este modelo tem o prazo de validade de um (1) ano.

10.5 O prazo máximo para apresentação da documentação prevista no ponto 10.3 é a receção da(s) fatura(s). Não sendo apresentada, serão deduzidos 25% no momento do pagamento da(s) fatura(s).

11 Penalidades Contratuais

11.1 O incumprimento das obrigações estabelecidas no contrato constitui o adjudicatário no dever de indemnizar o IBMC, nos seguintes montantes que se fixam desde já a título de cláusula penal, sem prejuízo do direito a indemnização pelo dano excedente:

a) Pelo incumprimento das datas e prazos de execução dos serviços objeto do contrato, até 1% do valor do(s) serviço(s) em questão, por cada dia de atraso.

11.2 O IBMC pode compensar os pagamentos devidos ao abrigo do contrato com as penas pecuniárias devidas, nos termos da presente cláusula.

12 Resolução do Contrato

12.1 Sem prejuízo dos fundamentos gerais de resolução previstos na lei, o IBMC poderá resolver o contrato nos seguintes casos:

a) Incumprimento grave ou reiterado pelo adjudicatário de quaisquer obrigações previstas no contrato ou na legislação aplicável;

b) Subcontratação ou cessão da posição contratual realizadas com inobservância dos termos previstos no contrato;

c) Apresentação pelo adjudicatário ou propositura contra este, que seja objeto de decisão de prosseguimento, de processo de insolvência ou de recuperação.

d) Em caso de força maior impeditivo da execução do contrato em tempo julgado útil pelo IBMC, desde que superior a 30 (trinta) dias.

12.2 O direito de resolução previsto nos números anteriores exerce-se mediante declaração escrita, enviada ao adjudicatário por carta registada, e produz efeitos no terceiro dia útil posterior à data do registo. 12.3 A resolução do contrato pelo IBMC constitui o adjudicatário no dever de indemnizar o IBMC, em

montante que se fixa desde já a título de cláusula penal em 15% do valor dos serviços objeto de contrato.

12.4 A indemnização a que se refere o número anterior será paga pelo adjudicatário no prazo de 30 (trinta) dias após a notificação da resolução do contrato.

(6)

Ajuste Direto n.º 217/2017 - IBMC Caderno de Encargos 12.5 O disposto na presente cláusula não prejudica a reclamação de indemnização pelo dano excedente. 13 Força maior

13.1 Para efeitos do contrato, são consideradas de força maior apenas as circunstâncias que impossibilitem o cumprimento por uma das partes de quaisquer obrigações assumidas no contrato, que, cumulativamente, sejam alheias ao seu controlo, que a mesma não pudesse conhecer ou prever à data da celebração do contrato e cujos efeitos não lhe fosse razoavelmente exigível contornar ou evitar.

13.2 Podem constituir força maior, desde que verificados os pressupostos constantes do número anterior, designadamente, tremores de terra, inundações, incêndios, sabotagens, greves, embargos ou bloqueios internacionais, atos de guerra ou terrorismo, motins e determinações governamentais ou administrativas injuntivas.

13.3 Não constituem força maior, designadamente:

a) Quaisquer circunstâncias que não constituam força maior para os subcontratados, auxiliares ou fornecedores do adjudicatário, na parte em que intervenham;

b) Greves ou conflitos laborais limitados ao adjudicatário ou a grupos de sociedades em que este se integre, bem como associações ou grupos de sociedades suas subcontratadas;

c) Determinações governamentais, administrativas ou judiciais de natureza sancionatória ou de outra forma resultantes do incumprimento pelo adjudicatário de deveres ou ónus que sobre ele recaiam; d) Incêndios ou inundações com origem nas instalações do adjudicatário cuja causa, propagação ou

proporções não sejam determinadas ou se devam a dolo ou negligência seus ou ao incumprimento de normas de segurança;

e) Avarias nos sistemas informáticos ou mecânicos do adjudicatário;

f) Manifestações populares devidas ao incumprimento pelo adjudicatário de normas legais.

13.4 A ocorrência de circunstâncias que possam consubstanciar casos de força maior deve ser imediatamente comunicada à outra parte.

13.5 Quando uma das partes não aceite por escrito que certa ocorrência invocada pela outra constitua força maior, cabe à parte que a invocou fazer prova dos respetivos pressupostos.

13.6 A força maior determina a prorrogação dos prazos de cumprimento das obrigações contratuais afetadas apenas pelo período de tempo comprovadamente correspondente ao impedimento resultante da força maior, sem prejuízo do disposto do n.º 12.1 alínea d).

14 Subcontratação e cessão da posição contratual

14.1 A subcontratação e a cessão da posição contratual pelo adjudicatário dependem da prévia autorização, por escrito, do IBMC.

14.2 Em caso de subcontratação, o adjudicatário deve atuar como único e exclusivo interlocutor do IBMC, durante toda a execução do contrato.

14.3 O adjudicatário será sempre solidariamente responsável com o subcontratado pelo cumprimento das obrigações constantes do contrato.

14.4 O adjudicatário deverá assegurar que, nos contratos que vierem a ser celebrados com subcontratados, ou que com este estejam em conexão, autorizados nos termos desta cláusula, todas a obrigações que decorrem do presente contrato serão devidamente refletidas, de acordo com o princípio da transparência integral (

back to back

).

(7)

Ajuste Direto n.º 217/2017 - IBMC Caderno de Encargos

15 Lei aplicável

O contrato rege-se pela lei portuguesa, com expressa exclusão das normas constantes da Parte III do Código dos Contratos Públicos.

16 Resolução de Litígios

16.1 Em caso de litígio ou diferendo emergente de questões relacionadas com o contrato, designadamente relativas à sua interpretação, validade, aplicação ou integração, as partes diligenciarão, por todos os meios de diálogo e modos de composição de interesses, pela obtenção de uma solução concertada para a questão controvertida.

16.2 Na falta de uma resolução consensual do litígio, nos termos do número anterior, e no prazo máximo de 10 (dez) dias após a primeira notificação que referir expressamente a necessidade de obtenção de uma solução concertada para o litígio, este será decidido pelo Tribunal da Comarca do Porto, com expressa renúncia de qualquer outro.

17 Alterações e Aditamentos e Invalidade Parcial

17.1 Quaisquer alterações ou aditamentos ao contrato só poderão ser efetuados por acordo escrito, assinado pelas partes.

17.2 A ineficácia ou invalidade total ou parcial de qualquer cláusula do contrato não afetará as restantes, obrigando-se as partes a substitui-la por outra que reproduza o melhor possível a intenção das partes quanto à mesma.

18 Comunicações e Domicílio Convencional

18.1 Salvo se outra formalidade estiver especialmente prevista neste contrato, todas as comunicações e notificações a efetuar entre as partes, nos termos e ao abrigo do contrato, deverão ser efetuadas por escrito e enviadas por correio registado com aviso de receção ou por correio eletrónico com recibo de leitura para as moradas e endereços de correio eletrónico que de seguida se indicam, ou para quaisquer outros que as partes venham a designar, mediante comunicação prévia por escrito à contraparte, sob pena de se consideram como não realizadas.

Para o IBMC:

À atenção de: Serviço de Logística IBMC

Morada: Rua Alfredo Allen, 208; 4200-135 Porto, Portugal Endereço de correio eletrónico: procedimentosccp@ibmc.up.pt

Para Adjudicatário:

À atenção de: [a completar] Morada: [a completar]

Endereço de correio eletrónico: [a completar]

(8)

Ajuste Direto n.º 217/2017 - IBMC Caderno de Encargos 19 Contagem dos Prazos

19.1 Os prazos previstos no contrato são contínuos, correndo em Sábados, Domingos e em dias feriados. 19.2 Os prazos que terminem em Sábados, Domingos ou dias feriados transferem-se para o dia útil imediatamente seguinte.

(9)

Ajuste Direto n.º 217/2017 - IBMC Caderno de Encargos ANEXO I

20 Objetivo

Este serviço é realizado para estudo da eficácia e da segurança de um composto promissor contra a leishmaniose em modelo de macaco Rhesus, no âmbito do projeto FP7-HEALTH-2013-INNOVATION-603240-NMTrypl-New Medicines for Trypanosomatidic Infections. Este trabalho foi realizado no contexto da atividade de sinergismo entre dois projetos FP7 (FP7-HEALTH-2013-INNOVATION- 602773-2-KINDRED- Kinetoplastid Drug Development: strengthening the preclinical pipeline and FP7-HEALTH-2013-INNOVATION-603240-NMTrypl-New Medicines for Trypanosomatidic Infections). O trabalho teve início há cerca de 1 ano atrás com o teste de uma molécula promissora em modelo de macaco Resus e os resultados serão terminados no fim do mês de janeiro de 2017. As despesas foram divididas entre os dois projetos e esta aquisição de serviços tem como objetivo a cobertura de metade das despesas por parte do projeto NMTRYPL, despesas essas que se referem à análise dos diferentes parâmetros constantes no presente caderno de encargos.

21 Especificações dos Serviços

Os serviços a prestar pelo adjudicatário ao IBMC, nos termos e condições previstas no presente caderno de encargos, compreendem todos os serviços do seguinte projeto de estudo:

a) Quantificação dos parasitas por RT-PCR nos diferentes tecidos profundos e no sangue periférico e aspirados de medula óssea durante o tratamento e após a interrupção da terapia dos compostos; b) Determinação dos parâmetros bioquímicos no sangue periférico e nos órgãos para determinar a

segurança dos compostos;

Referências

Documentos relacionados

Intemperismo; Relação solo-paisagem; Morfologia de solos; Fatores de formação de solos; Processos pedogenéticos; Classificações brasileira e internacionais de solos;

(C) Segundo Marco Paulo Stigger (2005), o esporte é o conteúdo mais abordado nas aulas de Educação Física escolar, sendo considerado como uma prática

Laciniae anisotomic dichotomous, (0.8 ̶) 1.0 ̶1.6 mm wide, overlapping, elevate; longitudinal axis distended to ascendant; transversal cut slight canaliculated,

divulgado pela Coordenação do PPGF. A seleção e a matrícula no Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia não implicam na obrigatoriedade de concessão de bolsas

Conhecer os principais métodos de propagação e produção de espécies arbóreas ornamentais; conhecer os diferentes aspectos envolvidos na

A divulgação será feita na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Rodovia Dourados/Itahum

Ementa: Conceitos básicos de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas; Metodologias de extração de nutrientes de amostras de solos e tecido vegetal; Unidades utilizadas;

Bem-estar dos Animais de Produção Avaliação do bem-estar e as cinco liberdades; Sociologia e Extensão Rural Extensão rural em perspectiva e projetos sociais; Agroecologia,