• Nenhum resultado encontrado

EDITAL Nº 001/2021 SELEÇÃO PARA MONITORIA PID - REMUNERADA E VOLUNTÁRIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL Nº 001/2021 SELEÇÃO PARA MONITORIA PID - REMUNERADA E VOLUNTÁRIA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA

Av. da Universidade 2683, - Bairro Benfica, Fortaleza/CE, CEP CEP 60020-181 Telefone: (85) 3366-7617 e Fax: @fax_unidade@ - h p://ufc.br/

EDITAL Nº 001/2021 Processo nº 23067.016228/2021-85

SELEÇÃO PARA MONITORIA PID - REMUNERADA E VOLUNTÁRIA

A Chefe em exercício do Departamento de Literatura do Curso de Letras da UFC torna público para conhecimento dos (as) interessados (as), que se acham abertas, de 10 a 20/04/2021, as inscrições para seleção de bolsistas de monitoria para as seguintes disciplinas abaixo indicadas:

Disciplina Vagas REMUNERADAS Vagas VOLUNTÁRIAS ORIENTADOR (A)

Teoria da Literatura I

01 01 Eduardo Luz

Teoria da Literatura II 01 02 A lio Bergamini

Literatura Brasileira I

01 00 Marcelo Peloggio

Literatura Brasileira II 01 02 Julio Bastoni

Literatura Brasileira III 01 01 MarceloMagalhães

Literatura Brasileira IV 01 01 ClaudicélioRodrigues

Literatura Portuguesa I 01 01 Elizabeth Dias

Literatura Portuguesa II 01 02 José CarlosSiqueira

Literatura Portuguesa III 01 01 Geraldo Augusto

Literatura Portuguesa IV

01 01 Leite Junior

Literaturas Africanas de Língua

Portuguesa 01 02 Stélio Torquato

TOTAL: 11 14

1 - As inscrições serão aceitas mediante o preenchimento pelos(as) candidatos(as) da ficha de inscrição diretamente no Google formulários, sendo vedada a duplicidade de dados, com acesso indicado a seguir, devendo inserir no mesmo formulário de inscrição os seguintes documentos: Histórico e Plano de atuação. Acesso ao formulário de inscrição: h ps://forms.gle/xUbwK5BCC7M85qd26

2 - São critérios necessários para ingressar e permanecer no Programa de Iniciação à Docência:

a) Estar regularmente matriculado em componentes curriculares de curso de graduação presencial da UFC que totalizem, no mínimo, 12 (doze) horas semanais;

b) Ter disponibilidade de 12(doze) horas semanais para o exercício da monitoria. c) Ter cursado a disciplina (ou equivalente) a qual o projeto esteja vinculado.

d) Não ser aluno de fluxo con nuo, nem com trancamento total ou matrícula ins tucional e nem de programa de mobilidade acadêmica.

3- Os conteúdos específicos são aqueles que compõem o programa da disciplina pleiteada e estão elencados nos anexos 1, 2 e 3. Os programas encontram-se disponíveis no site do Curso de Letras (www.cursodeletras.ufc.br).

(2)

O Plano de atuação deverá trazer os seguintes tópicos:

a) Mo vação e breve memorial – o(a) candidato(a) deve expor o que o(a) mo va a buscar a monitoria da disciplina e escrever um breve memorial de sua trajetória no curso e de sua experiência como aluno (a) da disciplina (1 página); b) Apreciação crí ca de um dos conteúdos da disciplina escolhido pelo(a) candidato(a), que deve demonstrar sua familiaridade com o conteúdo da disciplina, discu ndo suas principais questões, textos literários e teóricos de referência. (2 páginas);

c) Plano de trabalho e cronograma – tendo em vista os conteúdos da disciplina e suas especificidades, o(a) candidato(a) deve propor a vidades a serem realizadas com os(as) alunos(as), assim como os obje vos pretendidos, as metodologias e recursos a serem u lizados e uma proposta de cronograma. (2 páginas)

d) Referências bibliográficas .

5 - A seleção será realizada em duas etapas; na primeira etapa, cons tuída pela avaliação escrita, será avaliado o Plano de atuação enviado pelos(as) candidatos(as) no ato da inscrição:

Critérios para Plano de atuação Pontuação Máxima

1. Adequação e coerência do plano de ação à natureza do projeto de monitoria 2,0 2. Conhecimento do conteúdo específico, com vistas ao exercício da docência 3,0 3. Viabilidade e cria vidade do plano de atuação, considerando obje vos, metodologias e recursos 3,0

4. Clareza e organização textual 2,0

TOTAL 10,0

6 - Na segunda etapa, os(as) candidatos(as) que forem aprovados na etapa anterior serão avaliados(as) por meio de entrevista online a ser realizada pela ferramenta google meet.

7 - Os dias, horários e locais das entrevistas serão enviados pelo e-mail do Departamento de Literatura (literatura@ufc.br) aos(às) aprovados(as) e também serão tornados públicos na página do Departamento de Literatura no Facebook, em 26/04/2021, junto aos resultados da primeira etapa. Cabe a cada candidato(a) a devida verificação dos seus respec vos dia e horário de entrevistas não podendo alegar, em momento posterior, desconhecimento de tal informação. A segunda etapa se estenderá de 27/04/2021 a 30/04/2021.

8 - Serão aprovados(as) os(as) candidatos(as) que, em cada etapa, ob verem, no mínimo, nota sete (7,0), indicando-se à admissão os(as) que alcançarem as maiores médias, tendo a seleção validade para preenchimento apenas das vagas mencionadas no Edital.

9 - Para as vagas de monitoria remunerada, serão indicados(as) os(as) aprovados(as) que ob verem maior nota na disciplina à qual concorreram, exceto se os(as) aprovados(as) em questão optarem pelas vagas voluntárias.

10 - Para as vagas de monitoria voluntária, serão indicados(as) os(as) aprovados(as) que ob veram a segunda maior nota na disciplina a qual concorreram ou os que ob veram a maior nota e declinaram da ocupação das vagas remuneradas. Caso o(a) segundo(a) colocado(a) não aceite a vaga de monitor(a) voluntário(a), será chamado(a) à indicação o(a) terceiro(a) colocado(a) e assim, sucessivamente, até que algum(a) dos(as) aprovados(as) concorde em ocupar a(s) vaga(s) em questão.

11- A seleção ficará a cargo das comissões cons tuídas pela Chefia do Departamento de Literatura, uma para cada Setor de Estudo, as quais serão compostas por três (03) docentes.

12- Em caso de empate, considerar-se-ão indicados(as) os(as) candidatos(as) de maior Índice de Rendimento Acadêmico – IRA. Persis ndo o empate, dar-se-á a escolha daquele(a) candidato(a) com maior número de créditos cursados. Caso estes critérios não sejam suficientes para a decisão da Banca, a escolha se dará por votação secreta de cada integrante das comissões.

13 - Para os(as) candidatos(as) que tentarem recondução à monitoria, são condições adicionais de inscrição: a) parecer favorável no relatório do período imediatamente anterior; b) não apresentar cancelamento do termo de compromisso no período anterior.

14- O resultado final da seleção será divulgado na página do Departamento de Literatura no Facebook no dia

(3)

ANEXOS AO EDITAL

ANEXO 1

1 - A apreciação crítica de cada disciplina versará sobre um dos pontos presentes na lista do item 2 deste Anexo. O candidato deverá desenvolver uma dissertação do ponto escolhido, que não deverá ultrapassar duas laudas.

2 - Apreciação crítica e temas das disciplinas da Unidade Literatura Brasileira

Pontos listados

2.1 Literatura Brasileira I

Ponto 1. O conceito de Literatura Brasileira e as diversas visões críticas sobre seu processo de formação; Ponto 2. O pensamento dialético no Pe. Antônio Vieira;

Ponto 3. Cláudio Manuel da Costa: entre as exigências do meio e o gosto europeu; Ponto 4. A prosa gótica de Álvares de Azevedo;

Ponto 5.A cor local em José de Alencar; Ponto 6. A poesia social em Castro Alves.

2.2 Literatura Brasileira II

Ponto 1. O narrador no romance machadiano: Memórias Póstumas de Brás Cubas; Ponto 2. Machado de Assis e a temática da escravidão;

Ponto 3. O cortiço: alegoria do Brasil?;

Ponto 4. Rodolfo Teófilo: o ciclo das secas e o romance cearense; Ponto 5. O Parnasianismo brasileiro, para além da 'arte pela arte'; Ponto 6. Cruz e Sousa: poesia versus racismo.

2.3 Literatura Brasileira III

Ponto 1. O romance de Lima Barreto e a formação do Brasil republicano;

Ponto 2. A Semana de Arte Moderna e os manifestos modernistas: uma poética de vanguarda?; Ponto 3. Paulicéia Desvairada e desvairismo: a poética crítica de Mário de Andrade;

Ponto 4. A invenção do romance modernista: a prosa de Oswald de Andrade; Ponto 5. O romance proletário no Brasil: entre Patrícia Galvão e Jorge Amado;

Ponto 6. Tradição e modernismo na poesia de expressão feminina: Cecília Meireles e Gilka Machado.

2.4 Literatura Brasileira IV

Ponto 1. A geração de 45 Ponto 2. Concretismo

Ponto 3. Poesia semiótica, videopoesia Ponto 4. Poesia Marginal

Ponto 5. Panorama da poesia contemporânea Ponto 6. Panorama da prosa contemporânea

(4)

ANEXO 2

3 - Apreciação crítica e temas das disciplinas da Unidade Literatura Portuguesa

Pontos listados

3.1 Literatura Portuguesa I

Ponto 1. A poesia trovadoresca portuguesa em seu contexto histórico e estético. Ponto 2. O Cancioneiro Geral de Garcia de Resende.

Ponto 3. O teatro de Gil Vicente. Ponto 4. A épica de Camões. Ponto 5. A lírica de Camões.

Ponto 6. As cartas portuguesas de Mariana Alcoforado.

3.2 Literatura Portuguesa II

Ponto 1. A poesia de Bocage. Ponto 2. A obra de Garrett.

Ponto 3. A obra de Alexandre Herculano. Ponto 4. A obra de Camilo Castelo Branco. Ponto 5. A poesia de Antero de Quental. Ponto 6. A obra de Eça de Queirós.

3.3 Literatura Portuguesa III

Ponto 1. A poesia de Camilo Pessanha. Ponto 2. A poesia de Antônio Nobre. Ponto 3. A obra de Mário de Sá-Carneiro. Ponto 4. A obra ortonímica de Fernando Pessoa. Ponto 5. A obra heteronímica de Fernando Pessoa.

Ponto 6. A produção literária Presencista em seu contexto histórico e estético.

3.4 Literatura Portuguesa IV

Ponto 1. A obra de Vergílio Ferreira.

Ponto 2. O movimento Neo-Realista em seu contexto histórico e estético. Ponto 3. O movimento Surrealista em seu contexto histórico e estético. Ponto 4. A ficção de Agustina Bessa-Luís.

(5)

Ponto 6. A obra de José Saramago.

3.5 Literaturas Africanas de Língua Portuguesa

Ponto 1. A poesia de Agostinho Neto. Ponto 2. A obra de Pepetela.

Ponto 3. A obra de Luandino Vieira.

Ponto 4. A produção literária dos Claridosos.

Ponto 5. A poesia moçambicana de Noêmia de Sousa e José Craveirinha. Ponto 6. A obra de Mia Couto.

ANEXO 3

4 - Apreciação crítica e temas das disciplinas da Unidade Teoria da Literatura

Pontos listados

4.1 Teoria da Literatura I

Ponto 1. Análise de obras literárias considerando as caracterís cas dos diferentes gêneros literários, incluindo obras de autoria feminina, afrodescendente e indígena.

Ponto 2. Análise de obras literárias por meio da compreensão crí ca dos conceitos de literatura, incluindo reflexões a respeito de obras de autoria feminina, afrodescendente e indígena.

Ponto 3 Análise das singularidades da linguagem literária, considerando também obras de autoria feminina, afrodescendente e indígena.

4.2 Teoria da Literatura II

Ponto 1. Análise sobre as tendências ou correntes teóricas, crí cas e historiográficas que norteiam a abordagem de textos literários, incluindo reflexões sobre a teoria da literatura formulada a par r de obras literárias de autoria feminina, afrodescendente e indígena.

Ponto 2. Análise de obras literárias visando o ensino de literatura nas escolas, incluindo obras de autoria feminina, afrodescendente e indígena.

Ponto 3. Análise de obras literárias também de autoria feminina, afrodescendente e indígena a par r dos métodos, conceitos e problemas construídos pelas correntes crí cas da teoria da literatura.

Documento assinado eletronicamente por ANA MARCIA ALVES SIQUEIRA, Chefe de Departamento, em

09/04/2021, às 16:57, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.

A auten cidade deste documento pode ser conferida no site h ps://sei.ufc.br/sei/controlador_externo.php? acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1876229 e o código CRC

D0C79061.

Referências

Documentos relacionados

Os resultados obtidos nos experimentos de filtração com dosagem ótima e super-dosagem de sulfato de alumínio e pH de coagulação próximo de 5 promoveram as melhores remoções

Para tanto, será apresentado uma fundamentação teórico-metodológica utilizada em pesquisas em História da Educação Matemática e os participantes poderão

76 da Lei nº 084/2012, Lei Orgânica deste Tribunal de Contas dos Municípios, com as alterações introduzidas pelo Ato de nº 16, de 17 de dezembro de 2013, cita através do

Em 2007, no Comunicado de Londres, houve a primeira menção a um relatório produzido pela rede Eurydice, fundada pela Comissão Europeia e pelos Estados membros

Não cabe, neste espaço, entrar em tais questões, pois o que nos interessa, de fato, é mostrar como já no século XVIII havia a produção de saberes que buscavam examinar, desvendar

conseqüências de suas atitudes , jogando com a indefinição sempre.. acontecimentos são indefinidos apenas para o lado masculino pois elas se mantém absolutamente cientes de

a) Baseado na Figura 2 (esquerda) da parte introdutória, desenhe um esquema representando o processo de eletrólise efetuado nesta prática. O número de elétrons recebidos por uma

Graficamente, papel buscou alvo de mensal e sugere novo ciclo de alta com fundo montado no mensal em andamento e alvo para buscar em 29,90... MOVIDA ON