• Nenhum resultado encontrado

ABIM - 008JV. Ano V nº 51 - Julho/15 XIX. Conferência Mundial dos Supremos Conselhos LISBOA PORTUGAL. Visite o Shopping 33

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ABIM - 008JV. Ano V nº 51 - Julho/15 XIX. Conferência Mundial dos Supremos Conselhos LISBOA PORTUGAL. Visite o Shopping 33"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

ABIM - 008JV

Ano V nº 51 - Julho/15

XIX

Conferência Mundial

dos Supremos Conselhos

LISBOA

PORTUGAL

(2)

Editorial

Complexo Administrativo do Supremo Conselho - Rio de Janeiro - Brasil.

A

proveitaremos, mais uma vez, este Editorial para agradecer as inúmeras manifestações de nossos leitores, expressando suas considerações e sugestões, que, em muito, auxilía-nos na busca da excelência deste trabalho. Tais participações são imprescindíveis, pois norteiam nossos passos em edições vindouras. Recebam nosso muito obrigado!

Destacamos, nesta edição, a participação de nosso Supremo Conselho na XIX Confederação Mundial dos Supremos Conselho, realizada em Lisboa, Portugal, no período de 13 a 17 de maio de 2015.

Em matéria própria, recebe, também, destaque a participação da Comitiva do Supremo Conselho na

CMSB - Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil, em que reuniu as 27 Grandes Lojas do Brasil, e o Supremo Conselho, convidado especialmente, por representar o órgão criador das Grandes Lojas, em 1927.

Reconhecendo e homenageando o altruístico trabalho de todos os abnegados Irmãos, ligados a todos os Altos Corpos das mais de uma centena de Inspetorias Litúrgicas espalhadas por todo este imenso Brasil, publicamos, a título de exemplo, uma matéria sobre a história da Delegacia Litúrgica do Vale da Penha, ligada à 1ª Inspetoria Litúrgica do RJ, e de seus valorosos e dedicados Irmãos.

(3)

XIX

Conferência Mundial

dos Supremos Conselhos

Lisboa

-

Portugal

D

e 13 a 17 de maio 2015, na cidade de Lisboa, em Portugal, o Supremo Conselho participou da XIX Conferência Mundial de Supremos Conselhos do REAA, cujo o tema foi “Caminhos Para Um Futuro Mais Humano – Contribuições do REAA”. O evento reuniu todos os Supremos Conselhos regularmente constituídos e reconhecidos pelo Supremo Conselho Mãe do Mundo - o Supremo Conselho dos EUA, Jurisdição do Sul - sendo, o Supremo Conselho para Portugal, o anfitrião, e que presidirá os Supremos Conselhos do mundo no período 2015-20, quando, então, passará a presidência para o Supremo Conselho do Paraguai. Para a edição 2015 foram estabelecidos quatro objetivos principais: “Eficiência dos trabalhos das comissões, recomendar soluções e colocá-los em ação”, “Adaptação dos procedimentos para os novos meios tecnológicos”, “Reduzir a quantidade de papel restante após a reunião” e “Manter o site web ativo até 2020 e atualizar o banco de dados dos Supremos Conselhos globalmente”.

A Carta Universal e Europeia dos Direitos do Homem e a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América, dentre tantas outras conquistas, são exemplos da importância da Maçonaria e do REAA no desenvolvimento de líderes, que moldaram a história através de seu altruístico trabalho. Exemplo de grande parte de um esforço conjunto dos Maçons para dar à sociedade a oportunidade de um mundo melhor e mais humano. A reunião deste ano abordou questões como o Contrato

Social, o Pacto ecológico e a missão da Ordem na formação de líderes.

A Comitiva do Supremo Conselho, esteve sob o comando do Membro Efetivo e Grande Ministro de Estado, o Poderoso Irmão Francisco Antônio Gonçalves Dias, 33°, representando o Soberano Grande Comendador, o Ilustre e Poderoso Irmão Luiz Fernando Rodrigues Torres, 33°, que, por

motivos de força maior, não pôde se fazer presente. A Comitiva estava composta, também, pelos Membros Efetivos Carlos Antônio de Almeida Deveza, 33° - Grande Secretário do Interior do Santo Império, e João Antônio Aidar Coelho, 33° - Soberano Grande Inspetor Litúrgico da 1ª Inspetoria de São Paulo, além do Poderoso Irmão Victor Conde do Nascimento, 33° - Grande Inspetor Litúrgico da 5ª Inspetoria de São Paulo. Desembarcou no aeroporto internacional de Lisboa, o Aeroporto da Portela, por volta 05h da

Poderosos Irmãos João Antônio Aidar Coelho, 33° - Membro Efetivo e Soberano Grande Inspetor Litúrgico da 1ª SP, e Victor Conde do

(4)

manhã, da segunda-feira, dia 11 de maio de 2015, quando foi, carinhosamente, recebida pelo Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho para Portugal, o ilustre e Poderoso Irmão Agostinho Fernandes Garcia, 33°, sendo conduzida para o “Sheraton Hotel Lisboa”.

Os membros da Comitiva foram agraciados com um astrolábio, um instrumento naval antigo, usado para medir a altura dos astros acima do horizonte. Sua origem é o resultado prático de várias teorias matemáticas desenvolvidas por célebres estudiosos antigos, como Euclides, Ptolomeu, Hiparco de Niceia e Hipátia de Alexandria.

O Poderoso Irmão Agostinho Garcia 33°, Soberano Grande Comendador de Portugal, anfitrião do evento, defende que a Maçonaria, em especial o REAA, enfrentará novos desafios, assim como o obsoleto modelo financeiro e econômico, crises existenciais da população e as perspectivas sombrias para os jovens. O líder do REAA, em Portugal, falou sobre como a Maçonaria foi forçada a reinventar-se, ao longo da história, para sobreviver e se adaptar. Considera que os Maçons devem assumir a obrigação de restaurar a esperança para a humanidade.

Nosso Supremo Conselho, assim como os demais Supremos Conselhos presentes, apresentou suas considerações sobre os temas tratados, em matéria

redigida pelo Soberano Grande Comendador, o Ilustre e Poderoso Irmão Luiz Fernando Rodrigues Torres, 33°. Clique aqui e faça o download da matéria, na íntegra.

A Comitiva participou do Jantar de

Confraternização, encerrando sua participação em mais um evento internacional, cujo objetivo foi o de chamar atenção para os problemas mundiais da atualidade e da imprescindível participação da Ordem Maçônica em encontrar tais soluções.

A Comitiva regressou ao Brasil trazendo na mala a certeza de ter contribuído, proativamente, com o REAA e com a nossa Ordem em seu altruístico trabalho de tornar feliz a Humanidade.

Poderoso Irmão Francisco Antônio Gonçalves Dias, 33° - Membro Efetivo e Grande Ministro de Estado, chefiando a Comitiva Brasileira.

Poderoso Irmão Carlos Deveza, 33° - Grande Secretário do Interior - no Jantar de Confraternização com membros de demais Supremos Conselhos coirmãos.

(5)

S

upremo

C

onSelho

na

XlIV CmSB

O

Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito para a República Federativa do Brasil, por representar o órgão criador das Grandes Lojas Brasileiras, em 1927, através de seu, então, Soberano Grande Comendador, o Ilustre e Poderoso Irmão Mário Marinho de Carvalho Behring, 33°, tem sido, anualmente, convidado a participar das Assembleias Gerais da CMSB – Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil, a qual, para edição 2015, teve como sede a cidade de São Paulo.

No período de 09 a 13 de julho deste ano, a Comitiva do Supremo Conselho teve a honra de participar da XLIV Assembleia Geral Ordinária da CMSB – Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil. Chefiada pelo ilustre e Poderoso Irmão Jorge Luiz de Andrade Lins, 33° - Lugar Tenente Comendador – representando o Soberano Grande Comendador, o Ilustre e Poderoso Irmão Luiz Fernando Rodrigues Torres, 33°, que, por motivos alheios a sua vontade, não pôde se fazer presente. Compondo a Comitiva, o Membro Efetivo e Poderoso Irmão Carlos Antônio de Almeida Deveza, 33° - Grande Secretário do Interior do Santo Império.

A Comitiva deslocou da cidade do Rio de Janeiro, rumo a “Terra da Garoa”, capital paulista, no dia 08 de julho, desembarcando no aeroporto de Congonhas, dirigindo-se para o Hotel Maksoud Plaza. No dia 09, quinta-feira, às 20h, no “Espaço das Américas”, no bairro da Barra Funda, participou da Abertura Oficial. Compondo a Mesa Diretora, o Secretário Geral da CMSB, Poderoso Irmão Etevaldo Barcelos Fontenelle, 33° e os Grão-Mestres e Representante das 27 Grandes Lojas dos estados da federação, além das ilustres presenças dos Irmãos Radu Balanescu - Secretário Geral da Confederação Mundial das Grandes Lojas Regulares; Oscar de Alfonso Ortega - Presidente da Confederação Maçônica Interamericana; Rudy Barbosa Levy - Secretário Executivo da Confederação Maçônica Interamericana.

A cerimônia de abertura teve a participação de diversas autoridades maçônicas, militares, civis e eclesiásticas, reunindo cerca de 1400 pessoas.

Destacou-se a ilustre presença do Exmo. Sr. Governador do estado de São Paulo Geraldo Alckmin, que, em sua fala, destacou a imprescindível participação de Maçons na Revolução Constitucionalista de 1932, comemorada no dia 9 de julho, dia da abertura, demonstrando enorme satisfação de poder receber, em São Paulo, um evento de enorme magnitude, e de saber da iniciativa da Ordem Maçônica de lançar a campanha “Corrupção Nunca Mais”, em prol da reconstrução de uma sociedade melhor.

Dentro da programação, foi realizado, no Pavilhão da Bienal Ibirapuera, com apoio dos Correios, CMSB e GLESP, a XVI MOFILMA – Mostra Filatélica Maçônica, com o lançamento do selo comemorativo da XLIV Assembleia Geral da CMSB e diversas obliterações por várias autoridades, com o tema: Maçonaria - A Universalidade Através do Selo Postal, uma coleção do acervo do filatelista e editor Anselmo Costa (Brasília-DF), composta por 608 peças filatélicas, entre selos, blocos, envelopes comemorativos, provas, variedades e documentos filatélicos, emitidos em 62 países, distribuídos em 285 folhas (A4), acompanhados de breves textos sobre os motivos maçônicos de suas emissões, por correios postais de diversos países.

O Irmão Ronaldo Fernandes, Presidente da XLIV Assembleia Geral da CMSB, deu as boas-vindas a todos, falou sobre os objetivos da Maçonaria, que precisamos oferecer alternativas e mostrar o caminho para se chegar a esse objetivo. Comentando sobre o projeto “Corrupção Nunca Mais, afirmou que a Grande Loja de São Paulo se compromete em conseguir um milhão de assinaturas. Para finalizar, convocou a todos os Grão-Mestres para concentrar esforços, cada qual em seu estado, para que possamos cumprir a meta que é de um milhão e meio de assinaturas.

(6)

No dia seguinte, às 09h, deu início às Plenárias dos Grão-Mestres e Grandes Secretários de Relações Exteriores, no Palácio “9 de Julho” – Assembleia

Legislativa - enquanto, no Pavilhão da Bienal Ibirapuera, das 10h às 14h, foi apresentada uma Palestra, intitulada “Casais Enriquecem Unidos – CEU”, proferida pela sra. Nelma Penteado. À noite, no mesmo local, foi oferecido um Jantar de Confraternização “Noite Paulistana”.

No sábado, dia 11, às 09h, Plenária dos Grão-Mestres e Grandes Secretários de Relações Exteriores. Às 14h, foi realizado a Reunião da 5ª Zona da CMI – Confederação Maçônica Interamericana, enquanto acontecia o “Chá das Cunhadas” no Clube do Círculo Militar do estado de São Paulo.

No domingo, dia 12, foi reservado para a

realização de um “City Tour”, na cidade de São Paulo e, à noite, com a apresentação da “Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo”, foi realizada a “Noite Cultural”. Na segunda-feira, dia 13, retorno aos trabalhos, com a Plenária dos Grão-Mestres e Grandes Secretários de Relações Exteriores, quando foi lançado, oficialmente, a “Campanha Oficial Maçônica de doação de Órgãos”, através da AMEM – Associação dos Médicos Maçons.

Coube ao Irmão Carlos Andrés Pantanali, responsável pela coordenação da Campanha, expor o tema aos presentes. Ressalta-se a ilustre presença do presidente da AMEM, o Poderoso Irmão Alfredo Roberto Netto, 33°, o Irmão Paulo Roberto Muzzi – Secretário da AMEM e o Diretor Artístico da AMEM, Irmão Flávio Cantoni, responsável pela arte gráfica da campanha. O tema, devido seu mais alto interesse, despertou atenção de todos os presentes, que externaram seu integral apoio. A Campanha recebeu o patrocínio do Laboratório Salomão Zoppi Diagnósticos.

Fruto da XLIV Assembleia Geral da CMSB, foi aprovada a “Carta de São Paulo”, que reafirma o trabalho das Grandes Lojas junto ao Projeto de Lei de Iniciativa Popular “Corrupção Nunca Mais!” e o apoio ao Juiz Sérgio Fernando Moro. Clique aqui e acesse o conteúdo da “Carta”, em seu inteiro teor.

No mesmo instante acontecia no Pavilhão da Bienal Ibirapuera, uma palestra com a sra. Luiza Helena Trajano – Presidente do Magazine Luiza. À tarde, no mesmo local, aconteceu o “Encontro da Fraternidade Feminina CMSB”, fechando o evento, à noite, com o Jantar de Encerramento da CMSB e Comemoração dos 88 anos da GLESP, com um Show com o cantor Daniel.

O dia seguinte ficou reservado para o retorno das delegações aos seus estados, quando a Comitiva do Supremo Conselho retornou ao Rio de Janeiro.

A CMSB – Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil - é uma entidade de direito civil sem fins lucrativos, que congrega todas as 27 Grandes Lojas dos estados brasileiros. Anualmente, no mês de julho, é

realizada uma assembleia Geral, sempre, em um estado diferente. É um evento que recebe representantes da família maçônica de todos os estados do país e trata dos mais diferentes temas de interesse interno e da sociedade, sempre, objetivando a unidade das Grandes Lojas e políticas de atração.

Tem como principal objetivo o de estudar e coordenar medidas que possam interessar às Grandes Lojas confederadas, no sentido da ação maçônica conjunta. Para tanto, prepara um ambiente de pura fraternidade, valorizando a família, em um evento, para que as esposas, filhos e familiares se sintam prestigiados, e possam confirmar, na prática, a grandeza da Maçonaria.

Sua origem se deu quando as Grandes Lojas se ressentiram da necessidade de um consenso emanado, exclusivamente, das Potências Simbólicas para garantir e atestar sua verdadeira soberania, transformando a soberania teórica em seu pleno exercício. As primeiras tentativas de criação de um pensamento nacional das Grandes Lojas do Brasil ocorreram através de Congressos Nacionais, realizados sem periodicidade e dependentes das ações de alguns Grão-Mestres, que tomasse para si a atribuição de realizá-lo. Seguiam as Grandes Lojas enfrentando diversos obstáculos como na década de trinta, com “O Estado Novo”, de Vargas, proibindo o funcionamento da Maçonaria; Durante a Segunda Grande Guerra, na primeira metade da década de quarenta, além da constante campanha difamatória por parte da Igreja Católica.

Durante o período de 1952 a 1966, foram realizadas, anualmente, Encontros, que ficaram

denominados de Mesas Redondas, momento em que se iniciou, para as Grandes Lojas, um ciclo de aprendizagem coletivo e de união, em busca do progresso de todos, respeitando, sempre, as peculiaridades regionais. Diversos temas de interesse foram definidos, a se destacar, por exemplo, a escolha do “Dia do Maçom Brasileiro”. Na defesa da cidadania foi empreendida uma luta desde 1960, hoje, vitoriosa pela implantação do Divórcio no Brasil e a mobilização contrária à instituição da Pena de Morte, defendida por alguns do período revolucionário de 1964.

Com a aprovação da tese defendida pela Grande Loja do Ceará, na XIII Mesa Redonda, realizada na cidade do Rio de Janeiro, foi fundada em 12 de novembro de 1965, portanto, completando neste ano meio século, e sendo instalada em julho do ano seguinte, por ocasião da última Mesa Redonda, realizada, justamente na cidade de São Paulo, a CMSB - Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil.

No próximo ano, a edição da CMSB acontecerá em Maceió, Alagoas, sendo escolhida para edição 2017 a cidade do Rio de Janeiro.

(7)

Delegacia do Vale da Penha - RJ

O

Supremo Conselho, a fim de possibilitar

a todos os Irmãos espalhados por todo

o território nacional, o estudo dos Altos

Graus do REAA, distribuiu em diversos estados

da federação, Inspetorias Litúrgicas, as quais são

divididas em Delegacias Litúrgicas, onde estão

jurisdicionadas às Lojas de Perfeição, Capítulos

Rosa-Cruz, Conselho de Cavaleiros Kadosch e

Consistórios de Príncipes do Real Segredo de

cada região. Esses Altos Corpos visam possibilitar,

aos Irmãos do Simbolismo, a continuidade aos

excelsos estudos dos arcanos do Rito mais

praticado no Brasil.

Corroborando com esse nosso preâmbulo,

citamos a 1ª Inspetoria Litúrgica do Rio de Janeiro,

atualmente, sob o comando do Membro Efetivo e

Soberano Grande Inspetor Litúrgico, o Poderoso

Irmão Adélman de Jesus França Pinheiro, 33°,

possuindo seis Delegacias Litúrgicas, dentre as

quais, nesta matéria, destacaremos, em especial,

a Delegacia do Vale da Penha. Assim como as

demais Delegacias de outras regiões, possui

como maior patrimônio, um seleto grupo de

abnegados Irmãos, que se predispõem doar parte

de seu precioso tempo, a fim de auxiliar os Irmãos

postulantes aos Graus Superiores de nosso Rito.

A Delegacia do Vale da Penha foi fundada,

quando da criação da Excelsa Loja de Perfeição

Visconde de Jequitinhonha II, em homenagem

ao primeiro Soberano Grande Comendador e

fundador do nosso Supremo Conselho – Francisco

Gê de Acayaba Montezuma, no dia 08 de fevereiro

de 1979. Um ano mais tarde, no dia 28 de

fevereiro de 1980, foi criado o Sublime Capítulo

Rosa Cruz Soberano Grande Comendador

Venâncio Pessoa Igrejas Lopes, homenageando

o nosso 24º Soberano Grande Comendador. Já o

Magnífico Conselho de Cavaleiros Kadosch, que

recebeu o título distintivo de “Luz e Perfeição”,

fora fundado em 09 de julho de 1981. Mais tarde,

em 24 de novembro de 1984, homenageando o

fundador da Ordem Internacional DeMolay, foi

criado o Emérito Consistório de Príncipes do Real

Segredo Frank Sherman Land.

Esses Altos Corpos tiveram por princípio

fundamental o aprimoramento dos maçons da,

então, ARLM Obreiros da Luz nº 44, dentre os

quais estavam a maioria dos fundadores da

Delegacia Litúrgica do Vale da Penha, tendo

como mentor principal o saudoso e Poderoso,

Membro Efetivo, Irmão Wilton Cunha, sendo,

na oportunidade, o único portador do Grau

de Inspetor Geral da Ordem. Tais fundadores

receberam imprescindível apoio do, então, Grande

Inspetor Litúrgico, o, também, saudoso e Poderoso

Irmão, Membro Efetivo José Rocha Neto, que por

sinal, também, era um dos fundadores da ARLM

Obreiros da Luz nº 44.

A Delegacia da Penha teve como primeiro

Delegado Litúrgico o Irmão Wilton Cunha, 33°,

(8)

posteriormente, sucedido pelo Irmão Heliodoro

Celestino de Barros, 33°, logo após pelo Irmão

Carlino Gouveia de Jesus Filho, 33°. Em seguida,

assumiu a delegacia o Poderoso Irmão Nelson

Gonçalves Correlo, 33°, até sua Coroação ao

honroso cargo de Membro Efetivo e, atual,

Soberano Grande Inspetor Litúrgico da 4ª e 6ª do

RJ, quando deixou o cargo de Delegado.

Com o falecimento do Poderoso Irmão

José Rocha Neto, 33°, foi empossado em seu

lugar o Membro Efetivo e Poderoso Irmão Adélman

de Jesus França Pinheiro, 33°, que, atendendo

solicitação dos presidentes dos Altos Corpos da

região, nomeou para Delegado Litúrgico daquela

Delegacia o Poderoso Irmão José Francisco

Ribeiro Lopes, 33°, que, também, exerceu o cargo

até sua coroação a Membro Efetivo, ocupando

o cargo de Delegado, o Poderoso Irmão Rubem

Braga, 33°, até seu falecimento, quando foi

nomeado para Delegado o Poderoso Irmão Ilmar

Silva Almeida, 33°, atual Delegado Litúrgico.

A Delegacia da Penha orgulha-se de ter tido

em seu quadro valorosos Irmãos, apenas citando

alguns, o Poderoso Irmão Membro Efetivo e atual

Lugar Tenente Comendador Jorge Luiz de Andrade

Lins, 33°, iniciado no Grau 19° no Magnífico

Conselho de Cavaleiros Kadosch “Luz e Perfeição”,

e, posteriormente, presidente do Emérito

Consistório de Príncipes do Real Segredo Frank

Sherman Land; o Poderoso Irmão Paulo Alexandre

Elias, 33°, Sereníssimo Grão-Mestre da GLMERJ,

dentre outros irmãos não menos importantes, como

o valoroso Irmão Manoel Barbosa Cavalcante, 33°,

abnegado Irmão que tem se destacado por sua

dedicação e comprometimento, assim como, vale

citar nomes como Eli Dutra, Osmandino Mantani,

Geraldo dos Santos, José Felipelli Sobrinho, Weber

Dutra Pinto, Severino Bezerra da Silva, Amundesen

de Oliveira, Rubens Serra, José Eudes Bernardes e

Domingos Cesário Matos.

Esta matéria é uma singela homenagem

aos irmãos da Delegacia do Vale da Penha – 1ª

RJ, assim como a todos os abnegados Irmãos que

dedicam parte de seu valioso tempo, em auxílio

aos demais Irmãos postulantes, que buscam a

“Luz da Sabedoria”, através de nosso Rito, em prol

do crescimento do REAA e, consequentemente, de

nossa augusta Ordem.

Poderoso Irmão Adélman Pinheiro, 33° - Grande Secretário Geral do Santo Império e Soberano Grande Inspetor Litúrgico da 1ª RJ.

Boné com a Águia

Bicéfala bordada.

Nas cores branca

e preta.

R$ 20,00

(frete não incluso)

Acesse nosso catálogo - www.sc33.org.br

Referências

Documentos relacionados

o universo e eu mesmo com infinita bondade, e a conduz com sabedoria e justiça - e na presença dos Excelentíssimos e Altíssimos Príncipes e Cavaleiros do Oriente e Ocidente aqui

Faz -se saber que, perante este Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa (abrevia- damente designado Instituto) e pelo prazo de 30 dias úteis a contar do dia imediato ao da

Aceda a Segurança e privacidade > Bloqueio de aplicações, siga as instruções no ecrã para definir um código e selecione as aplicações a

O Conde de Sussex, Grão-Mestre da Grande Loja Unida da Inglaterra (fusão da Grande Loja de Londres e da Grande Loja de York) obteve, em 1819, uma Patente concedida por Decazes,

, Se tiver ligado um componente de áudio à tomada DIGITAL OUT (COAXIAL) e quiser mudar a faixa de áudio para a HDD (quando “Formato de Grav HDD” estiver em “Modo Vídeo

A Rede Virtual de Educação, RIVED, projeto esse desenvolvido pela Secretaria de Educação à Distância - SEED/MEC tem incentivado a elaboração de Objetos de Aprendizagem

IMPORTANTE NA DISSIPAÇÃO DAS TENSÕES IMPOSTAS PELA

A solicitação energética essencial para a retirada de água presente na semente de gergelim BRS Seda é relatada através do calor isostérico de sorção, para os teores