• Nenhum resultado encontrado

DESTAQUES DA SEMANA: SEMANÁRIO Nº 32/2017 1ª SEMANA AGOSTO DE 2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DESTAQUES DA SEMANA: SEMANÁRIO Nº 32/2017 1ª SEMANA AGOSTO DE 2017"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Consultoria, treinamento para gestão administrativa

e atuação em processos e negócios.

BERNARDON

CCA

CONTADORES E ADVOGADOS

SEMANÁRIO Nº 14/2010 1ª SEMANA ABRIL DE 2010

News

SEMANÁRIO Nº 32/2017 | 1ª SEMANA | AGOSTO DE 2017

Consultoria,

treinamento para gestão administrativa e atuação em processos e negócios.

DESTAQUES DA SEMANA:

TRIBUTOS E CONTRIBUIÇÕES FEDERAIS

• Apresentação da Declaração do Imposto sobre a Proprieda-de Territorial Rural (DITR) referente ao exercício Proprieda-de 2017 • DITR exercício de 2017 - Aprovado o programa multiplata-forma para preenchimento

• Prazos e procedimentos para atualização do Sistema Nacio-nal de Cadastro Rural e do Cadastro de Imóveis Rurais • Cadastro de Imóveis Rurais (Cafir)

INSS

• Instituído o Programa de Regularização Tributária Rural (PRR) para os produtores rurais pessoas físicas e adquirentes de produção rural junto à RFB e à PGFN

TRABALHO

• FGTS - Saque da conta vinculada do FGTS de contrato de trabalho extinto até 31.12.2015 na impossibilidade de compare-cimento pessoal do titular

• Instruções para envio do Caged referentes ao exame toxicoló-gico e à certificação digital

ICMS

• ICMS ST - Planilhas eletrônicas com informações gerais do regime da substituição tributária relativas ao Estado de São Paulo • Alterações no RICMS/RS, divulgadas pela SEFAZ/RS:

ICMS ST - produtos eletrônicos, eletroeletrônicos e eletrodo- mésticos – Nova redação as mercadorias - Retificação do Decre-to n. 53.509/2017

• Alterações na Instrução Normativa DRP 45/98, divulgadas pela SEFAZ/RS

(2)

OBRIGAÇÕES DA SEMANA

07/08

FGTS - Efetuar os depósitos relativos ao mês de julho.*

CADASTRO DE EMPREGADOS - Enviar ao Ministério do Trabalho a relação de admissões e demissões ocorridas em julho.*

SIMPLES DOMÉSTICO - Recolhimento referente julho, incidente sobre a remuneração paga aos empregados domésticos.

09/08

ICMS/RS – ST - Demais Mercadorias - Recolhimento de ICMS substituição tributária das operações internas referentes ao mês de julho.

10/08

GPS - Envio de cópia da GPS ao sindicato da categoria profissio-nal mais numerosa entre os empregados.*

JUROS S/CAPITAL PRÓPRIO - As Pessoas Jurídicas devem fornecer o comprovante referente julho. Instrução Normativa/SRF n. 41/1998.

IPI - Recolhimento do IPI incidente sobre os produtos classificados no código NCM 2402.20.00 da TIPI apurado em julho (Código de Receita: 1020).

ICMS/RS - Carne Verde (ou temperada) de Aves – Recolhimen-to, pelos estabelecimentos abatedores (inclusive ponto de vendas ou distribuição do abatedor) de aves registrados no SERPA, referente junho.

ISSQN - Porto Alegre - Recolhimento relativo ao mês de julho. ISSQN-DEC – Porto Alegre - Entrega da declaração referente ao mês de julho – Instrução Normativa n. 06/2007.

OBSERVAÇÕES:

» Nota Fiscal Gaúcha - Os contribuintes, não obrigados à entrega da Escrituração Fiscal Digital – EFD, deverão transmitir os arquivos à SEFAZ/RS, considerando o 8º dígito de seu número de CNPJ, a partir do dia 10 do mês subsequente ao da emissão. Resolução n. 03/2013, arts. 2º e 11.

» (*) Antecipar o recolhimento, se não houver expediente bancário no dia indicado. (Ex.: Feriado Municipal)

(3)

ALTERAÇÕES NA LEGISLAÇÃO

TRIBUTOS E CONTRIBUIÇÕES FEDERAIS

Apresentação da Declaração do Imposto sobre a Proprie-dade Territorial Rural (DITR) referente ao exercício de 2017

A Instrução Normativa RFB n. 1.723/2017, DOU de 31 de julho de 2017, altera a Instrução Normativa RFB n. 1.715/2017, que dispõe sobre a apresentação da Declaração do Imposto sobre a Pro-priedade Territorial Rural (DITR) referente ao exercício de 2017.

Dentre as alterações introduzidas, destacamos:

• Está obrigado a apresentar a DITR referente ao exercício de 2017, a pessoa jurídica que recebeu o imóvel rural nas hipóteses pre-vistas no inciso II do art. 2º da IN RFB 1.715/2017, desde que essas hipóteses tenham ocorrido entre 1º de janeiro e 29 de setembro de 2017;

• A entrega da DITR após 29 de setembro de 2017, se obriga-tória, sujeita o contribuinte à multa de 1% (um por cento) ao mês--calendário ou fração de atraso, calculada sobre o total do imposto devido, não podendo o seu valor ser inferior a R$ 50,00 (cinquenta reais), no caso de imóvel rural sujeito à apuração do imposto, sem prejuízo da multa e dos juros de mora devidos pela falta ou insufici-ência do recolhimento do imposto ou quota.

DITR exercício de 2017 - Aprovado o programa multipla-taforma para preenchimento

O Ato Declaratório Executivo Codac n. 26/2017, DOU de 01 de agosto de 2017, aprova o programa multiplataforma para preen-chimento da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural do exercício de 2017, para uso em computador que possua a máquina virtual Java (JVM), versão 1.7.0 ou superior, instalada.

O programa ITR2017 possui:

• 3 (três) versões com instaladores específicos, compatíveis com

os sistemas operacionais Windows, Linux e Mac OS X;

• 1 (uma) versão com instalador de uso geral para todos os siste-mas operacionais instalados em computadores possuam a máquina virtual Java (JVM), versão 1.7.0 ou superior, instalada.

• 1 (uma) versão sem instalador para qualquer sistema opera-cional, destinada aos usuários ou administradores de sistemas que necessitam exercer maior controle sobre a instalação.

A partir de 14 de agosto de 2017, o programa ITR2017, de reprodução livre, estará disponível no sítio da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) na Internet, no endereço <http://rfb.gov.br>.

Para a apresentação pela Internet das declarações geradas pelo programa ITR2017, deverá ser utilizado o programa de transmis-são Receitanet, disponível no endereço mencionado no parágrafo anterior, podendo ser utilizada assinatura digital mediante certificado digital válido.

Prazos e procedimentos para atualização do Sistema Na-cional de Cadastro Rural e do Cadastro de Imóveis Rurais

A Instrução Normativa Conjunta RFB/INCRA n. 1.724/2017, DOU de 1º de agosto de 2017, altera a Instrução Normativa Conjunta RFB/Incra n. 1.581/2015, que estabelece prazos e procedimentos para atualização do Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) e do Cadastro de Imóveis Rurais (Cafir).

Para fins da integração cadastral no Sistema Nacional de Cadas-tro Rural (SNCR) e no Cadastro de Imóveis Rurais (Cafir), fica criado o serviço “Vincular Nirf” no sistema eletrônico online do CNIR, disponí-vel no sítio do Cadastro Rural na Internet, no endereço www.cadastro-rural.gov.br. O referido procedimento de vinculação é o descrito no Manual do CNIR, disponível no sítio do Cadastro Rural na Internet.

Fica dispensado de efetuar a vinculação o imóvel:

• Declarado no SNCR com a área total inserida no perímetro urbano do município; e

• Indicado no Cafir como imóvel descaracterizado por perda de destinação rural;

(4)

A vinculação de um imóvel no Cafir a mais de um imóvel cadas-trado no SNCR será admitida:

• Quando ficar comprovado que a perda de destinação rural, nos termos do Capítulo VI da Instrução Normativa Incra n. 82/2015, de alguma parcela componente do imóvel rural cadastrado no Cafir tenha provocado sua descontinuidade resultando em mais de um imóvel cadastrado no SNCR; ou

• Quando, sobre parcelas limítrofes de proprietários distintos, te-nha sido constituído direito real de usufruto, em favor de um mesmo usufrutuário.

O procedimento de vinculação dispensa a apresentação de solicitação de atos cadastrais perante o Cafir, pois a atualização dos dados do imóvel rural será feita de forma automática com base nas informações prestadas por meio da Declaração para Cadastro Rural (DCR) do SNCR. A referida dispensa não se aplica às hipóteses previstas nos §§ 3º e 5º do art. 8º da Instrução Normativa RFB n. 1.467/2014.

Esta Instrução Normativa Conjunta entra em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial da União, com efeitos externos a partir de 07 de agosto de 2017.

Cadastro de Imóveis Rurais (Cafir)

A Instrução Normativa RFB n. 1.725/2017, DOU 1º de agos-to de 2017, introduz alterações na Instrução Normativa RFB n. 1.467/2014. As referidas alterações dispõem sobre atos cadastrais, condomínio, comprovante de inscrição, transmissão do Documento de Informação e Atualização Cadastral do ITR (Diac) e apresentação do Documento de Entrada de Dados Cadastrais do Imóvel Rural (Decir).

INSS

Instituído o Programa de Regularização Tributária Rural (PRR) para os produtores rurais pessoas físicas e adquiren-tes de produção rural junto à RFB e à PGFN

A Medida Provisória n. 793/2017, DOU de 01 de agosto de 2017, institui o PRR (Programa de Regularização Tributária Rural) junto à Secretaria da Receita Federal do Brasil e à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, para os produtores rurais pessoas físicas e adquirentes de produção rural.

Através do PRR (Programa de Regularização Tributária Rural) poderão ser quitados os débitos das contribuições de que trata o art. 25 da Lei 8.212/1991, vencidos até 30/04/2017. Isso significa que poderá ser parcelada, apenas, a contribuição patronal de 2,1%, sem a inclusão do SENAR (0,2%). A adesão deverá ser realizada até 29/09/17.

Os optantes pelo PRR terão redução de 25% na multa e encargos, incluindo honorários advocatícios, e de 100% nos juros de mora.

Até o final desse mês, a RFB e a PGFN editarão seus atos respecti-vos pertinentes à execução dos procedimentos relatiAté o final desse mês, a RFB e a PGFN editarão seus atos respecti-vos ao PRR.

A referida Medida Provisória n. 793/2017está trazendo outra alte-ração significante: a partir de 01/01/2018, a alíquota do FUNRURAL será reduzida de 2,3% para 1,5%.

TRABALHO

FGTS - Saque da conta vinculada do FGTS de contrato de trabalho extinto até 31.12.2015 na impossibilidade de comparecimento pessoal do titular

A Circular CAIXA n. 777/2017, DOU de 31 de julho de 2017, estabelece normas para movimentação das contas vinculadas a con-trato de trabalho extinto até 31 de dezembro de 2015 dos titulares de conta que comprovem a impossibilidade de comparecimento pessoal para solicitação do saque do FGTS.

(5)

Instruções para envio do Caged referentes ao exame toxicológico e à certificação digital

A Portaria MTb n. 945/2017, DOU de 03 de agosto de 2017, aprova instruções para envio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - CAGED, instituído pela Lei n. 4.923/1965, referen-tes ao Exame Toxicológico e à Certificação Digital.

Com essa publicação, o empregador que admitir e desligar motoristas profissionais fica obrigado a declarar os campos denomi-nados: Código Exame Toxicológico, Data Exame Médico (Dia/Mês/ Ano), CNPJ do Laboratório, UFCRM e CRM relativo às informações do exame toxicológico no CAGED, conforme modelo, em anexo, e arquivo disponível no endereço https://caged.maisemprego.mte.gov. br/portalcaged/ Os motoristas profissionais são os identificados pelas famílias ocupacionais: • 7823: Motoristas de veículos de pequeno e médio porte; • 7824: Motoristas de ônibus urbanos, metropolitanos e rodoviá-rios; e • 7825: Motoristas de veículos de cargas em geral, da Classifica-ção Brasileira de Ocupações.

É obrigatória a utilização de certificado digital válida, padrão ICP Brasil, para a transmissão da declaração do CAGED por todos os estabelecimentos que possuem 10 (dez) ou mais trabalhadores no 1º dia do mês de movimentação.

As declarações poderão ser transmitidas com o certificado digital de pessoa jurídica, emitido em nome do estabelecimento, tipo eCNPJ, ou com certificado digital do responsável pela entrega da declaração, sendo que este pode ser eCPF ou eCNPJ.

Além disso, as movimentações do CAGED entregues fora do prazo deverão ser declaradas obrigatoriamente com a utilização de certificado digital válido padrão ICP Brasil.

ICMS

ICMS ST - Planilhas eletrônicas com informações gerais do regime da substituição tributária relativas ao Estado de São Paulo

Os Atos COTEPE/ICMS n. 39/2017 e 40/2017, DOU de 31 de julho de 2017, divulgam as planilhas eletrônicas com informações gerais do regime da substituição tributária relativas ao Estado de São Paulo.

Os referidos documentos estão disponíveis no Portal Nacional da Substituição Tributária (www.confaz.fazenda.gov.br) identificado como “Planilha Eletrônica Substituição Tributária - versão 0000 - SP” e terão como chave de codificação digital a sequência Planilha Ele-trônica Substituição Tributária - versão 0000 - SP - Retificadora 2.xlsx 167a8ec5af9b1969bbac244a5451bb0f, obtida com a aplicação do algoritmo MD5 - “Message Digest 5.”.

Alterações no RICMS/RS, divulgadas pela SEFAZ/RS: 1) Decreto n. 53.509/2017, DOE de 13/04/2017 – Retifi-cação

• ICMS ST - produtos eletrônicos, eletroeletrônicos e eletrodo-mésticos – Nova redação as mercadorias - Retificação do Decreto n. 53.509/2017 - Na alteração nº 4846 do art. 1º do Decreto nº 53.509, de 12/04/17, publicado na edição do Diário Oficial do Estado nº 071, de 13/04/17, pág. 02:

(6)

Leia-se:

Alterações na Instrução Normativa DRP 45/98, divulga-das pela SEFAZ/RS:

1) Instrução Normativa RE nº 33/2017, DOE de 31/07/2017

• Querosene de aviação - Base de cálculo do ICMS - Insere período e definição relativos ao consumo total mínimo de querosene de aviação destinado ao abastecimento de aeronaves de empresa prestadora de serviço aeroviário regular de passageiros a ser obser-vado para fins de utilização da redução da base de cálculo do ICMS nas aquisições internas dessa mercadoria.

No Capítulo III do Título I, a tabela do item 9.1 passa a vigorar com a seguinte redação:

7 Outros móveis (arcas, armários, vitrines, balcões e móveis semelhantes) para a conservação e exposição de produtos, que incorporem

um equipamento para a produção de frio...

... NOTA - Este número somente se aplica às operações originárias dos

Estados de AP, MG, MT, PR, RJ, SC e SP em relação

aos outros congeladores ("freezers") classificados nos códigos 8514.50.10 e

8518.50.90.

8418.50 21.007.00 37,22 47,26 60,65

7 Outros móveis (arcas, armários, vitrines, balcões e móveis semelhantes) para a conservação e exposição de produtos, que incorporem

um equipamento para a produção de frio...

... NOTA - Este número somente se aplica às operações originárias dos

Estados de AP, MG, MT, PR, RJ, SC e SP em relação

aos outros congeladores ("freezers") classificados nos códigos 8418.50.10 e

8418.50.90.

(7)

ITEM ADQUIRENTE NÚMERO DE ROTAS QUE ATENDEM

MUNI-CÍPIOS DO INTERIOR DO ESTADO CONSUMO TOTAL MÍNIMO POR PERÍODO (Em litros) FORNECEDORES E CNPJ (8 primeiros dígitos)

1 AZUL LINHAS AÉREAS

BRASILEIRAS S.A. 4, no período de 01.10.2015 a 26.10.2015 22.897.257 PETROBRAS DISTRIBUIDORA S.A. 34.274.233 5, no período de 27.10.2015 a 31.03.2016

5, no período de 01.04.2016 a 30.09.2016 23.160.000

5, no período de 01.11.2016 a 31.03.2017 19.516.000 RAIZEN COMBUSTÍVEIS S.A. 33.453.598 5, no período de 01.04.2017 a 30.09.2017 23.160.000

5, no período de 01.10.2017 a 31.03.2018 23.160.000

Referências

Documentos relacionados

O arco cirúrgico MULTIMOBIL 5C é composto de um sistema intensificador de imagem de alta resolução, gerador de raios-X de alta freqüência e uma unidade de controle digital

Desde 2015, com o advento da nova equipa dirigente da FIFA liderada pelo Presidente Gianni Infantino (cuja palavra de ordem favorita « Vocês são a FIFA» é conhecida por todos),

Assim sendo, pode-se obter um algo- ritmo WTD-LMS com uma quantidade de coeficientes menor: apenas os coeficientes associados aos primeiros níveis de resolução são atualizados

Em sistemas pr´aticos o conjunto de HRIRs ´e formado por um n´ umero finito de respostas que foram medidas para algumas posi¸co˜es θ, φ, sendo necess´aria a interpola¸ca˜o

Na comunicação por pacotes o servidor prepara um “pacote” para enviar para o FULLHAND e o FULLHAND prepara um pacote para enviar para o servidor. Para que a

Os marcadores coesivos não podem ser vistos apenas como propriedades objetivas dos textos, mas “têm de ser interpretados pelos intérpretes de textos como parte do

- Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física - IRPF, completa, exercício 2017, ano base 2017, ou a mais recente, de todos os membros do Grupo Familiar maiores de 18

- Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física - IRPF, completa, exercício 2017, ano base 2017, ou a mais recente, de todos os membros do Grupo Familiar maiores de 18