• Nenhum resultado encontrado

EDITAL N 03/2017 BENEFÍCIO MORADIA ESTUDANTIL 2017/1 CASA DO ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL N 03/2017 BENEFÍCIO MORADIA ESTUDANTIL 2017/1 CASA DO ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

EDITAL N°03/2017

BENEFÍCIO MORADIA ESTUDANTIL 2017/1

CASA DO ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO

Este edital dispõe sobre critérios e normas de seleção para o recebimento do benefício de caráter pessoal e intransferível de moradia estudantil para ocupação de vaga na Casa do Estudante Universitário - CEU (Campus Centro) e recebimento de Auxílio Moradia enquanto aguarda chamamento para entrada na CEU. Dispõe ainda sobre procedimentos de renovação para todos os moradores.

CEU Casa do Estudante Universitário, localizada na Av. João Pessoa, Nº 41 - Bairro Centro – Porto Alegre/RS. Fone: 3308-3386.

Auxílio Moradia O Auxílio Moradia* é contribuição pecuniária, pessoal e intransferível, destinada a custear parte das despesas com moradia do estudante: com perfil socioeconômico condizente com o Programa Nacional de Assistência Estudantil; aprovado em processo seletivo; e não

contemplado com a ocupação de vaga efetiva. No semestre 2017/1 tem o valor de R$

450,00. O benefício vigorará enquanto não houver vaga efetiva na CEU disponível para ocupação. As vagas na CEU que surgirem, obrigatoriamente, serão ocupadas pelos recebedores de Auxílio Moradia, obedecendo à ordem de classificação. No momento da ocupação de vaga efetiva na CEU, o estudante deixará de receber o Auxílio Moradia, que será oferecido ao primeiro suplente, se houver. Aqueles já contemplados com Auxílio Moradia permanecerão recebendo o benefício e aguardando o surgimento de novas vagas na CEU.

* A partir deste edital, para receber o auxílio moradia, o estudante deve possuir obrigatoriamente conta corrente em seu nome no Banco do Brasil. Os dados bancários devem estar atualizados no portal do aluno. Os auxílios não poderão ser pagos pelo CPF.

1- PÚBLICO:

Estudantes de cursos presenciais regularmente matriculados nas categorias de Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com perfil socioeconômico orientado pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES –Decreto nº7234/2010).

2- SOLICITAÇÃO - CRONOGRAMA:

Procedimentos Prazos

Solicitação, preenchimento do cadastro socioeconômico e entrega de

documentos 23/03/2017 a 31/03/217

Prazo de recursos para inscrição 03/04/2017

Divulgação do resultado provisório 20/04/2017 (a partir das 18hs)

Prazo de recursos para resultados 24/04/2017

Divulgação da lista definitiva 25/04/2017 (a partir das 18h) Reunião para assinatura dos termos de Auxílio Moradia 27/04/2017

Recebimento dos benefícios pecuniários. A partir do 5º dia útil de Maio/2017.

3- REQUISITOS DE INSCRIÇÃO:

(2)

UFRGS, que não forem diplomados em curso superior e cujas famílias não residam em Porto Alegre.

O estudante não poderá estar em Regime de Observação de Desempenho (ROD) por mais de dois semestres consecutivos no curso. Se houver trancamento do semestre, no decorrer do processo seletivo, o candidato será excluído do mesmo.

4- PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO, ENTREGA DE DOCUMENTAÇÃO E MARCAÇÃO DE ENTREVISTA:

A efetivação da inscrição compreende obrigatoriamente a conclusão das etapas a seguir: 4.1 – Inscrição

4.1.1 - Acessar o portal do aluno e atualizar endereço, telefone, e-mail e dados bancários; 4.1.2 - Efetuar a inscrição: no seguinte endereço: www.ufrgs.br > portal do aluno > Assistência

Estudantil > Solicitação - Casa do Estudante > Solicitação de CEU. Salvar e enviar solicitação;

4.1.3 - Preencher e finalizar o cadastro socioeconômico (é obrigatório o preenchimento de todas as questões);

Observação: Em caso de dúvidas quanto ao preenchimento do cadastro, entrar em contato com os profissionais da Divisão de Seleção e Acompanhamento Pedagógico e Psicossocial – DSSPRAE (51-3308-3062), antes de finalizá-lo, pois ao clicar em FINALIZAR fica inviabilizada qualquer alteração.

4.2 – Entrega de documentação

Entregar documentação na PRAE de 22/03/2017 a 31/03/217, que comprove a realidade socioeconômica de todo o grupo familiar, registrado no cadastro socioeconômico, conforme item 10 deste edital.

Observações:

• A documentação entregue para atender este edital será aproveitada para avaliação da solicitação do Edital PRAE nº01/2017 do Programa de Benefícios.

• Para os ingressantes L1/L2 (reserva de vagas com avaliação de renda): será necessário ENTREGAR toda documentação conforme disposto neste edital – item 10.

4.3 – Da entrevista

Verificada a inscrição, o preenchimento do cadastro socioeconômico e a entrega de documentação, o Assistente Social responsável entrará em contato para agendamento das entrevistas.

Observações:

• A atualização dos contatos no Portal do Aluno é de inteira responsabilidade do candidato para que o agendamento das entrevistas seja efetivamente possível.

• O não comparecimento na entrevista implicará desclassificação do candidato no processo seletivo.

5 - CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO:

5.1 - A seleção priorizará estudantes com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, conforme orientação do Decreto PNAES 7234/2010, do Decreto nº 7.824 de 11/10/12 e Portaria Normativa nº18 de 11/10/12, sem prejuízo dos demais requisitos fixados por esta Universidade.

5.2 - Para o ordenamento dos candidatos será calculado um escore baseado nos itens: • Renda Familiar;

(3)

• Situação de escolaridade do estudante e grupo familiar; • Situação social do estudante e grupo familiar;

• Despesas familiares.

5.3 – Para o desempate dos candidatos serão considerados os seguintes critérios: 1º. Viabilidade de frequentar a universidade residindo no domicílio de origem; 2º. Renda per capita;

3º. Menor tempo de curso integralizado. 6 – DISPONIBILIDADE DE VAGAS

I – Vagas na Casa do Estudante Universitário: não há disponibilidade de vagas na Casa do Estudante Universitário até a data do lançamento deste edital.

II – Auxílio Moradia: a disponibilidade de Auxílios-Moradia seguirá o número de candidatos classificados para tal modalidade, obedecendo aos critérios estabelecidos nos Itens 1 e 5 deste edital.

Observação: O surgimento de vagas em ambas as modalidades pode ocorrer a qualquer momento, inclusive durante o processo seletivo, respeitando o prazo estabelecido no item 9 deste edital. 7 - PUBLICAÇÃO DOS RESULTADOS:

Os resultados serão divulgados através do site www.ufrgs.br/prae, bem como no mural da PRAE, localizado no Anexo III da Reitoria e no mural da Casa do Estudante Universitário. As listagens serão divulgadas pelo número do cartão UFRGS de identificação, em ordem crescente de classificação. A publicação da lista com o resultado provisório ocorrerá em 18/04/2017.

Após a análise dos recursos, a lista de classificação definitiva será divulgada a partir das 18h do dia 18/04/2017 com orientações e procedimentos a serem seguidos.

8 - RECURSOS:

I) Recursos para os resultados: A partir da data da publicação do resultado provisório da seleção, o estudante poderá no dia 24/04/2017 interpor recurso e solicitar a revisão do resultado provisório.

a) Não caberá recurso para complementação de documentação.

b) Não caberá recurso sem justificativa e sem comprovação de novos elementos além das informações já fornecidas em entrevista.

A análise dos recursos interpostos dos itens I e II será realizada pela Comissão do Programa de Benefícios, designada pelo Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, respeitadas as normas específicas vigentes na Universidade. Os recursos deverão ser entregues no Protocolo Geral da Universidade das 8h30 até 17h30, após terem sido redigidos em formulário padrão, conforme modelo disponível para impressão na página da PRAE no item Editais>Formulários e Declarações disponível em: www.ufrgs.br/prae/editais/formularios-e-declaracoes.

9 – DOCUMENTAÇÃO

O candidato deverá entregar toda a documentação abaixo relacionada, na PRAE – Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, situada na Av. Paulo Gama nº110, Prédio 12105, Anexo III da Reitoria, Porto Alegre/RS. A documentação deverá ser atualizada e referente ao mês vigente ou imediatamente anterior, de TODO O GRUPO FAMILIAR.

Entende-se por grupo familiar, além do próprio estudante solicitante, o conjunto de pessoas que contribuem e usufruem da renda bruta mensal familiar, residindo ou não na mesma moradia.

Não será considerada para fins de avaliação, a declaração do candidato como único integrante do grupo familiar quando este recebe como fonte principal ou, única fonte de renda, os Benefícios da Assistência Estudantil ou “bolsas financeiras” para sua manutenção na universidade e para custear suas despesas. Este deverá apresentar documentação do grupo familiar de origem.

(4)

Os documentos relacionados são obrigatórios e devem ser entregues em cópia simples sem autenticação:

- Carta de apresentação: poderá ser de próprio punho, com relato sobre a história de vida e situação familiar, também pode ser utilizada para esclarecer situações não contempladas no cadastro socioeconômico. Expressar as expectativas ao ingressar na UFRGS ou em relação ao momento atual do estudante na universidade. Procurar justificar a necessidade da moradia estudantil.

- Documento de identificação: RG e CPF de todos membros do Grupo Familiar. No caso de menores de 18 anos, poderá ser apresentada certidão de nascimento;

- Situação Civil: certidão de casamento, declaração de União Estável, comprovante de separação/divórcio dos membros do grupo familiar, ou certidão de óbito, no caso de um dos pais não constar no grupo familiar do candidato.

- Carteira de trabalho - CTPS atualizada de todos os membros do Grupo Familiar maiores de 18 anos com ou sem registro de contrato de trabalho: páginas contendo a foto, a página seguinte contendo os dados de identificação, a página com o último contrato de trabalho assinado/registrado e a próxima página de contrato de trabalho em branco, aquela sem registro ou assinatura (Observar exemplo em www.ufrgs.br/prae/editais/formularios-e-declaracoes/exemplo-para-ctps); * A carteira de trabalho é indispensável, pois comprova a existência ou não de vínculo empregatício. É necessário entregar esse documento em todas as situações, inclusive nos casos de desemprego e de servidores públicos.

** Caso não haja nenhum registro na carteira de trabalho, igualmente deverão ser apresentadas cópias simples da página contendo a foto, a página seguinte contendo os dados de identificação e a página de contrato de trabalho em branco.

- Extrato bancário de todas e quaisquer contas (corrente, poupança, aplicações, etc) dos três últimos meses de todos os membros do grupo familiar;

- Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física - IRPF, completa, exercício 2017, ano base 2017, ou a mais recente, de todos os membros do Grupo Familiar maiores de 18 anos, acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e das respectivas declarações retificadoras, quando houver; se isentos do imposto de renda - preencher Declaração de Isenção de Imposto de Renda, conforme modelo disponível para impressão na página da PRAE no item Editais/Formulários e Declarações do menu principal

(www.ufrgs.br/prae/editais/formularios-e-declaracoes);

- Comprovante de rendimento conforme situação (ver anexo I)

- Declaração de bens do grupo familiar: os bens que são de sua propriedade ou estejam em seu uso, usufruto ou processo de partilha devem ser declarados, mesmo que não estejam em nome de integrante do grupo familiar. Conforme formulário disponível na página da PRAE no item Editais/Formulários e Declarações do menu principal (

www.ufrgs.br/prae/editais/formularios-e-declaracoes).

- Situação de moradia (ver Anexo I).

(5)

- Educação: comprovante matrícula dos membros estudantes do grupo familiar, de educação infantil, de ensino fundamental, médio, superior, pós-graduação, curso técnico ou pré-vestibular. Em caso de bolsa parcial ou integral, apresentar comprovante.

- Saúde: atestado médico ou relatório médico quando se tratar de doença crônica ou degenerativa ou pessoa com deficiência e comprovante de pagamento de plano de saúde e/ou gastos com medicação.

Se o próprio acadêmico possuir deficiência/doença que implique grande dificuldade para o desempenho de funções habituais ou tiver atestada a sua invalidez permanente, esta situação deve ser indicada no campo específico do cadastro socioeconômico, para que possa ser comunicado ao setor competente pelas políticas de acessibilidade desta Universidade.

10- RENOVAÇÃO:

Este item diz respeito aos alunos que já compõe o quadro de moradores da CEU.

Aos alunos já moradores da Casa do Estudante Universitário-CEU é obrigatória a renovação semestral dos demais benefícios, regulamentados pelo Edital 02/2017.

O não cumprimento dos procedimentos de renovação acarretará ao estudante a condição de morador irregular, o que implicará o cancelamento do benefício e a consequente desocupação da vaga.

Excetua-se desta obrigação os moradores que ao tempo da renovação estejam em afastamento regular para realização de estudos, bem como em licença saúde conforme regras estabelecidas pela PRAE.

11 - OBSERVAÇÕES:

I. Ao inscrever-se para participar da seleção do Benefício de Moradia Estudantil da PRAE declara ter lido, compreendido e aceito as condições contidas neste Edital e das demais normas estabelecidas pela PRAE.

II. Não será aceita a entrega de documentação, para fins de inscrição, via Correios, fax, e-mail, ou qualquer outro meio não presencial.

III. O estudante terá seu pedido indeferido quando não entregar toda a documentação estabelecida neste Edital, bem como, apresentar informação ou documentação insuficiente, contraditória ou não comprobatória da situação relatada no Cadastro Socioeconômico, na carta de apresentação ou na entrevista.

IV - A inveracidade ou omissão de informações acarretará o cancelamento do benefício, independentemente da época em que forem constatadas.

V - Os estudantes suplentes serão chamados de acordo com a disponibilidade de Auxílio Moradia, conforme o item 8 deste Edital.

VI - Os estudantes terão a garantia do sigilo em relação à documentação e às informações fornecidas.

VII - Os documentos do item 9 deste edital não serão devolvidos.

VIII - Se necessário, poderão ser realizadas visitas domiciliares para complementação da análise da situação socioeconômica do estudante.

IX - A ocupação das vagas disponíveis obedecerá à ordem de classificação final.

X - Perderá o direito ao Benefício da Moradia Estudantil o estudante contemplado com vaga efetiva que, ao ser chamado pela Divisão de Moradia Estudantil (DME), não se apresentar à CEU no prazo estabelecido para receber orientações sobre ocupação da vaga.

(6)

XII - O estudante que desistir da vaga na CEU ou do Auxílio Moradia deverá assinar Termo de Desistência na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis sem prejuízo ao disposto no item anterior. Observação:

XIII - Os estudantes poderão agendar visita para conhecer a Casa do Estudante Universitário, através do telefone (51) 3308-3386. Na data agendada o estudante deverá comparecer à Av. João Pessoa, nº 41, 2º andar, sala 11 da Divisão de Moradia Estudantil.

XIV - Os casos omissos e as situações não previstas neste Edital serão analisados pela Comissão do Programa de Benefícios da PRAE, designada pelo Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, respeitadas as normas específicas vigentes na Universidade.

XV - O cumprimento dos prazos estabelecidos para solicitação/renovação de Benefícios, bem como acompanhamento de resultados no portal do aluno e na página da PRAE, é de inteira responsabilidade do estudante solicitante. A PRAE não se obriga a remeter lembretes, mensagens e-mails, etc. de cunho individual sobre prazos e procedimentos vinculados a este edital.

XVI - A concessão dos benefícios dependerá da disponibilidade de recursos no exercício orçamentário vigente.

XVII - Para o recebimento do auxílio moradia, o estudante deve possuir obrigatoriamente conta corrente em nome do aluno no Banco do Brasil. Os dados bancários devem estar atualizados no portal do aluno.

XVIII - Verificada a necessidade, a qualquer tempo a PRAE se reserva o direito de proceder com análise da situação socioeconômica do estudante.

XIX - Informações complementares estão disponíveis no endereço www.ufrgs.br/prae, pelo e-mail

dsssae@prae.ufrgs.br e pelo telefone (51) 33083083.

XX - Qualquer retificação deste Edital será devidamente publicada na página da PRAE. Este edital entra em vigor na data de sua publicação.

Porto Alegre, 22 de março de 2017.

Suzi Alves Camey Pró-Reitora de Assuntos Estudantis (o original encontra-se assinado)

(7)

ANEXO I

1.COMPROVANTE DE RENDIMENTOS: a - Trabalhadores Assalariados:

Os documentos solicitados no item 9 do edital mais:

-Contracheques dos últimos três meses;

b - Trabalhadores do Mercado Informal, Autônomos e Profissionais Liberais (bicos e outros rendimentos):

Os documentos solicitados no item 9 do edital mais:

- Declaração de próprio punho, de Atividades, Bens e Rendimentos mensais médios e possíveis comprovantes de recebimento de valores pelos serviços prestados, conforme modelo disponível para impressão na página da PRAE no item Editais/Formulários e Declarações do menu principal

(www.ufrgs.br/prae/editais/formularios-e-declaracoes).

- Quaisquer declarações tributárias referentes a pessoas jurídicas vinculadas ao candidato ou a membros de sua família, quando for o caso;

- Guias de recolhimento ao INSS com comprovante de pagamento do último mês. c - Aposentados e Pensionistas:

Os documentos solicitados no item 9 do edital mais:

-Extrato atual do pagamento de benefício emitido pelo órgão pagador.

Observação: Aposentado, pensionista ou beneficiário de auxílio doença: extrato atualizado

que deve ser impresso na página

http://www8.dataprev.gov.br/SipaINSS/pages/hiscre/hiscreInicio.xhtml quando for pago pelo

INSS. Caso órgão pagador for outro instituto/fundo de previdência deverá ser apresentada folha de pagamento do benefício.

d - Atividade rural:

Os documentos solicitados no item 9 do edital mais:

- Declaração fornecida pelo trabalhador ou proprietário rural conforme modelo disponível para impressão na página da PRAE no item Editais/Formulários e Declarações do menu principal

(www.ufrgs.br/prae/editais/formularios-e-declaracoes) onde conste: utilização da terra (o que

produz), quanto produz (renda dos últimos doze meses) e descrição dos bens (máquinas, animais, etc.), informação sobre empregados e cópia sem autenticação da carteira de identidade do declarante.

- Declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica – IRPJ devida completa, com recibo de entrega;

- ITR - Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural;

- Declaração fornecida pelo contador ou sindicato rural informando identificação do proprietário (Nome, CPF e endereço), identificação da propriedade (área e endereço), como utiliza a terra (o que produz e qual a renda mensal).

- Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e - Proprietários/Sócios de Empresas:

Os documentos solicitados no item 9 do edital mais:

- Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Jurídica – IRPJ devida completa, com recibo de entrega;

- Pró-labore dos últimos três meses;

- Declaração de rendimentos da empresa, no ano de 2016, assinada pelo contador responsável; - Extrato bancário de todas e quaisquer contas da empresa dos últimos três meses (corrente, poupança, aplicações, etc);

- Contrato Social da empresa, caso houver;

(8)

- Se imóvel próprio: IPTU 2017 do imóvel da empresa/comércio e condomínio, caso houver; - Se alugado: IPTU 2017 do imóvel, contrato de aluguel e/ou recibo de pagamento, inclusive do condomínio (se houver).

f - Rendimentos de Aluguel ou Arrendamento de Bens Móveis e Imóveis:

Os documentos solicitados no item 9 do edital mais:

-contratos de locação ou arrendamento devidamente registrado em cartório acompanhado dos três últimos comprovantes de recebimentos.

g- Estagiário ou bolsista:

Os documentos solicitados no item 9 do edital mais:

- Contrato de estágio e/ou termo de compromisso de bolsa; - Comprovante do valor recebido de bolsa/estágio do último mês. h - Do Lar ou sem rendimentos:

Os documentos solicitados no item 9 do edital mais:

-Para comprovação de atividade exclusiva – preencher Declaração de não percepção de rendimentos conforme modelo disponível para impressão na página da PRAE no item Editais/Formulários e Declarações do menu principal (

www.ufrgs.br/prae/editais/formularios-e-declaracoes).

i- Pensão alimentícia:

Os documentos solicitados no item 9 do edital mais:

- Sentença judicial e a declaração com o valor. Se não for via sentença judicial, apresentar um documento informando o valor da pensão, conforme modelo disponível para impressão na página da PRAE no item Editais/Formulários e Declarações do menu principal

(www.ufrgs.br/prae/editais/formularios-e-declaracoes).

j- Auxílio-financeiro:

Os documentos solicitados no item 9 do edital mais:

- Declaração da pessoa que fornece ajuda e cópia do RG, conforme modelo disponível para impressão na página da PRAE no item Editais/Formulários e Declarações do menu principal

(www.ufrgs.br/prae/editais/formularios-e-declaracoes).

k- Desempregado:

Os documentos solicitados no item 9 do edital mais:

- Comprovação de recebimento do Seguro Desemprego e Rescisão Contratual, caso houver. 2- SITUAÇÃO DE MORADIA (DO ALUNO E DO GRUPO FAMILIAR):

a - Imóvel alugado: contrato e recibo do aluguel;

b - Imóvel financiado: recibo de prestação da empresa financiadora e IPTU 2017; c - Imóvel próprio: IPTU de 2017;

d - Pensionato: recibo do pagamento;

e - Casa de estudante: recibo do pagamento ou em caso de gratuidade em casas que não pertençam à UFRGS, comprovante de residência e declaração do responsável pelo local;

f - Imóvel cedido/de favor: “Declaração de Imóvel Cedido” a ser preenchida pelo proprietário conforme formulário padrão disponível na página da PRAE no item Editais/Formulários e Declarações do menu principal (www.ufrgs.br/prae/editais/formularios-e-declaracoes). esclarecendo a situação, com cópia da carteira de identidade do mesmo.

Referências

Documentos relacionados

* Para profissionais autônomos e/ou informais: Cópia da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, exercício 2017 (Ano-Calendário 2016), completa, acompanhada do

Para profissionais autônomos e/ou informais: Cópia da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, exercício 2017 (Ano-Calendário 2016), completa, acompanhada do recibo de

Formado foi para Belgo Mineira em Monlevade onde depois de 11 anos foi transferido para Sabará onde permaneceu 2 anos transferindo-se para Samitri, onde após 2 anos foi compor

x Crédito: Estão inversamente relacionados à probabilidade de inadimplência (PDD) em um instrumento financeiro sujeito a risco de crédito. O processo de reajuste a preço de

Não importa se você está usando rosas ou flores silvestres como essas acima – o importante é a delicadeza dos tons e, claro que seja um buquê leve e fácil de carregar,

Sousa (2012) explica que neste instrumento, não há que se falar em justo título e boa-fé, aqui ambos estão presumidos, pois o que deve ser levado em conta é a destinação do

A Controladoria Interna da Câmara Municipal de Manaus auditará os documentos apresentados para fins de ressarcimento das despesas abrangidas pela CEAP, cabendo exclusivamente ao

Abaixo encontra-se uma lista de famílias de produtos da Dow que foram transferidos para as novas empresas no dia 4 de maio de 2015 em relação ao “stand up” (reposicionamento)